Issuu on Google+

Edição: 201 - Ano V

26 e 27 de Maio de 2012.

Pentecostes na Trindade Neste domingo se inicia a nossa festa paroquial, em louvor à Santíssima Trindade, que hoje faz parte do calendário do bairro e mesmo da cidade, pela beleza de que é revestida e pela proposta inovadora há doze anos assumida e desenvolvida pela Paróquia. Desde a sua concepção, a Equipe Organizadora, agora uma Diretoria, ousou juntar à programação religiosa a cultura e as tradições culinárias da região e de outras partes do mundo. Esta experiência tem sido alentadora, pois a Festa da Trindade é r ealizad a co m u m propósito pastoral definido, com resultados bem evidentes para toda a comunidade. O mais importante é o envolvimento da Paróquia nos preparativos e na execução da festa, não só das pessoas que estão engajadas em algum serviço da Igreja, mas também dos que vivem a vida paroquial, nos eventos e nas celebrações. Esse dado é animador, porque a Paróquia cresce para fora, e não apenas por dentro; ela se abre para todas as realidades pastorais, e se renova. Passa-se a ver a Igreja como irradiadora da fé, da cultura, e incentivadora das tradições que forjaram a nossa cidade. Recupera-se, assim, a boa tradição das festas religiosas do início da cidade, que, infelizmente, aos poucos foi se perdendo, até com o consentimento da própria Igreja, ao conceder espaço a eventos circunstanciais e a pressões da pior face da modernidade. A nossa festa quer recuperar o espaço da Igreja Paroquial para a família, e fazer uma programação para as famílias. Isso, com a ajuda de todos, estamos conseguindo. O arraial está se redescobrindo como um lugar especial do encontro dos irmãos na fé, um lugar onde se

mostra o quanto se aprendeu do Evangelho e do cumprimento do preceito do amor fraterno, tornando-se, assim, um espaço sagrado, de convivência de toda a família de Deus, cujo centro é a Igreja. Não por acaso a nossa festa começa no dia de Pentecostes, sinalizando que não queremos fazer nada contrário ao que orienta o Espírito Santo. Colocamos nas mãos de Deus nossas primícias, o melhor fruto do nosso trabalho, em total obediência aos mandamentos do Senhor. Como as línguas de fogo significam que não há divisão em Deus, mas união, pois os homens são unidos pela mesma fé, a festa paroquial da Trindade quer mostrar a unidade de todos os serviços e pastorais no grande propósito do anúncio do Evangelho, vencendo as barreiras do comodismo, da indiferença, do cansaço, do desânimo, da falta de fé. Temos consciência da diversidade de dons que Deus concede à Igreja, e, por extensão, à nossa Paróquia, o local da vivência da fé. Mas essa diversidade, e é importante saber disto, refere-se aos dons de Deus para a edificação da Igreja, para a qual contribuímos de acordo com nossas possibilidades e capacidades. Ao final, tudo concorre para a unidade da Igreja de Cristo, da qual somos membros e Cristo, a Cabeça. Peço que todos rezem, que rezemos, para termos uma Semana abençoada, alegre, feliz, rica de graças divinas, e que os frutos, sobretudo o da unidade, mostrem o quanto esta é a comunidade dos filhos de Deus. Boa festa a todos!


Que a palavra Pentecostes deriva do grego e significa "quinquagésimo"? Justamente, pois ocorre no 50° dia depois da Páscoa. Pentecostes é a solenidade da vinda do Espírito Santo. Atestam as Sagradas Escrituras que, no primeiro Pentecostes depois da morte de Jesus, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém, sob a forma de línguas de fogo. Essa festividade, junto com Natal e a Páscoa, forma o tripé mais importante do ano litúrgico. A cor dominante da solenidade é o vermelho, associado ao fogo, símbolo do amor, pois o Espírito Santo é chamado de “O Espírito do Amor”. Antes de ser uma festa dos cristãos, Pentecostes foi dos judeus e primitivamente era uma festa agrícola, a alegre festa das colheitas.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA TRINDADE

Senhor, obrigado por me haverdes dado a vida e tudo o que possuo. Fazei com que eu seja fiel às exigências da minha fé, e dai-me a graça de ser um dizimista fiel; Que o meu dízimo seja um verdadeiro a g r a d e c i m e n t o , u m a t o d e a m o r, o reconhecimento de Vossa bondade para comigo, porque sei que tudo o que tenho vem d e V ó s : s a ú d e , p a z , a l e g r i a , a m o r, prosperidade, amigos. Peço-vos a graça da obediência aos vossos preceitos, de uma fé inabalável, da fidelidade e da justiça. Desenvolvei em mim um espírito fraterno e de comunhão, para que eu trabalhe sempre mais para o crescimento da minha comunidade paroquial, a fim de que eu a ajudá-la em suas necessidades e na propagação do Santo Evangelho. Dai-me a graça da liberalidade, da doação e da justiça. Tirai todo egoísmo do meu coração, para que eu saiba amar cada vez mais o meu irmão. Quero ser um instrumento de paz e amor em Vossas mãos. Que o meu dízimo seja agradável a Vós, Senhor! Amém!

Domingo, 27 de maio: Pela manhã: missas nos horários de costume: 7:00h, 8:30h, 10:00h e 11:30h. Pela manhã: missas nos horários de costume: 7:00h, 8:30h, 10:00h e 11:30h. À tarde: 16:00h: Missa da Crisma, com Dom Teodoro Mendes; 18:00h: Missa de abertura da festividade: Apresentação do coral da Guarda de Nazaré. Obs. Não haverá a missa das 17:30h nem a das 19:00h. Só a das 18:00h.

Expediente

Oração do Dizimista

Segunda-feira, 28 de maio: Missa em 3 horários: 7:00, 12:00 e 18:30h. Na missa das 18:30h, apresentação do coral do Ministério Público/PA Terça-feira, 29 de maio: Missa em 3 horários:7:00h, 12:00h e 18:30h. Na missa das 18:30h, apresentação do Grupo Acorde pra Deus Quarta-feira, 30 de maio: Missa em 3 horários: 7:00h, 12:00h e 18:30h Na missa das 18:30h, apresentação do coral Vozes da Amazônia Quinta-feira, 31 de maio: Missa em 3 horários: 7:00h, 12:00h e 18:30h Na missa das 18:30h, apresentação da orquestra Uirapuru/FCG Sexta-feira, 1º de junho: Missa em 3 horários:7:00h, 12:00h e 18:30h Na missa das 18:30h, apresentação do

Coordenação Geral: Pe Ronaldo Menezes Coordenação Executiva: Sidnney Mendes Assessoria de Comunicação: Arcângela Sena Editoria de Texto: Arcângela Sena e Marina Campos Reportagem: Marina Campos e Adiene Brabo Diagramação e Impressão: Bruno Mascarenhas Tiragem: 3.500


PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA TRINDADE continuação...

Grupo Frutos do Pará Sábado, 02 de junho: Missa em 4 horários: 7:00h, 12:00h, 16:00h e 18:30h. Na missa das 18:30h, apresentação do Coral da Santa Casa Domingo, 03 de junho: Pela manhã: missas nos horários de costume: 7:00h, 8:30h, 10:00h e 11:30h. À tarde: 18:00h: Missa de encerramento da festividade, com Dom Alberto Taveira. Apresentação do coral do Tribunal de Contas do Estado. Obs. Não haverá a missa das 17:30h nem a das 19:00h. Só a das 18:00h. Programação cultural: -Domingo- 27/maio: Pedrinho Cavalero; Beatles Forever ; -Segunda-feira - 28/maio (Festival de danças): Grupo Ypiranga, Balare, Balé Clara Pinto; -Terça-feira - 29/maio: Grupo Musical Acorde Pra Deus; Jeanne Darwich; -Quarta-feira - 30/maio: Sarau Brasil, EsdrasQuarteto; -Quinta-feira - 31/maio: Septeto Uirapuru, Disco Fever; -Sexta-feira - 01/junho: Frutos do Pará, Ivan Cardoso; -Sábado - 02/junho: Alexandre Souza; Gigi Furtado. -Domingo - 03/junho: Andrea Pinheiro; Trilogia (Nilson Chaves, Lucinha Bastos e Marco Monteiro)

O Paráclito Adiene Cavalcante Brabo

Estamos em festa! Não há nada que indique tristeza, melancolia ou depressão sob a ação do Espírito Santo! É a festa da difusão da alegria pela vinda do Paráclito, aquele que encoraja, revigora, reanima, simplesmente porque Ele é o próprio Deus! Sua força invisível é clara, personificada em línguas de fogo, numa demonstração de que Ele é Luz. Em muitas orações ouvimos a invocação ao Espírito Santo Paráclito, mas nem todos entendem o significado ou o sentido dessa palavra que, longe de ser um sobrenome, é na realidade a descrição de sua ação e de seu poder. Quem invoca o Espírito Santo, geralmente o faz num momento limite, quando já não tem mais forças para suplicar aos Santos de sua devoção, uma intercessão para suas necessidades. No entanto, sua eficácia é esplêndida, porque não há labirintos para impedi-lo de agir. O Espírito Santo não é o espírito de alguém que entre nós viveu e que cultuamos, como se ele adquirisse iluminação especial após a morte. O Espírito Santo é Deus, como Pai e o Filho, e quem o envia a nós é Jesus Cristo, da parte do Pai. A nossa paróquia prepara, a partir desta semana, uma festa de congraçamento para seus paroquianos. Uma festa para que possamos interagir, participar com a família toda, elevar nosso espírito nas celebrações litúrgicas e depois nos deleitarmos na alegria do encontro, regado à boa comida, bebida e música e dança, despreocupadamente, e em segurança. Vamos nos permitir a alegria de participar da festa do Espírito Santo com o espírito desarmado para receber sua ação e seu poder.

Segunda –28/05 - Jz 13,2-7.24-25a / Sl 70 (71) / Lc 1,5-25 Terça – 29/05 - Is 7,10-14 / Sl 23 (24) / Lc 1,26-38 Quarta – 30/05 - Ct 2,8-14 / Sl 32 (33) / Lc 1,39-45 Quinta – 31/05 - 1Sm 1,24-28 / Sl 1Sm 2,1s / Lc 1,46-56 Sexta – 01/06 - Ml 3,1-4.23-24 / Sl 24 (25) / Lc 1,57-66 Sábado – 02/06 - Is 9,1-6 / Sl 95 (96) / Tt 2,11-14 / Lc 2,1-14 Domingo – 03/06 - Is 52,7-10 / Sl 97 (98) / Hb 1,1-6 / Jo 1,1-18


"Enviai o Vosso Espírito, Senhor, e da terra toda face renovai." Salmo 103(104)

Ação Social na Trindade No próximo dia 02 de junho, as famílias da Paróquia viverão um sábado útil e interessante. Das 8:00h às 13:00h, no Largo da Trindade, acontecerá uma ação social, promovida pela nossa Paróquia e organizada pela Pastoral Social e Cáritas Paroquial, com atendimento à população dos seguintes serviços: · Corte de cabelo, orientações de saúde bucal, orientação jurídica, emissão de documentos, orientação do TRE sobre a eleição e atendimento médico em várias especialidades. Se você estiver precisando de algum desses serviços, venha e você será bem atendido.

Terço dos Homens Os homens da paróquia reservam uma hora por semana para um encontro devocional com Jesus e Maria Santíssima, através da oração do terço. É uma hora muito esperada por todos eles para essa prática. Toda terça-feira, às 20h, no Centro Paroquial.

Trezena de Santo Antônio A trezena de Santo Antônio, que a paróquia faz desde muito tempo, será realizada também neste ano, no mesmo horário da tarde, às 17:30 h. Quem desejar vir rezar conosco a este santo, rogando sua intercessão diante de Deus, será muito bem-vindo. Começa no dia 31 de maio, culminante com a missa de Santo Antônio, no dia 13.

Secretaria Paroquial Durante a festividade paroquial, a nossa secretaria funcionará normalmente, sem alteração de horário.

Rosário pelas Famílias Não se esqueça de que na próxima quarta-feira, 30, vamos rezar o Rosário de Nossa Senhora, pelas famílias da paróquia. Começa às 15:00 horas. Esperamos por você. O mesmo espírito que nos reveste hoje é o que nos dá a coragem e o comprometimento de sermos Dizimistas Fiéis e justos para a nossa comunidade, por intermédio da nossa oferta e do serviço. Através da oferta fiel do Dízimo, somos instrumentos de evangelização e renovação em nossa comunidade.


Vox Dei - 201