Issuu on Google+

ALFREDO

O GUARDA-RIOS

EXPLICA O CICLO DA ÁGUA


A responsabilidade social da INDAQUA com a educação.

Conteúdos: Henrique Praça


ALFREDO

O GUARDA-RIOS

EXPLICA O CICLO DA ÁGUA


O MEU VERDADEIRO NOME É Alcedo Atthis1. ALFREDO PARA OS AMIGOS. TENHO O DORSO E AS ASAS AZUIS E O PEITO E O VENTRE COR-DE-LARANJA. POUSO FREQUENTEMENTE EM PEQUENOS POSTES OU RAMOS SECOS, JUNTO À ÁGUA, A PARTIR DE ONDE PRATICO A CAÇA À ESPERA. FAÇO RÁPIDOS MERGULHOS PARA CAÇAR PEQUENOS PEIXES, LARVAS DE INSETO E GIRINOS2. POR SER UMA AVE TÃO COLORIDA SOU BEM CONHECIDO DAS PESSOAS, QUE POR ISSO ME DÃO MUITOS NOMES. JÁ CONTEI PELO MENOS VINTE E CINCO NOMES DIFERENTES. EIS ALGUNS DELES: ESPREITA-MARÉS, FREIRINHA, JUIZ-DO-RIO, MARTINHO-PESCADOR, PASSA-RIOS, PICA-PEIXE3. O MEU LUGAR PREFERIDO É PERTO DA ÁGUA: NAS MARGENS DOS RIOS, NOS ESTUÁRIOS E NAS LAGOAS COSTEIRAS. É POR ISSO QUE TAMBÉM ME CHAMAM GUARDA-RIOS.


PARA PINTAR.

1 Nome científico da espécie.

2 Girino, o primeiro estado de uma rã depois de sair do ovo, mais parecido com um pequeno peixe. 3 Nomes vulgares.


APRESENTO-ME: SOU O ALFREDO! PEDIRAM-ME PARA EXPLICAR O CICLO DA ÁGUA. VOU COMEÇAR PELA EVAPORAÇÃO. PODIA COMEÇAR POR OUTRO PROCESSO, MAS HOJE APETECE-ME COMEÇAR PELA EVAPORAÇÃO.


PARA PINTAR.

A ÁGUA EVAPORA-SE DOS RIOS, MARES E LAGOS E VAI PARA O AR. DA RESPIRAÇÃO DOS ANIMAIS E PLANTAS TAMBÉM SAI ÁGUA NA FORMA DE VAPOR. NAS NUVENS...ISSO EXPLICO MAIS À FRENTE.


QUANDO O VAPOR ARREFECE PASSA A LÍQUIDO. CHAMA-SE A ESSE PROCESSO A CONDENSAÇÃO.

PARA PINTAR E COMPLETAR O DESENHO!


COMO NAQUELA NUVEM CARREGADA DE GOTINHAS DE ÁGUA. QUANDO AS GOTAS FICAM MUITO PESADAS, COMO NAQUELA NUVEM ALI EM FRENTE, CAEM SOBE A FORMA DE CHUVA.


POR VEZES, QUANDO AS NUVENS ARREFECEM MUITO, A ÁGUA LÍQUIDA DAS GOTAS PASSA A CRISTAIS DE NEVE. CHAMA-SE A ESSA PASSAGEM A SOLIDIFICAÇÃO.


A SOLIDICAÇÃO DA ÁGUA LÍQUIDA É O QUE ACONTECE NO CONGELADOR DO FRIGORÍFICO. FORMA-SE GELO.

PARA PINTAR.


PARA PINTAR.

A ÁGUA DA CHUVA INFILTRA-SE NO SOLO E É CONSUMIDA PELAS PLANTAS. OS ANIMAIS TAMBÉM A BEBEM. NAS CIDADES GASTA-SE MUITA ÁGUA E NAS FÁBRICAS TAMBÉM. E PARA ONDE VAI A ÁGUA DEPOIS DE CONSUMIDA?


PARA PINTAR E COMPLETAR O DESENHO!

TODA A ÁGUA QUE RETIRAMOS DA NATUREZA VOLTA À NATUREZA. ALGUMA ESTÁ POLUÍDA, POR ISSO ANTES DE VOLTAR AOS RIOS DEVE SER TRATADA, LIMPA. PARA ISSO HÁ A ETAR, ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS, QUER DIZER, ÁGUA SUJA.


VAMOS REVER TUDO NESTE ESQUEMA. VAMOS COMEÇAR...PELA FUSÃO. SIGAM AS SETAS. A ÁGUA NO ESTADO SÓLIDO QUANDO AQUECIDA PASSA AO ESTADO LÍQUIDO. QUANDO VOLTAMOS A AQUECER A ÁGUA NO ESTADO LIQUIDO ELA PASSA AO ESTADO GASOSO. FUSÃO SOLIDIFICAÇÃO

(vapor)

CONDENSAÇÃO

EVAPORAÇÃO


QUANDO ARREFECE O VAPOR DE ÁGUA VOLTA AO ESTADO LIQUIDO, A CONDENSAÇÃO. SE ARREFECERMOS MUITO A ÁGUA PASSA DE LÍQUIDO AO ESTADO SÓLIDO, A SOLIDIFICAÇÃO.

PARA PINTAR.


PARA PINTAR E COMPLETAR O DESENHO!

ADEUS, VOU VOLTAR AO RIO PARA VER SE APANHO ALGUM PEIXE AINDA MUITO PEQUENO OU ALGUM GIRINO. ESTOU A FICAR COM FOME.


PARA PINTAR.


EDIÇÃO: INDAQUA | INDÚSTRIA E GESTÃO DE ÁGUA, SA IMPRESSÃO: TIRAGEM: ISBN: DEPÓSITO LEGAL: DEZEMBRO DE 2012 EDIÇÃO GRATUITA


Alfredo o Guarda Rios explica o ciclo da água.