Issuu on Google+


ndice 4

venida da Sensibilidade adeira da Percepção

8

argo da Participação e da Inclusão iela da Cooperação

lameda da Superação

13

15

raça do Eu Integral

16

19

urismo genda

10

12

ua da Criatividade

ção Externa

6

19

21

PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES

3


Em busca da Terra dos Movimentos Encantados Era uma vez um vilarejo chamado Dualidade, um lugar cheio de regulamentos e normas, onde tudo era racional e científico. Habitava neste local um corajoso cavaleiro que se orgulhava de sua imponente e cintilante armadura. Porém, após anos e anos com essa vestimenta, o cavaleiro começou a sentir-se insatisfeito. Ao tentar tirá-la, percebeu que ela estava presa ao seu corpo. Usou de toda a sua força na tentativa de tirá-la, mas ela nem sequer se movia. Caminhando pelas ruas do vilarejo, o nobre encontrou as irmãs gêmeas, Dona Razão e Dona Sentimento, que se desentendiam o tempo todo. Contou a elas sobre a dificuldade que estava encontrando e, prontamente, as duas disseram, em comum acordo, que ele procurasse a pessoa mais inteligente do vilarejo, o Senhor Múltiplo. Tomado de esperança, o cavaleiro foi procurá-lo. Chegando à sua humilde casa, o cavaleiro foi logo recebido pelo sábio

homem e contou-lhe sobre o seu problema. O sábio disse que a solução do problema com a armadura estava dentro do rapaz. Disse, também, que para perceber isto, teria que seguir pela Estrada do Conhecimento até a Terra dos Movimentos Encantados e que, assim, conseguiria livrar-se da armadura. O cavaleiro despediu-se e, sem perder tempo, seguiu rumo à Terra dos Movimentos Encan-


tados. Quando estava nos limites do Vilarejo Dualidade, bem próximo à Estrada do Conhecimento, o cavaleiro encontrou as irmãs Dona Razão e Dona Sentimento que fizeram questão de acompanhá-lo. Depois de dias de caminhada, o cavaleiro avistou a Terra que tanto almejava. Neste momento, a viagem do destemido trio foi interrompida pelo Dragão do Desânimo, protetor da entrada da Terra dos Movimentos Encantados. Diferente dos dragões comuns, este não cuspia fogo, mas proferia palavras de desânimo de maneira certeira, protegendo, assim, a terra de pessoas de ânimo facilmente abalável. O Dragão começou com o seu bombardeio de

desânimo e desestímulo: - O dia está tão preguiçoso... vocês gostariam de descansar um pouco? Que tal tirar um cochilo naquela gostosa sombra da árvore? O cavaleiro olhou para trás e percebeu que Dona Razão e Dona Sentimento já estavam roncando. O bravo cavaleiro não se deixou abater... sacudiu as irmãs e seguiram em frente. Chegando à Terra dos Movimentos Encantados, o cavaleiro percebeu que o clima era outro. Terra dos Movimentos Encantados Local: Pq. Dos Espanhóis. End.: Rua Campos Salles, s/n – Vila Assis.


venida da Sensibilidade Ao entrar na cidade seguiram pela Avenida da Sensibilidade, onde os sentimentos são contagiantes e estão sempre à flor da pele, fazendo com que todos tenham facilidade em expressar suas emoções. Quando se deu conta, o cavaleiro também estava se movendo mais facilmente, pois a máscara da armadura do cavaleiro havia se desprendido e caído ao chão.

Infantil Narração de Histórias

Histórias Daqui e de Lá AS MENINAS DO CONTO Nada mais gostoso do que ouvir histórias! O espetáculo “Histórias Daqui e de Lá” é um encontro entre as histórias, de quem conta e de quem ouve. Reúne diversos contos populares do mundo onde duas contadoras narram as histórias utilizando objetos, figurinos e adereços trazendo o aspecto lúdico da narração. O espetáculo é entremeado por músicas, brincadeiras e suaves pontuações percussivas. Dias 16, 23 e 30. Sábados, às 16h.

6


Teatro Espetáculos

O Casamento da Dona Baratinha NÚCLEO TEATRAL A PALAVRA E O GESTO A Baratinha, junto com seus amigos Baratisa e Baratelo, são garis e reciclam lixo, cuidam do meio ambiente e cultivam bons valores como: gostar de aprender, ser bom amigo e cidadão honesto. Quando a Baratinha ganha um prêmio e resolve realizar o sonho de se casar aparecem alguns pretendentes bem suspeitos: o Coça Pulgas, o Cabrito, o Boi e Don Ratão – que não vão conquistar seu coração. Dia 16. Sábado, às 17h.

Favela de Papel - Na Barra do Catimbó SALAMANDRA TEATRO E COMPANHIA Adaptado do romance “Na Barra do Catimbó”, de Plínio Marcos, o espetáculo retrata a construção e decadência de uma favela tipicamente brasileira. A realidade social do país é mostrada a partir da história de Catimbó, um malandro da periferia. Após uma briga com a polícia, Catimbó foge com Bina, sua mulher, e vai morar no meio da mata, aos pés de uma nascente de água cristalina. Dia 23. Sábado, às 17h.

Om co tô? Quem co sô? Prom co vô? CIRCO NAVEGADOR Num encontro inusitado o palhaço Surubim encanta a plateia com sua ingenuidade em situações de tensão, emoção, técnica e muita graça. De maneira bastante irreverente, este personagem provoca o público para uma vivência divertida e “descompromissada”, por meio das rotinas de um show circense, misturando cenas clássicas e criações próprias, equilibrando-se entre o deboche e a elegância. Os recursos utilizados no espetáculo são: o “velho e bom” jogo de Palhaço, aliado a habilidades como Malabarismo, Mágica Cômica e Pirofagia. Dia 30. Sábado, às 17h.

7


adeira da Percepção Logo em seguida, o trio entrou na Ladeira da Percepção. Nesta ladeira, tod o s são extremamente atentos. O menor ruído, o mais sutil movimento é logo percebido por todos. O trio ficou muito envolvido pelo clima. Dona Razão e Dona Sentimento já não discutiam com tanta frequência e a armadura do braço direito do cavaleiro também se desprendeu e também caiu.

Corpo e Expressão Vivências Corporais Técnica específica de pressão, desenvolvida pelo Dr. William Fitzgerald, que atua em pontos reflexos dos pés e mãos. Baseia-se no fenômeno do reflexo cutâneo-visceral e no estudo das “terminações nervosas”, que são cerca de 7.200 nos pés. Auxilia o equilíbrio dos sistemas corporais, estimulando e acalmando áreas corporais de acordo com a necessidade do organismo. Dias 16, 23 e 29. Sábados, às 10h. Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do SESC.

Terceira Idade Bambuterapia

8

A técnica de bambuterapia surgiu na França com o fisioterapeuta francês Gill Amsallem e trata-se de uma técnica de massagem feita com bambus levando ao relaxamento, alívio de tensões, tonificação muscular, ativação da circulação sanguínea, drenagem, desintoxicação, regeneração e revitalização da pele. Dias 13, 20 e 27. Quartas, às 17h.


G.I.M.C.A. G.I.M.C.A é uma metodologia criada e desenvolvida com objetivo de integrar Mente, Corpo e Alma, além da Consciência. Buscando a conscientização para o movimento, objetiva-se o bem-estar. Através deste método, será ensinado o desenvolvimento das potencialidades e respeito do corpo físico, melhorando a auto-estima e ultrapassando as limitações, tudo com diversão e alegria. Dias 14, 21 e 28. Quintas, às 17h.

Qi Gong Técnica milenar da filosofia oriental indicada por uma sequência de oito movimentos que trabalham a energia vital do corpo. Esses movimentos são utilizados como forma de manutenção e recuperação da saúde. O Qi Gong promove o fortalecimento e alongamento de todo o corpo, massageia os órgãos internos, fortalece os ossos, músculos e tendões, propicia a redução do stress, tratamento de problemas como tendinite, falta de concentração e insônia. Dias 15, 22 e 29. Sextas, às 17h.

Tai Chi Chuan O Tai Chi Chuan é uma prática milenar chinesa caracterizada por movimentos lentos e precisos, que proporcionam o fortalecimento do corpo aumentando a resistência e a flexibilidade do praticante, além de aumentar a capacidade de concentração e diminuir a ansiedade. Dias 16, 23 e 30. Sábados, às 9h.

9


argo da Participação e da Inclusão Os viajantes entraram então no Largo da Participação e Inclusão. Este Largo é só festa e quando um novo morador chega logo é recebido e incluído no grupo de amigos, exatamente o que aconteceu com o cavaleiro, Dona Razão e Dona Sentimento. Neste instante, a armadura do braço esquerdo do cavaleiro também se desprendeu.

Dança Danças Populares Brasileiras Por meio de aulas práticas, ritmos, jogos teatrais e toadas serão discutidas as vivências e costumes históricos que levaram à origem de cada manifestação artística. Maracatu, BumbaMeu-Boi, Cacuriá, Ciranda, Coco de Roda e Samba de Roda são algumas das danças brasileiras abordadas na oficina que tem como intuito a organização dos movimentos corporais. Dias 13, 20 e 27. Quartas, às 19h.

10

Dança Flamenca O flamenco é um estilo musical e tipo de dança fortemente influenciado pela cultura cigana. Porém, suas raízes mais profundas são provenientes da cultura musical mourisca, influência do povo árabe e judeu. Atualmente, a cultura do flamenco é associada à Andaluzia na Espanha e tornou-se um dos ícones da música espanhola. Dias 14, 21 e 28. Quintas, às 19h.

Dança de Salão Recreativa Vivência em dança realizada de forma interativa, onde os participantes poderão ter contato com diversos ritmos como bolero, samba, salsa e merengue. Dias 15, 22 e 29. Sextas, às 19h.


Música

Ritmos do Brasil

Receita de Samba

Banda Vitrola Caipira

Vinicius Leite, músico paulistano, com formação em violão clássico, traz em seu trabalho influências de vários gêneros musicais. Porém, é tocando e cantando música popular brasileira que ele mostra-se mais à vontade. O projeto “Receita do samba” tem como integrantes Vinicius Leite (violão/voz), Deni Domenico (cavaquinho), Franklin Santos (percussão) e Ilker Izaki (percussão). No repertório músicas de João Bosco, Adoniran Barbosa, Geraldo Filme entre outros. Dia 16. Sábado, às 18h.

A banda “Vitrola Caipira” é outro mergulho na diversidade musical que a cantora e compositora Laura Campanér e o cantor e compositor Zé Terra se permitem, incorporando outros músicos à sua formação. Acompanhados de acordeom, baixo e bateria, o “duo” estende seu repertório para os arrasta-pés do interior paulista, com temas típicos dos bailes de antigamente e para um passeio por outros estilos, como o xote e o forró. Dia 23. Sábado, às 18h.

Esportes Mini-Golfe

Urubu Malandro O quarteto Urubu Malandro faz uma releitura de clássicos do choro, com destaque para os autores: Zequinha de Abreu, Pixinguinha, Severino Araújo, Valdir Azevedo, Jacob do Bandolim, K-Ximbinho e Altamiro Carrilho. O grupo é formado por André Calixto (sopros), Fábio “Azeitona” Daros (percussão), Edson Lima (cavaco) e Igor Ferraz (violão). Os integrantes do Urubu Malandro contam, ainda, com suas experiências musicais, trazidas de diferentes grupos dos quais participam. Dia 30. Sábado, às 18h.

Vivências Esportivas

Instalação de estações que simulam um campo de golfe, permitindo aos participantes vivenciarem esta prática esportiva. Dias 20, 21, 22 e 23. Quarta a sexta, às 14h e sábado, às 10h.

11


iela da Cooperação Continuando a viagem, o cavaleiro e as irmãs entraram na Viela da Cooperação, onde o lema é “um por todos e todos por um” e, em consequencia, os moradores estão sempre dispostos a se ajudarem mutuamente. Dona Razão e Dona Sentimento já não brigavam mais e se comportavam como irmãs. O cavaleiro, por sua vez, percebeu que a parte da armadura que envolvia o seu tronco também havia caído.

Corpo e Expressão Vivências Corporais

Danças Circulares

As Danças Circulares sempre estiveram presentes na história da humanidade, sendo utilizada por povos primitivos como forma de celebração e união entre as pessoas. Hoje, as Danças Circulares se constituem de um resgate das danças de diferentes povos, que promovem uma rápida integração de grupos, reflexões sobre o trabalho em equipe e a cooperação, entre outras coisas. Dias 14, 21 e 28. Quintas, às 20h.


ua da Criatividade Depois disso, os viajantes adentraram na Rua da Criatividade, que é a mais exótica de toda a Terra dos Movimentos Encantados. É a rua das engenhocas e das invenções. O cavaleiro, aproveitando que estava livre de grande parte da sua armadura, curtiu a liberdade que há muito não sentia. As irmãs gêmeas também entraram na brincadeira e os três divertiram-se muito. Em meio a toda essa criatividade, a perna direita da armadura do cavaleiro soltou-se.

Dança Aula Show NÚCLEO BRASÍLICA Aula aberta com música ao vivo que proporciona ao público experimentar e conhecer as danças e manifestações brasileiras de Carnaval, como Maracatus (Nação e Rural), Frevo, Caboclinhos e Samba, através da Metodologia Brasílica. Dia 16. Sábado, às 15h.

Mamulengando Oficina Relâmpago de Criação de Bonecos SALAMANDRA TEATRO E COMPANHIA A oficina Relâmpago propõe realizar a construção de bonecos de luva por meio de uma técnica bastante simples, mas que proporciona ao participante passar por todas as etapas da construção e animação do teatro de bonecos. Os conteúdos serão desenvolvidos a partir da temática do espetáculo “Favela de papel na barra do Catimbó”, como a degradação do meio ambiente, o sentido de cidadania e a colaboração mútua entre as pessoas. Dia 23. Sábado, às 15h. Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do SESC.

Oficinas


ua da Criatividade Corpo e Expressão Vivências Corporais

Oficina de Circo CIRCO NAVEGADOR

O Circo Navegador dedica-se à pesquisa de linguagens, criação e produção de espetáculos teatrais. Na oficina serão apresentadas as mais tradicionais técnicas do circo: acrobacia e malabarismo. Dia 30. Sábado, às 15h. Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do SESC.

Oficina de Técnicas Circenses CIA. PARALADOSANJOS Vivências em técnicas circenses realizadas de forma lúdica: Acrobacia solo, malabares, perna de pau, arame, diabolô, pirâmides humanas, rope skipping, tecido, trapézio e lira. Dias 15, 22 e 29. Sextas, às 17h. Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do SESC.

Terceira Idade

Oficinas

Ikebana Arte milenar japonesa de arranjos florais, que permite ao participante o encontro com o seu interior durante a criação do arranjo. Dias 13, 20 e 27. Quartas, às 15h. Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do SESC.

Broche de Camélia Além da interatividade proporcionada durante a aula, o trabalho ainda estimula a criatividade e a troca de informações acerca da elaboração do artesanato. No final das duas horas de agradável convivência, cada participante voltará para casa usando um belíssimo broche de sua própria autoria. Dias 14, 21 e 28. Quintas, às 15h. Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do SESC.

Composteira Doméstica Aproximadamente metade do lixo utilizado em casa é orgânico. Isso significa que transformar os resíduos úmidos em adubo para as plantas reduz o volume de lixo também pela metade. Compostar é criar condições mínimas para que a natureza faça o seu trabalho de decomposição da matéria orgânica. Dias 15, 22 e 29. Sextas, às 15h. Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do SESC.


lameda da Superação Foram, então, à Alameda da Superação, que é conhecida em toda a região pela grande audácia dos seus moradores. Quando um morador consegue escalar uma montanha de 10 metros, outro morador logo se encarrega em encontrar uma montanha maior. Logo que entrou nesta Alameda, o cavaleiro se encheu de coragem! Queria escalar o topo mais alto, correr e superar todos os seus limites. Assim, a última parte de sua armadura se desprendeu, deixando-o livre.

Corpo e Expressão Vivências Corporais

Pilates O Pilates é um método de condicionamento físico e reorganização da postura baseado em técnicas orientais e ocidentais. Criado por Joseph H. Pilates, propicia a superação dos limites aos participantes, por meio de exercícios físicos que auxiliam na correção postural, promovendo a vitalidade física e a integração do corpo e mente. Dias 13, 20 e 27. Quartas, às 20h.

Esportes Vivências Esportivas

Parede de Escalada e Cama Elástica Dias 16, 23 e 30. Sábados, das 9h30 às 18h.

Balonismo Ficar mais próximo do céu: é essa a sensação que o balonismo proporciona aos praticantes do esporte. Toda a evolução das técnicas de vôo fez com que a prática se tornasse segura e, para os que desejam participar, será garantida uma aventura segura. Dia 16. Sábado, às 10h.


lameda da Superação Flagbol Atividade esportiva nascida a partir de uma variação do futebol americano. O Flagbol tem por objetivo avançar territorialmente em direção à zona de pontuação do campo adversário, buscando concretizar o touchdown (pontuação máxima). Dias 13, 20 e 27. Quartas, às 17h.

Ultimate Frisbee O Ultimate é um esporte coletivo praticado com um disco, semelhante aos esportes rugby e futebol americano. A modalidade se diferencia pelo “espírito do jogo” - princípios de fair-play que permitem que o jogo seja realizado sem o juiz. Dias 14, 21 e 28. Quintas, às 17h.

Bumerangue Muitos povos antigos usavam os bumerangues. No entanto, os índios e os aborígines foram os que mais utilizaram o artefato. Dias 16, 23 e 30. Sábados, às 14h.

raça do Eu Integral Continuando a caminhada, o cavaleiro, Dona Razão e Dona Sentimento avistaram uma linda praça e seguiram até lá. Era a Praça do Eu Integral, que possuía, ao centro, o lindo Chafariz da Simplicidade. Ali, todos os moradores da Terra do Movimento Encantado se encontravam e celebravam a liberdade. Sentada à beira do chafariz, estava uma bela dama - a princesa do reino, que se chamava Expressividade. Os dois trocaram um olhar intenso e profundo e se encantaram à primeira vista.


Intervenção Artística - Em busca da Terra dos Movimentos Encantados PHILADERPHO Companhia teatral reconhecida por suas intervenções performáticas e versáteis. Com um trabalho lúdico, a Philaderpho apresentará esquetes que ilustram trechos da história “Em busca da Terra dos Movimentos Encantados”, narrativa que percorre toda a programação do SESC Verão, na cidade de Sorocaba. Dias 16, 17, 23, 24, 30 e 31. Sábados e domingos, das 10h às 16h.

Corpo e Expressão Vivências Corporais A vivência da ginástica engloba exercícios localizados e aeróbios utilizando-se de elementos da dança, da musicalidade e do trabalho em grupo. A atividade estimula a cooperação, a criatividade, a superação, a participação e a percepção de seus participantes. Dias 15, 22 e 29. Sextas, às 20h.

Esportes Vivências Esportivas

Capoeira Trata-se de uma manifestação da cultura popular brasileira que mistura luta, dança e jogo. O ritmo e as características são regidos pelo toque do berimbau, seguidos do pandeiro, atabaque, agogô, reco-reco, palmas e cânticos. Dias 14, 21 e 28. Quintas, às 18h.

Esgrima Esporte de combate em que os esgrimistas utilizam armas brancas. A espada e o florete podem ser usados no combate somente para atingir o adversário com a parte da ponta. O esgrimista ganha pontos quando toca a região do tronco do adversário com o florete. Já o sabre pode ser usado para atingir, com a ponta ou a lâmina, a região da cintura ou acima do competidor. Dias 15, 22 e 29. Sextas, às 17h.

Praça Esportiva Espaço onde será possível vivenciar as mais variadas práticas esportivas como Quimbol, Badminton, Mini Futebol, Vôlei, entre outras. O objetivo principal deste espaço é estimular o prazer pela prática esportiva. De 13 a 30. De Quarta à sexta, das 14h às 21h. Sábados, das 10h às 18h.

17


raça do Eu Integral Tenda da Corporeidade Espaço para orientação sobre os benefícios da prática das atividades físicas, através de dicas e palestras, utilizando os princípios da corporeidade. Realização de avaliação física, postural e odontológica com atividades lúdicas. Dias 16, 23 e 30. Sábados, das 10h às 17h.

lgum tempo depois... O cavaleiro, livre de sua armadura, casou-se com a Princesa Expressividade, com quem teve uma linda filha, a Felicidade. As irmãs Dona Razão e Dona Sentimento perceberam que tinham muito em comum e que uma não viveria sem a outra. E todos viveram felizes para sempre.


ção Externa Itapeva

São Roque

Itu

CORPO E EXPRESSÃO Vivências Corporais Tai Chi Chuan Dia 17. Domingo, às 9h. Reflexologia Podal e Aromaterapia Dia 17. Domingo, às 10h.

CORPO E EXPRESSÃO Vivências Corporais Tai Chi Chuan Dia 24. Domingo, às 9h. Reflexologia Podal e Aromaterapia Dia 24. Domingo, às 10h.

CORPO E EXPRESSÃO Vivências Corporais Tai Chi Chuan Dia 31. Domingo, às 9h. Reflexologia Podal e Aromaterapia Dia 31. Domingo, às 10h.

ESPORTES Vivências Esportivas Parede de Escalada e Cama Elástica Dia 17. Domingo, das 9h30 às 18h. Bumerangue Dia 17. Domingo, às 14h.

ESPORTES Vivências Esportivas Parede de Escalada e Cama Elástica Dia 24. Domingo, das 9h30 às 18h. Exibição de Boxe Olímpico Dia 24. Domingo, às 14h.

ESPORTES Vivências Esportivas Parede de Escalada e Cama Elástica Dia 31. Domingo, das 9h30 às 18h. Exibição de Boxe Olímpico Dia 31. Domingo, às 14h.

INFANTIL Narração de Histórias Histórias Daqui e de Lá Dia 17. Domingo, às 16h.

INFANTIL Narração de Histórias Histórias Daqui e de Lá Dia 24. Domingo, às 16h.

INFANTIL Narração de Histórias Histórias Daqui e de Lá Dia 31. Domingo, às 15h.

TEATRO Espetáculos O Casamento da Dona Baratinha Dia 17. Domingo, às 17h.

TEATRO Espetáculos Favela de Papel - Na Barra do Catimbó Dia 24. Domingo, às 17h.

TEATRO Espetáculos Om co tô? Quem co sô? Prom co vô? Dia 31. Domingo, às 16h.

MUSICA Ritmos do Brasil Banda Vitrola Caipira Dia 24. Domingo, às 18h.

MUSICA Ritmos do Brasil Urubu Malandro Dia 31. Domingo, às 17h.

MUSICA Ritmos do Brasil Receita de Samba Dia 17. Domingo, às 18h

urismo Social O SESC SP vê o Turismo Social como parte do contexto de educação permanente, funcionando como instrumento instigador da consciência histórica, ecológica e comunitária dos viajantes e das localidades e culturas visitadas. Entrar no universo do outro, com respeito e interesse, nos faz crescer como cidadãos - cultural e socialmente.

Temporada De Férias - SESC Bertioga Para efetuar sua inscrição para estada no SESC Bertioga, com condução própria, você pode se informar sobre períodos disponíveis e prazos pessoalmente, em qualquer unidade do SESC, ou pela internet, pelo nosso portal: www.sescsp.org.br.

19


urismo Social Excursões Rodoviárias Em todas as excursões do Programa de Turismo Social estão inclusos: transporte, seguro viagem, acompanhamento de guia de turismo credenciado. Refeições e passeios - conforme roteiro. Informações sobre valores, roteiros e inscrições na Central de Atendimento. *As excursões são parceladas em até 8x sem juros, e os Passeios de 1 Dia, em até 2x sem juros, com valores mínimos de R$ 30,00 por parcela. **A programação está sujeita a alterações e/ou cancelamentos.

Fevereiro

2 a 7 – São João da Barra/RJ Ao longo dos 32 quilômetros de orla de São João da Barra espalham-se praias com areias monazíticas onde o encontro do rio com o mar forma um grande delta, o do Chapéu do Sol com a Barra do Açu, procurada para a prática da pesca de anzol e de rede, em função do mar sempre calmo. Hospedagem no SESC Mineiro Grussaí. Valor a ser definido. Inscrições a partir de 8 de janeiro.

12 a 16 – Poços de Caldas/MG Poços de Caldas é conhecida internacionalmente por suas águas alcalinas, sulfurosas, radioativas e medicinais. Na viagem, serão realizadas visitas à Cachoeira Véu das Noivas, Recanto Japonês e Cristo Redentor. Hospedagem: SESC Poços de Caldas Valor a ser definido. Inscrições a partir de 8 de janeiro.

12 a 17 – Caxambu/MG Localizada entre dois pequenos vales da Serra da Mantiqueira, a cidade é um dos maiores potenciais hidromineirais da Terra, com 12 fontes de água mineral e suas diferentes propriedades. O lema do município é cuidar do corpo e da alma, com atividades que visam o bem estar dos habitantes e visitantes. Valor a ser definido. Inscrições a partir de 8 de janeiro.

Próximos Roteiros: Março

7 a 14 – Belo Horizonte com Caraça (MG) 23 a 28 – Joinville (SC) 20


genda Quarta DIA 13

Terceira Idade: Oficina – Ikebana, às 15h. Terceira Idade: Vivência - Bambuterapia, às 17h. Esporte: Flagbol, às 17h. Danças: Danças Populares Brasileiras, às 19h. Vivência: Pilates, às 20h.

DIA 20

Esporte: Mini-Golfe, às 14h. Terceira Idade: Oficina – Ikebana, às 15h. Terceira Idade: Vivência - Bambuterapia, às 17h. Esporte: Flagbol, às 17h. Dança: Danças Populares Brasileiras, às 19h. Vivência: Pilates, às 20h.

DIA 27

Terceira Idade: Oficina – Ikebana, às 15h. Terceira Idade: Vivência - Bambuterapia, às 17h. Esporte: Flagbol, às 17h. Danças: Danças Populares Brasileiras, às 19h. Vivência: Pilates, às 20h.

Quinta DIA 14

Terceira Idade: Oficina – Broche de Camélia, às 15h. Terceira Idade: Vivência G.I.M.C.A., às 17h. Esporte: Ultimate Frisbee, às 17h. Esporte: Capoeira, às 18h. Dança: Dança Flamenca, às 19h. Vivência: Danças Circulares, às 20h.

DIA 21

Esporte: Mini-Golfe, às 14h. Terceira Idade: Oficina – Broche de Camélia, às 15h. Terceira Idade: Vivência G.I.M.C.A., às 17h. Esporte: Ultimate Frisbee, às 17h.

Esporte: Capoeira, às 18h. Dança: Dança Flamenca, às 19h. Vivência: Danças Circulares, às 20h.

DIA 28

Terceira Idade: Oficina – Broche de Camélia, às 15h. Terceira Idade: Vivência G.I.M.C.A., às 17h. Esporte: Ultimate Frisbee, às 17h. Esporte: Capoeira, às 18h. Dança: Dança Flamenca, às 19h. Vivência: Danças Circulares, às 20h.

Sexta DIA 15

Terceira Idade: Oficina – Composteira Doméstica, às 15h. Terceira Idade: Vivência - Qi Gong., às 17h. Circo: Oficina de técnicas circenses, às 17h. Esporte: Esgrima, às 17h. Dança: Dança de Salão Recreativa, às 19h. Vivência: Ginástica, às 20h.

DIA 22

Esporte: Mini-Golfe, às 14h. Terceira Idade: Oficina – Composteira Doméstica, às 15h. Terceira Idade: Vivência - Qi Gong., às 17h. Teatro: Oficina de técnicas circenses, às 17h. Esporte: Esgrima, às 17h. Esporte: Dança de Salão Recreativa, às 19h. Esporte: Ginástica, às 20h.

DIA 29

Terceira Idade: Oficina – Composteira Doméstica, às 15h. Terceira Idade: Vivência - Qi Gong, às 17h. Circo: Oficina de técnicas circenses, às 17h. Esporte: Esgrima, às 17h. Dança: Dança de Salão Recreativa, às 19h. Vivência: Ginástica, às 20h.

Sábado DIA 16

Terceira Idade: Vivência - Tai Chi Chuan, às 9h. Vivência: Reflexologia Podal e Aromaterapia, às 10h. Esporte: Balonismo, às 10h. Esporte: Bumerangue, às 14h. Dança: Aula Show, às 15h. Infantil: Narração - Histórias Daqui e de Lá, às 16h. Infantil: Espetáculo - O Casamento da Dona Baratinha, às 17h. Música: Receita de Samba, às 18h.

DIA 23

Terceira Idade: Vivência - Tai Chi Chuan, às 9h. Esporte: Mini-Golfe, às 9h. Vivência: Reflexologia Podal e Aromaterapia, às 10h. Esporte: Bumerangue, às 14h. Oficina: Mamulengando, às 15h. Infantil: Narração - Histórias Daqui e de Lá, às 16h. Infantil: Espetáculo - Favela de Papel - Na Barra do Catimbó, às 17h. Música: Banda Vitrola Caipira, às 18h.

DIA 30

Terceira Idade: Vivência - Tai Chi Chuan, às 9h. Vivência: Reflexologia Podal e Aromaterapia, às 10h. Esporte: Bumerangue, às 14h. Circo: Oficina, às 15h. Infantil: Narração - Histórias Daqui e de Lá, às 16h. Infantil: Espetáculo - Om co tô? Quem co sô? Prom co vô?, às 17h. Música: Urubu Malandro, às 18h.

Especial

Parede de Escalada e Cama Elástica Praça Esportiva

21



Programação janeiro 2010 SESC Sorocaba