Perassi 1

Page 60

60

De modo geral, a escultura barroca apresenta as mesmas características formais já indicadas para a pintura. São figuras contorcidas e dramáticas buscam o espaço externo em diversas direções, ao invés de procurarem o equilíbrio interno. Mesmo o contraste entre claro e escuro é acentuado pelo acúmulo de sinuosidades, dobras, pregas, reentrâncias e protuberâncias, que reforçam o jogo entre as luzes e as sombras. A figura (6) mostra a obra do Barroco Italiano “Êxtase de Santa Teresa” de Gian Lorenzo Bernini, Roma, séc. XVII, que exibe todas as características formais descritas anteriormente. A Santa e o Anjo estão interligados pela direção de seus olhares, mas os corpos de ambos indicam direções contrárias. As figuras são contorcidas e os tecidos excessivos em quantidade e dinamismos. Nas figuras a seguir são apresentadas imagens que exemplificam a produção nacional: a imagem de “Nossa Senhora das Dores” (fig. 7), séc. XVIII, esculpida por Aleijadinho ou Antônio Francisco Lisboa, o artista mais representativo do Barroco Brasileiro; a imagem de “Nossa Senhora dos Prazeres” (fig. 8), séc. XVII, esculpida por Frei Agostinho de Jesus, que apresenta figuras com traços caboclos, e um “Anjo” (fig. 9) de Mestre Valentim, séc. XVIII. 6

7 8 9 A arquitetura reuniu todas as artes barrocas compondo um cenário esplendoroso para sua teatralidade. O orientalismo que permeou todo o Barroco é expresso de modo mais contundente na arquitetura, ostentando cúpulas, volutas e arabescos, que estruturam os movimentos externos. O requinte externo é, todavia, muito modesto diante da suntuosidade da arquitetura e da decoração interna. As figuras a seguir mostram fachadas arquitetônicas do período barroco, a primeira é a “Igreja de São Luca e Santa Martina” (fig. 10) em Roma, Itália, projetada no século XVIII por Pietro da Cortona, e a segunda é a “Igreja de São Francisco de Assis” (fig. 11 e fig. 12) em Ouro Preto, Brasil, também, projetada no século XVIII por Aleijadinho e inaugurada em 1767 em Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Essa Igreja é considerada a obra-prima do período rococó no Brasil, reunindo trabalhos de dois grandes artistas mineiros: Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que cuidou da arquitetura, escultura, talha e ornamentação, e Manuel da Costa Ataíde, o mestre Ataíde, que cuidou das pinturas dos tetos (fig.1 e fig.11) e da decoração pintada e douramentos (fig.11).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.