Page 1

apresenta

MENSAGEM DE FERNANDO PESSOA espetáculo musical de ANDRÉ LUIZ OLIVEIRA com o trio

OS BANDARRA André Luiz Oliveira (voz e violão) Cláudio Vinícius (viola caipira e teclado) Ocelo Mendonça (violoncelo e flauta) participação de

Leander Motta (percussão)

23/24 e 30/31 OUT 6/7 e 13/14 NOV sextas e sábados às 20 h entrada gratuita LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS


MENSAGEM DE FERNANDO PESSOA NO MUSEU CORREIOS O espetáculo musical Mensagem de Fernando Pessoa, de André Luiz Oliveira, traz ao público do Distrito Federal, de 23 de outubro a 14 de novembro de 2015, os 44 poemas musicados do livro Mensagem (1934), de Fernando Pessoa, com interpretação do trio Os Bandarra. Ao todo serão oito apresentações, duas por final de semana, com quatro programas diferentes que contemplarão a ordem do livro. Além de comemorar os 30 anos do projeto Mensagem, o espetáculo, patrocinado pelos Correios, homenageia, nos 80 anos de sua morte, ocorrida prematuramente em 30 de novembro de 1935, esse que foi um dos maiores poetas do mundo e, sem dúvida, o maior da língua portuguesa no século 20.

LOGOMARCA ORIGINAL DO PROJETO (1985).

Contando ainda com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Mensagem de Fernando Pessoa vem colaborar para fortalecer a relação cultural entre Brasil e Portugal e a importância no cenário mundial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).


30 ANOS DO PROJETO MENSAGEM Idealizado pelo músico e cineasta André Luiz Oliveira, que musicou os poemas do mais célebre livro de Fernando Pessoa, o projeto Mensagem teve início em 1985, com a gravação do primeiro disco, um LP com 12 faixas interpretadas por Caetano Veloso, Elba Ramalho, Ney Matogrosso, Zé Ramalho, Elizeth Cardoso, Moraes Moreira, Gilberto Gil, Gal Costa, Belchior, a portuguesa Glória de Lourdes, Cida Moreyra e pelo próprio André, contando ainda com arranjos e regência de Francis Hime. Em 2003, dando continuidade ao projeto, foram gravados o CD e o DVD Mensagem 2, contendo mais 13 músicas, interpretadas por Milton Nascimento, Mônica Salmaso, Cida Moreyra, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Paula Rasec, Glória de Lourdes, Edson Cordeiro, Ná Ozzetti, Daniela Mercury, André Luiz Oliveira, Zeca Baleiro e pelo cabo-verdiano Mario Lucio. Participaram ainda do DVD professores e estudiosos da obra pessoana. Em 2014, os 19 poemas musicados restantes do livro Mensagem foram gravados para compor o CD e o DVD Mensagem 3, que serão lançados ainda este ano, com as interpretações de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Zélia Duncan, Zizi Possi, Carlinhos Brown, Fagner, Mariella Santiago, Renato Teixeira, Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Cida Moreyra, Criolina, Rubi e dos portugueses António Zambujo, Carlos do Carmo, Raquel Tavares, Dulce Pontes e Chullage.


OS BANDARRA O trio Os Bandarra, composto por André Luiz Oliveira (voz e violão), Cláudio Vinícius (viola caipira e teclados) e Ocelo Mendonça (violoncelo e flauta), foi criado em 1991 para executar as músicas do projeto Mensagem. Após a estreia no Teatro G51, em Brasília/DF, seguiu-se uma série de apresentações nacionais por duas décadas. Para os espetáculos no Museu dos Correios, o grupo contará com a participação de Leander Motta (percussão). O nome do trio foi dado em referência a Gonçalo Annes Bandarra (1500-1556), sapateiro, poeta e profeta português, autor de Trovas do Bandarra, que ficaram posteriormente ligadas ao sebastianismo e que tanto influenciaram a obra-mestra de Fernando Pessoa. GRAVURA DE BANDARRA NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE SAPATEIRO PUBLICADA NO LIVRO PARÁFRASE E CONCORDÂNCIA DE ALGUMAS PROFECIAS DE BANDARRA, SAPATEIRO DE TRANCOSO (1603), POR D. JOÃO DE CASTRO. CLÁUDIO VINÍCIUS, ANDRÉ LUIZ OLIVEIRA E OCELO MENDONÇA (OS BANDARRA).


PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO

23 e 24 de outubro

6 e 7 de novembro

PRIMEIRA PARTE: BRASÃO

I. Os Campos Primeiro: O DOS CASTELOS Segundo: O DAS QUINAS II. Os Castelos Primeiro: ULISSES Segundo: VIRIATO Terceiro: O CONDE D. HENRIQUE Quarto: D. TAREJA Quinto: D. AFONSO HENRIQUES Sexto: D. DINIS Sétimo (I): D. JOÃO O PRIMEIRO Sétimo (II): D. FILIPA DE LENCASTRE

SEGUNDA PARTE: MAR PORTUGUÊS I. O INFANTE II. HORIZONTE III. PADRÃO IV. O MOSTRENGO V. EPITÁFIO DE BARTOLOMEU DIAS VI. OS COLOMBOS VII. OCIDENTE VIII. FERNÃO DE MAGALHÃES IX. ASCENSÃO DE VASCO DA GAMA X. MAR PORTUGUÊS XI. A ÚLTIMA NAU XII. PRECE

30 e 31 de outubro

13 e 14 de novembro

III. As Quinas Primeira: D. DUARTE, REI DE

TERCEIRA PARTE: O ENCOBERTO

PORTUGAL Segunda: D. FERNANDO, INFANTE DE PORTUGAL Terceira: D. PEDRO, REGENTE DE PORTUGAL Quarta: D. JOÃO, INFANTE DE PORTUGAL Quinta: D. SEBASTIÃO, REI DE PORTUGAL

IV. A Coroa

I. Os Símbolos Primeiro: D. SEBASTIÃO Segundo: O QUINTO IMPÉRIO Terceiro: O DESEJADO Quarto: AS ILHAS AFORTUNADAS Quinto: O ENCOBERTO II. Os Avisos Primeiro: O BANDARRA Segundo: ANTÓNIO VIEIRA Terceiro: (SCREVO MEU LIVRO À BEIRA-MÁGOA...)

NUNÁLVARES PEREIRA

V. O Timbre A Cabeça do Grifo: O INFANTE D. HENRIQUE

Uma Asa do Grifo: D. JOÃO O SEGUNDO

III. Os Tempos Primeiro: NOITE Segundo: TORMENTA Terceiro: CALMA Quarto: ANTEMANHÃ Quinto: NEVOEIRO

A outra Asa do Grifo: AFONSO DE ALBUQUERQUE

Em todos os dias, haverá a exibição de vídeos que André Luiz Oliveira realizou durante as etapas de gravação do projeto Mensagem.


MAR PORTUGUÊS

Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, ó mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Quem quer passar além do Bojador Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu. MENSAGEM DE FERNANDO PESSOA, ESPETÁCULO MUSICAL DE ANDRÉ LUIZ OLIVEIRA, DE 23 DE OUTUBRO A 14 DE NOVEMBRO DE 2015 NO MUSEU CORREIOS.

equipe técnica coordenação

| RENATO CUNHA

| ANGELA FAJARDO | WILSON ANDRADE iluminação | WILSON BORGES comunicação | SIGLAVIVA produção som

realização

apoio

patrocínio

Museu Correios | SCS, quadra 4, bloco A, 256 | Brasília/DF (61) 3213-5076 | www.correios.com.br/cultura

Mensagem de Fernando Pessoa  
Mensagem de Fernando Pessoa  

Fôlder do espetáculo musical de André Luiz Oliveira no Museu Correios, Brasília/DF, de 23/10 a 14/11/2015.

Advertisement