Page 1

Nº 22 | 11 DE JUNHO

OLHAÍ - Colaboradores | Sesc: Moisés S. Costa, Taiguara Maia, Jéssica Bessa, Geovan Silva Senac: Alinne Paula, Wellington Moura | Fecomércio: Marcos Toia

O

vice-presidente da Fecomércio-RO, Gladstone Frota, destacou na manhã desta quarta-feira o novo e moderno sistema de ponte de embarque e desembarque de passageiros do aeroporto da capital, durante solenidade que contou com a participação do presidente do Secovi, Abrão Viana Lima, do governador do Estado, Daniel Pereira, do diretor de aeroportos da Infraero de Brasília, Márcio Jordão e da deputada Federal Marinha Raupp. Na ocasião Gladstone Frota afirmou que “Essa estrutura que hoje está sendo inaugurada é fruto de um trabalho que começou há vários anos e que teve a participação da Fecomércio-RO, com o apoio a Infraero e da deputada Marinha Raupp. O aeroporto internacional hoje conta com uma plataforma de embarque e desembarque entre as melhores do País, algo que é digno do nosso reconhecimento.”

No seu pronunciamento, o representante nacional da Infraero, Márcio Jordão, destacou que o ELO é o primeiro passo para o alfandegamento de passageiros e cargas do aeroporto Jorge Teixeira de Oliveira, e colocou à disposição as equipes técnicas de Brasília e da capital para conclusão do processo do alfandegamento. “Além dos ELO´s que estamos inaugurando hoje, há a previsão de um investimento de R$ 15 milhões na reforma da pista do aeroporto Jorge Teixeira, em 2019”, anunciou. Nas suas considerações, Daniel Pereira disse que o esforço para melhorar a oferta de voos no Estado faz parte de um projeto para a criação de uma cultura turística em Rondônia. Segundo ele, o Estado passa por um ciclo de desenvolvimento econômico favorável, o que o obriga a ter uma estrutura aeroportuária condizente com este processo de crescimento. “Tivemos recentemente a Rondônia Rural Show com a presença de

• Marcelo Rafael Oliveira no InterView • Almanaque do Sesc: Dicas para melhorar sua saúde durante a jornada de trabalho • Sonora Brasil • Ecos: Faça você mesmo - porta rústica de correr

representantes de doze nações. Temos aqui ao lado o Peru e Bolívia, que, além de serem potenciais parceiros econômicos, tem interesses em ampliar o intercâmbio cultural com Rondônia, além da nossa vocação para o agronegócio. Há motivos de sobra para nos preocupar com a melhoria da nossa infraestrutura aeroportuária não somente para as exportações, mas, também para o intercâmbio turístico”. OS ELOS´S Os ELO´s são Conectores modulares móveis climatizados, confortáveis e com elevador que facilitam a mobilidade dos passageiros, inclusive deficientes, entre aeronaves e o terminal. Orçada em R$ 6,09 milhões, a estrutura foi desenvolvida a partir de uma parceria entre a Infraero e a empresa gaúcha Ortobras, especializada em acessibilidade. Com 100% de tecnologia nacional, o sistema se diferencia da estrutura suspensa dos conhecidos "fingers" por estabelecer uma ligação com a aeronave a partir de uma passarela em solo que apresenta duas opções para chegar à porta do avião: por escada ou por um elevador, com capacidade para 225 kg, para uso de cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida. A contratada responsável pelo fornecimento e instalação dos Elos é a Empresa Brasileira de Soluções Aeroportuárias (EBSA). A tecnologia empregada no Elo segue o conceito de sustentabilidade e, de acordo com os princípios da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, é adequada às aeronaves comumente utilizadas pelas companhias aéreas brasileiras. Além disto, a solução ganhou o Prêmio de Inovação Tecnológica da TranspoQuip, a maior feira de infraestrutura para estradas, ferrovias, portos e aeroportos da América Latina, realizada dezembro de 2013, em São Paulo.

Ascom Fecomércio


21ª EDIÇÃO DO SONORA BRASIL APRESENTA O TEMA ‘BANDAS MUSICAIS: FORMAÇÕES E REPERTÓRIOS’ NOS DIAS 11 A 14 DE JUNHO DE 2018, ÀS 20H NO TEATRO 1 DA UNIDADE SESC ESPLANADA

SESC 11/06 – CARMELITA ALMEIDA BARBOSA – PORTO VELHO 11/06 – AURILEIDE BARBOZA NEVES – PORTO VELHO 12/06 – JUSSARA SABINO – NOVA MAMORÉ 12/06 – RAIANE DA COSTA MONTEIRO – PORTO VELHO 13/06 – CLEMILDA PAIXÃO DO NASCIMENTO – PORTO VELHO 14/06 – NEUSA MARIA DE ARAUJO – PORTO VELHO 15/06 – MARIA DA CONCEICAO LOPES BRAGA – PORTO VELHO 16/06 – JOSY COSTA SILVA – PORTO VELHO 17/06 – IUALA MANSOUR PRADO – PORTO VELHO SENAC 12/06 – ÉRICA BRASIL R. DA SILVA – PORTO VELHO 12/06 – FRANCIELLI VIRGENS S. LITTIG – ARIQUEMES 14/06 – WELLINGTON MOURÃO LEÃO – PORTO VELHO 15/06 – VITOR MAIA BARBA – PORTO VELHO


1. Alongue-se periodicamente: De tempos em tempos, procure se mexer e alongar braços, pescoço e mãos para aliviar as tensões. Se você trabalha sentado, ande e estique suas pernas: é importante estimular a circulação sanguínea pelo corpo. Quer cuidar da saúde durante a jornada de trabalho? Confira cinco dicas muito interessantes e fáceis que podem melhorar sua rotina. A rotina diária dos trabalhadores costuma ser composta por um volume de trabalho grande. Com isso, é natural que o estresse comece a fazer parte da jornada de trabalho. Esse cenário atual pode afetar a saúde dos trabalhadores de diversas formas. Para evitar esses problemas, selecionamos 5 dicas para melhorar sua saúde durante a sua jornada de trabalho.

2. Cuide da sua alimentação: Equilibre suas refeições e evite o consumo de alimentos muito pesados, especialmente no almoço. Neste momento, a circulação se dirige ao aparelho digestivo e o organismo fica mais lento. Dependendo do tipo de comida que você ingerir, o efeito pode ser postergado.

3. Atenção à postura: Posicione-se na cadeira de forma que os ossos e quadris fiquem rentes ao encosto da cadeira. Os pés devem ficar apoiados e firmes no chão. Caso eles não alcancem o chão, o ideal é que eles apoiem em um banquinho. Assim, sua lombar não fica prejudicada ou sobrecarregada! 4. Pausas periódicas: A cada 50 minutos de trabalho, descanse de 5 a 10. Este intervalo pode ser utilizado para caminhar até algum ponto da empresa, beber água, esticar as pernas, fazer alongamentos ou até mesmo ir ao banheiro. Descanse sua cabeça e ajude seu corpo a fazer o sangue circular.

Além de prevenir o estresse, estimular o cuidado com a saúde é muito importante. Pequenas ações diárias podem melhorar o humor da equipe e melhorar os resultados do time.

5. Movimente-se: Sempre que possível, dê preferência às escadas. Se você trabalha em um andar muito distante do térreo, pode seguir de elevador até algum andar e, depois, seguir o restante de escadas.

É importante deixar claro que cuidar da Saúde e Segurança do Trabalho é uma responsabilidade dividida entre empresa, funcionário e governo. Por isso, todos têm responsabilidade para que o funcionário e o ambiente ao qual ele está inserido esteja sempre saudável.

A Cabana Baseado no best-seller homônimo, “A Cabana” apresenta a jornada espiritual de um pai. Depois de sofrer uma tragédia familiar, Mack Phillips [Sam Worthington] entra em uma profunda depressão, que o faz questionar suas crenças mais íntimas. Diante de uma crise de fé, ele recebe uma carta misteriosa que o convida para ir a uma cabana abandonada no deserto de Oregon. Apesar das suas dúvidas, Mack vai à cabana e encontra um enigmático grupo de estranhos liderados por uma mulher chamada Papa [Octavia Spencer]. Por meio deste encontro, Mack encontra verdades significativas que irão transformar o seu entendimento sobre a tragédia que abalou sua família e sua vida mudará para sempre. Diretor: Stuart Hazeldine Elenco: Sam Worthington, Octavia Spencer, Tim McGraw, Radha Mitchell

Participe do ‘Palavrão’, Charadas ou Testes, envie suas respostas para a comunicação do Sesc e concorra no fim do mês a um brinde surpresa do Sesc!

Mande sua dica de cinema, fit ou ‘faça você mesmo’ ou outras coisas legais para o e-mail

comunicacao@sescro.com.br


Acompanhe o Sesc no Facebook

Olhaí - Edição 22  
Olhaí - Edição 22  
Advertisement