Page 1

www.fottorama.com.br!

Entretenimento Para o Seu Casamento! Tudo que vocĂŞ precisa saber para seus convidados se divertirem!!


Oferecido por:!

www.fottorama.com.br!

Escrito por:!

Bel Wamser!


Sumário! 1. Introdução!

1!

2. Música!

3!

3. Pista de dança!

8!

4. Interação com convidados!

12!

5. Atividades para crianças!

18!

6. Jogando o Bouquet!

22!

7. Outros conselhos!

25

8. Conclusão!

28!


1.!

Introdução!


Investindo em um casamento animado! !

! O principal objetivo de uma festa de casamento é celebrar o amor dos noivos, reunindo as pessoas mais queridas pelo casal. Para que essa celebração seja memorável, os noivos devem investir em atrações que mantêm a festa animada e os convidados felizes. ! "! !Neste e-book, iremos te ajudar a entender e planejar os detalhes que farão seu casamento ser mais emocionante e a sua festa bem agitada. Listamos os pontos fundamentais para que seus convidados se sintam à vontade e aproveitem bastante o casamento.! !

Foto: www.noteworthyevents.blogspot.com!

2!


2.!

Música!


! ! Se existe um momento na sua vida em que você pode escolher a trilha sonora, esse momento é o seu casamento. O processo de escolher as músicas e os profissionais é longo, mas muito prazeroso. E claro, o resultado é especial e fará parte das suas melhores memórias.! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

Foto: www.bashplease.blogspot.com!

! !

! Para facilitar o planejamento, a parte musical pode ser dividida em cerimônia e festa – que pode ter banda e/ou DJ e também uma pista de dança.! !

2.1 Cerimônia! ! ! "Todo mundo chora em casamentos"... Boa parte dessa emoção é resultado das canções escolhidas para a cerimônia – sejam elas clássicas ou não.! ! Mas escolher os músicos não é tarefa fácil. Existem muitas ________!

4!


"! combinações possíveis de instrumentos, tamanhos de banda e orquestra, solistas e coral. O ideal é escolher primeiro as músicas da cerimônia e então buscar os profissionais – em geral conjuntos ou empresas especializadas. Eles poderão te dizer os melhores arranjos e composição de instrumentos para sua lista de músicas. ! ! #Dica1: A música da Igreja costuma ter um custo alto, comprometendo boa parte do seu orçamento de entretenimento. Prepare-se com antecedência para que tudo aconteça conforme vocês sonharam. ! "! #Dica2: Algumas Igrejas tem uma lista de profissionais para atender aos casamentos. Ao marcar a data, procure saber se a Igreja tem esse tipo de restrição e se é possível negociar a contratação de músicos fora da lista. ! !

2.2 Festa! !

- Banda! !Festas com banda sempre têm as pistas de dança mais animadas! Se você quer agitar os convidados, sem dúvida as bandas com repertório variado são a melhor opção. Se seu orçamento permite, vale investir em bandas que trocam o figurino de acordo com o ritmo ou artistas que estão interpretando.! ! ! Por outro lado, se os noivos são mais reservados – ou vão oferecer apenas um almoço (ou jantar) – é interessante buscar alternativas mais calmas, como conjunto de cordas, jazz ou música ambiente para deixar a recepção agradável e descontraída.!

5!


!

- DJ! ! A necessidade de contratar um DJ é quase invariável nas festas, seja para tocar sozinho ou para substituir a banda quando ela parar de tocar. Para escolhê-lo, peça indicações de amigos e familiares que já se casaram e fique de olho nas festas e baladas.! ! ! Um bom DJ de casamento sempre conversa com o casal antes para saber o que eles esperam da festa e quais músicas eles querem incluir na playlist. Ele sabe identificar o estilo dos noivos e convidados e o que fazer para manter a pista cheia do começo ao fim.! ! ! O local onde é posicionada a mesa do DJ é importante para que ele seja capaz de ver como está a animação dos convidados e interagir com eles. Os melhores lugares são em frente à pista de dança ou no palco – nunca escondido em um cantinho. ! ! #Dica3: Se vocês tem uma música especial que precisa ser tocada em determinado momento da festa, não se esqueça de falar para o responsável (DJ ou banda) sobre a importância desta canção. Da mesma forma, se você não gosta de determinadas músicas – ou, por algum motivo não quer que sejam tocadas – faça uma listinha e entregue ao profissional.! !

!

#Dica4: Os melhores profissionais de música costumam ser bem disputados e, como geralmente só atendem um (no máximo dois) evento por dia, pode ser difícil encontrar um espaço na agenda daquela banda que você gosta. Assim, se você faz questão de um grupo, contate-o logo que tomar as primeiras decisões (data do casamento e locais da cerimônia e da festa).!

6!


! ! Onde buscar: Assista vídeos de eventos feitos pelas bandas e conjuntos. Em geral, esses vídeos são disponibilizados nos perfis das empresas no Youtube. ! Além disso, tente ir a festas em que o DJ que você gosta irá tocar e procure saber se a empresa que você gostou realiza “degustações musicais” – apresentações para noivos e noivas conhecerem melhor o trabalho da equipe.! ! Quando contratar: 10 a 12 meses antes do casamento.!

7!


3.!

Pista de Danรงa!


! ! Para complementar a parte musical, não esqueça de montar uma pista de dança especial. Bons equipamentos de som, iluminação e decoração são indispensáveis para que a pista seja o lugar mais disputado da festa.! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

! Foto: www.renatodpaula.com.br!

! !

Equipamentos de som! ! Verifique com o DJ e a banda todos equipamentos de som necessários. Faça um check-list e já marque os itens que esses profissionais levarão para o evento. Com esse check-list em mãos, procure o espaço contratado para a festa e veja se eles possuem os demais itens. Caso ainda falte algum equipamento, procure uma empresa especializada em sonorização e equipamentos para eventos e alugue os materiais. !

9!


!

Iluminação! ! A iluminação cria o clima da sua pista de dança e a deixa mais atrativa para os convidados. Obviamente, a luz na pista de dança deve ser mais baixa do que no resto da festa, para deixar os convidados à vontade. Invista em um bom projeto de luz com muitos globos espelhados, lasers, flashes, luzes com formas etc. A fumaça é um bom elemento para marcar as luzes, no entanto, algumas pessoas se sentem sufocadas se for em excesso. Preze sempre pelo conforto dos convidados. ! !

Decoração! ! Com música boa e uma iluminação diferente sua pista já tem grandes chances de ser um sucesso, mas se você quer dar um passo além, invista na decoração do espaço. Lustres, por exemplo, dão um ar chique e elegante ao ambiente. Para o piso, xadrez de preto e branco é clássico, mas há também os pisos iluminados e coloridos. Se quiser algo personalizado, adesivos impressos com as iniciais, o nome e até foto dos noivos são uma boa aposta.! ! #Dica5: Posicione a pista de dança onde ela possa ser vista de todos (ou quase todos) os lugares da festa. Assim, os convidados veem o que está acontecendo e ficam com vontade de ir até lá.! ! #Dica6: Para facilitar a logística (e evitar dores de cabeça) o ideal é contratar uma única empresa para cuidar da parte de som e iluminação. No entanto, isso nem sempre é possível, então esteja preparada para lidar com alguns fornecedores a mais. O importante é que tudo esteja bem coordenado e não falte nenhum item.!

10!


"! "! Onde buscar: Procure pelo serviço no Google – lembre-se de colocar o nome da sua cidade, para evitar precisar pagar os custos de deslocamento da empresa. Peça indicação de profissionais para o DJ ou banda, eles geralmente têm empresas parceiras, com as quais estão acostumados a trabalhar.! ! Quando contratar: 8 a 10 meses antes do casamento.!

11!


4.!

Interação com Convidados!


! ! Seus convidados precisam sentir que fazem parte do seu grande dia. Para isso, prepare o que for possível para proporcionar a eles experiências especiais durante a festa e lembranças inesquecíveis para levar para casa.! "!

4.1 Conselhos! ! ! Uma maneira diferente de interagir com os convidados e ainda guardar a lembrança para a posteridade é pedir para que eles deixem conselhos para os recém-casados. Uma coletânea com as palavras de pessoas que querem bem ao casal é verdadeiro tesouro pelo conteúdo e teor sentimental.! !

Foto: www.etsy.com!

13!


! ! Para incentivar as pessoas a escreverem, elabore cartões bonitos, com a identidade do casamento – iniciais ou desenho escolhido pelo casal para ilustrar itens como convite, menu e cartões de agradecimento. Além de demostrar aos convidados a importância das palavras deles, essa é uma lembrança para ser guardada por vocês por toda a vida, logo, merece ser cuidadosamente produzida.! ! ! Você pode centralizar os cartões em um espaço ou deixá-los nas mesas e recolhê-los depois do jantar, por exemplo. Não esqueça de providenciar canetas ou lápis para que eles registrem os conselhos.! ! ! !

Onde buscar: Toda a parte de papelaria da festa (incluindo os cartões ! de conselhos) pode ser feita na mesma gráfica escolhida para fazer o ! convite de casamento.! ! ! !

Quando contratar: 2 meses antes do casamento.! ! ! !

4.2 Fotos! ! ! Seus convidados vão querer tirar muitas fotos com vocês, registrar cada detalhe do seu grande dia e, é claro, postar tudo nas redes sociais! Por um dia, você vai sentir na pele como é a vida de uma celebridade e o melhor: ver sua festa pelos olhos de outras pessoas.! ! ! Para deixar seus amigos e familiares ainda mais felizes, tente dar atenção a todos e atender aos pedidos. É claro que essa não é uma ______ !

14!


! tarefa tão fácil, especialmente quando se tem muitos amigos. Além disso, vocês também precisam fazer as fotos com o fotógrafo contratado. ! ! #Dica7: Em geral, antes dos noivos entrarem no salão, o fotógrafo e a cerimonialista organizam uma sessão com as principais fotos dos noivos, com familiares e padrinhos. Seguindo esse plano, vocês ficam mais disponíveis durante a festa para os cliques dos fotógrafos não oficiais."! ! ! Para centralizar as fotos postadas nas redes sociais, defina uma hashtag do dos noivos, por exemplo: #CasamentoMariaeLucas, e divulgue no dia para os convidados.! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

! Foto: www.danilosiqueira.com!

! ! Uma boa opção para fotos com convidados é o totem do Fottorama. Com ele, seus amigos se divertem tirando muitas fotos e ainda levam para casa uma lembrança personalizada do seu casamento. ___!

15!


! Um dos serviços oferecidos pelo Fottorama é a impressão instantânea de fotos com bordas personalizadas com o nome do casal. Além disso, é possível projetar as fotos tiradas no telão da festa, aumentando a interação entre os convidados.! ! !Se você criou sua hashtag, o Fottorama também pode projetar no telão, em tempo real, as fotos postadas com a hashtag no Instagram.! ! ! Para saber melhor como o Fottorama funciona, basta clicar aqui. Estamos oferecendo um desconto exclusivo para os leitores do e-book. Caso tenha interesse, use o código promocional EBOOK no formulário. Ele te dá um desconto de R$100 na contratação do totem.! !

4.3 Livro de Assinaturas! ! ! O livro de assinaturas é muito comum em casamentos, mas nem sempre os convidados o veem ou têm vontade de deixar uma mensagem. Para resolver essas questões, invista em um livro de assinaturas bonito (com fotos bem produzidas do casal) e deixe-o em um lugar de fácil acesso para todos. Com certeza essa é uma recordação que merece ser criada!! ! ! Uma versão mais moderna do livro de assinaturas é oferecido pelo Fottorama. Nele, os convidados tiram fotos e deixam seus recados para os noivos diretamente no totem. Depois o fotolivro é produzido com as fotos e mensagens deixadas pelos convidados e entregue para os noivos. Ou, se você preferir, o livro pode ser montado com as fotos impressas na hora e os recadinhos dos convidados escritos à caneta. ____!

16!


Onde buscar: Se você se interessou pelo Fottorama, peça um orçamento sem compromisso no site. Não se esqueça de usar o código EBOOK para ganhar seu desconto!! ! Quando contratar: 6 meses antes do casamento.!

17!


5.!

Atividades para Crianรงas!


! ! Lidar com crianças em eventos de adultos não é uma tarefa fácil, especialmente quando o ambiente não está preparado para receber os pequenos convidados. Por isso, se você se antecipar e planejar atividades para entreter as crianças, os pais ficarão muito agradecidos. Com os filhos entretidos, sobra mais tempo para que eles se divirtam bastante na pista de dança e aproveitem mais a companhia dos noivos.!

! 5.1 Animador! ! ! "Contratar um animador é uma excelente maneira de manter as crianças entretidas enquanto os adultos se divertem. As maiores vantagens são a sensibilidade necessária para brincar com os pequenos e a quantidade de atividades diferentes que esse profissional traz na bagagem para deixar a criançada feliz. ! "! ! Antes de contratar, faça uma média da idade das crianças convidadas para acertar na escolha do recreador e das atividades: palhaços, mágicos ou contador de histórias e fantoches. Além disso, procure referências da pessoa que vai cuidar das crianças. Mais importante do que garantir a diversão, é fundamental manter a segurança dos seus pequenos convidados.! "! Onde buscar: Pesquise empresas especializadas em recreação infantil, peça indicação para amigos com filhos pequenos ou para o buffet contratado. ! ! Quando contratar: 2 a 3 meses antes do casamento.!

19!


5.2 Mesa para os pequenos! ! ! " Se não for possível contratar um animador, você mesma pode preparar algumas atividades para manter as crianças ocupadas. Uma boa ideia é montar uma mesa só para os pequenos, com livros de atividades, adesivos, lápis de cor e giz de cera (evite canetinhas, pois elas podem manchar os vestidos e trajes), quebra-cabeças e joguinhos de montar e encaixar.! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

! Foto: www.weddingwire.com!

! !

#Dica8: A recreação em um casamento é diferente das festas infantis. Tenha em mente que na recepção é importante envolver as crianças em atividades que não façam muita bagunça, sujeira ou barulho.! ! #Dica9: Pense também na alimentação dos pequenos durante a festa. Analise se o menu escolhido é agradável ao paladar das crianças. Se houver dúvidas, considere a possibilidade de servir um menu kids. ______!

20!


! Muitos buffets oferecem opções com guloseimas e mini porções que as crianças adoram.! "!

Onde buscar: Faça um lista das atividades que você deixará na mesa e do que precisará comprar. É provável que você encontre tudo em uma papelaria. ! ! Quando contratar: 1 mês antes do casamento.! Para o menu kids, converse com o buffet no momento da contratação.!

21!


6.!

Jogando o Bouquet!


! ! A noiva jogar seu bouquet para as amigas é uma das maiores tradições de casamento – e o momento mais esperado pelas solteiras. Se você quer deixar a atração mais divertida (ou preservar o bouquet original), algumas opções são: jogar um sapo de pelúcia, bouquets de sapinhos ou de bonequinhos Santo Antônio ou ainda jogar um conjunto de mini-bouquets – para que várias convidadas sejam privilegiadas.! "! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

! Foto: www.danilosiqueira.com!

! !

#Dica10: A música “Single Ladies”, da Beyoncé ou “It’s Raining Men”, das The Weather Girls são ótimos hits para esse momento! ! ! !Para estender a diversão para toda a festa, o noivo também pode fazer a farra com seus amigos. Diferentemente das mulheres, a disputa masculina não é para ver quem será o próximo a subir ao altar, e sim o presente – em geral uma garrafa de whisky – oferecido pelo noivo. Obviamente apenas a caixa é jogada, e o sortudo que agarrá-la pega a bebida depois.!

23!


Onde buscar: Se você quer um bouquet diferente para lançar, busque lojas de artesanato ou empresas de lembrancinhas de casamento. O bouquet com vários mini-bouquets pode ser feito pela mesma pessoa que fará o seu bouquet de noiva.! ! Quando contratar: 2 meses antes do casamento.!

24!


7.!

Outros Conselhos!


! ! Para que tudo saia como você sonhou, é preciso fazer uma extensa pesquisa sobre os fornecedores com amigos, outras noivas e em órgãos de defesa do consumidor. É altamente recomendável fazer buscas nesses locais, além de registrar tudo em um contrato.! !

Reclame Aqui! ! Apesar de ser um dos serviços mais conhecidos e de fácil acesso para o consumidor, muitas noivas não se lembram de buscar pela empresa a ser contratada no site do Reclame aqui. Veja se há algum tipo de problema contra a empresa, se a reclamação é plausível e como a empresa respondeu ao cliente. Se foi algum mal entendido, se houve má fé de uma das partes e se o problema foi solucionado.! ! Acesse: http://www.reclameaqui.com.br/! "!

CNJ! ! No site do Conselho Nacional de Justiça, você consegue fazer buscas por possíveis processos enfrentados por pessoas físicas e jurídicas, digitando o CPF ou CNPJ. Caso exista algum processo, verifique qual a situação e se ele está relacionado com a prestação de serviços ou outro tipo de problema. Essa é uma informação muito valiosa na hora de tomar a decisão, não deixe de buscá-la.! ! Acesse: https://www.cnj.jus.br/ecnj/consulta_eproc.php! !

Contrato ! ! Sempre que for conversar com um fornecedor, leve um caderno de anotações com as perguntas que você quer fazer e solicitações que queira adicionar no pacote. Anote os principais pontos e guarde os _____!

26!


! e-mails trocados entre vocês.! ! ! Ao contratar a empresa, exija sempre um contrato de prestação de serviço. Analise bem o contrato antes de assiná-lo e garanta que todos os itens combinados estejam lá, comparando com o que você anotou nas reuniões e com os e-mails recebidos. Confira as cláusulas referentes à entrega, pagamento e parcelamento, bem como as condições para cancelamento. Se for possível, peça para um advogado ler o contrato. ! ! ! Com esses cuidados você garante que tudo que foi prometido será cumprido e se cerca de provas caso algum problema aconteça. ! "!

27!


8.!

ConclusĂŁo!


"!

!Esperamos que essas dicas sejam úteis e te ajudem a planejar um casamento muito mais interativo! Para ver outras dicas e ideias para o seu grande dia, não deixe de acompanhar o blog do Fottorama.! ! !Se você quiser saber mais sobre como o Fottorama pode deixar a sua festa mais divertida, basta clicar aqui. Ao pedir um orçamento sem compromisso, não se esqueça de mencionar o código EBOOK para ganhar seu desconto.! !"!

Foto: www.johnbarwoodphotography.co.uk!

Gostou do e-book? Então compartilhe no Facebook!!

29!


Bel Wamser!

www.fottorama.com.br!

Ebook entretenimento para casamento  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you