Issuu on Google+

A

B

stila o p De

i t u c is Bรกsico


Biscuit - Básico Introdução: Vamos dar início. Primeiro vamos aprender a fazer a massa. Teremos a seguir a receita da massa básica, depois você terá uma receita de massa comestível e uma receita de massa fosforecente. As peças que faremos nesta apostila foram feitas sempre a receita de massa básica.

Receita Massa Básica: INGREDIENTES · · · · · ·

2 xícaras (chá) de cola branca extra 3 xícaras (chá) de amido de milho 3 colheres (sopa) de vaselina líquida 3 colheres (sopa) de vinagre branco 1/2 xícara de água 2 colheres (sopa) de creme para mãos (sem silicone)

Apostila Papaiurso - Cerâmica Plástica - Reprodução Proibida

1


Biscuit - Básico MODO DE PREPARO · NO MICROONDAS Misture todos os ingredientes, exceto o creme para mãos e leve ao microondas na potência máxima por 3 minutos. Mexa a cada 1 minuto. No final, retire-a do aparelho, coloque, aos poucos, o creme para as mãos e sove bem a massa até que não grude mais nas mãos (faça isso com ela ainda quente). Acabado essa etapa, embrulhe-a num plástico filme e, quando esfriar, troque o plástico para não pegar umidade. · NO FOGÃO Misture todos os ingredientes em uma panela anti-aderente, exceto o creme para as mãos. Retire a massa do fogo quando estiver desgrudando da panela. Acrescente, aos poucos, o creme para as mãos e sove BEM a massa. Assim que desgrudar das mãos, embrulhe-a num plástico filme e troque-o ao esfriar para que a massa não pegue umidade.

Tingimento: · Antes de tingir a massa com a cor desejada, coloque sempre um pouco de tinta branca para que, depois de seca, a cor não fique meio “transparente” e lembre-se que a cor sempre escurece um pouco depois de seca. · Para o tingimento, use tinta a óleo · Se sua intenção for a de fazer várias peças, tinja a quantidade de massa suficiente para todas. Caso contrário pode haver diferença de tonalidade entre elas.

Apostila Papaiurso - Cerâmica Plástica - Reprodução Proibida

2


Biscuit - Básico Dicas antes de começar: -Ao modelar uma peça, sempre parta de uma bola perfeita... isso evita rachaduras depois de seca. - Quando estiver trabalhando, não deixe a massa exposta... coloque-a em potes ou enroladas em plástico. -trabalhar sobre um plástico bem grosso - Ao trabalhar com a massa, retire do plástico somente o tanto que usará. Se ela começar a rachar é sinal que ressecou. Para poder aproveitá-la, coloque um pouquinho do creme para mãos (sem silicone) e amoleça-a novamente. · Para unir todas as partes do trabalho use sempre cola branca. Vamos agora iniciar o primeiro passo-a-passo, este lindo quadro da Amelinha!

Apostila Papaiurso - Cerâmica Plástica - Reprodução Proibida

3


Biscuit - Básico Passo-a-passo Amélinha: Pegue um porta retrato 9x13 Vamos iniciar cobrindo o fundo de massa, mas se você preferir, pode pintar com tinta acrílica. Você precisará tingir massa nas cores: verde, branca, roxa, vermelha, amarela, rosa, cor da pele e marrom. Lembre-se de que sempre ao colocar um pedaço de massa junto a outro, precisará passar cola branca para colar as partes.

Passo-a-passo 1-Amélinha: - Pegue um bom pedaço de massa verde e outro de massa branca. Junte as duas e vá misturando até ter um verde claro meio marmorizado. - Estique com rolo numa superfície plástica. Coloque o fundo do porta-retrato por cima e corte com um estilete.

Apostila Papaiurso - Cerâmica Plástica - Reprodução Proibida

4


Biscuit - Básico Passo-a-passo 2-Amélinha: Com um pouco da sobra da massa verde, estique e coloque o molde do corpo em cima e corte com um estilete. Coloque sobre o quadro. Faça uma bolinha de cor da pele, achate e coloque no lugar do rosto. Faça duas pequenas bolinhas da mesma cor e coloque no local das pernas.

Passo-a-passo 3-Amélinha: A partir de uma bolinha amarela, achate e estique para fazer o cabelo. Coloque sobre o rosto conforme a foto. Depois com uma agulha, vá fazendo pequenos furinhos e puxando a massa levemente para cima para dar a textura do cabelo.

Apostila Papaiurso - Cerâmica Plástica - Reprodução Proibida

5


Biscuit - Básico Para fazer a anágua, estique uma bolinha que ficará mais ou menos com 2cm de largura. Faça a renda com um garfo para dar detalhe e coloque sobre o corpinho cobrindo um pouco das pernas.

Passo-a-passo 4-Amélinha: Com duas pequenas bolinhas faça a gola e coloque logo abaixo do rosto.Coloque uma bolinha roxa logo abaixo. Faça uma tira da mesma largura para o saiote com massa roxa. Coloque por cima da anágua deixando apenas a renda à mostra. Você agora irá esticar massa rosa e cobrir o resto do corpo para fazer o avental.Deixe aparecer um pouco do saiote e com os dedos acerte o formato.

Apostila Papaiurso - Cerâmica Plástica - Reprodução Proibida

6


Biscuit - Básico

Passo-a-passo 5-Amélinha: Com uma bolinha de rosa, estique e moldele o bolsinho. Faça duas bolinhas cor da pele e estique formando uma minhoca para fazer os braços. Um bracinho você gruda no ombro e entra com ele dentro do bolso. O outro você achata a borda e com uma tesoura corta o polegar. Se quiser, pode cortar os outros dedos também.

Apostila Papaiurso - Cerâmica Plástica - Reprodução Proibida

7


Biscuit - Básico Passo-a-passo 6-Amélinha: Com uma bolinha roxa amasse e coloque no lugar das mangas. Com uma agulha faça as dobrinhas da parte de baixo das mangas. A partir de 5 bolinhas bem pequenas de massa roxa, achate 4 para formar um laço e cole na parte esquerda do cabelo. Faça uma minhoquinha de massa rosa para fazer o cinto do avental.

Passo-a-passo 7-Amélinha: Usando a massa marrom faça as botinhas. Com a agulha faça um frizo no meio para marcar a borda da bota. Faça duas minhoquinhas com marrom e com a ajuda da agulha, cole como se fosse o cadarço da bota.

Apostila Papaiurso - Cerâmica Plástica - Reprodução Proibida

8


Biscuit - Básico Passo-a-passo 8-Amélinha: Achate várias bolinhas vermelhas e faça um furo com a esteca em forma de agulha. Faça uma coxinha de massa branca e abra com o boleador formando um chapéu. Vá colando as florzinhas vermelhas. Cole o pacote de flores no braço. Faça um laço vermelho como fez o roxo do cabelo. Com as florzinhas restantes decore o fundo do quadro. Com uma caneta permanete preta desenhe duas continhas para os olhos e com a caneta marrom desenhe algumas sardas. Passe blush nas bochechas. Seu quadrinho está pronto. Não ficou uma gracinha???

Apostila Papaiurso - Cerâmica Plástica - Reprodução Proibida

9


Biscuit - Básico Massa Comestível - Ingredientes: · 2 colheres de sopa rasas de gelatina em pó sem sabor ou 1 pacote de 12g · 5 colheres de sopa de água fria (para dissolver a gelatina) · 550g de açúcar de confeiteiro peneirado 3 vezes (reserve 100g desta quantidade para o manuseio da massa, depois de cozida) · 3 colheres de sopa de goma adraganta ou CMC · 2 colheres de sopa de glucose dissolvida em 1/2 colher de sopa de água · 3 colheres de sopa rasas de gordura vegetal hidrogenada · 1 clara de ovo (grande) · 100g de Maizena · Corante comestível nas cores desejadas · Panela com revestimento interno anti-aderente, peneira fina, colher de pau MODO DE PREPARO: Numa panela com revestimento interno anti-aderente, dissolva a gelatina na água fria aos poucos. Acrescente 450g do açúcar de confeiteiro peneirado 3 vezes, a goma adraganta ou CMC, a glucose líquida, a gordura vegetal e a clara de ovo. Misture bem todos os ingredientes com uma colher de pau e leve ao fogo, entre médio e alto, mexendo sempre. Quando a massa adquirir a consistência de um mingau espesso e começar a desgrudar do fundo da panela, tire-a do fogo e deixe esfriar por cerca de 20 minutos. Polvilhe então uma superfície de mármore, fórmica ou madeira lisa com um pouco da Maizena e despeje a massa. Manuseie-a como faria com uma massa de pão. Vá acrescentando aos poucos o açúcar peneirado restante (100g) e a Maizena, sovando bem, para que fique com uma consistência homogênea.

Apostila Papaiurso - Cerâmica Plástica - Reprodução Proibida

10


Biscuit - Básico É possível que você não precise usar toda a quantidade de Maizena e nem todo o açúcar reservado para o manuseio. O importante é que a massa fique macia, elástica, e que se solte facilmente das mãos.

Massa Comestível- Tingimento: O resultado do trabalho é sempre melhor se você deixar para tingir a massa apenas na hora de utilizá-la. A maior parte das peças é feita com massa tingida com corante comestível. Use as cores e quantidades indicadas e manuseie bem até obter uma coloração homogênea, toda por igual. DICAS: · Se depois de pronta, no momento do trabalho, a massa estiver um pouco dura, coloque-a por cerca de 3 segundos no microondas em potência máxima - a consistência voltará ao normal. · Para conservação da massa, mantenha-a sempre na geladeira bem embalada em sacos plásticos e dentro de um recipiente plástico. Nestas condições pode durar até 6 meses.

Passo-a-passo Duendes: A seguir faremos um quadrinho de duendes. Você irá precisar de um porta-retratos 13x18. Pinte o fundo de branco. Você precisará tingir a massa nas cores: Verde, vermelho, cor-de-pele, amarelo, azul, branco, roxo e marrom.

Apostila Papaiurso - Cerâmica Plástica - Reprodução Proibida

11


Biscuit - Básico

Passo-a-passo Duendes 1: Faça uma bolinha vermelha e achate até formar um triângulo. Esta é a parte de trás do vestido. Cole no local. Com a massa cor-de-pele faça duas minhocas e dobre na ponta para formar os pés. Posicione e cole. Com um pedacinho de massa branca cubra a junção das pernas, formando uma calcinha. Com uma agulha faça uns furinhos na borda. Faça dois bracinhos como no passo-a-passo anterios e cole no local. Faça outro triângulo de massa vermelha e cole por cima de tudo.

Apostila Papaiurso - Cerâmica Plástica - Reprodução Proibida

12


Biscuit - Básico Passo-a-passo Duendes 2: Achate duas bolinhas vermelhas para fazer a sola da sandália e cole sob os pés. Com duas minhoquinhas faça as tiras das sandálias. Uma coxinha vermelha, abra a borda com o boleador e afine a outra ponta para formar o chapéu. Achate uma bolinha cor de pele para o rosto. Coloque uma tira de massa amarela para o cabelo e faça a textura com agulha. Cole o chapéu por cima. Cole uma minhoquinha de massa branca no local do fio do balão. Achate uma bola amarela para formar o balão e cole no fundo. O duende roxo você inicia do mesmo modo.

Apostila Papaiurso - Cerâmica Plástica - Reprodução Proibida

13


Biscuit - Básico Passo-a-passo Duendes 3: Após fazer roupa, pernas e braços, faça uma coxinha roxa e abra com o boleador. Dobre a outra ponta para formar a botinha. Cole na perna as botinhas. Cole uma tira de massa marrom para o cabelo e texturize com uma esteca de ponta redonda. Cole a carinha e com uma coxinha roxa e o boleador faça o chapéu.

Apostila Papaiurso - Cerâmica Plástica - Reprodução Proibida

14


Biscuit - Básico Passo-a-passo Duendes 4: O duende verde você faz seguindo as mesmas instruções. Coloque-o na parte superior do quadro. O cabelo dele é vermelho, assim como seu balão. Com caneta preta permanente desenhe os olhos nos duendes. Com caneta vermelha desenhe um tracinho para a boca e passe blush nas bochechas Está pronto seu quadrinho!!!

Massa que brilha no escuro: Seus quadrinhos você também pode fazer usando a massa que brilha no escuro. Fica um efeito bem interessante. A seguir a receita e como fazer!

Apostila Papaiurso - Cerâmica Plástica - Reprodução Proibida

15


Biscuit - Básico Massa que brilha no escuro- Receita: Receita Das Artesãs: 2 2 2 2 2 1

xícaras (chá) de amido de milho xícaras (chá) de cola branca extra (rótulo azul) colheres (sopa) de vaselina líquida colheres (sopa) de vinagre branco vidros de “Pasta Aquolux” - Siquiplás na cor desejada colher (sopa) de creme para mãos não gorduroso

www.siquiplas.com.br Modo De Preparo: Em uma panela antiaderente, misture bem todos os ingredientes, deixando-os bem homogêneos. Leve ao fogo alto, mexendo até que a massa desprenda da panela. Retire da panela, espalhe sobre uma superficie lisa e untada com um pouco de creme, junte o restante do creme à massa e sove bem. Embale em um saco plástico, deixe suar por aproximadmente 2h. Troque de saco plástico, tomando o cuidado de secá-la e de sová-la antes de embalar definitivamente. Pronto! A massa pode ser manuseada. A massa fica na tonalidade transparente. A cor que for utilizada será realçada no escuro. Você pode utilizar a Pasta Aquolux nas cores: verde, laranja, amarelo para fazer a massa. A massa “Starlux” não deve ser feita no microondas.

Fim

Apostila Papaiurso - Cerâmica Plástica - Reprodução Proibida

16


Biscuit - Básico Termina aqui mais uma apostila Papaiurso. Esperamos que tenha sido útil e que você tenha passado horas agradáveis conosco. Até a próxima!

Apostila Papaiurso - Cerâmica Plástica - Reprodução Proibida

17



Apostila Biscuit Basic