Page 9

FICÇÃO E MEMÓRIA NA ENCRUZILHADA DO TEMPO A relação entre ficção e história é tema do encontro entre a historiadora brasileira Mary Del Priore, o escritor carioca Alberto Mussa, autor do romance “A Primeira História do Mundo”, e o cineasta Cao Hambúrguer, diretor do filme “O Dia em que Meus Pais Saíram de Férias” e “Xingu”. Com mais de 30 títulos publicados, Del Priore vem se dedicando a escrever obras sobre a história do Brasil valendo-se de uma linguagem menos acadêmica. Já Mussa e Cao Hamburguer criaram obras ficcionais a partir de referências históricas. Mediação: Cassiano Elek Machado.

25/08, segunda, às 18 horas

12

IRONIA FUNDAMENTAL Uma crônica recente de Antônio Prata deu o que falar. Escrita em primeira pessoa, ele se passava por um personagem amargo e conservador. Recebeu vários comentários de apoio. Mas o texto era pura ficção e ironia. Os impasses interpretativos e a recepção das crônicas no cotidiano é o tema deste encontro com os cronistas Antônio Prata, Gregório Duvivier e Xico Sá. A mediação é do jornalista Ubiratan Brasil.

26/08, terça, às 16 horas

12

12

A MÚSICA DE CONCERTO HOJE O diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) Arthur Nestrovski conversa sobre a relação, na atualidade, entre música erudita e público, e sobre as possibilidades de desmistificação da música erudita e seu lugar na sociedade contemporânea. O encontro tem a mediação do compositor e diretor de formação do Theatro Municipal de São Paulo, Leonardo Martinelli.

25/08, segunda, às 20 horas

12

O PAPEL DO ESCRITOR BRASILEIRO HOJE: OUVI-LOS OU LÊ-LOS?

O ABSOLUTO DA POESIA Com a presença dos poetas Elisa Lucinda, Carlos Nejar e Angélica Freitas, este encontro tem por objetivo debater a essência da poesia, que a despeito de um mercado pouco aquecido nesta área, continua despertando o interesse dos leitores e reafirmando a importância deste gênero literário na criação do nosso imaginário. A mediação é do poeta Nicolas Behr.

Com a participação dos escritores Patrícia Melo, Cristovão Tezza e Noemi Jaffe, este encontro tem por objetivo discutir o papel do escritor na sociedade brasileira de hoje. Com tantos eventos literários, o escritor muitas vezes se divide entre a escrita de sua obra ficcional e o contato direto com seu público, algo que também absorve parte do seu tempo de criação. A mediação é da jornalista Raquel Cozer.

26/08, terça, às 14 horas

12

26/08, terça, às 18 horas 7

12

Guia Bienal do Livro SP 2014  

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sesc em São Paulo apresentam a programação cultural da 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo...