Issuu on Google+

Centros comerciais em revista

Ano XXI - 2012 - Edição 85 Distribuição gratuita

Shopping Amoreiras celebra 27 anos

Multi inova na sustentabilidade

Icsc Retail Real Estate World Summit - Xangai

Conferência Europeia ICSC Estocolmo - Abril 2013


Logo Amoreiras 08 200x45mm.pdf

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

1

9/13/10

2:21 PM


editorial Propriedade

Associação Portuguesa de Centros Comerciais

Direcção António Sampaio de Mattos Direcção Executiva Pedro Teixeira

Shopping Centros Comerciais em Revista Bimestral • Ano XXI - 2012 - Edição 85

Produção e Edição

EDIÇÕES E COMUNICAÇÃO, S.A.

Página 3 - Edições e Comunicação S.A. Av. António Augusto de Aguiar 108 - 8º Tel.: 21 355 93 70 - Fax 21 355 93 70 1050-019 Lisboa Coordenação Editorial Luís Aragão Produção e Edição Gráfica Mediapearl - Comunicação e Serviços, Lda. Rua 1º Cabo José Martins Silvestre, 6 3-Dtº 1800-310 Lisboa mediapearl@mediapearl.pt Publicidade Fernando Rodrigues Tm: 91 373 32 20 Pré-Impressão, Impressão e Acabamento RBM - Artes Gráficas, Lda. Alto da Bela Vista, 68 - Pav. 8 r/c 2735-336 Cacém Tiragem: 15 000 exemplares Distribuição Gratuita Depósito Legal n.º 54-808/92 Registo no ICS n.º 117131

Este último trimestre de 2012 tem sido profícuo em notícias de elevada carga negativa para os portugueses, relacionadas com a profunda crise que o nosso país atravessa e com as soluções preconizadas pelo Governo para a resolver, nomeadamente com os consideráveis aumentos nos impostos que irão afectar o rendimento disponível das pessoas. O ano 2013 será por isso difícil, exigindo grande esforço e proficiência na arte da gestão e controle de orçamentos, quer ao nível pessoal, familiar, das empresas mas também das finanças públicas. O problema de viver com menos dinheiro é transversal a todos, e não apenas a alguns. É, porém, do lado da governabilidade do país que se terão de gerir os mais complexos equilíbrios e desequilíbrios. Mas acredito plenamente que uma vez mais iremos conseguir ultrapassar este momento difícil. A nossa longa História mostra que conseguimos, várias vezes, ultrapassar as adversidades mesmo em situações críticas, onde esteve em causa a própria independência nacional. Ao difícil Orçamento de Estado para 2013, sucede a intenção do Governo reavaliar as funções do Estado, reduzindo consideravelmente a despesa com os sectores que são os maiores sorvedores de recursos públicos, nomeadamente a saúde, a defesa, a segurança social e a educação, ideia que parece ser inevitável de modo a permitir o ajuste orçamental à realidade da disponibilidade financeira do pais, libertando meios para o desenvolvimento e crescimento. Convém não esquecer que os compromissos com as entidades externas que nos têm estado a financiar são um ponto de honra que teremos de assumir enquanto país, percorrendo um longo e sinuoso caminho que nos leve ao merecimento da confiança dos nossos credores e dos mercados que só nos financiarão no futuro, se essa confiança for efectiva. Sabíamos à partida que a austeridade seria o único caminho possível. Mas se há alternativas, então alguém que as apresente e as justifique. É óbvio que o Executivo está a tentar solucionar, agora do lado da despesa, o problema crónico com que as finanças públicas se defrontam, tentando um compromisso de Estado entre todos os partidos do chamado “arco governativo” e demais entidades representativas da sociedade. Entendo por isso que, se for essa a solução para a nossa sobrevivência, estas reavaliações devam ser negociadas e aprovadas com a maior brevidade, não podendo ninguém responsável colocar-se de lado, indiferente ao futuro. António Sampaio de Mattos Presidente

Shopping

Ano XXI - 2012 - Edição 85

Morada Av. Eng.º Duarte Pacheco Amoreiras Torre 2 - Piso 9 - Sala 2 1070-102 Lisboa Portugal Tel.: 21 319 31 88 - Fax: 21 354 34 01 E-mail: geral@apcc.pt

3


sumário

Shopping

Ano XXI - 2012 - Edição 85

Centros Comerciais em Revista

4

16

Amoreiras celebra número 27

18

MMM pioneira em qualidade da gestão

20

ICSC Conferência Europeia 2013

28

“Pop Up In Store Retail Talks”

30

ICSC discutiu globalização na China

O Centro Comercial Amoreiras comemorou 27 anos, no passado dia 27 de Setembro. De modo a celebrar o “casamento” das datas, o grupo Mundicenter avançou com uma promoção para os seus clientes que garantia descontos, precisamente no valor de 27 por cento.

De acordo com um comunicado divulgado pela companhia, a Multi Mall Management Portugal, gestora dos centros comerciais da marca Forum, entre outros, foi o primeiro operador português a obter as certificações internacionais de gestão da qualidade, do ambiente, da saúde e da segurança, atribuídas pela Lloyd’s Register Quality Assurance.

Já se encontra definido o mote e o destino para a realização da Conferência Europeia do ICSC a ter lugar em Abril de 2013. Estocolmo, a capital Sueca, foi a cidade escolhida para reunir os profissionais da indústria europeia dos centros comerciais, a qual estará subordinada ao tema “Innovate Today, Succeed Tomorrow”.

É o nome escolhido para um ciclo de eventos itinerantes que terá por objectivo reflectir e debater o sector do retalho, tanto no âmbito imobiliário, como da sua dinâmica e performance comercial. A primeira “conversa” decorreu em Outubro e para cada uma das que terão lugar no futuro será criado um ambiente inédito e surpreendente, em localizações comerciais inesperadas.

Sob a temática da globalização do retalho, teve lugar em Xangai, China, entre 11 e 14 de Setembro, uma mega-conferência patrocinada pelo ICSC que abordou a relevância desta questão no âmbito de um mundo cada vez mais “próximo”. O ICSC Retail Real Estate World Summit fez a análise e perspectivou as grandes tendências de futuro para a indústria dos centros comerciais.

Shopping


notícias Parque Nascente com nova Loja Bianca

Centro Comercial Continente Portimão adopta animais O Centro Comercial Continente de Portimão, em colaboração com a Associação de Defesa dos Animais de Portimão (ADAP), promoveu uma acção de adopção de animais abandonados e de recolha de bens, no âmbito do Dia Mundial do Animal, que se assinalou a 4 de Outubro. O objectivo era sensibilizar a população para a necessidade e assegurar a entrega de alimentos e bens essenciais, como camas, coleiras, trelas e produtos de higiene, por exemplo. No âmbito da acção decorreu ainda uma exposição de fotografias de animais, assim como algumas sessões de esclarecimento sobre tratamentos, doenças e necessidades dos animais, com o apoio de um técnico de veterinária.

A Loja Bianca, localizada no piso 1 do Centro Comercial Parque Nascente, foi alvo de uma renovação, tendo passado dos anteriores 85 m2 para uma área de 200 m2. A sapataria passa a dispor de um maior número de colecções, fazendo crescer significativamente a diversidade de oferta. Recorde-se que a marca é conhecida pelo seu estilo fashion, de inspiração italiana, mas com um target transversal em termos de segmentos de mercado. O Parque Nascente, gerido pela Ségécé Portugal, conta com um total de 152 lojas e uma ABL de 63.500 m2, incluindo 12 salas de cinema e 3.400 lugares de estacionamento.

Ano XXI - 2012 - Edição 85

Dolce Vita Porto com cinema a 10 euros

6

O centro comercial Dolce Vita Porto iniciou com uma campanha que proporciona aos seus visitantes dois bilhetes de cinema por 10 euros, incluindo também um serviço de guarda de crianças. Esta campanha permite que enquanto os adultos assistem ao seu filme preferido, as crianças estejam no “Espaço Traquinas” ao cuidado de uma equipa de monitoras, que asseguram todos os cuidados necessários e desenvolvem actividades de animação. A campanha é válida às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados, das 19h às 24h.

Shopping

Mundo Playmobil em exposição no ArrábidaShopping Decorre no ArrábidaShopping, até 3 de Janeiro, uma exposição Playmobil. É uma iniciativa destinada a toda a família, onde os miúdos podem brincar no mundo Playmobil e os graúdos recordar os seus tempos de infância. Desde passear pelo deserto e ver as pirâmides do Egito, viajar até à pré-história, navegar em barcos piratas ou andar de baloiço no jardim da casa, tudo é possível no universo Playmobil que agora o centro comercial disponibiliza. Um dos objectivos é estimular a imaginação infantil, de preferência fazendo equipa com os progenitores e com o âmbito didáctico que sempre caracterizou a marca de brinquedos. A exposição pode ser visitada todos os dias das 10:00 às 22:00h. A zona lúdica com a disponibilização de brinquedos está patente de segunda a quinta-feira das 14:00 às 22:00 e das 10:00 às 22:00h à Sexta-feira, Sábado, Domingos e feriados.


Chá das 5 no AlgarveShopping

Continente de Loures celebra 10 anos com acções de sensibilização O Centro Comercial Continente de Loures, gerido pela Ségécé Portugal, vai celebrar o seu décimo aniversário com diversas acções de sensibilização junto da população local. Exemplo disso foi a iniciativa, promovida em parceria com a PSP, para dar conselhos sobre as regras de trânsito aos mais novos. Outra actividade dentro do mesmo âmbito festivo foi a recente recolha de sangue, efectuada com o apoio do Instituto Português de Sangue. Além disso, estão prevista várias iniciativas com animação para toda a família, assim como prémios para os melhores clientes.

A temática “Chá das 5” inspirou o “Get the Look” desenvolvido no AlgarveShopping durante o mês de Setembro. Tratou-se de uma forma diferente e original de mostrar as últimas tendências da moda, numa acção onde estavam expostas as colecções preparadas para a actual estação de Outono. Como benefício adicional, as peças seleccionadas foram ainda alvo de descontos para quem as quisesse adquirir. A iniciativa expunha cerca de 30 manequins sentados à mesa, num total de quatro cenários. Recorde-se que o projecto “Get the Look” pretende levar a moda aos portugueses de uma forma original e acessível, conjugando estilos irreverentes e pretendendo, segundo a Sonae Sierra, detentora do AlgarveShopping, contribuir para a democratização da moda e para a promoção da beleza e do bem-estar.

Farmácia Madeira abre no MadeiraShopping

Consciente da evolução do mercado e das necessidades dos seus clientes, o centro comercial Amoreiras está promover inovações, que incluem novas lojas, remodelações, mudanças de espaços e ainda novas lojas temporárias. No parâmetro da nova oferta, destaque para a unidade Eataly (Restaurante Italiano), assim como para a Zara e para a Liu-Jo, que brevemente também irão integrar o mix comercial do empreendimento. Na Praça central, podemos agora encontrar os novos espaços da Artisani, Godiva e Delta Q. Por sua vez o Boticário, o Caderno Diário, a DIM e a Bershka ocupam agora novos espaços. A Mango foi alvo de uma remodelação e a loja Pequenos Pormenores, contínua disponível, mas agora num formato temporário.

O MadeiraShopping acaba de reforçar a diversidade na oferta de lojas e serviços aos clientes com a abertura da Farmácia Madeira. A unidade estará aberta ao público todos os dias, com horário alargado (das 9.00 às 22.00h), e vem colmatar a ausência de farmácias na zona, servindo um vasto leque da população das freguesias de São Martinho e Santo António. Localizada na zona das lojas exteriores, tem estacionamento gratuito.

Shopping

Ano XXI - 2012 - Edição 85

Inovação no Amoreiras Shopping

7


notícias Galerias Saldanha Residence promovem acção de Make-up e Styling No âmbito da exposição de Arte & Cultura Visual, a ETIC – Escola Técnica de Imagem e Comunicação – desenvolveu um workshop de make-up e styling nas Galerias Saldanha Residence, em Lisboa. Os participantes aprenderam a valorizar a sua imagem com os alunos licenciados da ETIC e a contactar com as novas tendências de moda e maquilhagem. A iniciativa contou com a colaboração de diversas lojas do centro, concretamente Bimba & Lola, Hugo Boss, Pepe Jeans, Heptender, Purificacion Garcia e Accessorize.

Cinema grátis nos Shoppings Mundicenter

Ano XXI - 2012 - Edição 85

Numa acção que será desenvolvida até 16 de Dezembro, os centros comerciais do grupo Mundicenter vão ter sessões gratuitas de cinema para as famílias. A cada semana, compras superiores a 25 euros valem dois bilhetes, dos quais os clientes poderão usufruir ao domingo. Estão incluídos nesta campanha o Amoreiras Shopping Center, Arena Shopping, Odivelas Parque e Oeiras Parque. Para os clientes, bastará trocarem os talões de compra pelos respectivos bilhetes de cinema para as sessões infantis das 11 horas do domingo (até um máximo de 8 bilhetes por família, equivalente a 100 euros em compras).

8

Hortas urbanas no Spacio Shopping O Spacio Shopping organizou, em meados de Outubro, workshops gratuitos de Hortas Urbanas, em parceria com a Horto do Campo Grande. Nesta iniciativa os participantes puderam aprender tudo sobre as técnicas e plantas que existem para facilmente criar hortas domésticas, por exemplo num jardim ou num terraço. Nesta iniciativa, puderam ser esclarecidas algumas dúvidas,

Shopping

nomeadamente sobre que espécies escolher, quais as principais características, se necessitam de sol ou não, ou ainda qual a altura ideal para regar e podar, entre outros aspectos. Para mais informações poderá aceder a www.spacioshopping.pt ou www. facebook.com/spacioshopping.

Ana Mesquita personaliza Shopping Cidade do Porto A nova campanha institucional desenvolvida pelo Shopping Cidade do Porto tem a assinatura de Ana Mesquita e o objectivo de promover uma compra com ponderação, que satisfaça a 100% os clientes. Segundo o centro, azul-marinho e preto, à cabeça das preferências; com toques de cores nos acessórios que vão do azul petróleo garrido ao beige e ao vermelho, são as tendências da estação.

Ateliers gratuitos de Patchwork no Arena Shopping Nos passados dias 12 a 14 de Outubro, o Arena Shopping organizou ateliers gratuitos de patchwork, onde os participantes puderam dar asas à sua criatividade e imaginação e deixar-se seduzir pelas diversas texturas, formas e técnicas de trabalhar os têxteis. Foi possível criar e personalizar objectos funcionais de utilização diária, tais como individuais para o pequeno-almoço, bolsas para o telemóvel ou sacos para óculos de sol, entre outros. A iniciativa contou com o patrocínio da Coats & Clark e da Casa Felizardo-Bernina.


Temos a solução para a sua empresa! Segurança e Saúde no Trabalho Consultoria Outsourcing Trabalho Temporário Informática Seguros Recrutamento & Selecção Segurança e Saúde no Trabalho Formação Trabalho Temporário

Consultoria Outsourcing

Recrutamento & Selecção Formação Informática Seguros Av. António Augusto Aguiar, 108 - 8� � 1050-019 Lisboa Tel./Fax: +351 213 559 370 � Tlm.: +351 924 451 297 simoes.moreira@triangulu.pt � www.triangulu.pt


notícias Teatro infantil gratuito no Freeport

O Outlet de Alcochete está a desenvolver uma campanha destinada a toda a família com crianças dos 4 aos 12 anos, na qual disponibiliza sessões gratuitas de teatro aos domingos. As sessões têm lugar no centro de exposições do Freeport, às 12h00, e inserem-se no programa Cenas ao Domingo, um ciclo de seis espectáculos que se prolonga até ao dia 11 de Novembro. A abertura das portas ocorre a partir das 11h45, num projecto que conta com a parceria da Rádio Comercial. O cartaz completo pode ser consultado em www.Freeport.pt.

cuidadosamente planeada pela equipa de design da Castelbel, tendo disponível toda a gama de produtos da companhia. Pop Up é um conceito cada vez mais utilizado nos centros comerciais e que consiste em espaços temporários – por períodos entre um a três meses, no caso do Shopping Cidade do Porto -, permitindo às marcas testar a receptividade de produtos e de serviços.

Primeira loja Liu-Jo em Portugal abre no Amoreiras

Ano XXI - 2012 - Edição 85

Sonae Sierra lança novo conceito de loja A Sonae Sierra lançou um novo conceito de loja nos centros comerciais com o objectivo de captar novas marcas, diversificar a oferta comercial e garantir o arrendamento dos espaços disponíveis. Com o nome “flash store”, o novo conceito tem por base o arrendamento de uma loja por um período máximo de seis meses para que o lojista possa testar a receptividade do seu produto no mercado. O carácter temporário do espaço confere condições mais atractivas no arrendamento. «As flash stores não foram criadas para responderem à crise no retalho», garante o director de ‘mall activation’ e inovação da Sonae Sierra, Carlos Jesus, mas «são uma forma de optimizar as lojas disponíveis nos centros comerciais». Apesar da quebra no consumo e da consequente racionalização que as marcas estão a encetar nas respectivas redes de lojas, os centros comerciais da Sonae Sierra «têm mantido elevadas taxas de ocupação, situando-se na ordem dos 98% no País», adiantou o responsável.

Castelbel no Cidade Do Porto O Shopping Cidade do Porto vai receber uma unidade Pop Up da Castelbel. A loja funcionará não só como espaço de venda, mas também como local preferencial para a apresentação de novidades e para a validação do interesse dos clientes em outros produtos a desenvolver por parte da marca. A decoração da POP UP foi

10 Shopping

O centro comercial Amoreiras vai receber a primeira unidade portuguesa da marca italiana Liu Jo. Situada no segundo piso, na praça central do shopping, esta insígnia especializada em moda é dirigida ao público feminino e tem como imagem de marca a conhecida modelo Kate Moss. O sortido inclui uma ampla gama de roupas, sapatos e acessórios para senhora, posicionando-se como marca de topo, com elevada notoriedade e percepção da marca por parte do consumidor.

Dolce Vita Porto oferece jantar e cinema grátis Até ao final do ano, jantar no Dolce Vita Porto pode valer a oferta de outro jantar e de um bilhete de cinema. Com a campanha “Cinema + Jantar Grátis”, basta validar oito refeições no cartão de fidelização e o Centro Comercial oferece-lhe um voucher “Super-Programa”. Para participar basta dirigir-se ao Balcão de Atendimento ao Convidado, solicitar o respectivo cartão e informar-se como pode usufruir desta campanha.


A AcabeHome Casa & Jardim abriu recentemente, no Odivelas Parque, a sua primeira loja na Grande Lisboa. Originária da Batalha, esta marca, que existe há mais de 35 anos, iniciou agora a sua expansão dentro do mercado nacional. O novo espaço oferece aos seus clientes 1.855m2 totalmente dedicados aos artigos de jardim e decoração, onde apresenta as mais prestigiadas marcas nacionais e internacionais, com artigos de qualidade e competitivos no preço. Entre outras encontramos referências da Guzzini, Bodum, Brabantia, Porcel, Cutipol, Silampos, Wmf, Lampe Berger, Leifheit, Mathilde M., Spal, RCR, Zack, Bormioli Rocco, Lékué, Atlantis, Luminarc e Vista Alegre. Mais informações em www.odivelasparque. pt ou no facebook do shopping.

App Freeport O Freeport acaba de disponibilizar uma nova aplicação exclusiva para smartphones Android e iPhone. Desenvolvida a pensar nos milhares de turistas que anualmente visitam o maior Outlet da Europa, a App Freeport Outlet foi criada para ajudar o turista a obter de forma rápida e intuitiva toda a informação que necessita sobre o Freeport directamente no seu smartphone. A aplicação é totalmente gratuita e está disponível em português e inglês. Inclui informações úteis sobre como chegar ao outlet, qual o mix comercial presente, assim como horários e contactos das lojas, além de informação sobre promoções e ofertas especiais em vigor. A aplicação Freeport Outlet pode ser descarregada directamente nas versões Android e iOS através da página http://m.freeport.pt/freeapp.php, ou pesquisando no Google Play e na App Store.

Immochan promove mostra de emprego no Alegro Alfragide O Centro Comercial Alegro Alfragide recebeu uma mostra de oportunidades de emprego, organizada pela Immochan, imobiliária do Grupo Auchan, nos dias 26 e 27 de Outubro. Tratou-se da terceira de quatro mostras a decorrerem pelo país. A primeira realizou-se na Galeria Comercial Jumbo Setúbal, depois no Alegro Castelo Branco e agora noAlegro Alfragide. A última iniciativa realiza-se na Galeria Jumbo Maia. De acordo com Elsa Camacho, Directora de Comunicação Interna e Desenvolvimento de Empresa da Immochan, «convidámos todas as empresas que procuram recrutar colaboradores e entidades ligadas à promoção de emprego e desenvolvimento de competências a participarem nas mostras de emprego com o objectivo de apoiar a empregabilidade e melhorar as condições de vida das comunidades onde se encontram. A participação é totalmente gratuita», sublinhou a responsável.

Spacio Shopping com actividades educativas O Spacio Shopping, em parceria com o Mega Estudo - Actividades Educativas, disponibiliza, todos os sábados das 10 às 18 horas, um conjunto de serviços essenciais para o desenvolvimento integral da pessoa, no seu espaço Spacio 4Kids. Tanto as crianças como os adultos terão à sua disposição uma série de actividades: Estudo Acompanhado (1º ao 3º ciclo), Sala de Estudo (Ensino Secundário), Curso de Métodos de Estudo (1º ao 3º ciclo), Explicações individuais (todos os anos), Cursos de Inglês e Espanhol (crianças e adultos), Cursos de Informática (adultos) e ainda um Gabinete de Psicologia. Composto por uma equipa de professores qualificados, este espaço terá como intuito ajudar as pessoas a atingir os seus objectivos, seja na escola, na vida profissional ou até no desenvolvimento da sua formação pessoal. Para quem tem dificuldades de aprendizagem, problemas emocionais ou comportamentais o Mega Estudo vai ainda dispor de um Gabinete de Psicologia com serviços de avaliação e acompanhamento psicológico.

Ano XXI - 2012 - Edição 85

Odivelas Parque estreia “AcabeHome” em Lisboa

Shopping 11


notícias Dolce Vita Coimbra premeia compras ao fim-de-semana Visitar e realizar compras ao fimde-semana no Dolce Vita Coimbra vai valer prémios interessantes. Desde 20 de Outubro, as compras de valor igual ou superior a 50 euros valem Dolce Cards no valor de 15 euros, num campanha que se prolonga até ao final de Novembro. Trata-se da campanha “Mega Fins-de-Semana”, cujo regulamento pode ser consultado no Balcão de Atendimento do centro comercial e no site www.dolcevitashopping.eu.

Parque Nascente abre Loja Equivalenza O Centro Comercial Parque Nascente, gerido pela Ségécé Portugal, vê reforçada a sua oferta comercial na área da estética e beleza com a abertura da Loja Equivalenza. Tratase da primeira unidade da insígnia localizada no Grande Porto, num conceito que se destaca pela vasta oferta em perfumes personalizados para homem, senhora e criança. Equivalenza, de origem espanhola, é uma marca branca de perfume a granel considerada como uma referência a nível internacional dada a sua capacidade na criação de novas fragâncias e na utilização de produtos naturais usados nos produtos de beleza.

Ano XXI - 2012 - Edição 85

Fins-de-semana animados no Oeiras Parque linha Durante os meses de Outubro, Novembro e Dezembro, o Oeiras parque vai organizar fins-de-semana com animação temática e pinturas faciais, para todas as crianças. Outubro será o mês da música, Novembro o mês do Teatro e Dezembro o mês do Natal, divulgou o “Shopping da Linha”, referindo que das 11h às 14h ou das 14h às 17h, serão realizados diversos workshops de música ou peças de teatro. Mais informações em www.oeirasparque.com ou no facebook do shopping.

12 Shopping

Aqua Portimão com Ponto de Recolha de Vestuário O Centro Comercial Aqua Portimão, em parceria com a Cruz Vermelha de Portimão, passou a ter um ponto de recolha de vestuário. Situado no piso -1, junto aos vestíbulos da zona laranja, o ponto de recolha de vestuário e calçado vem permitir que os visitantes do Aqua Portimão possam depositar os artigos que já não usam, mas que ainda se encontram em condições de utilização. Seguindo uma política de responsabilidade social, o empreendimento tem vindo a desenvolver acções junto da população local no sentido de apoiar e ajudar os mais carenciados.

Ilustração no 8ª Avenida O 8ª Avenida é um dos palcos do 5º Encontro Nacional de Ilustração, que decorre de 4 de Outubro a 30 Novembro em S. João da Madeira. A Oficina de Ilustração com a ilustradora Anabela Dias marcou o arranque das actividades lúdicas e culturais no passado dia 13 de Outubro. Esta foi apenas a primeira actividade, estando previsto um vasto programa educativo com outras oficinas de ilustração, lançamentos de livros, exposições e espectáculos multimédia. Desenvolvido pela Junta de Freguesia de S. João da Madeira, o 5º Encontro Nacional de Ilustração movimenta todos os anos milhares de alunos, professores, bibliotecários, escritores e ilustradores, bem como pessoas ligadas à arte e cultura. Esta iniciativa é já um acontecimento de reconhecida importância e de grande interesse no mundo da ilustração e da literatura infantojuvenil, que agora chega ao 8ª Avenida.

Sonae Sierra reformula presença no Brasil A Sonae Sierra Brasil, participada da Sonae Sierra, acaba de anunciar a aquisição de uma participação adicional de 9,5% no Franca Shopping, pelo valor de 9 milhões de Reais, cerca de 3 milhões de euros. Através deste negócio, a Sonae Sierra Brasil passa a deter 76,9% da propriedade do Franca Shopping, um centro comercial localizado na cidade de Franca, no estado de São Paulo, que conta com 18.500 m2 de ABL (Área Bruta Locável) e 106 lojas. A Empresa tem, ainda, dois centros comerciais em construção, o Boulevard Londrina Shopping e o Passeio das Águas Shopping, ambos com a inauguração prevista para 2013. O primeiro, localizado no estado do Paraná, terá 47.800 m2 de ABL e corresponde a um investimento de 88 milhões de euros, para uma área de influência na ordem dos 800 mil habitantes. O Passeio das Águas Shopping, em Goiânia, capital do estado de Goiás, terá 78.100 m2 de ABL ser-


breves internacionais

Espaços temporários nos shoppings da Mundicenter

O Grupo Mundicenter apresenta a solução ideal para quem queira usufruir de um espaço temporário nos seus shoppings, a custo reduzido. O Amoreiras, Arena Shopping, Braga Parque, Campus de S. João, Odivelas Parque, Oeiras parque e Spacio Shopping apresentam assim três hipóteses para aumentar a visibilidade de um negócio. Quiosque Mundishop: disponibilizados pelo shopping, adaptam-se facilmente a qualquer operador que pretenda dar a conhecer os seus produtos, sem ter de investir na produção do quiosque; Espaço próprio de quiosque: se o operador já tiver o seu próprio quiosque personalizado, poderá instalalo; Pop-Up Store: possibilidade de ocupar o espaço de uma loja que esteja vaga até esta ser preenchida pelo operador final, permitindo testar conceitos, apresentar marcas de produtos e serviços ou fazer campanhas temporárias com forte impacto.

Ria Shopping lança Cartão de Descontos O Centro Comercial Ria Shopping, gerido pela Ségécé Portugal, lançou um cartão de descontos para estudantes e residentes no concelho de Olhão. Através de comprovativos de morada ou de frequência da escola, os titulares passam a dispor de benefícios nas lojas aderentes a esta acção promocional, entre as quais encontramos a Good, Multiopticas ou os ginásios Vivafit. Recorde-se que o Ria Shopping tem um total de 80 lojas, distribuídas por três pisos, das quais se destacam o hipermercado Pão de Açúcar e a BOX, como também a maior pista de karts indoor do País, e uma das maiores da Europa, o AIKC – Algarve Indoor Kart Center. Com 14.000 m2 de ABL, 3 salas de cinema Algarcine, 20 restaurantes, e 1.100 lugares de estacionamento gratuito, é um centro concebido para um target familiar.

Comissão prepara certificação voluntária de edifícios não-residenciais A Comissão Europeia tem planos para desenvolver uma certificação voluntária dos edifícios não-residenciais, de modo a que estes equipamentos possam ser mais facilmente comparáveis dentro do universo comunitário. Parece haver um consenso sobre esta certificação, que traria valor acrescentado face aos actuais esquemas nacionais de certificação energética, comentou o organismo. A Comissão aconselha os seguintes critérios para a criação do sistema voluntário: existir uma escala única e directamente comparável entre países na Europa, a qual preveja as diferentes tipologias de edifícios, identificar os edifícios com melhor desempenho energético e proporcionar a hipótese de melhoria dos actuais edifícios através deste eventual novo sistema de certificação. Os trabalhos neste sentido terão início já em 2013, ano durante o qual será lançado pela Comissão um estudo de mercado para avaliar os conteúdos necessários para tal certificação.

Portugueses e irlandeses juntos na Roménia Uma joint venture entre a portuguesa Sonae Sierra e os irlandeses Caelum Development formalizou os seus planos para desenvolver o Park Lake Plaza, um centro comercial localizado em Bucareste (Roménia). Trata-se de um investimento estimado em 185 milhões sendo o segundo projecto conjunto das duas companhias.

Mercado único digital na UE A BusinessEurope publicou um relatório intitulado “single market: the way forward” cujas recomendações apontam para a necessidade de melhoria do mercado europeu. O documento assinala que a criação de um mercado único digital poderá trazer ganhos superiores a 500 mil milhões de euros até 2020. Contudo, adverte, para que tal propósito seja efectivo será necessário considerar o impacto de cada legislação nacional na perspectiva do e-commerce. Adicionalmente, a federação sugere a abordagem a outros aspectos importantes, tais como os diferentes regimes de IVA, sistemas de pagamento electrónico, directrizes de preço e necessidades de informação ao nível do produto/embalagem. Conclui este estudo que cerca de 40 por cento dos europeus compram online no seu próprio país, mas apenas 9% o faz noutros Estados-membros.

Ano XXI - 2012 - Edição 85

vindo uma área de influência com mais de 1.6 milhões de habitantes. Este novo Centro representa um investimento de 167 milhões de euros que fará do empreendimento o maior e mais moderno centro comercial da região. A reformulação do portfólio da Sonae Sierra Brasil, passou ainda pela venda da participação em três empreendimentos, tendo obtido com este negócio, um encaixe de 81 milhões de euros.

Shopping 13


notícias

Vila do Conde The Style Outlets alarga portefólio

vila do conde

O conceito continua a atrair retalhistas e passa a dispor na sua oferta das lojas Guess e Rockport, isto para além da renovação do espaço destinado à Lefties, que a partir de agora passa a ter uma área superior a 1500 metros quadrados.

S

egundo a administração do Outlet, a renovação da Lefties, que de 650 passa agora para 1.533 metros quadrados, revela a «grande aposta do grupo Inditex no Vila do Conde The Style Outlets, sendo esta a primeira loja em Portugal com o novo conceito da marca». Inaugurada recentemente, a nova unidade reflecte o conceito já apresentado pela marca em Espanha e que desta forma faz também a sua estreia no nosso País.

Ano XXI - 2012 - Edição 85

O espaço caracteriza-se pela amplitude e modernidade, com muita luz e divisão clara de cada secção, concretamente apresentando as colecções mulher, homem,

14 Shopping

criança, gangas, calçado e acessórios. Lurdes Martins, Directora-Geral da Neinver em Portugal, fez saber que, para grupo, a confiança depositada pela Inditex, nomeadamente integrando em Vila do Conde a primeira unidade do novo conceito, constitui «um grande orgulho». Entretanto, e na sequência da diversificação de oferta que o Outlet tem vindo a promover, estrearam também duas lojas, concretamente a Guess e a Rockport, as quais, não sendo uma estreia, são as primeiras integradas no conceito. No primeiro caso, a unidade compreende um total de 196 metros quadrados, enquanto a Rockport disponibiliza 106 metros quadrados aos seus clientes. Ambas as marcas têm origem norte-americana. A Guess dispõe de uma ampla oferta de moda (homem, senhora e criança) e, segundo foi comunicado, terá descontos entre 30 a 50 por cento. “A Guess é uma marca global, com linhas de estilo inovador, com uma grande aceitação no mercado nacional. Encaramos a abertura da nossa primeira loja outlet como uma forma de estarmos cada vez mais perto dos consumidores”, destacou a administração da nova unidade. Já a Rockport é um retalhista especializado na área do calçado com oferta integral para todos os segmentos, destacando que o compromisso assumido pela marca passa por «desenvolver um design confortável para o consumidor urbano e para o seu estilo de vida activo. O calçado Rockport adapta-se a cada passo, desde um dia no escritório, até qualquer actividade».


Almada Forum Armazéns do Chiado Ases na Manga ASMCC Blachere Portugal Bonaparte Bouygues Imobiliária British Land Bureau Veritas CascaiShopping CB Richard Ellis Chamartin Retail Cinclus Conceitos de Iluminação MK CPU Retail Architects Cushman Wakefield Deichmann Experian Footfall Forum Algarve Forum Aveiro Forum Barreiro Forum Castelo Branco Forum Coimbra Forum Madeira Forum Montijo Forum Sintra Forum Viseu Freeport Leisure Portugal Grupo KTL Inter IKEA Portugal Javere Jones Lang Lasalle kinaxixi MaiaShopping Movida Multi Development Portugal Multicenco Mundicenter Neinver Lusitana Novimovest - Galerias Saldanha Pingo Doce R.C. Sanches - Grupo Vitaminas Retail Valuation Iberica Securitas Ségécé Portugal Sonae Retail Properties Sonae Sierra Tarkett Portugal Tempo Team Tempus - Boutique dos Relógios Terras do Atlântico Urbaminho Vialojas - Arena Shopping


aniversário

Ano XXI - 2012 - Edição 85

Amoreiras celebra número 27

O Centro Comercial Amoreiras comemorou 27 anos, no passado dia 27 de Setembro. De modo a celebrar o “casamento” das datas, o grupo Mundicenter avançou com uma promoção para os seus clientes que garantia descontos, precisamente no valor de 27 por cento

16 Shopping


A celebração do aniversário não se ficou por aqui, pois outra das iniciativas consistiu no lançamento de um novo website para o centro, que pode consultar em www.amoreiras.com, assim como de uma versão mobile do mesmo. O endereço, aliás, reflecte bem o layout e design moderno que actualmente encontramos no Amoreiras. O novo sítio web apresenta muitas novidades. A par de uma imagem moderna e apelativa, dá agora maior destaque às lojas e às promoções desenvolvidas pelas marcas presentes no centro. Além disso, dispõe de uma área específica para tendências de Moda e Gadgets e possibilita ainda a compra de bilhetes para cinemas. De acordo com Nelson Leite, Director Geral do Amoreiras Shopping Center, o empreendimento assinala o seu 27º. Aniversário, «orgulhando-se de, quase três décadas depois,

continuar a ser, pelo seu dinamismo e modernidade, o centro comercial de referência e de excelência de Lisboa. De facto, o Amoreiras não parou no tempo. Consciente da evolução da sociedade portuguesa, do mercado e das necessidades dos seus clientes, os responsáveis do Amoreiras têm empreendido a renovação do centro, que apresenta hoje novas lojas, novas lojas temporárias, mudanças de espaços e outras inovações. Para melhor informação dos seus clientes, o site do Amoreiras também apresenta um novo visual», destaca. Nélson Leite mostra-se ainda orgulhoso do percurso do centro comercial, o qual tem sido reconhecido a vários níveis: «O Amoreiras Shopping Center é uma das obras mais emblemáticas de Lisboa – reconhecida e premiada em 1993 com o Prémio Valmor e o Prémio Municipal de Arquitectura – como expoente do pós-modernismo na cidade de Lisboa», adiantou. Neste momento, o shopping dispõe de 238 lojas, uma área total de 40.000 metros quadrados e 900 lugares de estacionamento coberto. Tem como âncoras o Pão de Açúcar, Box, Area, Cinemas Lusomundo e Sportzone, destacandose uma oferta de perfil premium, num conceito urbano e estilizado que desde há 27 anos tem animado o comércio da capital.

Ano XXI - 2012 - Edição 85

A

iniciativa rondou por completo o número 27, na medida em que o desconto para compras efectuadas nesse dia era carregado no Mundicenter Gift Card, em compras acumuladas iguais ou superiores a 100€, excepto as efectuadas no supermercado. O prémio máximo por participação era de 270 euros, numa oferta limitada ao total de 27.000€.

Shopping 17


reportagem

MMM pioneira em qualidade da gestão

Ano XXI - 2012 - Edição 85

De acordo com um comunicado divulgado pela companhia, a Multi Mall Management Portugal, gestora dos centros comerciais da marca Forum, entre outros, foi o primeiro operador português a obter as certificações internacionais de gestão da qualidade, do ambiente, da saúde e da segurança, atribuídas pela Lloyd’s Register Quality Assurance.

18 Shopping


Na sequência da atribuição, a MMM passa a estar certificada pela norma internacional ISO 9001, que reconhece a prática dos mais elevados padrões de Qualidade. Adicionalmente, a empresa recebeu também a certificação pela norma ISO 14001, relativa às Normas de Gestão Ambiental – isto depois de todos os 14 centros comerciais que gere em Portugal já a terem obtido individualmente ao longo da década passada. Finalmente, viu também atribuída a certificação pela OHSAS 18001, relativa às Normas de Saúde e Segurança no Trabalho. O CEO destaca que “este é um grande momento para a Multi Mall Management Portugal. Depois de cada um dos centros que gerimos no país terem sido reconhecidos pela qualidade da sua gestão ambiental, era também muito importante para a empresa a certificação integrada da qualidade da sua gestão”, sublinhando o facto de estarem

agora certificados todos os procedimentos internos e externos da empresa. Para o responsável, ”a certificação integrada aumenta as competências e conclui um sistema de melhoria dos processos de trabalho, aumenta a transparência para todos os nossos clientes e promove a excelência duma empresa com 15 anos de experiência. Todos os nossos procedimentos com os centros comerciais e com os clientes, seja a nível operacional, financeiro, comercial, de marketing ou jurídicos são reconhecidos como exemplares”, explica o CEO, frisando ainda o prestígio mundial da empresa certificadora.

Ano XXI - 2012 - Edição 85

C

omentando a circunstância, António Matias Lopes, CEO do grupo, assinalou ser este um «reconhecimento da exemplaridade dos processos» que a MMM tem vindo a implementar. Tal acreditação, fez saber a companhia, aplica-se aos diferentes activos geridos, nomeadamente as unidades de marca Forum, os Armazéns do Chiado, Espaço Guimarães ou o Albufeira Retail Park. O âmbito das certificações é triplo, sendo relativo a aspectos da operação que abrangem tanto os investidores internacionais como os parceiros comerciais e os utentes dos espaços.

Shopping 19


ICSC - International Council of Shopping Centers

Conferência Europeia 2013 – Estocolmo - Suécia

20 Shopping

Ola Ericson/imagebank.sweden.se.

Ano XXI - 2012 - Edição 85

Já se encontra definido o mote e o destino para a realização da Conferência Europeia do ICSC a ter lugar em Abril de 2013. Estocolmo, a capital Sueca, foi a cidade escolhida para reunir os profissionais da indústria europeia dos centros comerciais, a qual estará subordinada ao tema “Innovate Today, Succeed Tomorrow”. Um dos mais modernos centros de conferências do mundo, o “Stockhokm Waterfront Congress Center”, será o palco dos dois dias de trabalho.


Ola Ericson/imagebank.sweden.se.

negócio, desde a desmaterialização documental, até à comunicação de, e para os clientes. É este princípio que irá pautar os trabalhos em Estocolmo, tendo sempre como pedra basilar a análise às tendências e a forma como os retalhistas e os centros comerciais se posicionam na busca incessante de pessoas que avolumem o footfall, e por conseguinte, as vendas dos operadores que contam cada vez mais com crescentes níveis de concorrência física e virtual.

Os temas em debate estarão focados nas questões relativas à utilização das novas tecnologias no sector do retalho imobiliário, nomeadamente no relacionamento dos retalhistas e gestores de centros comerciais com as plataformas multicanal que já começaram a mudar a paisagem da interacção entre as pessoas e do modo como consomem. Porém, o tema da inovação não se esgota no patamar tecnológico, sendo ainda canalizada mais atenção sobre pormenores que outrora foram tidos como laterais. Hoje, a capacidade de interpretar os movimentos que parecem fora do contexto, pode ser a chave do sucesso, tendo sempre presente estratégias criativas baseadas em plataformas tecnológicas, a todos os níveis do

Ola Ericson/imagebank.sweden.se.

Ano XXI - 2012 - Edição 85

N

os dias 17 e 18 de Abril de 2013, Estocolmo irá acolher a maior conferência da indústria europeia dos centros comerciais, com o lançamento da 38.ª edição deste evento realizado anualmente pelo International Council of Shopping Centers – ICSC, este ano em co-autoria com a congénere nórdica da APCC, a organização regional Nordic Council of Shopping Centers – NCSC, que para além da indústria sueca, congrega ainda os operadores dinamarqueses e noruegueses.

Shopping 21


ICSC - International Council of Shopping Centers Os trabalhos irão decorrer num dos mais modernos centros de congressos do mundo, o Stockholm Waterfront Congress Center, com capacidade para acolher diversos eventos em simultâneo, tendo o grande auditório possibilidade de albergar três mil congressistas. O Edifício é ao nível tecnológico e de eficiência energética considerado “state of the art”, e por si só um motivo de grande interesse, tendo sido projectado pelo gabinete sueco White Architects.

As Visitas Técnicas - Estocolmo No passado mês de Outubro, foi promovida pela Nordic Council of Shopping Centers – NCSC a pré-conferência, dando a conhecer às congéneres europeias os centros comerciais e restantes esquemas de retalho imobiliário que irão ser alvo das visitas técnicas em Abril de 2013, no âmbito da Conferência Europeia do ICSC.

Cecilia Larsson/imagebank.sweden.se. Stockholm Waterfront Congress Center será o palco da Conferência Europeia do ICSC a ter lugar em Abril de 2013

Ano XXI - 2012 - Edição 85

Tuukka Ervasti/imagebank.sweden.se.

O edifício do Stockholm Waterfront foi desenhado pelo atelier sueco “White”, e é considerado um dos edifícios mais modernos e eficientes do mundo, para além de já se ter tornado um ícone da capital sueca.

22 Shopping


Mood Stockholm

Ficha Técnica

Mood Stockholm Ano de construção 2012 Tipologia Galeria Comercial Urbana; ABL 10.000 m2 N.º de Lojas 43; Propriedade, Promoção e Gestão: AMF Fastigheter (Imobiliária Comercial pertencente a um fundo de investimento sueco).

O Mood Stockholm dispõe de um jardim exterior onde existem “casas da árvore”, que na realidade são salas de reunião totalmente equipadas, que os clientes podem alugar por um dia, ou

O Mood é uma experiência única, fruto da combinação conceptual de diferentes tipos de restauração e retalho especialmente dirigido para a moda e casa (apenas decoração), dispondo de um “conciérge” verdadeiramente excepcional. Este centro é um produto de vanguarda, dirigido a um público profissional de classe média e média-alta. Localizado em Hötorget, o coração financeiro da capital sueca, a galeria ocupa um quarteirão e desenvolve-se em três pisos. A envolvente exclusivamente ocupada por escritórios, também predominantes nos pisos superiores dos diversos edifícios que compõem este complexo, alimenta o footfall do centro, que se carateriza por uma oferta muito dirigida à moda e à restauração. No caso da moda, a amplitude cobre todos os ramos, desde a mais formal alfaiataria, até às cadeias de retalho sportswear, de bom nível. No caso dos restaurantes, nota para uma oferta diversificada de restauração tradicional, desde a cozinha mediterrânica (italiana, espanhola), até à asiática (tailandesa, japonesa). Os restaurantes tradicionais contam com portas abertas também para a ruas envolventes, o que permite que estes espaços continuem a operar mesmo após o encerramento do centro, às 20:00h, nos dias de semana, e às 18:00h, aos fins-de-semana. Os restaurantes estão actualmente a ser um sucesso na cidade, existindo listas de espera de vários dias para as reservas.

O serviço de conciérge é uma das mais bem sucedidas experiências em toda a indústria sueca de centros comerciais. É possível a um cliente contratar serviços tão diversos como a limpeza da sua casa; alfaiataria à medida; aconselhamento de moda; catering e bartending ao domicílio; e até contratar um motorista para levar os clientes, e os seus carros, a casa (um serviço inovador, que conta com uma elevada procura).

Ano XXI - 2012 - Edição 85

no mínimo, por 1:45h., permitindo fazer reuniões presenciais ou por videoconferência.

Shopping 23


ICSC - International Council of Shopping Centers

Sturegallerian Ficha Técnica

Sturegallerian Ano de construção 1989, reformulado em 2005

Tuukka Ervasti-Imagebank.sweden.se.

Tipologia Galeria Comercial Urbana

Na galeria comercial situa-se um dos mais exclusivos e luxuosos clubes de Estocolmo, o Sturebadet. Com piscina, ginásio, SPA e restaurante, o seu interior totalmente em madeira, é uma herança cultural

Ano XXI - 2012 - Edição 85

da cidade que os suecos têm mantido intocável desde finais do século XIX.

No coração da zona comercial prime de Estocolmo, em Stureplan, junção com a BirgerJarlsgaten (avenida onde se concentram as marcas de luxo internacionais), situase um dos mais prestigiados complexos comerciais da capital sueca. Embora o projecto tenha sido reformulado, apresenta as mesmas características de grande parte das galerias com esta tipologia, ou seja, desenvolvendo-se nos pisos térreos de diversos edifícios distintos e sentese algum peso dos anos. Porém, este não deixa de ser um produto de topo, quer ao nível do retalho instalado, quer nos serviços, especialmente os mais dirigidos para os cuidados pessoais e bem-estar. Toda a galeria foi, aliás, desenvolvida em volta do edifício do Sturebadet, um tradicional balneário sueco do século XIX, totalmente em madeira, e que é actualmente um luxuoso e exclusivo clube, com piscina, ginásio, SPA e restaurante. A recepção do clube e os elevadores de acesso, encontram-se precisamente na zona central da Sturegallerian. Por sua vez, o retalho contempla uma variedade interessante, embora focado essencialmente na vertente mais clássica da moda. Destaque igualmente para a tradição cultural que este centro protagoniza, acolhendo no seu interior uma das mais emblemáticas livrarias da cidade. No âmbito da restauração, os bares lounge e “bistros” de inspiração francesa, dominam o panorama. Note-se que o Sturegallerian permanece como o destino para um

24 Shopping

ABL 15.300 m2 N.º de Lojas 58 Propriedade Tamweelview European (fundo árabe) Gestão Jones Lang LaSalle Visitas em 2011 6 milhões Vendas em 2011 59 milhões euros;

Os conceitos de restauração Bar Lounge, com gastronomia ligeira, marcam presença nesta galeria, muito dirigida para os hábitos alimentares dos suecos, que têm por costume fazer várias refeições ligeiras ao longo do dia.

público das classes mais altas, conotado pelos gostos mais conservadores e clássicos.


Bromma Blocks

Ficha Técnica

Bromma Blocks Ano de construção 1962, reformulado em 2010 Tipologia Retail Park + Galeria Comercial H3; ABL 55.000 m2 (total Retail Park+Galeria) N.º de Lojas 83 Propriedade KF Fastinheter (fundo imobiliário);

Um conceito de centro totalmente diferente, construído no interior de hangares de aviação desactivados, o Bromma Blocks é um misto de Department Store e centro comercial.

A cerca de 8 Kms do centro de Estocolmo na direcção Noroeste, junto ao Aeroporto doméstico de Bromma, situa-se o “Bromma Blocks”. Trata-se de um Retail Park que inclui no seu interior uma galeria comercial, designada por Hangar 3, ou mais comummente H3. Inicialmente este era um espaço de instalações aeroportuárias e os edifícios são hangares de aviação, que foram reconvertidos em retail. A galeria contempla uma ampla oferta, um mix comercial variado, com tónica na moda e decoração, para além de apresentar de igual forma uma variedade assinalável de restaurantes fast-food e algumas unidades de restauração tradicional. A zona envolvente é composta de bairros residenciais de classe média, tendo este centro, no entanto, uma área de influência alargada pela confluência de diversas autoestradas na entrada noroeste da cidade. Assim, o Bromma Blocks capta clientes a outras cidades satélite que se desenvolveram em redor, do mesmo modo que beneficia da estrutura de transportes que serve o aeroporto. Nota especial para o facto do pé-direito da galeria ser muito alto (6-7 mts), e as lojas desenvolverem-se praticamente em espaço aberto, quase como se de um Department Store se tratasse, sem paredes e com divisórias a separar as diferentes unidades. Por vezes apenas pela presença dos detectores de alarmes, é possível identificar a separação entre lojas. Este é de facto um centro com características muito próprias, mas que constitui um bom exemplo de adaptação de um centro comercial a um edifício construído com uma finalidade totalmente distinta.

A sinalética do centro é um dos elementos a destacar

Ano XXI - 2012 - Edição 85

Vendas em 2011 220 milhões euros (total Retail Park + Galeria);

Shopping 25


ICSC - International Council of Shopping Centers

Sollentuna Centrum

Ficha Técnica

Sollentuna Centrum

Zona com lojas topo-de-gama do Sollentuna Centrum, é totalmente revestida a madeira

Ano de construção 1975, reformulado em 2009 Tipologia Centro Comercial Regional ABL 30.000 m2 N.º de Lojas 114 Propriedade Steen & Ström

Ano XXI - 2012 - Edição 85

Nas instalações sanitárias, a limpeza é levada à perfeição, sendo criados ambientes muito agradáveis

Cerca de 15 Kms a Norte do centro de Estocolmo, na direcção do Aeroporto de Arlanda, encontramos a cidade satélite de Sollentuna. Trata-se de uma zona que protagonizou no final dos anos 60 um forte crescimento habitacional, e que se caracteriza actualmente como destino de jovens famílias de classe média. Aqui, a Steen & Ström, um dos maiores operadores suecos da indústria do retalho imobiliário, recentemente adquirida pela Klépierre/Ségécé, encontrou uma superfície comercial de meados dos anos 70, adquiriu e reconstruiu todo o complexo, tendo o novo Sollentuna Centrum aberto portas em 2011. Com cinco pisos e uma variedade do mix equilibrada, este centro de dimensão sub-regional, conta com uma zona de restauração muito diversificada, com diversos restaurantes de cozinha internacional e um sem número de cafetarias. No piso térreo encontra-se um hipermercado da marca ICA, desenvolvendo-se todo o estacionamento em edifício contíguo ao centro. Destaca-se um pormenor interessante no lay-out deste centro, pois cada zona tem um design e decoração distintos de todas as outras. Uma destas zonas contempla as lojas de topo, e está totalmente revestida a madeira, conferindo um ambiente confortável e acolhedor. Ainda sobre os aspectos dignos de referência uma nota para a extrema atenção e cuidado postos nas instalações sanitárias, desde o design dos espaços, do mobiliário que os equipa, passando pelo design das loiças sanitárias, até

26 Shopping

Vendas em 2011 127 milhões euros

ao ambiente sensorial criado e, claro, à limpeza levada à perfeição. Aliás, se tivermos de escolher tónicas comuns a todos os centros visitados, destacaremos obviamente o nível dos serviços ao cliente e logo de seguida, os cuidados e extrema atenção tida na concepção e operação das instalações sanitárias.

Centros Não Visitados Ficha Técnica

Gallerian

Kista Galleria

Ano de construção Ano de construção 1976, reformulado em 2009 1977, reformulado em 2009 Tipologia Galeria Centro de Cidade ABL 26.000 m2

ABL 50.000 m2

N.º de Lojas 83

N.º de Lojas 151

Propriedade AMF

Propriedade Kista Galleria AB

Vendas em 2011 174 milhões euros

Vendas em 2011 267 milhões euros


reportagem

“Pop Up In Store Retail Talks” analisa comércio Trata-se de um ciclo de eventos itinerantes que terá por objectivo reflectir e debater o sector do retalho, tanto no âmbito imobiliário, como da sua dinâmica e performance comercial. A primeira “conversa” decorreu em Outubro e para cada uma das que terão lugar no futuro será criado um ambiente inédito e surpreendente, em localizações comerciais inesperadas e que não se repetirão. Desta forma, a iniciativa recriará o conceito das Pop Up Stores, tão em voga.

Ano XXI - 2012 - Edição 85

A

28 Shopping

iniciativa, co-organizada pelo INV (Instituto de negociação e vendas) e pela consultora Jones Lang Lasalle, pretende implementar um estilo informal e interactivo, capaz de explorar novas possibilidades para lidar de forma eficaz com o novo contexto do mercado, contribuindo para a evolução positiva do sector. Nesta primeira acção, participaram mais de uma centena de pessoas, sendo produzida uma abordagem positiva e dinâmica, dando nota do que melhor se faz no nosso país e de como a crise não esgota os negócios, nem deve limitar a forma como as marcas se relacionam com o cliente. Originalidade é também a palavra de ordem deste ciclo e portanto a organização decidiu estruturar esta primeira conversa em três momentos diferentes: What’s going on? JLL e INV apresentaram as tendências de consumo, alterações no comportamento de consumidor e conclusões dos grandes eventos mundiais sobre retalho, a par da evolução do mercado imobiliário e da movimentação das marcas no mesmo; What’s going in? Empresários apresentaram e debateram as suas perspectivas, experiências e expectativas; What’s up? Momento de convívio e de networking.


Para Martim de Botton, responsável pela marca de gelados Santini, “paixão e acreditar” são palavras de ordem no comércio, onde é preciso estar de alma e coração, de forma diária, empenhada e apaixonada, pronto para assumir qualquer tarefa. Depois de 60 anos em Cascais, a Santini veio para Lisboa, há cerca de três anos, e prepara-se agora para abrir um novo espaço na capital, embora a estratégia seja, como assegurou o empresário, ter «um máximo de cinco a seis lojas em todo o país, para não desvirtuar a exclusividade que sempre esteve associada a este nome de referência da gelataria». Já para Nuno Seabra, que lançou recentemente a Nata Lisboa, a palavra de ordem é conceito. «Não criámos um produto, mas um conceito e a sua adequação ao contexto tem sido um factor crucial para o sucesso». A Nata Lisboa, que pretende, de forma inovadora, levar o pastel de nata aos quatro cantos do mundo, abriu o seu primeiro espaço, no formato não muito usual de showroom, em Lisboa (Príncipe Real), em Junho, e «o balanço tem sido muito positivo», assegura o empresário.

Helena Pinto, do Eastbank, evidenciou o trabalho desenvolvido no Príncipe Real, zona que foi dinamizada a partir da iniciativa desta empresa da área imobiliária e que resultou na animação de toda esta zona que estava esquecida da vida comercial e de lazer da cidade. João Alberto Catalão, especialista em vendas e marketing, frisou, em jeito de conclusão que, acima de tudo, a capacidade de readaptação e reinvenção é determinante nos negócios hoje. «Hoje em dia, e com um consumidor em mudança, sobreviverão os negócios capazes de se reinventar. De fazer, desfazer e voltar a fazer melhor. O sucesso depende dessa capacidade de adaptação», sublinha. Mas também da positividade: «Não podemos levar a depressão para dentro dos nossos negócios». Ana Penim, do INV, acrescentou: “Este é o momento de correr como nunca. Temos que fazer, temos que agir. Hoje em dia, o cliente tem de ser recompensado pelo tempo que despende na loja. O tempo é atualmente o bem mais escasso de um consumidor mais inteligente e informado. Mas não podemos esquecer-nos que a emoção também faz parte da experiência e quem melhor tratar o seu cliente durante a crise, souber reinventar-se e inovar sempre, terá o cliente depois da crise”.

Ano XXI - 2012 - Edição 85

Uma das principais conclusões foi a postura inovadora dos retalhistas portugueses, para quem «o segredo já não é alma do negócio», mas antes, a «alma é o segredo do negócio», como referiu Ronald Brodheim, responsável pelo Grupo Brodheim, que representa diversas marcas entre as quais a Burberry, a Furla, a Timberland ou a Trussardi. Para este retalhista, «é preciso ter disciplina de gestão e essa disciplina não nasce da crise. É certo que estes tempos mais difíceis nos pressionam a fazer mais e a descobrir coisas que não descobriríamos noutro contexto, mas é preciso continuar a gerir de forma disciplinada e ter a coragem de assumir posições, ainda que uma coragem fundamentada e com os pés no chão».

Shopping 29


ICSC - International Council of Shopping Centers

ICSC discutiu globalização do retalho na China

Ano XXI - 2012 - Edição 85

Sob a temática da globalização do retalho, teve lugar em Xangai, China, entre 11 e 14 de Setembro, uma mega-conferência patrocinada pelo ICSC que abordou a relevância desta questão no âmbito de um mundo cada vez mais “próximo”. O ICSC Retail Real Estate World Summit fez a análise e perspectivou as grandes tendências de futuro para a indústria dos centros comerciais.

30 Shopping


As intervenções que abordaram temáticas específicas do sector, deram a conhecer que, apesar do abrandamento em alguns mercados, concretamente os mais desenvolvidos, como o da Europa ocidental, estão neste momento em construção cerca de 30 milhões de metros quadrados de ABL em todo o mundo. Este número, por si só, revela que o sector está longe de ter estagnado. O que acontece é que as geografias de investimento estão a mudar. Uma das frases mais retida pelos participantes foi proferida por Brad Hutensky, presidente do ICSC, ao referir, para mais de 1200 pessoas que assistiam à intervenção, que «todos falamos a linguagem do retalho». Com isto, o responsável afirmava que o desenvolvimento desta indústria é um desafio à escala global, onde mais do que procurar divergência deve-se fazer tudo para promover a convergência e o espírito de colaboração. De acordo com a organização, a conferência foi um sucesso, na medida em que correspondeu às expectativas em termos do número de participantes e incluiu intervenções de grande qualidade, que «foram escolhidos a dedo pela sua experiência, competência, influência e poder», assinalou o ICSC. Em termos genéricos, a conferência abordou grandes temáticas. A primeira delas relacionou-se com o crescimento da classe média nos mercados emergentes, o que naturalmente constitui uma excelente oportunidade de negócio para retalhistas e promotores imobiliários. Ou seja, este facto, representa igualmente a altura certa para repensar e redimensionar as estruturas já existentes nos mercados mais maduros.

Outra das vertentes em especial destaque foi a que se relaciona com os aspectos de globalização propriamente ditos. De facto, conseguimos perceber na conferência, que sendo esta uma nítida tendência internacional, ela é precisamente promovida pelos operadores que já detêm posições de relevo nos países mais desenvolvidos. Os líderes estão a atravessar fronteiras e a alargar o raio de influência das suas marcas, conceitos e know-how. Em discussão, e por ser uma questão central no desenvolvimento do sector, estiveram também os fluxos de capital. Esta temática de cariz mais financeiro é absolutamente central quando se pensa em estratégias globais e a opinião generalizada que se pôde retirar dos trabalhos é que a aposta nesta área, numa óptica de médio ou longo prazo, se tem revelado uma excelente opção para os investidores. Outro assunto foi a empregabilidade. Como não podia deixar de ser, um dos aspectos mais relevados pelos profissionais foi a importância desta indústria na criação de emprego e na forma como os promotores e cadeias se relacionam com a própria comunidade, numa perspectiva de identificar e consolidar o papel central que assume no comércio em geral. Em suma, o ICSC Retail Real Estate Summit constituiu uma oportunidade para identificar as forças motrizes desta indústria, as suas dificuldades e problemáticas, assim como as mudanças que está a sofrer, no âmbito de uma evolução económica e social cada vez mais acelerada pelas novas tecnologias. Identificar estas alterações e perspectivar o que poderá ser o futuro foram seguramente os principais benefícios que os participantes puderam retirar numa das principais cidades da China, país que está sempre na ordem do dia quando se fala de globalização. O último dia do evento, aliás, constituiu uma oportunidade para os participantes visitarem alguns dos centros comerciais de Xangai, tomando contacto com a realidade do país e perspectivando desde logo possíveis contactos futuros.

Ano XXI - 2012 - Edição 85

A

o longo dos quatro dias de trabalho, marcaram presença no evento cerca de 2.000 participantes. Ao todo, foram 76 palestras de alto nível, ministradas por alguns dos melhores profissionais à escala mundial, onde se debateram ao pormenor as grandes questões que se colocam actualmente à indústria dos centros comerciais.

Shopping 31


European Retail Property School

10 anos a formar profissionais

Ano XXI - 2012 - Edição 85

Bruxelas recebeu no início de Julho, mais uma edição da European Retail Property School - ERPS, uma organização do ICSC, já na 10ª edição e que promove a formação contínua dos profissionais de centros comerciais. Para além dos conhecimentos técnicos, o evento constitui igualmente uma excelente oportunidade para enriquecimento da rede de contactos.

32 Shopping


Os benefícios são vários: fomentar conhecimentos para estar habilitado a actuar perante as responsabilidades que se colocam no dia-dia dos profissionais; especialização em aspectos como a avaliação e retorno dos centros comerciais; aprender segredos para operar um centro com sucesso; construir uma rede de contactos internacionais; criar campanhas de marketing efectivas e eficientes, ou seja, que produzam resultados concretos.

A ERPS faculta também uma importante oportunidade de actualização face às grandes tendências do sector, as quais, independentemente das características específicas de cada mercado, tendem a ser cada vez mais globais, até pelos processos de expansão dos principais operadores, que estão a levar os seus conceitos e knowhow para outros mercados.

Os cursos desenvolvidos no âmbito da ERPS caracterizam-se por uma forte vertente prática. Entre as diferentes áreas de especialização, podemos encontrar o desenvolvimento de estratégias de marketing e de planos operacionais de negócio, revisão da concepção do mix comercial e dos diferentes conceitos de retalho, princípios, fundamentos e estratégias de leasing, identificação e resolução de problemas de manutenção, gestão de risco e de crise e planeamento dos aspectos de segurança, desenvolvimento de centros comerciais ao nível de design ou optimização da utilização de publicidade.

Como já é habitual, também a edição deste ano contou com aulas especializadas sobre leasing, gestão e marketing. Destaque ainda para uma masterclass leccionada por Colin Campbell, Presidente da Pradera Europe, companhia que tem revelado particular sucesso na gestão de fundos imobiliários ligados ao retalho por toda a Europa. Anualmente, a ERPS desenvolve dois níveis de ensino para os profissionais de centros comerciais. Um destinado aos recém-chegados a esta indústria, criado numa óptica de integração de conceitos e boas-práticas, e outro para aqueles que, tendo já experiência, desejam aprofundar determinadas vertentes deste tão complexo universo. As aulas de nível 1 centram-se nos fundamentos e são destinadas a profissionais com menos de três anos de actividade. Os níveis mais avançados são dirigidos a quem pretende assumir papéis de liderança nesta indústria, e assumem uma relevância mais estratégica. São cinco dias de trabalho intenso, com aulas ministradas por alguns dos principais especialistas europeus na matéria, com provas dadas, a nível prático, no desenvolvimento de modelos de sucesso.

Na realidade, e muito em particular quando falamos no nível 2, a ERPS providencia oportunidades de pensamento estratégico e criação de valor, articulando com a análise de casos concretos e com conceitos definidos, como por exemplo centros urbanos. Aspectos financeiros, marketing avançado e integrado, aumento de produtividade, abordagem em trabalho de equipa, questões jurídicas ou relações públicas, são tudo aspectos visados durante os dias de trabalho. O ICSC mostrou-se claramente satisfeito com o desenvolvimento das actividades nesta décima edição e promete continuar estas acções de formação de cariz supranacional, que também por essa razão assumem contornos de diferenciação que podem ser decisivos para o sucesso dos profissionais.

Ano XXI - 2012 - Edição 85

N

a edição deste ano, a ERPS contou com mais de 80 participantes provenientes de toda a Europa, numa iniciativa que celebrou em 2012 a sua décima edição. O objectivo, mais uma vez, foi proporcionar uma perspectiva estratégica da indústria dos centros comerciais, estabelecer contactos privilegiados com outros profissionais do ramo e partilhar experiências e conhecimentos.

Shopping 33


análise

Setembro positivo

O

s dados de afluência aos centros comerciais portugueses voltam a mostrar recuperação no sector. Na comparação homóloga face a Setembro de 2011, verificamos um aumento de 1,4 pontos percentuais, o que é assinalável dada a conjuntura. O percurso desde Abril deste indicador tem sido irregular, mas o desempenho de Setembro pode significar uma inversão da tendência do índice Footfall, já que este foi

melhor período dos últimos seis meses. Os dados do mês reflectem melhorias que já se haviam sentido em Agosto, na comparação directa com o mesmo mês do ano anterior, o que pode indicar alguma sustentabilidade da recuperação. Face a mais medidas de austeridade, a incerteza permanece. Contudo, esta recuperação mostra-se positiva e importante para um sector que é o espelho dos níveis de consumo e confiança do País.

Setembro 2012

Variação Percentual Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Indice FootFall

79,85

76,63

75,87

83,02

87,69

82,39

Variação Mensal

4,1%

-4,0%

-1,0%

9,4%

5,6%

-6,0%

Variação Anual

-1,2%

0,6%

-1,8%

-2,3%

0,7%

1,4%

Indice FootFall - Portugal Indice FootFall de Portugal 110

2011

Indice

100

Ano XXI - 2012 - Edição 85

2010

Indice Acumulado

82 81 80 79 78 77 76 75

2011

2012

2012

-0,64%

90

80

70

1

2

3

4

5

6

7 Mês

34 Shopping

8

9

10

11

12



Shopping 85 - Centros Comerciais em Revista