Page 1

Só num

coração

PURO Nascerá a força do Kototama

Será que não vale a pena,

DEPURÁ-LO?


Kiyoki Mitama Kototama no chikara wa kiyoki mitamayori izurushi nakuba kainakari keru. Murakimono kokoro wo kiyome shikono yowo kiyomuru waza zo shin no waza nari. Ikanaramu yono ootoogue kitsuru tote tama kiyokereba yasuke karuram.

de Meishu Sama Pureza da Alma

Só num coração puro, nascerá a força do Kototama. Será que não vale a pena depurálo? Tirar do mundo a feiúra; o coração purificar, eis a mais nobre e verdadeira dedicação. Tranqüila será a chegada do terrível fim dos tempos, para aqueles que têm uma alma pura.


QUANDO PARECE QUE OS OUTROS ESTÃO ERRADOS

Procuro ser visto por Deus, mas não me importo com os olhares dos homens. Esta é a verdade. Portanto, a

maneira de pensar é se mostrar somente para Deus, agradar à Deus e contentarse com isto. Pensando assim, sempre teremos grande proteção de Deus. Mas isto não é tão fácil para os outros devido a diversos costumes e hábitos. Quando a pessoa chega a este nível, não critica as pessoas, a igreja, e não deixa sair uma única palavra ruim da boca. Pode pensar o que quiser, porque Deus concede liberdade de pensamento. Mas certas coisas não se deve falar ou fazer. Normalmente, por causa de sentimentos repentinos, a pessoa se manifesta de maneira impulsiva, diz e faz coisas que não deve. Mas quando não fala, controlando este impulso, descobre depois que foi bom que não falou ou agiu. Às vezes, dizemos que aquela pessoa é ruim mas, muitas vezes, nos arrependemos de tê-lo dito. Este é o ponto focal da fé.

Ensinamento de

Meishu Sama


Palavras do

HOKAN Reverendo Dorgival


Simplicidade e pureza de

coração Boa noite a todos! Após um mês intenso de emoções e atividades, começamos este mês de abril como se fosse o marco de uma nova etapa em nossas vidas e para isso, vamos falar sobre a pureza em nossos corações, conforme Meishu Sama nos orienta no salmo de hoje. Pesquisando sobre este tema, encontrei muita coisa boa e gostaria de compartilhar o que encontrei. Na Bíblia temos a seguinte passagem: “Bemaventurados os que têm puro o coração, porquanto verão a Deus.” A pureza do coração é inseparável da simplicidade e da humildade. Exclui toda ideia de egoísmo e de orgulho. Por isso é que Jesus toma a infância como emblema dessa pureza, do mesmo modo que a tomou como o da humildade. Encontrei alguns trechos de palestras que expressam bem este tema. “Quando Meishu Sama adverte que se deve deixar a pessoa cair parece não ser uma atitude de amor. Entretanto nada é mais verdadeiro. De fato, Ele procura ensinar-nos que o aprimoramento deve nascer no íntimo, no coração de cada um. Não se trata apenas de corrigir atitudes, opiniões, mas de uma tomada de decisão irreversível. Por esse motivo, muitas vezes há pessoas que não entendem essa atitude e a julgam demasiado drástica. É, porém, uma maneira de agir que não as impede de serem alertadas de seus erros, pelo menos uma vez.

Como ouvir, ou não, é uma responsabilidade pessoal, na maioria dos casos o aconselhamento gera um efeito contrário, embora tenha sido realizado com o máximo de boa vontade. Normalmente surgem mágoas, ressentimentos e frustrações decorrentes do não-entendimento pelo outro daquilo que lhe foi apontado como um erro de conduta. Por isso, em situações semelhantes, Meishu Sama só avisava uma vez aos membros a respeito de qualquer deslize de comportamento. Quando temos muitas máculas, nossa mente fica nublada e não conseguimos distinguir o bem e o mal. Portanto, adquirir pureza de alma é o princípio básico de todas as religiões e constitui um trabalho muito importante ao qual devemos estar sempre atentos. Atingir esse nível também é a nossa meta. Recentemente dei uma aula sobre o ensinamento Doenças mentais e o Johrei. Recomendo que a leiam e estudem, porque Meishu Sama cita pontos importantes sobre este assunto. O coração é tido como o centro da personalidade. Não indica meramente a sede dos afetos e das emoções. Nas Escrituras “coração” inclui mente, emoção e vontade. Fala do homem na sua totalidade. Jesus está falando que a pureza deve penetrar em todos os corredores da nossa vida: nossos pensamentos, emoções, motivações, desejos e vontade. De tudo o que o homem deve guardar, o principal é guardar o seu coração. Dele procedem as fontes da vida. Porque a pureza exterior pode ser apenas aparente –


da palavra, esse método não eliminava as toxinas do corpo, nem queimava as máculas do espírito. Foi então que descobriu o Johrei e concluiu que o ponto definitivo de cura tanto espiritual, quanto física, seria a canalização da Luz de Deus que eliminava as impurezas do corpo e as máculas do espírito. Torna-se, contudo, necessário que a gente entenda bem o significado do Kototama. De onde vem essa força? Conforme o salmo surge justamente da pureza do coração. Algo bastante lógico, mas um pouco além do nosso entendimento mais profundo, embora as pessoas considerem o coração como alguma coisa muito preciosa. É comum a gente ouvir frases como "tem um coração de ouro" querendo traduzir "pureza" como um tesouro inestimável. De fato, quem tem um coração imaculado possui um tesouro de valor infinito, muito maior, portanto, do que o ouro que a gente ganha, perde e, às vezes, desaparece. Quando nossos corações estão maculados, as palavras também são impuras. Então, se alguém tiver muitas máculas, ao falar determinadas frases visando a um objetivo definido poderia destruir o outro ou até o mundo, caso tivesse a força do Kototama. Acredito, que a maioria não a possui exatamente por isso. Revela também senso de justiça presente em todas as coisas criadas por Deus. Imaginem alguém falando ou desejando mal ao outro, usando a força do Kototama. Com certeza o mataria. Mas Deus é justo em tudo que faz. Acontece inclusive de a gente reclamar do fato de nossas palavras não surtirem efeito. É claro, pois temos muitas máculas. À medida, porém, que formos purificando-as e nos aprimorando espiritualmente, passaremos a evitar a emissão de qualquer pensamento ou expressões negativas. Mesmo que nos aconteçam coisas ruins é necessário que as mudemos para o bem. Em vez de reclamar, devemos voltar-nos ao

ao Céu e agradecer ao Criador. Ainda que seja um pouco forçado, devemos emitir só palavras positivas. É uma forma de aprimoramento pelo qual, pouco a pouco, nossa alma vai sendo depurada. É esse o sentido expresso nesse salmo que Meishu Sama compôs sobre a pureza do coração. Além disso, é um poema que nos alerta para a necessidade da purificação tanto espiritual quanto física neste momento em que a Era do Dia está se aproximando com rapidez. Uma vez mais puro, nosso espírito conseguirá, pouco a pouco, utilizar a força do Kototama através das palavras que trarão certamente resultados positivos. É por essa razão que Meishu Sama nos pergunta se não vale a pena depurar o nosso coração, deixando-o livre de impurezas para adquirir a força do Kototama. Contudo, aqui surge um outro problema: a depuração é um ato doloroso, pois algo ruim deve ser arrancado, queimado. É um processo de sofrimento interno, quase abismal. São muitas as dificuldades a enfrentar: ofensas, agressões, humilhações. Se, porém, estivermos bem conscientes de que todos esses infortúnios são meios de purificar o nosso espírito e elevar a nossa alma, os superamos com serenidade e sentimento de gratidão. Nem mesmo liga muito para o que está acontecendo, pois a gente já sabe que, após esse período, virá uma nova fase em que a alma estará fortalecida e o poder das palavras começa a se manifestar. Assim, pessoas que têm essa capacidade de compreender o verdadeiro sentido da purificação até desejam que Deus realize, em primeiro lugar, a grande limpeza, principalmente antes da chegada do fim dos tempos para que, nessa época, nossa alma já esteja como o ouro de vinte e quatro quilates, maciço, sem mistura. Só desse modo é que poderá ser estabelecido o elo verdadeiro entre a alma e o poder do Kototama.


Deus vê não a aparência, mas o coração. Jesus condenou a hipocrisia dos fariseus que mantinham uma santidade exterior, mas eram impuros por dentro. Limpavam o exterior do copo, mas havia sujeira dentro. Eram como sepulcros caiados. Porque o coração é o lugar da morada de Deus – Deus habita no coração. Se o nosso corpo é o templo do Espírito, o coração é o santo dos santos. O coração puro é o paraíso de Deus, onde ele se deleita em habitar. Um coração puro serve a Deus com integridade – Quem tem o coração puro faz as coisas com sinceridade. Quando seus lábios estão orando, seu coração está orando. Um coração puro afasta-se de toda a aparência do mal. Ele não flerta o pecado. Ele não vive na região do perigo. Ele não

paquera a tentação. Ele foge porque respeita a santidade de Deus. O salmo de hoje está ensinando sobre a força da palavra que exerce grande influência tanto no mundo espiritual, quanto material. Num outro trecho de uma palestra encontrei: “ Quem descobriu pela primeira vez esse poder em Meishu Sama foi o Segundo Líder Espiritual da Oomoto, um religioso de grande espiritualidade. Certa vez tendo encontrado Meishu Sama lhe disse: Okada San (o nome próprio de Meishu Sama era Mokiti Okada) o senhor possui uma força tão misteriosa que se falar que a água de um copo cura todas as doenças, de fato, isso acontecerá. Meishu Sama continuou usufruindo desse misterioso poder para a salvação de toda a humanidade, bem como o utilizou também no trabalho de construção do Reino de Deus na Terra. Um pouco mais tarde, descobriu que embora pudesse curar pela força da


A partir daí, podemos também meditar sobre o valor das nossas orações. Para podermos nos ligar a Deus, nosso coração tem que estar puro. Quanto mais purificado estivermos, mais nossas preces se aproximam de Deus. Caso contrário, ou seja, quando rezamos com o coração cheio de máculas, é como se Deus não nos estivesse escutando. Meishu Sama ensina que, se tivermos um coração puro, mesmo chovendo fogo do céu, não há motivo para pânico. Teremos, na hora exata, a proteção divina. Saberemos com antecedência o que e onde vai acontecer e qual o caminho a seguir para encontrar a salvação. Não há, pois, motivo algum de medo. O nosso único receio deve ser o de termos uma alma impura. A partir destas colocações, vamos limpar nosso coração, tornando-o puro, para através de nossa elevação espiritual, ganharmos também força no kototama, utilizando-o para encaminharmos pessoas compromissadas para servirem na Obra Divina, para aumentarmos nossa força no kototama, utilizando-o para encaminharmos pessoas compromissadas para servirem na

Obra Divina, para aumentarmos nossa força na materialização do donativo de gratidão, e ao ministrarmos Johrei, sentirmos o amor de Deus e Meishu Sama nesta ato, permitindo que todos a nossa volta sintam o calor da Luz Divina materializando-se. Nosso primeiro objetivo deve, portanto, ser a preocupação com os valores espirituais. É esse o caminho que nos vai salvar, mostrando-nos a direção segura. Não podemos ficar tão materialistas a ponto de esquecermos a nossa alma. Na verdade, o Mestre quer dizer que os homens cuja alma esteja envolta por impurezas não conseguem manifestar uma consciência autêntica nem possuem discernimento para desempenharem as suas missões. “Daí a necessidade de estarmos constantemente mantendo a pureza do coração.” Que através de nossa mudança, sejamos abençoados com a Grande Expansão, com nossa Sede Própria, com muita prosperidade e com pessoas prontas e dispostas a se tornarem verdadeiras sacerdotes da Salvação. Que Deus e Meishu Sama abençoe a todos!


Johrei, arte e fé

Tatiana da Costa Camelo Após um ano e quatro meses vivendo no Canadá, desembarquei no Brasil no dia 02/03/2014, frustrada, com medo e com corpo coberto de dor e inflamações, foram 29 horas de voo, a pior viagem da minha vida. Os dois dias seguintes a minha chegada fiquei impossibilitada de fazer coisas básicas, como pentear meu cabelo, abrir a tampa de uma garrafa e sem andar, andava apenas do quarto para o banheiro, ou para sala. Meu corpo era só dor! Ainda no Canadá marquei uma consulta ao reumatologista para o dia 05/03/2014, o mesmo passou uma bateria de exames, mas já informou que suspeitava de duas doenças, Artrite reumatoide e Lúpus, ambas autoimunes. Ele conversou comigo durante uma hora meia, tempo suficiente para eu relatar minha vida no Canadá, foi quando ele constatou o desencadear da doença, o estresse emocional. Como os resultados dos exames em mão no dia 19/03/2014 retornei ao médico e recebi o diagnostico: Lúpus, doença sem cura aos olhos da medicina, tratável apenas os sintomas, os riscos de infecções são eminentes, que as visitas ao médico serão constantes e principalmente que não poderia engravidar sem controlar a doença por no mínimo um ano. Eu sabia que algo de grave estava acontecendo com meu corpo, estava em sofrimento desde maio/2013, mas fui negligenciando todos os sintomas com automedicação, no Canadá ir ao médico custa caro e meu marido na época acreditava que eu estava “aumentando” a minha dor para não trabalhar... (na situação eu pensaria a mesma coisa dele) Dormia pensando que deveria controlar minha dor e me enchia de remédios.

Até que um dia desesperada, procurei por uma igreja messiânica e descobri que no Canadá existia duas; uma em Toronto e a outra em uma cidade próxima a minha, foi quando perguntei ao meu marido se ele me levaria lá. O mesmo se prontificou imediatamente, mas mesmo assim resolvi ligar, eram 16hs de uma quinta-feira quando uma senhora atendeu e informou que a igreja funcionava apenas nas quintas e domingos de 11:00 às 15:00, ou seja, a igreja estava fechada, fiquei triste e desliguei o telefone. Dez minutos depois enquanto eu comentava com o meu marido o quanto estávamos tendo atrapalho na vida meu telefone toca. A Sra Mayumi da igreja retornará a ligação, dizendo: “Foi você quem ligou há 10 minutos?” Eu respondi que sim, e ela continuou: “A igreja fecha às 15:00, mas por algum motivo Meishu Sama me fez ficar aqui até agora para receber sua ligação. Ele quer que eu ministre Johrei em você, pode vir eu espero por você!”, foi quando eu expliquei que estava a 1h de lá e que iria demorar para chegar, mas ela mesmo assim disse que eu poderia ir. E assim fomos meu marido e eu. Após esse dia fomos duas vezes mais antes de voltarmos. Após receber o diagnostico, comecei a receber Johrei com Aline. Em paralelo a isto, meu sogro, que é Espírita Kardecista, havia me pedido para fazer um tratamento espiritual voltado para cirurgias espirituais e saúde e eu aceitei. A consulta espiritual aconteceu nesta última quarta-feira e as palavras da entidade muito me surpreenderam. Ao sentar de frente ao médico espiritual e informa-lo sobre tudo que estava ocorrendo com minha vida pessoal e saúde naquele momento ele falou:


“Doença autoimune é a oportunidade que Deus nos dá para mudarmos nosso estilo de vida, pois sem essa mudança não conseguimos a controlar ou curar a doença. Essa doença é criada por nossas magoas, rancores, mas no seu caso não são magoas e rancores para com os outros, mas para com você mesmo.

Você precisa acreditar na força que tem e no globo de fogo (neste momento ele fez o gesto em circulo entre o estomago e o peito) que você carrega dentro de si, pois sem acreditar seus dias se tornaram bem mais difíceis. Use essa bola de fogo para ajudar a si mesma e aos outros. Fiquei em estado de choque, pois já estava convicta a ministrar e receber Johrei, inclusive com as passagens para ir a SP, mas nesse momento senti que Deus confirmava que o caminho que estou escolhendo está certo. O espírito passou água fluidificada e nas três segundas-feiras seguintes cirurgia espiritual, aonde a espiritualidade irá até o meu endereço, foi quando informei que estaria no templo na última segunda-feira do tratamento e assim

ele respondeu, “Não se preocupe, deixe o endereço e lá estaremos todos juntos ajudando na sua cura, vá com Deus minha filha”. Relatar

esse fato para mim é mostrar com Deus e Meishu Sama é maravilhoso, Ele me mostrou que apesar de ter “virado as costas” há 12 anos, Ele jamais me abandonou e nesta quartafeira eu tive a confirmação. A confirmação de que estou no caminho certo... Estou muito agradecida pela oportunidade e por Ele ter colocado vocês no meu caminho, Aline amiga fiel e para todas as horas, irmã que Deus colocou na minha vida a 18 anos, muito obrigada pela sua dedicação e amor. Reverendo Dorgival, que apesar de ainda não conhecê-lo em matéria, não tenho palavras para agradecer sua dedicação, apoio e suporte ao meu problema. Suas palavras têm me fortalecido de fé, esperança e amor, é muito bom saber que posso contar com o Sr. Muito obrigada pelas palavras no culto de ação de graça hoje e na aula de aprimoramento da quarta-feira, suas palavras tocaram a minha alma e coração, obrigada! Ministra Lourdinha, muito obrigada por me receber e dividir o seu conhecimento, tenha certeza que vou querer beber muito mais desta fonte, estou engatinhando em busca da sabedoria de uma mulher que serve a Deus. Obrigada! Abraço fraterno, Tatiana Camelo


Johrei, arte e fé

Pauline Kadikela TIVE UM PARTO MILAGROSO Chamo-me Pauline Kadikela. Sou frequentadora ao Templo Arte do Johrei da República Democrática do Congo e tenho 22 anos de idade. Conheci o Templo através do meu pai e a minha mãe que já são Membros.

que eram as dores de parto e comunicou-me que eu ia dar a luz em alguns momentos.

A experiência de fé que tenho o prazer de compartilhar com vocês esta relacionada com parto milagroso que tive. Como a vida com o meu marido se tornou muito amarga para mim, tomei a decisão de deixar o nosso lar e voltar pra casa da minha família. Nestes momentos de tormentos, não me era apercebida que tinha já um atraso de três meses. Após cerca de dias na casa dos meus pais, a gravidez se confirmou. E como não queria mais do meu marido senti o desejo de fazer um aborto. Quando sugeri aquilo ao meu pai, ele desaconselhou-me tendo em conta as suas convicções religiosas. Assim, deixei desenvolver a gravidez apesar da decisão de não rever mais o meu ex-marido. Quando a gravidez chegou a termos, ficava frequentemente doente e tinha emagrecido muito. A minha mãe aliviava-me as dores administrandome o Johrei. Certo dia, as dores tinham-se tornado tão intensas que a minha mãe acompanhou-me ao hospital. Chegado lá, o médico diz-me

A espera foi longa e as dores eram sempre muito fortes que não podia mais suportar. Como o prazo previsto pelo médico era largamente ultrapassado, decidiu enviar-me num hospital especializado, porque a minha vida estava em perigo. A ideia de sofrer uma operação de cesariana feznos muito medo a minha mãe e mim. Perante desta situação, a minha mãe acentuou o Johrei e não parou de entoar a oração Amatsu Norito. Sobre a insistência do médico de ir submeterse a cesariana, a minha mãe recusou


categoricamente. Ela gritou em voz alta: “Meishu Sama é Messias e salvador, ele interviá no caso da minha filha. E o Johrei é mais forte que os todos outros tratamentos.” O médico deixou-nos e toda a noite, o meu estado tinha-se agravado. A minha mãe não se cansava na sua prática do Johrei. Quando amanheceu, o doutor voltou ainda com a sua proposta, a minha mãe repetiu-lhe que Meishu Sama ia intervir.

Em torno das 7 horas da manhã, as dores estavam me deixando louca. De repente, dei à luz de um menino na sala de espera em ausência do médico. Foi um grande milagre, e este milagre era tão grande porque a criança pesava 5 quilos e 400 gramas. Como tivesse dado à luz na sala de espera, o médico conclui que era impossível tendo em conta a minha corpulência que dei à luz uma criança de tal dimensão sem a intervenção de um médico. A minha mãe diz-lhe que através o Johrei, Meishu Sama tivesse intervindo. Enquanto apresento esta experiência eu e meu bebê, estamos com a boa

saúde. Ao seu nascimento, a minha criança parecia já totalizar 1 ou 2 meses era o que surpreendia todos.

Eu e meu bebê na sede do Templo Arte de Johrei três semanas após o seu nascimento

Meus irmãos, sinto muita emoção quando apresento este testemunho. Não tenho muito a comentar: "Meishu Sama salvou-me a vida, Meishu Sama é messias". Decidi de tornar-se também membro para servir a Obra Divina. Agradeço os meus pais ter escolhido este caminho da salvação, porque se não fosse o Johrei se não estivesse esta graça do Johrei, não sei se eu e meu bebê poderíamos viver ainda neste mundo. Muito Obrigada!


ARTE DO JOHREI 2014

NOVAS MISSÕES

A Makoto este mês, entrevistou o Ministro Marcos Gomes sobre uma nova dedicação na Obra Divina que está brotando no coração da Arte do Johrei de São Caetano do Sul: A fundação da OSCIP – ANIMA – Associação Beneficiente pela Felicidade do Semelhante. Uma ideia maravilhosa que promete um poderoso veículo de expansão e construção do Reino do Céu na Terra. PERGUNTA: Deve-se praticar a assistência social? MEISHU SAMA: Aqueles que conseguem, podem fazer. Frequentemente, os novosricos e deslumbrados caem, subitamente, numa situação calamitosa, devido à inveja e ao pensamento de outros, os quais se transformam no espírito maligno, num véu negro que os derruba. Por isto, aqueles que se tornaram ricos recentemente, sendo invejados ou odiados pelos outros, não permanecem assim muito tempo.

Concluindo, caem as pessoas que não têm virtudes ou não as acumulam. Ao contribuir para a sociedade e ao acumular virtudes, o sentimento de gratidão dos beneficiados se transforma em luz e as auxilia na forma de divindades e espíritos benfazejos. Por isto, podem se manter em segurança. Mas, geralmente, estas pessoas vão pecando cada vez mais e, consequentemente, não podem ter um bom destino. Pessoas privilegiadas muitas vezes sofrem queda na situação social ou posição quando fazem algo de errado ou não praticam virtudes. Então, necessariamente, acabam caindo, devido às máculas que passam a rodeá-los.


DEDICAÇÃO À SOCIEDADE E DEDICAÇÃO PELO TRABALHO É natural que as pessoas abençoadas retribuam o benefício à sociedade

Quando desejamos o Bem e o praticamos, interiormente sentimos na nossa consciência uma agradável sensação de satisfação. Este pensamento torna-se luz, que aumenta ao incorporar-se ao espírito. Ao contrário disso, o Mal se transforma em máculas que aumentam em contacto com o espírito. Exteriormente, quando é praticado um bem, a gratidão das pessoas beneficiadas torna-se luz e se comunica com o seu benfeitor através do elo espiritual. Por isto, há um aumento da luz. Ao invés disto, os pensamentos de rancor, ódio e inveja tornam-se máculas e elas também são transmitidas. Por isto, há aumento das máculas. Observando isso, fica claro que as pessoas devem praticar o bem e alegrar os outros, e nunca se tornar alvo dos pensamentos de ódio, rancor e inveja dos outros. É devido ao mecanismo acima que aqueles que alcançaram rapidamente uma alta posição na sociedade e os novos-ricos fracassam e decaem. Isto é, pensando que a causa do seu sucesso é a capacidade, a habilidade e o esforço próprios, tornam-se orgulhosos, egoístas, dando-se muita importância e entregando-se ao gozo do luxo. Como resultado disto, acumulam as máculas nascidas dos pensamentos de ódio, rancor e inveja de muitas pessoas. Como consequência, sua aura espiritual perde o brilho e se torna fraca, sendo que, finalmente, caem na desgraça. Aqueles que estão em elevadas posições sociais, e também os de famílias tradicionalmente eminentes, assim permanecem por receberem os benefícios da sociedade e, portanto, têm de retribuir a isso. Isto é, devem eliminar constantemente as máculas, através da prática de beneficência a essa mesma sociedade. Contudo, a maioria pensa na sua própria ganância e, como resultado da escassez de práticas altruísticas, há o aumento das máculas; ainda que as aparências sejam admiráveis, o espírito é semelhante ao da escória. Por causa disto, finalmente decaem, por força do princípio Espírito precede a Matéria. Um pouco antes da enorme calamidade causada pelo grande terremoto de Tóquio, ouvi de uma pessoa que tinha visão espiritual que a cidade, com seus grandes edifícios, espiritualmente não passava de uma fileira de miseráveis casebres. Surpreendi-me quando ela se tornou realmente como foi descrita. Outro exemplo é uma história americana. Quando o primeiro dos Rockfeller, famoso milionário, ainda era aprendiz em uma casa comercial, pensava que as pessoas deviam praticar o Bem, e assim contribuía para uma Igreja Cristã. No início, eram apenas cinco centavos por semana, mas, à medida que sua renda aumentava, passou para dez, cinquenta centavos, depois milhares e milhões de dólares e, finalmente, organizou a famosa Fundação Rockefeller. A quantia das primeiras contribuições foi registrada no verso de uma caderneta. Esta caderneta é considerada, atualmente, tesouro da família. Andrew Carnegie, fundador da famosa Instituição Carnegie, ao se defrontar com a morte, colocou em prática uma das teorias que sustentava comumente. Esta teoria consistia em doar para a sociedade toda a sua fortuna, que somava várias centenas de milhões de dólares, deixando, para o filho, seu sucessor, somente um milhão de dólares e a educação universitária. No livro Povo Americano, Münsterberg exalta o caráter do milionário americano que não acumulou fortunas para sua posteridade. Informa, por exemplo, que somente os donativos às universidades, bibliotecas e centros de pesquisas, em 1903, somavam aproximadamente dez milhões de dólares, e que as doações secretas se elevavam a várias vezes mais. Logo após a Primeira Grande Guerra, Carnegie doou uma quantia elevada à Fundação da Paz Mundial. O mundo científico alemão e seus cientistas renasceram com uma parte deste donativo. A primeira grande publicação mundial de uma série de livros a respeito de investigação sobre a guerra e o crime, elaborados principalmente pelo Professor Lippmann, também foi um dos trabalhos tornados possíveis, graças a este donativo. Dizem que é imensurável o que esta pesquisa tem contribuído para a felicidade mundial. Quando penso nesta realidade, posso saber onde está a origem da prosperidade americana. A par disto, sinto que a queda atual do Japão foi motivada pelo demasiado egoísmo de seus grupos financeiros, e compreendo que isto jamais foi casual. (05 de fevereiro de 1947)


MAKOTO - Acompanhando a fã page da Arte do Johrei vimos uma notícia maravilhosa.. Vamos desenvolver um trabalho social no Templo Arte do Johrei? Conta pra gente como surgiu esta ideia? A ANIMA surgiu se não estou enganado no dia 08/03/2007. Da vontade de gente que ama gente é pena que alguns dos criadores da ANIMA tenham completado sua Missão junto a Arte do Johrei e seguido seus caminhos mas eles vão estar para sempre em nossos corações e orações. MAKOTO - Que tipo de trabalho social a associação pretende desenvolver? Para qual público e em qual comunidade? Buscamos mais do que nunca a caridade que não humilha e também não expõe aqueles que necessitam de maneira nenhuma. Mas do que caridade a ANIMA quer levar vida as pessoas, conhecimentos, queremos que as pessoas aprendam a não dependerem de caridade, pois já estamos no limiar de uma Nova Era,um tempo de renovação da cultura e do espírito. Em breve não mais haverá neste planeta espaço para aqueles que pensam pequeno, pois a transição

da era da noite para a era do dia esta ai ,é um novo tempo de novos valores e o ser humano tem que aprender o que é respeito ,pois este ultimo não existe sem amor. O movimento verdadeiro que inspira este trabalho é o próprio ser humano. MAKOTO - Existe algum Ensinamento de Meishu Sama que está norteando esta ideia? Tem algo nos Ensinamentos que a Associação pretende praticar/materializar em suas ações? Meishu-Sama amou tanto o seu semelhante que dedicou cada minuto da sua vida a fazer o próximo feliz, em todos os sentidos... Lembra do ensinamento o espírito precede a matéria , tenha certeza a ANIMA primeiro nasceu no espírito durante estes anos inativa estava gestando, e agora chegou o momento de dar a luz. Mas não sou eu que vou gerar eu sou apenas o obstetra... Quem vai criar auxiliar, cuidar e dar vida são os membros e ministros de todo o Brasil, quer dizer mais os ministros ,pois ministro tem que servir mais ,trabalhar mais e fazer mais ( acredito que este ultimo é pra mim, rsrsrsr ) MAKOTO - Como se pretende

articular a fé e a questão social? Existe algum movimento ou questão social que inspira a criação deste trabalho?

Articular a fé e a questão social, não é muito fácil. As primeiras experiências que tivemos com a ANIMA foram bastante tristes, pois descobrimos que até para se fazer caridade existem varias regras impostas pelos homens. Foi então que decidimos desvincular a ANIMA da Arte do Johrei. Ai então as pessoas passaram a nos aceitar melhor. Mas hoje já se passaram alguns anos e aprendemos com os nossos erros agregamos valores que só o tempo e a fé em Deus e Meishu-Sama poderia nos dar. MAKOTO - Quem pode

ajudar? Como os membros podem apoiar na construção desta obra social?

Todos podem participar Membros, Não Membros, Simpatizantes, Ministros, Reverendo a Sociedade como um todo. Ajudando fisicamente, mentalmente, financeiramente, com doações, pois pretendemos fazer vários eventos para criarmos uma estrutura financeira para a ANIMA e é claro com os Patrocinadores, sejam todos Patrocinadores da vida, patrocinem a ANIMA.


RESPONDE


MAKOTO - O que Meishu Sama orienta sobre o cuidado com o coração? Vemos sempre nos Salmos e Ensinamentos constantemente orientação a este respeito... Por que é tão importante o cuidado com o coração? Meishu Sama, quando fala nos Salmos e nos Ensinamentos sobre Coração ele está falando de sentimento. Ele orienta que para nossa vida ser autêntica, se arrepender das nossas falhas, não julgar as pessoas, o arrependimento tem que ser de coração, de dentro da nossa alma. Devemos ter cuidado com o nosso coração porque é nele que depositamos os nossos sentimentos, que podem ser positivos ou negativos. A paz e a felicidade só podem advir de um coração puro e virtuoso. Meishu Sama diz que o Bem e o Mal estão misturados neste mundo e se evidenciam de diversas maneiras. Todas as manifestações de infelicidade, de sofrimento, tragédia, guerras e conflitos são motivados pela maldade presente no coração humano. Ler os Ensinamentos, meditar sobre as verdades, receber e ministrar Johrei é

cuidar do nosso coração, não deixar entrar nada de negativo, não permitir a entrada do jashin. MAKOTO- Como podemos purificar o nosso coração? Qual a postura correta na relação Amor e Servir? Meishu Sama diz que a finalidade da fé consiste em polir a alma e purificar o coração. O arrependimento, a humildade, colocar as necessidades do outro em primeiro lugar. Ai a fé verdadeira aflora e passa a ser vivenciada do fundo do coração. Deus Supremo é o único conhecedor do nosso coração. Então, Meishu Sama fala que à medida que o ser humano se eleva ele tornase um deus. Ai ele saberá distinguir o Mal e conseguirá dominá-lo de imediato, tornando-se assim possuidor de um coração que jamais se deixará vencer pela perversidade. Dessa forma está purificando o coração: bons pensamentos, elevação espiritual, humildade, ajuda ao próximo, ministrar e receber Johrei... MAKOTO - Qual a postura correta na relação Amor e Servir? Em que momento da vida de Meishu Sama ele nos deixou esta prática? A postura correta entre Amor e Servir é o Makoto.

Makoto tem um sentido muito profundo. Ele significa sinceridade, amor, fidelidade, honestidade, Constancia, devoção, franqueza, pureza e autenticidade. Makoto engloba um conjunto de virtudes, cuja prática é extremamente necessária para quem deseja Servir a Obra divina. Devemos ser útil a Deus, acima de tudo. E todo o nosso Servir deve ser de coração e com muito amor. Quando nos dedicamos ao Servir e oramos diariamente para que nos seja mostrada a nossa missão, Deus age por trás de nós, concedendo-nos graças, purificações e reencontros inesperados com alguém. Meishu Sama ensina que o Servir, na verdade, espiritualmente, significa que todo ser humano possui máculas: ele tem divida com Deus. Portanto, Servir é um meio excelente, pois, com isso, as máculas são eliminadas. No servir a Meishu Sama, o mais importante é a sinceridade. Ele é essencial, é imprescindível para a Obra Divina. Meishu Sama nos deixou essa pratica no momento que recebeu as revelações de Deus. O homem nasce no Mundo Material por desígnio de Deus. Ele foi


criado para construir o Mundo Ideal planejado por Deus. Durante a Guerra os membros serviam na construção do Protótipo do Paraíso Terrestre. Servir para Deus e não para o Homem. Está nos Ensinamentos de Meishu Sama: Quando o homem cumpre seus deveres de ser humano e recebe graças divinas através do Servir, seu espírito é purificado, e ele começa a discernir a finalidade de sua vida. Primeiro, Ele mesmo praticava os Ensinamentos e só recomendava aqueles que julgavam corretos e úteis.

A fé depositada em Meishu Sama é espelharmos no Seu espírito, deixando de lado todos os desejos egoístas para dedicarmos ao Servir.


Quem acolhe um benefício com gratidão Paga a primeira prestação da sua dívida. NINHO DE ÁGUIA


Pensamento atual

Servir com Amor No dicionário o significado é prestar serviços; cumprir determinados deveres e funções. Auxiliar, ajudar. Vem do Latim SERVIRE, "servir, atender", originalmente "ser escravo", de SERVUS. Sinônimo de servir: agradar, auxiliar, convir, dar, exercer, favorecer, ministrar, ocupar e satisfazer. Significado de Amor: Afeição viva por alguém ou por alguma coisa: o amor a Deus, ao próximo, à pátria, à liberdade. Amor é um sentimento de carinho e demonstrações de afeto que se desenvolve entre seres que possuem a capacidade demonstrar.

O amor motiva a necessidade de proteção e pode se manifestar de diferentes formas: amor materno ou paterno, amor entre irmãos (fraterno), amor físico, amor platônico, amor à vida, amor pela natureza, amor pelos animais, amor altruísta, amor-próprio, etc. O amor provoca entusiasmo por algo e interesse em fazer o bem. O amor a Deus demonstra uma ligação de caráter religioso, um sentimento de devoção e adoração. O amor de Deus é conhecido como amor Ágape, que é incondicional único e impossível de ser descrito com exatidão. O amor a Deus é um mandamento em muitas religiões.


É esse amor que estamos falando, pois o outro amor, o físico, se origina na sexualidade. O amor tem um papel social, alimentando outros a executar ações e sentimentos de solidariedade. Amor é amor. Faz buscarmos Deus, uma vez encontrado, você toma posse desse Amor, e passa a cuidar dos outros, que vem de Deus, sem olhar a quem. Portanto o Sinônimo de Amor é Deus, pois Deus é puro Amor. Então agora é só unir as duas palavras Servir com Amor, estar em estado de comunhão com Deus. Essa escravidão descrita anteriormente, nada mais é do que fazer tudo para agradar a quem tudo nos dá, ser escravo do amor, ter Deus como seu dono e senhor, ser útil ao Onipotente, Onipresente e Onisciente, ao que tudo pode e tudo dá.

Quem dera podermos ser assim, mas enquanto não temos essa consciência, vamos tentando, sempre tentando, sem desistir. Vamos tropeçar cair e levantar, mas precisamos lembrar que a excelência e mestria só vêm com a insistência e a persistência. Servir a Deus deveria ser o lema de toda humanidade, amor a consequência desse servir. Até conseguirmos esse equilíbrio teremos dificuldade desse amor universal, é esse amor e esse servir que nosso amado Mestre Meishu Sama tanto nos tenta ensinar, viver. O futuro, o Mundo de Miroku será esse período. De verdadeira, sublime e equilibrada forma de servir a Deus com amor. Para um dia servirmos a toda a humanidade. Ministra Magaly Xavier


BRASIL Sede Mundial - SP Rua Ibitirama, 629, Vila Prudente Tel: (11) 42274401 http://www.artedojohrei.org.br/ E-mail: info@artedojohrei.org.br Skype: artedojohrei.brasil Presidente: Reverendo Dorgival

Centro - SP Avenida São João, 822 – AP 55 Telefones: (11) 88449588/ (11)3666-1203 E-mail: smarim@ig.com.br Skype: Solange Império Responsável: Ministra Solange

Moóca – SP Rua Camé – 157 – Moóca Fone: (11) 22683236 Responsável: Ministra Sandra

Butantã - SP Rua João Gomes Barbosa - 50 – Jardim Celeste Telefones: (11) 34630305/ (11)984731888/ (11) 64886658/ (11) 93687437 E-Mail:virginiaatie@yahoo.com.br Responsável: Virgínia

Mogi das Cruzes - SP Rua Travessa Maximiniano 64, Centro - Mogi das Cruzes Telefones: (11) 88449588/ (11) 23780888 E-mail: smarim@ig.com.br Skype: Solange Império Responsável: Ministra Solange

Limeira - SP Rua Mario Ferraz, 148 Jardim Novo Horizonte Telefone: (19) 3453-6841 (19) 8313 9019/ (19) 8213- 5217 E-mail: labmc@ig.com.br mabito567@gmail.com Responsável: Reverendo Wilson

Artur Nogueira - SP Rua Julio Caetano, 612 Centro Telefones: (19) 34536841/ (19) 83139019/ (19) 82135217 E-mail: labmc@ig.com.br mabito567@gmail.com Responsável: Reverendo Wilson

Rosana - SP Rua Carpa 680 – Jd. Sol Nascente Fone: 96083-0530/ 99890-0919

Santos - SP Av. Pedro Lessa, 2408/11 Embaré Telefones: (13) 92093881 E-mail: lindalvadasilva@gmail.com Responsável: Lindalva

São Gonçalo – RJ Rua Monza, 439 – Lt. 56 – Bairro: Colubande (água mineral) Telefones: (21) 26042892/ (21)789431655/ (21) 2226-6502/ (21) 9983-6740 E-mail: robertoani@hotmail.com Responsável: Ministro Roberto Vitória (Ivinhema) – Mato Grosso do Sul Rua Yutaka takegava - 191F Telefone: (67) 9905-8120 E-mail: soladmiravel@gmail.com Responsável: Valdecir

Petrópolis – RJ Rua Souza Franco 93 Telefones: (24) 22316711 E-mail: apsnaylor@hotmail.com Responsável: Ministra Ana Patrícia Botafogo - RJ Rua Paulino Fernandes, 58 / 101 CEP: 22.251-090 Telefones: (21) 78912012/(21) 99836740 E-mail: fatimalmeida56@hotmail.com ou fatimaalmeida56@terra.com.br Carmo da Mata - MG

Itapecerica – MG


Rua Angelina Ruth Notini Lobato - 156 Telefones: (19) 3453-6841/ (19) 8313 9019/ (19) 8213- 5217 E-mail: labmc@ig.com.br mabito567@gmail.com Responsável: Rejane e Reverendo Wilson

Rua Belarmino Malaquias, 347 Bairro Magnólia Telefones: (19) 3453-6841/ (19) 8313 9019/ (19) 8213- 5217 E-mail: labmc@ig.com.br mabito567@gmail.com Responsável: Rejane e Reverendo Wilson

Asa Sul - DF 703 Bloco "E" Casa 41 Telefone: (61) 32970815 E-mail: m3mdf@hotmail.com Responsável: Reverenda Mariza

Caldas Novas – GO Rua n. 80, Apt. 403 Residencial Terraço, Centro (Cel. Bento de Godoy) CEP: 75.690-000 Telefone: (64) 81046523 E-mail: artedojohreicaldas@hotmail.com Responsável: Regina

Salvador - BA Avenida São Rafael Telefone: (71) 8898-6583 E-mail: min.manoeljunior@globo.com Responsável: Ministro Junior

Cidade Baixa – BA Telefone: (71) 8847-1970 E-mail: min.manoeljunior@globo.com Responsável: Ministro Junior

Vitória – BA (Campo Grande) Telefone: (71) 8898-6583 E-mail: min.manoeljunior@globo.com Responsável: Ministro Junior

Barra – BA Telefone: (71) 8847-1970 E-mail: min.manoeljunior@globo.com Responsável: Ministro Junior

Pernambues (Cambula) – BA Telefone: (71) 8753-2695 E-mail: min.manoeljunior@globo.com Responsável: Ministro Junior

Cachoeira / São Félix – BA Telefone: (71) 8745-9121 E-mail: min.manoeljunior@globo.com Responsável: Ministro Junior

Recife - PE Rua Jose Bonifácio, 1346 Bairro Torre Telefones: (81) 32041749/ (81) 87773332/ (81) 88521240/ (081) 98321362 E-mail: temploartedojohreirecife@hotmail.com Responsável: Ministra Lourdes

Fortaleza - CE Rua José Aurelio Camara - 120 - Apto 201 - Bairro Vicente Pizon - Praia do Futuro Telefone: (85) 99344041 E-mail: darcymontenegro@yahoo.com.br Responsável: Darci

AMERICA LATINA / EUA / EUROPA Nova York – EUA 58 Burling Rd Rochester, NY 14616 Telefone: (585)360-2290 E-mail: michaeldanielneary@gmail.com Responsável: Michael

Palmyra VA – EUA 2 loving Terrace – 22963 Telefone: 1.434.589.1090 589.5197 E-mail: copodleite@aol.com Responsável: Reverenda Helena

Caracas – VENEZUELA Av. Paseo Colon, Ed.Tachira, 15, Apto.151 Los Caobos - Cp 1050 Telefone: 0212 5778847 E-mail: arlenetsuarez@hotmail.com Skype: nena.naine.bqto Responsável: Arlenet

Lima – PERU Las Garzas 485 San Isidro E-mail: johreiarteperu@hotmail.com Responsável: Carmem

Córdoba – ARGENTINA Mar de lãs pampas, 118, Vila Nueva E-mail: johrei@live.com.ar paolaayala@argentina.com paoayala1@hotmail.com.ar Responsável: Guillermo e Paola

Cidade do Porto – PORTUGAL Telefone: 938524664/ 910085304/ 220962207 E-mail: jluisrr1@gmail.com Responsável: Jaime


AFRICA

REPUBLIQUE D’ANGOLA Lunda – ANGOLA Rua Dande, 59, Zona 5 Ndala Muleba, Comuna Kikolu Cacuaçu Telefone: (00) 244 91461 7777 / (00) 244 92146 0000 E-mail: artedojohrei.angola@hotmail.com Responsável: Ministro capitão

Cazenga/ Hoje ya renda – ANGOLA Telefone: (00) 244 91873 1000 E-mail: artedojohreiluanda@yahoo.com.br Responsável: Lourenço e Ministro Capitão

Lunda Norte/ Dundo – ANGOLA Telefone: (00) 244 92396 2820 Responsável: Ministro Jorge

Lunda Norte/ Lucapa – ANGOLA Telefone: (00) 244 93848 1825 / 91525 9581 Responsável: Ministro Jorge

Lunda Norte/ Mukita – ANGOLA ANGOLA Telefone: (00) 244 92432 6368 Responsável: Ministro Jorge

Lunda Norte/Calonda -

REPUBLIQUE DEMOCRATIQUE DU CONGO PROVINCE DE KINSHASA (Capital) SIEGE NATIONAL Av. Kongolo 121, Q/Djalo, C/Kinshasa Téléphone : +243 999958527 / +243 998122860 e-mail : artdejohreirdc@hotmail.fr Responsable : Ministre Faustin NGOYI LUMBALA Unité Religieuse de NDJILI Av. Nsanga n°16 Q/6 Ndjili Téléphone: +243 817609325 Responsable : Rainer TENDULA MAKELA

Unité Religieuse de MIKONGA av. Biango n° 26, Q/Mikonga / Efobank Téléphone : +243 999926792 Responsable : Floribert KANYINDA

Unité Religieuse de MASINA PETRO-CONGO Rue de Kimpoko n° 48 C/Masina Petrocongo Téléphone: +243 971969077 Responsable : Flavien KANUMUPANGI

Unité Religieuse de MATETE Quartier Singa I n°17A/bis C/Matete Téléphone: +243 815451201 / +243 995886283 / +243973950748 Responsable : Anaclet TSHIBUABUA

Unité Religieuse de LEMBA SALONGO Rue de Kalela n° 29/bis Q/Salongo Nord Téléphone : +243 994294243

Unité Religieuse de NGALIEMA Av. de l’Ecole n° 6 C/Ngaliema Téléphone: +243 999519412 Responsable : Marthe Ngalula


Responsable : Suzanne MAKELA KIMUENA

PROVINCE DE KATANGA Unité Religieuse de LUBUMBASHI Av.papayer n°10 Q/Bel Air Lubumbashi Téléphone: +243 815397222 / +243 999288231 e-mail: artdejohrei@hotmail.com Responsable : François Mukendi

Unité Religieuse de KASUMBALESA Téléphone : +243 972837354 / +243 974877750 e-mail: ntumbaoscar@yahoo.fr Responsable : Oscar Ntumba

PROVINCE DE KASAÏ ORIENTAL Unité Religieuse de BONZOLA Av. Disanka n°21 Q/Bonzola C/Dindidi Téléphone : +243 994188867 Responsable : Constantin MUSANGU KALALA Unité Religieuse de LUKALENGE Av, Kazadi Kaluba, nº 16 Q. Mibuya Téléphone: +243 842300222 Responsable : Lionel NKASHAMA WA MUKENDI Unité Religieuse de MUYA Av. Lukuki n° 02 Q/Ngomba Ngola C/Muya Téléphone: +243 854059888 Responsable : MULUMBA NKASHAMA Unité Religieuse de TSHIATSHIATSHIA Av. Muamba Katanku n°28 Q/Tshiatshiatshia C/Kanshi Téléphone: 243 995694088 Responsable : BENOIT KATALA Unité Religieuse de DIBINDI Av. De L`Université nº Q/Mikelaa C/ Dibindi Téléphone: +243 821849044 / +243 856189397 Responsable : Dieudonné KABEYA DIYOMBO

Unité Religieuse de MISESA Av. Inga n° Q/Misesa Téléphone : +243 856121558 Responsable : Florimond TSHIMANGA MBUYI Unité Religieuse de TSHIKAMA Av. Kamilabi n°21 Q/Kongulu Kabila C/Muya Téléphone: +243 854314421 / +243 994161605 Responsable : Samy KABONGO Unité Religieuse de DIPUMBA Av. Kalume n° 190 Q/Nzaba C/Bipemba Téléphone: 243 995946598 / +243 810718311 Responsable : Yannick KABAMBA Unité Religieuse de KASENGULU Q/Lukalenga réf : Chef Kalonji Médard Telephone: +243 842106389 Responsable : MUAMBA NZAMBI Unité Religieuse de NGANDAJIKA Téléphone : +243 823427233 / +243 994226121 Responsable : Laurent MADINBA

Unité Religieuse de MARCHAL Av. Inga Réf : en face du Marché Marchal Téléphone : +243 853173876 Responsable : Sylvain MBIKAYI

PROVINCE DE KASAÏ OCCIDENTAL Unité Religieuse de Kananga Av. Bandundu n°68. Q/Kelekele C/Katoka

Unité Religieuse de Nganza Nord AV. Aketi n° 52 Q/N’sele C/Nganza


Téléphone : 243 994729274 Email: templemkga@gmail.com Responsable : Octave BUYANGA KABAMBA

Téléphone : 243 994729274 Responsable : TSHIMBALANGA TSHIM

Unité Religieuse de Ilebo Av. Likasi n° 22 derrière l’Hôpital Gén Téléphone : 243 995071706 / 243 814898752 Email: templeilebo@gmail.fr Responsable : Erik KAKWEY Unité Religieuse de KANANGA II Av. Kinda n0 31 Q/Plateau, Localité : Signal Téléphone : +243 993585230 Responsable : Ronsard BIONSOBIMPE Unité de MUEKA Réf : tout près du Bureau de la SP de la SNCC Téléphone : +243 820864853 Responsable : Jeff BUSHABU

Unité Religieuse de Tshikapa Av. Mande n° 4 Tshikapa Centre Téléphone: 243 992753104 Email: dieudonnengalamulume1@gmail.com Responsable: Dieudonné NGALAMULUME Unité Religieuse de l’OASIS Av. du Grand Séminaire n° 15 Q/Oasis Téléphone : +243 990457498 Responsable : Thomas MPUKA SHAMBUYI

PROVINCE DE BANDUNDU Unité Religieuse de KENGE Téléphone: 243 998174569 Responsable: Brigitte ELEO

Unité Religieuse de BANDUNDU VILLE Av. Boende n° 87 C/Disasi Bandundu Ville Téléphone : +814193906 / +243 898993247 Email: malenda15@gmail.com Responsable: Laurent MALELA

PROVINCE DE BAS-CONGO Unité Religieuse de KWILU NGONGO Rue de la Montagne n°2 Q/ Mayenga Téléphone : 0810405676 Responsable: Patrice BATOMANITO


gera

O dinheiro deve ser empregado sempre em causas nobres; por isso é muito edificante fazer doações que se convertam em recursos favoráveis à elevação espiritual e à felicidade de todos os habitantes do Planeta. De outra parte, as ofertas não só diminuem os sofrimentos do doador, mas também aumentam os seus créditos cósmicos. Numa analogia simples, podemos afirmar que gratidões feitas de coração à causa de Deus são como depósitos num "Banco Divino". Depósito em conta corrente AGÊNCIA 0322-0 C/C 37506-3 ASSOCIAÇÃO RELIGIOSA ARTE DO JOHREI CNPJ: 07.760389/0001-12 Doe pela internet, acesse: http://www.artedojohrei.org.br/donativos-5255


Aulas de aprimoramento todas as quartas pela Justin TV

#revistamakoto

Revista Virtual do Templo Arte do Johrei/ Edição n°04-anoII/2014 Makoto obra sob uma licença Creative Commons/ Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual/3.0 Brasil/

Revista Makoto  

Revista virtual do Templo Arte do Johrei

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you