Page 1


ÍNDICE Especial SESC Dança

04

Feira da Saúde

07

Cinema

09

Saúde e Alimentação

10

Esportes

11

Intergerações

12

Corpo e Expressão

12

Terceira Idade

13

Sociedade e Cidadania

15

Infantil

17

Turismo Social

18

Agenda

22

PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES


ESPECIAL Um intercâmbio entre grupos formados por artistas sorocabanos e companhias de outros locais, todos com sólida pesquisa em dança contemporânea. Além de apreciar a apresentação dos espetáculos, o público pode participar das oficinas e vivenciar a dança a partir do próprio corpo. Todas as atividades são gratuitas. Local: Teatro Municipal “Teotônio Vilela” End.: Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes – Paço Municipal Grátis.

Oficinas Público: estudantes ou profissionais de dança e teatro e público em geral interessado na prática da dança contemporânea. Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do SESC Sorocaba.

As Relações do Corpo/Identidade na Dança Contemporânea SUPERBAZARO CIA DE DANÇA Com a utilização de subtextos estimulando na investigação corporal, a oficina propõe a exploração de possibilidades do movimento. Serão realizadas atividades que trazem à tona a consciência corporal por meio de jogos rítmicos, improvisações e contato dos participantes com sua própria bagagem gestual e emocional.

Dia 23. Sexta, às 10h.

Vagas Limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do SESC Sorocaba.

A Dança contemporânea para o público infantil COM O ELENCO DE COPPÉLIAS?!

Dia 24. Sábado, às 10h.

Vagas Limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do SESC Sorocaba.

Expressão Corporal CISNE NEGRO CIA. DE DANÇA Nesta oficina, os bailarinos da Cia. de Dança vão mostrar as possibilidades, dificuldades, conquistas, disciplina, prazer e a linguagem da dança contemporânea no dia-a-dia das pessoas.

Dia 25. Domingo, às 10h.

4


Grupo Pró-Posição e a Dança Contemporânea Em sua abordagem prática, o workshop trará exercícios técnicos de dança contemporânea propostos por Janice Vieira e Andréia Nhur, bem como improvisações e jogos que foram utilizados na composição do espetáculo “LinhaGens”. Em seu momento teórico, o workshop trará um panorama histórico do Grupo Pró-Posição e da época em que foi atuante, através de explanação e ilustração com fotos e trechos de vídeos, além de sugerir pontes teóricas acerca das discussões sobre historicidade, memória, registro, divulgação e historiografia na dança.

Dia 25. Domingo, às 14h.

Espetáculos Maizal LABORATÓRIO DO MOVIMENTO Em continuidade ao projeto “Mulheres em Rede”, o espetáculo Maizal foi inspirado em questões como o autodescobrimento na busca dos relacionamentos e o momento de suas transformações. O espetáculo aborda a construção da identidade através dos vínculos que estabelecemos no decorrer de nossas vidas, desde o princípio vital. Maiz, o primeiro espetáculo, trabalhou em torno da identidade feminina, as relações em rede das mulheres e suas trajetórias de vida. Maizal retoma essa proposta de pesquisa, porém amplia esse núcleo para fora e foca na rede de relações interpessoais. A companhia sorocabana Laboratório do Movimento é coordenada pelas coreógrafas e bailarinas Regina Claro e Ayelén Blanco.

Dia 23. Sexta, às 19h30.

Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes do espetáculo. Apenas dois por pessoa. Indicação: 12 anos

Suíte Agridoce SUPERBAZARO CIA DE DANÇA Com um elenco masculino, Suíte Agridoce baseia-se no documentário ”I Clowns” de Federico Fellini, de 1971, que percorre vários circos tradicionais com suas famílias fundadoras pela Europa. Das experiências cotidianas, foi extraído o senso de humor e sensibilidade, fundindo o drama e a comédia. Unindo o real e o ficcional, conduzindo o público por cenas delirantes e virtuosas, mas trazendo-o, antes que se perca, de volta à realidade. Direção e concepção de Marina Boschi.

Dia 23. Sexta, às 20h30.

Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes do espetáculo. Apenas dois por pessoa. Indicação: 12 anos

5


LinhaGens GRUPO PRÓ-POSIÇÃO Continuação da pesquisa iniciada em “Swan – Corpo Adaptado” (2007) e seguida em “O Cisne, minha mãe e eu” (2008), “LinhaGens” relança e dá continuidade às atividades do Grupo Pró-Posição. Em cena, mãe e filha bailarinas destrincham as historicidades de seus corpos, colapsando passado e presente, como emergências de tempos multidirecionais, não causais, não factuais. Um jogo entre heranças e linhagens que o corpo pode carregar, modificar, variar.

Dia 24. Sábado, às 20h30.

Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes do espetáculo. Apenas dois por pessoa. Indicação: 12 anos

Danses Concertantes, Revoada e Sabiá CISNE NEGRO CIA. DE DANÇA Com 33 anos de existência, a Cisne Negro Cia. de Dança é considerada uma das principais companhias contemporâneas do país e tem como filosofia a originalidade, a tradição e a preocupação de formar novas plateias, buscando públicos capazes de apreciar a inovação e a beleza. A companhia nasceu da união de sua diretora artística, Hulda Bittencourt, e o já famoso Estúdio de Ballet Cisne Negro com alguns atletas da Faculdade de Educação Física da USP. A aproximação desses dois universos deu ao grupo sua principal característica: uma dança enérgica, viril e de grande qualidade técnica e artística. No programa da apresentação em Sorocaba serão apresentadas as coreografias: “Danses Concertantes” (1998), criada com o apoio do British Council aos 30 anos da morte de Stravinsky, pelo coreógrafo neozelandês Mark Baldwin; “Revoada” (2007), criada pelo coreógrafo naturalizado francês Gigi Cacileanu; e “Sabiá” (1988), do coreógrafo português Vasco Wellenkamp.

Dia 25. Domingo, às 19h30.

Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes do espetáculo. Apenas dois por pessoa. Indicação: 12 anos

Foto: Divulgação

Infantil Coppélias?! DIREÇÃO: CRISTIANE PAOLI QUITO Trata-se de um espetáculo infantil de dança, delineada a partir do encontro e diálogo entre os universos popular, clássico e contemporâneo na dança e na música, uma intersecção lúdica entre estes universos e o balé francês Coppelia, é uma “opereta bailada contemporânea”. A história se passa em uma vila distante em que moram a menina Swanilda, o trovador Franz, as irmãs Coppélia e Calunga e seu pai, Dr. Coppelius, um misterioso cientista. Certo dia, passeando pela vila, Franz vê as irmãs na varanda de sua casa e se encanta por elas. Enciumada, Swanilda, namorada de Franz, resolve bisbilhotar a casa. A confusão está armada!

Dia 24. Sábado, às 16h.

Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes do espetáculo. Apenas dois por pessoa. Indicação: Livre

6


FEIRA DA SAÚDE Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, data indicada pela OMS – Organização Mundial da Saúde, atividades que promovem a saúde integram as ações do SESC SP. A programação contempla a temática propondo atividades educativas e culturais que apontam orientações e possibilidades para uma vida saudável. Local: Salão Pastoral do Menor End.: Rua Prof. Jorge Carvalho de Moraes, 305 - Bairro Habiteto.

Dia 10. Sábado, das 9h às 17h.

Grátis.

Orientação sobre Saúde Bucal

Orientação e Avaliação Nutricional

Neste dia, os dentistas do SESC Sorocaba promoverão atividades educativas com foco na saúde bucal a partir da orientação sobre escovação e cuidados com a boca.

Com a equipe do curso de Nutrição da UNISO, este espaço proporcionará ao público a avaliação nutricional e a orientação sobre uma boa alimentação e uma vida mais saudável.

Avaliação Física, Postural e Mini Palestra Espaço destinado a orientar os indivíduos sobre os benefícios da prática das atividades físicas, com avaliação física e postural, e pequenos bate-papos.

Quick Massage A Quick Massage, também conhecida como massagem expressa, é indicada para quem procura atendimento rápido, aliviando dores, cansaço físico e mental, stress, desconforto muscular, dor de cabeça, além da melhoria na circulação sanguínea e da reativação da energia perdida no dia-a-dia.

Aulas Tai Chi Chuan O Tai Chi Chuan é uma prática milenar chinesa caracterizada por movimentos lentos e precisos, que proporcionam o fortalecimento do corpo aumentando a resistência e a flexibilidade do praticante, além de aumentar a capacidade de concentração e diminuir a ansiedade.

Alongamento O intuito desta aula é a promoção da qualidade de vida, por meio de exercícios de alongamento muscular e articular, exercícios respiratórios, trabalho de equilíbrio e relaxamento.

Às 11h.

Às 9h.

Reflexologia Podal e Aromaterapia Técnica de pressão que atua em pontos reflexos dos pés e mãos, desenvolvida pelo Dr. William Fitzgerald. Baseia-se no estudo das cerca de 7.200 terminações nervosas nos pés, auxiliando o equilíbrio e estimulando e acalmando áreas corporais de acordo com a necessidade de cada indivíduo.

Yoga Antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos, nos induz ao profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior, além do fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.

Às 15h.

Às 10h e às 14h.

7


Teatro Infantil Denis e Cristina CIA ATELIÊ TEATRO No dia de ir ao dentista, os dois irmãos estão em uma enrascada. Tina já foi ao dentista e adora. Denis nunca foi e morre de medo. Aprenda com esta dupla como é importante cuidar bem dos dentes de uma maneira bem divertida.

Dia 10. Sábado, às 16h.

MÚSICA Otto Pernambucano de descendência holandesa, Otto, traz em suas raízes uma variedade de ritmos locais, como maracatu, coco e ciranda. Do trabalho como produtor e músico, juntou os estilos tradicionais samba e bossa nova a outros globais como música eletrônica, hip-hop, pop, rock e soul. Lançando o quarto CD de sua carreira, Otto chega a Sorocaba trazendo o álbum “Certa manhã acordei de sonhos intranquilos”, mistura de ritmos, texturas, palavras e emoções, com elaborações exuberantes e novas criações sonoras.

Dia 9. Sexta, às 20h.

Indicação: Livre Local: Parque dos Espanhóis End.: Rua Campos Salles, s/n – Vila Assis Grátis. Foto: Divulgação

Lançamento Gravação do DVD “Lá, lá, ia” MÁRCIA MAH E CONVIDADOS A cantora e compositora Márcia Mah reunirá diversos músicos sorocabanos em torno da gravação do DVD “Lá,lá,ia”, projeto patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura da cidade de Sorocaba. Serão dois dias de captação de imagens e sons em formato acústico, trazendo mais de 11 composições inéditas da artista, que pretende representar a região com músicas inspiradas na tradição híbrida da cultura popular brasileira, com suas raízes indígenas, africanas e europeias.

Dias 10 e 11. Sábado e Domingo, às 20h.

Local: Sala FUNDEC End.: Rua Brigadeiro Tobias, 73 – Centro. Indicação: 12 anos Capacidade: 239 lugares Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes do espetáculo. Apenas dois por pessoa.

8


CINEMA CineCafé O Sesc Sorocaba, em parceria com a Oficina Cultural Regional Grande Otelo, apresenta o CineCafé. O projeto contempla a exibição de um curta-metragem nacional seguido de um longa-metragem, além de um bate-papo ao final de cada sessão, mediado pelo produtor e cineasta Marcelo Domingues. Filmes consagrados, clássicos, alternativos e contemporâneos integram o acervo exibido ao público. Local: Oficina Cultural Grande Otelo End. Praça Frei Baraúna, s/n – Centro. Grátis.

Léolo DIREÇÃO: JEAN CLAUDE LAUZON O garoto de 12 anos Léo refuta a ideia de ser canadense e prefere que todos o chamem de Léolo. Para ele, por coincidência do destino, seu pai é italiano e através de um acidente inusitado sua mãe foi escolhida ao acaso, o que fez com que o garoto nascesse no lugar errado. Léolo passa a maioria de seu tempo lendo o livro L’avalée des Avalés, de origem franco-canadense, e é deste livro que tira toda a inspiração para escrever as mais surrealistas poesias e histórias dos constantes sonhos nos quais se refugia da vida. O filme apresenta uma belíssima fotografia e uma narrativa que compõe um retrato de infância baseado em cheiros, timbres, gostos e sensações. Ano: 1992. Duração: 107 min. País: Canadá. Antes de Léolo, será exibido o curta Amor! (Dir. José Roberto Torero, SP, 1994, 13 min).

Dia 9. Sexta, às 19h. Indicação: 14 anos

A vida dos outros DIREÇÃO: FLORIAN HENCKEL VON DONNERSMARCK Em 1984, na Alemanha do leste, cinco anos antes da queda do Muro, a população é mantida debaixo de controle pela Stasi, polícia secreta alemã. A missão da Stasi é apenas uma: saber tudo sobre a vida de todas as pessoas, através de uma vasta cadeia de informadores. O filme acompanha a gradual desilusão do Capitão Gerd Wiesler, um oficial altamente credenciado, cuja missão é espiar um famoso escritor, George Dreyman e sua esposa, a atriz Christa-Maria Sieland. Nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, o filme conquistou três Prémios do Cinema Europeu: Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Argumento, além do Prêmio do Público nos festivais de Locarno e Vancouver. Trata-se de um drama sobre a capacidade dos seres humanos de fazerem o que está certo. Ano: 2007. Duração 137 min. País: Alemanha. Antes de A vida dos outros, será exibido o curta Cine Holiúdy - O Astista Contra o Caba do Mal (Dir: Halder Gomes , CE, 2004, 15 min)

Dia 16. Sexta, às 19h. Indicação: 14 anos

9


Sábado DIREÇÃO: UGO GIORGETTI Um prédio no centro de São Paulo, feito para abrigar a fina flor da família paulista nos anos 1930, está agora caindo aos pedaços e habitado por moradores decadentes. Em um sábado chega ao prédio uma equipe de publicidade para a gravação de um comercial. No entanto, um elevador quebrado obriga equipe e moradores a dividirem o mesmo espaço. Desse convívio forçado surgem pequenos incidentes que tornam esse sábado diferente de qualquer outro. Um morto no último andar, um churrasco na cobertura, lixo entupindo as escadas e um zelador alcoólatra são alguns elementos desta comédia de humor negro de finíssima qualidade que traz no elenco Otávio Augusto, Giulia Gam e Jô Soares. Ano: 1994. Duração: 85min. País: Brasil. Antes de Sábado, será exibido o curta Superbarroco (Dir. Renata Pinheiro, PE, 2008, 17 min).

Dia 23. Sexta, às 19h. Indicação: 14 anos

A cor do Paraíso DIREÇÃO: MAJID MAJIDI Mohammad é um jovem estudante de oito anos que frequenta uma escola para cegos em Teerã. Sua impossibilidade de ver o mundo reforça os outros sentidos de uma forma poderosa. Depois de um ano, ele volta à terra natal, um vilarejo no norte montanhoso do Irã, junto com seu pai, um carvoeiro viúvo. As paisagens por onde passam são ásperas, mas verdejantes e espetaculares, as quais estimulam os sentidos do menino, que já é naturalmente antenado a seus arredores. Ano: 1999. Duração: 90min. País: Irã. Antes de A cor do Paraíso, será exibido o curta Os Filmes que não fiz (Dir: Gilberto Scarpa, Bra, 2009, 17 mim)

Dia 30. Sexta, às 19h. Indicação: 14 anos

SAÚDE E ALIMENTAÇÃO OdontoSESC Atendimento odontológico para trabalhadores no comércio e serviços e seus dependentes.

Terça a sexta das 13h às 21h30 / Sábados das 9h15 às 17h45. Informações e agendamento: Central de Atendimento do SESC. Atendimento das consultas: Rua Barão de Piratininga, 544.

10

Foto: Divulgação


ESPORTES Corrida Noturna SESC Sorocaba No dia 8 de maio, o SESC realiza em Sorocaba mais uma etapa do “Circuito SESC de Corrida”. Além da prova noturna, o evento contará, durante todo o dia, com o “Espaço Saúde”, onde serão oferecidas atividades voltadas à prática da corrida de rua e exercícios físicos, como avaliações física, nutricional e postural, além de vivências corporais. Os percursos de 5 e 10 km e a caminhada terão largada às 19h e contarão com intervenções artísticas em alguns pontos do trajeto. Coroando os participantes, um espetáculo musical encerrará a “Corrida Noturna SESC Sorocaba”. As inscrições para a corrida começam em abril e mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento do SESC Sorocaba, (15) 3332-9933

Dia do Desafio 2010: Lançamento Regional Bate-papo com o atleta paraolímpico Clodoaldo Silva O Dia do Desafio é um movimento em prol da inclusão social, integração, criatividade e autonomia das lideranças comunitárias na mobilização da mudança de hábitos e implantação de rotinas saudáveis na vida de todos os cidadãos. Para marcar a abertura do Dia do Desafio em Sorocaba e região, o atleta paraolímpico Clodoaldo Silva apresenta, na ocasião, sua trajetória de superação e sucesso. Em sua história, além de muitos desafios superados, o nadador já acumula 6 medalhas de ouro, 5 de prata e 2 de bronze, conquistadas nas três paraolimpíadas (Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008).

Dia 16. Sexta, às 8h.

Local: Ginásio do Colégio Uirapuru End. Romeu do Nascimento, 60 - Portal da Colina Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do SESC. Foto: Divulgação

11


INTERGERAÇÕES Local: Salão do Clube dos Empregados no Comércio. End.: Rua Trinidad, 302 – Jd. América. Vagas Limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do SESC Sorocaba.

Dança de Salão Aulas de dança de salão para abordar de maneira simples e divertida os ritmos de bolero, forró, samba de gafieira, com o objetivo de ensinar e integrar várias gerações. A idéia é mostrar que tanto as músicas antigas quanto as atuais são ótimas para dançar.

Turma I – Quartas, às 17h. Turma II – Quartas, às 18h.

Tai Chi Chuan O Tai Chi Chuan é uma prática milenar chinesa caracterizada por movimentos lentos e precisos, que proporcionam o fortalecimento do corpo aumentando a resistência e a flexibilidade do praticante, além de aumentar a capacidade de concentração e diminuir a ansiedade.

Quintas, às 16h.

Danças Circulares As Danças Circulares sempre estiveram presentes na história da humanidade, sendo utilizada por povos primitivos como forma de celebração e união entre as pessoas. Hoje, as Danças Circulares se constituem como um resgate das danças de diferentes povos, que promovem uma rápida integração de grupos, reflexões sobre o trabalho em equipe e a cooperação.

Terças, às 16h.

CORPO E EXPRESSÃO Aulas com Turmas Local: Salão do Colégio Uirapuru End.: Av. Professor Arthur Fonseca, Portão 6 – Portal da Colina. Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento do SESC Sorocaba.

Alongamento O intuito desta aula é a promoção da qualidade de vida e o estímulo à redução dos níveis de estresse por meio de exercícios de alongamento muscular e articular, exercícios respiratórios, trabalho de equilíbrio e relaxamento.

Terças, às 18h.

Yoga Yoga é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos. Não obstante, ele figura ainda hoje em todo o mundo como o mais antigo e holístico sistema para colocar em forma o corpo e a mente. Literalmente, Yoga significa união, pois une e integra corpo, mente e emoções, induzindo a um profundo relaxamento, tranqüilidade, concentração, juntamente com o fortalecimento do corpo e o desenvolvimento da flexibilidade.

Quintas, às 18h.

12


Pilates É um método de condicionamento físico e reorganização postural, criado por Joseph H. Pilates, baseado em técnicas orientais e ocidentais, que procura integrar o corpo e a mente através de exercícios físicos realizados no solo. O objetivo é desenvolver o corpo de uma forma uniforme, corrigindo a postura e estimulando a vitalidade física.

Quintas, às 20h.

Ginástica Englobando trabalho aeróbio e localizado, entre outras manifestações da ginástica, este curso tem como objetivo melhorar a qualidade de vida através do relacionamento interpessoal e da prática sistemática de atividades físicas.

Teças e quintas, às 19h.

Aulas Abertas Local: Parque dos Espanhóis. End.: Rua Dr. Campos Salles, s/n – Vila Assis.

Pilates

Ginástica

Yoga

Quartas, às 20h e sextas, às 18h.

Quartas e sextas, às 19h.

Quartas, às 18h e sextas, às 20h.

TERCEIRA IDADE Local: Salão do Clube dos Empregados no Comércio. End.: Rua Trinidad, 302 – Jd. América. Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento do SESC Sorocaba.

Alongamento para Idosos Desenvolvido especialmente para idosos com o objetivo de melhorar a autonomia dos participantes, o alongamento trabalha técnicas e exercícios de equilíbrio e relaxamento, propiciando a melhora da saúde e qualidade de vida dos alunos.

Terças e quintas, às 15h.

Esportes para Idosos Estímulo à prática esportiva nos grupos de idosos, por meio de técnicas desenvolvidas especialmente para a terceira idade.

Quartas e sextas, às 15h.

13


Chá das Cinco Projeto mensal que alia o conceito da socialização ao da reflexão. Partindo de uma perspectiva educativa, a atividade propõe encontros onde os idosos da comunidade reúnem-se para refletir sobre temas propostos por eles – por meio de palestras e discussões - contemplando assim três importantes conceitos do TSI, a participação, a socialização e a reflexão.

Alimentação e Saúde Atualmente, convivemos com o avanço de inúmeras doenças crônicas e degenerativas, como câncer, problemas cardiovasculares, obesidade e dezenas de outras. A medicina convencional e os laboratórios farmacêuticos ocupam-se mais em investir recursos para produzir e utilizar medicamentos no combate das doenças, do que propriamente prevenir enfermidades e promover a manutenção da saúde. A palestra com o médico Alberto Peribanez Gonzalez, doutor em Medicina pela Universidade de Ludwig Maximilian de Munique, Alemanha, e autor do livro “Lugar de Médico é na Cozinha”, da editora Alaúde, trata da alimentação como fator primordial para manutenção da saúde.

Dia 30. Sexta, às 17h.

Oficinas Local: Biblioteca Infantil Municipal End.: Rua da Penha, 673 - Centro Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento do SESC Sorocaba.

Alimentos Funcionais A chave para a saúde pode estar bem à mão, nos alimentos da horta e do pomar, dentro da sua própria cozinha, onde a dimensão da saúde se amplia para além do corpo humano, abrangendo também a harmonia com a natureza e com o planeta em que habitamos. Nesta oficina de alimentos funcionais, os participantes aprenderão o Pão de trigo Germinado, ou pão dos essênios, em que não se utiliza fogo, fermento e açúcar.

Dia 14. Quarta, às 15h.

Sucos Verdes Para fazer o Suco Verde, que também é conhecido como Leite da Terra, a oficina mostrará aos participantes como fazer sementes germinadas, como trigo, e utilizar verduras orgânicas. O resultado é um suco saboroso e muito saudável! As oficinas serão coordenadas e conduzidas pela culinarista Marisete Gutierres Almeida.

Dia 28. Quarta, às 15h.

Especial - Encontro cultural e esportivo T.S.I. Será realizado no SESC Piracicaba um dia de atividades culturais e esportivas voltadas aos grupos de terceira idade das unidades de Sorocaba, Piracicaba e Campinas.

Dia 17. Sábado, às 9h.

Vagas limitadas. Informações e inscrições na Central de Atendimento do SESC Sorocaba.

14


SOCIEDADE E CIDADANIA SESC Escola Uma programação especialmente voltada às escolas da rede pública e particular de ensino de Sorocaba e região. Escolas interessadas em receber o programa podem agendar uma visita técnica do SESC ou obter mais informações na Central de Atendimento.

Saúde na Escola Denis e Cristina CIA ATELIÊ TEATRO No dia de ir ao dentista, os dois irmãos estão em uma enrascada. Tina já foi ao dentista e adora. Denis nunca foi e morre de medo. Aprenda com esta dupla como é importante cuidar bem dos dentes de uma maneira bem divertida.

Dia 7. Quarta, às 10h.

Orientação sobre Saúde Bucal Neste dia, os dentistas do SESC Sorocaba promoverão atividades educativas com foco na saúde bucal a partir da orientação sobre escovação e cuidados com a boca.

Dia 7. Quarta, às 14h.

Orquestra Didática O projeto “Orquestra Didática”, realizado em parceria com a Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS), pretende apresentar a crianças e jovens o mundo da música clássica, por meio da execução de trechos de músicas folclóricas e eruditas e no ensinamento das técnicas utilizadas pelos músicos, a partir dos seguintes naipes (grupos instrumentais) da orquestra: Cordas, Metais, Percussão e Madeiras.

Dias14 e 28. Quartas, às 14h.

Intervenção SESC no meio ambiente

Basquete: Conhecer brincando EQUIPE DA LIGA SOROCABANA DE BASQUETE – LSB Essa será uma grande oportunidade para os alunos dos ensinos fundamental e médio vivenciarem regras e técnicas do basquetebol, tudo de forma interativa e descontraída. Após a prática, a garotada poderá assistir a um jogo de apresentação com a presença de jogadores profissionais da equipe LSB.

Dia 30. Sexta, às 14h.

Aprendendo a Jogar Oficinas e clínicas de jogos de mesa, com o objetivo de apresentar aos alunos jogos de várias regiões do mundo.

Dia 6. Terça, às 14h.

Esportes Não Convencionais: Badmington Modalidade esportiva que nasceu na Índia, com o nome de Poona. O “poona” passou a se chamar Badminton quando, na década de 1870, uma nova versão do esporte foi jogada na propriedade de Badminton.

Dia 13. Terça, às 14h.

Esta atividade conta com oficinas, palestras e filmes, sempre com o objetivo de promover a reflexão sobre as práticas cotidianas que reduzem os danos ambientais. Será trabalhada a ação consciente do homem na natureza, de forma que os impactos sejam amenizados.

Dias 15 e 29. Quintas, às 14h.

15


Teatro O gato de botas NÚCLEO ANDANÇAS O espetáculo conta a clássica história do filho que recebe uma herança inusitada de seu pai: um gato. Enquanto o rapaz passa por momentos difíceis, o espertíssimo e falante gato resolve ajudá-lo. Utilizando-se de um par de botas e toda sua inteligência e astúcia, o felino envolve a dupla em várias confusões até conseguir transformar o jovem no mais novo Marquês daquela encantadora região: “O Marquês de Carabás”.

Dia 16. Sexta, às 15h.

Cinema e Vídeo Brichos Gênero: Animação Classificação etária: Livre Tempo de Duração: 77 min Direção: Paulo Munhoz Tales, Jairzinho e Bandeira – filhotes de jaguar, quati e tamanduá – fazem parte da surpreendente população da Vila dos Brichos. O que acontece quando eles resolvem criar o “lutador perfeito” para vencerem um campeonato internacional de videogame? Revelações, conflitos e uma grande aventura! Brichos – Bichos Brasileiros – resgata os nosso valores e abre as portas de nossa imaginação sem que, para isso, precisemos abrir mão do que nos é mais importante: a nossa identidade.

Dia 8. Quinta, às 9h30 e 14h.

A marcha dos pinguins Gênero: Documentário Classificação etária: Livre Tempo de Duração: 85min Direção: Luc Jacquet Em um cenário de puro gelo, surge uma história maravilhosa que se repete há milênios e da qual depende a preservação da espécie: a longa marcha dos pingüim-imperadores em busca do par perfeito. Todo ano, milhares de machos e fêmeas se reúnem no deserto da Antártica para um breve período de namoro e fecundação. Durante a chocagem dos ovos e nos primeiros meses de vida do filhote, mãe e pai se revezam nos cuidados com o novo ser.

Dia 22. Quinta, às 20h.

Literatura Ler é uma Viagem Desde 2003, o projeto ‘Ler é uma Viagem’ desenvolve pesquisas para estimular o hábito da leitura pelo prazer entre crianças, jovens e adultos de todo o Brasil. Em sessões conduzidas pela atriz-leitora Elida Marques, o público é convidado a “viajar” pelos caminhos fantásticos que os textos sugerem, acompanhadas pela sutileza da música executada ao vivo pelo percussionista e diretor musical do grupo, Eduardo Contrera. Para essas intervenções o repertório escolhido será de poesia brasileira, com autores como: Adélia Prado, Cecília Meirelles, Carlos Durmmond de Andrade, Mario Quintana, mais uma série deles.

Dia 20. Terça, às 14h.

16


INFANTIL Narração de Histórias Histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo CIA ATELIÊ TEATRO Coletânea de diversas aventuras no Sítio, com os personagens Emília e Pedrinho.

Dia 3. Sábado, às 15h

Local: Biblioteca Municipal End.: Rua Ministro Coqueijo Costa, 180 – Alto da Boa Vista Paço Municipal.

Foto: Divulgação

O Grúfalo CIA ATELIÊ TEATRO

Você sabe o que é um Grúfalo? O Grúfalo é um ser assustador: tem garras incríveis, patas terríveis e presas incríveis. Pernas ossudas, patas peludas e na ponta do nariz, uma verruga cabeluda. Será que Grúfalo existe?

Dia 17. Sábado, às 15h.

Local: Biblioteca Infantil Municipal End.: Rua da Penha, 673 – Centro

Teatro O Gato de Botas CIA ATELIÊ TEATRO O espetáculo conta a clássica história do filho que recebe uma herança inusitada de seu pai: um gato. Enquanto o rapaz passa por momentos difíceis, o espertíssimo e falante gato resolve ajudá-lo. Utilizando-se de um par de botas e toda sua inteligência e astúcia, o felino envolve a dupla em várias confusões até conseguir transformar o jovem no mais novo Marquês daquela encantadora região: “O Marquês de Carabás”.

Dia 17. Sábado, às 16h.

Local: Biblioteca Infantil Municipal End.: Rua da Penha, 673 – Centro. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes do espetáculo. Apenas dois por pessoa.

17


TURISMO SOCIAL O SESC SP vê o Turismo Social como parte do contexto de educação permanente, funcionando como instrumento instigador da consciência histórica, ecológica e comunitária dos viajantes e das localidades e culturas visitadas. Entrar no universo do outro, com respeito e interesse, nos faz crescer como cidadãos - cultural e socialmente.

Excursões Rodoviárias Em todas as excursões do Programa de Turismo Social estão inclusos: transporte, seguro viagem, acompanhamento de guia de turismo credenciado. Refeições e passeios - conforme roteiro. Informações sobre valores, roteiros e inscrições na Central de Atendimento. *As excursões são parceladas em até 8x sem juros e os Passeios de 1 Dia em até 2x sem juros, com valores mínimos de R$ 30,00 por parcela. **A programação está sujeita a alterações e/ou cancelamentos.

Abril Poços de Caldas (MG) - 1 a 4 Poços de Caldas está em uma região privilegiada, cercada de montanhas, vales, lagoas e cachoeiras. Suas águas apresentam diversas qualidades terapêuticas, além de auxiliar no tratamento do reumatismo. A cidade oferece um rico artesanato local, com cristais, malhas, cerâmicas, doces, entre outros. Hospedagem no SESC Poços de Caldas. Valor a ser definido. Inscrições abertas, 10 vagas.

Rio de Janeiro (RJ) - 16 a 21 Rio de Janeiro, conhecida como cidade maravilhosa, tem esse título em decorrência de sua história, cultura, arquitetura e belezas naturais, contadas por poetas e músicos em versos e prosa. Visitas aos principais pontos turísticos da cidade e hospedagem no SESC Copacabana, com regime de meia pensão. Valor a ser definido. Inscrições abertas, 10 vagas.

Maio Caldas Novas (GO) - 4 a 9 As propriedades medicinais atribuídas às termas, que atraem mais de um milhão de visitantes por ano, fazem de Caldas Novas o maior pólo turístico do Estado de Goiás. O lugar possui infraestrutura privilegiada, com extensa área verde, parque aquático e quadras poliesportivas. Hospedagem no SESC Caldas Novas com pensão completa, a partir de R$ 447,00. Inscrições a partir de 6 de abril, 10 vagas.

18


Jacutinga (MG) – 7 a 9 Natureza, arte e compras. A cidade, que tem suas raízes na imigração italiana, é cercada de montanhas, características de Minas Gerais. O município é um dos roteiros mais procurados do país, pois é conhecido como pólo de fabricação de malhas. Também há o atrativo da culinária mineira, simples e de boa qualidade, além de belíssimas paisagens. Hospedagem no Hotel Parque das Primaveras. Valor a ser definido. Inscrições a partir de 6 de abril, 20 vagas.

Foz do Iguaçu com Curitiba (PR) – 10 a 16

Foto: www.acquamasterfoz.com.

Com toda a sua diversidade de atrativos é um dos mais belos destinos turísticos. Possui riquezas incomparáveis, como o Parque Nacional do Iguaçu, tombado como Patrimônio Natural da Humanidade, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu e a hidrelétrica de Itaipu. Curitiba, conhecida como capital ecológica, é o melhor destino cultural da região sul do país, oferecendo vários pontos turísticos para visitação. Hospedagens: Hotel Petras Flat em Curitiba e Hotel Rafain em Foz do Iguaçu. Valor a ser definido. Inscrições abertas, 10 vagas.

Petrópolis (RJ) - 26 a 30 Petrópolis é uma cidade cheia de charme e espalha romantismo pelo ar. Conhecida por abrigar a família real brasileira, é um museu ao ar livre, dos mais bem conservados do mundo. Está a 800m acima do nível do mar e possui um clima ameno, destino certo de muitas celebridades. Hospedagem no SESC Nogueira. Valor a ser definido. Inscrições a partir de 6 de abril, 10 vagas.

Junho Festa Junina no Sul de Minas & Cidades Históricas (MG) - 2 a 6 Uma viagem composta de passeios por diferentes cidades (Caxambu, São João Del Rey, Tiradentes, São Lourenço e Baependi) localizadas na região sul de Minas Gerais, onde cada uma têm seus atrativos com peculiaridades naturais, históricas e culturais. Com ingressos inclusos, serão realizados o passeio de Trem entre Tiradentes e São João Del Rey e a Festa Junina em uma Fazenda Centenária. Hospedagem no Hotel União, em Caxambu, com pensão completa. A partir de R$ 640,00 Inscrições a partir de 6 de abril, 10 vagas.

Missões Jesuíticas (BRA/ARG/PAR): Sul do Brasil, Argentina e Paraguai - 15 a 25 Passeios por Treze Tílias (SC), Santo Ângelo (RS), Posadas (ARG), Porto Alegre (RS), Joinville (SC), Encarnación (PAR) e San Ignácio (ARG). Valor a ser definido. Inscrições a partir de 6 de abril, 10 vagas.

19


Botucatu (SP) – 18 a 20 Botucatu é a terra dos bons ares, emoldurada por nascentes, ribeirões, cascatas, rios, vales verdes e muita natureza preservada. A cidade integra o Pólo Cuesta, reunião de dez cidades que têm em comum uma formação geológica com grande potencial de exploração para o ecoturismo. Hoje Botucatu se orgulha de seu parque industrial, seu comércio, sua estrutura educacional e cultural. Os valores naturais da região estão preservados e a cidade desfruta de um dos maiores índices de desenvolvimento do país. Hospedagem no Hotel Primar Plaza. Valor a ser definido. Inscrições a partir de 6 de abril, 20 vagas.

Monte Verde (MG) – 25 A 27 Localizada no alto da Serra da Mantiqueira, com 1600m de altitude, Monte Verde é uma cidadezinha acolhedora e tranquila, que tem na simpatia dos seus habitantes um dos seus encantos. As marcas da colonização europeia são evidentes no estilo das construções, na culinária e nos hábitos da população local. Neste pedaço da Europa no Brasil, cercada de florestas de pinheiros escondidos nas montanhas do Sul de Minas, uma das atrações é dar agradáveis caminhadas, deixando a pressa de lado em meio a muito verde e ar puro. Hospedagem no Áustria Hotel. Valor a ser definido. Inscrições a partir de 6 de abril, 10 vagas.

Temporada De Férias SESC Bertioga

Foto: Divulgação

Para efetuar sua inscrição para estada no SESC Bertioga, com condução própria, você pode se informar sobre períodos disponíveis e prazos pessoalmente, em qualquer unidade do SESC, ou pela internet, em nosso portal: www.sescsp.org.br.


Prepare-se! em

MAIO

Teatro, música, dança, cinema e artes visuais em

24 horas de programação gratuita.

18h

Das do dia 22 até as

18h do dia 23 de maio.

Informações no site: www.cultura.sp.gov.br

Apoio:

Parceria:

Produção:

Co-realização:

PREFEITURA MUNICIPAL

Realização:


AGENDA Quarta

Domingo

DIA 14 Terceira Idade – Oficina: Alimentos Funcionais, às 15h.

DIA 11 Música: Gravação do DVD “Lá, lá, ia”, às 20h.

DIA 28 Terceira Idade – Oficina: Sucos Verdes, às 15h.

Sexta DIA 9 CineCafé: Léolo, às 19h. Música: Otto, às 20h. DIA 16 Dia do Desafio: Lançamento Regional, às 8h. CineCafé: A vida dos outros, às 19h. DIA 23 SESC Dança: Oficina - Introdução à Dança, às 10h. CineCafé: Sábado, às 19h. SESC Dança: Espetáculo - Maizal, às 19h30. SESC Dança: Espetáculo - Suíte Agridoce, às 20h30. DIA 30 Terceira Idade: Chá das 5, às 17h. CineCafé: A cor do Paraíso, às 19h.

Sábado DIA 3 Infantil: Narração - Histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo, às 15h. DIA 10 Feira da Saúde, das 9h às 17h. Infantil: Espetáculo - Denis e Cristina, às 16h. Música: Gravação do DVD “Lá, lá, ia”, às 20h. DIA 17 Terceira Idade: Encontro cultural e esportivo T.S.I., às 9h. Infantil: Narração - O Grúfalo, às 15h. Infantil: Espetáculo - O Gato de Botas, às 16h. DIA 24 SESC Dança: Oficina - Coppelias, às 10h. SESC Dança: Espetáculo - Coppelias, às 16h. SESC Dança: Espetáculo - LinhaGens, às 20h30.

22

DIA 25 SESC Dança: Oficina - Expressão Corporal, às 10h. SESC Dança: Oficina - Grupo Pró-Posição e a Dança Contemporânea, às 14h. SESC Dança: Espetáculo - Danses Concertantes, Revoada e Sabiá, às 19h30.


Programação Abril 2010 SESC Sorocaba  

Livreto de programação mensal do SESC Sorocaba - Abril de 2010 - Diagramação - JCP Comunicações (15 - 3217-9803)

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you