Issuu on Google+

Nossos sentidos nos enganam?


Materiais necessários 3- recipientes de plásticos (potes de sorvete com 2 litros de água); - água à temperatura ambiente; - água quente (ATENÇÃO: Cuidado para não queimar a mão!); - água com gelo.


Procedimentos Alinhe os recipientes em cima de uma mesa de forma que você visualize um no centro. No recipiente do meio, coloque água à temperatura ambiente. No recipiente da direita coloque água quente e no recipiente da esquerda coloque água com gelo.


Mergulhe a mão direita na água quente e aguarde 30 segundos. Retire a mão da água quente e mergulhe na água à temperatura ambiente. Preste atenção e procure responder se água do recipiente que está no meio, se apresenta quente ou fria.


Agora mergulhe a mão esquerda na água com gelo. Aguarde 30 segundos e mergulhe esta mão na água que está no recipiente do meio. Agora, compare com a sensação obtida com a mão direita.


Conclusão Através dos nossos sentidos percebemos estímulos provenientes do ambiente. Nossos sentidos transformam os estímulos em impulsos nervosos que são conduzidos ao cérebro através dos nervos. No cérebro, os impulsos nervosos são transformados em sensações. No caso deste experimento, as sensações em relação à temperatura da água, forma diferentes. Isto porque nossa pele não é capaz de obter informações sobre a temperatura absoluta da água. Isto só pode ser feito com o uso de um termômetro. Os receptores de nossa pele, captam a temperatura da mão. Logo, aquela mão que anteriormente estava em água quente, sentiu a água à temperatura ambiente mais fria.


Nossos sentidos nos enganam?