Issuu on Google+

Edição Setembro 2012

www.sil-lubrificacao.com.br


SUMÁRIO

03 10 14 16 04 17 12 06 SIL & VOCÊ

Segurança no Trabalho

A SEJA Consulting é parceira da SIL, na área de segurança e Medicina no Trabalho

Entrevista Colaborador Edmundo

EXPOMAN 2012

A SIL no maior encontro de Manutenção da América Latina

Universidade da Lubrificação

Aniversariantes Agosto

A SIL participa de uma das principais feiras do segmento, a EXPOMAN e o 27º Congresso Brasileiro de Manutenção

Contatos Administrativos

Instalação de mangueira de lubrificação em local de risco

Meio Ambiente

Acompanhe a SIL nas redes sociais:

Coleta Seletiva

O homem sempre explorou e transformou os recursos naturais. Como eram abundantes, essa atividade não inspirava maiores cuidados.

Coletar o óleo que está vazando pelo retentor do planetário do rolo da 3º prensa da MB7 e tratar esse lubrificante para reutilizar na mesma posição.

www.twitter.com/sil_lub www.facebook.com/Sil.Lubrificacao www.sil-lubrificacao.com.br/linkedin www.youtube.com/user/SILLubrificacao

www.sil-lubrificacao.com.br


SIL & VOCÊ

Engenharia de Segurança no Trabalho Fonte: SEJA Consulting

A SEJA Consulting é parceira da SIL, alicerçada por um ideal de oferecer vários serviços na área de Segurança e Medicina do Trabalho, voltados para a Integração das Ações Prevencionistas em todos os seus níveis. É composta por profissionais altamente qualificados, com ampla experiência, nas áreas de Engenharia, Meio Ambiente e Medicina Ocupacional. A segurança do trabalho envolve todas as áreas de uma empresa e tem a função prevencionista, onde o papel principal é a busca contínua da antecipação de riscos, ou seja, prevenção de acidentes sempre. Para isso, realizamos a elaboração de vários laudos e treinamentos.

Alguns dos treinamentos fornecidos pela SEJA

Brigada de Incêndio Trabalho em altura

Trabalho em espaço confinado Dúvidas sobre segurança no trabalho, consulte a SEJA: sisvania@sejanet.com.br Rua Campos Sales, 228 – 2º andar Sala 17 – Santo André – SP - CEP-09015-200. Tel.: 4436-9768 / 4992-7889 Site: www.sejanet.com.br www.sil-lubrificacao.com.br

03


COLABORADOR

Entrevista

Edmundo,

Técnico de Lubrificação na Braskem

Colaborador dedicado a suas atividades muito bom tecnicamente sempre colabora com a equipe, um Técnico de Lubrificação que todos gostariam de ter na equipe. Ernesto Magri Qual foi seu primeiro emprego? Meu primeiro emprego foi como Ajudante de Caldeireiro na empresa chamada Matrix que prestava serviço para ABB. Quando ingressou na SIL? Em 2007 entrei como Ajudante de Lubrificador na ABB que prestava serviço para a Braskem, em 2008 fui promovido a Lubrificador Industrial, 2009 a SIL assumiu o contrato de lubrificação da ABB na Braskem e fui convidado a participar do quadro de lubrificação SIL onde estou como Técnico de Lubrificação.

www.sil-lubrificacao.com.br

04


COLABORADOR Por que optou por esta profissão? Quando recebi a oportunidade de ser Ajudante de Lubrificador fui conhecendo os processos e a importância da lubrificação para os equipamentos com isso comecei a me especializar na área com cursos especializados em lubrificação. O que mais gosta no seu trabalho? O que mais gosto em meu trabalho e ser reconhecido nas atividades criticas onde a lubrificação é fundamental para o equipamento.

O que significa para você fazer parte da SIL? Fazer parte da SIL hoje é uma satisfação pois hoje trabalho em uma das maiores empresas especializada em lubrificação do Brasil. Gostaria de deixar um recado para os colegas de trabalho? Gostaria de agradecer a todos colegas de trabalho onde aqui na Braskem nos consideramos uma família onde sempre ajudamos uns aos outros. “ Uma pessoa inteligente aprende com seus erros, uma pessoa sabia aprende com os erros dos outros” - Augusto Cury.

Como motiva sua equipe? Eu motivo meus colegas incentivando a cada atividade que eles executam no seu dia a dia, elogiando sempre com Abraço a todos do time SIL. bom humor e com o sorriso no rosto. Que característica destacaria como importante para um profissional de sua área? Um bom lubrificador deve ser responsável, ter atenção, calma, conhecimento técnico e atenção em suas atividades principalmente na segurança. Qual seu lazer? Bater um baba (Futebol), curtir um pagode com os amigos e família.

www.sil-lubrificacao.com.br www.sil-lubrificacao.com.br

05


MEIO AMBIENTE

Por Vagner Augusto Giordano

Olá amigos da SIL, trago mais uma contribuição para nossa área de meio ambiente. Desta vez resolvi preparar uma matéria sobre coleta seletiva, como o assunto é um pouco extenso, decidi apresentá-lo em algumas doses, ou seja, a cada mês irei lançando um pouco do assunto para os leitores. Então vamos a primeira parte.

Introdução O homem sempre explorou e transformou os recursos naturais. Como eram abundantes, essa atividade não inspirava maiores cuidados. Devido à industrialização e mudança do homem do campo para as cidades, aumentaram impactos ambientais e, dentre eles, a geração de lixo também (conhecido como resíduo).

www.sil-lubrificacao.com.br

06


MEIO AMBIENTE O panorama atual é preocupante. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) o Brasil gera 46 milhões de toneladas de lixo por ano. Somente na cidade de São Paulo são produzidos 6 milhões de toneladas, segundo a Prefeitura Municipal de São Paulo, o que a posiciona como a terceira maior cidade geradora de lixo do mundo, atrás apenas de Tóquio e Nova Iorque. Cada pessoa gera diariamente de 0,8 kg a 1,2 kg de lixo. Essa quantidade é crescente, causada principalmente pelo aumento da presença de produtos e embalagens descartáveis e traz consequências danosas à saúde das pessoas e ao meio ambiente, causando poluição do ar e contaminação do solo e da água. Como geramos todos esses resíduos, temos que lhes dar um destino adequado. A enorme quantidade de lixo gerado é motivo de grande preocupação, uma vez que as áreas para destinação desses resíduos perto dos grandes centros urbanos estão escassas, gerando aumento das despesas com transporte, devido às distâncias cada vez maiores de novos aterros e todos nós estamos pagando por isso!

O trabalho de Vik Muniz no Jardim Gramacho, o maior lixão a céu aberto do mundo, está disponível em um documentário Foto: Divulgação

www.sil-lubrificacao.com.br www.sil-lubrificacao.com.br

07


MEIO AMBIENTE COLETA SELETIVA

Como podemos melhorar a situação? Com a participação de todos. Este tema visa conscientizar os amigos da SIL e a população em geral sobre a importância da adoção de programas de coleta seletiva de lixo, e a consequente preservação do meio ambiente. É uma orientação prática, informando como implantar e manter um programa de coleta seletiva eficiente, para que boa parte do volume gerado de resíduos retorne aos processos produtivos em forma de matéria prima. Diversos outros aspectos ambientais e sociais estão ligados diretamente à coleta seletiva e beneficiarão a população: extração de menores quantidades de matérias primas da natureza, aumento da vida útil dos aterros sanitários, inclusão social, geração de empregos e renda em atividades ligadas ao setor de reciclagem entre outros. A prática dos 3R’s: Reduza, Reutilize e Recicle! Se cada um de nós estiver comprometido em seguir as três regras apresentada abaixo, certamente vamos contribuir com a preservação do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida de todos. www.sil-lubrificacao.com.br

08


MEIO AMBIENTE Reduza a quantidade gerada de lixo, diminuindo, assim, os respectivos problemas de acondi-

cionamento, transporte e destino final. É preciso adotar atitudes para evitar a produção de resíduos a partir da adoção de pequenas práticas. Com elas criamos uma nova mentalidade com relação a coisas simples do nosso dia-a-dia, como por exemplo: * Evite utilizar em excesso produtos descartáveis, como copos, pratos e talheres; * Use sacolas de maior durabilidade para fazer compras; * Sempre que puder, adquirir produtos com embalagens retornáveis; * Dê preferência a produtos com refil; * Economizar água, luz

Reutilize materiais e objetos. O reaproveitamento de matérias hoje é indispensável quando

se pensa em diminuir a quantidade de materiais nos lixões. É importante criar o hábito de doar roupa, brinquedos, móveis, livros e outros objetos para que outras pessoas possam utilizá-los. Saber aproveitar alguns tipos de garrafas e outras embalagens para fazer brinquedos e guardar alimentos também ajuda. Reutilize também sacolas plásticas, mas nunca objetos que comprometam a higiene. Obs: Cuidados nestes casos são essenciais, principalmente com as crianças. Ao reutilizar certas embalagens, procure identificar o produto/ alimento e manter afastado de crianças e animais se for o caso. Vejamos alguns exemplos de reutilização: * Utilize folha de papel ou de rascunho; * Use potes de produtos alimentícios para acondicionar objetos e alimentos; * Não descarte! Doe móveis, objetos, roupas, livros, brinquedos.

Recicle e possibilite transformação de resíduos em novos produtos. O processo de recicla-

gem completa os 3R’s. Ele consiste em processar determinados produtos novamente. Assim, os materiais de que são feitos podem voltar para as indústrias como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. Isso já acontece com vidros, alumínio, papelão e plásticos.

www.sil-lubrificacao.com.br

09


Boas Práticas SIL

A SIL participa de uma das principais feiras do segmento, a EXPOMAN e o 27º Congresso Brasileiro de Manutenção, que acontece 10 a 13 de setembro no Rio de Janeiro. O evento conta com participantes das principais empresas do Brasil, representando os mais importantes segmentos da economia. A SIL não poderia ficar de fora desse importante evento para o universo de manutenção e está com um estande levando além de novidades como o LUBDICAS – que são vídeos inteligentes com soluções rápidas de profissionais que lidam com os desafios DA MANUTENÇÃO diariamente – ainda levam para a Feira soluções inovadoras que provam seu DNA: Inteligência, Confiança e Superação .

www.sil-lubrificacao.com.br

10


Boas Práticas SIL

XXVII Exposição de Produtos, Serviços o crescimento da industria naval, ine Equipamentos para Manutenção de fraestrutura, siderurgia, turismo e setor automobilístico. Empreendimentos 10 a 13 de setembro 2012 como o Complexo Petroquímico do EstaO Ponto Alto da Manutenção no Brasil e do do Rio de Janeiro, o Complexo Industrial do Porto do Açu e o Porto Maravilha na América Latina vão oferecer possibilidades concretas O estado do Rio de Janeiro vive um de- de grandes parcerias público-privadas. senvolvimento econômico e social nun- E o setor de manutenção, fundamenca visto antes. São empreendimentos tal em todo tipo de empreendimento, nas mais diversas áreas econômica e, vê o Rio de Janeiro como um centro de com as oportunidades geradas pelos Jo- possibilidades infinitas. Por isso, nada gos Olímpicos Rio 2016 e os setores de mais adequado do que fazer do Rio de petróleo e gás, os investimentos ficam Janeiro a sede da Expoman 2012. É o maior encontro entre empreendedores ainda mais atraentes. Somente nos próximos três anos, o es- e fornecedores, no estado que mais se tado movimentará recursos de R$ 181,4 desenvolve, em um país que não para de bilhões, o que também vai influenciar crescer.

www.sil-lubrificacao.com.br

11


LUB CASE Instalação de mangueira de lubrificação em local de risco.

Por Robson Alexandre Marques e Gilson Furtado de Souza

O acesso ao ponto de lubrificação era de grande risco de acidente de trabalho, em muitas ocorrência os serviços eram cancelados pela proibição de parada do equipamento. Para acessar o ponto era necessário realizar procedimentos de segurança – ATR (Autorização de Trabalho de Risco) e solicitar bloqueio junto ao setor elétrico, tendo um tempo total de execução de aproximadamente 1,5 horas (90 minutos) de trabalho por equipamento. Com a instalação das mangueiras de lubrificação, deixa de ser um trabalho de risco, demandando um tempo médio de execução na ordem de 15 minutos por equipamento.

Aplicação antes da instalação da mangueira de lubrificação

www.sil-lubrificacao.com.br

12


LUB CASE Aplicação após instalação da mangueira de lubrificação

OBJETIVOS

GANHOS INDIRETOS:

Maior segurança do profissional envolvido devido a menor exposição ao equipamento; Redução de paradas do equipamento para relubrificação; Aumento de produtividade do profissional envolvido no processo;

Aumento da Segurança do Trabalho do profissional envolvido no processo; Aumento da confiabilidade operacional do equipamento; Aplicação da manutenção pró-ativa; Aumento na produtividade do profissional envolvido no processo;

Calculando a perda de produção projetada para caso de quebra de 04 conjuntos, estimando um tempo mínimo de 04 horas de manutenção.

R$ 58.400,00

INTELIGÊNCIA GERANDO RESULTADOS www.sil-lubrificacao.com.br

13


FORMANDOS

A

Universidade da Lubrificação da SIL, tem o objetivo de fornecer curso sobre lubrificação de máquinas, em uma linguagem simples e acessível. E com satisfação anunciamos mais colaboradores que se formam em nosso Curso Intensivo de Lubrificação da Universidade da Lubrificação:

Parabéns pela conquista! Wesley P. de Meneses ( Orsa Rio Verde) Marcos Mauro (Suzano Mucuri /BA)

www.sil-lubrificacao.com.br www.sil-lubrificacao.com.br

14


www.sil-lubrificacao.com.br


ANIVERSARIANTES A SIl deseja a todos que estão aniversariando, muitas felicidades, sucesso, saúde e harmonia!

SETEMBRO 01 03 03 05 06 09 09 12 15 17 17 17 17 18 18 19 20 22 25 27

Eduardo Diniz Filho Roberto Antonio da Silva Kelvin dos Santos Valente Leopoldo Rezende Silva Heuler Marques de Barros Francisco A. C. de Almeida Filho Samuel Pierro dos Santos Edeilton Silva Santos Edmundo A. do Rosario Santos Eduardo Araujo Costa Gilson Rodrigues Alves Edson Junior Sant Anna de Farias Jose Hungaro Dias Lindomar Ferreira Cardoso Ariosvaldo Calheiros da Silva Fillipi Vieira Alecrim dos Santos Jose Luciano Ribeiro Maria Aparecida Chaves Eduardo Alves de Almeida Vinicius Martins Ornellas

Braskem sa Saint Gobain - Mauá Filtragem MWM Suzano B Paranapanema Suzano B Paranapanema Braskem sa Suzano Mucuri Suzano B Produquimica Hidro Aluminio - Itu Suzano Mucuri Braskem - PVC/AL Negocios & Marketing Suporte Técnico Ypiranga Suzano Braskem SA

www.sil-lubrificacao.com.br www.sil-lubrificacao.com.br

11 16


CONTATOS ADMINISTRATIVOS

Fabio Teixeira Gestor Administrativo e Financeiro Tel.: (11) 4433-3734 – ramal direto Tel:. (11) 98422-3888 – celular e-mail: fabio.teixeira@sil-lubrificacao.com.br Marilene Aparecida Recepção Tel.: (11) 4433-3737 e-mail: marilene.silva@sil-lubrificacao.com.br Nildilene Soares Júridico / Compras Tel.: (11) 4433-3739 – ramal direto e-mail: nildi.oliveira@sil-lubrificacao.com.br Rachel Moreira Contas a pagar/Receber Tel.: (11) 4433-3732 – ramal direto e-mail: rachel.moreira@sil-lubrificacao.com.br

Luci Moreira Negócios & Marketing Tel.: (11) 4433-3730 – ramal direto e-mail: luci.moreira@sil-lubrificacao.com.br Parceiros Andreazzy & Rocella - Lilian Assistência médica guia de serviços Unimed autorização para exames duvidas sobre Unimed Tel.: (11) 2355-2635 e-mail: re@andreazzyroccella.com.br Seja consultoria em segurança do trabalho Sisvania Segurança do Trabalho Tel.: (11) 4436-9768 e-mail: sisvania@sejanet.com.br

Elisangela Santos Faturamento/Cobrança Tel.: (11) 4433-3731 – ramal direto e-mail: elis.santos@sil-lubrificacao.com.br Magda Paulina Gestão de Pessoas Benefícios, folha de pagamento Tel.: (11) 4433-3735 – ramal direto Tel.: (11) 96075-4937 – celular SIL/TIM e-mail: magda.paulina@sil-lubrificacao.com.br Rogério La Puma Logistica / Almoxarifado Fichas de Epis e Treinamento Tel.: (11) 4433-3736 – ramal direto e-mail: rogerio.puma@sil-lubrificacao.com.br

www.sil-lubrificacao.com.br

17


www.sil-lubrificacao.com.br


Sil em Revista 05