Page 1


VAGAS ABERTAS • Estágio Comercial – Treinamentos Abertos Formação prevista para 2014; BOAS-VINDAS Gostaríamos de dar as Boas Vindas aos novos consultores:

• Estagiário de Engenharia – Formação prevista para Dez/2014;

• Consultor da área comportamental com formação em coaching e experiência em ministrar treinamentos (Part time); Danilo Martins Ana Zeferino Rodrigo Cunha Consult. de LSS Consult. de LSS Consult. VW (Rio de Janeiro) (Rio de Janeiro) (São Paulo)

Esequias Lima Consult. de LSS (Goiânia)

Marcelo Rivas Consult. de LSS (Salvador)

ELOGIO Elogio de Edgard Furtado Jr. da empresa Almeida Metais para nosso consultor Marcelo Mignoli: “Fiquei muito contente com o feedback do cliente e quero compartilhar com você. Sua atuação foi fundamental para a evolução da equipe.” Parabéns Marcelo!

• Consultores Seis Sigma Master Black Belt ou Black Belt para atuar em Maceió; • Consultor com conhecimento de GD&T e MSA Morando em Resende ou regiões. • Analista de Treinamento e Desenvolvimento (GP Strategies) – Necessário Inglês Avançado – 2 vagas para SP. Divulgue! Os interessados devem enviar CV para curriculum@setecnet.com.br FÉRIAS Do dia 01 a 18/07 a Hanna estará de férias. As seguintes áreas estarão sob responsabilidade das respectivas pessoas: TI: Cláudia Infra estrutura: Lúcia e Mariana Desenvolvimento: Márcio SGI: Mariana, Patrícia, Paulo e Thaís Vagas: Cleide e Jeannette Salário e benefícios: Mariana


DESENVOLVIMENTO CONCLUÍDOS EM JUNHO - Case para Oi - Green Belt para Oi EM ANDAMENTO - Case Pronto Socorro - Black Belt para Oi - Novo layout para certificados - Atualização Portfólio da Setec - Revisão de treinamentos PROJETOS FECHADOS JUNHO - Sherwin Williams - Consultoria de TPM - Coca Sorocaba – Consultoria Excelência Operacional CURSOS GRATUITOS O Site Coursera oferece milhares de cursos online gratuitos, em diversas línguas! É uma grande oportunidade para novos conhecimentos! Vale a pena dar uma olhada! CAFÉ DA MANHÃ Neste mês de Junho tivemos o café da manhã em comemoração ao atingimento das metas das propostas aprovadas e enviadas pelo Comercial! Parabéns!

INDICADORES DE GESTÃO DE SSO E AMBIENTAL O absenteísmo da equipe administrativa da Setec foi de 1,51% no mês de Maio, sendo abaixo da média. Continuem agendando suas consultas no início ou no final do dia. O indicador de consumo de energia foi de 10,56kwh/m², assim atingindo a meta estabelecida. Parabéns a todos pelos indicadores estarem dentro da meta!

AUDITORIA INTERNA A Auditoria Interna de SGI foi realizada nos dias 06 e 07/06 pelo consultor Marcelo Mignoli e 18 e 19/06 pelo consultor Ricardo Mendonça. Tivemos 24 não conformidades sendo elas: 15 - ISO 9001, 02 - ISO 14001 e 07 – OHSAS. Abaixo, depoimento da Daniela Justino sobre o processo: "Achei a auditoria interna muito válida. O Marcelo e o Ricardo foram bem analíticos e nos guiaram dando sugestões para que possamos fazer planos de ações para corrigirmos as inconformidades e seguirmos corretamente as normas.“ As RAC’s foram abertas e necessitamos da ajuda de todos para fecha-las e melhorarmos nossos processos. EXAMES Este mês foram realizados os exames periódicos de PPRA e PCMSO no pessoal administrativo, e o exame de Audiometria na equipe Comercial. O Laudo Ergonômico ainda está em processo de conclusão. E também, foi realizado pelo Álvaro um mapa de Pressão Arterial de cada funcionário, para monitorar individualmente se há algum descontrole cardíaco.


Festa Junina da Setec! Dia 26 de Junho aconteceu a Festa Junina da Setec, com muitas comidas típicas e animação geral! Confiram as fotos!


Gincana Setec - 2013 Confiram a pontuação da Gincana e os novos integrantes! Márcio

Jeannette

José

Mariana

Martinho

David

Lencioni

Mauri

Lars

Rene

Fernando

Samir

Luiz Bacellar

Alexandre

Cristiano

Gutemberg

Sergio

Ronaldo

Claudia S.

Paulo S

Keli

Larissa

Thais

Lucia

Cleide

Ricardo

Maria

Daniela

Nara

Paulo R

Paula

Hugo

Mayra

José Junior

André

Gilberto

Carlos

Mario Tassini

Claudia R

Patrícia M.

Nelson

Marcelo

Danilo Martins

Ana Zeferino

Júlio

Ângela B.

Miranda

Luciano Mendes

-

-

-

-

Mercelo Rivas

Esequias Lima

2950

2410

1890

980

700

240

Mas ainda não acabou! O prazo para enviar as fotos vai até o dia 04/07! Fique ligado! A quarta dinâmica será divulgada em breve e é uma ótima oportunidade para recuperar os pontos! Participe! Reúna seu grupo e aproveite a oportunidade de conhecer seus colegas de trabalho!


"Fui eu que fiz", “Fui eu quem fiz" ou “Fui eu quem fez"? Pense rápido: Qual a forma correta de dizer? A) FUI EU QUE FIZ B) FUI EU QUEM FIZ C) FUI EU QUEM FEZ E a resposta é: todas estão corretas! Que maravilha, não? Agora, vamos explicar usando o primeiro caso como modelo.

Fui eu que fiz. O verbo "fiz" concorda com "eu" (pois o pronome relativo "que" retoma o "eu"). Mudando da água para o vinho, o que eu quero explicar é isto: dizer "fui eu que fiz" é o mesmo que dizer "eu fiz". Essa concordância (quando se usa o "que") pode ser estabelecida entre qualquer verbo e sujeito. Fui eu que fiz (eu fiz) Foi ele que fez (ele fez) Fomos nós que fizemos (nós fizemos) Foram eles que fizeram (eles fizeram)

Obs: Alguns autores aceitam duas opções: “Fui eu quem fiz o trabalho” ou “Fui eu quem fez o trabalho”. O verbo pode concordar com o antecedente (eu quem fiz) ou na 3ª pessoa do singular concordando com o pronome “quem” (eu quem fez).

Veja que o primeiro verbo também concorda com o sujeito (fui/foi/fomos/foram). Fui eu que construí a escada rolante que bate no teto . Foi ele que desenhou a escada rolante que bate no teto. Foram eles que compraram a escada rolante que bate no teto. Então está certo dizer "FOI EU QUE FIZ"? É claro que não! Tanto o primeiro verbo como o segundo concordam com "eu". Logo, só podemos dizer FUI EU QUE FIZ ou FOI ELE QUE FEZ.


7 objetos que geram dúvida na hora separar resíduos para reciclagem 1. Vidros Embalagens de vidro e garrafas podem ser encaminhados para reciclagem. Espelhos, cerâmicas e louças não são recicláveis e são exemplo comuns de “contaminação” no processo de reciclagem. Como são fundidos juntos, acabam formando pedras no produto final, provocando quebra espontânea do vidro reciclado. 2. Marmitex e papel alumínio Estão liberados, desde que limpos! Uma lavadinha rápida para tirar resíduos de comida já resolve o problema.

3. Plásticos em geral Na dúvida, separe. Embalagens como de detergente e produtos de beleza (limpas), tampas plásticas, sacos (de arroz, feijão, pão…), garrafas de refrigerante e água, a parte de fora de canetas esferográficas (a “capinha”) e até capinhas de CD e DVD, que são plástico misto mas podem ser encaminhadas para reciclagem. Alguns objetos como cabos de panela, tomadas, teclados de computador e acrílicos não são recicláveis. 4. Fitas adesivas Colou e tirou? Vai para o lixo comum. Fita crepe, etiquetas e outros tipos de adesivo não são recicláveis. 5. Artigos sujos de comida Vão para o lixo comum. Guardanapos e lenços de papel com restos, caixas de papelão com gordura da pizza, copinho sujo de café… nada disso serve no processo de reciclagem. 6. Fotografias Quer se desfazer do passado? Jogue no lixo comum. Papel celofane e papéis metalizados, parafinados ou plastificados também não são recicláveis. Um bom exemplo são aqueles cartões de visitas brilhantes, com uma fina camada de plástico por cima do papel. Se possível, evite. 7. Isopor Como é leve, porém muito volumoso, o transporte acaba sendo caro. Para que seja viável, as quantidades devem ser muito grandes e muitas cooperativas não estão preparadas – por isso, muitas nem se interessam pelo material. O melhor a fazer é evitar embalagens de isopor desnecessárias, como aquelas bandejas prontas de frios e legumes vendidas em supermercados.


Banas Qualidade - Coluna Pelo Mundo Para acessar a Coluna “Pelo Mundo” da nossa Diretora Jeannette Galbinski, basta acessar o site www.banasqualidade.com.br, clicar em “Ver edição online” e realizar um rápido cadastro para ter acesso à revista digital!


7 Práticas que diminuem a dor Clique aqui para ler a matéria completa! Pratique a pausa: respire e medite Parar e respirar com calma ou fazer meditação durante os picos de dor é eficiente. A meditação reproduz um estado semelhante ao que faz a acupuntura, pois ativa o sistema nervoso central a liberar substâncias como a serotonina e a adrenalina que modulam a excitabilidade nervosa, reduzindo a dor e oferecendo bem-estar e relaxamento muscular. O resultado é a melhora do fluxo sanguíneo, da função das células do sistema imune e do sono. Apague o cigarro de uma vez A simples queima do tabaco produz mais de 4 mil substâncias nocivas à saúde. Entre elas, as mais conhecidas são a nicotina e o monóxido de carbono, os maiores responsáveis pelos estragos produzidos pelo fumo no organismo humano. A nicotina eleva a pressão arterial, aumenta a frequência cardíaca além de causar constrição dos vasos sanguíneos, diminuindo o calibre das artérias e prejudicando a irrigação dos tecidos. Parando de fumar, o indivíduo melhora a capacidade aeróbica, restaura a função muscular e fisiológica, incrementando o funcionamento correto dos sistemas corporais. Além de elevar o bem-estar emocional, visto que o fumo aumenta a irritabilidade e reduz o sono. Mova-se ainda mais Quando sentimos dor a tendência é não querer se exercitar. Mas a verdade é que existe uma cultura inadequada de que a dor crônica piora com o exercício. Normalmente, nas doenças que causam dor crônica existe uma regulação inadequada do fluxo de sangue para os tecidos. Com isso, há maior lesão e liberação de substâncias que excitam mais os terminais nervosos especializados em transmitir dor da região acometida pela lesão ou disfunção, ou seja, na dor crônica, o exercício é fundamental por aumentar o fluxo sanguíneo tecidual e melhorar a capacidade aeróbica.

Coma com mais atenção A deficiência de vitaminas do complexo B e de zinco podem se relacionar com quadros de enxaqueca e neuropatias periféricas dolorosas, o ideal é ingerir alimentos saudáveis, sob a orientação de um nutricionista, para que a alimentação seja corrigida e balanceada. A equilibrada ingestão de nutrientes é essencial para que tecidos e órgãos doentes possam melhorar. Saiba mais sobre seus remédios Confie em seu médico. E é preciso estar ciente dos efeitos adversos dos medicamentos, bem como saber lidar com eles. A educação do paciente sobre a dor e suas repercussões está ligada ao sucesso do tratamento. Isso ajuda na manutenção da terapia.


1- Cite um livro ou filme que você gosta. A espera de um milagre. 2- Que tipo de música você gosta? Cite uma banda ou músico favorito! Rock Nacional, Sertanejo Universitário etc...

6- Cita uma lembrança boa de sua infância, uma memória que lhe marcou. Viagens com meus pais para a cidade onde nasci muitas vezes de trem e não dá para esquecer jamais...

3- Você tem algum hobby? O que te faz rir? Viajar, ir para a chácara, melhor ainda quando estou com meu filho e minha neta, diversão garantida.

7- Cite uma frase ou pensamento que você se identifica. Dificuldades aparecem, mas nunca devemos desistir.

4- Qual a pessoa que você mais admira? Meus Pais.

8- Se você pudesse dar um conselho para as pessoas, qual seria? O que procura passar para sua família? Viver com simplicidade, honestidade, valorizar as pequenas coisas da vida e sempre não esquecer de agradecer por tudo. OBRIGADO, DESCULPE e POR FAVOR são palavras fundamentais, chaves que abrem portas para uma vida.

5- Cite uma vigem inesquecível/para onde quer fazer uma viagem? Explique. Curitiba, conheci muitos parques e foi tudo muito mágico.

Setec News - Junho  

Setec News - Junho

Advertisement