Page 1

De 21 a 30 de outubro de 2011. Ribeir達o Preto.


2


10º ENCONTRO DA CANÇÃO INFANTIL LATINO-AMERICANA E CARIBENHA De 21 a 30 de outubro de 2011

Espetáculos, oficinas, palestras e mesas redondas

3


4


O Movimento da Canção Latino-americana e Caribenha teve início em 1994, em Cuba. Desde então, a cada dois anos, músicos, cancionistas, pesquisadores e educadores encontram-se em um país da América-latina para discutir a produção de canção para crianças. Novamente o Brasil é sede do Encontro e, agora, é a vez de Ribeirão Preto receber profissionais da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Uruguai para dezenas de espetáculos, oficinas, palestras e mesas redondas com o objetivo de fomentar a fruição e a produção de canções que respeitam a capacidade intelectual da criança. Em sua 10ª edição, o Movimento faz 21 anos, que serão comemorados com muita música e alegria. Programação gratuita. Agendamentos de escolas e grupos organizados devem ser feitos pelo email encontrodacancaoinfantil@ribeirao.sescsp.org.br ou na Central de Atendimento do SESC Ribeirão Preto. Livre Realização Movimento da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha, É Tudo Cena Dela Produções Artísticas e SESC São Paulo. Apoio UNAERP, UniSEB COC e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto / Secretaria Municipal da Cultura e Secretaria Municipal da Educação.

5


6


Espetáculos Endereços:

SESC Ribeirão Preto Rua Tibiriçá, 50 – Centro

UniSEB COC Rua Abraão Issa Hallack, 980 - Ribeirânia

Teatro Municipal Alto do São Bento, s/nº - Jd. Mosteiro

7


8

Foto MaurĂ­cio Froldi


Abertura MÁRCIO COELHO, ANA FAVARETTO E USP CAUIM JAZZ BAND no show ECO 21/10, sexta, 20h30, no Ginásio do SESC Ribeirão Preto. Grátis. Livre.

9


Colômbia

AGUANÉS

Show BRINCANDO, MAMÃE, BRINCANDO (Jugando mamá Jugando)

Uruguai

AGUA CLARA & CÍA

Show SANDUCEROS PARA CRIANÇAS Sofía Nuñes - voz Roger Silva - voz e acessórios Jorge Flores - baixo, acessórios e voz Marcela Lanchez - voz Hugo Rodríguez - violão, teclados, acessórios e voz Gustavo Flores - Percussão

“Sanduceros (nascidos em Paysandú / Uruguai) para crianças” é um espetáculo de canções e brincadeiras para crianças cuja característica fundamental é a interatividade. Seu principal objetivo é que o espectador infantil assuma um papel de protagonista real de forma que contagie os adultos. 26/10, 15h, no Teatro Municipal; 28/10, 14h30, no Galpão do SESC; 29/10, 11h30, no Galpão do SESC.

10

Diana Slendy Álvarez Romero – Flauta Traversal Claudia Lucía Barreto Valero – Apoio cênico Jean Carlo Bislick Guerrero – Voz e violão Miguel Ángel Calderón Manrique –Voz e tiple Clara Calderón Manrique – Apoio cênico José Nicolás Castellanos Ramírez – Voz e percussão Andrea del Pilar Díaz Téllez – Voz e violão Fernando Camilo Garzón Gómez – Voz Violeta Gonzales Lasso – Voz Natalia Incer Villanueva – Voz Oriana León Díaz – Voz e percussão Juanita Martínez Delgado – Voz Carolina Méndez Barreto – Voz e percussão María Paula Menéndez Rodríguez - Voz e percussão María Alejandra Ramírez Garzón – Baixo Ana Isabel Ríos Cruz – Voz Ángela María Romero Díaz – Voz Andrea Catalina Sánchez Lizarázo – Voz Eloísa Margarita Silva Ardila – Voz e violino Daniel Iván Sossa Aljure - Apoio cênico Jennifer Paola Torres Cortés - Voz e percussão

Este espetáculo mescla rimas, sons e rodas; espaço nos quais as crianças buscam a possibilidade de surpreender o público com bem acabadas melodias sobre gêneros como o candombe, porro, cumbia, torbellino e bambuco. São crianças e jovens trabalhando seu mundo musical na magia do palco. 27/10, 14h30, no Teatro Municipal; 28/10, 14h30, no Anfiteatro UniSEB COC; 29/10, 14h45, no Ginásio do SESC.


Brasil

BATUCANTANTE

Show BRINCANDO COM O BATUCANTANTE Ronaldo dos Santos (Tom) percussão corporal e escaleta Raquel de Souza (Quel) - voz Raphael Raiza (Rapha) – violão

Uma apresentação com canções autorais e adaptadas da cultura popular, que interage o tempo todo com o público, estimulando as crianças a descobrirem sua musicalidade por meio do próprio corpo, com palmas, estalos de dedo e de língua, batidas do pé, batidas no peito, na boca e efeitos vocais. 27/10, 9h30, no Auditório do SESC; 28/10, 15h, no Auditório do SESC; 30/10, 15h30, no Galpão do SESC.

Brasil

CAGÉRIO

Show EDUCANDO PELA MÚSICA Cagério – Voz e violão

O show apresenta a música e atividades lúdicas como possibilidades didáticas. A partir do brincar, do cantar e dançar, o processo de aprendizagem se torna mais prazeroso e eficaz. Assim, as canções utilizam alguns temas pedagógicos, tendo a psicomotricidade e a forma lúdica como aliadas. 26/10, 15h, no Auditório do SESC; 27/10, 14h30, no Galpão do SESC; 30/10, 14h, no Auditório do SESC.

11


México Brasil

CAIO IGNÁCIO

Show DA SENZALA À CASAGRANDE Caio Ignácio – Voz e percussão Claudio Souza - violão

12

CÁNTARO

Show CÁNTARO EM DESCONCERTO Gabriel González Gedovius – voz e baixo José Luis González Romero - violão Lorena Gedovius Luján - voz Rebeca Herrera Márquez - voz

Retoma cantigas de roda, músicas do nosso folclore, cantos de escravos e canções de várias regiões da África. Esta é uma boa oportunidade para as crianças vivenciarem o encontro da música europeia com a africana que resultou na nossa canção popular.

Espetáculo ágil e simpático que conquista a participação ativa de crianças e adultos, de forma divertida e dinâmica. Cada canção, plena de harmonias vocais, está rodeada de situações lúdicas, que se convertem em vivências e deixam marcas em cada um dos espectadores.

22/10, 15h, na Convivência do SESC; 23/10, 14h, no Auditório do SESC.

26/10, 14h30, Auditório do SESC; 27/10, 9h30, no Anfiteatro UniSEB COC; 29/10, 10h45, no Auditório do SESC.


Colômbia Argentina

CANTICUÉNTICOS

Show CANTICUÉNTICOS ENFEITIÇADOS Laura Ibáñez: voz e flauta doce Daniela Ranallo: voz e flauta doce Ruth Hillar: sopros e coros Daniel Bianchi: violão e quatro Nahuel Ramayo: baixo e percussão Matías Arce: Bonecos e objetos

Este espetáculo é uma história cantada. Seus personagens passeiam pela América do Sul, evocando a famosa cancionista Violeta Parra e ritmos latino-americanos importantes, como a cueca, o chamamé e o candombe. E ainda há a participação de um brasileirinho enfeitiçado. 23/10, 11h30, no Auditório do SESC; 27/10, 9h, no Anfiteatro UniSEB COC; 28/10, 15h, no Galpão do SESC.

CANTOALEGRE

Show MÚSICA LIVRE PARA CANTAR E BRINCAR Tomás Gutierrez: Baixo

Valentina Arango: Voz

Juan Pablo Ochoa: Bateria

Sofía Blandón: Voz

Natalia Franco: Voz

Ana Luisa Vieira: Voz

Verónica Villa: Voz

Ana Lucía Moreno: voz

Cristina Gaviria: Voz

Tita Maya: Dirección

Susana Panesso: Voz

Claudia Gaviria:

Juliana Ortiz: Voz

Direção de vozes

Manuela Restrepo: Voz

Daniel Crowe: Gerente de palco

Espetáculo infantojuvenil que apresenta um grupo instrumental básico, vozes e percussão com diferentes objetos. As canções falam do direito que as crianças têm de crescer acompanhadas de música digna, que fale de seus interesses, gostos e necessidades. 26/10, 14h30, no Anfiteatro UniSEB COC; 27/10, 14h30, no Anfiteatro UniSEB COC; 29/10, 10h45, no Ginásio do SESC.

13


Argentina

CECILIA E SANTIAGO Show CANÇÕES TIRITIBRELHAS PARA MAIS DE DUAS ORELHAS Cecilia Allende: voz, percussão e sopros Santiago Gonzalez Bienes: violão, voz e percussão.

O espetáculo baseia-se em dez anos de dedicação à criação de propostas que têm como valor central as brincadeiras, o vínculo, a improvisação, a música e a palavra e, como público, crianças até seis anos e seus pais. Os espetáculos de Cecilia e Santiago tiveram início na sala de estar do casal. 23/10, 14h, na Convivência do SESC; 26/10, 9h, no Teatro Municipal; 29/10, 10h, no Auditório do SESC.

14

Brasil

CLAUDINHO DEL LAMA Show CUIDAR DA NATUREZA Larissa Téo - flauta transversal Eduardo Tarlá - voz e violão Claudinho del Lama – voz, violão e guitarra Karina Nunes - boneca falante

Espetáculo interativo do grupo Cabeça de Vento que conta com a participação dos personagens Ventarola e da Boneca Karininha, que dialogam sobre os temas abordados nas canções apresentadas. 28/10, 9h30, no Galpão do SESC; 29/10, 10h, no Galpão do SESC; 30/10, 15h45, no Auditório do SESC.


Colômbia

CYAN

Show O CONVITE DOS FARRISTAS (El Convite de Los Juerguista) Vladimir Arciniegas Hernández - Voz e sax alto María Alejandra Benítez Forero - Voz e percussão Diana Carolina Cardozo Rodríguez – Voz Paloma Camila Garzón Arias – Apoio cênico Oscar Armando Célis – Voz, percussão e charango Inti Yurai Gómez Barrero – Voz e percussão Javier Camilo Gonzales Torrado – Voz e violão Selene Katherine Higuera Barrero – Voz e baixo Zoé Martínez Salas – Voz, Bandola Llanera e trompete Indira Citlali Pérez García – Voz Juana Esperanza Potes Romero – Voz e Flauta traversal Santiago Rojas Ricaurte – oz e percussão Jeremy Andrés Ríos Cuisman - Voz Leonardo Romero García – Apoio cênico Mariana Sandoval Ángel – Voz Jorge Enrique Sossa Santos – Apoio cênico Juan Enrique Suarez Jiménez – Voz, Tiple e Cuatro Llanero Sergio Andrés Triviño Rey – Voz, Guitarra e tiple

Neste espetáculo há lembranças de culturas regionais colombianas e expressões festivas de outros países latinoamericanos. Combinando sons típicos com não usuais, vozes, percussões, cordas, danças e cantos, vamos soando, perturbando, tocando, festejando, vivendo e aproveitando. 23/10, 10h, no Ginásio do SESC; 26/10, 14h30, no Galpão do SESC; 30/10, 16h30, no Auditório do SESC.

Argentina

COQUI DUTTO Show CANÇÕES DE NINAR

Coqui Dutto – voz, violão e percussão Leonor Bustos Fierro - projeção

O espetáculo propõe um momento de calma em que se recria a situação de uma mãe que tem de fazer sua filha dormir. Por meio de brincadeiras, imagens, aromas e lembranças, canções de ninar latino-americanas convidam o público ao descanso e ao sonho. 27/10, 9h, no Auditório do SESC; 30/10, 10h, no Auditório do SESC.

15


Chile

DON BARBARROJA

Show ESTRELA DO MAR (Estrellamar) Leonardo Fontecilla – voz e violão Jorge Sacaan – voz e percussão Juan Pablo Orrego – voz e tiple (pequeno violão) Marco Castro – voz e acordeão Viviana Scacchi – voz e teclado Pablo Ríos – Baixo Carmen Salvador - Voz Loreto Carrizo – Produção

O espetáculo é baseado nos poemas de Efraín Barquero (Premio Nacional de Literatura), musicados por Leonardo Fontecilla. O CD de mesmo nome foi lançado em 2010 com poemas do livro Poemas Infantis, publicado em 1965, que, apesar de sua qualidade, não foi reeditado. 22/10, 15h45, no Galpão do SESC; 26/10, 9h, no Galpão do SESC; 29/10, 14h45, no Auditório do SESC.

16

Argentina

GRACIELA MENDOZA Show TERRA EM FLOR – MÚSICA ANCESTRAL PARA CRIANÇAS Graciela Mendoza - Voz e instrumentos autóctonos

Com seis CDs gravados e muitos anos de dedicação ao estudo das raízes culturais latino-americanas, com ênfase na música, Graciela Mendonza apresenta um espetáculo baseado no CD “Terra em Flor – música ancestral para crianças”, que recebeu declaração de interesse cultural do governo argentino. 28/10, 9h30, no Anfiteatro UniSEB COC; 30/10, 10h45, no Auditório do SESC.


Foto Pedro Abreu

Brasil

HÉLIO ZISKIND E BANDA Show O ELEFANTE E A JOANINHA Hélio Ziskind: voz e guitarra Tarsila Amorim Coelho: voz e clarinete Ivan Rocha: bateria Luciano Vieira: baixo Sidnei Borgani: trombone Marcio Nigro: guitarra.

O Elefante e a Joaninha é quinto disco autoral de Hélio Ziskind, precedido por Meu Pé, Meu Querido Pé (1998), O Gigante Da Floresta (2000), Cantigas De Roda (2004) e Trem Maluco (2006). Reúne canções recentes, entre elas seis das mais de 100 escritas para o programa Cocoricó, que agora surgem repaginadas. 22/10, 14h, no Ginásio do SESC.

17


Uruguai

JULIO BRUM COM LOS PAJAROS PINTADOS Argentina

Show DE ROJO Y DE GRIS

JAVIER D´ANGELO E SILVIA CERVA

Julio Brum: Voz, violão e direção

Show CANÇÕES NA PONTA DO PÉ

Ana Camou - Voz, bonecos e direção Gabriela Rodriguez - Voz, Teclado, Acordeón Andrés Rodríguez - Voz, arranjos e guitarras Rodrigo Calzada Rodriguez – Voz e baixo

Javier D´Angelo – Voz, composições, violão e teclado

Ana Claudia de León - Voz e percussão

Silvia Cerva – Voz, teclado e animadora

Juan Carlos Pereyra - Voz e ator

O espetáculo expressa uma viagem por diferentes melodias e ritmos musicais e propõe ao público infantil participações em jogos corporais. As canções dão lugar às temáticas de amor e amizade a partir da escuta e da emoção.

É uma proposta artística e educacional que busca despertar a imaginação das crianças e o afeto pelos animais da fauna nativa do Uruguai e da região. Espetáculo musical e de marionetes baseado em som, cor, movimento e imagem, procurando criar uma atitude lúdica, sensível e participativa na infância.

26/10, 14h30, no Anfiteatro UniSEB COC; 28/10, 14h30, Auditório do SESC; 29/10, 14h, no Auditório do SESC.

18

27/10, 9h, no Teatro Municipal; 28/10, 9h, no Anfiteatro UniSEB COC; 30/10, 16h15, no Ginásio do SESC.


Uruguai

MARCELO RIBEIRO Show CIRCO RECICLADO

Marcelo Ribeiro – Voz e guitarra

Este espetáculo é pensado para toda a família. Combina música, teatro, contos e instrumentos não convencionais construídos pelos músicos a partir de técnicas de reciclagem. Tem como base as canções dos CDs “Uma Festa Extravagante”, “Um Circo Circulando” e, do recentemente lançado, “Aldrava na Água”. 26/10, 15h, no Galpão do SESC; 27/10, 9h30, no Galpão do SESC; 30/10, 14h45, no Auditório do SESC.

Brasil

MÁRCIO COELHO E ANA FAVARETTO Show ECO

Márcio Coelho – violões, cavaquinho e voz Ana Favaretto – voz, adereços, figurino e cenário

O espetáculo comemora os 18 anos de parceria e dedicação de Márcio Coelho e Ana Favaretto à canção infantil. Nele o público poderá ouvir canções de Márcio Coelho ainda não gravadas (Uma Palavra, Eu Não Gosto de Cebola, Hoje é Domingo) e a versão feita pelo compositor para Canción del Eco, das compositoras colombianas Cláudia Gaviria e Pilar Posada. Como não poderia deixar de ser, grande parte da apresentação será dedicada a canções de amigos latino-americanos. 23/10, 16h15, no Ginásio do SESC; 29/10, 16h15, no Ginásio do SESC.

19


Argentina México

MARIANA MALLOL Show CHOCOLATE CONCERT Mariana Mallol – Voz e regência Steeve Reyes Ayala – Violão e coro

Chocolate Concert é um café concerto para crianças. Uma cantora e sua banda interagem respeitosamente com o público. Poucos elementos cênicos e alta qualidade dos músicos são açúcar e canela neste chocolate. Este recital oferece diversos gêneros e estilos musicais: rock, bossa nova, jazz, entre outros. 22/10, 15h, no Galpão do SESC; 27/10, 14h30, no Galpão do SESC; 28/10, 9h, no Galpão do SESC.

20

LOS MUSIS DE PROFICA Show OS MUSIS EM DES-CONCERTO

Leonardo Esteban Nebbia - voz, sax e flauta traversal Gustavo Hernan Gandara - voz e baixo Juan Alberto Gramajo - voz e teclado Carlos Alberto Salas - voz e bateria Alexis Ezequiel Boronat - voz, guitarra eléctrica e guitarra acústica

Este show é composto por canções e atividades lúdicas, musicais e teatrais. A experiência dos integrantes como professores os levou a construir um espetáculo baseado nas necessidades das crianças, de modo que elas se sintam parte do espetáculo e não somente espectadores. 22/10, 17h15, no Ginásio do SESC; 27/10, 15h, no Anfiteatro UniSEB COC; 28/10, 9h, no Teatro Municipal.


Uruguai

PALACATÚN

Show PALACATÚN, CANDOMBE PARA NIÑOS Victoria Bonanata Vayra – tambor chico,

Argentina

voz e direção do grupo

PALMITO

Juan Carlos Pereyra Silva – atuação e voz Rodrigo Calzada Rodríguez – baixo e voz Ismael Bértola - tambor piano e voz

Show INDIVAGABUM - CANÇÕES BRINCALHONAS (Indivagabum - Cancionas Juguetonas)

Eduardo Rodrigo Vignolo Damiano – violão e voz Federico Errecart – tambor repique e voz

Integrantes: Palmito

Palacatún nos aproxima da história do candombe e do toque de seus tambores. De maneira divertida e vivencial, fazemos uma viagem no tempo por meio de canções que contam como surgiram os toques, a dança, os elementos e os personagens deste ritmo afro-uruguaio, no tempo de Montevidéu Colonial.

Mesclando teatro e música, este espetáculo é dedicado às crianças, mas pode ser desfrutado por toda a família. Com muito humor e apresentando ritmos variados como tango, carnavalito, chamamé, reggae, huayno, chotis, tinku, bolero ou valsa, destas canções brincalhonas aparecem personagens, histórias, acrobacias, palhaçadas e brincadeiras musicais.

26/10, 9h, no Anfiteatro UniSEB COC; 28/10, 14h30, no Teatro Municipal; 29/10, 14h, no Galpão do SESC.

26/10, 9h30, no Galpão do SESC; 27/10, 15h, no Auditório do SESC; 28/10, 9h30, no Auditório do SESC.

21


Brasil Brasil

PAULO BIRA

Show BRASILEIRINHOS - MÚSICA PARA OS BICHOS DO BRASIL Beto Sporleder -sax, flauta e voz Paulo Pixú -pescussão e voz Paulo Bira -violão e voz

O espetáculo “Brasileirinhos - Música para os bichos de Brasil” é derivado do CD de mesmo nome no qual Paulo Bira musicou poemas sobre a fauna brasileira, de Lalau e Laurabeatriz. Em 2010, este CD foi indicado ao Grammy latino, na categoria “melhor álbum de música para crianças”. 22/10, 16h30, na Convivência do SESC; 23/10, 10h45, no Auditório do SESC.

22

PAULO BI

Show CANTANDO HISTÓRIAS Paulo Bi - violão e voz

Conhecido do público infantil por CDs como Festa dos Bichos, A Casa do Zé, De Paes para filhos, o compositor e cantor carioca Paulo Bi apresenta o trabalho Cantando Histórias. Instrumentos de percussão, fantoches, adereços, bonecos, máscaras são os elementos utilizados para apresentar contos folclóricos e de sua autoria. Uma lúdica e contagiante brincadeira para pais e filhos! 22/10, 15h45, no Auditório do SESC; 23/10, 14h45, no Auditório do SESC.


Chile

PAZTITAS Show PAZTITAS

María Inés Ortúzar - Composições e Voz María Paz Mera - Arranjos, Teclado E Voz

Brasil

PINHÉ PINHÉ PINHÉ PINHÉ Show AMORAMORA

Maite González - Percussão E Voz

Amanda Valiengo - voz, brincadeiras e percussão

Rodrigo Pumarino - Percussão e Voz

Cassiano Ricardo - voz, brincadeiras e percussão

Nicolas Severing - Percussões

Homero Urizzi - voz, brincadeiras, violão e ukulele

Fernanda Pazols - Atuação

Camila Valiengo - voz, brincadeiras, flauta

Keilin Passig - Atuação

transversal e acordeon

O espetáculo é composto por canções que relatam histórias a partir de temas que fazem parte do cotidiano das crianças. A fusão de ritmos latino-americanos, juntamente com coreografias e o trabalho cênico de duas atrizes, busca despertar a expressão corporal, a imaginação e a motivação das crianças.

O Pinhé Pinhé Pinhé Pinhé é ainda um bebezinho, daqueles espoletas, que já nascem fazendo arte. O espetáculo AmorAmora é composto por canções criadas pelo grupo, intercaladas por brincadeiras da cultura popular, que envolvem o público por sua beleza e simplicidade.

23/10, 14h, no Galpão do SESC; 26/10, 9h30, no Anfiteatro UniSEB COC.

27/10, 9h30, no Teatro Municipal; 28/10, 15h, no Anfiteatro UniSEB COC; 29/10, 10h, na Convivência do SESC.

23


Brasil

RENATA MARTELLI E CONVIDADOS Show PETIT POCKET CARMENZITA Argentina

RAÚL MANFREDINI Show TODOS A CANTAR COM TODO

Renata Martelli - Concepção, atriz e cantora JC Tampa - percussão e voz Clélia Coimbra - Violão 7 cordas Sebastião Góes - Cavaquinho

Raúl Manfredini: voz, violão, piano e charango.

Aglair Men - Fotografia e Produção Convidado: Márcio Bá - saxofone e voz

O espetáculo de Raúl Manfredini apresenta canções próprias, além de obras tradicionais argentinas e de outros países da América-latina. Raúl se apresenta acompanhando-se ao violão, piano e charango. 22/10, 15h, Auditório do SESC; 26/10, 9h, no Auditório do SESC; 30/10, 11h30, no Auditório do SESC.

24

Uma dona de casa vai cozinhar e não consegue ligar o rádio, pois a antena não funciona. Este é o pontapé inicial para Renata Martelli narrar a vida de Carmem Miranda, por meio de sua trajetória musical. Fartos elementos cênicos – rádio, buzina, fubá-minhocas etc. contribuem para a riqueza do espetáculo. 28/10, 9h30, no Teatro Municipal.


Brasil

SERELEPE

México

SON DE LA CIUDAD

Show UM DÔ LA SI VAMOS E...

Show MÚSICA TRADICIONAL MEXICANA PARA CRIANÇAS (SON PA´ LOS ESCUINTLES)

Reginaldo Santos – ator

Abril Gabriela Sanvicente Figueroa - viola e voz

Gabriel Murilo – Músico

Liliana Castro Guzman - percussões

Cris Lima Cantora

Eugenia Figuero Ortiz - guitarra de golpe e voz

Eugênio Tadeu - coordenação

Jose Alberto Almanza Sanvicente - guitarrón

O Serelepe propõe vivências e reflexões sobre música e infância, tendo o brincar como fio condutor. Nela, os participantes vão experimentar, coletivamente, brincadeiras tradicionais e canções. Espera-se que, juntos, proponentes e público façam um uso descompromissado da imaginação, do corpo e da voz! Vamos lá? Um dô la si vamos e... já! 26/10, 14h30, no Teatro Municipal; 29/10, 14h, na Convivência do SESC.

Jose Gabriel Sanvicente Arellanos - violino e voz

Son de la Ciudad é um grupo que trabalha com instrumentos, figurinos e danças tradicionais mexicanas. Com 10 CDs gravados, sendo quatro deles de histórias indígenas para crianças, este grupo apresenta repertório tradicional para crianças, apimentado com o bom humor e a simpatia de seus integrantes. 22/10, 15h45, na Convivência do SESC; 27/10, 9h, no Galpão do SESC; 29/10, 11h30, no Auditório do SESC.

25


Uruguai

SUSANA BOSCH Y SU BANDA Show PARA ESCUTAR-TE MELHOR Susana Bosch - Voz

Argentina

NormaGalfetti – voz e coros

LOS TINGUIRITAS

Leticia Ruibal – coros e percussão Andrés Bedó – piano e acordeão César Cándido - guitarras

Show

BROTINHOS (Brotecitos)

Francisco Etchenique – bateria e cajón Fernando Yáñez – baixo e direção musical Paula Lombardelli - “Brotecitos”

Espetáculo baseado nas canções de seu último e homônimo CD. Susana Bosch é uma das mais importantes artistas dedicadas à canção infantil no Uruguai. Ganhadora de discos de ouro e de platina, a cantora desenvolveu importantes trabalhos em seu país, inclusive com o apoio do UNICEF e da UNESCO.

26

23/10, 15h30, no Ginásio do SESC; 26/10, 9h30, no Teatro Municipal; 30/10, 14h45, no Ginásio do SESC.

Silvina Martino - “Brotecitos”

Busca criar, com os olhares, os silêncios, as cores e os sons, um lugar de encontro. Utiliza canções de diversos lugares da América-latina e compartilha um diálogo permanente com as crianças, permitindo que sua imaginação se incorpore à obra, numa cuidadosa proposta cênica. 23/10, 10h, no Auditório do SESC;


CANÇÕES COM CHÃO E OUTROS CONTOS Show

Show

SOLOÍTO

Intérprete: Marcos Gowda Diego Peichón, Marcos Gowda

É hora do crepúsculo e, com o amanhecer, fica o eco dos duendes cantarolando nos sonhos das crianças que tumultuam as calçadas. Mar e sol despertam e, entrelaçados em danças e sons, se transformam em personagens – humanos, animais, vento ou barco – e insinuam histórias que se tornam canções.

Sol, estrela, regador, primavera, vereda, folha, tarde, outono, chuva, fogo, rio, espelho, lua, sorriso, tambor, coração, vento, cometa... Nasce uma flor. Pipa que se vai... Busca seu céu entre o pranto e a risada, nos olhos de um menino e um velho, com feitiços de bruxinha travessa, que pinta tudo de poesia... E lá vou eu!

27/10, 14h30, no Auditório do SESC;

28/10, 9h, no Auditório do SESC.

27


Brasil

TAC TIC TUM Show TATU DO BEM

Argentina

Rosamon Mattos - voz

TRIBUMADRE

Reginaldo Montecelli - voz e violão

Show A MÚSICA DESDE A ORIGEM

Krishna Jacques - bateria Nelson Jacques – baixo

Miguel Angel Navarro - sopros, coros e atuação Martin Lobucho Donalisio - Percussão, coros e atuação

De forma original e contagiante, a Tac Tic Tum apresenta canções do livro Tatu do Bem, de Nelson Jacques, marcadas pela interatividade, com o objetivo de envolver o público em um clima lúdico, que favorece a aprendizagem e contribui para o desenvolvimento das mais diversas habilidades infantis. 26/10, 27/10, 28/10, 29/10,

28

9h30, no Auditório do SESC; 15h, no Teatro Municipal; 15h, no Teatro Municipal; 15h30, na Convivência do SESC.

Edgardo Varan - Voz, Charango, sopros, atuação e direção

O grupo Tribumadre, fundado em 2008, tem o objetivo de transmitir ao público, de modo criativo, o canto, o jogo sonoro e teatral, os mitos e a cultura de nossos povos originários e seu vínculo com a mãe natureza, isto é, a origem da música na terra. “A Música Desde a Origem” é seu primeiro CD. 22/10, 16h45, no Auditório do SESC; 23/10, 15h30, no Auditório do SESC.


Brasil

TUM KA TUM Show DOCE MENTE

Érica Campos - violão, contra baixo, cavaquinho e voz Laine Reis dos Santos - solo, voz e percussão Adriano Braga da Silva Júnior - voz e percussão Ana Clara Moreira de Matos - voz e percussão Ana Luiza Matozo - voz e percussão Ana Luiza da Silva Gonzaga - voz e percussão Bruna Belizário da Silva Santos - voz e percussão Bryan Messias da Silva Teixeira - voz e percussão Davi Silva Ferreira - voz e percussão Edson Junio de Assis Couto - voz e percussão Gabriel Moreira de Matos - voz e percussão Geovana Heler da Silva Benício - voz e percussão Jefté Gabriel da Silva - voz e percussão Jéssica Aparecida Bacelar Moreno - voz e percussão João Victor Moreira de Matos - voz e percussão Jonathan Reis - voz e percussão Karoline Beatriz de Assis Esteves - voz e percussão Kelly Estevão Lemos - voz e percussão Kevin Estevão Lemos - voz e percussão Larissa Gabrielly Assis de Jesus Oliveira - voz e percussão Laura Beatriz Moreira de Oliveira - voz e percussão Nadielli de Assis Couto - voz e percussão Nathan Reis dos Santos - voz e percussão Natiely Aparecida Matozo - voz e percussão Thiago da Silva Teixeira - voz e percussão Wesley de Jesus Oliveira - voz e percussão Willy Ramalho Azeredo - voz e percussão

Grupo de percussão no qual criança toca para criança. O espetáculo apresenta ritmos brasileiros e estrangeiros. Esta mistura com tempero brasileiro faz de nossas baquetas um balé, envolvido pelo calor, sentimento, expressão e movimento do corpo e do olhar das crianças. 29/10, 15h30, no Galpão do SESC; 30/10, 14h, no Galpão do SESC.

Chile

VICTOR RODRIGO Show PEZ PEZ PEZ

Víctor Rodrigo Arriagada Schulz guitarra, voz, instrumentos

O espetáculo é composto por brincadeiras e canções com elementos como sons, magia e o papel, interagindo sempre com as crianças. Tem como base o CD de mesmo nome, gravado em 2009, cujas canções serviram de base para oito videoclipes criados pela TV Chilena. 22/10, 17h30, no Auditório do SESC; 23/10, 14h45, na Convivência do SESC.

29


Brasil

ZIRIGUIBUM

Show PRIMEIRAS CANÇÕES Cristina Brasil - Voz e Percussão Denise Ursine - Composição, Voz e Percussão Odilon Aurélio - Baixo Ricardo Ulpiano - Voz, Guitarra e Violões Isa Paulino - Percussão

Por meio das brincadeiras, crianças, pais e educadores são convidados a interagir com as canções num clima de muita descontração. O espetáculo é composto por canções do CD de mesmo nome e duas canções inéditas. Iluminação, cenário e objetos cênicos criam um clima mágico e envolvente. 22/10, 16h30, no Galpão do SESC; 23/10, 14h45, no Galpão do SESC.

30


31


32


PROGRAMAÇÃO ACADÊMICA Local de realização:

UNAERP Av. Costábile Romano, 2201 - Ribeirânia

33


24/10, segunda Salas Teatro Bassano Vaccarini

14h às 15h45

8h às 9h45

Oficina 1: Jogos Psicomotores Musicais Africanos: o canto a partir do corpo

Música para Crianças: uma discografia comentada Viviane Beineke e Cecília Marcon (Brasil) Mediador: Roseli Lepique (Brasil)

10h15 às 11h30 Panorama da Produção Cancional Infantil da América Latina Márcio Coelho (Brasil) Jorge Sossa (Colômbia) Mediador: Ana Favaretto (Brasil)

Roseli Lepique (Brasil)

Oficina 2: Quantas músicas tem a música? O jogo musical em movimento Teca Alencar (Brasil)

Oficina 3: Música Corporal Batucantante (Brasil)

Oficina 4: Jogos e brincadeiras musicais. Denise Ursine (Brasil)

16h15 às 17h30 A Canção Para Crianças – Uma Contribuição ao Reencantamento da Infância (lançamento do livro) Rosy Greca (Brasil)

Oficina 5: Percussão, Contos e Cantos Africanos. Caio Ignácio (Brasil) Oficina 6: Um dô la se vamos e... Serelepe (Brasil)

34


25/10, terça Salas Teatro Bassano Vaccarini

Das 14h às 15h45

8h às 9h45

Oficina 1: Todos a cantar com todos

Mídias Alternativas Julio Brun (Uruguai) Tita Maya (Colômbia) Mediador: Jorge Sossa (Colômbia)

Raul Manfredini (Argentina)

Oficina 2: Música a partir da Terra Tribumadre (Argentina)

10h15 às 11h30 A Rádio e a Música Tradicional Para Crianças Gerardo Olguín Fernández (México) Gabriel Sanvicente (México) Mediador: Eugênio Tadeu (Brasil)

Das 16h15 às 17h30 Brasil Acalanto Mara Fontoura e Lydio Roberto (Brasil)

Oficina 3: Jogos de mãos e copos na educação musical escolar Viviane Beineke (Brasil)

Oficina 4: As variações da voz em jogos tradicionais Eugênio Tadeu (Brasil)

Oficina 5: Música... Mestres! Algo mais que cantar uma canção Silvia Certa (Argentina)

Oficina 6: Arte, tecnologia e criatividade Gabriela Rodriguez e Fernando Rodrigues (Uruguai)

35


Comunicação SESC Ribeirão Preto

Blog: decimoencontro.blogspot.com/

Co-realização

Movimento da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha Apoio

10º ENCONTRO DA CANÇÃO INFANTIL LATINO-AMERICANA E CARIBENHA  

O Movimento da Canção Latino-americana e Caribenha teve início em 1994, em Cuba. Desde então, a cada dois anos, músicos, cancionistas, pesqu...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you