Page 1

s

na zo ul

Jornal de Coleção • Ano 3 • Nº 28/29 • JAN/FEV 2011 • 10.000 Exemp. • Tel. (51) 3268.4984 •

O VALOR DA ÁGUA

Distribuição gratuita

SAÚDE NO MAR O reencontro com a fonte da vida

Saiba porque nossa saúde pode estar comprometida

verão

Curta a estação com muito bem-estar

BICHO DE ESTIMAÇÃO

Quais os cuidados para a higiene dental canina NA S U ZO

A riqueza mineral da água, a luminosidade solar e a brisa marinha reforçam a saúde do organismo.

L M AI S

Morador dA ZONA SUL Compra nA ZONA SUL!

Regras na página 14

CAMPANHA DE AUTO VALORIZAÇÃO DA ZONA SUL DE PORTO ALEGRE

Procur eo Anúncio Premiad o


Lições de Vida

Bem Estar • Nº 28 • Jan/Fev 2011 • 2

A lucidez, a consciência e amorosidade pela vida num texto de um mestre.

Pierre Weil

T

As Três Ecologias e Três Consciências

as

Recado

Cartas  “Fico feliz em saber que por mais que existam tantas catástrofes acontecendo, existem pessoas de qualidade que querem espalhar o bem pelo mundo. Muito obrigado!” Lucas Boeira Scherer  “É um ótimo jornal, suas matérias

são excelentes, pois todas têm um propósito diferente, e são feitas com muito carinho e por pessoas que se preocupam com o dia a dia.” Michele Carvalho

 “É um ótimo jornal, com matérias que abordam o que realmente é necessário ter conhecimento.” Natalie Mesquita  “Gosto de ler o jornal como forma de saber mais sobre outras áreas de conhecimento.” Franco Dalzot Coelho  “Só tenho a agradecer por existirem grupos como vocês, interessados em promover o bem-estar. Este é o único caminho de alcançarmos uma sociedade mais justa, ética, humana.” Márcia Maria  “É um jornal diferente, que não é feito com o objetivo de mostrar tragédias, mas gerar o bem-estar na sociedade. Estão de parabéns!” Marcos F. Scher

do Jornal

Tudo Perfeito e Maravilhoso 2011

M

ais um ano está começando, 2011 já chegou. Nesta época do ano é comum homens e mulheres fazerem promessas, planejarem atividades, estipularem metas e objetivos. No entanto, os dias passam e algumas vezes todo o roteiro criado não é cumprido ou os resultados são atingidos pela metade. Existem inúmeras dicas e orientações de como você pode melhor planejar e atingir seus objetivos, algumas mais místicas, outras mais concretas. Para aqueles que seguem o horóscopo chinês, por exemplo, em 3 de fevereiro de 2011 comemora-se o Ano Novo Chinês, marcando o término do ano do Tigre e início do ano do Coelho. Na aparência de um coelho sempre há um ar de felicidade. Pouca coisa parece incomodá-lo e ele simplesmente segue sua vida de maneira calma e pacífica. E, embora muitas coisas possam acontecer no Ano do Coelho, ele pode tocar a vida de todos nós de modo positivo e inspirador. Esse é um período que favorece a família e o crescimento pessoal, assim como a celebração de grandes acontecimentos.

Como a ênfase do ano será no desenvolvimento pessoal, muitas pessoas vão passar a pensar mais em seu estilo de vida. Seja se preocupando mais com o próprio bem-estar, seja se interessando por coisas novas, ou se matriculando num curso ou programa de estudos, vão descobrir que o Ano do Coelho favorece o crescimento pessoal e as oportunidades estarão à sua mão. Mas elas precisam ser agarradas. O Ano do Coelho também favorece os valores familiares e muita gente vai dar um jeito de passar mais horas agradáveis com as pessoas que amam. Ficam favorecidos os valores familiares, e muita gente vai dar um jeito de passar mais horas agradáveis com as pessoas que amam. Nós do Jornal BEM ESTAR queremos desejar-lhes um 2011 de muita prosperidade e harmonia, e continuaremos com nossa missão de levar boas notícias, todos os meses, até você. É nossa forma de contribuir para que sua vida seja melhor, mais rica e vivida com intensidade. E o mantra para 2011 é “Tudo perfeito e maravilhoso 2011”. Pratique-o e para saber mais leia matéria na página 5

PORTO ALEGRE ZONA SUL

CENTRAL BEM ESTAR

Que todos os méritos gerados por esse trabalho beneficiem e tragam felicidade para todos os seres.


3 • Nº 28 • Jan/Fev 2011 • Bem Estar

Informações importantes para sua saúde e bem-estar

Um Grão Que Vale Ouro O grão-de-bico além de ter tudo de bom, faz diminuir o estresse e ainda ajuda na felicidade!

O

grão-de-bico é um alimento mais rico do que o feijão em muitos aspectos. Entre 20 e 30% de sua constituição é pura proteína. Possui muitas fibras, zinco, potássio, ferro, cálcio e magnésio. Se for consumido todos os dias, faz ganhar massa muscular, aumenta o bom humor, reduz o nível de colesterol ruim e regula o intestino. Mas sua qualidade mais famosa é de gerar felicidade: possui mais triptofano do que o feijão, o mesmo aminoácido essencial que faz do chocolate essa bela fonte de bem-estar e redução do estresse. Em seres humanos metabolicamente normais, o aumento do consumo do grãode-bico tem como consequência uma maior produção da serotonina, destacam Leonardo Boiteux e Maria Esther de Noronha Fonseca, do Laboratório de Melhoramento Genético & Análise Genômica do Centro Nacional de Pesquisa de Hor-

taliças (CNPH) da Embrapa Hortaliças, em Brasília. Por ter ômega 3 e 6, é indicado para prevenir doenças cardiovasculares. E quem tem diabetes ou está lutando contra a obesidade também pode se beneficiar da leguminosa. “Por também ser rico em fibras, proporciona sensação de saciedade e a pessoa só vai sentir fome bem mais tarde”, explica a nutricionista baiana Solange Carvalho. Os pesquisadores da Embrapa Hortaliças destacam que as sementes do grão-de-bico também acumulam mais fitoestrogênios do que as do feijão - substâncias que têm ação preventiva na osteoporose e de problemas cardiovasculares. Os fitoestrogênios também são usados na reposição hormonal após a menopausa. Então, que tal acrescentar à sua dieta aquela famosa e deliciosa pasta de grão de bico, servida com pão árabe, também uma delícia?

Tem Que Fechar A Boca! Sem dieta, exercícios físicos não ajudam a reverter a obesidade. Pesquisa inglesa diz que não há perda de peso sem redução de consumo de comida.

Q

uem está acima do peso e acredita que exercícios podem deixála magra está vivendo uma ilusão. Só uma dieta a longo prazo, uma mudança de hábitos alimentares, em suma, pode levar a uma perda significativa de peso, segundo um estudo divulgado na Inglaterra. A crença de que exercícios podem ser usados para combater a epidemia de obesidade está errada porque, diz o estudo, só treinos muito longos e intensos têm algum impacto sobre o peso. “A única maneira de reverter a obesidade é reduzir a ingestão de comida, e mudar sua qualidade”, afirmou o professor John Speakman, da Universidade de Aberdeen, na Inglaterra. “É importante que os governos percebam que, se quiserem estimular a perda de peso, é melhor divulgar práticas de alimentação saudável e não a prática de exercícios”, disse Speakman. Uma em cada cinco pessoas na Inglaterra são obesas, e 61% da população está acima do peso. (No Brasil, o sobrepeso já atinge quase a metade da população.) Speakman, que é diretor do Instituto de Ciências Biológicas e Ambientais em Aberdeen, apresentou suas conclusões no Bri-

tish Science Festival, na Inglaterra. Ele afirma que o senso comum sobre obesidade está errado, porque seus estudos mostram que os níveis de atividade física mudaram pouco nos últimos 25 anos. Já o consumo de calorias subiu um terço, para 3.500 por dia. “Para perder 300 calorias de um sanduíche, uma pessoa teria que correr por uma hora. Para reduzir o peso de um obeso para níveis normais, seria necessário que ele caminhasse por quatro ou cinco horas por dia.”. É melhor mudar a alimentação, não? Fonte: “THE INDEPENDENT”


Bicho de Estimação

Bem Estar • Nº 28 • Jan/Fev 2011 • 4

HIGIENE DENTAL CANINA Se não se tratam a tempo, transtornos como o tártaro pode ocasionar a queda dos dentes em cachorros de qualquer idade, assim como provocar diversas infecções.

A

inda que cachorros não necessitem escovar os dentes como os humanos, é necessário tomar diversas precauções com relação à limpeza de seus dentes, para prevenir transtornos bucais, como a formação de placas de tártaro e inflamações nas gengivas. É importante saber que os dentes dos cachorros podem ser escovados a partir dos dois meses e que existem outros hábitos que podem beneficiar a saúde dental do animal. UM MAL COMUM Diversos estudos demonstram que as enfermidades periodentais são o segundo problema em importância nos cães. Dentre as afecções, as mais comuns são a acumulação de tártaro, a inflamação e avermelhamento das gengivas (que antecede a instalação da gengivite), a perda de diferentes ossos bucais, conhecida comumente como periodontite. A gengivite é mais frequente, sendo produzida pela acumulação de placa bacteriana nos dentes. O mais crítico deste transtorno é que o tártaro destrói o tecido que une os dentes à gengiva. Em geral a maioria dos cães que não receberam uma limpeza dental caseira costumam manifestar algumas dessas doenças antes dos dois anos de idade.

HÁBITOS FUNDAMENTAIS: ALIMENTO SECO Este é um dos pilares da prevenção dos transtornos bucais, pelo fato de que este alimento pouco se acumula nas cavidades da boca e, consequentemente, evita a ação de diversas bactérias. ESCOVAÇÃO Deve-se realizar com uma escova de dentes especial para cães, encontrável em boas pet shops. A escovação deve começar cedo, para que o animal se acostume com o ato. No começo deve ser feita com o dedo, com uma luva ou usar um chumaço de algodão. Depois se deve passar para a escova. A escovação deve ser feita três vezes por semana pelo menos.

“A maioria dos cães que não receberam uma limpeza dental caseira costumam manifestar doenças bucais antes dos dois anos de idade”.

MASTIGAÇÃO Ossos são importantes como exercício para estimular a mastigação e salivação, o que previne a formação de placas.

O LADO animal DO bEM ESTAR

Bicho de Estimação

A nossa nova seção: fundamental para quem gosta dos bichinhos. É imprescindível para quem oferece produtos/serviços para animais.

51 3268.4984 zonasul@jornalbemestar.com.br


5 • Nº 28 • Jan/Fev 2011 • Bem Estar

Mantras

O melhor instrumento para limpar a mente e desintegrar os condicionamentos. Pedro Kupfer

L

iteralmente, mantra significa instrumento do pensamento. Os sons mântricos são o melhor instrumento para limpar a mente e desintegrar os condicionamentos. Mas a repetição de um som não é um fim em si mesmo. Ela se faz em função dos resultados: estabilidade do pensamento e expansão da consciência. Enquanto os sons comuns são manifestações da Shaktí, o poder da natureza, os mantras são expressões concentradas desse mesmo poder, forças criativas que agem diretamente sobre a consciência. Se você se observar no dia a dia, irá reparar que em muitos momentos fica sob tensão, com a consciência atenta apenas ao exterior e um diálogo interior, um ruído constante na mente, como um rádio que não desliga. Esse ruído de fundo forma a paisagem interior, o substrato das experiências mentais. Não é possível mudar essa paisagem apenas querendo calar a mente. Precisamos usar a ferramenta adequada. Os mantras nos ensinam a separar-nos das experiências e influências externas, nos levam para o silêncio e nos abrem o espaço interior. Eles reestruturam os conteúdos subconscientes, predispõem a mente para meditar e nos conectam com o oceano da

consciência-energia. Um mantra é um corpo sonoro que desencadeia vibrações sutis e poderosas no organismo. O Yoga utiliza diferentes fórmulas sonoras para levar o praticante a estados modificados de consciência. Esses estados de expansão não se atingem unicamente usando os sons. É preciso igualmente prestar atenção ao significado desses sons. Esses significados variam, mas todos aludem ao mesmo princípio. Cada mantra simboliza um dos aspectos do Universo. Diz o estudioso Mircéa Éliade: “Um mantra é um ‘símbolo’, no sentido arcaico do termo: é ao mesmo tempo a ‘realidade’ simbolizada e o ‘signo’ que simboliza. Existe uma correspondência oculta entre, por uma parte, as letras e as sílabas (...) e os órgãos sutis do corpo humano, e, por outra, entre esses órgãos e as forças latentes ou manifestas no cosmos.” O poder do mantra está em que ele pode transformar-se, por meio da repetição correta, no objeto que representa. A cada estado de realização corresponde um som determinado, que é a sua semente: por exemplo, o mantra Om induz à identificação com o Purusha, o Si, a Alma do Universo. O mantra Om namah Shivaya,

Os mantras nos ensinam a separar-nos das experiências e influências externas, nos levam para o silêncio e nos abrem o espaço interior. à aproximação com o arquétipo de Shiva, etc. Dessa forma, através das diversas vibrações sonoras do universo, assimilam-se

diretamente conhecimentos e experiências essenciais para atingir os estados supraconscientes.

Tudo Perfeito E Maravilhoso 2011 e Agora Eu Cheguei Lá 2011 Hora

do

Conto

com

Fantoches

na

AABB!

Ensinar, motivar e despertar as crianças para a importância do livro e da leitura. Pensando dessa forma, a AABB convida as crianças associadas para a Hora do Conto com Fantoches, que acontece em duas datas: 22 de janeiro e 19 de fevereiro. Nesses dias, a Bibliotequinha do Clube realizará, a partir das 14h, a apresentação animada das obras O Bichinho que queria crescer e De todas as cores. Com essa iniciativa, a Associação reconhece a importância da atuação da biblioteca no incentivo à leitura e busca favorecer o desenvolvimento e a consolidação do hábito de ler também para o público infantil. Assim, a criança que ouve histórias tem a curiosidade despertada, melhora o vocabulário e o imaginário. A Hora do Conto contribui para que os ouvintes criem outras histórias e, consequentemente, visualizem novos horizontes, tornando-se com isso, no futuro, leitores críticos.

Espaço Gourmet abre inscrições para Curso AABB Chef’s

Para comemorar a novidade das instalações do Espaço Gourmet, a AABB está organizando, já para o primeiro semestre, um curso de culinária para iniciantes, que será ministrado pela professora Gláucia Gouveia. O Curso AABB Chef’s 2011 terá a duração de três meses, com módulos de 2h30min cada encontro. Nas aulas, os alunos aprenderão lições básicas de cozinha: sobre molhos, temperos, massas, carnes e como lidar com os utensílios. Para associados, o valor do curso é de R$ 300, e para os não-associados R$ 450. O investimento inclui apostila, avental, chapéu, touca, luvas, degustação dos pratos elaborados em aula e também a festa de formatura, que será realizada em 3 de junho. Ficou interessado? Então faça a sua inscrição a partir de 7 de janeiro na Central de Atendimento. Quando? De abril a junho O quê? Curso AABB Chef’s 2011 Horário? Das 20h às 22h30min Onde? No Espaço Gourmet

AABB Porto Alegre - (51) 3243.1021

Instruções para uso dos Mantras. Man, em sânscrito quer dizer mente, e Tra quer dizer liberação. Portanto, mantra quer dizer literalmente liberação da mente. O mantra é uma vibração sonora que, quando emitido corretamente, exerce um efeito poderoso em nosso corpo e nossa mente. Ele acalma nossas mentes e sentidos, relaxam o corpo e nos liga a energias superiores, pois sua vibração provoca a limpeza de energias de vibração mais baixa. O mantra é definitivamente uma palavra de poder, uma palavra sagrada, que deve ser usado com propriedade e consciência. Para que um Mantra possa atingir o seu objetivo, promovendo no seu interior as transformações que irão ajudálo a atingir um estado de poder, repleto de tranqüilidade, harmonia e de realizações bem sucedidas, é fundamental que ele seja vivenciado regularmente por seu cérebro. Isto significa que ele precisa “entrar em você” algumas vezes por dia através de seus órgãos sensoriais. Para que isto aconteça faça o seguinte: Crie comunicações visuais com o Mantra e as coloque e lugares onde, no seu dia a dia, você seja obrigado a lê-las. Por exemplo, coloque etiquetas adesivas com o Mantra por dentro de suas bolsas, pastas e agendas, de tal forma que ao abri-las seja sempre forçado a lê-las. Todos os dias, pelo menos duas ve-

zes por dia, fique diante de um espelho e pronuncie o Mantra olhando no fundo de seus olhos. Todos os dias escreva o Mantra , de dez a quinze vezes por dia, de uma forma lenta e profunda, apertando a ponta da caneta, ou do lápis, no papel. Esta não é uma regra rígida. Se num determinado dia só quiser escrevê-lo apenas duas vezes, vá em frente e assuma a sua vontade. Mas, por outro, lado é fundamental que você o escreva pelo menos uma vez por dia, todos os dias. Todos os dias pronuncie o Mantra várias vezes por dia, independentemente do exercício do espelho. Falar alto ou baixo é indiferente, desde que você procure sentir a vibração do som das palavras que forem saindo de sua boca.”


Saúde

Bem Estar • Nº 28 • Jan/Fev 2011 • 6

O VALOR DA ÁGUA QUE BEBEMOS A água pode ser parte integrante de nossa saúde ou de nossa doença. LEIA E SAIBA PORQUE.

Reconhecida como a fonte indispensável para a vida, a água começa a escassear e a perder qualidade num ritmo vertiginoso. Nas grandes metrópoles brasileiras este problema já é crítico. O que podemos fazer?


7 • Nº 28 • Jan/Fev 2011 • Bem Estar

Os principais tipos de água e seus efeitos sobre a saúde

Saúde TRATAMENTO DIÁRIO COM ÁGUA O primeiro passo para solucionar inúmeros problemas de saúde, sobretudo em sua fase inicial, pode ser muito simples:


Matéria

Saúde n

O reencontro com

GUIA

A riqueza mineral do mar, a marinha reforçam a saúde como potencializar ao m

Guarde e consulte sempre!


de

Capa

no Mar

m a fonte da vida

luminosidade solar e a brisa e do organismo. Descubra mĂĄximo seus benefĂ­cios.

a


Matéria

de

Capa

Bem Estar • Nº 28 • Jan/Fev 2011 • 10

TÉCNICAS PARA RELAXAR JUNTO AO MAR

“Um dia de praia é sempre saudável, mas os benefícios podem se multiplicar se a pessoa aplicar alguns de seus simples “tratamentos” da Talassoterapia, uma

GUIA

medicina poderosa, sem efeitos secundários”.

Guarde e consulte sempre!


11 • Nº 28 • Jan/Fev 2011 • Bem Estar Banhos de areia

Matéria

de

Capa

“Os raios solares são necessários para sintetizar a vitamina D, que intervém na assimilação do fósforo e do cálcio e na obtenção de energia a partir dos alimentos; melhoram a capacidade do organismo em obter nutrientes; aumentam os glóbulos brancos (células defensivas), o ferro e os glóbulos vermelhos (que transportam o oxigênio); têm efeito antibiótico; estimulam o funcionamento do sistema hormonal e melhoram o ânimo”.

Banhos de ar

“Os que brincam de enterrarse na areia não suspeitam que ao fazê-lo estão se submetendo a uma eficaz técnica curativa, baseada na ação do calor (o sol a esquenta durante horas) e nos elementos químicos que contém a areia”.

a “Os efeitos benéficos dos íons negativos se explicam porque, favorecem a produção de serotonina, um neurotransmissor cerebral cuja liberação produz relaxamento e sensação de bem-estar.”


Matéria

de

Capa

Bem Estar • Nº 28 • Jan/Fev 2011 • 12

Benefícios da água do mar sobre o corpo

Banhos de sol

Comente esta matéria

Dê sua opinião. Participe.

redacao@jornalbemestar.com.br

Morador dA ZONA SUL Compra nA ZONA SUL! NA S U ZO

Vamos valorizar a região onde moramos. Vamos trazer mais desenvolvimento e qualidade de vida para todos nós!

Cuide de sua auto estima, viva num lugar melhor. Faça a sua parte!

CAMPANHA DE AUTO VALORIZAÇÃO DA ZONA SUL DE PORTO ALEGRE

M AI S

Esta escolha traz progresso, mais opções culturais, aumenta o intercâmbio humano. Estimula a boa vizinhança, ajuda os empreendedores daqui, propicia melhorias para a nossa região.

L

Cada vez que você decide comprar um produto ou usar um serviço de nossa região você ajuda a todos e a você mesmo.


13 • Nº 28 • Jan/Fev 2011 • Bem Estar

Matéria A necessidade de adaptar-se à mudança de temperatura ao entrar no mar aumenta o ritmo do metabolismo e, portanto, a capacidade do corpo para obter nutrientes dos alimentos. Isso incrementa a assimilação de proteínas e regula o equilíbrio ácido-base no organismo, fundamental para que não se desenvolvam processos degenerativos.

de

Capa


Dicas

Verão

modo de usar

de

Saúde

Bem Estar • Nº 28 • Jan/Fev 2011 • 14

O Sol está forte e a pele muitas vezes não aguenta seu fogo constante. Aqui algumas perguntas e respostas que te ajudarão a curtir melhor o verão, sem que pareças um carvãozinho.

ANÚNCIO PREMIADO Regulamento

No BEM ESTAR Zona Sul você encontra um ou mais anúncios premiados. Encontre a LUPA, e ligue para o número 3268.4984 ou envie um e-mail para zonasul@jornalbemestar.com.br, indicando o anúncio premiado e dizendo porque você gosta de ler o BEM ESTAR.

As melhores frases do mês receberão excelentes presentes. PARTICIPE! Ganhadores da edição de dezembro Maria Lucia d’Avila (ganhou um Puff no valor de R$ 160) FRASE: Nos jornais que leio diariamente, busco informação objetiva sobre fatos do mundo exterior; no Bem Estar, ao contrário , a aproximação e descoberta do mundo interior é viabilizada a partir do entendimento e compreensão das mensagens transcritas em artigos das mais variadas áreas quando o assunto em pauta se trata da Qualidade de Vida Rossana Bolognini (Ganhou um Escondidinho na Cachaçaria Água Doce ZS) FRASE: BEM ESTAR: leio sempre, para ESTAR BEM! Os vencedores deverão entrar em contato com o Jornal para retirarem os seus prêmios. l Apenas uma frase por leitor por edição. l Todas as frases sugeridas poderão ser usadas pelo jornal da forma que julgar conveniente l A escolha será feita pelo editor no prazo de circulação da edição, e é soberana, não cabendo contestação. l Os prêmios não são convertidos em espécie.

Procur eo Anúncio Premiad o


15 • Nº 28 • Jan/Fev 2011 • Bem Estar

Dicas

de

Saúde

Nunca deve ocorrer exposição ao sol sem um FPS mínimo de 15, que deve ser reaplicado a cada 2 horas.

Comente esta matéria

Dê sua opinião. Participe. redacao@jornalbemestar.com.br


Jornal Bem Estar janeiro/fev 2011  

Jornal Bem Estar jan/fev 2011

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you