Page 1

Edição Outibro 2012

www.sil-lubrificacao.com.br


SUMÁRIO

03 08 12 SIL & VOCÊ

Meio Ambiente

Sugestões de estratégias para aumentar sua saúde e bem estar

Nesta edição, vamos ter a continuidade do nosso assunto iniciado na última edição da revista SIL, onde falávamos sobre a Coleta Seletiva.

Saúde e bem estar

04 10 Entrevista

Colaborador Andre Luiz Ferreira

EXPOMAN 2012

A SIL no maior encontro de Manutenção da América Latina

06

Disponibilidade de Equipamentos em Usinas

Dois anos de Aliança Inteligente na Suzano Múcuri Bahia.

No dia 20 de setembro a Aliança Inteligente composta por SIL, ABB e Schaeffler completou 2 anos de contrato na Planta da Suzano em Múcuri na Bahia.

14 16

Universidade da Lubrificação

Aniversariantes Outubro

A SIL participou de uma das principais feiras do segmento, a EXPOMAN e o 27º Congresso Brasileiro de Manutenção

Acompanhe a SIL nas redes sociais: www.twitter.com/sil_lub www.facebook.com/Sil.Lubrificacao www.sil-lubrificacao.com.br/linkedin www.youtube.com/user/SILLubrificacao

Mais de 30 Usinas estavam representando o interior de SP, PR, GO e MS.

www.sil-lubrificacao.com.br


SIL & VOCÊ

Saúde e bem estar Segundo estudos, dois terços das mortes prematuras são caudadas por escolhas inadequadas no estilo de vida. Através de um estilo de vida saudável, pode-se reduzir os riscos de desenvolver diversas doenças. Aqui estão as melhores sugestões de estratégias para aumentar sua saúde, bem estar e qualidade de vida: Não fume. Evidências mostram que o fumo e o fumo passivo causa altas taxas de problemas respiratórios. Coma bem. Evite alimentos gordurosos, preferindo frutas e vegetais. Limite seu consumo de gorduras a menos de 30% do seu consumo calórico diário e coma frutas ou vegetais freqüentemente. Exercite-se. Exercício não precisa doer para ser benéfico. Se é feito regularmente, mesmo de modo leve – como subir escadas, andar, dançar ou fazer jardinagem – pode fazer muito pela sua saúde, energia, disposição e aparência pessoal. Controle seu peso. Excesso de peso pode sobrecarregar seu coração e sua coluna; contribui para o desenvolvimento de diabetes e alguns tipos de câncer; danifica as articulações do quadril, joelhos e tornozelos; e coloca um sério obstáculo no seu estilo de vida. Proteja seu bem-estar. Gerencie seu stresse, trate estados de depressão e insônia, e mantenha boas relações pessoais. Controle o stresse. Aprender a estabelecer prioridades pode ajudá-lo a reduzir o stresse em sua vida. Tenha um sono tranqüilo. Uma boa qualidade de sono contribui para seu bem estar físico e emocional. Construa uma rede de relações. Quando você se sente sobrecarregado, ou sofre de depressão, ansiedade ou insônia, é importante ter o suporte de amigos e familiares. Não abuse do álcool. Se você acha que tem um problema de alcoolismo, peça ajuda profissional, ou a um grupo de suporte. Faça exames preventivos. Converse com seu médico sobre exames preventivos para evitar sérios problemas de saúde no futuro. Os tipos de exames a realizar dependem de sua idade, sexo, e história pessoal de doenças. Seu médico pode recomendar o melhor programa para você. Adote normas de segurança. Faça de sua casa uma zona livre de acidentes, colocando remédios, venenos e armas de fogo em locais fechados, guardando escadas e ferramentas em locais apropriados, e ensinando às crianças normas de segurança em relação ao fogão, aquecedores, etc. Pratique sexo seguro. Se você é sexualmente ativo, tome os cuidados apropriados (como o uso da camisinha) para proteger sua saúde e de sua parceira contra doenças sexualmente transmissíveis.

www.sil-lubrificacao.com.br

03


COLABORADOR

Entrevista Andre Luis Ferreira,

SABB DEL VALLE AMERICANA - SP Conosco há mais de 10 meses o Andre é um colaborador muito dinâmico, do tipo que topa qualquer desafio, sempre fazendo amigos por onde passa, sempre sereno em suas explanações poderemos nesta entrevista conhecer um pouco mais deste exemplo de colaborador.

Qual foi seu primeiro emprego? Foi em um Armazém, e minha tarefa era a separação de materiais. Por que optou por esta profissão? Foi uma oportunidade e um grande desafio em conhecer novas experiências profissionais O que mais gosta no seu trabalho? Ter a satisfação de ouvir do cliente que o nosso trabalho está sendo bem executado e que está trazendo retorno de confiabilidade e disponibilidade.

www.sil-lubrificacao.com.br

04


COLABORADOR

Quando ingressou na SIL? No ano de 2011, por intermédio de um conhecido que trabalha na Sil, fui indicado para o Reinaldo, que conhecia meu trabalho em outra empresa de lubrificação . Onde aceitei o convite pois vi a possibilidade e oportunidade e conhecimento e crescimento profissional. Como motiva sua equipe? Como sou apenas eu na planta Del Valle e o Coordenador Anderson Franchini, somos motivados em realizar um excelente trabalho na Del Valle de Americana e superar os desafios do nosso gestor Cesar.

Qual seu lazer? Jogar futebol e curtir minha família. O que significa para você fazer parte da SIL? Me sinto feliz em fazer parte desta equipe onde cinto valorizado, respeitado como pessoa e profissionalmente e feliz em contribuir com o fortalecimento e crescimento da Família Sil.

Que característica destacaria como importante para um profissional de sua área? Conhecimento, confiança, respeito e cima de tudo dedicação e compromisso com o nosso cliente.

www.sil-lubrificacao.com.br www.sil-lubrificacao.com.br

05


Disponibilidade de Equipamentos em Usinas

O Evento foi realizado dia 20 de setembro pela SIL PRODUTOS no Confort Hotel Araraquara situado na cidade de Araraquara interior de São Paulo, contou com mais de 80 participantes entre eles gestores com poder de decisão e influenciadores em Usinas de Açúcar e Álcool. Mais de 30 Usinas estavam representando o interior de SP, PR, GO e MS.

www.sil-lubrificacao.com.br

06


Disponibilidade de Equipamentos em Usinas

A palestra foi ministrada pelo especialista e educador Sergio Manzoli e contou com os seguintes temas: Contaminação, o inimigo invisível: Base da contaminação, Tipos e fontes de contaminação e como evitar. Padrões de limpeza dos fluídos, Nova Norma ISO 4406:1999 Durabilidade e vida extendida para equipamentos hidráulicos: Razão Beta Norma ISO 4572 (atual ISO16889), Norma ISO 14000 (Meio Ambiente), Contagem de partículas, análise de fluídos e pontos de coleta. Filtragem: Tipos e graus de meios filtrantes, Blindagem de Equipamentos, Escolha do meio filtrante adequado a sua necessidade, Vida útil dos elementos filtrantes, Tipos e localizações dos filtros. Alto Desempenho: Graxas de alto desempenho, Alto desempenho na manutenção, Lubrificante Limpo, frio seco e desaerado. Estudos de Casos: Vídeo ilustrativo e Demonstração de cases de usinas.

Também participaram e ministraram palestras gerentes de algumas Usinas. Fabricio Ventura – Grupo Baldin Edimilson Gomes Leal – Usina Ferrari Marcos Kursawa – Grupo Ruette. Foram 3 Apresentações dos seus trabalhos voltados ao tema. Oito horas de trabalhos, com grande participação do público que era de 100 pessoas. Hoje a SIL é referência em trabalhos nas Usinas de Cana do Brasil. www.sil-lubrificacao.com.br

07


MEIO AMBIENTE COLETA SELETIVA

PARTE II

Por Vagner Augusto Giordano

Olá amigos da Sil, nesta edição, estou dando continuidade ao nosso assunto iniciado na última edição da revista SIL, onde falávamos sobre a Coleta Seletiva.

Classificação dos resíduos Resíduos Recicláveis: São todos os materiais que podem ser reciclados em processo produtivo. Também chamados de lixo seco, entre eles os papéis, plásticos, vidros e metais. Resíduos Orgânicos: São todos os resíduos que não podem ser reciclados, tais como os restos de comida, cascas de frutas e vegetais, lixos sanitários, etc. Também conhecidos como lixo orgânico ou lixo molhado. Resíduos de Serviços de Saúde (hospitalares/ biológicos): São os materiais descartados nas atividades médicas. Sua manipulação, armazenagem e coleta devem seguir as exigências legais para não colocar em risco as pessoas envolvidas. A coleta é isolada e controlada. Resíduos da Construção Civil: São conhecidos como entulhos, são provenientes de obras e reformas. Devem ser colocados em caçambas e retirados por empresa credenciada na prefeitura da cidade. Cuidado: nunca contrate serviços de pessoas que se proponham a levá-los em carrinhos de mão. Normalmente são jogados a poucas quadras do local em que foram retirados. Resíduos Especiais: São materiais que expõem em risco a saúde e o meio ambiente, embora muitos desses materiais possam ser reciclados. Devem ser descartados separadamente, de forma específica. Exemplos: pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e óleo de cozinha. www.sil-lubrificacao.com.br

08


MEIO AMBIENTE O quadro a seguir mostra alguns exemplos de materiais recicláveis e não recicláveis ou orgânicos. Materiais Recicláveis

Materiais não recicláveis ou orgânicos

Cadernos Copos descartáveis Embalagens de produtos de limpeza Embalagens longa-vida Embalagens de salgadinhos Frascos de perfume Frascos de remédio Garrafas de vidro (bebidas em geral) Garrafas plásticas (PET) Isopor Jornais Lâmpadas incandescentes Latas (qualquer tipo) Panelas velhas Papel alumínio (inclusive marmitex) Papelão Plásticos usados na indústria de computadores Plásticos usados na indústria de telefones Plásticos usados na indústria eletroeletrônica Potes de alimento (vidro) Potes de alimento (plástico) Pratos e talheres descartáveis Pregos, clipes e grampos Revistas Tampas de potes em geral Tampinhas plásticas

Ampolas de medicamentos Cabos de panelas Cerâmica Cristal Espelho Fotografias Fraldas descartáveis Papel carbono Papel celofane Papel de fax Papel encerado Papel sanitário usado Papel vegetal Podas de jardim (folhas, grama) Porcelana (pratos, vasos, travessas) Restos de qualquer alimento Tubos de televisão Utensílios domésticos (pratos e assadeiras) Vidros de janelas e de automóveis Vidros temperados

www.sil-lubrificacao.com.br

09


EXPOMAN 2012

A participação da SIL na Expoman, principal feira do segmento e no 27º Congresso Brasileiro de Manutenção realizada no Rio de Janeiro de 10 a 13 de Setembro, foi extremamente importante e um sucesso, resultando em contatos com Executivos de Manutenção re presentantes de Empresas relevantes de diversos setores que se encontram em franca expansão e que se enquadram no perfil do nosso foco de atuação. Apresentamos nosso Programa único, exclusivo e estruturado de Lubrificação Avançada solucionando assim um dos maiores desafios deste Gestores, ou seja, disponibilidade operacional com base em confiabilidade.

Destacamos também o novo sistema para Gestão do Plano de Lubrificação, o LubPro como aplicativo em plataforma Android, a nova Universidade da Lubrificação e as novidades em nossa Linha de Produtos.

www.sil-lubrificacao.com.br

10


EXPOMAN 2012

GRANDES NOMES DA MANUTENÇÃO e IAM) e José Antônio Conejo Badilla (ICE) E GESTÃO DE ATIVOS NAS CONFERÊN- falaram a respeito da “PAS 55”, seguidos de Afonso Sartorio (ACCENTURE), que CIAS DO 27°CBM A quarta-feira,12 de setembro, foi movimentada no 27° Congresso Brasileiro de Manutenção. O dia foi marcado por nomes de grande destaque, na Conferência Nacional e nas Conferências Internacionais. Alan John Poling, da Solomon Associates, trouxe o tema “Reliability and Maintenance – RAM – The Path to World Class Performance”( Confiabilidade e manutenção – RAM – o caminho para o desempenho de classe mundial). Às 9h, foi a vez da conferência “How to conciliate industrial and finance world” (Como conciliar o mundo industrial e Finanças )com Laurent Tetard, da Mazars. Fechando o ciclo de conferências internacionais, às 10h, John Woodhouse (TPWL

discursou sobre a Pesquisa da Gestão de Ativos. No encerramento do dia, a Conferência Nacional foi conduzida por Rogério Arcuri Filho e Olívio Napolitano, ambos da Eletronuclear. No dia 13, quinta-feira, Sérgio Manzoli Diretor e Educador da SIL proferiu a Palestra “Lubrificação em Ação” onde explanou sobre os seguintes temas: Como conseguir o máximo beneficio e vantagens do oleo, limpo frio e seco; Quanto Custa Fazer x Quanto custa Não Fazer; Utilizando Filtração de Única Passagem; Quando e como devo filtrar, quando devo utilizar unidades fixas ou móveis; Salas de Lubrificação – Estocagem de Lubrificantes e Estudos de Caso.

www.sil-lubrificacao.com.br

11


LUB CASE

Dois anos de Aliança Inteligente na Suzano - Múcuri Bahia. Por Genivaldo Dally

No dia 20 de setembro a Aliança Inteligente composta por SIL, ABB e Schaeffler completou 2 anos de contrato na Planta da Suzano em Múcuri na Bahia. O Evento foi comemorado com um café da Manhã e a presença do Gestor Reinaldo Oliveira.

www.sil-lubrificacao.com.br

12


LUB CASE Carta Aberta da Equipe Múcuri Sucesso, reconhecimento, fama e glória. Muitos de nós lutamos por motivos assim, acordamos todos os dias com objetivos claros, com metas traçadas em um plano semanal, afinal somos Lubrificadores, aliás, Técnicos em Lubrificação. Somos o serviço de Inteligência em Lubrificação, uma equipe seleta da Sil - Lubrificação Inteligente. Mas não se constrói um bom nome da noite para o dia, é preciso trabalhar muito, ainda que haja tropeços e quedas. É preciso superar os obstáculos, é preciso ter motivação, perseverar, insistir. A vida é uma sucessão de batalhas. Amigos, colegas de trabalho, família, todos nós temos um status atual. Mancais, bombas, redutores, acoplamentos, unidades hidráulicas, bombas de graxa, oil safe, filtros, gra-xeiros, compressores, e-mail, relatórios, engrenagens... Enfim, fazem de nós parte do sistema, tornando-nos tão envolvidos que às vezes parece correr óleo por nossas veias, bombeadas por um coração hidráulico, acionando braços e pernas incansáveis, pois, onde houver um equipamento rotativo, acredite, lá haverá um técnico da SIL, inspecionando ou lubrificando incansavelmente. Em toda profissão, existem momentos e tarefas que julgamos desagradáveis, na lubrificação não é diferente. Há momentos agitados, decisivos, em que somente a boa intenção não basta. É quando o ofício nos cobra coragem, arrojo, criatividade e um inabalável espírito de luta, a verdade é que os reverses ocorrem com maior frequência do que gostaríamos. O nosso desafio é a cada dia, o cenário muda todo o tempo, as cobranças existem e são muitas, nunca se sabe quando o telefone irá tocar, pois, é como dizem: “O mancal é uma caixinha de surpresa”. Aqui, os gue-rreiros olham nos olhos do futuro, sem medo e sem arrogância, mas com confiança de quem está pronto para o combate. A Equipe de Lubrificação da Sil-Mucuri, chega a seu Segundo Ano de contrato, prestando um serviço de qualidade ímpar, mudando completamente a cara da Lubrificação, percorrendo todos os pontos, controlando e analisando a qualidade de seus lubrificantes. Para isso, tem formado e atraído profissionais competentes, comprometidos e motivados na área em que atuam, verdadeiras joias que o tempo, ou melhor, os erros e acertos lapidaram. Vida de Lubrificador é também estar preparado para as situações difíceis, o modo como encaramos as dificuldades é que faz a diferença, às vezes nos perguntamos como enfrentar as mudanças radicais que se apresentam diante de nós? Como atuar no novo cenário? Onde coisas que fazíamos tão bem precisam ser www.sil-lubrificacao.com.br

13


LUB CASE Carta Aberta da Equipe Múcuri reaprendidas? Como lutar sem deixar para trás valores fundamentais? E mais, como saber a medida exata a ser tomada no momento certo? O time da Sil-Mucuri conta com dois técnicos responsáveis por liderar, incentivar, rir e porque não chorar com as conquistas da equipe. Pois a liderança tem a inequívoca responsabilidade pelos resultados por nós obtidos. O incrível é que justamente diante das situações adversas, muitos redescobrem o que tem de melhor: a ética, a amizade, a capacidade de criar novas estratégias fundamentadas na experiência, o talento para promover e cultivar alianças positivas (Aliança Inteligente), onde o espírito de liderança traz a consciência da força que reside no verdadeiro trabalho em equipe. A família aflora quando as circunstâncias exigem, quando se sabe que existe um objetivo maior a ser alcançado. Claro que não é fácil abandonar hábitos, costumes... Não é fácil adaptar-se aos novos meios, ou usar recursos aos quais não estávamos familiarizados. Ainda que a ameaça venha de vários lados, com agilidade, força e determinação, podemos alcançar o resultado. A combinação de energia e inteligência, assim como o equilíbrio entre a razão e a emoção são fundamentais para o sucesso. É uma sensação extremamente agradável, chegar ao fim de uma etapa com a consciência de dever cumprido. E obter a consagração, o respeito de todos, o reconhecimento dos colegas... A admiração das pessoas que amamos. Ouvir o próprio nome com orgulho. Aquele orgulho de quem viu nos obstáculos a oportunidade de crescer, o orgulho de quem soube enfrentar as turbulências da rotina de trabalho. O orgulho de ser um vencedor... Orgulho de ser Lubrificador e jamais abrir mão de seus valores fundamentais. EQUIPE SIL - Mucuri: Parabéns!!! 2 anos de contrato.

www.sil-lubrificacao.com.br

14


FORMANDOS

A

Universidade da Lubrificação da SIL, tem o objetivo de fornecer curso sobre lubrificação de máquinas, em uma linguagem simples e acessível. E com satisfação anunciamos mais colaboradores que se formam em nosso Curso Intensivo de Lubrificação da Universidade da Lubrificação:

Parabéns pela conquista! Ricardo Pires Faria Daniel Bispo Jefferson da Silva Miranda

www.sil-lubrificacao.com.br


ANIVERSARIANTES A SIl deseja a todos que estão aniversariando, muitas felicidades, sucesso, saúde e harmonia!

Outubro 03 04 08 09 09 12 14 14 15 16 22 25 26 26 29 29 31

Watson Alves Santos Robson de Assis Nascimento Sebastiao Porfirio Alecrim Mauricio Mota Silva Ranilson Rodrigues dos Santos Newton da Rosa Staehler Jovane Rodrigues dos Santos Ernesto Magri Joel Jose da Silva Ivo Jose de Souza Marcio Leonel Borges Claudiomar C. Oliveira Junior Andre Pinho Gomes Antonio Vicente da Silva Marco Antonio dos Santos Lopes Daniel Bispo da Anunciação Rosinaldo Bartolomeu dos Santos

Suzano Paranapanema Coordenador Suzano B Magnesita Coordenador Suzano Coordenador Visconde Braskem AS Whirpoll Bunge - Rio Grande Bunge - Rio Grande ZF Sachs Administração Unilever Editora Abril

www.sil-lubrificacao.com.br www.sil-lubrificacao.com.br

11 16


A Equipe da SIL Produtos vem conquistando excelentes resultados decorrentes de muito empenho e dedicação, ganhando a cada dia maior reconhecimento do Mercado. Esta é mais uma conquista destes profissionais, destacando Eder Athayde nosso especialista em Engenharia de Aplicação. Parabéns Eder!

www.sil-lubrificacao.com.br

17


www.sil-lubrificacao.com.br


Sil em Revista 06 - Outubro 2012  

Sil em Revista 06 - Outubro 2012

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you