Issuu on Google+

Agrupamento de Escolas de Alijó / Escola E. B. 2, 3 do Pinhão DISCIPLINA: EDUCAÇÃO VISUAL / 8º A

PLANIFICAÇÃO DE UNIDADE DE TRABALHO – 8º ANO Distri buição

Unidade de Trabalho

MATERI AL

Percepção Visual da Forma O MOVIMENTO

Percepção visual da forma

-Ponto; - Linha; - Textura; - Cor; - Forma/fundo. - Qualidades formais, qualidades geométricas e qualidades expressivas. - Percepção visual das formas: luz-cor, linhas, textura, volume, superfície, etc. - A expressão de movimento: movimento implícito e explícito; repetição, translação, rotação e rebatimento de formas; expressão estática e expressão dinâmica).

- Características. - Propriedades;

- Representação gráfica; - Domínio dos materiais; - Uti 4 Blocos de 45 minutos TÉCNICA

2 Blocos

2º Período

2 Blocos

Elementos Visuais na Comunicação

Total =

Estratégias/ Atividades

Conteúdos

- Desenho; - Construção de objetos.

- Realização de exposição teórica, acompanhada de PowerPoint, de introdução à temática da expressão de movimento nas Artes Visuais; - Realização de registos livres, aplicando os diferentes elementos visuais, procurando retratar situações e/ou objetos e/ou entidades em movimento. Exploração gráfica de movimento em composições abstractas (referência: Kandinsky e Mondrian); - Visionamento de trecho do espetáculo de performance e audiovisual Zoetrope dos Microaudiowaves; - Apresentação em PowerPoint sobre brinquedos ópticos; - Concepção e construção de um Taumatroscópio a partir dos desenhos realizados na aula anterior.

Resultados Pretendidos

- Construir hábitos de escuta, fomentar o sentido crítico e o espírito de análise; - Desenvolver a capacidade de representar através do desenho; - Compreender, identificar e aplicar o poder expressivo dos elementos visuais da comunicação; - Identificar os elementos da expressão visual; - Materializar o desenvolvimento de uma ideia a partir do estabelecimento de novas relações; - Desenvolver ideias, com criatividade e responsabilidade; - Saber trabalhar por fases para a concretização de um projeto.

Observações: - O número de aulas previstas para cada unidade de trabalho não é estanque, pelo que pode ser alvo de reajustamento.

Ano lectivo 2010 / 2011

Materiais

Avaliação

Projetor multimédia; Computador; Colunas; Lápis de grafite; Marcadores; Lápis de cor; Papel de lustro; Cartão; Papel Cavalinho A4; Compasso; Furador; Elásticos ou hastes de madeira para espetadas; Marcador de ponta fina preto; Outros que se assumam interessantes para a exploração plástica do efeito em causa.

- Aplicação dos conhecimentos e técnicas apreendidas; - Capacidade de sintetizar, observar e comunicar através das artes visuais; - Domínio das técnicas e materiais; - Criatividade e autonomia; -Participação ativa nas atividades; - Concentração e sentido de responsabilidade; - Apresentação e rigor técnico; - Diário gráfico/”de bordo”.

Janeiro de 2010 A professora de Educação Visual, Luísa Marques.


Planificação EV_Movimento