Issuu on Google+

Universidade Federal de Uberlândia

ADI - Tópicos Especiais Danillo Faria Shyrlene Mendonça

Propostas Projetuais para o Griff Shopping


Sobre Steve Jobs e a Apple A Apple é uma empresa multinacional norte-americana que tem o objetivo de projetar e comercializar produtos eletrônicos de consumo, software de computador e computadores pessoais. Fundada em 1 de abril de 1976 em Cupertino, Califórnia, e incorporada 3 de janeiro de 1977, a empresa foi anteriormente denominada Apple Computer, Inc. nos seus primeiros 30 anos, mas retirou a palavra "Computer" em 9 de janeiro de 2007, para refletir a contínua expansão da empresa no mercado de eletrônicos de consumo, além de seu foco tradicional em computadores pessoais. A Apple foi fundada por Steve Wozniak , Steve Jobs e Ronald Wayne com o nome de Apple Computers INC., em 1976, na Califórnia. Com vendas anuais (no ano fiscal de 2006) em torno dos US$ 19,3 bilhões e sediada em Cupertino, na Califórnia, a Apple desenvolve, vende e oferece suporte a uma série de computadores pessoais, reprodutores de mídia portáteis, software e hardware. Entre os produtos mais conhecidos da empresa estão a linha de computadores Mac, seu sistema operacional Mac OS X e a linha iPod de reprodutores de mídia portáteis. Para o iPod e seu programa, o iTunes, a Apple vende audiobooks, filmes, jogos, música, programas televisivos e videoclipes na sua iTunes Store, recentemente entrou no ramo de celulares com a criação do iPhone. Por motivos tão variados como a sua filosofia de design estético completo até suas campanhas de publicidade distintas, a Apple estabeleceu uma reputação única na indústria de eletrônicos de consumo. Isso inclui uma base de clientes que se dedica à empresa e sua marca, especialmente nos Estados Unidos. A revista Fortune classificou a Apple a empresa mais admirada nos Estados Unidos em 2008, e do mundo em 2008, 2009 e 2010. Por uma variedade de razões, desde sua filosofia de design às suas raízes indie, assim como suas campanhas publicitárias, a Apple construiu uma reputação distinta na indústria de informática e eletrônicos e cultivou uma base de consumidores que é devotada de modo incomum à empresa e à sua marca. Na data de 24/08/2011 Steve Jobs anuncia oficialmente a sua renuncia do cargo de CEO da Apple e em 05/10/2011, falece. Correu um boato de que a empresa tinha superado a Microsoft em meados de 1999 em valor de mercado que teria se tornado o maior da história, mas o valor corrigido da inflação mostra que a Apple não tinha chegado àquele valor.


A Apple pelo mundo Todas as Apple Stores seguem o mesmo padrão e conceito da marca, são minimalistas e claras, além de focarem na experiência do consumidor com os produtos da marca.

Apple Store nos Estados Unidos

Apple Store na Inglaterra

Apple Store na França

Apple Store na China


Filiais da Apple: I Store As lojas I Stores são as filiais da Apple que tem a licença para venderem os computadores e equipamentos eletrônicos da Apple e fazerem reparos e assistência técnica em um espaço menor, como shoppings e lojas do centro mas que possuem a mesma linguagem das lojas matrizes que existem.


O Escritório de Arquitetura A Apple Store escolhida foi 5th Avenue feita pelo escritório Bohlin Cywinski Jackson e pelo Engenheiro Estrutural Eckersley O’ Callaghan em Nova Iorque. O Escritório Bohlin foi fundado em 1965, ele tem sedes Wilkes-Bare, Pittsburgh, Philadelphia, Seattle e São Francisco e recebeu mais de 470 premiações entre regionais, nacionais e internacionais. E, dentre outros grandes projetos, já trabalhou com Apple 18 vezes. O repertório de projetos é vasto, porém possuem um grande portfólio na área educacional, trabalhando para diversas universidades americanas. A diversidade na tipologia dos projetos também aparece na escolha dos materiais, sempre tirando máximo proveito da estrutura utilizada. Em escalas menores, como nas residências, quase todas premiadas pela arquitetura qualificada, o conceito de unidade formal, detalhes e equilíbrio de materiais fica evidente. Trabalhos do escritório:

Apple Store Ginza, Tokyo, Japan

Seattle City Hall, USA

Gosline House, Seattle, USA


Loja Escolhida A loja escolhida foi a Apple de Nova York localizada na 767 Fifth Avenue, entre as ruas 58 e 59, foi a segunda loja da Apple aberta em Manhattan, está foi aberta 19 de maio no local proeminente perto FAO Schwarz e Bergdorf Goodman tem vista para o Central Park e é aberta 24 horas por dia. A loja ocupa a parte subterrânea da nova praça em frente da General Motors. Ela utiliza da estrutura de circulação vertical de vidro para atrair nível da praça transeuntes até o nível principal subsolo da loja. A 32 metros de cubo de vidro estrutural marcando a entrada da loja. Abrigando um elevador de vidro transparente envolto por uma escada circular de vidro, o cubo transparente atrai clientes para o nível abaixo que está na loja.


Desenhos da obra - Croquis

Croqui inicial da Fachada com o cubo de Vidro feito pelo Escrit贸rio

Primeiro Croqui da planta / Vista Superior feito pelo Escrit贸rio


Desenhos da obra - Planta 1º Pavimento Edifício CBS

Spots de Iluminação Edifício FAO Schwartz Edifício GM Building

Paisagismo Pequeno Lago

Vista Superior da Loja


Desenhos da obra - Planta e Elevação

Planta

Elevação


Desenhos da obra - Esquema de Layout para Exposição


Desenhos da obra - Corte / Elevação


Análise Iluminação Os engenheiros estruturais responsáveis pelo projeto e vidro são do escritório Durante o dia, o cubo de vidro é um domo de luz natural iluminando a loja com a luz natural do sol e durante a noite torna-se uma assinatura marcada pois é um cubo iluminando a praça.


Análise Ergonômica Bancada de exposição de produtos e estoque no seu interior

Bancada do Genius Bar (informaçoes sobre os produtos)

Painel de exposição de acessorios

Banquetas de descanso para um maior tempo te experimentação.

Mesa de mostruário de um determinado produto

Area de circulaçao

Elevador e Escada

Único banco coletivo, para espera e descanso


Fluxograma dos Clientes

2

1

5

3

6

4

1 O cliente chega na entrada da loja

4 Local onde está a venda dos Ipods e Itunes

2 Ele opta por entrar na loja pelo elevador

5 Mesa com Banquetas onde tem a experimentação de produtos

ou pela escada 3 Chegando ao interior da loja onde se encontra o banco para descanso

6 Após a escolha do produto ele é encaminhado ao Genius Bar que tem

vendedores capacitados a ensinar o cliente a como usar o seu produto

• O fluxo dos clientes é bem transitório pois eles devem caminhar pela loja para conhecer e testar produtos e eles são livres para andar por toda loja sem que os vendedores os incomode.


Fluxograma dos Vendedores

2

1

5

3

6

4

1 O vendedor chega na entrada da loja

4 Local onde está a venda dos Ipods e Itunes

2 Ele opta por entrar na loja pelo elevador

5 Mesa com Banquetas onde tem a experimentação de produtos

ou pela escada 3 Chegando ao interior da loja onde se encontra o banco para descanso

6 o vendedor participa desse fluxo e vai para o Genius Bar que tem

vendedores capacitados a ensinar o cliente a como usar o seu produto

• O fluxo dos vendedores é bem parecido com o de clientes pois os vendedores ficam andando pela loja enquanto o cliente testa e procura produtos e são eles quem vão guiar os clientes para compra e testes.


O Elevador e a Escada Helicoidal A Escada e o Elevador foram feitos respectivamente e de Vidro Estrutural e Aço para compor com o ambiente e tambÊm para sustentar o grande fluxo de clientes que passa pela loja.


Anรกlise Materiais Utilizados e Paleta de Cores Do exterior, observamos os materiais vidro e metal, ao descer as escadas ou mesmo o elevador de vidro e chegar ao subsolo, notamos o uso de materiais como madeira, vidro e aรงo inoxidรกvel.

Paleta de Cores

50% Aรงo Inoxidรกvel e Metal

30%

Vidro

20%

Madeira Clara


Mobiliário no espaço e suas soluções

A loja ocupa o subsolo então foi escolhidoi mobiliários urbano que tem nas mesmas lojas padrões da Apple.

O Mobiliário consiste em encaixes apenas e é feito com madeira maciça clara e muitos deles possuem guardadores internos que servem como estoque de produtos.


Perfil do consumidor O perfil do Consumidor da Apple é apontado como maioria jovens e adolescentes. Segundo o resultado de uma pesquisa realizada pela Piper Jaffray, nos Estados Unidos. Os produtos marcados pela maçã de Steve Jobs são destaque na lista de dispositivos desejados por grande parte dos entrevistados. O iPad 2 está no topo do ranking de tablets da Consumer Reports mais de um terço dos adolescentes disseram que estão pensando em comprar um iPhone nos próximos seis meses, e 20% deles planejam comprar um tablet, possivelmente um iPad, ambos fabricados pela Apple. O resultado do levantamento feito com 4.500 estudantes sobre seus interesses em produtos eletrônicos e no consumo de conteúdo multimídia foi divulgado nesta quartafeira pelo Business Insider . Os dados revelam ainda que, entre os players de MP3 e serviços de música on-line oferecidos, o iPod e o iTunes lideram a preferência e dominam cerca de 80% do mercado. A pesquisa da Piper Jaffray sobre consumo e tecnologia é feita de dois em dois anos e colheu amostras de depoimentos com alunos de ensino médio, público alvo dos produtos de mídia''


A Tipografia da Apple A Tipografia da Apple refere-se ao marketing da loja aos sistemas operativos, ao design dos produtos e também as fotnes que Steve Jobs criava. A primeira fonte utilizada foi a Motter Tektu que foi feita para o Machintoshj ao lado do logo, já a Segunda fo ia Apple Garamond que é uma fonte tipográfica derivada do Garamond, utilizadas nos primeiros produtos da Apple. E no Lançamento do computadoe eMac em 2002, a Apple alterou a fonte que usava na imagem corporativa a Apple Garamond para a Myriad, presente a agora em todos os seus produtos e aplicações de marketing. O logotipo da maçã partiu do diagrama que sugere as proporções perfeitas aos princípios da proporção áurea.

Logotipo da Maçã


Marketing e publicidade da Marca Apple A empresa trabalha muito com a publicidade ela sempre relaciona seu produto com o marketing, incluindo parcerias com outras empresas para alavancar a venda de seus produtos. O Marketing da Apple começa desde a criação até o lançamento de seus novos produtos.


Brainstorming

Tecnologia Pioneirismo Desejo Funcionalidade

Atualidade Aรงo Frio Design Sinteticismo Status Moda Minimalismo Vidro


Briefing Necessidades do cliente: - Exposição - Balcão - Vitrine - Estoque - Espaço para informações do produto O Projeto consiste na Marca, Produto, Identidade Visual, Espaço e Usuário As Pesquisas: Avaliação do Griff, Pesquisa, Aspectos Positivos e Negativos e a Gestão Proposta consiste em: - Uma nova intervenção no espaço - Iluminação - Mobiliário - Novos Revestimentos - Projeto Acústico - Mudanças de Estrutura: Inserir Estoque para a reposição de Mercadorias, Banheiro, Vitrine e Caixa


Condicionantes Conceituais – Identidade Marca A loja escolhida foi a Apple de Nova York localizada na 767 Fifth Avenue, entre as ruas 58 e 59, foi a segunda loja da Apple aberta em Manhattan, está foi aberta 19 de maio no local proeminente perto FAO Schwarz e Bergdorf Goodman tem vista para o Central Park e é aberta 24 horas por dia. A loja ocupa a parte subterrânea da nova praça em frente da General Motors. Ela utiliza da estrutura de circulação vertical de vidro para atrair nível da praça transeuntes até o nível principal subsolo da loja. A 32 metros de cubo de vidro estrutural marcando a entrada da loja. Abrigando um elevador de vidro transparente envolto por uma escada circular de vidro, o cubo transparente atrai clientes para o nível abaixo que está na loja.


Análise Iluminação Os engenheiros estruturais responsáveis pelo projeto e vidro são do escritório Durante o dia, o cubo de vidro é um domo de luz natural iluminando a loja com a luz natural do sol e durante a noite torna-se uma assinatura marcada pois é um cubo iluminando a praça.


Condicionantes Econômicos \ Materiais – Custos

Materiais: Madeira, vidro e alucobond O mobiliário são mesas de madeira com estoque e banquetas. A vitrine será de vidro compondo o espaço. No interior da loja terá painéis de alucobond (Genius Bar) para usar elementos semelhantes na loja com iluminação específica nestes painéis, a parede com revestimento de tijolos. Inserir um banheiro, estoque, ar condicionado, e um espaço para crianças. Melhoria da Acústica com o gesso acartonado


Condicionantes Sócio \ Culturais – Usuários (APO)

A pesquisa de campo nos apontou alguns problemas para os usuários e a partir disto, fizemos uma escolha de qual local seria melhor para inserir a loja e que levasse um maior público para um setor específico.


Condicionantes Físicas – Griff

As condicionantes físicas do Griff Shopping, a partir da pesquisa de campo, percebemos pontos positivos e pontos negativos, eles nos levam a uma preocupação: o local em que em que ele se localiza possui alguns ruídos, existem fatores (segundo a pesquisa) que fazem com que ele não seja tão freqüentado durante dias úteis, e a partir disto percebemos que a loja da Apple seria de grande importância para a melhoria dos fluxos do Griff.


A loja escolhida - Games e Games Tecnologia

A loja escolhida foi a Games e Games Tecnologia devido a semelhança de produtos vendidos com a marca escolhida, a loja se localiza no 2º andar que não é o que possui maior fluxo mas não precisa subir tantas escadas facilitando o acesso e também porque ela fica perto do corredor que dá para a praça de alimentação trazendo um maior fluxo para aquele local.


Proposta Projetual


Proposta Projetual


Projeto Definitivo O projeto depois de várias interferências tomou forma e começou a ser projetado. Ele foi pensado para que atenda o público específico da Apple, então tem a iluminação de destaque e tem painéis com iluminação, o Genius Bar foi um espaço planejado para atender os clientes então tem banquetas e a loja possui uma circulação assimétrica fugindo do comum. As cores são basedas no cinza e no metálico para que os objetos expostos façam parte do espaço assim chamando atenção para eles. O mobiliário foi redesenhao pensando de forma a tender o estoque e a exposição necessária, então ele tem um desenho que atende essas necessidades.


Projeto Definitivo - Perspectivas


Projeto Definitivo - Perspectivas


Desenhos Técnicos A Proposta para a melhoria do Griff Shopping é inserir a loja da Apple empresa que tem o objetivo de projetar e comercializar produtos eletrônicos de consumo, software de computador e computadores pessoais. Assim percebemos que com seu conceito inovador podemos ter várias soluções projetuais e uma loja que possa tender este público que frequenta o Griff.

ESCALA 1:50

ESCALA 1:50 ESCALA 1:50


Desenhos TĂŠcnicos - Detalhamento


Memorial Descritivo

O piso é resinado cinza.

Sofá Aster Papposus

Banqueta Icon

Aço

Resinado cinza

Alucobond


Proposta de Iluminação e Cálculo Luminotécnico

Ambiente:

Loja apple

Dimensões: Comprimento:

6,55 m

Largura:

6,50 m

Pé direito:

2,80 m

Plano de trabalho:

0,75 m

Altura de suspensão:

0,00 m

Cores e refletância: Média Especificação: Luminária de sobrepor para 4 lâmpadas fluorescentes tubulares de 16W. Corpo e aletas planas em chapa de aço tratada com acabamento em pintura e letrostática epóxi-pó na cor branca. Refletor em alumínio anodizado de alto brilho. Alojamento do re ator na lateral. Equipada com porta-lâmpada antivib ratório em policarbonato, com trava de segurança e proteção contra aquecimento nos contatos.

Teto:

70

Parede:

50

Piso:

10

Aplicação: Ambientes onde há o exercício de tarefas mistas co m uso de computadores, exigindo controle de ofuscamento como escritório, loja, biblioteca, esco la, banco, hospital, etc.

Condições do ambiente:

Limpo

Fator de perdas luminosas:

0,8

Rendimento:

Fluxo luminoso:

1200 lm

Fator de reator:

1,00

Tipo de atividade:

Tarefas com requisitos visuais normais

Luminária:

3571 4xT26 16W

Iluminância solicitada:

500 lux

Quantidade:

9

Dimensões:

73% A= 70 x L= 671 x C= 650 mm.

Código:

3571.416.300

3

Número de colunas:

3

Número de linhas:

Distância entre colunas:

2,18 m

Distância entre linhas:

2,17 m

Distância parede

1,09 m

Distância parede

1,08 m

- colunas:

- linhas:


Proposta de Iluminação e Cálculo Luminotécnico

Empresa:

Apple

Obra:

Griff Shopping

Dados adicionais: Autor:

Danilo e Shyrlene

Data:

06/09/2013

Revisão:

Ambiente

Luminária

Código

Loja apple

3571 4xT26 16W

3571.416.300

Qtde 9

Emcz (lx) E méd (lx) E máx (lx) E mín (lx) 463

405

570

176

141 Cálculo realizado pelo método ponto a ponto, em fun

Ambiente:

Loja apple

E médio:

405 lx

Luminária:

3571 4xT26 16W

E máximo:

570 lx

Código:

3571.416.300

E mínimo:

176 lx

Quantidade:

9

E mcz:

463 lx

277

412

548

ção dos dados fotométricos da luminária. Não consid

684

lx

era as reflexões no teto, paredes e piso.


Cronograma

18/09 Projeto Entregue

Criação do Projeto e Maquete 14/09 Atendimento e Criação do Projeto Atendimento e Criação do Projeto

13/09

Criação do Projeto e Maquete

10/09

06/09

Viagem ao Rio de Janeiro

19/08

15/08

05/09

Acidente Shyrlene / Danillo começa a projetar

Atendimento e proposta projetuais

09/08

Visita in loco ao Griff Shopping 06/08

Idealização e propostas projetuais

Apresentação dos fluxos

26/07 12/07

Visita in loco ao Griff Shopping Visita in loco ao Griff Shopping 06/07


Atelie Projeto Final