SGS Global 31

Page 53

Quem prefere a sgs serviços e testemunhos

Atualmente 90 % da produção da Pinewells é exportada, o que atesta o seu produto final de grande qualidade e que respeita as especificações internacionais em vigor. Foi a primeira empresa em Portugal a obter a certificação ENplus para pellets de madeira, projeto que levou adiante com a SGS. João Matias Baetas, diretor-geral da Pinewells, considera que “o processo de certificação dá claramente o suporte necessário à nossa visão estratégica, a qual assenta em dois pilares fundamentais: •• ••

Reconhecimento pelo mercado do nosso produto e marca; Liderança do mercado, pela excelência do produto, no setor da Fileira Florestal, no qual nos inserimos.

A certificação de pellets ENplus também vem validar a preferência do consumidor e a qualidade percetível que este já tinha do Pellet Pinewells. Ainda por outro lado, no mercado internacional, a certificação ENplus é a condição necessária para a entrada nos mercados, sendo fundamental para permitir uma concorrência franca e aberta com as marcas estrangeiras”.

O processo de certificação de Pellets de Madeira Premium, 6 mm, classe ENplus-A1 na Pinewells, foi muito expedito, absorvendo uma pessoa a tempo inteiro durante três meses. Como exemplos de melhorias implementadas decorrentes da certificação, o diretor-geral da Pinewells aponta “a introdução de um controlo mais restrito, na receção de matérias-primas, a implementação de um sistema de rastreabilidade dos lotes e de métodos e práticas de autocontrolo ao longo do processo, com o objetivo de atuar sobre os processos com rapidez e de forma mais eficaz”.

“crescer a sua produção de Pellet Certificado dos atuais 20 % para 40 %, até ao final de 2014, o que permitirá a expansão em novos mercados, como sejam a Itália e a França”. O responsável espera, ainda, que “o impacto no mercado português da entrada de produto com a certificação de pellets de madeira ENplus passe pela moralização da oferta, eliminando/diferenciando do circuito comercial o produto que não está de acordo com as normas internacionais, protegendo desta forma o consumidor final”.

Quanto ao trabalho em conjunto com a SGS, o responsável reconhece a “colaboração aberta e franca, com um grande espírito de entreajuda e com elevado profissionalismo. Destaco que este foi um projeto pioneiro em Portugal para ambas as empresas e que o sucesso do mesmo foi um desígnio para todos os profissionais envolvidos”. É grande a importância desta certificação para aumentar o negócio e a satisfação dos clientes da Pinewells, cujos objetivos de curto prazo incluem aumentar a sua quota de mercado nacional e internacional, e a rentabilidade das vendas. João Baetas aponta que a Pinewells pretende

João Matias Baetas Diretor-Geral da Pinewells, S.A.

www.pinewells.com

certificação de pellets - pinewells

www.anpeb.pt

53


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.