PROSPECTIVA ESTRATÉGICA

Page 27

24

2

DESENVOLVIMENTO REGIONAL E AS AGLOMERAÇÕES INDUSTRIAIS A dinâmica da economia e da tecnologia dos sistemas produtivos regionais

motivaram estudiosos de diversas áreas do conhecimento, tais como a economia, a sociologia e a geografia. Este fato gerou como resultado inúmeras nomenclaturas e definições para caracterizar aglomerações empresariais com proximidade geográfica (LEMOS, 2003). Além disso, essas definições variam de autor para autor, e dependem muito do tipo de enfoque e do objeto em análise. Para este estudo adotou-se a definição de Lastres e Cassiolato (2003, p. 07), cujo conceito pode ser assim descrito: O termo aglomeração – produtiva, científica, tecnológica e/ou inovativa – tem como aspecto central a proximidade territorial de agentes econômicos, políticos e sociais. Geralmente, essas aglomerações envolvem algum tipo de especialização produtiva da região em que se localizam.

Nesse contexto, existem diversas tipologias e abordagens relacionadas às aglomerações industriais. Suzigan (2001) apresenta pelo menos cinco abordagens expressivas para analisar tais aglomerações: (i) “Nova Geografia Econômica” de Paul Krugman; (ii) “Economia de Empresas”, com destaque para Michel Porter; (iii) “Economia Regional”, liderada por Allen Scott; (iv) “Economia da Inovação”, cujo expoente é David Audrestch; e, (v) “Pequenas Empresas / Distritos Industriais”, com destaque para as contribuições de Hubert Schmitz. As abordagens de Krugman e Porter são semelhantes, principalmente no sentido de tratar as aglomerações industriais como resultado natural das forças de mercado, o que assume o pressuposto de que não há muito que fazer em relação às medidas gerais de políticas. Por outro lado, as abordagens de Scott, Audrestch e Schmitz ressaltam o apoio do setor público, por meio de medidas específicas de políticas e do fomento à cooperação entre os atores (SUZIGAN, 2001). A questão da proximidade entre as empresas é um fator que caracteriza as aglomerações industriais. Por conseguinte, o “local” torna-se um objeto de estudo muito importante, devido às diversas tentativas de revelar as características do seu relacionamento com o desenvolvimento e a competitividade da região. Nesse sentido, Oliveira (2004, p.55) destaca que:


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.