Page 1

Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância Ano Letivo 2011/2012 Ano: 3.º | Turma: L

MÓDULO 12 O PROCESSO CRIATIVO II Projeto de cooperação

METODOLOGIA DO PROJETO A MEMÓRIA DESCRITIVA

Como consta na proposta de trabalho relativa a esta última unidade de trabalho do ano e da disciplina: “Como módulo terminal, pretende-se que o trabalho se constitua como uma reflexão crítica por parte dos alunos devendo, no final, ser realizada uma apresentação do trabalho desenvolvido.”. Assim, no sentido da construção de um trabalho sério, consciente e empenhado, pretende-se que cada uma das alunas apresente o seu projeto ao resto da turma nas aulas finais do módulo. Para o efeito, deverão ser seguidas as orientações e parâmetros definidos, e, deverá ser elaborada uma memória descritiva do projeto concebido. Uma memória descritiva consiste num discurso escrito e organizado da apresentação de um projeto. Nela devem constar as justificações necessárias ao trabalho realizado e a sua contextualização (qual a situação a que se destina, para quem e que situação procura auxiliar). De igual modo, devem ser descriminadas e descritas as técnicas utilizadas no processo de conceção, acompanhadas do motivo da sua escolha.

Nota: O discurso deve ser cuidado e direto, sem o recurso a tópicos e sem perder o encadeamento de ideias claras e coerentes. Deve utilizar-se o discurso indireto durante a sua redação: “foi realizado…”; “procedeu-se…”; “fez-se…”, etc.

CPTAI 2009-2012 | EXPRESSÃO PLÁSTICA – MÓDULO 12

1


CONTEÚDOS DA MEMÓRIA DESCRITIVA DO PROJETO

INTRODUÇÃO Na introdução devem ser referidas as características do projeto de forma geral. Podem ser referenciados outros projetos, de outros autores ou fontes, que serviram de exemplo para o projeto desenvolvido, a fim de fundamentar a orientação dada ao processo desenvolvido. DESENVOLVIMENTO Introdução ao(s) objeto(s), descrevendo detalhadamente o raciocínio seguido para a sua conceção – seleção de tipologia, materiais, dimensões, cores, organização de elementos e estrutura, etc. Devem ser apresentadas justificações para todas as estratégias metodológicas e criativas, tendo o cuidado de referir os diversos instrumentos, os materiais utilizados e as condições de trabalho disponíveis. Deverá ser concebida uma listagem dos materiais utilizados, quais os seus custos, descriminando quais é que tiveram que ser adquiridos, e, quais é que foram obtidos gratuitamente. Também não pode ser esquecida a descrição do modo de funcionamento. CONCLUSÃO No final, deverão ser referidas as condições necessárias para a sua utilização (tipo de atividade ou situação a que se destinam). Sendo a situação de utilização, uma situação com características particulares, devem ser mencionados os meios implicados na sua utilização, local de utilização, proposta de outros projetos a utilizar em simultâneo. COMENTÁRIOS Esta última secção, de pendor académico e necessária para projetos ligados à atividade de PAP (para colocação no relatório final em elaboração), destina-se à descrição de dificuldades sentidas nas diversas fases de conceção do projeto, ou, para revelar aspetos considerados importantes.

CPTAI 2009-2012 | EXPRESSÃO PLÁSTICA – MÓDULO 12

2


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROJETO: PROJETO PRÁTICO (50%) _Domínio de instrumentos, materiais e técnicas selecionadas (15%); _Expressividade (linguagem plástica) (15%); _Criatividade e espírito inovador (15%); _Sentido estético (15%); _Adequação ao enunciado do projeto (20%); _Apresentação final do trabalho (20%). MEMÓRIA DESCRITIVA (20%) _Cumprimento do prazo de entrega (10%); _Introdução (10%); _Organização da informação (10%); _Desenvolvimento dos conteúdos (10%); _Correção técnico-científica (10%); _Correção ortográfica (10%); _Originalidade do trabalho (10%); _Apresentação gráfica (10%); _Conclusão (10%); _Fontes de consulta (10%). COMUNICAÇÃO/APRESENTAÇÃO À TURMA (20%) _Comunicação clara e rigorosa (10%); _Capacidade de comunicação (10%); _Qualidade da pesquisa realizada (10%); _Rigor (10%); _Organização da comunicação (10%); _Inclusão dos aspetos essenciais (10%); _Criatividade e originalidade (10%); _Material digital e outros considerados pertinentes manipulados de forma correta (10%); _Respeito pelo tempo disponível – 10 minuto no máximo (10%); _Postura adequada (10%). AUTO E HETEROAVALIAÇÃO (10%) _Participação nas atividades letivas; _Responsabilidade e autonomia; _Atenção e concentração nas diversas atividades; _Apresentação oral, escrita e estética; _Cumprimento das regras estabelecidas; _Originalidade; _Hábitos de trabalho;  Avaliação global (5% para autoavaliação e 5% para heteroavaliação).

Bom trabalho!

CPTAI 2009-2012 | EXPRESSÃO PLÁSTICA – MÓDULO 12

3

EP_M12_PROPOSTA_2ªPARTE  

EP_M12_PROPOSTA_2ªPARTE

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you