Page 1


Dados Pessoais Nome: Clube: Igreja: Cidade: Tel ( ): E-mail: Cel ( ):

Regi達o:

Mapa Divis達o Distrital - APL


Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012

ANOTAÇÕES

Recado do Líder Queridos Desbravadores da Associação Paulista Leste Este ano, 2012, será um ano especial para todos os clubes de nossa querida Associação, bem como para as outras 6 Associações do Estado de São Paulo. Nós (APL), teremos nossas atividades regulares: · Atualização de Cadastro (sistema on line). · Atualização do Seguro de Vida 2012. · Curso Básico para Novos Membros de Diretoria. · Entrega Trimestral do Relatório Ranking 2012 · Curso para Capitães e Conselheiros (oferecido pelos nossos Regionais) · · ·

Concurso “Quem Sabe Prova” (Livro: A Grande Esperança). Curso para candidatos a serem investidos nas Classes de Líder, Master e Master Avançado. VII Enduro para Desbravadores e Jovens.

Porém além dessas atividades que fazem parte do nosso dia-a-dia, nós participaremos do VI Campori da UCB, GRITO da VITÓRIA; na cidade de Barretos e Olímpia – SP. Sem dúvida, nosso maior evento dos últimos 5 anos! Para isso vamos pedir a Deus que nos dê saúde, proteção e disposição para cumprirmos juntos, "Fielmente a parte que nos corresponde”. Quando cheguei para estudar no IAE (hoje Unasp-SP) em janeiro de 1984 havia uma pequena placa no escritório do preceptor: “O impossível agente faz na hora, milagre demora um pouquinho”. Nunca esqueci aquela frase... coa jovens de Contem conosco no que for possível e impossível; “Deus cham rolo fortes e va ração puro, os milagres, Deus fará por nós! a os rminad “Com Deus faremos proezas!” Sl. 60:12

Pr. Paulo Sérgio Fernandes Departamental JA - APL

sos, e dete na rajosamente combater co , te an di ha ac luta que se eus D a m re ca ifi a fim de glor ma e beneficiare e”. ad id an m hu s ao Jovens, Mensagens pág. 19


Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012

Índice A historia do Clube de Desbravadores......................... Ideais dos Desbravadores............................................ Significado dos emblemas do Clube de Desbravador.. Coordenação de Desbravadores.................................. Conheça seu Regional................................................. Regiões, Distritos e contato dos regionais................... Atribuições para Diretores............................................ Ficha de Cadastro do Clube......................................... Ficha de Patrimônio...................................................... Planejamento Anual do Clube...................................... Quem Sabe Prova........................................................ Campori UCB............................................................... VII Enduro de Desbravadores APL.............................. Cronograma de Eventos.............................................. Produtores oficiais e licenciados.................................. Clube de Leitura 2012.................................................. Relatório do Ranking 2012...........................................

Expedição

2012 l: Pr. Paulo Sérgio

Editor Responsáve Secretária: Kézia

Fernandes

Rubia anco

ilson e Jakeline Fr

que Brenner, Ed W

Editoração: Henri

nte, Santos, Sibeli Mane rrêa, ão final: Ed Wilson Co vis bio re e Fá a, ão uz aç So or Colab , Antonio (Rui) de e ite Le wa ga sé ka Jo Na ni, ie mi Jonas Berga Caetano, Charl bio Roberto, João Fá , no uli Pa n lde Ua Reinaldo Delciello

03 04 05 07 08 10 11 12 13 14 16 17 22 23 28 30 31

ANOTAÇÕES


Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012

A História do Clube de Desbravadores O SURGIMENTO DA IDEIA O nome Desbravadores foi usado inicialmente por Theron Johnton em um programa de jovens na cidade de Sant'Ana, Califórnia, nos Estados Unidos. Isso aconteceu em 1930. O Dr. Theron organizou um clube em sua casa, mas incompreendido pela igreja da época, e sem apoio, a idéia foi abandonada. A semente, porém, ficou plantada, e já começava a germinar. Em 1940, a Associação do Sudoeste de Califórnia chamou o seu acampamento de ''Acampamento de Desbravadores Jovens Missionários Voluntários''. Nessa época surgiu um clube organizado pelo Pr. Skinner com o nome de ''Locomotiva''. Aconteceu a partir de 1946, pelo Pr. John Hancock. Na época ele era o Secretário M.V. (Missionários Voluntários) da Associação do Sudoeste da Califórnia, onde em 1930 fora plantada a semente pelo Dr. Theron. Não foi difícil escolher um nome. Uma vez que o acampamento da Associação da Califórnia se chamava ''Acampamento dos Desbravadores'', pareceu lógico chamar o nome do clube de ''Clube dos Desbravadores Jovens Missionários Voluntários''. O Pr. Hancock sentiu que o programa dos Desbravadores experimentando no acampamento de verão, seria mais eficiente se fizesse parte do programa semanal das igrejas. Em 1946, o próprio Pr. Hancock desenhou o emblema em forma de triângulo, que ainda é usado em todo o mundo. Em 1947, a Associação Geral pediu a União do Pacífico para desenvolver a Organização do Clube de Desbravadores. O Pr. J. R. Nelson desenvolveu, então, a idéia dos Desbravadores em um plano unificado e bem organizado. Em seguida Lawrence Pauson escreveu os primeiros manuais de orientação. Em maio de 1949 o Pr. Henry Berg, mesmo não sendo musico, compôs o Hino dos Desbravadores. Ocorreu em 1950, quando o Departamento de Jovens da Associação Geral adotou oficialmente o ''Clube de Desbravadores Jovens Missionários Voluntários'' como um programa mundial. Em 1952 o hino dos Desbravadores foi oficializado e passou a fazer parte do programa. O primeiro Campori ocorreu pouco tempo depois, no ano de 1954, no sul da Califórnia.

03


Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012 O SURGIMENTO NO BRASIL No Brasil, em 1959 foram dadas as primeiras orientações sobre o clube de Desbravadores, através do Pr. Wilson Sarli. Na cidade de Ribeirão Preto e no bairro do Capão Redondo, na capital Paulista, foram formados os dois primeiros clubes do Brasil, ambos com o nome de ''Pioneiros''. O hino dos Desbravadores teve sua letra traduzida e adaptada para o português, em seguida, por Isolina Waldvogel.

OS IDEAIS DOS DESBRAVADORES VOTO ''Pela graça de Deus, serei puro, bondoso e leal. Guardarei a Lei do Desbravador, Serei servo de Deus e amigo de todos''. LEI A Lei do Desbravador ordena-me: Observar a devoção matinal Cumprir fielmente a parte que me corresponde Cuidar de meu corpo Manter a consciência limpa Ser cortês e obediente Andar com reverência na casa de Deus Ter sempre um cântico no coração Ir aonde Deus mandar ALVO ''A Mensagem do advento a todo mundo em minha geração''. LEMA ''O amor de Cristo me motiva''.

Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012 Relatório do Ranking – 4º Trimestre de 2012 Entregar Relatório do Ranking até dia 03 de Dezembro Clube: Igreja: Distrito: Diretor: Tel:

Pastor: Região: Email:

REQUISITOS 1. Diretor ou associado participou da reunião trimestral APL (e assinou lista de presença) 2. Participar do VII Enduro APL 3. O capelão finalizar a Classe bíblica e realizar entrega de certificados 4. Realizar investidura de Classes Regulares 0-24% (15 pontos) 25-50% (30 pontos) 51-74% (45 pontos) 75-100% (60 pontos) 5. Investir pelo menos 1 Membro do clube na classe de líder (40 pontos para líder + 10 pontos para máster + 10 pontos para máster avançado 6. Ter participado de 1 atividade regional no ano 7. Promover a festa de encerramento das atividades do ano 8. Realizar os seguintes no semestre (31 pontos por item): a. Receber a visita do Regional ou Distrital b. Visita do pastor distrital Pontuação total

PROPÓSITO Os jovens pelos jovens; Os jovens pela igreja; Os jovens pelo seu semelhante.

Total de pontos revisado pela APL: _________

OBJETIVO ''Salvar do pecado e guiar no serviço''.

Ass. Diretor ________________ Ass. Regional, Distrital ou pastor: ______________

VOTO A BÍBLIA ''Prometo fidelidade a Bíblia, a sua mensagem de um Salvador crucificado, ressurreto e prestes a vir, doador de vida e de liberdade aos que nEle crêem''.

- Relatórios após o dia 03 terão deméritos de 1% ao dia - Envie em anexo ao ranking apenas o que for solicitado

04

pontos 60 60 60 60

60

60 60 62

482

2ª via Clube


Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012

Significado dos Emblemas do Clube de Desbravadores Bandeira: A bandeira dos Desbravadores foi confeccionada no ano de 1948 por Helen Hobbs, que usou sugestões de Henry Bergh. Suas cores são: Vermelho – que representa o sangue de Cristo derramado por nós na cruz. Branco – representa a pureza que deve ter um desbravador. Azul – representa a lealdade de um participante do Clube de Desbravadores. Amarelo – representa a excelência que deve caracterizar tudo o que o Desbravador venha a fazer. Se possível, exibi-la em todas as reuniões.

TRIANGULO: 1. Vermelho (Sacrifício)

1. Lembra-nos de Cristo. ‘’Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereca, mas tenha a vida eterna’’ (João 3:16). 2. ‘’... apresenteis os nossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus’’ (Romanos 12:1).

05


Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012

Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012 Relatório do Ranking – 4º Trimestre de 2012

2. Três Lados 1. Totalidade da Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo 2. Desenvolvimento harmônico a. Mental – habilidades e especialidades. b. Físico – acampamentos, trabalhos manuais, enfoque sobre a saúde espiritual – ação missionária e desenvolvimento espiritual pessoal. 3. Ouro (Excelência)

1. ''Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres'' (Apocalipse 3:18) 2. Padrão de medida. O Clube dos Desbravadores possui padrões elevados que ajudam a edificar um caráter integro para o reino do céu.

4. Escudo (Proteção)

1. Na Escritura, Deus é muitas vezes chamado de o escudo de Seu povo. ''Não temas... Eu sou o teu escudo'' (Gênesis 15:1) 2. '' Abracando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno'' (Efésios 6:16).

5. Branco (Pureza)

1. ''O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas''(Apocalipse 3:5) 2. Desejamos possuir a pureza e a justiça da vida de Cristo em nossa vida

6. Clube dos 1. O Clube dos Desbravadores é uma organização do Departamento Desbravadores Mundial de Jovens da Igreja Adventista do Sétimo dia. 7. Azul (Lealdade)

1. É objetivo do Clube dos Desbravadores ajudarem a ensinar a lealdade a: ( ) Nosso Deus ( ) Nossos pais ( ) Nossa igreja A lealdade é definida como um reflexo do caráter de nosso Verdadeiro Líder.

8. Espada (Bíblia)

1. A espada é usada na guerra. Estamos em uma batalha contra o pecado e a espada do Espirito é a Palavra de Deus. (Ver Efésios 6:17).

9. Triângulo Invertido

1. A ordem inversa de importância ensinada por Jesus, que é contraria ao ensinamento do mundo. 2. O sacrifício do eu ao colocar as necessidades dos outros diante das nossas.

Entregar Relatório do Ranking até dia 03 de Dezembro Clube: Igreja: Distrito: Diretor: Tel:

Pastor: Região: Email:

REQUISITOS 1. Diretor ou associado participou da reunião trimestral APL (e assinou lista de presença) 2. Participar do VII Enduro APL 3. O capelão finalizar a Classe bíblica e realizar entrega de certificados 4. Realizar investidura de Classes Regulares 0-24% (15 pontos) 25-50% (30 pontos) 51-74% (45 pontos) 75-100% (60 pontos) 5. Investir pelo menos 1 Membro do clube na classe de líder (40 pontos para líder + 10 pontos para máster + 10 pontos para máster avançado 6. Ter participado de 1 atividade regional no ano 7. Promover a festa de encerramento das atividades do ano 8. Realizar os seguintes no semestre (31 pontos por item): a. Receber a visita do Regional ou Distrital b. Visita do pastor distrital Pontuação total

pontos 60 60 60 60

60

60 60 62

482

Total de pontos revisado pela APL: _________ Ass. Diretor ________________ Ass. Regional, Distrital ou pastor: ______________ - Relatórios após o dia 03 terão deméritos de 1% ao dia - Envie em anexo ao ranking apenas o que for solicitado

06

1ª via APL


Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012

SecretĂĄria bia KĂŠzia RĂş andes Fern Cardoso E-mail:

pl.org.br

ia@a kezia.rub : Telefone

11

927 (11) 212

Coordenadores

s nto a S m o c n . il o ma s t l o i h @ Ed W_biologia 7989-2822 ed

Sibeli Manente bhelynha@hotmail.com 7600-1409


1 1 3 2

Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012

Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012

o ã e L

Liger

Conheça Seu Regional

08

Rui

Escorpião

r a u g a J

Jonas

Leite

Ualdem

Relatório do Ranking – 3º Trimestre de 2012 Entregar Relatório do Ranking até dia 10 de Outubro Clube: Igreja: Distrito: Diretor: Tel:

Pastor: Região: Email:

REQUISITOS 1. Diretor ou associado participou da reunião trimestral APL (e assinou a lista de presença) 2. Participar de um desfile cívico no ano 3. O capelão está realizando a Classe bíblica com o clube 4. Participação ativa na Semana Jovem na sua igreja 5.

O clube deverá realizar um passeio cultural ou recreativo com

pontos 60 60 60 60 60

os membros 6.

O clube deverá auxiliar outros 2 departamentos da igreja em

algum evento ou programação 7. Clube enviou representantes por unidade ao Curso de Capitães e Conselheiros 8. Realizar os seguintes neste trimestre (30 pontos por item): a. Realizar uma reunião de diretoria b. Realizar uma reunião de pais c. Continuar rodízio de livros do curso de leitura Pontuação total

60 60 90

510

Total de pontos revisado pela APL: _________ Ass. Diretor ________________ Ass. Regional, Distrital ou pastor: ______________ - Relatórios após o dia 10 terão deméritos de 1% ao dia - Envie em anexo ao ranking apenas o que for solicitado 2ª via Clube


3 4 5 6 Pantera

Corrêa

Negra

Tigre

Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012

Fábi

João

Charli

e

Suçuarana

Águia

o

Charlie 09


Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012

Região

Distritos

Regional

1a Região Leão

Vila Matilde, São Mateus Jd. Planalto Jd. Maringá

Jonas Bergamini

1a Região Liger

10

Burgo Paulista Teotonio Vilela Penha Vila Ré

2a Região Jaguar

Água Rasa, Belém, Moóca, Tatuapé, Vila Alpina, Carrão Vila Formosa

3a Região Escorpião

Jd Peri Alto, Casa Verde, Lausane Paulista, Vila Nova Cachoeirinha, Freguesia do Ó

3a Região Tigre

Tucuruvi Vila Maria Vila Medeiros Mandaqui

4a Região Pantera Negra

Itaim Paulista, Jd Robru, Jd das Oliveiras, Jd Maia, Pq Paulistano, Vila Verde, São Miguel, Ponte Rasa

7626-1342 oi 3804-1888 res jonasbergamini@gmail.com

Leite 7312-8833 vivo 6557-5461 oi

Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012 Relatório do Ranking – 3º Trimestre de 2012 Entregar Relatório do Ranking até dia 10 de Outubro Clube: Igreja: Distrito: Diretor: Tel:

Pastor: Região: Email:

jleitejunior@hotmail.com

Rui 6898-9921 oi 2703-7628 res liaerui@hotmail.com

Ualdem

REQUISITOS 1. Diretor ou associado participou da reunião trimestral APL (e assinou a lista de presença) 2. Participar de um desfile cívico no ano 3. O capelão está realizando a Classe bíblica com o clube 4. Participação ativa na Semana Jovem na sua igreja 5.

O clube deverá realizar um passeio cultural ou recreativo com

7659-1719 claro 6854-1526 vivo

os membros

tioedi1@hotmail.com

algum evento ou programação 7. Clube enviou representantes por unidade ao Curso de Capitães e Conselheiros 8. Realizar os seguintes neste trimestre (30 pontos por item): a. Realizar uma reunião de diretoria b. Realizar uma reunião de pais c. Continuar rodízio de livros do curso de leitura Pontuação total

Fabio Corrêa 7833-5322 nextel 2635-2248 res fabio@apoioforros.com.br

Fábio Roberto 9528-9461 vivo 2667-8672 res quartaregiaoapl@gmail.com

5a Região Águia

Francisco Morato, Perus Jaraguá, Santana Parnaíba Franco da Rocha, Caieiras Morro Doce, Pirituba

João Caetano

6a Região Suçuarana

Itaquera, Bonifácio, Guaianases, Iguatemi, Tiradentes, Vilma Flor Cid. Patriarca

Charlie

7341-6527 vivo 4441-8472 res jobac8@hotmail.com

6559-8019 oi 2074-2301 res charlienakagawa@hotmail.com

6.

O clube deverá auxiliar outros 2 departamentos da igreja em

pontos 60 60 60 60 60 60 60 90

510

Total de pontos revisado pela APL: _________ Ass. Diretor ________________ Ass. Regional, Distrital ou pastor: ______________ - Relatórios após o dia 10 terão deméritos de 1% ao dia - Envie em anexo ao ranking apenas o que for solicitado 1ª via APL


Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012

Atribuições para Diretores de Clubes de Desbravadores 1.

Repassar calendário (Planejamento, Itinerário, etc).

2.

Pegar com o diretor anterior os materiais que são patrimônios do clube (bandeiras, manuais, apostilas, fichários, troféus, barraca, ferramentas, panelas, bolas, redes, cordas, lonas, rádios, uniformes, finanças, etc. OBS. E quando você sair, por favor, mesma atitude, passar tudo para o colega. 3.

Formar novos lideres (fazer discípulos). Assim quando você tiver que ir embora o clube não irá morrer (historia do dinossauro).

4.

Região: saber a que região pertence seu clube, e repetir sempre aos seus desbravadores.

5.

Coordenador Regional: saber quem é o seu regional, ter o telefone dele e trabalhar unidos. Antes de recorrer a Associação para qualquer coisa, recorra primeiro ao seu regional.

6.

Uniforme de Atividades = (é definido pela Associação local). Na APL: · Calca ou Saia = jeans ou outro tecido, exceto pecas que caracterizem origem militar (camuflado). · Camiseta = cor livre (preferência escura), com identificação da Associação em uma das mangas e o emblema ''B'' no peito esquerdo. · Calcado = tênis ou botina · Cobertura = boné (azul) com emblema ''B'', e o nome do clube e da Associação. Os lideres investidos poderão usar o chapéu do clube de lideres.

7.

Caixa de Primeiros Socorros (ideal = um por unidade, porem pelo menos uma bem completa para o clube).

8.

Acampamento (item que ter uma finalidade = requisito de cartão, especialidade, etc.) Cuidar para que não atrapalhe o calendário da região e da Associação.

9.

Cursos e reuniões de atualização = procurar estar sempre presente com a sua diretoria. (Eles sempre votarão melhores do que foram).

10. Machadinha com o nome do clube e as iniciais da Associação (APL). 11. Fotos: tudo o que realizar se possível, tirar fotos, montar um álbum que ficara para sempre na secretaria do clube. Vez ou outra mandar uma foto para a Associação junto com o ranking trimestral. 12. Seguro: fazer junto a APL o seguro anual de seu clube. Isso evita problemas posteriores.

11


Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012

Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012

Cadastro do Clube Uma cópia deste cadastro deve ser enviado para a APL até o dia 11 de abril

Relatório do Ranking – 2º Trimestre de 2012

Clube__________________________________________ Região: ________________

Entregar Relatório do Ranking até dia 10 de Julho

Distrito Pastoral:______________________________ Igreja: ______________________ Ano de Fundação___________ Nome do Fundador:_____________________________ Quantos Camporis o clube participou?____________Camporis. Diretor (a):__________________________________ Fone: (____)___________________ E-mail____________________________________Tempo de serviço:____________ano(s)

Clube: Igreja: Distrito: Diretor: Tel:

Última classe investida:_____ Tempo de Adventista:___anos. Estado Civil:_____________ Endereco:______________________________________nº______CEP.______________ Diretor Associado Masculino: ______________________ Fone: (____)______________ E-mail____________________________________Tempo de serviço::_________ ano(s)

REQUISITOS Diretor ou associado participou da reunião trimestral APL (e assinou lista de presença)

2.

Clube inscreveu 70% dos membros no Quem Sabe Prova

60

3.

Clube enviou representante para o Curso de Lider, Master e Avancado (40 pontos para líder + 10 para master + 10 para avançado) Realizou o Dia dos Desbravadores em sua igreja dia 28 de Abril

60

5.

Clube inscrito no Campori UCB 2012 (no prazo: 10 de abril)

60

6.

Pagou o seguro anual junto a APL (até 27 de Abril)

60

7.

Participação ativa na Semana do Calvário em sua igreja

60

4.

E-mail____________________________________Tempo de serviço: _________ ano(s) Última classe investida:_________ Tempo de Adventista:___anos. Estado Civil:_________ Secretária (o)_____________________ Fone: (__)_________ E-mail:________________ Tesoureiro (o)_____________________ Fone: (__)_________ E-mail:________________ Capelão:_________________________ Fone: (__)_________ E-mail:________________ Núm. de Conselheiros (as) acima de 18 anos:__________ Núm. de Unidades de Meninos:_______________Unidades de Meninas:____________

Email:

1.

Última classe investida:_____ Tempo de Adventista:___anos. Estado Civil:_________ Diretora Associada Feminino:______________________ Fone: (____)______________

Pastor: Região:

8.

Realizar os seguintes neste semestre: a) Receber a visita do Regional ou Distrital b) Visita do pastor distrital c) Rodízio dos livros do clube de leitura

Pontuação total

pontos 60

60

90

510

Número de Desbravadores (10 a 15 anos):________Núm. pessoas na Diretoria:_________ Quantos são Adventistas do Sétimo Dia:___________ / Não Adventistas:___________ Quantos Possuem Uniforme de Gala?___O Clube possui camiseta e boné de atividade____ Onde o clube se reúne aos domingos de manhã?__________________________________ O Clube possui um % no orçamento (tesouraria) da igreja? ( )Sim ( )Não. Se sim, quantos? O clube possui uma sala onde guarda seu equipamento? ( )Sim ( )Não. O clube possui uma tenda ou barraca apropriada para cozinha? ( )Sim ( )Não. Data da Entrega: __/___/___ Ass. Diretor:_________ Regional/Pastor ou 1º Ancião: ___________

12

Total de pontos revisado pela APL: _________ Ass. Diretor ________________ Ass. Regional, Distrital ou pastor: ______________ - Relatórios após o dia 10 terão deméritos de 1% ao dia - Envie em anexo ao ranking apenas o que for solicitado

2ª via Clube


Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012

Ficha de Patrimônio Uma cópia desse cadastro deve ser enviado para a APL até o dia 11 de abril Modelo Clube:______________________________________________ Região________________ Diretor:___________________________Fone:______________E-mail_________________ Quant.

Equipamentos Barracas Ferramentas Corda Panelas e Utensilios (pratos, baldes,talheres, etc) Eletrodomésticos Barraca de Cozinha Troféus Manuais Bandeiras Álbum de Fotos Lonas Freezer/ Geladeira Forno Bujão de Gás Uniformes Fanfarra: Fuz ileiro Surdão Surdo Caixas Tarou Cornetas Talabartes/ Cintos Baquetas Pratos OUTROS:

Estado de Conser vação

Valor Aproximado R$ R$ R$ R$

Obs:

R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$

Data da Entrega:___/___/___

Ass.Diretor:____________________________

Regional/ Pastor ou 1º Ancião:________________________

13


Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012

Planejamento Anual

Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012 Relatório do Ranking – 2º Trimestre de 2012 Entregar Relatório do Ranking até dia 10 de Julho

Uma cópia desse cadastro deve ser enviado para a APL ate o dia 11 de abril MODELO Clube:______________________________________________ Igreja:________________ Pastor distrital:__________________________________Regional:____________________ Nome do diretor do clube:____________________________Ano/Semestre:_____________

Mês

Dia

CRONOGRAMA E ATIVIDADES: Atividade Horario Uniforme Dia da Sem.

Obs.

Marco

Clube: Igreja: Distrito: Diretor: Tel:

Maio

REQUISITOS Diretor ou associado participou da reunião trimestral APL (e assinou lista de presença)

2.

Clube inscreveu 70% dos membros no Quem Sabe Prova

60

3.

Clube enviou representante para o Curso de Lider, Master e Avancado (40 pontos para líder + 10 para master + 10 para avançado) Realizou o Dia dos Desbravadores em sua igreja dia 28 de Abril

60

5.

Clube inscrito no Campori UCB 2012 (no prazo: 10 de abril)

60

6.

Pagou o seguro anual junto a APL (até 27 de Abril)

60

7.

Participação ativa na Semana do Calvário em sua igreja

60

8.

Junho

Email:

1.

4.

Abril

Pastor: Região:

Realizar os seguintes neste semestre: a) Receber a visita do Regional ou Distrital b) Visita do pastor distrital c) Rodízio dos livros do clube de leitura

Pontuação total

Julho

Ass.Diretor:____________________________

Regional/ Pastor ou 1º Ancião:________________________

14

60

60

90

510

Total de pontos revisado pela APL: _________

Seguir o mesmo modelo para o segundo semestre. Data da Entrega:___/___/___

pontos

Ass. Diretor ________________ Ass. Regional, Distrital ou pastor: ______________ - Relatórios após o dia 10 terão deméritos de 1% ao dia - Envie em anexo ao ranking apenas o que for solicitado

1ª via APL


Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012

Este ano vamos espalhar Esperanรงa, incentive seu clube!

15


Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012

Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012

Quem Sabe Prova

Relatório do Ranking – 1º Trimestre de 2012 Entregar Relatório do Ranking até dia 11 de Abril

Regulamento Oficial 1. Categorias

- 70% dos membros do Clube deveriam participar. Todos devem estar cadastrados no sistema APL. A – 10 a 12 anos (poderão participar desbravadores que completarem 12 anos até o dia 15 de Dezembro) B – 13 a 15 anos (poderão participar desbravadores que completarem 15 anos até o dia 15 de Dezembro) C – 16 anos ou mais 2. Inscrição R$ 5,00 por desbravador Período de inscrição – 05-22 de Março

Clube: Igreja: Distrito: Diretor: Tel:

Email:

REQUISITOS 1.

Atualizar o cadastro dos desbravadores no sistema APL até

Pontos 60

23 de março 2.

Participar com o clube do evento IMPACTO SP (24 de março)

60

3.

Clube com 1 conselheiro maior de 18 anos por unidade

60

4.

Adquirir os livros do clube de leitura 2012 (O livro amargo e

60

Novo Ritmo) 5.

Ter um representante no Curso de Treinamento Básico para

60

Diretoria (assinar a lista de presença) 6.

3. Datas 1. Fase Clube – 31 de Março (Sábado das 15h as 16h) 2. Fase Regional – 26 de Maio (Sábado das 15h as 16h) 3. Fase APL – 22 de Setembro (Sábado das 15h as 16h) 4. Fase Final – 15 de Dezembro no Congresso APL (Sábado das 15h as 16h)

Pastor: Região:

7.

8.

Realizar a promoção e divulgação do seu clube em sua igreja

60

ou bairro Realizar os seguintes neste trimestre (30 pontos por item): a. Realizar uma reuniao de diretoria b. Realizar uma reuniao de pais

60

Entregar em anexo a este Relatório (30 pontos cada item):

90

a) Planejamento anual (aprovado pela comissão e assinado pelo pastor e secretaria da igreja) b) Cronograma p/ cumprimento de Classes Regulares no ano c) Ficha de patrimônio (assinada pelo pastor ou ancião)

4. Material de Estudo Livro: A Grande Esperança - 1a Edição.

Pontuação total

Ass. Diretor ________________ Ass. Regional, Distrital ou pastor: ______________

16

510

Total de pontos revisado pela APL: _________

- Relatórios após o dia 11 terão deméritos de 1% ao dia - Envie em anexo ao ranking apenas o que for solicitado

2ª via Clube


Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012 5. Classificações - Fase Clube (na igreja local) classifica os 5 melhores de cada clube em cada categoria para Fase Regional. - Fase Regional (na Região) classifica as 10 melhores notas da Região em cada categoria para a Fase APL, caso ocorram empates no 10o colocado, todos empatados são classificados. - Fase APL (em Tucuruvi) classifica os 10 melhores de cada categoria para a Fase Final, independente de qual seja a região do classificado, caso ocorram empates no 10o colocado, todos empatados são classificados. - Fase Final (Congresso APL) Será feita uma prova escrita para os 10 melhores com 30 perguntas. Caso ocorram empates será considerada a nota Fase APL e, persistindo o empate, a nota na Região. Caso ainda ocorra empate, será feita uma prova desempate para os envolvidos. 6. Provas - As provas serão com 30 questões, todas de múltipla escolha (objetivas) com 4 alternativas. - As provas serão individuais e sem consulta. - As provas da fase clube serão aplicadas e corrigidas pelo diretor do clube, que indica os 5 melhores de cada categoria para Fase Regional - A prova regional estará a cargo do regional aplicar, corrigir e enviar as notas. As notas estarão no site assim que todos os regionais entregarem as provas corrigidas. - As fases seguintes (APL e Final) terão a correção feita no local, após a prova. - Os resultados devem estar na comunidade dos Desbravadores Paulista Leste do Facebook e site da APL, no máximo, 1 semana após a realização da prova. Mas faremos o possível pra colocar o quanto antes. - A nota não será acumulativa, portanto cada nota será classificatória apenas para aquela fase. 7. Premiações Serão premiados os 3 melhores de cada categoria: 1o Lugar – iPad 2o Lugar – iPod 3o Lugar – Mochila com itens de acampamento

17


Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012 Relatório do Ranking – 1º Trimestre de 2012 Entregar Relatório do Ranking até dia 11 de Abril Clube: Igreja: Distrito: Diretor: Tel: Queridos líderes de desbravadores,

Pastor: Região: Email:

REQUISITOS

Parece que foi ontem que estávamos em Barretos para a quinta edição do Campori da UCB “Coragem pra vencer”. Foram quase 12.000 mil desbravadores unidos em um só objetivo: de viver uma vida cristã, vencendo os obstáculos e barreiras que o inimigo coloca a nossa frente. Já se passaram quase cinco anos e, julho de 2012 nos espera, com o desafio de estarmos prontos e comprometidos em concluir a missão dada por Deus a cada desbravador, para que muito em breve possamos dar o GRITO DA VITÓRIA. Esperamos você e seu clube ao lado de quase 15 mil desbravadores.

Maranata! Pr. Ronaldo Arco Diretor do Ministério Jovem da UCB

Valor da Inscrição por desbravador: $ 95,00, incluso entrada ao Thermas dos Laranjais. Pagamento até o dia 10 de abril (o pagamento deverá ser feito em sua associação, sob a orientação do campo local).

1.

Atualizar o cadastro dos desbravadores no sistema APL até

2.

Participar com o clube do evento IMPACTO SP (24 de março)

60

3.

Clube com 1 conselheiro maior de 18 anos por unidade

60

4.

Adquirir os livros do clube de leitura 2012 (O livro amargo e

60

Novo Ritmo) 5.

Ter um representante no Curso de Treinamento Básico para

6. 7.

8.

Realizar a promoção e divulgação do seu clube em sua igreja

60

ou bairro Realizar os seguintes neste trimestre (30 pontos por item): a. Realizar uma reuniao de diretoria b. Realizar uma reuniao de pais

60

Entregar em anexo a este Relatório (30 pontos cada item):

90

Cardápio. Dentro da filosofia adventista de uma vida saudável, fica determinado o regime ovo lacto vegetariana para o Campori, e que não seja oferecido refrigerante.

c) Ficha de patrimônio (assinada pelo pastor ou ancião)

Mais informações, acesse: www.gritodavitoria.com.br

18

60

Diretoria (assinar a lista de presença)

a) Planejamento anual (aprovado pela comissão e assinado

Agente de saúde: Auxiliar de enfermagem, enfermeiro ou médico. Um por clube. Este deverá entrar na escala de serviço do Posto de Atendimento do Campori. Pagarão inscrição.

60

23 de março

Cozinheiras: até 40 inscritos 2 cozinheiras isentas de inscrição. De 41 à 60 inscritos 3 cozinheiras isentas. De 61 a 80 inscritos 4 cozinheiras isentas. De 81 ou mais, 5 cozinheiras isentas. As cozinheiras, isentas, deverão adquirir o trunfo a parte, se assim o desejarem.

Seguranças: Ter 1 ou 2 seguranças por clube. Estes pagarão a inscrição e terão direito ao trunfo.

Pontos

pelo pastor e secretaria da igreja) b) Cronograma p/ cumprimento de Classes Regulares no ano Pontuação total

510

Total de pontos revisado pela APL: _________ Ass. Diretor ________________ Ass. Regional, Distrital ou pastor: ______________ - Relatórios após o dia 11 terão deméritos de 1% ao dia - Envie em anexo ao ranking apenas o que for solicitado

1ª via APL


Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012

Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012 Pré-requisitos GERAIS 1. Ter participado do último Campori realizado pelo seu campo. 2. 100% dos membros possuir uniforme de gala completo. 3. 100% dos membros possuir uniforme de atividade de campo e/ou clube a critério do campo local. 4. Não ultrapassar 40% dos inscritos. Cozinheiras e seguranças não serão contados. 5. 100% dos desbravadores fazendo a classe regular conforme sua idade.

Ranking 2012 1.

ORIENTAÇÕES GERAIS

O Ranking Anual tem como propósito somar ideias, contribuir com a organização, planejamento e execução dos nossos vários projetos, tentando sempre, cumprir com os nossos ideais. · Os Clubes de Desbravadores serão classificados pelas atividades desenvolvidas a cada trimestre, conforme a orientação do departamento. · Para cada trimestre há atividades pré-estabelecidas, que somarão pontos no Ranking. · Os pontos conquistados a cada trimestre serão acumulativos, e serão somados com a entrega do último relatório. · As atividades não cumpridas no período do relatório vigente, não poderão ser cumpridas no próximo relatório. · As atividades dos 4 trimestres, mais a tabela de classificação parcial, você encontrara no site: www.apl.org.br

TABELA DE CLASSIFICAÇÃO 80 a 100% dos pontos 60 a 79% dos pontos 40 a 59% dos pontos 0 a 39% dos pontos

***** **** *** -

Placas de honra ao mérito Certificado Certificado Sem Classificação

Obs. No final deste manual você encontrara os relatórios de Ranking em duas vias, sendo que a primeira via, que é destacável, você devera enviar para a Associação a outra deve ser preenchida e ficara no caderno como prova dos itens realizados para o clube.

30

Pré-requisitos ADMINISTRAÇÃO 1. Inscrição completa - diretoria, pastor, cozinheiras, segurança e profissional de saúde 10/04. 2. Forma de pagamento. Três cheques de titularidade da igreja. 1ª parcela (30% do valor total da inscrição) no dia 10/04. A 2ª parcela (35%) até o dia 10/05 e, a 3ª parcela (35%), até o dia 10/06. 3. Pasta de Segurança contendo: a. Cópia da carta enviada aos pais; b. Autorização de viagem assinada pelos pais; c. Ficha do desbravador com informações básicas e de saúde; d. Contrato de locação do ônibus (no caso de ônibus cedido pela prefeitura ou algum outro patrocínio, apresentar declaração comprobatório de segurança do ônibus, ou cópia da licença de viagem do ônibus, a ANTT); e. Voto da comissão da igreja. 4. Seguro para membro não ativo (cozinheiras(os), seguranças, profissionais de saúde, etc.) www.unibrasexcursao.com.br, mostrar comprovante do seguro para a secretária JA do seu campo. 5. Curso de Liderança e/ou Treinamento Básico de Diretoria Participação de, pelo menos, um representante do Clube no curso da Associação em 2012. 6. O clube deve ser presente no Campori, pelo menos, um líder investido (ou que será investido no Campori). Investidura de classes e especialidade não serão realizadas no Campori. 7. Realizar, pelo menos, um acampamento do Clube. 8. Receber, pelo menos, uma visita do regional no Clube, até final de junho de 2012. 9. Ter a diretoria do Clube completa: diretor(a), diretor-associado, diretora-associada, secretário(a), conselheiro(a), tesoureiro(a) e capelão. 10. Envio do planejamento anual à Associação até 01/03, contendo atividade, responsabilidade e locais onde serão realizadas. 11. Relatórios entregues em dia no campo, conforme critérios. 12. Manter um livro de atas, atualizado. 13. Realizar uma reunião com os pais no primeiro e no segundo trimestre de 2012. 14. Enviar Histórico do Clube à Associação, junto com a inscrição, e manter uma cópia exposta no acampamento do Clube durante o Campori. 15. Receber, pelo menos, uma visita do pastor distrital no período de janeiro a junho de 2012. 16. Realizar, o programa do Dia Mundial do Desbravador. 17. Ano Bíblico. Pelo menos 50% dos desbravadores realizando o ano bíblico. 18. Curso de leitura – Pelo menos 80% dos desbravadores participando. Os livros são:  Diretoria: Buraco Negro: A história de um ex-artista do hip-hop de Yvor Myers  Desbravadores: O Livro Amargo de Denis Cruz 19. Classes Regulares. Ter 100% dos desbravadores inscritos em uma classe regular. 20. No mínimo, 80% dos desbravadores, deverão ter concluído três especialidades. 21. O Clube deverá realizar, pelo menos, três reuniões por mês. 22. O Clube receberá um bônus de 100 pontos de disciplina ao início do Campori. A cada infração perderá 5 pontos. Não havendo infração estes pontos ajudarão na classificação final. No caso de infração grave a perda será de 10 pontos.

19


Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012 OBS.: Os pré-requisitos de administração deverão ser apresentados, ao campo local, até 29 de junho, em uma pasta em forma de relatórios com: data, local, nomes dos participantes, o que foi feito e resultados, com as devidas assinaturas, e com fotos, na medida do possível.

Pré-requisitos EVANGELISMO

Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012

Produtores Credenciados e Autorizados pela Divisão Sulamericana Bazar dos Desbravadores

MHC Bordados

3. Colaborar diretamente na realização do programa de Evangelismo Semana Santa. Se possível, cuidando da parte infantil em parceria com o Ministério da Criança.

Contatos: Fernando e Fátima Rua Arthur Friedenreich, 296 - Vila Rio Branco CEP: 03874.230 - São Paulo - SP Telefones: 11.22808786/ Fax: 11.20412365 E-mail: bazardesbravador@uol.com.br Site: www.bazardesbravador.com.br

4. Livro Missionário “A Grande Esperança para São Paulo”. Entregar uma quota, no dia 24 de março de 2012, determinada pela Igreja local ou Associação.

Contatos: Marcio e Cintia Rua Alberto Muller, 1117- Limeira 88356.001 – Brusque - SC Telefones: 47.3350-0145 / 47.3350-3402 Email: marcio_hallai@hotmail.com / cintia_hallai@hotmail.com Site: www.uniformedesbravadores.com.br

JLG Materiais Promocionais

1. “A Voz do Juvenil”. Realizar uma campanha com oito noites de evangelismo. O programa deverá ser feito pelo Clube e poderá ser realizado, ou na igreja, ou em outro local. 2. Iniciar na primeira semana após o Dia Mundial dos Desbravadores, a classe bíblica e realizar 9 estudos até o final de junho.

5. Reencontro. Realizar o Projeto Reencontro com os ex-adventistas desbravadores. OBS.: Os projetos de evangelismo deverão ser apresentados na associação, até o dia 29 de junho, em forma de relatório, com: data, local, nomes dos participantes, o que foi feito e resultados, com fotos e assinatura do pastor distrital ou ancião. A associação deverá devolver com um protocolo com a data de entrega e aprovação.

Contatos: José Gautério e Jussara Caixa Postal 75 – CEP: 95630.000 – Parobé - RS Telefones: 51. 3543-6006/ 51.3543-4759 E-mail: jlg.m@sinos.net; jlg@tca.com.br jussaragauterio@gmail.com; Site: www.casadodesbravador.com

Pré-requisitos PROJETOS 1. Entregar à secretaria da União uma Bíblia nova, 1 para cada 2 desbravadores inscritos, até a abertura do Campori. As Bíblias serão doadas para campanhas de evangelismo. 2. Projeto Comunitário. Doação de alimentos; adoção de uma praça ou área verde; Vida por vidas (diretoria); evangelismo Dia das Mães, etc. Realizar pelo menos dois dos projetos mencionados neste manual, ou, dois projetos idealizados pelo clube e notificados à associação. 3. Visitar, pelo menos, duas autoridades, apresentando o trabalho do Clube, da igreja e do Campori. A visita deverá conter, um momento de oração e entrega de literatura. As visitas deverão ser feitas entre as autoridades a seguir:  Secretário municipal ou sub-prefeito  Chefe de gabinete  Deputado estadual  Vereador 4. Preparar um quadro, com pelo menos 18 nós diferentes e mantê-lo exposto dentro da área de acampamento do Clube. Serão avaliados:  Qualidade  Quantidade  Criatividade

Print Bordados Contato: Sérgio Paroschi Rua Antônio Carniel, 301 - zona 5 CEP: 87015-330 – Maringá - PR Telefone: 44.3224-3213 / Fax: 44.3028-3213 E-mail: sergio@printbordados.com.br printbordados@printbordados.com.br Site: www.printbordados.com.br

Bottons Modelos Americanos & Personalizados nos tamanhos: · 2,5 cm. (mini) · 3,5 cm (médio / tradicional) · 4,5 cm (médio-grande) · 5,5 cm (grande) Todos os que precisarem confeccionar: BOTTONS, MEDALHAS, CHAVEIROS, BOTTONS c/ Abridor de garrafas, etc. Kézia Rúbia C. Fernandes (Vl. Matilde) Fones: (11) 2129-2711 ou (11) 7168-6349 e-mail: kezia_rubia@yahoo.com.br

20

29


Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012

Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012

Clube de Leitura 2012 INSPEÇÕES NO CAMPORI

Juvenis O Livro Amargo - Quando o sonho não se realiza Denis Cruz Um homem chamado Guilherme Miller disse que Jesus voltaria em 1844. Muitas pessoas acreditaram, inclusive um jovem chamado Jerryl McNolan. O livro amargo conta justamente a história de Jerryl. Apaixonado pela jovem Allice, ele não consegue entender os motivos de os pais dela não lhe permitirem a corte. Apenas depois de conhecer a mensagem milerita, finalmente os pais de Allice permitem o namoro. No entanto, o jovem casal enfrenta uma amarga decepção. O que era doce torna-se uma dura batalha na vida de Jerryl e Allice. Será que a fé poderia resistir a esse acontecimento? Porém, há mais, muito mais, na história deles.

Diretoria Novo Ritmo Yvor Myer Depois de passar anos se apresentando nas ruas, os integrantes da banda de hip-hop The Boogie Monsters finalmente conseguiram chegar ao estrelato e assinar um contrato lucrativo com uma conceituada gravadora. A vida parecia boa! Mas Deus enviou pessoas para ajudá-los a perceber os efeitos perigosos do "buraco negro" que a indústria do entretenimento produz sobre seus astros e fãs. Descubra como esses irmãos, que chegaram a viver como celebridades, foram levados a renunciar à fama e à fortuna em troca de um relacionamento com Cristo e da vida ministerial.

28

1. Acampamento pronto para abertura. Inspeção duas horas antes da cerimônia de abertura. 2. Cerimônia de abertura. Presença com o Clube, devidamente apresentado, com uniforme de gala. 3. Participação com o Clube, devidamente apresentado, por campo (associação) em cada programa. 4. Reuniões com a liderança. Reunião com a UCB às 13h com departamentais de jovens, secretárias e regionais. Às 22h30 reunião com os diretores de clubes, liderado pelo departamental, em local combinado pela associação. 5. A presença do pastor, e na ausência deste, do ancião, acompanhando o Clube durante todo o tempo valerá 100% dos pontos. 6. Caixa de Primeiros Socorros, contendo, pelo menos, os itens descritos à página 13. 7. Área de acampamento: a. Portal construído. A criatividade será avaliada. Buracos não serão permitidos. O Clube deverá apresentar o projeto do portal à secretaria JA da associação, no prazo estabelecido pelo campo local, para aprovação. Deverá conter: nome do clube, região e associação. Deverá ser exibida: bandeiras do Brasil, do estado São Paulo, da cidade de origem do Clube e a dos Desbravadores, com o nome do clube estampado ou bordado. Os bandeirins de unidade também deverão ser exibidos. b. Demarcação: Cercar toda a área do Clube. Serão permitidos somente furos para a cerca. c. Área limpa e em ordem: manter sempre limpa a área do clube e ao redor. d. Local para lixo. Ter lixeira suficiente para o clube dentro de sua área. A criatividade será avaliada e. Móveis de acampamento. Preparar três móveis com pioneirias (a criatividade será avaliada). f. Deixar em exposição, na área de acampamento, de forma criativa, o histórico do Clube. Será separado um momento, dentro da programação do Campori, para um tour. Os clubes terão a oportunidade de visitar outros clubes, de outra associação que não a sua. A hospitalidade e recepção, além da criatividade serão avaliadas. 8. Barracas: a. Agrupadas por tamanho; b. Limpas e armadas corretamente; c. Camas bem arrumadas; d. O planejamento da disposição do acampamento deverá ser entregue, a secretaria da UCB, na chegada ao Campori, após a montagem, conforme a área estabelecida. 9. Cozinha: a. Segurança dos equipamentos (gás e eletricidade). Manter a organização visando à segurança dos servidores e dos desbravadores. A inspeção será feita por especialistas. b. Cardápio ovo-lacto-vegetariano. Bem à vista, primando pela criatividade e bom gosto. c. O armazenamento dos alimentos deverá ser feito em prateleiras e recipientes adequados d. Condições de higiene, incluindo acessórios de higiene para as(os) cozinheiras(os): avental, redes de cabelo e luvas quando necessário. e. Um higienizador para mãos deverá estar disponível para os desbravadores à hora das refeições. f. Água potável deverá estar disponível em todo o tempo. g. Acondicionar o lixo seletivamente. Evitar o uso de descartáveis. h. Por lei não é permitido transportar botijão de gás em veículos, por esta razão haverá um local determinado para a venda do mesmo. 10. Utilizado para os desbravadores se assentarem durante a programação e/ou para as refeições. Para pontuação máxima o Clube deverá ter um para cada participante. 11. Clube que tem fanfarra com kit mínimo de 11 instrumentos. Não fará parte da pontuação por ser uma atividade opcional, mas o clube que trouxer sua fanfarra deverá receber um bônus.

21


Manual Para Diretor de Desbravadores- 2012

VII Enduro de Desbravadores APL 1. EVENTO 1.1 Evento: Enduro estilo corrida de aventura para Desbravadores da Associação Paulista Leste da IASD. 1.2. Data de Realização: 27 e 28 de outubro de 2012 1.3.Local: em análise 2. INSCRIÇÕES 2.1. Serão aceitas Inscrições de Equipes de 01 de agosto de 2012 até o dia 04 de outubro de 2012, no Departamento de Desbravadores da APL. Não serão aceitas inscrições após esta data. Não serão aceitas inscrições ou alterações por telefone. 2.2.a. Opções para a inscrição dos nomes dos participantes: 1ª- Pela tsweb, utilizando o usuário e a senha já informados no começo do ano (alguns clubes novos não possuem essa senha e devem fazer a inscrição na secretaria J.A da APL); 2ª- Apresentando a ficha de inscrição na secretaria J.A da APL; 2.2.b. O que se caracteriza uma INSCRIÇÃO? - A inscrição é a apresentação dos nomes dos participantes da equipe na ficha apropriada mais o recibo de pagamento, isto é, só é considerada a efetivação da inscrição quando forem apresentados os nomes dos participantes e o valor total pago até dia 04 de outubro de 2012. Os pagamentos são efetuados somente no caixa da APL. 2.2.c. Quais os passos para a inscrição? - 1º Apresentar a ficha preenchida na secretaria J.A da APL para verificação e autorização; - 2º Efetuar o pagamento no caixa da APL. 2.3. Será cobrado R$40,00 por Desbravador. 2.4. O membro da Equipe e Apoio deverá fazer parte do clube e estar inscrito no Cadastro de Desbravadores da APL. 2.5. Alterações na inscrição: a. Em caso de necessidade, será aceita a mudança dos membros das equipes até o dia 04 de outubro de 2012, no dia 03 de outubro o sistema estará bloqueado para alterações, na secretaria da APL deve-se levar por escrito as alterações necessárias, porém, sempre seguindo as estipulações de idades descritas no Regulamento do Evento. Após esta data, não serão aceitas mudanças. Não serão permitidas alterações de membros no Local e Dia do Evento. O ato de substituir algum membro para participação sem comunicar a organização, quando descoberto, acarretará em desclassificação da equipe. 3. EQUIPES 3.1. Será aceita uma equipe por clube apenas. 3.2. Cada Equipe será composta por 8 participantes. Não serão permitidas equipes com mais ou menos números de participantes do que 8. 3.3. As equipes devem ser formadas por: - 2 casais de 13 a 15 anos - 2 casais de diretoria 4. EVENTOS Serão revelados posteriormente.

22

22 Sáb. = Quem Sabe Prova - Fase APL 23 Dom. = Trilimpíada dos Jovens Adventistas 29 Sáb. = Burgo Pta.

Outubro: 05 a 07 = Aventuri APL / Hotel 3 Poderes (Caraguatatuba) 12 = Retiro da 3ª Região (JA) 13 Sáb. = Dia do Aventureiro 27-28 - VII ENDURO APL

Novembro:

10 Nov. = Vl. Maria / Grande Vigília Jovem (Zona Norte), 17 às 22h00 17 Sáb. = Vl. Matilde 17 – 24 = Anhembi / Pr. Bullon

Dezembro:

01 Sáb. = Vl. Medeiros 08 Sáb. = Mandaqui 15 Sáb. = Entrega do Ranking 2012 27


Julho:

Cronograma de Eventos para 2012

01 a 15 = Projeto Calebe 15 Dom. = Concílio de Anciãos 14 a 21 = Semana de Oração Jovem ·Dia “D” Vida por Vidas / Etapa II 24 a 29 = Campori da UCB / Grito da Vitória

Itinerário Pr. Paulo Sérgio Fernandes - APL

Agosto:

Fevereiro:

04 Sáb. = Franco da Rocha 05 Dom. = Reun. Diretores de Aventureiros / Capela da APL 9h00

19 a 23 = Concílio da DSA do Min. Jovem

Setembro: 01 Sáb. = Itaim Pta. / Capacitação JA 07 a 09 = Curso de Conselheiros da Região Jaguar 14 a 16 = José Bonifácio / FDS do Jovem Adventista

Janeiro: 04 – 11 = Férias 17 – 29 = UNASP – Convalidação Teologia

03 a 05 = Convenção JA – Caraguatatuba 6 - 8 = Concílio Pastoral da APL 11 = Concílio de Anciãos da APL 17 – 21 = Acampamento de Verão (carnaval) 25 e 26 = C. Diretoria Básica p/ Desbravadores (Reg. 2, 3 e 5) Tucuruvi Sáb. = 15 as 18hs / Dom. = 08h30 as 15h00

Março:

03 a 04 = C. Diretoria Básica p/ Desbravadores (Reg. 1, 4 e 6) ·Vl. Matilde ·Sáb. = 15 as 18hs / Dom. = 08h30 as 15h00

26 23


10 Sáb. = Grande Vigília JA (Z. Leste) / 17 às = Curso de Conselheiros da Região Águia 10-11José 22hs Bonifácio 17-18 = Cursos de Conselheiros das Regiões Leão, e Suçuarana 16 – Liger 18 = Curso Diretoria Básica e Diretoria de 24 Sáb. = Impacto SP Aventureiros Manhã (distribuição de livros) Impacto SP 24 Sáb. /= Carrão Tarde / Anhangabaú ·Manhã / Carrão (distribuição de livros) 31·Tarde =/Quem - fase Clube 31Sáb. = manhã / Sabe IASDProva Tucuruvi Anhangabaú i Sáb. Curso p/ Diretores de Música APL / ·Curso Colégio deTucuruvi deTucuruvi // 15 15 às às 18hs. 18hs. Colégio

Junho: Abril:

24

01 Dom - Encontro de Regionais do Ministério Jovem APL 02 -–08 Vl. RéCachoeirinha /Múltiplo Semana de Santa 07 Sáb. 10===Nova Curso Liderança de Dia “D” Vida (teoria & prática). Desbravadores 21 Sáb. = Francisco Morato / Vassouras 28 Sáb. = Casa Verde / Dia Mundial dos Desbravadores 24 Dom. = Reun. Diretores de Desbravadores / Vl. Matilde 15h00 49

Maio: 05 = Freguesia do Ó 06 Dom. = 09h00 = Reun. Diretores Jas/ Vila Matilde 15h00 = Reun. Diretores Desbravadores / Vl. Matilde 12 Sáb. = Cidade Tiradentes 20 Dom. = Reun. Diretores de Aventureiros na Capela da APL 25 - 27 = Ponte Rasa (FDS Lar & Família) 26 = Quem Sabe Prova - Fase Regional

Junho: 02 Sáb. = Nova Cachoeirinha 07 – 10 = Curso Múltiplo de Liderança de Desbravadores (teoria & prática). 16 – 23 = Jd. Maringá - APL / Semana de Mordomia 24 Dom. = Reun. Diretores de Desbravadores / Vl. Matilde 15h00 25


Planeja 2012  

Planeja Digital 2012

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you