Page 1

Centros comerciais em revista

Ano XX - 2011 - Edição 78 Distribuição gratuita

Shopping Euroshop mostra dinâmica do retalho

ICSC Retail Connections 2011 Dia dos Namorados assume importância capital anima Comércio

Portugueses Mobile commerce destacam-se perspectiva futuro nos Solal Marketing Awards

InauguraçãoEuropeia Experiência alavanca Forum Sintra SÉGÉCÉ


UE É BOM SABER Q SOMOS PARTE DE SI.

Saber que os projectos inovadores que desenvolvemos e os espaços que a cada dia dinamizamos são parte integrante da sua vida é a mais gratificante prova de que o que fazemos vale realmente a pena.

Logo Amoreiras 08 200x45mm.pdf

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

1

9/13/10

2:21 PM


editorial Propriedade

Associação Portuguesa de Centros Comerciais MORADA Av. Eng.º Duarte Pacheco Amoreiras Torre 2 - Piso 9 - Sala 2 1070-102 Lisboa Portugal Tel.: 21 319 31 88 - Fax: 21 354 34 01 E-mail: geral@apcc.pt Direcção António Sampaio de Mattos Direcção Executiva Pedro Teixeira

Shopping Centros Comerciais em Revista Bimestral • Ano XX - 2011 - Edição 78

Produção e Edição

Página Inteira, Lda. Av. dos Maristas, 82 A 2775-241 Parede 211 545 910

Com o mês de Abril, concretizou-se o já aguardado pedido de ajuda às instituições financeiras internacionais. Foi, deste modo, definitivamente confirmada a gravidade da situação financeira do país. As medidas impostas por estas instituições, no seguimento do acordo entretanto atingido com as autoridades portuguesas vão, certamente, condicionar o quotidiano dos portugueses em todas as áreas da actividade financeira, económica, social e política. Agora é tempo de o país se adaptar e ultrapassar situação tão complexa, com sacrifício, bom senso e eficiente desempenho. A indústria dos centros comerciais, felizmente, tem sabido preparase desde há algum tempo, para encontrar o equilíbrio desejável entre o desenvolvimento económico e as dificuldades financeiras. Assim saibam, também, os agentes económicos, e Portugal no seu todo, reagir esclarecidamente.

Coordenação Editorial Luís Aragão editorial.la@pagina-inteira.pt Fotografia Pedro Cardoso

António Sampaio de Mattos Presidente

Publicidade Fernando Rodrigues Tm: 91 373 32 20 frodrigues.paginainteira@gmail.com

Jorge U. Tavares Rodrigues Tm: 96 034 12 26 comercial.jr@pagina-inteira.pt Pré-Impressão, Impressão e Acabamento Direct Portugal R. João Pinto Ribeiro, 97 - 1º Esq. 1800-233 Lisboa

Nota Final: De referir que, no decorrer do mês de Abril, foram inaugurados mais dois Centros Comerciais que criaram em Sintra (Fórum Sintra) e em Portimão (Aqua Portimão), mais alguns milhares de postos de trabalho, demonstrando que o sector continua activo, apesar da conjuntura.

Tiragem: 15 000 exemplares Distribuição Gratuita Depósito Legal n.º 54-808/92 Registo no ICS n.º 117131

Shopping

Ano XX - 2011 - Edição 78

Manso Ribeiro Tm: 91 600 58 32 manso.ribeiro@pagina-inteira.pt

3


sumário

Shopping

Ano XX - 2011 - Edição 78

Centros Comerciais em Revista

4

16

Inauguração Forum Sintra

20

Reportagem na Euroshop

24

Almada Forum pioneiro no ambiente

26

Retail Connections: espaço de negócio

28

Solal Awards: portugueses em destaque

O Forum Sintra representa um arrojado investimento de 170 milhões de euros, no qual se destaca a qualidade dos materiais e o design diferenciador. A população do concelho de Sintra, o segundo mais populoso do país, passa finalmente a dispor de um equipamento comercial de vanguarda.

Com mais de dois mil expositores e ultrapassando os cem mil visitantes, a edição deste ano da EuroShop bateu todos os recordes. De facto, a feira, que teve lugar em Dusseldorf, entre 26 de Fevereiro e 2 de Março, constitui a grande montra de soluções de investimento para os retalhistas, tendo juntado oferta de 53 países e recebido pessoas de 90 nacionalidades.

No seguimento da sua política de Sustentabilidade, a Multi Mall Management, empresa do Grupo Multi Corporation responsável pela gestão de 13 centros comerciais e de um parque de escritórios, obteve o Registo EMAS (Eco-Management and Audit Scheme) na gestão do Almada Forum. Este é o primeiro Centro Comercial do Mundo a receber a certificação.

Mais de 80% do de retalho europeu esteve representado na última edição do Retail Connections, uma iniciativa organizada pelo International Council of Shopping Centers (ICSC) que teve lugar no final de Março em Londres. Trata-­ -se de um evento de forte índole prática, onde retalhistas e a indústria dos centros comerciais se concentram efectivamente em concretizar negócios.

O reconhecimento das campanhas de marketing realizadas por centros comerciais nacionais esteve novamente em grande destaque nos Solal Awards, iniciativa anual do ICSC que distingue o que de melhor se fez ao nível de marketing, no panorama europeu dos centros comerciais. Este ano a Conferência de Marketing teve lugar em Istambul - Turquia, na primeira semana de Abril.

Shopping


notícias Aqua Portimão já abriu

ram algumas das propostas da “Semana da Escola”, que decorreu entre os dias 4 e 8 de Abril. Intitulado “CulturESM”, o projecto visou estreitar as relações entre a escola e a população envolvente, proporcionando momentos de entretenimento cultural à comunidade escolar e à população do concelho de Oeiras.

Mar Shopping oferece Automóveis

O Centro Comercial Aqua Portimão, que se encontra comercializado em mais de 95 % do seu ABL, abriu as suas portas ao público no passado dia 14 de Abril. Resultante de um investimento de cerca de 106 milhões de Euros, o Aqua Portimão tem uma área aproximada de 35.500m2 e inclui 117 lojas, entre as quais 9 lojas âncoras e mais de 20 restaurantes. Conta ainda com um hipermercado Jumbo com cerca de 11.750m2 de área total, e disponibiliza 1.800 lugares de estacionamento em três pisos abaixo do solo. Projectado pelo atelier Sua Kay Arquitectos, o Aqua Portimão é propriedade conjunta da Klépierre e da Generali Immobiliare, estando a sua promoção e construção a cargo da Bouygues Imobiliária e a sua comercialização e gestão a cargo da Ségécé Portugal, filial do Grupo Klépierre - Ségécé.

Arte e cultura no Dolce Vita Miraflores Ano XX - 2011 - Edição 78

O Dolce Vita Miraflores promoveu, em parceria com a Escola Secundária de Miraflores, uma semana dedicada às artes e à cultura, desenvolvida no âmbito da disciplina de Área de Projecto de uma turma de alunos do 12.º ano. Concertos com artistas portugueses, stand-up comedy e palestras fo-

6

Shopping

O MAR Shopping acaba de lançar a Campanha “Já viu o que temos para si?”, que decorreu de 28 de Março a 8 de Maio tendo premiado os clientes do centro comercial com três automóveis Audi A1. Para se habilitarem a um destes prémios, os clientes do MAR Shopping tiveram apenas de efectuar compras num valor igual ou superior a 30,00€ em qualquer loja do Centro Comercial, incluindo no Hipermercado Jumbo e na Loja IKEA. A participação no concurso foi feita mediante a apresentação da(s) factura(s) de compras e o preenchimento de um formulário num terminal disponível no Atrium do Centro, no Piso 0. O sorteio foi realizado no dia 8 de Maio, às 18h00.

Primark no Braga parque

A Primark chegou a Braga. Uma unidade da cadeia irlandesa de moda irá abrir portas no Braga Parque, tendo já sido anunciada a assinatura de um acordo para uma loja com cerca de três mil e setecentos metros quadrados, complementando a oferta de moda


existente no maior shopping do Minho, que conta com um total de 186 lojas entre as quais figuram as principais insígnias de moda, lazer e restauração presentes no mercado português. Pensada para um público jovem e atento às tendências, a Primark apresenta uma oferta alargada a preços competitivos e com qualidade, num espaço moderno e atraente.

KidZania convida aspirantes a actores a mostrar talento De 23 a 27 de Março, a KidZania promoveu uma semana de actividades dedicada à arte de representar, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Teatro. Para além de jogos, exposições e muita animação, o parque temático ofereceu dois contratos de agenciamento gratuitos na agência de actores True Sparkle e recebeu a visita de actores profissionais, conhecidos do grande público. As crianças que visitaram o parque durante o fim-de-semana puderam ver o seu talento para representar reconhecido e desenvolverem o gosto pelo teatro e de poderem iniciar-se no meio.

Na compra de um MMM Gift Card receba Voos de ida e volta para as principais cidades europeias

“S.O.S Fashion!” no Alegro Alfragide O Alegro Alfragide acaba de lançar um serviço de consultoria de imagem gratuito, o “S.O.S FASHION!”. Para participar e receber os conselhos dos especialistas da Academia Looking, o cliente apenas tem que fazer uma marcação prévia no balcão de informações do centro comercial ou via website. O “S.O.S FASHION!” tem como objectivo a valorização de imagem, tendo em conta a aparência física, o comportamento e a personalidade de cada pessoa, bem como o contexto da sua vida pessoal e profissional. Os consultores analisam todos estes factores, em primeiro lugar através de uma entrevista individual e posteriormente é feito o aconselhamento em relação ao estilo de roupa, formas e cores, a fim de adaptar todos estes factores à pessoa em questão. Para além disso são dadas dicas de maquilhagem e de penteados, que se adequam ao estilo pessoal do cliente. A consulta termina com uma selecção do guarda-roupa nas diferentes lojas do Alegro Alfragide, onde o Cliente é acompanhado pelo consultor e onde o objectivo é colocar em prática o aconselhamento facultado. O “S.O.S FASHION!” é um serviço gratuito e conta com o apoio da Academia Looking – Escola de Consultoria de Imagem. Realiza-se de terça a sábados.

Dolce Vita reforça aposta no segmento moda e lifestyle Os Centros Comerciais Dolce Vita e a Feelwoman apresentaram, a 23 de Março, no Dolce Vita Tejo, o “Dolce Vita Feelwoman Touch”. A iniciativa visa dar a conhecer o reforço da aposta estratégica dos Dolce Vita no segmento moda e lifestyle para o ano de 2011. Para explicar

Ano XX - 2011 - Edição 78

Roma, Milão, Londres, Liverpool, Dublin, Barcelona, Madrid, Bilbao, Frankfurt ou Berlim. Nunca foi tão fácil conhecer as principais cidades europeias. De 4 a 13 de Março e de 6 a 15 de Maio, na compra de um MMM Gift Card, carregado com um mínimo de 75€, receba automaticamente um voo ida e volta para uma destas cidades. Os clientes podem viajar a partir de Lisboa ou Porto e a oferta está sujeita ao stock existente. Taxas e suplementos não incluídos. Para mais informações sobre a campanha e sobre o MMM Gift Card visite www.mmmgiftcard.com e www.facebook. com/mmmgiftcard.

Shopping

7


notícias a iniciativa, inteiramente dedicada ao público feminino, e que de Março a Outubro vai percorrer os shoppings Dolce Vita Tejo, Porto, Coimbra e Funchal, estiveram presentes Catarina Castro, directora da Feelwoman, e Duarte Cruz, director de gestão dos Centros Comerciais Dolce Vita. A sessão foi moderada por Maya. A primeira edição do “Dolce Vita Feelwoman Touch” teve o seu ponto alto com a realização de workshops ministrados por Cinha Jardim, Paula Bobone e Ana Calheiros, num dia, e por Ana Marques e Gustavo Santos, no seguinte, no Dolce Vita Tejo. Esta foi uma oportunidade para aprender, de forma gratuita e com figuras conhecidas do grande público, dicas e técnicas na área da moda, decoração, motivação e bem-estar.

Vila do Conde The Style Outlets com ofertas especiais Em 2011 o Vila do Conde The Style Outlets vai continuar a surpreender os seus visitantes criando campanhas inovadoras e atraentes. Neste sentido, surgem as “Campanhas Quinzenais”, uma acção que apresenta durante 15 dias um desconto adicional entre os 40 e os 70 por cento, em produtos ou lojas específicos, como Lar, Homem, Senhora, entre outros.

Ano XX - 2011 - Edição 78

Nova edição do “Apanha-me se Puderes” no Alegro Alfragide e Alegro Castelo Branco

8

Depois do sucesso alcançado no ano passado, o passatempo “Apanha-me! Se Puderes” está de regresso ao Alegro Alfragide e, desta vez, estende-se também ao Alegro Castelo Branco. A realização nos dois centros comerciais deve-se ao elevado número de candidatos na edição de 2010, ou seja, 800 inscrições de participantes vindos de norte a sul do país, bem como Açores e Madeira. O desafio lançado a 70 participantes, seleccionados em cada um dos centros comerciais, é o de colocarem a mão no Honda Jazz Easy e de nunca a retirarem. O participante que aguentar mais tempo, sem retirar a mão do carro, de acordo com as regras estabelecidas no regulamento, é o vencedor do passatempo. Cada participante tem apenas 10 minutos de pausa (por cada 24 horas) sem ter de permanecer com a mão no carro. Em paralelo, decorrem acções onde os vencedores ganham pacotes de 15, 20 ou 30 minutos para acrescentar à pausa estabelecida. Todos os participantes poderão estar acompanhados por um amigo ou familiar, no sentido de ajudar a passar o tempo ou, até mesmo, facilitar algumas tarefas, como por exemplo, tomar as refeições. O Alegro lançou o desafio aos jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos de idade. Bastava inscreverem-se, no Balcão de Informações de um dos centros comerciais, no website (www.alegro.pt) ou via facebook, até ao dia 11 de Abril.

Shopping

Cada mês terá uma Quinzena com descontos especiais para um determinado tipo de artigo, sendo que durante o mês de Março decorreu a Quinzena do Lar, passando em Abril para a Quinzena do Vestuário de Homem, em Maio a de Mulher, em Junho a de Desporto e Praia, Agosto a de Restauração, Setembro vai corresponder a de Regresso às Aulas, em Outubro a dos Jeans e em Novembro, será a Quinzena do Natal. Desta forma, o centro pretende que os seus clientes tenham a oportunidade de usufruir de vários descontos adicionais durante todo o ano, criando dinamismo e fidelizando cada vez mais os seus visitantes através de um conceito criativo. De referir que o Vila do Conde The Style Outlets tem actualmente cerca de 140 lojas, com descontos durante todo o ano que vão dos 30 aos 70 por cento.

Sonae Sierra lucra 8,7 milhões

A Sonae Sierra apresentou em 2010 um Resultado Líquido de €8,7 milhões, que compara com uma perda de €111 milhões em 2009. A variação positiva do Resultado Líquido foi impulsionada por um aumento de 35% do Resultado Directo e de um crescimento de 68% do Resultado Indirecto em 2010, consequência da resiliência e melhoria da eficiência operacional dos nossos activos, e da menor compressão das taxas de capitalização (yields).


Campanha Porto After 7 com promoções especiais e animação musical

Música às sextas-feiras no MAR Shopping

Até 28 de Abril, o Dolce Vita Porto promove a campanha Porto After 7, convidando os seus visitantes a beneficiar de várias ofertas e animação musical variada, a partir das 19h. Para iniciar a semana da melhor maneira, o Dolce Vita convida os visitantes a usufruírem do “Super Programa”, um voucher que inclui jantar e cinema por apenas oito euros. Ao adquirir este pacote após as 19h, o shopping oferece um segundo voucher grátis.

Oeiras Parque muda imagem

O MAR Shopping acolheu, todas as sextas-feiras, a partir das 21h30, e até 8 de Abril, as sessões “Fridays in MAR Lounge”, espaços dedicados aos ritmos musicais para relaxar e entrar no espírito do fim-de-semana. A programação incluiu projectos musicais como Clave de Soul, que recria algumas das grandes obras do Soul, Jazz e Pop; sonoridades Bossa Nova e Jazz com Fernando Teixeira e Duo Coatiguará; e também DarioUnpluggedproject, um trabalho de Covers & Versões, com influências que vão desde Jorge Palma no panorama nacional, a REM, U2 e Pearl Jam, a nível internacional.

Freeport com ofertas especiais O outlet de Alcochete lançou um programa de ofertas especiais, com promoções únicas todas as semanas e a pensar especialmente na partilha entre amigos. Mais informações em www.freeport.pt/ofertas-especiais.php. A zona comercial está também a preparar novas aberturas de lojas, nomeadamente a Escada e a Punto Blanco, isto para além da reabertura da Sacoor, após obras de remodelação.

Shopping

Ano XX - 2011 - Edição 78

O Oeiras Parque tem modernizado a imagem institucional, apostando num visual mais alegre, dinâmico e colorido, apropriado para transmitir vivacidade a todos os clientes que nos visitam diariamente. Nesta fase, a intervenção mais significativa considerou os suportes de comunicação institucional, nomeadamente as portas de acesso ao Shopping, os painéis de Bem-vindo e Até Breve; o pavimento das zonas de descanso, a sinalética das colunas, o fraldário e o parque infantil. Está em curso a modernização da sinalética de tecto e do website

9


notícias Novos Associados No primeiro trimestre de 2011 foram admitidos mais dois Associados à Associação Portuguesa de Centros Comerciais, ambos com a qualidade de Associados Extraordinários. Trata-se do Grupo Vitaminas, um dos maiores grupos de restauração presentes nos centros comerciais em Portugal, detendo mais de oitenta restaurantes em todo o país, das marcas “Vitaminas”, “Milano”, “Capri”, “Wok to Walk” e mais recentemente a representar a maior cadeia de Sushi do Reino Unido, a “Yo! Sushi”, presente com um restaurante desde finais do mês de Abril no Forum Sintra. Nascida em 1998, o grupo Vitaminas emprega mais de 800 colaboradores em todo o país. RVI - Retail Valuation Iberica, uma empresa de consultores e avaliadores do sector do retalho imobiliário sedeada em Madrid e totalmente detida pela RCG - Retail Consulting Group, líder de mercado em França na Consultoria para o sector de actividade dos centros comerciais. A RVI - Retail Valuation Iberica, é uma empresa independente que beneficia da visão europeia do negócio da sua detentora. Em Portugal e Espanha a RVI estará focada na avaliação no sector do retalho e aconselhamento estratégico, incluindo “Due Diligences” e “Research”. Grupo Vitaminas.

Ano XX - 2011 - Edição 78

Oeiras Parque faz 13 anos e celebra Páscoa saborosa O Oeiras parque celebrou entre 22 e 24 de Abril, o 13.º Aniversário e a Páscoa com um conjunto de iniciativas dedicadas aos temas do Chocolate e do Café, incluindo prova de produtos, demonstrações artísticas, momentos culturais e até uma caça de ovos. Logo no primeiro dia o Oeiras parque ofereceu Mundicenter Gift Cards no valor de 150€ cada, aos primeiros 13 visitantes do Shopping da Linha que comprovarem fazer anos nesse dia (mediante apresentação de talão de compra efectuada no shopping* nessa data, com valor igual ou superior a 13,00e). Na ocasião, foi instalada uma fonte de chocolate e espetadas de fruta, para oferta aos visitantes, às 14H00 e às 20H00. Ainda a 22 de Abril, o Oeiras parque promoveu workshops gratuitos para crianças dos 6 aos 12 anos, sobre a origem do chocolate, as suas características e

10 Shopping

aromas, os benefícios que traz à saúde e ainda técnicas de moldagem. Terá ainda lugar uma exposição com esculturas e outra dedicada à história do chocolate e do café, assim como o lançamento do Oeiras pack, um livro com descontos nas lojas do Oeiras parque. No dia 23, decorreram workshops para adultos sobre o café. No Domingo de Páscoa, 24 de Abril, teve lugar a grande Caça ao Ovo. Esta foi a oportunidade dos mais gulosos encontrarem alguns dos 400 pequenos ovos de chocolate escondidos em algumas zonas do Shopping. Neste período foi promovido um concurso entre os Lojistas para eleger a melhor montra de aniversário, cuja decoração fosse alusiva ao tema do chocolate e do café.

MultiDevelopment avança com projecto Metrópolis A MultiDevelopment, promotora de projectos de regeneração de centros urbanos, centros comerciais, parques de escritórios e projectos multi-usos, presente em Portugal desde 1990, vai arrancar com a construção da 1ª fase do projecto Metrópolis, situado na zona envolvente ao Estádio de Alvalade e ao terminal intermodal


Bureau Veritas publica livro O Grupo Bureau Veritas apresentou o terceiro volume da trilogia Paisagens e Sensações – um olhar pelas infraestruturas ferroviárias de Espanha e Portugal. Nesta edição, os participantes são convidados a reflectir sobre a importância do desenvolvimento sustentável, tendo em consideração a importância das infra-estruturas e o respectivo enquadramento socio-ambiental na paisagem ibérica. Com esta publicação, a Fundação ECA Bureau Veritas pretende homenagear as estações, pontes, túneis, vias, catenárias, aquedutos da Península Ibérica, atendendo à sua beleza, funcionalidade e localização. Para o Dr. José Junqueiro, Secretário de Estado da Administração Local, “Na presente obra, dedicada às Infraestruturas, é possível lançar um olhar sobre o que nos distingue do passado nestas últimas três décadas. Portugal está mais coeso territorial e socialmente, as grandes cidades estão ligadas, interior e litoral, norte e sul, estão mais próximos.”

Sonae Sierra reduz consumo de água

A Sonae Sierra melhorou a eficiência no uso da água nos últimos 7 anos, conseguindo uma poupança em 2010, no total do seu portfólio, de cerca de 233 milhões de litros de água e alcançando uma redução no consumo por visita de 12%, fixando-se em 3,7 litros/ visita no ano passado. Só em 2010 os centros comerciais da Sonae Sierra consumiram menos 82 milhões de litros de água, uma redução de 6% no consumo em comparação com o ano anterior. O consumo de água nos centros comerciais é controlado através de sofisticados sistemas de temporização das torneiras e de outros equipamentos que permitem alcançar uma poupança significativa. Ao aumentar a eficiência no consumo da água nas suas actividades, a Sonae Sierra não só tem contribuído para reduzir os riscos associados com a escassez de água, como também para minimizar a sua “pegada” de água, preparando-se para a legislação futura sobre desempenho dos edifícios em termos de água. As medidas de eco eficiência introduzidas ao longo dos últimos anos, permitiram gerar poupanças na factura da água na ordem dos € 545.000, em 2010.

Chegar ao Dolce Vita Tejo é ainda mais fácil com a CRIL

O Centro Comercial Dolce Vita Tejo lançou uma campanha publicitária multimeios que tem como mote a abertura da CRIL. Com a conclusão desta nova acessibilidade, passa a ser ainda mais fácil e cómodo chegar ao Dolce Vita Tejo a partir de Lisboa, Oeiras, Cascais, Sintra e da região Oeste. Para dar a conhecer as vantagens em termos de acessibilidades que a CRIL representa para quem visita ao shopping, o Dolce Vita Tejo lança uma campanha publicitária, concebida pela agência Laranja Mecânica, que

Ano XX - 2011 - Edição 78

do Campo Grande. A 1ª fase do Metrópolis, cuja conclusão está prevista para Agosto 2012, inclui a construção de uma área bruta locável de 29.000 m² repartida por dois edifícios de escritórios idênticos, um dos quais já se encontra pré-arrendado à ZON – 14.500 m2 por um período de 15 anos. A globalidade do projecto Metrópolis representa um investimento de aproximadamente 320 milhões de euros e é uma das grandes iniciativas imobiliárias da década em Lisboa, um total de 109.000 m2. São vários edifícios de escritórios que formam um verdadeiro “officepark” situado numa das zonas mais emblemáticas da cidade, junto à segunda Circular e no prolongamento do Campo Grande, este empreendimento de grande visibilidade promete criar uma nova centralidade urbana, ao mesmo tempo que revitaliza toda a área onde antes se encontrava o antigo estádio do Sporting. O projecto distingue-se ainda pela sua envolvência urbanística, espaços públicos e arquitectura de grande qualidade, permitindo uma construção e manutenção sustentáveis e uma considerável redução de custos. De facto, a arquitectura e sistemas tecnológicos integrados dos edifícios permitirão poupanças adicionais ao nível dos consumos energéticos seguindo uma política de sustentabilidade. A facilidade de acesso dos colaboradores por transporte público ou individual foi também uma das maiores preocupações da empresa. O edifício será adjacente a uma estação de Metro, autocarros urbanos e interurbanos, contando ainda com excelentes acessos rodoviários e amplo estacionamento público e privado.

Shopping 11


notícias representa um investimento de 300 mil euros. Recorde-se que o último troço da CRIL, que liga a Pontinha à Buraca, abriu ao trânsito no domingo, 17 de Abril. Para Duarte Cruz, director de Gestão dos Centros Comerciais Dolce Vita, a abertura do novo troço da CRIL e o fecho da malha viária da Grande Lisboa “constitui um motivo adicional para uma visita ao Dolce Vita Tejo, sendo ainda mais fácil chegar não só a partir de Lisboa mas também de outros pontos da Grande Lisboa, seja da margem norte do Tejo, da linha de Sintra e de Cascais e também da zona Oeste. Com a CRIL totalmente operacional, o Dolce Vita Tejo vai reforçar o seu posicionamento enquanto um shopping supra-regional, com uma área de influência de cerca de dois milhões de habitantes, provenientes de seis concelhos da Grande Lisboa – Lisboa, Loures, Oeiras, Odivelas, Sintra e Amadora – e inclusive da região Oeste” acrescenta Duarte Cruz.

Ano XX - 2011 - Edição 78

Sonae Sierra entra em Marrocos

A Sonae Sierra acaba de entrar no mercado de Marrocos para a prestação de serviços na área dos centros comerciais, incluindo o desenvolvimento e gestão dos mesmos. O primeiro contrato da Empresa neste mercado acaba de ser assinado com as empresas marroquinas Marjane (Grupo ONA) e Foncière Chellah (Grupo CDG – Caisse de Dépôt et de Gestion) para a prestação de serviços de desenvolvimento para um centro comercial com um total de 40.700 m² de Área Bruta Locável (ABL) e 130 lojas, que deverá abrir ao público no final de 2013. Localizado entre a grande Mesquita Hassan II e a marina de Casablanca, este centro é parte do projecto Casablanca Marina, o qual integra habitação, lazer e negócios. Entre as actividades a desenvolver pela Sonae Sierra incluem-se estudos de mercado, definição de layouts, conceito de arquitectura e gestão do projecto durante toda a fase de desenvolvimento.

12 Shopping

Freeport Free Shuttle de regresso

Até 15 de Outubro o Freeport disponibiliza aos turistas que estão de visita à capital lisboeta transporte diário grátis até ao maior ‘outlet’ da Europa e regresso a Lisboa. Diariamente o ‘Freeport Free Shuttle’ tem programadas quatro viagens entre o Marquês de Pombal e Alcochete. A primeira viagem está prevista para as 10h00 e a última às 15h00. A promoção do serviço é feita junto das unidades hoteleiras e postos de turismo. Dado o sucesso da iniciativa iniciada em 2010, este ano o Freeport antecipou o período de transporte gratuito para turistas até Alcochete, fazendo-o coincidir com o período das férias da Páscoa, estando disponível durante 6 meses, até 15 de Outubro. Em 2010 foram muitos os turistas que usufruíram do serviço ‘Freeport Free Shuttle’, aproveitando para passear por Lisboa, contemplar a magnífica paisagem que se vislumbra na travessia da Ponte Vasco da Gama, a mais longa ponte europeia e, de seguida, juntando o útil ao agradável, fazer compras no maior ‘outlet’ da Europa. Esta iniciativa insere-se na estratégia de marketing do Freeport de Alcochete que com esta acção reforça a sua aposta no segmento de turismo de shopping.

No tempo da minha mãe era assim Este é o nome da acção com que o Odivelas Parque celebrou o Dia da Mãe. Este passatempo pedia aos mais pequenos de mostrassem como eram as coisas nos tempos das suas mães, os seus penteados, as suas roupas, que produtos havia na altura, quais as brincadeiras, como “sobreviviam” sem telemóveis, entre muitos outros aspectos. Os petizes tiveram de enviar uma fotografia e as dez mais votadas receberam Mundicenter Gift Cards, com valores que oscilaram entre os 75 euros, para o primeiro prémio, e os 10 euros, para os últimos lugares deste top 10.


CRIL Aproxima Odivelas Parque

Errata 1 Por lapso, na última edição da Shopping, no artigo dedicado ao dia dos namorados, o cargo de Jorge Tavares, do centro comercial Parque Nascente, saiu publicado de forma errada. Em vez de director de marketing, devia ler-se Director do Centro. Fica reposta a exactidão dos dados e pelo erro pedimos desculpa aos nossos leitores e naturalmente ao responsável visado. Errata 2 Por uma questão gráfica, na edição 77 da Shopping, no artigo alusivo ao dia dos namorados, uma fotografia ocultou a primeira resposta de Mafalda França, Directora dos Armazéns do Chiado. Pelo sucedido pedimos desculpa e voltamos a publicar o comentário: Pergunta: Qual a importância do Dia dos namorados no planeamento de marketing do centro e porquê?

Sonae Sierra recebe 3 prémios A Sonae Sierra, especialista internacional em centros comerciais, acaba de receber três distinções na edição deste ano do Prémio Nacional do Imobiliário 2011: o “Óscar do Imobiliário” na categoria de empreendimentos comerciais atribuído ao LeiriaShopping e o “Prémio Especial da Revista” pelo projecto de renovação do Centro Colombo. Adicionalmente, o LeiriaShopping recebeu ainda o Prémio Eurohypo, o qual foi atribuído directamente pelo Banco Eurohypo, o que comprova a inquestionável qualidade do projecto.

Resposta: Os Armazéns do Chiado são o único centro comercial localizado do centro histórico da cidade de Lisboa. Nesse sentido, sentimos que devemos ser um dos pólos dinamizadores da zona e de toda a comunidade envolvente e a comemoração do Dia dos Namorados contribui para essa mesma dinâmica. Os nossos visitantes esperam que assim seja, que lhe seja oferecido algo especial e único. É importante ter em conta que a faixa etária do consumidor do Dia dos Namorados está mais alargada, tanto para os mais jovens quanto para os mais adultos, além dos consumidores já casados, que também optam por oferecer algo à sua cara metade. Nesse sentido a aposta no Dia dos Namorados é algo em que acreditamos como vencedora não só para a estratégia de marketing dos Armazéns do Chiado bem como um importante input nas vendas dos nossos lojistas.

Ano XX - 2011 - Edição 78

Desde meados do mês de Abril que é mais fácil chegar ao Odivelas Parque. A abertura do último troço da Circular Regional Interna de Lisboa - CRIL, que liga o nó de “Pina Manique”na Buraca, à Pontinha, foi finalmente concluído, vinte anos após o projecto inicial desta infra-estrutura viária basilar para a mobilidade dos lisboetas e de todos os habitantes que residem nos concelhos limítrofes da cidade. Os maiores beneficiados desta estrutura são todas as populações que residem na zona ocidental de Lisboa, até Algés, Concelhos de Oeiras e Cascais servidos pela A5, Amadora Poente e Sintra, no eixo servido pelo IC19. Para esta população é possível chegar agora e em poucos minutos, com grande facilidade e comodismo à Loja do Cidadão do Odivelas Parque, o que torna este espaço num ponto privilegiado e preferencial para a resolução de qualquer assunto ligado aos serviços públicos.

Shopping 13


notícias Assembleia-Geral 2011 APCC

Ano XX - 2011 - Edição 78

No passado dia 18 de Março, reuniu-se em Assembleiageral Ordinária, a Associação Portuguesa de Centros Comerciais. O Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Eng.º Luis Sousa Ribeiro, representante da Chamartín Retail, S.G.P.S., S.A., deu início aos trabalhos, tendo como agenda,

14 Shopping

Apreciação e votação do Relatório de Actividades do ano 2010; Apreciação e votação das contas relativas ao Exercício de 2010 e do respectivo Parecer do Conselho Fiscal; Apreciação e votação do Plano de Actividades e Orçamento para o Exercício de 2011; Outros Assuntos. Todos os pontos da agenda foram explicados pelo Presidente da Direcção Eng.º António Sampaio de Mattos e votados pelos Associados presentes ou representados, que perfaziam 81,1% do total de votos em Assembleia-­ -Geral. Todos os pontos levados a votação foram aprovados por unanimidade.


inauguração

Ano XX - 2011 - Edição 78

Este é o segundo maior centro comercial promovido pela Multi Development, representando um arrojado investimento de 170 milhões de euros, no qual se destaca a qualidade dos materiais e o design diferenciador. A população do concelho de Sintra, o segundo mais populoso do país, passa finalmente a dispor de um equipamento comercial de vanguarda.

«Não vamos parar por aqui» Forum Sintra implanta-se no segundo Concelho mais populoso do país

16 Shopping


Esta é também uma forma de assegurar a manutenção do consumo dentro do concelho, o qual beneficia naturalmente com este projecto, desde logo porque gerou 2500 empregos directos e ainda 800 indirectos. O antigo Feira Nova foi assim totalmente transformado num grande Shopping (55.000m2) capaz de atrair qualquer mais de 10 milhões de visitantes no primeiro ano de funcionamento. De fácil acessibilidade, mesmo junto ao IC19 – a estrada mais movimentada da Europa – o Forum Sintra destacase desde logo pela âncora Pingo Doce. A loja da Jerónimo Martins passa a ser a maior desta insígnia em Portugal, constituindo seguramente um dos pontos de referência do novo centro comercial. Mix comercial Mas o Forum tem muito mais para oferecer. No total, são 182 lojas, divididas por dois pisos, acrescendo ainda um terceiro inteiramente dedicado ao lazer, com cinemas (sete ecrãs) e restauração (20 unidades), o qual inclui duas agradáveis esplanadas exteriores. O Forum Sintra apresenta uma área de influência superior a 600.000 habitantes a 20 minutos e, para corresponder a estes níveis de afluência, disponibiliza também 2600 lugares de estacionamento gratuitos, na sua grande maioria cobertos. O mix comercial é de elevada qualidade, precisamente em sintonia com a indiscutível qualidade da construção e dos materiais utilizados. Entre as lojas âncora, e para além do já referido Pingo Doce, encontramos a Primark, Zara,

H&M, Worten, Sportzone, C&A, New Yorker e Modalfa. O comércio local não deixou de estar representado, com cerca de 20 espaços entre lojas próprias e franchisados. Conceito arquitectónico A execução arquitectónica do Forum Sintra foi da responsabilidade da ARX e da Chapman Taylor, tendo o conceito base sido idealizado pela T+T Design, empresa de arquitectura do grupo Multi. O novo espaço aproveita a relação com a Serra de Sintra, o que inspirou a arquitectura no sentido de conciliar numa intervenção contemporânea os impulsos de espaço e tempo. O edifício parte de uma volumetria clara, com a massa separada por dois extractos verticais opostos: uma base pesada, em betão negro e que liga o edifício ao chão, e um segundo volume recuado em reboco branco, referenciando de forma mais evidente a tradição portuguesa.

O forte contraste destes materiais confere ao centro um visual abstracto e moderno, ainda que culturalmente integrado. Esta lógica de contrastes é também transposta para o seu interior, com zonas temáticas distintas, incluindo ao nível do tipo de lojas que ali encontramos. Desse ponto de

Ano XX - 2011 - Edição 78

Do ponto de vista estratégico, o Forum Sintra vem preencher uma clara lacuna, num dos concelhos mais “representados” de Portugal. Anteriormente, a população desta zona tinha de se deslocar aos concelhos limítrofes para fazer as suas compras. A partir de agora, passa a ter “em casa” um centro comercial desenhado de acordo com as mais modernas tendências e com um mix comercial extremamente atractivo e equilibrado.

Shopping 17


inauguração

Ficha técnica: Nome: Forum Sintra Propriedade: Multi Investment e Pingo Doce (grupo Jerónimo Martins) Promoção: Multi Development Gestão: Multi Mall Management Arquitectura: Conceito (T+T); Execução (ARX e Chapman Taylor)

Ano XX - 2011 - Edição 78

vista, torna-se um espaço multifacetado e polivalente, que rompe com a monotonia ao criar diferentes identidades internas. Em suma, um projecto ambicioso, que inaugura numa fase difícil para o País, mas que vem mostrar ser ainda é possível captar investimento de qualidade. O grupo Multi Corporation passa assim a gerir no país um portfólio de 13 unidades comerciais, preparando agora a inauguração de Alverca e Setúbal, bem como a expansão do Forum Algarve

18 Shopping

ABL: 55.000m2 Pisos comerciais: 3 Estacionamento: 2520 lugares cobertos e 130 exteriores (todos gratuitos) Lojas: 182 Restaurantes: 20 Âncoras: Pingo Doce, Worten, Zara, Primark, H&M, Sportzone, C&A, New Yorker e Modalfa Cinemas: Castello Lopes (multiplex com 7 ecrãs) Início construção: Abril 2009 Conclusão construção: Abril 2011 Investimento: 170 milhões de euros Postos de trabalho: 2500 directos; 800 indirectos


EuroShop

EuroShop mostra dinâmica do retalho

Ano XX - 2011 - Edição 78

Com mais de dois mil expositores e ultrapassando os cem mil visitantes, a edição deste ano da EuroShop bateu todos os recordes. De facto, a feira, que teve lugar em Dusseldorf, entre 26 de Fevereiro e 2 de Março, constitui a grande montra de soluções de investimento para os retalhistas, tendo juntado oferta de 53 países e recebido pessoas de 90 nacionalidades. Design, tecnologia e sustentabilidade deram o mote para um evento que se revelou um sucesso.

20 Shopping


O director da feira, Hans Werner Reinhard, deu voz a esta satisfação. Segundo afirmou, «este ano a feira foi fenomenal. Após a severa crise de 2009, o agendamento da EuroShop para 2011 constituiu um passo de sorte tanto para os expositores como para a organização. Todos os sectores em exposição estão a experimentar uma dinâmica evolutiva e posso adiantar que o ambiente que prevalece no espaço de feira foi extremamente positivo», sintetizou o responsável. Um dos factores mais elogiados pelos expositores foi o nível de internacionalização do certame, já que mais de 60 por cento dos visitantes deslocaram-se de outros países que não a Alemanha, num espectro bastante alargado que incluiu cerca de 90 diferentes origens. Entre os países que se destacaram ao nível do incremento de visitantes,

assinalou a organização, encontramos EUA, Brasil e Itália. Registou-se igualmente uma forte presença de profissionais provenientes dos mercados asiáticos. Quatro salões temáticos O certamente foi dividido em quatro grandes salões: EuroConcept; EuroSales; EuroCis e EuroExpo, facto que se revelou um benefício adicional para todos os participantes. No âmbito das temáticas, merece relevo a questão da sustentabilidade e das green solutions, as quais tiveram um impacto muito forte junto dos visitantes. De facto, a EuroShop já nos habituou a representar as grandes tendências do sector e, no caso actual, as questões de sustentabilidade assumem uma importância crescente.

Ano XX - 2011 - Edição 78

N

um espaço que congrega um total de 107 mil metros quadrados de área de exposição, os profissionais do retalho puderam tomar contacto com todas as novidades sobre produtos, tendências e conceitos que se impõem ao retalho moderno. O evento constitui um dos principais certames desta área de actividade a nível mundial e, para o comprovar, basta falar da afluência, que este ano ultrapassou as 160 mil pessoas. Nesse âmbito, constituiu o ponto de contacto ideal ao nível de negócio e de perspectivar as alterações que se avizinham, com natural destaque para a introdução de novas tecnologias e para soluções capazes de cativarem os clientes e gerarem a compra.

Shopping 21


EuroShop

O salão EuroConcept mostrou-se um dos mais dinâmicos e revelou o forte crescimento desta área, expondo soluções de promoção de vendas através de iluminação e de conceitos de design emocional, integrando-se em aspectos de eficiência energética e arquitectura sustentável. Estiveram presentes mais de 150 expositores

internacionais, que vieram mostrar as suas mais recentes tecnologias, com especial destaque para as novas soluções LED de iluminação. Por outro lado, incluiu igualmente questões relacionadas com quebras no retalho, design e arquitectura de loja, refrigeração e ar condicionado, carrinhos de compras, soluções para chão, etc.

Ano XX - 2011 - Edição 78

Já no EuroSales encontrámos, por exemplo, todas as novas soluções ao nível de manequins de exposição, concretamente no segmento Premium e com toda a necessária segmentação, por exemplo ao nível de exposição para artigos de criança. Desse ponto de vista, os visitantes puderam encontrar, dentro de toda a gama de produtos disponíveis, exactamente o que procuravam, de acordo com os seus conceitos comerciais. Visual merchandising, decoração sazonal e display de produtos marcaram os equipamentos que pudemos encontrar neste sector da feira.

22 Shopping

O EuroCis, por sua vez, focou-se nos futuros desenvolvimentos do sector do retalho, e muito particularmente na migração para os dispositivos móveis, tanto no que diz respeito aos colaboradores internos como em relação aos próprios clientes, concretamente na área de selfscanning e de aplicações para smartphones. Os temas mobilidade e processos end-to-end, por exemplo, foram tiros certeiros desta edição da EuroShop, já que corresponderam em pleno às expectativas de grande parte dos operadores profissionais, ansiosos por descobrirem as novas soluções que se colocam à sua disposição para desenvolvimento do negócio.


Finalmente, o salão EuroExpo concentrou exemplos de construção de stands, mostrando a elevada criatividade com que hoje é possível implementar espaços de exposição e promoção de produtos. No fundo, soluções de marketing e de comunicação apresentadas pelos maiores especialistas mundiais, estabelecendo novos padrões de qualidade estratégica, abordando temáticas como design, comunicação de marca, tecnologia de eventos e equipamento para stands. Resumindo, dir-se-ia que a ideia geral foi que esta terá sido a melhor edição da EuroShop, em particular devido à profusão de novas soluções que vão sendo colocadas no mercado, e que os profissionais conseguem aqui encontrar, num mesmo espaço e atingindo uma visão global da oferta disponível. Mais uma vez, Dusseldorf foi local privilegiado para encontro entre profissionais, equipamentos e tecnologia de retalho, num dos eventos de maior amplitude à escala internacional.

Ano XX - 2011 - Edição 78

Na realidade, os clientes estão cada vez mais digitalizados e querem informação sobre os produtos nesse formato antes de se dirigirem às lojas, constatou-se, justificando a oportunidade e actualidade destes equipamentos no âmbito do comércio a retalho. Entre inúmeras situações, aqui foi possível encontrar soluções de check-out, pagamento, segurança, mobilidade, pesagem ou business inteligence, por exemplo.

Shopping 23


Sustentabilidade

Ano XX - 2011 - Edição 78

Almada Forum recebe Registo EMAS - Eco-Management and Audit Scheme, para a gestão

24 Shopping

No seguimento da sua política de Sustentabilidade, a Multi Mall Management, empresa do Grupo Multi Corporation responsável pela gestão de 13 centros comerciais e de um parque de escritórios, obteve o Registo EMAS (EcoManagement and Audit Scheme) na gestão do Almada Forum. Este é o primeiro Centro Comercial do Mundo a receber esta certificação.


Aos requisitos definidos na ISO 14001, o Registo EMAS acrescenta o compromisso de comunicar, envolver e sensibilizar, clara e objectivamente, todos os Parceiros envolvidos – investidores, lojistas, prestadores de serviço, clientes e comunidade envolvente. O EMAS é estabelecido numa organização visando a avaliação e melhoria do desempenho ambiental, fornecendo informação relevante ao público e outros interessados em termos de performance ambiental.

Para Matias Lopes, Managing Director Southern Europe da Multi Mall Management: “É com um enorme orgulho e satisfação que vemos o nosso trabalho na área da Sustentabilidade ser reconhecido desta forma extraordinária, com uma certificação que representa a excelência da gestão ambiental. A obtenção do Registo EMAS na gestão do Almada Forum vem reforçar o compromisso da Multi Mall Management em procurar atingir a Excelência, Performance, Credibilidade e Transparência na gestão dos seus projectos”. A obtenção do EMAS reflecte as melhorias contínuas resultantes da implementação do Sistema de Gestão Ambiental, as políticas de comunicação e sensibilização para a adopção de boas práticas ambientais e o natural resultado dos ambiciosos programas de gestão ambiental que o Almada Forum tem levado a cabo.

Ano XX - 2011 - Edição 78

D

epois de, em 2006, ter obtido a Certificação Ambiental de acordo com a ISO 14001, o Almada Forum torna-se agora no primeiro Centro Comercial no Mundo a receber a Certificação EMAS – um mecanismo voluntário para empresas e organizações que se querem comprometer a avaliar, gerir e melhorar a sua performance ambiental.

Shopping 25


ICSC - International Council of Shopping Centres

ICSC Retail Connections 2011 Assume importância capital Mais de 80% do de retalho europeu esteve representado na última edição do Retail Connections, uma iniciativa organizada pelo International Council of Shopping Centers (ICSC) que teve lugar no final de Março. Trata-se de um evento de forte índole prática, onde retalhistas e a indústria dos centros comerciais se concentram efectivamente em concretizar negócios.

O Ano XX - 2011 - Edição 78

objectivo do encontro é proporcionar oportunidades de negócio para as equipas de leasing do sector de centros comerciais, juntando-os no mesmo espaço e no mesmo dia com retalhistas oriundos de todos os pontos da Europa. Segundo a organização, esta última edição foi um verdadeiro sucesso, uma vez que esteve representado mais de 80% do espaço de retalho a nível europeu.

26 Shopping

De facto, estiveram na reunião representantes de 200 marcas de retalho, em intensa confraternização laboral com os principais operadores de promoção imobiliária da Europa. O testemunho de Thomas Meager, responsável da Primark, é bem elucidativo. Na sua opinião, «todos marcaram presença no sentido de fazerem negócio e todos puderem suportar os custos devido à simplicidade de processos. Não é um evento cheio de enormes stands. Pelo contrário, há uma enorme acessibilidade e tudo se mostra muito refrescante nesta ocasião». Já do lado dos promotores, destaque para as palavras de Klaus Striebich, director de leasing da ECE Projektmanagement e também presidente do grupo de leasing do ICSC.


Ano XX - 2011 - Edição 78

Segundo referiu, «o mercado dos centros comerciais está novamente a ganhar vida, o que ficou bem evidente pela qualidade dos profissionais que estiveram no Retail Connections. Tivemos aqui grandes equipas de retalhistas que

vieram discutir os seus planos de expansão com as equipas de leasing dos centros comerciais de toda a Europa». Para o responsável, «não se pode negar que este continua a ser um mercado difícil, que passa por tempos difíceis. Mas a atmosfera de todo o evento foi muito mais dinâmica do que por exemplo o ano passado», assinalou, visivelmente satisfeito. Recorde-se que o Retail Connections foi uma iniciativa lançada pelo ICSC em 2008, tendo-se agora realizado a sua quarta edição. Neste período, mais que duplicou a sua dimensão, tornando-se um encontro de alto valor quer para retalhistas quer para os promotores imobiliários. De facto, constitui uma oportunidade efectiva para que esta indústria concretize negócio, sendo esse o grande foco e objectivo de toda a organização. O facto de concentrar na mesma sala, durante um curto período de tempo, os principais players de mercado, permite também que este evento seja muito atractivo do ponto de vista dos custos, pois evita diferentes viagens para negociar com diferentes clientes/fornecedores, assim como longas estadas em hotéis, obrigatórias em situações mais prolongadas. Desse ponto de vista, é de facto uma reunião formatada para atingir resultados práticos e concretos, algo que os participantes parecem reconhecer de forma consensual.

Shopping 27


ICSC Solal Awards

Portugueses novamente em destaque O reconhecimento das campanhas de marketing realizadas por centros comerciais nacionais esteve novamente em grande destaque nos Solal Awards, iniciativa anual do ICSC que distingue o que de melhor se fez ao nível de marketing, no panorama europeu dos centros comerciais. Os prémios foram atribuídos em Istambul, por ocasião da realização da conferência de marketing que o organismo também leva a cabo todos os anos. Deat vez teve lugar na primeira semana de Abril.

Ano XX - 2011 - Edição 78

O

desempenho nacional esteve em particular destaque em diversas categorias a concurso. Nas próximas páginas, fazemos um apanhado das campanhas que receberam esta honrosa distinção.

Na categoria de marketing relacionado com causas, destaque para três acções particularmente para a Multi Mall Management, que arrecadou dois prémios. A primeira, relativa ao Forum Almada, com a campanha Ajuda de Berço, instituição de solidariedade dedicada a apoiar crianças vítimas de abuso. Foram utilizados diversos métodos para angariar fundos, incluindo uma página de facebook e a venda de pulseiras representativas da causa. No total, foram entregues mais de 50.000 euros. Ainda do mesmo grupo, mas desta feita no centro comercial Armazéns do Chiado, a campanha “O meu património mais saudável: a saúde” foi também distinguida pelo ICSC. Focando-se na obesidade, a campanha alertou para a importância dos estilos de vida saudáveis, tendo contado com a participação de especialistas de todo o país, no sentido de aconselharem as pessoas.

28 Shopping


Finalmente, e ainda dentro da mesma categoria, a Chamartín foi destacada pelo projecto da sua orquestra, que arrancou com a inauguração do Dolce Vita Tejo, o maior centro comercial da Península Ibérica. Numa parceria com o Conservatório Nacional, ofereceu treino e educação musical a mais de 250 crianças, assim como apoio psicosocial para elas e suas famílias.

Ainda na mesma zona geográfica, destaque também para a campanha do NorteShopping, da Sonae Sierra, desta feita com a temática ambiental. Igualmente aproveitando a época natalícia, o centro desafiou os seus clientes a criarem energia humana para iluminar a árvore de Natal, ao terem de pedalar bicicletas. Sem a participação das pessoas, as luzes apagavam-se e a verdade é que houve mais de 33 mil pessoas a aderirem à iniciativa. Na categoria de relações públicas, encontramos outra acção da Multi Mall Management Portugal levada a cabo com a campanha “By Invitation Only”. Uma exposição do fotógrafo internacional Simon Frederick com a temática centrada em músicos portugueses, viajou por todos os centros nacionais geridos por esta companhia, tendo gerado um retorno na ordem dos 300.000 euros. Também a Sonae Sierra foi premiada na categoria das relações públicas, através do projecto “Felicidade”, centrado nas famílias, um target decisivo para a estratégia

de marketing dos centros do grupo. A acção focou-se em encontrar os elementos de felicidade das crianças e a forma de enriquecer as suas vidas, com a ajuda de pedopsicólogos. A campanha atingiu um alcance nacional e teve um feedback muito significativo ao envolver o facebook e o YouTube.

Ano XX - 2011 - Edição 78

A campanha natalícia de 2009 do MarShopping (Inter Ikea) foi outra das vencedoras do dia, tendo realizado o sonho de duas dúzias de crianças desfavorecidas de Matosinhos. Estas escreveram uma carta ao Pai Natal pedindo um desejo e o Centro foi capaz de recolher os presentes e entregá-los numa noite mágica para os petizes.

Shopping 29


ICSC Solal Awards

Ano XX - 2011 - Edição 78

Já na categoria de publicidade dirigida ao consumidor, mais uma distinção para o Mar Shopping. O objectivo desta campanha foi aumentar os níveis de notoriedade do centro. Para promover a sua localização, o centro disponibilizou um painel interactivo num dos edifícios mais emblemáticos da cidade, o qual respondia a qualquer pergunta das pessoas acerca do centro. Os interessados enviavam as questões através do telefone móvel e em apenas alguns segundos a resposta surgia no ecrã gigante. Durante um semestre, tempo que decorreu a campanha, foram colocadas mais de 6.000 perguntas.

30 Shopping

Mais uma vez, e dentro da mesma categoria, encontramos a MMM. Em parceria com a Football Dream Factory lançou uma campanha durante o campeonato do mundo de futebol. A ideia era realizar o sonho de uma criança: tornar-se uma estrela da modalidade. Em nove dos centros da companhia, Luís Figo e Luís Felipe Scolari criaram um workshop onde os pequenos podiam mostrar as suas habilidades, na esperança de poderem assinar por um dos maiores clubes nacionais. A acção aumentou os índices de afluência aos centros e, de facto, uma das crianças acabou por ser “contratada”.


holmesplace.pt

programa oficial do

by Holmes Place COM A TUA VERSÃO LIGHT SENTES-TE MELHOR

Inscrições limitadas!

Imagina-te com uns quilos a menos. Mais feliz e com mais saúde. Esta é a essência do Peso Vital, o programa de emagrecimento oficial do Peso Pesado. Um programa inovador que combina um plano de treino e um plano alimentar adaptado a cada indivíduo, para além de um acompanhamento médico. Juntam-se ao Holmes Place a equipa médica do programa televisivo Peso Pesado da SIC composta pela HPP Saúde, da qual faz parte o Hospital dos Lusíadas, e pela fisiologista Teresa Branco e a sua equipa de nutricionistas e psicólogos.

As inscrições efectuadas até Maio podem ganhar prémios!

Body Pump

Body Jam

“Peso Pesado”™ é uma marca registada da Reveille LLC, sob licença da SIC - Sociedade Independente de Comunicação, S.A.


ICSC Solal Awards

Na área de grande abertura, reformulação ou extensão de centro comercial, a Sonae Sierra voltou a estar em grande, através do reposicionamento do NorteShopping, com um conceito mais virado para a família. O marketing da Sonae Sierra desenvolveu o conceito Norteland, uma zona especial para as crianças que representa uma nova geração de playgrounds. O resultado foi um incremento de 206% na afluência, tendo aquela zona de lazer sido um dos principais geradores deste tráfego ao centro. Os centros comerciais Dolce Vita destacaram-se ainda pela acção de Brand Casting, na qual se procurou encontrar novos talentos musicais. Simulando uma garagem, foi criada

uma competição com um microsite específico, numa acção que teve reflexos nas principais redes sociais. Por todo o país, foram envolvidas mais de 150 novas bandas. Outra das acções em destaque, e a última relativa ao desempenho nacional, volta a premiar a Multi Mall Management, com a promoção do MMM Gift Card em parceria com a MTV. Falamos de um cartão de fidelização geralmente destinado a consumidores entre os 30 e os 50 anos, mais voltados para esta modalidade. O objectivo era captar uma clientela mais jovem e, através da ligação ao sétimo aniversário da MTV Portugal, foram de facto atingidos os propósitos, alargando o alcance do cartão a um novo público-alvo.

Ano XX - 2011 - Edição 78

Lista de distinções em Portugal Categoria: Cause Related Marketing

Categoria: Consumer and Trade Advertising

Centro: Almada Forum Campanha: Ajuda de Berço Distinção: Solal Siver 2011

Centro: Mar Shopping Campanha: Tudo e mais alguma coisa Distinção: Finalista

Centro: NorteShopping Campanha: Norte Green Distinção: Solal Silver 2011

Centro: Centros da Multi Mall Management Campanha: Football Dream Factory Distinção: Finalista

Centro: Armazéns do Chiado Campanha: Getting Healthy Distinção: Finalista

Categoria: Grand Oppening, Anniversary, Refurbishment or Extension

Centro: Dolce Vita Tejo Campanha: Orquestra Dolce Vita Distinção: Finalista Centro: Mar Shopping Campanha: Noite mágica de Natal 2009 Distinção: Finalista

Categoria: Public Relations Centro: Centros da Multi Mall Management Campanha: By Invitation Only Distinção: Solal Silver 2011

32 Shopping

Centro: NorteShopping Campanha: Norteland Distinção: Finalista Categoria: Alternative Revenue Centro: Centros da Chamartín Campanha: Dolce Vita Brand casting Distinção: Finalista Centro: Centros da Multi Mall Management Campanha: MMM Gift Card (online) Distinção: Finalista


Solodigital - Soluçþes Digitais, Lda. Av. dos Maristas, 82 A 2775-241 Parede mail - filipe.ferreira@solodigital.pt


análise

Incerteza económica condiciona sector

O

primeiro trimestre tem manifestado dificuldades para o sector de centros comerciais no que diz respeito ao tráfego. Desde Janeiro que a variação comparativa de visitas face ao ano anterior anda à volta de menos dez pontos percentuais. Esta situação configura um ambiente que resulta directamente das condicionantes ao consumo que a crise está a provocar.

De qualquer modo, é também de notar que se regista uma estabilização do número de visitas. De facto, em Fevereiro e Março, e numa comparação face aos meses imediatamente anteriores, os números apontam valores na ordem dos zero pontos percentuais. O sector está a conviver com algumas afluências mais baixas, mas tudo indica que possa haver um incremento no número de visitas nos próximos meses.

Março 2011

Variação Percentual Outubro

Novembro

Dezembro

Janeiro

Fevereiro

Março

83,28

84,45

99,64

78,84

78,33

78,10

-5,2%

1,4%

18,0%

-20,9%

-0,6%

-0,3%

-3,3%

-5,6%

-8,1%

-10,9%

-9,6%

-10,9%

Indice FootFall Variação Mensal

Variação Anual

Indice FootFall - Portugal

Indice FootFall de Portugal 120 90

2009

2010

2011

Indice Acumulado

85 80

110

75

2010

-10,49%

2011

Indice

Ano XX - 2011 - Edição 78

100

90

80

70

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Mês

34 Shopping

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro


O NOSSO AMBIENTE É DE EXCELÊNCIA

A MULTI MALL MANAGEMENT, COMO GESTORA DO ALMADA FORUM, OBTEVE O REGISTO EMAS. ESTA CERTIFICAÇÃO, A PRIMEIRA A SER OBTIDA NO MUNDO POR UM CENTRO COMERCIAL, REPRESENTA A EXCELÊNCIA, PERFORMANCE, CREDIBILIDADE E TRANSPARÊNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL.

Shopping 78 - Centros Comerciais em Revista  

Centros Comerciais em Revista

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you