Page 1

SESC VERÃO APRESENTAÇÃO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA

São José dos Campos

PROGRAMAÇÃO

Janeiro | 2017


INFORMAÇÕES Trabalhador do Comércio de Bens, Serviços e Turismo com registro na carteira profissional pode credenciar-se no Sesc. CREDENCIAL PLENA • trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho assinada em empresas que pagam a contribuição para manter o Sesc, documento de identidade, CPF e foto 3x4*. • aposentados do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho, carta de concessão, extrato trimestral do INSS, documento de identidade, CPF e foto 3x4*. • pensionistas de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho do cônjuge falecido, extrato trimestral do INSS, certidão de óbito, documento de identidade, CPF e foto 3x4*. • desempregados do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho com o último registro, comprovando estar desempregado há menos de 12 meses, documento de identidade, CPF e foto 3x4*. • dependentes cônjuge: documento de identidade, CPF, foto 3x4*, certidão de casamento, ou certidão de nascimento de filho havido em comum, ou ainda declaração de união estável mencionando nomes do casal e documentos de ambos. Neste caso, deverão constar ainda os nomes e documentos de identidade de duas testemunhas maiores de 18 anos. As quatro pessoas deverão assinar a declaração e reconhecer firma. filhos até 21 anos: certidão de nascimento ou outro documento de identidade, CPF e foto 3x4*. filhos até 24 anos: documento de identidade, foto 3x4*, comprovante de matrícula em curso regular de qualquer grau, declaração de imposto de renda do titular ou outro documento que comprove ser dependente economicamente dos pais. tutelados até 21 anos: certidão de nascimento ou outro documento de identidade, CPF e comprovante de tutela e foto 3x4*. pais do titular, padrasto ou madrasta: documento de identidade, CPF e foto 3x4*. Padrasto ou madrasta, apresentar certidão de casamento ou declaração de união. A inscrição é gratuita e tem validade em todo território nacional

CREDENCIAL ATIVIDADES A emissão da Credencial Atividades é gratuita e individual, permite o acesso às atividades, desde que haja disponibilidade de vagas, sem estabelecer vínculos associativos. • Documento de Identidade, CPF e foto 3x4*. *A foto poderá ser tirada gratuitamente no ato do credenciamento.


esporte e atividade física

06

alimentação

24

circo

14

meio ambiente

24

crianças

16

artes visuais

25

literatura

17

tecnologias e artes

25

cinema e vídeo

18

turismo

26

dança

19

idosos

28

jovens

19

sesc empresa

29

música

20

serviços permanentes

34

teatro

23

Legendas Trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes (Credencial Plena) Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante Credencial atividades

Classificação Indicativa Livre para todos os públicos Não recomendado para menores de 10 anos Não recomendado para menores de 12 anos Não recomendado para menores de 14 anos

No dia 01 o Sesc estará fechado. Venda de ingressos apenas para as atividades da semana seguinte, de terça a domingo Internet Na internet, todas as terças, as vendas começam a partir das 18h pelo portal sescsp.org.br

Não recomendado para menores de 16 anos

Bilheterias Nas unidades do Sesc do Estado de São Paulo, todas as quartas, as vendas começam a partir das 17h30. Em caso de feriado as vendas terão início no dia útil posterior

Não recomendado para menores de 18 anos

Distribuição de ingressos Nas atividades com distribuição de ingressos, será entregue 1 ingresso por pessoa.


Vivências, competições, apresentações esportivas, instalações, encontros, torneios e seminários para pessoas de todas as idades. Janeiro e fevereiro. Em todas as unidades.

sescsp.org.br


editorial Feliz Ano Novo! Mais um ano se inicia e vem carregado de muitos sonhos e muitos planos. Repleto de expectativas e de desejos. Se entre os seus desejos está o de iniciar uma atividade física, o Sesc São José dos Campos preparou uma programação que pode ser o estímulo que faltava! O Projeto Sesc Verão propõe a adoção de uma atividade esportiva como forma de se adquirir qualidade de vida, além de alertar às famílias sobre a importância de estimular o gesto motor de crianças e adolescentes durante suas fases de desenvolvimento, o que certamente contribuirá para seu êxito nas habilidades esportivas. Durante este mês, crianças, jovens e adultos poderão experimentar diferentes esportes, como o badminton, o slackline, a patinação, o stand up e o surfe e, quem sabe, descobrir sua vocação para o esporte. A programação musical também está com a cara do verão. Às sextas e sábados, a opção é por ritmos dançantes e variados como a black music e o funk da banda Serial Funkers, a mistura entre as músicas brasileira e celta com a banda Café Irlanda, o samba-rock e o soul do Baile dos Werneck e a fusão do ska jamaicano com ritmos brasileiros nas releituras e músicas autorais da Skafandros Orkestra, entre outras apresentações. A programação de cinema traz o tema Descobrir-se, com a exibição de filmes que apresentam, em diferentes narrativas, o olhar de personagens jovens sobre sua passagem para a vida adulta. Para as crianças, o projeto Ilusões são só Ilusões exibe a clássica arte de iludir os sentidos humanos com truques, objetos e ilusões de ótica e reúne mágicos com abordagens clássicas e contemporâneas. Uma ótima oportunidade para testar todos os sentidos. Um ano novo chegou, com muita cultura, esporte e lazer. Venha viver conosco um ano de novas experiências!


6

No esporte tem...

Para o Sesc Verão 2017, sob o título ‘No esporte tem...”, o Sesc São José dos Campos apresenta uma reflexão acerca da importância do desenvolvimento das habilidades motoras durante a infância e a adolescência, trazendo elementos para que pais e responsáveis possam ser agentes de estímulo e motivação para o melhor desenvolvimento do gesto motor e consequentemente do gosto pela prática esportiva.

SALTOS E ACROBACIAS APRESENTAÇÃO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA COM FLÁVIA SARAIVA

A atleta fala sobre sua carreira, principais conquistas e participação nos Jogos do Rio. Flávia Saraiva foi medalha de ouro no solo e medalha de prata na trave nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanquim, China (2014); medalha de bronze no individual geral e por equipes nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (2015) e foi a 5ª colocada no individual geral, nos Jogos do Rio (2016). XXDia 7, sábado, às 14h. Ginásio. Grátis.

CIRCUITO ACROBÁTICO

Vivência que permite a realização de saltos e acrobacias a partir do

impulso sobre a lona. É possível realizar sequências de exercícios coreografados com diferentes intensidades. XXDe 7 a 15. Terça a sexta, das 14h às 21h30. Sábados e domingos, das 10h30 às 18h30. Ginásio. Grátis. Entrega de senhas no local a cada 1h: - terça a sexta, a partir das 13h30, com último horário às 20h30; -sábados e domingos, a partir das 10h, com último horário às 17h.

ENTRE SALTOS

Desafios motores estimulam a exploração lúdica do gesto motor “saltar” e das capacidades físicas de coordenação como o equilíbrio e a potência. O circuito será composto por salto em altura e Rope Skipping, entre outros. XXDe 7 a 15. Terça a sexta, das 14h às 21h30. Sábados e

domingos, das 10h30 às 18h30. Ginásio. Grátis. Entrega de senhas no local a cada 1h: - terça a sexta, a partir das 13h30, com último horário às 20h30; -sábados e domingos, a partir das 10h, com último horário às 17h.

APRESENTAÇÃO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA COM ARTHUR NORY

O atleta fala sobre sua carreira, principais conquistas e sobre a participação nos Jogos do Rio. Arthur Nory é campeão Sul-Americano e Pan-Americano Juvenil, tri campeão brasileiro juvenil e medalha de bronze no solo nos Jogos do Rio (2016). XXDia 14, sábado, às 14h. Ginásio. Grátis.

Foto: Divulgação

esporte e atividade física


Vivência em circuito em que participantes serão desafiados a testar e desenvolver seu equilíbrio e habilidades motoras no slackline, trave de equilíbrio e na patinação. XXDe 17 a 20, terça a sexta, das 14h às 21h30. Dias 21 e 22, sábado e domingo, das 10h30 às 18h30. Ginásio. Grátis. Entrega de senhas no local a cada 1h: - terça a sexta, a partir das 13h30, com último horário às 20h30; -sábados e domingos, a partir das 10h, com último horário às 17h. A partir de 6 anos.

STAND UP PADDLE E SURFE

Vivência dos fundamentos básicos do surfe e do stand up paddle, com foco no equilíbrio e deslocamentos sobre a prancha. É necessário apresentar a credencial do Sesc e o exame médico dermatológico atualizados. XXDias 21 e 22, sábado e domingo, das 14h às 18h30. Piscina. Grátis.

É DE REBATER ESPORTES DE REBATIDAS

Vivências de modalidades esportivas que envolvem o gesto motor rebater, presente no Tênis de Mesa, no Badminton e no Vôlei. XXDe 24 a 27, terça a sexta, das 14h às 19h30.Dias 28 e 29, sábado e domingo, das 10h30 às 18h30. Ginásio. Grátis. Entrega de senhas no local a cada 1h: - terça a sexta, a partir das 13h30, com último horário às 18h30; -sábados e domingos, a partir das 10h, com último horário às 17h.

CURSO DE TÊNIS DE MESA COM REYNALDO YAMAMOTO

Apresentação de técnicas e táticas da modalidade como saques de efeito, ataques de forehand e backhand e recepção. Reynaldo Yamamoto foi campeão sul-americano, latino-americano e campeão mundial de equipes da segunda divisão. Atualmente é treinador da seleção brasileira sub 18, e técnico do São Caetano do Sul (clube heptacampeão brasileiro). XXDe 24 a 27, terça a sexta, das 19h30 às 21h30. Espaço Corpo e Arte. Grátis. Inscrições de 10 a 17 para Credencial Plena, na Central de Atendimento. Vagas remanescentes a partir do dia 18.

FESTIVAL DE VOLEIBOL MISTO

Destinado aos participantes da recreação esportiva e demais interessados. Visa a promoção da prática e a integração entre os frequentadores com disputas entre equipes. Inscrições de 10 a 20 no Setor de Esportes. XXDe 24 a 27, terça a sexta, das 20h às 21h30. Ginásio. Grátis.

conquistas, além de participar de um jogo exibição com a atleta Lígia Silva, que foi medalha de prata no Pan de Toronto e esteve nas Olimpíadas de Sidney (2000), Atenas (2004) e Londres (2012). XXDia 28, sábado, às 14h30. Ginásio. Grátis.

APRESENTAÇÃO DE VOLEIBOL COM LUCARELLI

Lucarelli é um dos principais jogadores do voleibol mundial. Eleito o melhor ponta do Campeonato Mundial da Polônia 2014, coleciona títulos. O atleta foi campeão olímpico e melhor jogador do Mundial Sub-23, campeão do Sul-Americano, da Copa dos Campeões, entre outros. Atua no Funvic Taubaté e na Seleção Masculina de Vôlei. XX29, domingo, às 14h30. Ginásio. Grátis.

DIA 28

TÊNIS DE MESA

FESTIVAL E JOGO EXIBIÇÃO COM HUGO HOYAMA E LÍGIA SILVA

Hugo Hoyama começou a praticar o tênis de mesa com sete anos de idade e aos 17 foi convocado para a Seleção Brasileira adulta. Participou de 6 edições dos Jogos Olímpicos e 7 dos Jogos Pan Americanos, atualmente é técnico da Seleção Brasileira Feminina. Nesta atividade o atleta fala sobre sua carreira e

Foto: Divulgação

BALANÇA MAS NÃO CAI DESAFIO DE EQUILÍBRIO

7


Foto: Jeff Dias

LANÇAMENTOS E ARREMESSOS DESAFIO DE ARREMESSO

Lançar e arremessar são gestos motores presentes em várias modalidades esportivas. Na atividade, os participantes poderão testar suas habilidades em desafios de basquete, handebol, frisbee e beisebol. XXDe 31/1 a 3/2, terça a sexta, das 14h às 19h30. Dias 4 e 5/2, sábado e domingo, das 10h30 às 18h30. Ginásio. Grátis. Entrega de senhas no local a cada 1h: - terça a sexta, a partir das 13h30, com último horário às 18h30; -sábados e domingos, a partir das 10h, com último horário às 17h.

FESTIVAL DE BASQUETE

Destinado aos participantes das recreações esportivas e demais interessados. Visa a promoção da prática e a integração entre os frequentadores com disputas entre equipes. Inscrições no Setor de Esportes de 24 a 27/01. XXDe 31/01 a 03/02, terça a sexta, das 20h às 21h30. Ginásio. Grátis.

RECREAÇÃO CIRCUITO CIRCENSE

Por meio de vivências lúdicas as crianças serão estimuladas a praticar as habilidades de equilibrar, saltar e rebater. XXEquilibrar - dias 7,8,14 e 15. XXSaltar - dias 21 e 22. XXRebater - 28 e 29. Às 14h30 e 16h. Ginásio. Grátis.


verbete Aptidão 1.Habilidade para realizar ou executar alguma coisa; competência, destreza ou capacidade. 2. Também pode ser a inclinação ou vocação inerente que, por evolução natural, por exercitação ou pelo tipo de educação recebida, se transforma em competência. 3. Aglomerado de condições obrigatórias para o cumprimento ou correta execução de certas tarefas ou trabalhos. Fonte: Léxico.pt: Dicionário Online de Português. Neste mês, por meio da prática de diferentes gestos e habilidades motoras, esperamos dar condição para que o indivíduo se torne apto para a prática do esporte em suas diferentes manifestações.


Foto: Pedro Vannucchi

10

PROGRAMA DE ATIVIDADES AQUÁTICAS Desenvolve a segurança do praticante no meio líquido, a aprendizagem e prática da natação, o condicionamento físico, a recreação e o bem-estar. É necessário apresentar credencial e exame médico dermatológico atualizados.

HIDROGINÁSTICA Exercícios aeróbios, de resistência muscular localizada, coordenação, ritmo e flexibilidade para o aprimoramento da condição física e manutenção da qualidade de vida. Com instrutores do Sesc.

XX Terças e quintas, às 13h30, 15h, 16h, 17h, 18h e 20h. Quartas e Sextas, às 13h30, 15h, 17h, 18h e 19h. Piscina.

AULA ABERTA HIDRORECREATIVA Aulas descontraídas que combinam atividades recreativas e exercícios aeróbios de coordenação, ritmo e flexibilidade. Com instrutores do Sesc. XXSábados, às 15h. Exceto dia 21. XXDomingos, às 10h30. Piscina. Grátis. É necessário apresentar a credencial plena do Sesc e exame dermatológico atualizados.

PRÁTICAS CORPORAIS Para você que busca atividades que valorizam o autocuidado, o autoconhecimento, a consciência dos limites corporais e a concentração.

YOGA PARA INICIANTES Prática Indiana indicada para pessoas que buscam equilíbrio, com exercícios de respiração e posturas, mesclando tonicidade e relaxamento, aliados à meditação. Com instrutores do Sesc. XXTerças e Quintas, às 14h30. XXQuartas e sextas, às 18h30. Espaço Corpo e Arte.


PROGRAMA GINÁSTICA MULTIFUNCIONAL Também conhecido por GMF, o programa foi elaborado para oferecer exercícios físicos que levam em conta a expectativa e o estilo de vida do praticante. Desenvolve, de forma integrada, as habilidades motoras

(correr, saltar, arremessar e outras) e as capacidades físicas (equilíbrio, coordenação, agilidade, resistência muscular e cardiorrespiratória) por meio de um roteiro de exercícios personalizado e aulas em

grupo. O aluno permanece o tempo necessário para realização de sua rotina de exercícios. É indicado para jovens, (a partir de 12 anos), adultos e idosos. Vagas limitadas.

AULAS EM GRUPO TERÇAS E QUINTAS HORA

3

14h30

ALONG.

17h20

18h

19h30

5

RESISTÊNCIA MUSCULAR

ALONG.

RESISTÊNCIA MUSCULAR

RESISTÊNCIA MUSCULAR

ALONG.

RESISTÊNCIA MUSCULAR

ALONG.

10

12

17

19

24

26

31

CIRCUITO DE ATLETISMO

CIRCUITO DE ATLETISMO

COORDENAÇÃO E EQUILIBRIO

EQUILÍBRIO

CIRCUITO COM RAQUETES

CIRCUITO COM RAQUETES

COND. FÍSICO E ESPORTE

DESAFIOS DE SALTOS

CIRCUITO DE ATLETISMO

DESAFIOS DE EQUILÍBRIO

COORDENAÇÃO E EQUILIBRIO

COND. FÍSICO E ESPORTE

CIRCUITO COM RAQUETES

LANÇAMENTOS COM PRECISÃO

CIRCUITO DE ATLETISMO

DESAFIOS DE SALTOS

EQUILÍBRIO

DESAFIOS DE

DINÂMICO

EQUILÍBRIO

CIRCUITO COM RAQUETES

COND. FÍSICO E ESPORTE

COND. FÍSICO E ESPORTE

CIRCUITO DE ATLETISMO

DESAFIOS DE SALTOS

COORDENAÇÃO E EQUILIBRIO

CIRCUITO COM RAQUETES

CIRCUITO COM RAQUETES

LANÇAMENTOS COM PRECISÃO

DINÂMICO

EQUILÍBRIO DINÂMICO

QUARTAS E SEXTAS HORA

4

6

11

13

18

20

25

27

14h30

RESISTÊNCIA MUSCULAR

ALONG.

CIRCUITO DE ATLETISMO

CIRCUITO DE ATLETISMO

EQUILÍBRIO DINÂMICO

COORDENAÇÃO E EQUILIBRIO

CIRCUITO COM RAQUETES

CIRCUITO COM RAQUETES

17h30

ALONG.

RESISTÊNCIA MUSCULAR

DESAFIOS DE SALTOS

CIRCUITO DE ATLETISMO

COORD. E EQUILIBRIO

COORDENAÇÃO E EQUILIBRIO

CIRCUITO COM RAQUETES

COND. FÍSICO E ESPORTE

19h30

RESISTÊNCIA MUSCULAR

ALONG.

CIRCUITO DE ATLETISMO

DESAFIOS DE SALTOS

DESAFIOS DE EQUILÍBRIO

EQUILÍBRIO DINÂMICO

COND. FÍSICO E ESPORTE

CIRCUITO COM RAQUETES

11


TABELA DE ATIVIDADES FÍSICAS GINÁSTICA

Modalidade

Faixa Etária

Sábado

Domingo

10h às 14h

10h às 14h

12 anos

15h

10h30

06 a 12 anos

10h10 / 14h

12 anos

11h

Ginástica Multifuncional***

12 anos

(R$33,00/ R$74,00) Yoga para iniciantes (R$33,00/ R$74,00)

12 anos

Hidroginástica

Terceira

(R$44,00/ R$100,00)

Idade

Hidroginástica

ATIVIDADES AQUÁTICAS

12

(R$44,00/ R$100,00)

12 anos

3ª e 5ª

4ª e 6ª

13h30 às 16h30

13h30 às 16h30

16h30 às 19h

16h30 às 19h

18h30 às 21h30

18h30 às 21h30

14h30

18h30

13h30 / 15h / 16h

13h30 / 15h

17h / 18h / 20h

17h / 18h / 19h

Hidroanimação para credenciados no Sesc Grátis Práticas Aquáticas (R$ 31,00 / R$ 70,00) Práticas Aquáticas (R$ 31,00 / R$ 70,00) Práticas Aquáticas (R$ 44,00 / R$ 100,00)

12 anos

19h

20h

DESCONTO DE 50% PARA IDOSOS (COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 60 ANOS) EM CURSOS SOMENTE DE 2ª A 6ª FEIRA NOS HORÁRIOS DAS 09H ÀS 17H59.

O uso do ginásio e da quadra externa é restrito aos credenciados na categoria plena - O ginásio é um espaço múltiplo uso e a recreação livre ficará suspensa em casos de atividades especiais ou locação. Vagas - Verifique disponibilidade de vagas na Central de Atendimento. Para efetuar a inscrição, é necessária a apresentação de atestado médico de aptidão para a prática física específica e credenciamento

Faltas - O aluno poderá ter no mês até 3 faltas não justificadas. As demais faltas deverão ser justificadas por meio de atestados médicos. Atestado Médico - A não apresentação de atestado médico atualizado implica em perda automática da vaga. Piscina - O uso da piscina é restrito aos credenciados no Sesc com exame dermatológico válido.

Atividades específicas para gestantes, pessoas com indicação de tratamento terapêutico e pessoas com deficiências, que necessitam de auxílio para a realização da atividade, não fazem parte da atual grade de cursos do Sesc São José dos Campos. Mensalidade - O pagamento poderá ser efetuado até a data do vencimento em qualquer agência bancária conforme boleto, ou nas unidades do Sesc. Quando o pagamento da mensalidade não for efetuado até a data do vencimento, a vaga será disponibilizada.


TABELA DE RECREAÇÃO ESPORTIVA Modalidade

Street ball - Quadra

Sesc Empresa Quadra

Faixa Etária

12 anos

Até 12 anos

Futsal - Quadra

A partir de 12 anos

Solário Hidrorecreativa Piscina Raia Livre - Recreação Piscina Raia Livre - Natação Piscina

Livre

19h30 às

10h30 às

21h30

21h30

12h30

19h30 às 21h30

Livre

*Somente para credencial plena.

Domingo

19h30 às 21h30

17h às

17h às

16h às

10h30 às

19h

19h

18h30

12h30

13h30 às 21h30

17h às

17h às

10h30 às

19h

19h

12h30

13h30 às 21h30

13h30 às 21h30

13h30 às 21h30

10h30 às 13h

15h

Livre

Livre

Sábado

19h30 às

16 anos

Futsal - Quadra

Tênis de Mesa*

Exceto dia 21 13h às 21h30 13h às 19h 20h às 21h30

10h30 às 13h

10H30

13h às 21h30

13h às 21h30

13h às

10h às

10h às

21h30

18h30*

18h30*

13h às 20h

13h às 19h

13h às 20h

21h às 21h30

20h às 21h30

21h às 21h30

10h às

10h às

18h30*

18h30*

13


14

Ilusões...são só Ilusões ! A clássica arte de iludir os sentidos humanos com truques, objetos e ilusões de ótica será mostrada numa programação que reúne mágicos clássicos e contemporâneos.

ROKAN - 50 ANOS DE MÁGICA Conhecido como o mágico dos dedos de ouro, Rokan se apresenta desde 1967 com sua parceira Rani e em sua trajetória inspirou gerações de mágicos. Sua dedicação e paixão pela manipulação serão mostradas neste espetáculo que comemora os 50 anos de carreira. XXDia 8, domingo, às 15h. Auditório. 126 pessoas. R$5,00 R$ 8,50 R$17,00

I-MAGEM E-MÁGICA O que é, o que é? Vemos e apreciamos, mas não sabemos bem como funciona. Mágica ou tecnologia? Utilizando elementos como fotografia digital, realidade aumentada e pixels, o mágico realiza

efeitos que não podem ser explicados pelo simples uso dos recursos tecnológicos conhecidos. Seria uma tecnologia desconhecida ou simplesmente a engenhosidade do mágico? Com Teatro Amino. XXDia 15, domingo, às 15h. Auditório. 126 pessoas. R$5,00 R$ 8,50 R$17,00

A ARTE DO ILUSIONISMO Uma leitura poética de clássicos do ilusionismo em combinação com a música erudita e instrumental. Interpretações com grandes temas de Mozart, Chopin, Waldteufel, Rossini e Strauss. Premiado internacionalmente nos melhores festivais do gênero, o espetáculo apresenta uma mistura de

humor e emoção, a arte da mágica e a boa música. Com Caio Ferreira. XXDia 22, domingo, às 15h. Auditório. 126 lugares. R$5,00 R$ 8,50 R$17,00

UMA SÉRIE DE SURPRESAS Um espetáculo de mágica que desafia a imaginação, incita o pensamento e cria encantamento enquanto diverte o público de maneira sensível. Assim, propõe-se um espaço de improviso que conta com efeitos de magia cômica, clássica e contemporânea, em que mágicos do Grupo Fundo Falso convidam o público a um espaço em que a lógica é colocada em cheque. Com o Grupo Fundo Falso. XXDia 29, domingo, às 15h. Auditório. 126 pessoas. R$5,00 R$ 8,50 R$17,00

Foto: Divulgação - A Arte do Ilusionismo

circo


Foto: Divulgação

”CRÁSSICOS”

CADÊ O MEU NARIZ?

O universo dos grandes clássicos, desde o Bolero de Ravel até os musicais dançantes, está presente neste espetáculo por meio da lente inventiva e desastrosa do riso. Em cenas curtas, a Família Burg imprime um ritmo alegre e espírito cômico autêntico aos conhecidos temas do cinema e do circo. Com Família Burg. XXDia 15, domingo, às 16h30. Praça. 450 pessoas. Grátis.

Após vários atrasos, um palhaço é demitido do circo e se vê obrigado a dormir em um banco de praça. Na manhã seguinte ele percebe que algo está faltando: o seu nariz vermelho. Uma menina aparece e diz ter visto quem roubou: um cachorro. Os dois decidem sair na busca pelo cão. Em seu caminho aparecerão personagens como um equilibrista, um policial e um adestrador de pulgas e, com eles, a dupla reviverá quadros clássicos de circo. Com Cia O que De Quê? XXDia 22, domingo, às 16h30. Praça. 450 pessoas. Grátis.


Foto: Divulgação - Reisado da Borboleta, do Maracujá e do Pica Pau

crianças

16

CURUMIM Programa socioeducativo que visa, num ambiente de cooperação e de respeito mútuo, garantir espaços e tempos de brincar, criar e conviver. O Curumim tem por objetivo ampliar o conhecimento e o repertório do participante, por meio de diferentes estímulos e atividades artísticas, ambientais, esportivas e tecnológicas, entre outras, respeitando o que cada criança tem de mais característico: o ato de brincar. Para frequentar é necessário ter credencial plena ou ser estudante de escola pública, ter de 7 a 11 anos e disponibilidade de terça a sexta, das 13h45 às 17h15.

Período de inscrição: Credencial Plena 10 a 15, das 14h às 19h. Vagas Remanescentes para estudantes de escola pública 26 e 27, das 14h às 16h. Documentos necessários: Credencial Plena do Sesc atualizada, foto 3x4, cópia do RG ou certidão de nascimento, declaração escolar e atestado médico (a criança deve estar apta para práticas esportivas). Inscrição gratuita. Mais informações: 3904-2034/3904-2035

TEATRO REISADO DA BORBOLETA, DO MARACUJÁ E DO PICA PAU Espetáculo de bonecos e atores com representações inspiradas na Commédia

Dell’Arte e no nosso teatro popular, as quais criam um Natal brasileiro, enlaçado com vários tipos de festejos. XXDia 8, domingo, às 16h30. Solário. 650 pessoas. Grátis.

O VAQUEIRO E O BICHO FROXO História de um vaqueiro que vê Rosinha, seu grande amor, ser raptada pelo terrível Bicho Froxo. Para têla de volta terá de percorrer um caminho perigoso, onde será ajudado e perseguido por personagens do universo mítico brasileiro como PapaFigo, Janaína Mãe D’Agua e Miquelina do Jequitinhonha, até finalmente reencontrar sua amada. XXDia 29, domingo, às 16h30. Solário. 650 pessoas. Grátis.


Foto: Ícaro Viníciu Bueno - Bicicleta Literária

literatura

17

ENQUANTO A LUA ALUMEIA Espetáculo poético que faz um tributo à arte de Juca da Angélica, poeta mineiro nascido em 1918 e falecido recentemente. Mesclando as músicas do disco de estreia do Trio José, “Puisia”, e a leitura dos poemas, ressalta a oralidade e simplicidade presentes no cotidiano do interior mineiro. Com o poeta e letrista Paulo Nunes e os músicos Victor Mendes (voz/viola) e Danilo Moura (voz/violão). XXDia 26, quinta, às 19h30. Convivência. 450 pessoas. Grátis.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA HISTÓRIAS BRINCADAS PARA PEQUENINOS Por meio de bonecos e livros de imagens a Cia. O Curioso conta e canta pequenos contos que são permeados por muita música, interagindo diretamente com as crianças. XXDia 29, domingo, às 11h. Oficina. Vagas limitadas. Grátis. 0 a 5 anos.

INTERVENÇÃO BICICLETA LITERÁRIA Intervenção cênica de estímulo à leitura. Os artistas da Cia. O Curioso circularão pelo espaço em uma bicicleta e a cada parada serão realizadas intervenções com histórias narradas com pequenos bonecos (dedoches, fantoches de luva), imagens e objetos, livros de imagens interativos, além de muita música. XXDia 29, domingo, às 14h e às 15h30. Convivência. 450 pessoas. Grátis.


Foto: Divulgação - O Segredo das äguas

cinema e vídeo

18 Retirada de Ingressos A partir das 16h30: somente para Credencial Plena; Credencial Atividade e MIS. A partir 17h: Credencial Plena; Credencial Atividade; MIS e demais interessados, havendo disponibilidade. Faça sua credencial gratuitamente. Informe-se na Central de Atendimento. Domingos, às 18h. Auditório. Grátis.

DESCOBRIR-SE Seleção de filmes de quatro países que apresenta diferentes e sensíveis narrativas ao abordar a passagem para a vida adulta por meio do olhar de personagens jovens. Conflitos, desconfortos, descobertas e relações deste universo, em perspectivas realistas e poéticas.

CASA GRANDE Sônia e Hugo são da alta burguesia carioca e levam uma vida bastante confortável. Aos poucos vão à falência, mas ninguém sabe de seus problemas financeiros, nem mesmo o filho Jean, que faz de tudo

para se desvencilhar dos pais superprotetores. Para se manter, o casal corta despesas e ele, que só se preocupava com garotas e vestibular, enfrenta pela primeira vez a realidade. Direção: Fellipe Gamanaro Barbosa / Brasil / DVD / 115 minutos. XXDia 8, domingo.

O SEGREDO DAS ÁGUAS A história acontece na ilha japonesa de Amami Oshima. Uma noite, Kaito descobre um cadáver flutuando no mar. Sua namorada Kyoko vai tentar ajudá-lo a entender essa misteriosa descoberta. Juntos, os jovens, de apenas 16 anos, vão tentar entender a natureza cíclica da vida, amor e morte. Direção: Naomi Kawase / Japão / 2015 / DVD / 120 minutos. XXDia 15, domingo.

VIVER É FÁCIL : COM OS OLHOS FECHADOS Em plena década de 60, Antônio, um modesto professor de inglês, é fã incondicional dos Beatles e sonha em conhecer seu ídolo, John Lennon. Para encontrar

o seu “herói”, o professor viaja até Almeria e no meio do caminho esbarra com dois jovens: Belén e Juanjo, um garoto de dezesseis que está fugindo do pai autoritário. O encontro faz a vida de cada um tomar rumos imprevisíveis. Direção : David Trueba / Espanha / 2013 DVD / 108 minutos. XXDia 22, domingo.

CLUB SANDWICH Paloma cria sozinha o seu filho Héctor, de 15 anos. Os dois viajam para um pequeno resort vazio, por causa da baixa temporada. Quando uma garota da idade de Héctor chega no lugar, o adolescente se interessa por ela. Paloma começa a perceber que seu garotinho está se tornando um adulto. Direção: Fernando Eimbcke / México / 2015 / DVD / 79 minutos. XXDia 29, domingo.


AULAS ABERTAS DANÇA DE SALÃO Vivência dos passos básicos para dançar em pares. XXSamba-Rock: dias 24 e 31, terças , às 19h30. XXGafieira: dias 25/01 e 01/02, quartas, às 19h30. Solário. Grátis.

jovens Foto: Divulgação - mini curso de game maker

dança

OFICINA MINI CURSO DE GAME MAKER

Foto: Divulgação

Criação de jogos MMO, incluindo a criação de personagens, mapas, estruturação de jogo e brainstorming de história para base do jogo. Não é necessário que o aluno tenha conhecimento em programação. Com Guilherme B Santos, instrutor Game Maker. Trabalhou no INPE na área de manutenção de servidor de desenvolvimento de satélite solo e suporte aos usuários da rede. XXDe 24/1 a 14/2, terças, às 19h. Espaço Tecnologias e Artes Vagas limitadas. 13 a 29 anos. Grátis R$ 8,50 R$17,00

19

RADAR A convivência, o diálogo e a troca de experiências por meio de diferentes linguagens artísticas, como música, teatro, dança e tecnologias, bem como o acesso às informações e fortalecimento de relações afinadas com os interesses da juventude.

PALCO ABERTO Espaço para jovens de 13 a 29 anos se apresentarem no Sesc São José dos Campos nas mais variadas linguagens artísticas. Música, teatro, dança, poesia e performances são algumas das possibilidades de apresentação. XXDia 18/02, sábado, às 17h. Solário. Inscrições na Central de Atendimento. De 03 a 31.


Foto: Fábio M Tofo

música

20

SERIAL FUNKERS A banda apresenta canções autorais de seu primeiro álbum “Porque Funk é coisa séria”, além de releituras do funk e soul nacionais e internacionais A Serial Funkers foi criada no fim 2006 inspirada em diversos gêneros da Black Music. Com Regis Paulino (voz), Luciano Ribeiro (contrabaixo), Luguta (bateria) e Herbert Medeiros (teclados). XXDia 6, sexta, às 19h30. Solário. 650 pessoas. Grátis. Retirada de ingresso com 1h de antecedência.

SILVAN GALVÃO RITMOS AMAZÔNICOS O paraense de Santarém, Silvan Galvão, é percussionista, cantor, compositor e pesquisador, e seu trabalho sempre esteve conectado à cultura popular, em especial da região

amazônica. O 1º álbum “Segredos Amazônicos”, apresenta seu trabalho instrumental autoral, baseado na fusão de ritmos tradicionais amazônicos com elementos do jazz, em arranjos criativos com harmonias sofisticadas, polirritmias e muita improvisação. A mistura acabou por receber o rótulo de “jazz amazônico”. Neste show é acompanhado por Marcelo Bruno (contrabaixo), Letto (guitarra), Pedro Sales (saxofone) e Gabriela Góes (percussão e flauta). No repertório, canções autorais, algumas músicas instrumentais do 1º álbum e clássicos da música regional amazônica de autores como Pinduca, Mestre Verequete, Rui Barata e Nilson Chaves. XXDia 7, sábado, às 18h. Solário. 650 pessoas. Grátis. Retirada de ingresso com 1h de antecedência.

CAFÉ IRLANDA A banda carioca formada em 2009 mescla sonoridades brasileiras às de países que, como a Irlanda, possuem origem celta (Galícia, Escócia, Bretanha Francesa e Gales). Apresenta as ‘tunes’ irlandesas, músicas instrumentais que acompanham um tipo de sapateado e as ‘drinking songs’, músicas populares e seculares, muito cantadas em pubs tradicionais. Com Pedro Rezende (flautas, vocais), Davi Paladini (bodhrán e vocais), Kevin Shortall (violão e vocais), Rique Meirelles (violino, viola de roda, vocais) e Paula Sabattino (dançarina). XXDia 13, sexta, às 19h30. Solário. 650 pessoas. Grátis. Retirada de ingresso com 1h de antecedência.


Foto: Mila Maluhy

CAMARADA ERNESTO

BAILE DOS WERNECK

A banda paulistana interpreta ritmos como a salsa, rumba e a ‘nova cúmbia’, que faz uma imersão na cúmbia tradicional com influências de outros gêneros musicais, como ska, reggae e dub. Novos arranjos trazem timbres contemporâneos e transformam a Cúmbia em um som moderno e mais dançante. Com Rodrigo ‘PP’ Bernardes Cruz (bateria), Rafael Fazzion (percussão), Alexandre Gutierrez (trompete), Danilo Catatau (saxofone), Luiz Gustavo Lugu (teclado), Marcos Arósio (violão e voz), Hélio Galdanz (guitarra e voz) e Marito Melendez (contrabaixo e voz). XXDia 14, sábado, às 18h. Solário. 650 pessoas. Grátis. Retirada de ingresso com 1h de antecedência.

O show dançante apresenta uma releitura focada no samba-rock, Jorge Ben Jor, Tim Maia e soul, além de promover um resgate dos bailinhos com os passinhos combinados. Com Márcio Werneck (voz e guitarra), Carlos Strobing (contrabaixo), Marinho Lemes (bateria), Marcio Forte (percussão) e Theo Werneck (guitarra/vocal) XXDia 20, sexta, às 19h30. Solário. 650 pessoas. Grátis. Retirada de ingresso com 1h de antecedência.

VEJA LUZ A banda foi formada em 2008, em Taboão da Serra (SP), influenciada pelo reggae jamaicano e inglês e pelos ritmos afrodescendentes como a soul music, jazz, blues, R&B e hip hop. Lançou o 1º álbum homônimo em

2012 e atualmente está em estúdio preparando o novo disco para 2017. O grupo foi premiado nos festivais Festival Taboarte (2002 e 2003), Mapa Cultural Paulista (Etapa Regional), Prêmio Cooperifa (2007) e Festival FAM (2013). Com Finnu Ras (vocal), Marcus Rosa (contrabaixo), Marcelo Caverna (bateria), Maurício Cebola (teclados), Fernando Rangel (guitarra) XXDia 21, sábado, às 18h. Solário. 650 pessoas. Grátis. Retirada de ingresso com 1h de antecedência.


Foto: Duda Moraes

22

DIA 19

DO JAZZ AO SAMBA, DO SAMBA AO JAZZ: UMA HOMENAGEM AO ZIMBO TRIO

GROOVERIA Conhecido por seus arranjos suingados e refinados de clássicos da MPB, o coletivo Grooveria inova em seu novo show. Tendo como ponto de partida as músicas do novo álbum ‘Samba Funky Jazz’, o grupo liderado pelo baterista e produtor Tuto Ferraz apresenta o seu lado autoral e de parcerias com Jessé Santo, Jota Erre, Leonardo Mendes e Fernanda Abreu. Destaque para as instrumentais “TFunky”, “Chorando na gafieira” e “Big Band a la Batucada”, além de “Passando o som” seguida da versão de “When Doves Cry” (Prince), essas do primeiro disco do coletivo. XXDia 27, sexta, às 19h30. Solário. 650 pessoas. Grátis. Retirada de ingresso com 1h de antecedência.

SKAFANDROS ORKESTRA Fundada em Campinas, em 2011, e composta por 11 músicos, a banda mistura o balanço do ska jamaicano com ritmos brasileiros em releituras e músicas autorais. O repertório

funde ijexá, jongo, frevo, maracatu, coco e baião com elementos da música erudita e popular, presentes nas obras de Villa-Lobos e Dorival Caymmi. XXDia 28, sábado, às 18h. Solário. 650 pessoas. Grátis. Retirada de ingresso com 1h de antecedência.

TODAS AS NOTAS Apresentações de música instrumental nos seus diversos formatos e estilos.

AMILTON GODOY - DO JAZZ AO SAMBA, DO SAMBA AO JAZZ: UMA HOMENAGEM AO ZIMBO TRIO Com mais de 60 anos de carreira, o pianista Amilton Godoy conviveu com os grandes nomes da MPB nas décadas de 1960 e 1970. Acompanhou Elis Regina, Elizeth Cardoso, Wilson Simonal, Baden Powell, Vinícius de Moraes, Jorge Ben Jor, Simonal, Chico Buarque e Jair Rodrigues, tornando-se um instrumentista de grande reconhecimento nacional e internacional. É um dos

responsáveis por criar a escola do samba-jazz e, principalmente, da música instrumental brasileira. Ao lado de Edu Ribeiro (bateria) e Sidiel Vieira (contrabaixo), Amilton Godoy apresenta um show dedicado à história do samba-jazz e uma homenagem ao Zimbo Trio. XXDia 19, quinta, às 20h. Auditório. 126 lugares. R$5,00 R$ 8,50 R$17,00

FEVEREIRO DUO RAIZA GANZÁ O duo formado em 2009 apresenta repertório com base na pesquisa de compositores do modernismo brasileiro e músicas extraídas das manifestações populares brasileiras de diversas matrizes (africana, europeia e indígena). No programa arranjos autorais de domínio público e reinterpretações do material pesquisado. Com Cá Raiza (violino) e Di Ganzá (violão). XXDia 4/2, sábado, às 20h. Auditório. 126 lugares. R$5,00 R$ 8,50 R$17,00


Foto: Divulgação

teatro

23

ESPETÁCULOS BILLIE O espetáculo relata a trajetória e a carreira da cantora Billie Holiday, ícone do jazz norte-americano. A peça se apropria de duas biografias sobre a artista e passa por várias fases de sua vida. Em cena, a personagem participa de suas últimas gravações, assombrada pelo fantasma do sucesso. Com Cássia Damasceno, Otávio Linhares e Diego Fortes. Texto e Direção: Alexandre França. XXDia 14, sábado, às 20h. Auditório. 126 lugares. R$5,00 R$ 8,50 R$17,00

TRAGÉDIA: UMA TRAGÉDIA O espetáculo tem a forma de um telejornal cobrindo ostensivamente um fato apocalíptico: o sol se pôs, talvez para nunca mais nascer, colocando toda a

população em uma noite infinita. Frank, o âncora no estúdio, lidera o programa, ocasionalmente passando a transmissão para os outros três repórteres: Suzana, que está em campo tentando achar alguma testemunha sobre o fato; Constance, que está em frente a uma casa vazia; e o especialista jurídico Michel, que está no palácio do governo buscando as respostas do governador para a situação. Ninguém sabe ao certo o que aconteceu, mas o jornal continua no ar tentando explicar o inexplicável. O texto de Wiil Eno teve sua estreia mundial em Londres, em 2001, mesmo ano em que as torres gêmeas de Nova York caíram, colocando o mundo inteiro em alerta. Direção: Carolina Mendonça. XXDia 27, sexta, às 21h. Auditório. 126 lugares. R$5,00 R$ 8,50 R$17,00

MINI CURSO DIDÁTICA DA ENCENAÇÃO Atividades teóricas e práticas abordando procedimentos de direção, interpretação e representação. Noções e responsabilidades do fazer teatral, análise de texto, concepção do espetáculo, modos de construção da encenação, construção de personagem realista, construção de personagem farsesco e exercícios práticos. Atividade voltada para profissionais da área com experiência. Com Roberto Lage. XXDe 14/02 a 17/2, terças a sexta. Auditório. 126 lugares. Inscrições no período 19 de janeiro a 12 de fevereiro, na Central de Atendimento. Vagas Limitadas. R$5,00 R$ 8,50 R$17,00


meio ambiente

alimentação

ECOLOGIA URBANA

24

Tem criança na cozinha Oficinas de culinária que buscam oferecer de forma prática atividades que reforçam as características nutricionais dos alimentos por meio do manuseio e observação de cores, formas e sabores.

OFICINAS BRINCAR E APRENDER COM FRUTAS Oficina que irá desenvolver experiências sensoriais às cegas para descoberta de texturas e identificação de alimentos, utilizando as mãos. As crianças também irão preparar uma receita saborosa e nutritiva com o uso de frutas. XXDia 21, sábado, às 15h. Oficina. Vagas limitadas. Grátis, com retirada de ingresso. R$ 7,50. Retirada e venda de ingressos com 30 minutos de antecedência. Para crianças de 6 a 10 anos.

BRINCAR E APRENDER COM LEGUMES Uma experiência sensorial que irá correlacionar os alimentos e suas cores por meio de dinâmica de pintura em discos de tapioca, com pastas e carimbos de legumes coloridos, de modo que a criança se sinta livre para degustar os alimentos a qualquer momento. XXDia 28, sábado, às 15h. Oficina. Vagas limitadas. Grátis, com retirada de ingresso. R$ 7,50. Retirada e venda de ingressos com 30 minutos de antecedência. Para crianças de 6 a 10 anos.

Os caminhos para uma sociedade sustentável passam pelas relações estabelecidas nas áreas urbanas, onde se concentra grande parte da população. O projeto, desenvolvido ao longo do ano, traz reflexões e vivências sobre os vários aspectos que relacionam o homem com o ambiente em que vive.

OFICINA CRIANDO COM RETALHOS DE COURO E CÁPSULAS DE CAFÉ

Com o tema do reaproveitamento de materiais, a oficina tem a proposta de reutilizar elementos que usualmente vão para o lixo, criando peças únicas, como colares, brincos e pulseiras, que utilizam retalhos de couro e cápsulas de café. Com Cely Mello, designer de acessórios. XXDia 14, sábado, às 10h30 (retalhos de couro). XXDia 21, sábado, às 10h30 (cápsulas de café). Oficina. Grátis. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.


artes visuais

Tecnologias e Artes

EXPOSIÇÃO RAMIS MELQUIZO | PERSISTÊNCIA DA ARTE SOBRE A VIDA

Foto: Teresa Cipriano

O artista apresenta, por meio das obras, a sua visão única de mundo e inserção na realidade da vida com apropriação, lucidez e inteireza. Um olhar limpo e apaixonado sobre a beleza feminina, a interpretação do real e abstração do que é supérfluo. Neste recorte expositivo estão presentes estas três vertentes constantes em todas as fases de sua vida. XXAté dia 20. Visitação durante o horário de funcionamento do Sesc. Área de Exposição. Grátis.

25

OFICINAS BÊ-À-BÁ DAS CORES E CANTIGAS

Um convite às crianças para construírem, de forma lúdica, um livro artesanal coletivo com intervenções e incentivos estéticos e didáticos propostos no decorrer da atividade. O livro é uma coletânea de cantigas populares infantis e parlendas, selecionadas previamente e apresentadas na forma escrita, por meio de colagens de letras e palavras. XXDia 12, quinta. XXTurma 1 - às 14h. XXTurma 2 – às 16h. Inscrições no dia da atividade. Espaço Tecnologias e Artes. Grátis. Vagas Limitadas. 3 a 6 anos.

AUTÔMATOS E TRAQUITANAS

Atividade não sequencial, que atende a cada dia grupos diferentes de interessados em conhecer os princípios básicos de funcionamento de alguns mecanismos e vivenciar o processo de criação de traquitanas por meio de autômatos, como, por exemplo, uma máquina que busca representar o movimento das coisas. XXDe 17 a 25, terças e quartas, às 14h30. Espaço Tecnologias e Artes. Vagas limitadas. R$6,00 R$ 10,00 R$20,00 A partir de 8 anos.


26

PROGRAMAÇÃO

FEVEREIRO/ MARÇO 2017 CULTURA NO ROTEIRO

TREZE TÍLIAS (SC)

08 a 13/02

Foto: Acervo Sesc

O ato de viajar como forma de construção de conhecimento individual e coletivo, por meio do contato com diferentes culturas e lugares. A proposta apresenta um conjunto de roteiros interligados por um determinado assunto, como forma de ampliar não só o conhecimento sobre o tema, mas também a vivência da diversidade cultural nas muitas regiões visitadas

De 08 a 13 de fevereiro de 2017. Saída às 20h de Taubaté e às 21h de São José dos Campos. Inscrições para Credencial Plena dia 04/01, às 18h e vagas remanescentes a partir de 10/01. Roteiro realizado em coadjuvância com o Sesc Taubaté. 17 vagas.

Treze Tílias é a maior colônia austríaca do Brasil, considerada a “Tirol brasileira”. A cidade fica entre colinas e belos jardins; sua arquitetura urbana tipicamente austríaca pode ser vista nos detalhes das sacadas, entalhes em madeira das casas em estilo Alpino. É também conhecida como a capital catarinense da escultura em madeira. Nesse roteiro também será visitada Fraiburgo, conhecida como a Capital Nacional da Maçã - a cidade é famosa por seus vastos pomares de maçã, os quais são favorecidos pelas temperaturas baixas durante o inverno. Hospedagem em aposentos duplos ou triplos com meia pensão no Hotel Tirol.


TURISMO E NATUREZA

ROTA DAS OSTRAS

28 /02 a 07/03/17

Foto: Divulgação

Programação que procura valorizar os atrativos naturais em diversas regiões, ressaltando aspectos de sustentabilidade, preservação ambiental e convívio com a natureza.

FLORIANÓPOLIS (SC) De 28 de fevereiro a 07 de março de 2017 Saída às 07h do Sesc Taubaté e às 08h do Sesc São José dos Campos. Consulte a disponibilidade de vagas na Central de Atendimento. Roteiro realizado em coadjuvância com o Sesc Taubaté.

20 a 24/03

Foto: Divulgação

Florianópolis conta com uma rica e diversificada cultura, como a pesca praticada por comunidades tradicionais, a criação de moluscos, a arquitetura da região central, além da diversidade natural, incluindo as suas praias. Laguna é considerada patrimônio histórico nacional por seu conjunto colonial tombado, além da cultura local influenciada pelo povo açoriano e suas belas praias. Hospedagem com meia pensão no Hotel Sesc Cacupé.

NATUREZA E LAZER SESC BERTIOGA BERTIOGA (SP) De 20 a 24 de março. Saída às 10h. Inscrições para Credencial Plena dia 21/01 e vagas remanescentes a partir de 25/01. 40 vagas.

O Sesc Bertioga está situado em extensa área verde que vai da praia até o sopé da Serra do Mar, em grande parte coberta por vegetação nativa, incluindo mata de restinga, manguezal e mata atlântica. Participação na programação cultural, esportiva e de lazer da unidade, além de vivências na natureza. Hospedagem com pensão completa no Sesc Bertioga.

Todos os roteiros do Sesc incluem acompanhamento de guia credenciado pelo Ministério do Turismo, transporte e seguro de acidentes pessoais. Lanche, almoço, ingressos e passeios, conforme o destino e condições do roteiro. Todos os preços são individuais. Para a inscrição é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto e cartão do Sesc para credenciados plenos.

27


Foto: Divulgação

idosos

28

TRABALHO SOCIAL COM IDOSOS Programa do Sesc São Paulo voltado ao cidadão acima de 60 anos. Oferece atividades artísticas, físicas e sociais com o intuito de refletir sobre o envelhecimento, desenvolver novas habilidades e estimular a integração com novas gerações. As atividades são agrupadas em três conjuntos: Arte e Expressão, Corpo e Movimento e Sociedade e Cidadania. Atividades gratuitas. Informações e Inscrições na Central de Atendimento.

ARTE E EXPRESSÃO

VIVÊNCIA BOM ERA PULAR CORDA !

CURSO EXPERIMENTAÇÕES VOCAIS

Atividade que propõe a brincadeira entre avós e netos por meio do Rope Skipping, mostrando a evolução da técnica inspirada numa das brincadeiras mais simples: pular corda. XXDia 13, sexta, às 18h30. Ginásio. Vagas limitadas, Grátis.

Curso que estimula a criatividade, espontaneidade e vivência em grupo. Com o musicista Rafael da Rocha Braga. XXDe 10/1 a 21/2, terças, às 15h. Auditório. Consulte disponibilidade de vagas na Central de Atendimento. 60 anos.

AVÓS E NETOS Atividades para promover integração e fortalecer o vínculo entre avós e netos.

OFICINA DO VINIL ÀS PLATAFORMAS DIGITAIS Oficina que integra avós e netos, mostrando as técnicas de discotecagem, utilizando o vinil e as

plataformas digitais. Ao final, as preferências musicais de cada geração serão mescladas numa única sonoridade. Com Dj Jefferson Scratchj. XXDia 24, terça, às 15h. Oficina. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento. Vagas limitadas.


empresas

Foto: Bruno Castikho

29

O programa Sesc Empresa é dirigido às empresas do comércio de bens, serviços e turismo, e tem como objetivo promover a socialização, acesso ao lazer, promoção do bemestar e desenvolvimento cultural, oferecendo um cardápio de atividades para os funcionários. Informações e solicitações devem ser encaminhadas para sescempresa@sjcampos. sescsp.org.br

UM DIA NO SESC Um dia de lazer em família para conhecer e usufruir das instalações e atividades oferecidas pelo Sesc aos

trabalhadores e seus familiares. Opção para uma manhã ou uma tarde, com programação especialmente desenvolvida para a empresa (atividades lúdicas, esportivas e artísticas). Agendamento prévio.

RECREAÇÃO ESPORTIVA Espaço destinado à prática esportiva dos trabalhadores. Agendamento prévio. XX Quartas e sextas, das 19h30 às 21h30, na Quadra Externa. Vagas limitadas. Grátis.


DANÇA o

Dias 06 e 07.

e qu

Aula aberta de Forró e Ritmos Latinos

po

ra

íe

m

Dia 23.

iro re ve fe

TE AR ne S E io ia3. IA cc as2 e 2 OG fe nt21, 2 OL on fa Dias CN C a TE ão - su i ol eF ad m Al

S

E E-S AR EP PR m ve

Ataque Lírico Sarau Rap

LITERATURA


AGENDA

3

ARTES VISUAIS Exposição Ramis Melquizo | persistência da arte sobre a vida pág. 25 ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Yoga para iniciantes pág. 10

10

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Circuito Acrobático pág. 6 Entre Saltos pág. 6 IDOSOS Experimentações Vocais pág. 28

17

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Balança mas não cai pág. 7 TECNOLOGIAS E ARTES Autômatos e traquitanas pág. 25

24

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA É de Rebater pág. 7

QUINTA

4

Foto: Maria R S - Enquanto a lua alumeia

Foto: D ivulgação - Dança de Salão

QUARTA

Foto: D ivulgação - Autômatos e Traquitanas

TERÇA

5

ARTES VISUAIS Exposição Ramis Melquizo | persistência da arte sobre a vida pág. 25

ARTES VISUAIS Exposição Ramis Melquizo | persistência da arte sobre a vida pág. 25

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Hidroginástica pág. 10

EPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Yoga para iniciantes pág. 10 6

11

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Circuito Acrobático pág. 6 Entre Saltos pág. 6 CRIANÇAS Inscrições para o Programa Curumim pág. 16

18

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Balança mas não cai pág. 7

12

TECNOLOGIAS E ARTES Bê-à-bá das cores e cantigas. EPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Circuito Acrobático pág. 6

19

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Balança mas não cai pág. 7

TECNOLOGIAS E ARTES Autômatos e traquitanas pág. 25

MÚSICA Amilton Godoy – Homenagem ao Zimbo Trio pág. 22

25

26

TECNOLOGIAS E ARTES Oficina de Autômatos e Traquitanas pág. 25

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Curso de Tênis de Mesa pág. 7

LITERATURA Enquanto a lua alumeia pág. 17

IDOSOS Oficina de DJ Avós e Netos pág. 28

TECNOLOGIAS E ARTES Oficina de Autômatos e Traquitanas pág. 25

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Festival Sesc Verão de Voleibol Misto pág. 7 Curso de Tênis de Mesa pág. 7

31

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA É de rebater pág. 7 JOVENS Minicurso de Game Maker pág. 19 DANÇA Aula aberta de samba rock pág. 19

DANÇA Aula aberta de gafieira pág. 19


6

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Aulas em Grupo - GMF pág. 11 MÚSICA Serial Funkers pág. 20

13

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Circuito Acrobático pág. 6

Foto: Rui Zinat- Silvan Galvão

7

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Circuito Acrobático pág. 6 Bate-papo com a atleta Flávia Saraiva pág. 6 MÚSICA Silvan Galvão - Ritmos Amazônicos pág. 20

14

IDOSOS Bom era pular corda! pág. 28

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Bate Papo com o atleta: Arthur Nory pág. 6

MÚSICA Café Irlanda pág. 20

MÚSICA Camarada Ernesto pág. 21

20

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Balança mas não cai pág. 7 MÚSICA Baile dos Werneck pág. 21

27

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA É de Rebater pág. 7 Festival Sesc Verão de Voleibol Misto pág. 7 MÚSICA Grooveria pág. 22 TEATRO Tragédia: Uma Tragédia pág. 19

DOMINGO Foto: Ligiane Braga- O vaqueiro

SÁBADO

Foto: D ivulgação - Café Irlanda

SEXTA

TEATRO Billie pág. 23

21

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Stand Up e Surfe pág. 7 ALIMENTAÇÃO Brincar e aprender com frutas pág. 24 MÚSICA Veja Luz pág. 21

28

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Festival e Jogo exibição com Hugo Hoyama e Lígia Silva pág. 7

1

UNIDADE FECHADA

8

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Entre Saltos pag. 6 CIRCO Rokan - 50 anos de mágica pág. 14 CINEMA Casa Grande pág. 18

15

CIRCO I-magem E-mágica pág. 14 “Crássicos” pág.15 CINEMA Segredo das Águas pág. 18

22

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Balança mas não cai pág. 7 Stand Up e Surfe pág. 7 CIRCO A Arte do Ilusionismo pág. 14 Cadê o Meu Nariz ? pág. 15

29

MÚSICA Brincar e aprender com legumes pág. 24

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Apresentação Esportiva de Voleibol com Lucarelli pág. 7

MÚSICA Skafandros Orkestra pág. 22

CIRCO Uma Série de Surpresas pág. 14 CRIANÇAS O Vaqueiro e o Bicho Froxo pág. 16


Sesc São José dos Campos Terça a sexta, 13h às 22h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h. CENTRAL DE ATENDIMENTO De terça a sexta, das 13h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. Caixas, Bilheteria, Comedoria e Loja Sesc De terça a sexta, das 13h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.

informações e horários

Comedoria A Comedoria do Sesc São José dos Campos foi planejada com a proposta de promover convivência social e familiar em um ambiente acolhedor, com higiene e alimentação saudável, valorizando a culinária popular da cultura brasileira. Visite nossa cozinha - Decreto 34.557, de 28/09/1994. A Comedoria do Sesc possui cardápio em braile. Exame Médico Dermatológico* Terças - 18h às 20h30 Quartas - 17h às 20h Quintas - 15h às 18h Sextas - 14h30 às 17h30 Sábados - dias 7 e 21 - 10h às 12h45 Domingos - dias 15 e 22 - 10h às 12h45 *É obrigatório o uso de traje de banho para realizar o exame dermatológico. Clínica Odontológica Em férias concentradas até o dia 25/01. Piscina De terça a sexta, das 13h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. Crianças menores de 4 anos devem usar fralda plástica específica. Não é permitida a entrada e permanência de crianças com menos de 10 anos desacompanhadas de um responsável legal maior de 18 anos. Para uso dos armários dos vestiários é necessário trazer cadeado. Os armários que permanecerem fechados após o final do expediente serão abertos sem a devolução do cadeado. Para ter acesso à piscina, é obrigatório o uso de touca, a apresentação do cartão de matrícula e do exame médico atualizados. Utilize sunga, maiô, biquíni. Evite trajes transparentes. Vestiários De terça a sexta, das 13h às 21h45. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h45. Ginásio e Quadras De terça a sexta, das 13h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das

10h às 18h30. A recreação livre fica suspensa em caso de atividades especiais ou locação. É obrigatório o uso de trajes adequados para a prática esportiva no ginásio e quadra. Espaço de Tecnologias e Artes De terça a sexta, das 13h30 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30. Navegação Dirigida Espaço de Tecnologias e Artes Terças, dia 17, das 18h às 21h30; dia 24, das 18h às 19h e; dia 31 das 13h30 às 19h. Quarta, dias 18 e 25, das 18h às 21h30. Quinta, dia 12, das 18h às 21h30. Horários sujeitos a alteração. Consulte a programação. Sala de Leitura, Espaço de Convivência, Solário e Praça do Sesc De terça a sexta, das 13h às 21h45. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h45.

entrada das atividades. Carteirinha de estudante (UNE, UBES) ou carteirinha estudantil do ano ou semestre em vigor, comprovante de matrícula ou de pagamento de mensalidade e documento de identidade, caso acima de 60 anos; professores da rede pública com a apresentação de comprovante. A não apresentação acarretará o pagamento da diferença. A venda e distribuição dos ingressos acontecem da seguinte forma: • Na INTERNET, toda terça-feira, a venda começa a partir das 15h. Atenção: as atividades poderão ter horários diferentes para a compra, consulte a programação do seu interesse no Portal sescsp.org.br • Nas UNIDADES DO SESC NO ESTADO DE SÃO PAULO, toda quarta-feira, a venda começa às 17h30.

Venda de Ingressos INGRESSO SESC - você pode comprar os ingressos para os eventos do Sesc São Paulo em qualquer unidade do interior e do litoral do Estado.

• Para comprar ingressos online é necessário acessar o Portal sescsp. org.br e realizar um cadastro, gratuito, que também será útil para participar de promoções, inscrever-se em seminários, entre outros benefícios; • A venda online não contempla toda a programação do Sesc. Confira as apresentações disponíveis em sescsp. org.br; • A cada semana, serão disponibilizados apenas os ingressos das atividades que acontecerão na semana seguinte, de segunda a domingo, incluindo as apresentações de temporada.

Entrada proibida após o início dos espetáculos.

Política de devolução e troca de ingressos no Sesc:

Formas de pagamento Dinheiro, cheque (à vista), cartões Visa, Visa Electron, Mastercard, Maestro, Redeshop, Diners Club International e Aura (cartões de crédito somente à vista).

• ingressos comprados nas bilheterias da Rede Sesc não poderão ser devolvidos ou trocados para outros espetáculos, datas e horários;

Não fazemos reserva de ingressos.

• Ingresso comprado na categoria incorreta não terá devolução da diferença do valor;

Importante

• Poderão ocorrer situações excepcionais, em que a venda e distribuição de ingressos terá início em dias e horários diferentes do orientado. Nesses casos, as informações constarão na descrição dos espetáculos. Consulte as atualizações no Portal sescsp.org.br • Estudante, pessoa com deficiência, aposentado, pessoa com mais de 60 anos e professor da rede pública não possuem desconto de 50% nas atividades de Turismo Social.

• Ingressos comprados no Portal sescsp.org.br poderão ser devolvidos em até 7 dias após a data da compra e até 48 horas antes da realização do espetáculo. Fica impossibilitada a devolução do ingresso online já impresso.

• É imprescindível a apresentação de documento que comprove o desconto na

BRIGADA DE INCÊNDIO

Para sua segurança, o Sesc São José dos Campos possui Brigada de Incêndio treinada com equipamentos de segurança e extintores de acordo com a legislação vigente. O Sesc São José dos Campos possui, afixados em local público, o Alvará de Funcionamento e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB nº 211790), com validade até o dia 07/09/2017


Foto: Alex Ribeiro

dança contemporânea

Conceição

com Grupo Experimental

26/1, quinta, às 20h

Assista online:

sesctv.org.br/aovivo


UNIDADES DO SESC

Sesc Araraquara Tel: (16) 3301-7500

Sesc Belenzinho Tel: (11) 2076-9700

Sesc Birigui Tel: (18) 3642-7040

Sesc Bom Retiro Tel: (11) 3332-3600

Polo Avançado do Sesc em Araçatuba Tel: (18) 3608-5400

Sesc Piracicaba Tel: (19) 3437-9292

Sesc Florêncio de Abreu Tel: (11) 3329-2800

Sesc Registro Tel: (13) 3828-4950

Sesc Interlagos Tel: (11) 5662-9500

Sesc Ribeirão Preto Tel: (16) 3977-4477

Sesc Ipiranga Tel: (11) 3340-2000

Sesc Rio Preto Tel: (17) 3216-9300

Sesc Itaquera Tel: (11) 2523-9200

Sesc São Carlos Tel: (16) 3373-2333

Sesc Osasco Tel: (11) 3184-0900

Sesc São José dos Campos Tel: (12) 3904-2000

Sesc Pinheiros Tel: (11) 3095-9400

Sesc Sorocaba Tel: (15) 3332-9933 Sesc Taubaté Tel: (12) 3634-4000

Sesc Santana Tel: (11) 2971-8700

Sesc Thermas de Presidente Prudente Tel: (18) 3226-0400

Sesc Santo Amaro Tel: (11) 5541-4000

LITORAL

Sesc Santo André Tel: (11) 4469-1200

Sesc Bertioga Tel: (13) 3319-7700

Sesc São Caetano Tel: (11) 4223-8800

Sesc Santos Tel: (13) 3278-9800

Sesc Vila Mariana Tel: (11) 5080-3000

SescTV Tel: (11) 2076-3550

sescsp.org.br/faleconosco

864009

Sesc Pompeia Tel: (11) 3871-7700

772358

Sesc Consolação Tel: (11) 3234-3000

Sesc Jundiaí Tel: (11) 4583-4900

9

CineSesc Tel: (11) 3087-0500

Sesc Catanduva Tel: (17) 3524-9200

27

Sesc Carmo Tel: (11) 3111-7000

Sesc Campinas Tel: (19) 3737-1500

ISSN 2358-8640

Sesc Campo Limpo Tel: (11) 5510-2700

Apoio

Sesc Bauru Tel: (14) 3235-1750

sescsp.org.br

Centro de Pesquisa e Formação Tel: (11) 3254-5600

INTERIOR

São José dos Campos Av., Dr. Adhemar de Barros, 999 CEP 12245.010 TEL.: (12) 3904.2000

CAPITAL E GRANDE SÃO PAULO

Programação Janeiro 2017 Sesc São José dos Campos  

Sesc São José dos Campos | Programação Janeiro 2017

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you