Page 1

ESCOLA PROFISSIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL DO RODO ANO LETIVO: 2011 / 2012

MÓDULO 9 TECNOLOGIA DIGITAL E COMUNICAÇÃO VISUAL DISCIPLINA: EXPRESSÃO PLÁSTICA DOCENTE: LUÍSA MARQUES


MÓDULO 9 TECNOLOGIA DA IMAGEM E COMUNICAÇÃO VISUAL

Nº DE AULAS PREVISTAS (45 min.)

Nº DE HORAS PREVISTAS (60 min.)

Número de aulas: 48 aulas

Duração e Referência: 36 horas

Âmbito dos Conteúdos:

1. Noções básicas sobre edição gráfica e tratamento de imagem; 2. Abordagem do programa Photoshop; 3. Introdução ao tratamento da cor; 4. Ferramentas e ambiente de trabalho; 5. Trabalho com seleções; 6. Trabalho com camadas; 7. Adição de efeitos, deformações e molduras;

8. Edição de imagens; 9. A comunicação visual.


1. NOÇÕES BÁSICAS SOBRE EDIÇÃO GRÁFICA DE IMAGENS


O “NASCIMENTO” DA FOTOGRAFIA O primeiro registo fotográfico conhecido no mundo data de 1827, da autoria de Nicérone Niepce (um apaixonado por química e física). A descoberta nasce do desenvolvimento de experiências realizadas numa câmara escura, projectando luz sobre uma superfície sensível à luz(=superfície fotossensível).


O “NASCIMENTO” DA FOTOGRAFIA

Primeiro registo fotográfico conhecido no mundo. Registo da autoria de Niepce, captado a partir da janela do seu quarto (1827).


HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA (breve abordagem) Até alcançarmos o ponto em que nos encontramos hoje em dia, em que a produção e manipulação de imagens se encontram ao alcance de todos, houve um longo caminho a percorrer. Até ao início do século XX, só os artistas e artífices especializados dominavam os conhecimentos e as ferramentas necessárias à criação de imagens.


HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA (breve abordagem)

László Moholy-Nagy (Hungria, 1895-1946). Fotograma; 1924; impressão a gelatina e brometo de prata.


HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA (breve abordagem)

Até 1950, todas as fotografias eram a preto e branco, só a partir desta data é que os registos fotográficos a cores se vulgarizaram. Foto de 1942 de um carpinteiro trabalhando, é um exemplo histórico das primeiras fotografias coloridas.


HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA (breve abordagem) Só com o aparecimento das novas tecnologias informáticas e a sua aplicação à área da imagem, no final do século XX, é que se alcançou um novo patamar na captura, criação e manipulação de imagens.


HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA (breve abordagem) Pela primeira vez, a fotografia torna-se numa actividade ao alcance de todos. A introdução e generalização da utilização dos computadores abre portas para a “era digital”.


HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA (breve abordagem) As novas tecnologias possibilitaram a implementação de novas formas de pensar e fazer, aliando os novos meios às tecnologias tradicionais, ampliaram a diversidade e liberdade de criação artística. Mathew Barney, CREMASTER 3, 2002


http://www.youtube.com/watch?v=6xWtS9HsP4U&feature=related


? COMO SE FORMA UMA IMAGEM DIGITAL

?


COMO SE FORMA UMA IMAGEM DIGITAL? Uma imagem digital consiste num conjunto de informação codificada (informação armazenada e organizada segundo um determinado código), que é possível visualizar e editar através de equipamentos e programas específicos.


COMO SE FORMA UMA IMAGEM DIGITAL? No que concerne às imagens geradas por máquinas fotográficas digitais, o processo de formação é muito semelhante ao da visão humana.


COMO SE FORMA UMA IMAGEM DIGITAL? 1. Os impulsos luminosos entram na câmara através da objectiva fotográfica são captados por um sensor fotossensível (= sensível à luz), chamado de CCD (dispositivo de carga acoplada). O CCD é formado por pequenos elementos designados por pixéis, que convertem a luz em impulsos eléctricos;


COMO SE FORMA UMA IMAGEM DIGITAL? 2. Os impulsos eléctricos são enviados para um conversor analógico/digital ADC onde são convertidos em código digital;


COMO SE FORMA UMA IMAGEM DIGITAL? 3. Os impulsos eléctricos codificados, são armazenados para que possam ser posteriormente visualizados e/ou impressos.


COMO SE FORMA UMA IMAGEM DIGITAL?

Esquema de formação de uma imagem digital.


COMO COMO SE FORMA SE FORMA UMA UMA IMAGEM IMAGEM DIGITAL? DIGITAL? A imagem resultante deste processo é uma espécie de grelha/mosaico composto por pixéis. Quanto maior for o número de informação para cada área da imagem, maior será o pormenor dessa mesma área (um aspecto que se encontra dependente da qualidade do CCD).


COMO COMO SE FORMA SE FORMA UMA UMA IMAGEM IMAGEM DIGITAL? DIGITAL? Ao observarmos uma imagem capturada por uma máquina digital, e ao ampliá-la, verificamos que ela é formada por milhões de pequenas quadrículas de cor – os pixéis.


EXERCÍCIO EXPERIMENTAÇÃO E OBSERVAÇÃO

• Iniciando um programa de edição de imagem convencional, como o Paint do Office. • Vai à internet e procura uma imagem que possas gravar no teu PC. • Amplia a imagem e analisa como é feita a construção da imagem a partir dos pixéis.


CONCLUSÃO: • Uma imagem com uma resolução de 360 píxeis por polegada (dpi’s = dots per inch) tem mais qualidade do que uma imagem com uma resolução de 72 píxeis por polegada. As grandes diferenças são visíveis ao nível dos detalhes, quando ampliamos as imagens.


300 dpi

Quanto maior a qualidade e riqueza em pormenores de uma imagem, maior serรก o tamanho do ficheiro resultante.


NOÇÕES BÁSICAS DE CAPTURA DE FOTOGRAFIA


NOÇÕES DE FOTOGRAFIA Para captar boas fotografias não basta ter uma boa máquina. Existem alguns aspectos a recordar sempre que fotografamos: - Composição; - Enquadramento.


NOÇÕES DE NOÇÕES FOTOGRAFIA DE FOTOGRAFIA FORMATO – pode ser vertical (valoriza os elementos verticais) ou horizontal (dá destaque às linhas horizontais, proporciona sensação de deslocação ou velocidade).


NOÇÕES DE FOTOGRAFIA NOÇÕES DE FOTOGRAFIA PONTO DE VISTA – a posição escolhida pelo fotógrafo para captar a imagem (o ângulo).


NOÇÕES DE NOÇÕES FOTOGRAFIA DE FOTOGRAFIA Ponto de vista frontal (quando nos colocamos de frente ao tema segundo uma linha horizontal).


NOÇÕES DE FOTOGRAFIA NOÇÕES DE FOTOGRAFIA Ponto de vista contrapicado (tema captado de baixo para cima).


NOÇÕES DE FOTOGRAFIA NOÇÕES DE FOTOGRAFIA Ponto de vista picado (tema captado de cima para baixo).


NOÇÕES DE FOTOGRAFIA NOÇÕES DE FOTOGRAFIA COLOCAÇÃO DO TEMA posição escolhida pelo fotógrafo para colocar o tema ou objectos principais dentro do espaço da fotografia. Por exemplo: a regra dos dois terços – dividir a imagem em três partes verticais e três partes horizontais iguais.


NOÇÕES DE FOTOGRAFIA NOÇÕES DE FOTOGRAFIA ILUMINAÇÃO – quase todas as máquinas fazem o controlo automático de forma automática, mas isso não impede que ocorram erros na captura das imagens. Por exemplo: a posição do fotógrafo em relação à luz (nunca se deve fotografar de frente para a luz, em contraluz).


EM SUMA: Para conseguires uma boa fotografia deves:

• Seleccionar bem a porção de imagem a capturar – procurar um bom enquadramento; • Deslocar-te em torno do tema para escolher o melhor ângulo; • Experimentar o melhor formato para o tema escolhido (formato vertical ou horizontal); • Utilizar linhas imaginárias, evitando centrar a imagem. A assimetria cria um maior dinamismo e expressividade; • Quando existe pouca luz, procura sempre um apoio para a máquina, para que a imagem não fique tremida.

EP_M9_Introducao  

Introdução ao módulo 9 da disciplina de Expressão Plástica.