Page 1


O CHEIRO DAS VELAS. A fronteira de intimidade entre irmãos. É uma curta-metragem de Adriana Martins da Silva protagonizada por Oceana Basílio e Joana Brandão. Um filme sobre a infância, a distância e a paradoxalidade das emoçoes humanas.


SINOPSE Sara e Gabriela reencontram-se para o aniversário da mãe. Entre os silêncios e os confrontos, as duas irmãs redescobrem a sua cumplicidade.

O REALIZADOR Biografia Adriana Martins da Silva nasceu em 1983 e é licenciada em Física. Em 2010, tirou o curso Filmmaking Certificate na London Film Academy, em Londres. “A Linha” é a sua primeira curta-metragem, uma produção independente, escrita, produzida e realizada em colaboração com dois outros autores. Em 2011 ingressou no curso de Realização II do Instituto Restart, em Lisboa, de onde resulta o seu segundo filme “O cheiro das velas”. Encontra-se atualmente em produção de um documentário sobre o cancro da mama e na pré-produção da sua terceira curta-metragem “A língua”.

Filmografia O cheiro das velas (2013), curta-metragem de ficção, 26 min, HDV, Instituto Restart. 2013 Cannes Film Festival – Short Film Corner. A linha (2012), curta-metragem de ficção, 13 min, HDV. 2012 Cannes Film Festival – Short Film Corner; 2013 Festin (Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa).


ELENCO

Oceana Basílio Oceana Basílio nasceu em Tavira em 1979. Ingressou na escola Profissional de Teatro de Cascais em 1999, frequentou depois a Academia Contemporânea do Espéctaculo ACE. Trabalhou na sua formação com: Reynaldo Montero, Rui Madeira, Dinis Bernard, Jean Pierre Sarrazac, Bruno Schiappa, Joana Craveiro, Tânia Guerreiro, Gonçalo Alegria e John Frey. Começou a fazer Teatro profissional em Braga em 2003. Estreou-se em Televisão com “Morangos com Açúcar”, tendo depois disso integrado o elenco de produções como “Doce Fugitiva”, “Olhos nos Olhos” e “Crime e Botox” para a TVI; para a SIC integrou o elenco de “Perfeito Coração” e “Rosa Fogo”. Na RTP participou em “Liberdade 21”, "Voo Directo", “Cidade Despida” e atualmente na série “Bem-vindos a Beirais”. Em Teatro foi encenada em diversos espetáculos por Pedro Marques, José Boavida, Philippe Leroux, José Miguel Braga e Camilo Silva. Tem desenvolvido uma carreira constante em teatro onde se incluem algumas encenações suas. Faz parte da direção da Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul. No cinema, tem marcado um percurso em várias curtas-metragens como “Quarto 261” de Marcos Cosmos, “Verónica” de António Gonçalves e Ricardo Oliveira, entre outros. Em 2013 participou em “O cheiro das velas” e no filme americano “Body High” de Joe Marklin.


Joana Brandão Joana Brandão, nascida em Almada em 1977, é licenciada em Formação de Actores/Encenadores pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Estreou-se como actriz em 1997, tendo desde então trabalhado com encenadores como Solveig Nordlund, João Mota, João Brites, Carlos Pimenta, Rui Mendes, José Peixoto, Fernando Gomes, Helena Pimenta , Maria de La Ribot, Álvaro Correia, Jean- Paul Buccieri , Bruno Bravo, Pedro Alvarez-Ossorio, Lúcia Sigalho, Francisco Campos, entre outros. Encenou o espectáculo Caminhos um monólogo escrito, encenado e interpretado por si, as 4 Gémeas de Copi e co-criou e interpretou com Madalena Silva o espectáculo de teatro-dança Super-Heróis. Na televisão participou nalgumas telenovelas e séries televisivas como “Dancin' Days”, “Família Mata”, “Voo directo”, “Maternidade”, “Morangos com Açúcar SérieV” , “Feitiço de Amor”, “Liberdade 21”, “Pai à Força”, entre outras. Tem participado em filmes e curtas-metragens com realizadores como Sandro Aguilar, George Felner, Leonor Noivo e, mais recentemente em “O cheiro das velas” de Adriana Martins da Silva. Paralelamente ao seu percurso como atriz, Joana Brandão desenvolve, desde 1999, trabalhos de direção de atores, assistência de encenação, locuções, sendo docente e formadora de teatro em várias escolas (Restart entre outras), cursos e workshops.


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES CATEGORIA

Ficção

GÉNERO

Drama

DURAÇÃO

26 minutos

IDIOMA

Português

LEGENDAGEM

Inglês

FORMATO

HDV

TRAILER vimeo.com/57473195

PÁGINA OFICIAL www.facebook.com/ocheirodasvelas


CRÉDITOS Elenco Gabriela

OCEANA BASÍLIO

Sara

JOANA BRANDÃO

Gabriela (criança)

GRAÇA NOITES

Sara (criança)

MARIA NOITES

Ficha Técnica Realização

ADRIANA MARTINS DA SILVA

Argumento

PEDRO MARTINS ADRIANA MARTINS DA SILVA

Produção

MARTA VIEIRA ALVES

Direção de Fotografia MIGUEL ROBALO Direção de Arte

SOFIA NUNES

Música Original

MARA ALMEIDA

Som

FERNANDA VIEIRA DO LAGO

Montagem

RAQUEL FRANÇA

Pós-produção Áudio NUNO BENTO Assist. de Realização ANDRÉ M. SANTOS Assist. de Produção ANA RAMALHO, DIDIER ANDRADE, MARTA MONTALVÃO E SILVA, VÂNIA GONÇALVES Assist. de Arte

PEDRO CERDEIRA, RITA SANTOS, VANDA MARQUES

Perchistas

ANDRÉ AZEVEDO, JOÃO BRÁS

Op. de Câmara

BE CATTONI

Assist. de Câmara

CARLA SOUTO, NUNO BOUÇAS

e Iluminação


IMPRENSA CATÁLOGO DO FESTIVAL DE CANNES 2013 http://registration.cannescourtmetrage.com/filmfiche2.Aspx?id=55995683 DIÁRIO DIGITAL http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=630401 LUX http://www.lux.iol.pt/nacionais/oceana-basilio-em-exibicao-no-festival-de-cannesoceana-basilio-cannes/1444659-4996.html RECORD http://www.record.xl.pt/jogo_vida/interior.aspx?content_id=818959 STARS ONLINE http://www.pt-starsonline.com/index.php/noticias/929-curta-com-oceana-basilio-emcannes TV UNIVERSO http://somostelevisao.blogspot.pt/2013/05/curta-metragem-portuguesa-exibidaem.html FANTASTIC TELEVISÃO http://fantastictvsite.blogspot.fr/2013/05/curta-metragem-portuguesa-exibidaem.html MOVE NOTÍCIAS http://movenoticias.com/pp.php?subaction=showfull&id=1367335107&ucat=59&


CONTACTOS REALIZAÇÃO

DISTRIBUIÇÃO

Adriana Martins da Silva Email: adriana.cmartinssilva@gmail.com Telf: +351 919 202 763

João Tovar Email: films@restart.pt Telf: +351 213 609 450

Uma produção INSTITUTO RESTART


O cheiro das velas / The smell of candles  

Dossier de imprensa do filme "O cheiro das velas / The smell of candles", de Adriana Martins da Silva www.facebook.com/ocheirodasvelas teas...

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you