Issuu on Google+

Manual de Identidade Visual Software Juma

Sharlene Melanie Projeto Grรกfico

Manaus, 2010.


Apresentação O Manual de Identidade Visual (MIV) tem o intuito de informar e detalhar tecnicamente a construção da marca, assim como a implantação correta de suas aplicações. Este Sistema de Identidade Visual (SIV) apresenta o estudo sobre a aplicação da proporção áurea, com base em metodologias e técnicas, para criação e desenvolvimento da marca para o software Juma, uma nova opção de uso para distribuição de conteúdos a aparelhos celulares, tablets (iPAD), notebooks e palm tops, sugerindo elementos essenciais a sua Identidade Visual (IV) e, conseqüentemente, formas de aplicação no design gráfico.

História do Juma Coordenador do curso de Ciências da Computação do Ciesa, Edjander Mota, conta que o desenvolvimento do software começou em 2005 com a idéia de substituir os antigos cronômetros analógicos que orientavam a apresentação do Boi Bumbá em Parintins. Com a nova ferramenta, o roteiro alimenta o software e a cada instante é possível saber se o bumbá está com tempo acima do estipulado, adiantado ou não. A tecnologia empregada no software Juma foi desenvolvida em parceria pelos irmãos Edjander, Edjar e Edjam Mota, os dois últimos doutores em Ciência da Computação e professores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A contribuição dos irmãos foi motivada pelo programa pioneiro criado por Edjander, que no Garantido é responsável pela organização e entrada dos módulos que formam as peças alegóricas. O nome JUMA surgiu como forma de homenagem a seus pais, o pai nasceu no JURUA (JU) e a mãe no Estado do Maranhão (MA). Com a junção das siglas formam-se a palavra JUMA (JU + MA), também baseado em uma lenda Amazônica do Rio Juma e o Gigante Juma, simbolizando robustez e grandeza.


Malha de Construção Para o desenvolvimento geométrico da marca, foi desenvolvida uma malha de construção através de retas e figuras áureas, assim como: retângulo áureo, espiral logarítmica e triângulo isósceles.

Retângulo áureo

Malha de construção

Triângulo isósceles

Espiral logarítmica


Construção Geométrica dos Tipos Cada letra teve sua construção baseada no círculo, figura representativa da modernidade e tecnologia. O desenho das letras “u”, “m” e “a” partiram da letra “J” inicial da palavra Juma. Com esses mesmos princípios foi desenvolvido o ícone para representar o software.

Criação do Ícone


Padrão Cromático As cores escolhidas para compor a marca têm como representação a tecnologia, no caso o software, e são cores opostas, ou seja, são combinadas para formar equilíbrio visual.

75C 100M 20Y 5K 99R 42G 119B

75C 100M 20Y 65K 45R 9G 57B

5C 40M 100Y 0K 238R 163G 32B

5C 75M 100Y 0K 231R 100G 37B

Elementos primários em cor Leitura prioritária - horizontal

Leitura secundária - vertical

Leitura prioritária do ícone


Elementos primários em monocromia /meio-tom Leitura prioritária - horizontal

Leitura secundária - vertical

Leitura prioritária do ícone

Elementos primários em monocromia / traço Leitura prioritária - horizontal

Leitura secundária - vertical

Leitura prioritária do ícone

Elementos primários em monocromia / positivo e negativo Leitura prioritária - horizontal

Leitura secundária - vertical

Leitura prioritária do ícone


Redução Máxima 5mm 10mm

A redução mínima do ícone é de 05mm de diametro.

Campo de proteção das assinaturas O campo de proteção é proporcional ao círculo da letra ``J``.

Utilizações vetadas

A redução mínima do logotipo é de 10mm de largura.


Aplicação da marca - cartão de visita e CD

Edjander Mota

Manual de

Ide n

+55 92 84140247 edjander@gmail.com

www.juma.com.br Rua Moscavide, Nº 00, Centro

al u s i eV d a it d

CD com todos os arquivos gráficos da marca e suas aplicações.


Aplicação da marca - camisas promocionais


Aplicação da marca - background


Aplicação da marca - interface


Manual de Identidade Visual do Software Juma