Issuu on Google+

SESI


A Cultura A Cultura está presente em todas as ações da sociedade. O próprio fato do indivíduo se perceber enquanto cidadão é fruto de condicionantes culturais e históricas. Uma ação institucional que se pretenda progressista e transformadora tem a cultura como prioridade. Democratizar a Cultura é facilitar o acesso aos bens da cultura universal, permitindo às pessoas elevarem sua autoconsciência. Ampliar o raio de ação das artes é contribuir para uma postura crítica diante do mundo em que se vive. A Arte e a Cultura são instrumentos importantes para a elevação da qualidade de vida do trabalhador da indústria, tendo como consequência a sustentabilidade da indústria.

O SESI Cultura Bahia O SESI Cultura Bahia atua num cenário cultural favorável, com um material histórico e artístico sem precedentes em todo o país, contribuindo assim, para o sucesso das pessoas e negócios. A sustentabilidade no mercado para as empresas grandes, médias e pequenas depende hoje, mais do que nunca, de novas atitudes, quer precisam ser incorporadas no dia a dia do trabalho. Nesta nova era do conhecimento e do envolvimento, a responsabilidade sociocultural é fundamental, pois aproxima clientes, fornecedores, dirigente e empregados, dando à empresa uma noção real do seu negócio dentro do mercado competitivo. Nesta realidade, acreditamos que existe a total possibilidade de ampliação a acessibilidade dos trabalhadores da indústria, seus familiares e comunidades às vivências artísticas e culturais diversificadas e de qualidade, promovendo a participação do público alvo como agente transformador e sujeito das ações. Partindo deste princípio, gostaríamos de também levar a música erudita ao ambiente da indústria, atingindo os industriários e


dando assim, mais uma oportunidad e de desenvolvimento cultural para este público. Juntamente com a OSBA para este ano de 2013, o SESI CULTURA oferece as atividades das Cameratas, que permitem a entrada da música erudita nas indústrias, com apresentações artísticas e didáticas. O cenário de sociedade informatizada demanda a modernização dos modelos de gestão dos programas e projetos, no sentido da eficiência, eficácia e efetividade, requerendo a desburocratização, a flexibilidade, a agilidade nos procedimentos, a habilidade na negociação, a avaliação permanente, a inovação, a descentralização e a otimização no uso dos recursos. O Programa SESI Cultura propõe a adoção de um modelo de gestão, por meio de um processo gerencial sistemático, colegiado e participativo, que passa a se constituir num desafio para a mudança de atuação dos profissionais.

Objetivo  

Ampliar a divulgação do SESI CULTURA entre os trabalhadores (empresários e industriários) das indústrias baianas; Aumentar a participação das indústrias, dos industriários e dependentes diretos.

Desafio O principal desafio é de ampliar a divulgação dos projetos e, desta forma, atrair um número maior de empresas e trabalhadores das indústrias baianas. É necessário, portanto, a divulgação mercadológica entre as indústrias contribuintes, para que estas conheçam os projetos e tenham a possibilidade de participar efetivamente das vivências artístico-culturais oferecidas pelo SESI CULTURA.


Portfólio Arte na Empresa Consiste em apresentações artísticas de cunho socioeducativo, realizadas a partir de contratos com a indústria, na perspectiva de ampliar o acesso à cultura e à informação através de linguagens lúdicas que favoreçam a assimilação de conteúdos. Visa também, a melhor compreensão de valores éticos e estéticos capazes de contribuir para a formação de sujeitos críticos e criativos, por meio do incentivo à expressão da criatividade. Dentro desta realidade, oferecemos os seguintes serviços:

Esquetes teatrais Espetáculos de 15 minutos com conteúdo sob medida, de acordo com o tema do evento e conteúdo fornecido pela empresa.

Espetáculos teatrais Espetáculos de 30 minutos com conteúdo sob medida, de acordo com o tema do evento e conteúdo fornecido pela empresa.

Convite Falado ou Esquete Circulando Os atores circulam pelos setores convidando os funcionários para determinado evento ou divulgando alguma informação ou campanha. Os convites/esquetes têm uma duração média de 3 a 5 minutos por setor.


Animações Socioculturais, Mestre de Cerimônias, Receptivos Consistem em atendimentos às solicitações específicas dos clientes, quando ele é o responsável pela realização do evento. Possui a proposta de apoio às atividades, com recreações, apresentação ou recepção das pessoas.

Cursos e Oficinas Artísticas Propicia um conjunto de conhecimentos concebidos e tematizados por modalidades: teatro, dança, fotografia, artes plásticas, literatura (poesia, prosa, cordel), música, entre várias outras possibilidades de ação, também construídas sob medida.

Projetos Especiais: Desenvolvidos e executados pelo SESI, como festivais, mostras e concursos, com vistas a estimular o potencial criativo e oportunizar a apresentação de trabalhadores e grupos artísticos das indústrias associadas ao SESI.

Portfólio Teatro / Espaço Cultural: Utilização dos espaços físicos do SESI com oferta de promoções de incentivo ao acesso do trabalhador da indústria e seus dependentes a espetáculos artísticos, por meio da gratuidade ou de preços subsidiados.



Portfólio SESI Cultura