Issuu on Google+

O PRIMEIRO MINUTO

Informativo da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea ‘‘Berço da Artilharia de Costa e da Defesa Antiaérea’’ Ano 02 - Número 05 - 1° Trimestre de 2014

80º Aniversário da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea

EsACos

EsDAAe

1934-1965

1939-1965

EsACosAAe 1965

1934 - 2014

80 ANOS

A Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea, berço da Artilharia de Costa e da Defesa Antiaérea comemora 80 anos de existência. Oriunda do Centro de Instrução de Artilharia de Costa (CIAC), criado em 1934, a EsACosAAe, herdeira das caras tradições da Artilharia de Costa e da Defesa Antiaérea, comemora seu aniversário no dia 09 de Julho, por ser este o dia de início das atividades daquele centro. Para marcar a data estão programadas as seguintes atividades:

Data

Hora

Atividades

08 Jul 14

10:30 horas

Cultos religiosos

09 Jul 14

10:30 horas

Formatura Geral com o lançamento do Livro Histórico

10 Jul 14

08:00 horas

Torneio de Futebol Society entre as OM Art do RJ

11 Jul 14

08:00 horas

Gincana de Pintura

11 Jul 14

19:30 horas

Concerto Sinfônico

Antigos integrantes da EsACosAAe e de suas formadoras, contamos com sua presença e prestígio! 1


LICENCIAMENTO DAS 1ª E 2ª TURMAS DE 2013 Rio de Janeiro (RJ) – Foram realizadas, em 10 Jan 2014 e 21 Fev 2014, as formaturas para o licenciamento das 1ª e 2ª turmas do efetivo incorporado em 2013. Na oportunidade, 53 soldados completaram o período de seu Serviço Militar obrigatório e retornaram à vida civil. Durante a atividade foram entregues certificados de Honra ao Mérito aos soldados que, durante o serviço militar se destacaram disciplinarmente e os antigos militares cruzaram, pela última vez, na ativa, os portões das armas da Escola.

FORMATURA DE PROMOÇÃO A 2º SARGENTO Rio de Janeiro (RJ) – No dia 03 Fev 2014, na Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea, foi realizada a formatura para destacar a promoção dos 3° Sgt do Quadro Especial à graduação de 2° Sgt. Durante a solenidade, os militares receberam das mãos do Cmt da Escola, as divisas de 2º Sargento e a atividade contou com a presença de amigos e familiares dos recém- promovidos. Foram promovidos os seguintes militares: 2° Sgt Gildo, 2° Sgt Judson, 2° Sgt Alberto, 2° Sgt Breder, 2° Sgt Simões, 2° Sgt Wilson, 2° Sgt Paulo, 2° Sgt Sebastião e 2° Sgt Sidiney.

APRESENTAÇÃO DOS NOVOS INTEGRANTES DO CORPO PERMANENTE DA ESCOLA (OFICIAIS, SUBTENENTES E SARGENTOS) Rio de Janeiro (RJ ) – Marcando a salutar renovação dos quadros de ensino e administração e o reinício das atividades de ensino e instrução na Escola, foi realizada, em 10 Fev 2014, a apresentação dos Oficiais, Subtenentes e Sargentos recémchegados a Escola. Na ocasião os militares receberam os distintivos de bolso da unidade das mãos do Cel Carvalho, Comandante da EsACosAAe.

2


RESTAURAÇÃO DO REPARO MÚLTIPLO AAe DA MTR.50 BROWNING

Rio de Janeiro (RJ) - A Seção de Manutenção de Material Antiaéreo da EsACosAAe realizou a restauração de um Reparo Múltiplo AAe da Mtr .50 Browning, material AAe que foi objeto de estudo de gerações de artilheiros até a década de 1990. A peça foi restaurada no período de 01 Dez 2013 a 12 Fev 2014, fruto da dedicação dos 2º Ten QAO Mnt Armt LISALVARO, 2º Ten QAO Mnt Armt LUGON, Sd EP MORAES e Sd EP MARCOS PAULO. O Reparo Múltiplo está exposto na área do Acervo externo da EsACosAAe, recentemente reestruturado.

ESTÁGIO DE ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA (ESTAP)

Rio de Janeiro (RJ) - No período de 10 a 17 Fev 2014, ocorreu o Estágio de Atualização Pedagógica (ESTAP) para os Instrutores e Monitores da EsACosAAe. No corrente ano, foram utilizadas as instalações do Centro de Adestramento e Simulação de Combate da 1ª Divisão de Exército (CAES/1ª DE), onde os participantes puderam se dedicar exclusivamente as atividades do estágio. O estágio teve por objetivo atualizar, ampliar e aperfeiçoar os conhecimentos pedagógicos necessários aos instrutores e monitores, visando ao maior rendimento possível do processo ensino-aprendizagem.

3


INCORPORAÇÃO 2014

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 05 Mar 2014, foi realizada, na Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea, a solenidade de Incorporação dos Novos Recrutas deste Estabelecimento de Ensino, dando início ao ano de instrução. A solenidade contou com a presença dos familiares dos novos soldados.

ABERTURA DO ANO LETIVO DE 2014

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 10 Mar 2014, iniciou-se o Ano de Letivo na Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea para os Cursos de Artilharia Antiaérea para Oficiais e para Sargentos e o Curso de Operador de Alvo Aéreo para Sargentos. Dentre as atividades desenvolvidas, destacamse a Formatura Geral da Escola, a Aula Inaugural, proferida pelo Cel Carvalho, Cmt da EsACosAAe, e as celebrações religiosas. Além dos Oficiais e Sargentos do EB, atendem aos cursos, no corrente ano: 01 (um) Capitão da República Bolivariana da Venezuela, 01 (um) Tenente da República da Argentina, 02 (dois) Tenentes e 05 (cinco) Sargentos da Marinha do Brasil e 03 (três) Tenentes e 03 (três) Sargentos da Força Aérea Brasileira.

4


VISITA DE INSTRUÇÃO Btl Ct Aerotático e Def AAe do CFN

Rio de Janeiro (RJ) - No dia 11 Mar 2014, os alunos do Curso de Operador de Alvo Aéreo visitaram o Batalhão de Controle Aerotático e Defesa Antiaérea dos Fuzileiros Navais. A visita teve por objetivo visitar as instalações do Batalhão, conhecer o Mini – VANT CARCARÁ, bem como suas características, possibilidades, limitações, subsistemas e componentes.

VISITA DE INSTRUÇÃO AO IME PELO CURSO DE OPERADOR DE ALVO AÉREO

Rio de Janeiro (RJ) - No dia 11 Mar 2014, os alunos do Curso de Operador de Alvo Aéreo, visitaram o Instituto Militar de Engenharia, com o objetivo de conhecer o projeto de Mini VANT do IME.

VISITA A BASE AÉREA DE SANTA CRUZ

Rio de Janeiro (RJ) - no dia 15 Mar 2014, os alunos do Curso de Artilharia Antiaérea para Oficiais visitaram a Base Aérea de Santa Cruz com o objetivo de conhecer a organização, estrutura e equipamentos do 1º Grupo de Aviação de Caça e do 1° Esquadrão do 16° Grupo de Aviação.

5


PALESTRA DE INSTRUÇÃO DO CIAVEX AO CAAAe Of Rio de Janeiro (RJ) – No dia 17 Mar 2014, os alunos do Curso de Artilharia Antiaérea para Oficiais participaram de uma palestra do Cap Mendes, do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), com a finalidade de descrever as características e possibilidades das aeronaves de asa rotativa, as técnicas e táticas de ataque aéreo e os fatores que influem no planejamento de uma missão aérea de ataque contra objetivos na superfície terrestre, além de apresentar as principais aeronaves da asa rotativa em serviço no mundo.

VISITA AO CENTRO DE APOIO A SISTEMAS OPERATIVOS

Rio de Janeiro (RJ) - No dia 19 Mar 2014, ocorreu a visita de instrução ao Centro de Apoio a Sistemas Operativos (CASOP) pelos sargentos do curso de Operador de Alvo Aéreo da EsACosAAe. A visita teve por finalidade, conhecer os alvos aéreos empregados pela Marinha do Brasil e conhecer a doutrina de emprego dos alvos aéreos dessa Força Armada.

1º ESTÁGIO OPERACIONAL DA VIATURA BLINDADA DE COMBATE ANTIAÉREA (VBC AAE) GEPARD 1A2.

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 24 Mar 2014, foi realizada, pelo Comandante da EsACosAAe, a abertura do 1º Estágio de Operação da Viatura Blindada de Combate Antiaérea (VBC AAe) GEPARD 1A2. O objetivo do estágio é habilitar e certificar os Oficiais e Sargentos, especialistas em AAAe das 6ª e 11ª Bia AAAe AP, na operação do mais novo Sistema de Defesa Antiaérea do Exército.

6


ESTÁGIO DE MANUTENÇÃO MECÂNICA DO SISTEMA FILA/BOFORS 40MM (1ª fase)

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 24 Mar 2014, iniciou-se o Estágio de Manutenção Mecânica do Sistema Fila/Bofors 40mm, para Oficiais e Sargentos. Os estagiários, oriundos dos GAAAe e de outras OM, aprenderão a realizar e gerenciar a manutenção de 1º e 2º escalões do material que mobília a quase totalidade dos GAAAe do EB.

INSPEÇÃO DE COMANDO DE VIATURAS E ARMAMENTO PESADO

Rio de Janeiro (RJ) - No dia 25 Mar 2014, o Comando da EsACosAAe conduziu a 1ª inspeção de comando de viaturas e armamentos pesados de 2014. A inspeção teve por finalidade verificar a condição de manutenção e preservação das viaturas e armamentos, bem como a escrituração dos livros-registro e a execução dos planos de manutenção preventiva.

CAPACITAÇÃO NO SISTEMA DE MÍSSEIS ANTIAÉREOS RBS - 70 Rio de Janeiro (RJ) – O Exército Brasileiro avança no processo de aquisição de sistemas antiaéreos, como parte das ações do Projeto Estratégico do Exército Defesa Antiaérea (PEE DA Ae). No mês de março, Oficiais e Sargentos da EsACosAAe e dos GAAAe realizaram, na Suécia, o curso de operação do sistema RBS-70, da empresa sueca SAAB, recentemente adquirido. Os equipamentos, dentre os quais estão inclusos simuladores de treinamento do sistema, estão previstos para serem empregados durante a Copa do Mundo 2014, realizando a defesa do espaço aéreo de alguns locais de jogos. A EsCosAAe participa da capacitação com o Cap Lobo Vianna e com o Sgt Louzada, respectivamente instrutor e monitor da Seção de Sistema de Armas.

7


CONFRATERNIZAÇÃO DE BOAS VINDAS Rio de Janeiro (RJ) – Foi realizado, no dia 27 Mar 2014, na Escola de Artilharia Antiaérea, um coquetel de confraternização dos Grêmios de Oficiais e Subtenentes e Sargentos que congrega instrutores, monitores e os alunos dos Cursos iniciados no corrente ano. A atividade teve por principal objetivo dar as boas vindas aos militares do Corpo permanente e aos alunos recémchegados a Escola bem como congraçar os integrantes da família EsACosAAe (militares e seus familiares) em um ambiente de sã camaradagem e descontração.

EXPOSIÇÃO DE MATERIAL DURANTE O PROGRAMA CIRCULANDO CULTURA

EQUIPE EDITORIAL: Cel Carvalho - Cmt EsACosAAe 1º Ten Rodrigo - O COMSOC 2º Sgt Wilson - Fotógrafo e Aux COMSOC Cb Rocha - Fotógrafo e Aux COMSOC Cb Coutinho - Fotógrafo e Auxiliar COMSOC

Fotos:

Cap Lobo Vianna 3° Sgt S. Cardoso Sd Bento

EsACosAAe - Av Gen Benedito da Silveira, 701 - Vila Militar - Deodoro - RJ - Tel.: (21) 2457- 4221 www.esacosaae.ensino.eb.br

8

Henrique 5-2014

Rio de Janeiro (RJ) - no dia 29 Mar 2014, a EsACosAAe participou da 2ª edição do Programa Circulando Cultura, na qual a população carioca e turistas visitaram gratuitamente museus e espaços culturais da cidade do Rio de Janeiro, realizando a exposição de modernos materiais de AAAe do Exército. Na oportunidade, o publico teve a oportunidade de conhecer a Viatura Blindada de Combate GEPARD 1A2, o Centro de Operações Antiaéreas Eletrônico e o Radar de Busca SABER M60.


1tri2014