Page 3

acesse o site: www.casadoceara50anos.com.br

SAMBURÁ - Avenida Beira Mar

Linhares Filho O Príncipe dos Poetas Cearenses, Linhares Filho (Lavras da Mangabeira), vem de lançar seu último livro, “Consagração à Poesia, Poemas, Discursos, Artigos”, com a ruidosa homenagem de Sânzio de Azevedo, seu agradecimento pelo “Título de Luz”, as manifestações de críticos e amigos, uma vasta bibliografia sobre o autor, citações ao papa Francisco, ao padre Neri Feitosa, ao monsenhor Ágio Moreira, ao Bicentenário do Município de Lavras da Mangabeira, registros à memória de José Telles, Jarbas Gurgel Studart, Rui Filgueiras Lima, entre outros, e dedicatória aos amigos Ednilo Soarez, Ubiratan Aguiar, Juaarez Leitão, João Soares Neto, Edmilson Caminha, Geová Lemos Cavalcante e João Bosco Serra e Gurgel.

Timaço do Ferroviário no século XX O Time do Ferroviário, de Fortaleza, escalado pelo Augusto César Benevides. Veja os nomes dos jogadores, que ele foi descobrir no fundo do baú. Segundo o Gutinho uma das melhores escalações do Ferrão: “Rola, Papôco e Ôvo...Zibibiu,Poropopô e Caminhão...Serpente,Serpentinha,Criatura,Co ncumbina e Sarabá. E os reservas: “Cutruco” e “Coceira”.Depois o time inteiro transferiu-se para o Guarani de Sobral.com Wilson Ibiapina. Biblioteca A Biblioteca de dom Newton Holanda Gurgel, bispo Emérito do Crato, recém falecido, será doada por seus familiares ao Seminário São José do Crato, onde estudou , foi professor, reitor e que reabriu depois de um fechamento não muito longo Ordenado Foi ordenado no Crato o novo bispo de Tianguá, no Ceará, monselhor Edmilson Ferreira Neves (Jardim) que estudou no Seminário do Crato, que foi ordenado padre dom por dom Newton Holanda Gurgel. Em 102 anos, essa foi a primeira ordenação episcopal realizada na diocese. Outros padres, naturais do Crato, já ascenderam ao bispado, mas em celebrações feitas fora dessas terras. Vai mudar o comando da Coopercon-CE Vai mudar o comando da Cooperativa da Construção Civil do Ceará (Coopercon-CE), a mais antiga e a maior de todas as congêneres do País. No fim deste mês, o atual presidente da entidade, João Carlos Lima, encerrará seu mandato de dois anos e retornará para a Austrália, onde reside com sua família. Aqui em Fortaleza, os representantes das mais de 100 empresas construtoras associadas da Coopercon-CE já escolheram, como substituto de João Carlos Lima, o empresário Emanuel Capistrano, sócio e diretor da Construtora Mota Machado, uma das grandes do setor no Estado. Com Egídio Serpa.

Ceará em Brasília

A posse de Leonardo Carvalho Dos momentos mais prestigiados a posse de Leonardo Carvalho como desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em 24.04. no Recife, com o salão do pleno do TRF lotado de autoridades de todo o Nordeste, em especial do Ceará, local em que o empossado nasceu. A cerimônia foi comandada pelo vice-presidente da casa, Cid Marconi, uma vez que o presidente, Manoel de Oliveira Erhardt, estava em reunião do Conselho de Justiça Federal, em São Paulo. Ainda compondo a mesa, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, o governador Paulo Câmara e a procuradora Isabel Guimarães.

Água do São Francisco Agora vai ficar ainda mais difícil concluir o trecho final do Canal Norte do Projeto São Francisco de Integração de Bacias. A Justiça Federal da Primeira Região, com sede em Brasília, suspendeu a licitação que o Ministério da Integração Nacional promoveu para escolher o consórcio de empresas que executaria os serviços. O consórcio ganhador dessa licitação foi a liderada pela paulista Passareli, da qual fazia parte uma empresa cearense, a PPB. O consórcio foi desclassificado Entrou o consórcio segundo colocado, liderado pela cearense Marquise. Esse consórcio também foi desclassificado. Foi chamado consórcio terceiro colocado, liderado pela Emsa, com o qual assinou contrato . A Justiça Federal, atendendo a um recurso impetrado pelo consórcio comandado pela Passareli, a suspendeu o certame e determinou que a Procuradoria-Geral da República abra investigação sobre a licitação. Água: a solução é cara Criada para acompanhar e monitorar as obras do Projeto São Francisco de Integração de Bacias, a Comissão Especial do Poder Legislativo do Ceará, presidida pelo deputado Carlos Matos, preocupada com o agravamento da crise da oferta de água, está propondo: 1) parar o fornecimento de água às usinas termelétricas; 2) reduzir o consumo de água da RMF em 20%; 3) reduzir o desperdício de água da Cagece de 43% para 30%; 4) reduzir em 1,3 m³/s a oferta de água ao Distrito Industrial de Maracanaú e ao Complexo do Pecém; 5) instalar 5 baterias de poços para a RMF; 6) perfurar 6 mil poços no Estado; 7) duplicar os sifões do Eixão das Águas. E muito mais. Pergunta de um assessor do governador Camilo Santana: De onde virá o dinheiro para tanta coisa? Famosos Famosos “ratos’ que escaparam vivos do navio petista estão embarcando nas altas esferas do Senado, onde estão instaladas grandes boias, daquelas do Mediterrâneo.

M. Dias Branco e Bunge consórcio no Porto do Rio Assinado pelo seu vice-presidente de Investimentos e Controladoria e Relações com Investidores, Geraldo Luciano Matos Júnior, o Grupo M. Dias Branco divulgou em 20.04, logo após o encerramento das operações da Bolsa de Valores, o seguinte Fato Relevante: “M. DIAS BRANCO S.A. INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS (“Companhia”) em atendimento ao parágrafo 4º do artigo 157 da Lei n.º 6.404/76 e à Instrução CVM 358/02, comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que, em sessão pública realizada nesta data, o consórcio constituído pela Companhia em parceria com a empresa BUNGE ALIMENTOS S.A. (CNPJ n.º 84.046.101/0001-93) especificamente para participar da licitação objeto do Edital n.º 01/2017-ANTAQ da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (“ANTAQ”) foi classificado em primeiro lugar na fase de abertura de propostas e classificação dos concorrentes. “A licitação tem por objeto o arrendamento de área e infraestrutura pública para a movimentação e armazenagem de graneis sólidos de origem vegetal, especialmente trigo, localizada dentro do porto organizado do Rio de Janeiro/RJ. Grosseria Jornalista do Centro Sul gostaria de criticar os governadores do Ceará, sem olhar para o seu rabo. A ultima grosseria coube a ilustre Ruy Castro e foi gratuita . Abespinhou-se com uma frase do governador Camilo Santana sobre Belchior. Não se trata de dizer que Belchior foi maior ou melhor do que muitos compositores e cantores do Nordeste. Foi grande e ponto. O Ceará produziu muito mais gente na música do que a pequena lista do sr. Ruy Castro que omitiu de Alberto Nepomuceno a Amelinha, o que não diminui seu grande talento como escritor e jornalista. Já pensou Se Lula tivesse dado dinheiro para a construção da Refinaria da Petrobrás, do Aquário, do Metrô, Aeroporto e da Nova Beira Mar, o Ceará estaria hoje em outro patamar no Nordeste e no Brasil. Mas chorar não adianta. O Ceará começou a reinventar com o Beach Park e agora com a Siderúrgica. Limoeiro do Norte O papa Francisco nomeou o padre André Vital Félix da Silva, que substituirá dom José Haring na diocese de Limoeiro do Norte, no interior do Ceará. Atualmente, padre André Vital Félix da Silva é secretário da Província Brasil-Recife da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (dehonianos). Ele exercia seu ministério presbiteral na paróquia de São Pio X, em Camaragibe..

Veja a TV Casa do Ceará - acesse: tvcasadoceara/youtube

3

Maio/17

Profile for shadown shadown

Jornal maio2017  

Jornal da Casa do Ceará

Jornal maio2017  

Jornal da Casa do Ceará

Profile for shadown21