Page 1

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA SESC VERÃO

Piracicaba

PROGRAMAÇÃO

Janeiro | 2020


Os empregados com registro em carteira profissional, os estagiários, os temporários, os desempregados há até 12 meses, e as pessoas que se aposentaram enquanto trabalhavam em empresas do ramo do comércio de bens, serviços e turismo, podem credenciar-se no Sesc. CREDENCIAL PLENA • TITULAR Empregados e desempregados: documento de identidade, CPF, carteira profissional atualizada (no caso dos desempregados, carteira profissional com o último registro, comprovando estar desempregado por até 12 meses) e foto 3x4*. Estagiários: termo de compromisso ou carteira de trabalho em que conste o número do CNPJ da empresa, documento de identidade, CPF e foto 3x4*. Temporários: carteira profissional atualizada, documento de identidade, CPF, contrato de trabalho ou holerite e foto 3x4*. Aposentados: documento de identidade, CPF, carteira profissional que comprove aposentadoria quando trabalhava em empresa do comércio de bens, serviços e turismo, além de comprovante do órgão de Previdência Social contendo essas informações e foto 3x4*. Titular falecido: o dependente, cujo trabalhador, estagiário, temporário ou aposentado do comércio de bens, serviços e turismo é falecido, poderá requerer sua Credencial Plena. Além dos documentos citados na lista de titular e dependentes, deverão apresentar também a certidão de óbito. • DEPENDENTES Cônjuge: documento de identidade, CPF, certidão de casamento, ou de nascimento de filhos em comum, ou, ainda, declaração de união estável e foto 3x4*. Para os casos de união estável, a certidão deve mencionar os nomes do casal, os números dos documentos de identidade e assinatura de ambos. Filhos, enteados, netos e tutelados (até 21 anos): certidão de nascimento ou documento de identidade, CPF e foto 3x4*. Para os netos, além desses documentos, apresentar também

documento que comprove o parentesco com o titular. E para os tutelados, comprovante de tutela. Filhos, enteados e netos (entre 22 e 24 anos): documento de identidade, CPF, foto 3x4* e comprovante de matrícula ou pagamento recente de mensalidade em ensino superior, profissionalizante, pós-graduação (lato sensu, stricto sensu ou residência médica), preparatório para o ensino superior ou educação de jovens e adultos (EJA). Pais e padrastos: documento de identidade, CPF e foto 3x4*. Para os padrastos e madrastas, é necessário apresentar documento que comprove união com o pai ou mãe do titular. Avós: documento de identidade, CPF, documento que comprove o parentesco com o titular e foto 3x4*. A INSCRIÇÃO É GRATUITA, VÁLIDA POR ATÉ 2 ANOS EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL E PODERÁ SER FEITA PELO TITULAR OU DEPENDENTES MAIORES DE 18 ANOS EM QUALQUER UNIDADE DO SESC.

CREDENCIAL ATIVIDADES A emissão da Credencial Atividades é gratuita, individual e permite o acesso às atividades, desde que haja disponibilidade de vagas, sem estabelecer vínculos associativos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais - Documento de identidade, CPF e foto 3x4*. *A foto poderá ser tirada gratuitamente no ato do credenciamento. Em caso de perda ou extravio da credencial será cobrada uma taxa de R$20 para a emissão da segunda via.


esporte e atividade física

Legendas Trabalhador do comércio, de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes (Credencial Plena) Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante

4

música

24

crianças

12

cinema e vídeo

26

circo

17

tecnologias e artes

30

meio ambiente

19

jovens

32

especial

21

literatura

34

ações para a cidadania

22

turismo

35

idosos

23

Credencial atividades

Classifi cação Indicativa Livre para todos os públicos Não recomendado para menores de 10 anos Não recomendado para menores de 12 anos Não recomendado para menores de 14 anos Não recomendado para menores de 16 anos Não é permitida a entrada de menores de 18 anos, mesmo acompanhados dos pais

Horário especial Dia 1 - unidade fechada Venda de ingressos Internet Na internet, todas as terças, as vendas começam a partir das 14h pelo portal sescsp.org.br Bilheterias Nas unidades do Sesc do Estado de São Paulo, todas as quartas, as vendas começam a partir das 17h30. Em caso de feriado as vendas terão início no dia útil posterior.


editorial Ano novo e novas vivências do popular Povo significa conjunto de indivíduos que falam a mesma língua, têm uma história e tradições comuns. Popular, então, é aquilo que é próprio do povo. Em janeiro, o Sesc Piracicaba traz várias vivências ligadas ao popular. A começar pelo Sesc Verão. Realizado há 25 anos, tem o objetivo de sensibilizar as pessoas para a importância das práticas esportivas e atividades físicas contínuas. Neste ano, o evento tem como tema o atletismo, que é considerado a mais antiga forma de competição e usa como movimentos essenciais aqueles que fazem parte da natureza humana: caminhar, correr, saltar e arremessar. A primeira atividade é um encontro com Vanderlei Cordeiro de Lima, bicampeão dos Jogos Pan-americanos, medalhista olímpico e único latino-americano outorgado com a Medalha Pierre de Coubertin. Ao longo do mês, Sesc Verão traz, ainda, atividades recreativas, atletismo para iniciantes, jogos de lançamentos, vivências de corrida e de salto, entre outras. O Cena Criança, projeto permanente de espetáculos para crianças, também evidencia a cultura popular. A Farra do Boi Bumbá traz alguns pequenos contos do folclorista Câmara Cascudo, enquanto Nós utiliza referências das danças brasileiras em seu trabalho corporal. Dom Caixote e o Bode apresenta uma história que ocorre no sertão nordestino, com a cultura, música e folclore daquela região. Encerrando o mês, A Megerinha faz releitura de A Megera Domada em formato de cordel, gênero literário popular do brasil. Já o projeto Caleidoscópio, também voltado ao público infantil, inicia o ano com histórias de cada uma das quatro principais orixás (figuras da cultura iorubá), com a Companhia Dona Conceição. Outra linguagem surgida de encontros populares e presente no Sesc Piracicaba é o circo. Várias civilizações já praticavam alguma técnica circense há mais de mil anos. Para janeiro, a Cia Estação do Circo preparou oficinas de malabares, acrobacias, diabolô e equilíbrio. Para o público jovem há as oficinas de K-Pop, estilo de dança urbana que se tornou popular na Corea e conquistou fãs em todo o mundo. A terceira idade pode vivenciar as danças circulares, forma de celebração antiga e também presente em várias culturas. Em janeiro ainda há a importância social de ambientes para brincar livremente, a Mostra O Gordo e O Magro – uma das mais famosas duplas de comediantes do cinema, entre tantas outras atividades. Venha vivenciar a cultura popular no Sesc!


esporte e atividade física

Sesc Verão 2020 Realizado desde 1995, nos meses de janeiro e fevereiro, em todas as unidades do Estado de São Paulo, tem o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância da continuidade das práticas esportivas e atividades físicas. Além de atividades como cursos, oficinas, clínicas, apresentações de atletas e festivais esportivos, são realizadas instalações, ambientações cenográficas e uma campanha temática que busca promover a cultura esportiva, bem como motivar as pessoas para a inclusão de esportes e atividades na vida diária, com foco no bem-estar e na qualidade de vida.

ABERTURA VANDERLEI CORDEIRO DE LIMA O ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, bicampeão dos Jogos Pan-americanos, medalhista olímpico e único latino-americano outorgado com a Medalha Pierre de Coubertin, abre a programação do Sesc Verão na unidade de Piracicaba, com apresentação e batepapo com o público. X Dia 3, sexta, 18h30. Ginásio. Grátis.

ESPAÇO MULTI ATIVIDADES

ATLETISMO E CIA

Atividades recreativas interativas como mesas de jogos, jogos digitais, jogos de tabuleiro, entre outros. X De 4/1 a 1/3, sábados e domingos, 9h30 às 17h30. X De 7/1 a 28/2, terças a sextas, 13h30 às 21h15. Mezanino do Ginásio. Grátis.

Provas e movimentos do atletismo, uma das modalidades mais clássicas do esporte mundial, apresentados de forma divertida e com equipamentos especiais para iniciantes que facilitam a aprendizagem. Correr, saltar, lançar e arremessar serão meios para que o público brinque e conheça a modalidade. X De 4/1 a 1/3, sábados e domingos, 10h às 17h30. X De 7/1 a 31/1, terças a sextas, 13h30 às 21h15. Ginásio. Grátis.

Foto: Acervo Pessoal

6


Foto: Acervo Sesc

7

ESPAÇO EXPERIMENTAÇÕES MOTORAS - PARA CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS Com materiais diversos como colchonetes, tábuas de madeira, túneis, entre outros, este espaço convida crianças de 0 a 6 anos a, junto com seus pais e/ou responsáveis, experimentarem diferentes atividades corporais como subir, descer, rolar, rastejar, saltar, equilibrar, etc. X De 4/1 a 1/3, terças a domingos, 14h30 às 17h30. Ginásio. Grátis.

AQUANIMA SESC Atividades recreativas na piscina. Diversão garantida no ambiente aquático para toda a família. X De 4/1 a 1/3, sábados e domingos, 11h às 12h e 15h às 16h. Piscina. Grátis. Necessário Credencial Plena e exame dermatológico válidos.

JOGOS DE LANÇAMENTO O lançamento de objetos é uma das formas mais divertidas de brincar e também um dos principais movimentos no atletismo. Nessa atividade, o público encontrará um jogo simples, divertido e para todas as idades. X De 4/1 a 1/3, sábados e domingos, 10h às 12h30 e 14h às 17h30. Praça. Grátis.

EM SUAS MARCAS, PRONTO, VALENDO! Vivência da largada utilizada nas corridas de velocidade do atletismo, incluindo posicionamento no bloco de partida, velocidade de reação, postura para aceleração e concentração para a largada. X De 5 a 31/1, terças, quintas e domingos. X Terças, 14h às 16h. X Quintas, 17h às 19h. X Domingos, 10h às 12h. X De 2/2 a 1/3, domingos, 10h às 12h. Ginásio. Grátis. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.


Foto: Acervo Sesc

8

DIA 12

EUTONIA - INTEGRAÇÃO SENSORIAL E PERCEPÇÃO CORPORAL SALTO COM VARA

ATLETISMO DE A A Z

Atividade para crianças vivenciarem as técnicas iniciais de uma das provas mais difíceis e bonitas do atletismo. X De 5/1 a 1/3, domingos, 14h às 15h. Ginásio. Grátis.

Aprenda na prática as principais técnicas das provas de atletismo. Adaptando ao local (quadra esportiva) e necessidades do público, os instrutores apresentam e orientam durante a vivência. X De 7 a 31/1, terças a sextas, 13h30 às 18h. Ginásio. Grátis.

CORRENDO ÀS CEGAS Entre as provas do atletismo paralímpico estão as corridas para deficientes visuais com ajuda de um atleta guia. Nessa atividade, participantes poderão vivenciar a prática, sendo ou não deficiênte visual. X De 10/1 a 28/2, sextas, das 20h às 21h. Ginásio. Grátis. Não recomendado para menores de 6 anos.

CORRENDO COM PARAQUEDAS Vivência da modalidade corrida com o incremento de um paraquedas preso à cintura da pessoa a fim de criar resistência. Atividade divertida e desafiadora para todas as idades. X De 8 a 29/1, quartas e sábados. X Quartas, 15h às 17h e 18h30 às 20h30. X Sábados, 10h às 12h. X De 7 a 28/2, sábados, 10h às 12h. Ginásio. Grátis. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.


Foto: Willian Lopes de Abreu

9

REVEZAMENTO 4 X 100M Vivência de como é feita a transição (passagem de bastão) na prova de revezamento 4x100m do atletismo. Aprenda como são treinadas as técnicas e a sincronização no momento de passar o bastão em alta velocidade. X De 5/1 a 31/1, sextas e domingos. X Sextas, 14h às 16h. X Domingos, 16h às 17h. X De 2/2 a 1/3, domingos, das 16h às 17h. Ginásio. Grátis.

EUTONIA - INTEGRAÇÃO SENSORIAL E PERCEPÇÃO CORPORAL Conheça a modalidade de exercícios corporais que busca a integração de mente, corpo e emoções em situações cotidianas. A eutonia é uma abordagem da educação somática que, por meio das sensações, promove a ampliação da

consciência e percepção corporal. X Dias 12/1 e 16/2, domingos, 10h às 11h30. Sala de Expressão Corporal. Grátis. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência.

CORRIDA KIDS Educadores do Sesc convidam crianças de 6 a 12 anos para uma corrida festiva. X Dia 13/2, quinta, 14h às 17h. Praça. Grátis. Inscrições no local e horário do evento.

APRESENTAÇÃO FABIANA MURER A atleta campeã mundial Fabiana Murer, vai fazer uma apresentação de sua trajetória no atletismo, responder perguntas e fazer uma sessão de fotos e autógrafos para o público presente. X Dia 14/2, sexta, 18h às 21h30. Ginásio. Grátis.

O-DGI: O DESPERTAR DO GUERREIRO INTERNO Com base na cultura guerreira, essa vivência utiliza exercícios, posturas e movimentos específicos. Uma prática que desperta a consciência para ficar em equilíbrio, mesmo quando tudo em volta nos desafia. X Dia 13/2, quinta, 16h às 17h e 19h30 às 20h30. X Dia 16/2, domingo, 10h às 13h30. Ginásio e Sala de Expressão Corporal. Grátis.

CORRIDA CROSS Educadores do Sesc organizam uma corrida tipo cross country dentro da unidade. X Dia 14/2, sexta, 18h às 21h. Praça. Grátis. Inscrições no local e hora do evento


10

TRIATHLON INDOOR

CIRCULAÇÕES

ATLETISMO NAS ESCOLAS

Os educadores do Sesc organizarão um triathlon indoor, prova que reúne as modalidades natação, ciclismo e corrida, tudo a ser realizado dentro da unidade. Inscrições no horário e local da prova. X Dia 20/2, quinta, 18h às 21h30. Piscina. Grátis. Atividade exclusiva para Credencial Plena. Necessário exame dermatológico válido.

O Sesc circulando em cidades da região e fora da sua unidade.

O Sesc leva atividades de atletismo até as escolas públicas de Piracicaba. De forma divertida e com equipamentos especiais, as crianças e jovens poderão experimentar e conhecer provas do atletismo. Correr, saltar, lançar e arremessar serão os meios para essa vivência inclusiva e democrática. Recomendado para crianças acima de 7 anos. As atividades são destinadas aos alunos das escolas participantes. X De 4/2 a 20/2, terças a sextas, 8h e 14h. Escolas públicas de Piracicaba. Grátis.

MARATONA HIGH TECH COM ATENÇÃO PLENA Vivência que propõe a prática da caminhada, trote ou corrida por meio da filosofia da atenção plena. O participante é convidado a voltar sua percepção para as sensações e acontecimentos do corpo durante a atividade física, que é realizada com o apoio de fones de ouvidos e áudios meditativos. X Dia 31/1, sexta, 19h30. X Dia 2/2, domingo, 9h30. Saída do Hall de Entrada. Grátis. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

FORMAÇÃO E OFICINA DE ATLETISMO O Sesc oferece um curso básico em atletismo, para educadores e entusiastas da modalidade, com o objetivo de capacitar profissionais que consigam iniciar projetos e trabalhos com atletismo em Piracicaba e/ ou cidades da região. A capacitação será oferecida, em parceria com as secretarias de Esporte, a fim de facilitar o acesso. Além da capacitação técnica nas principais provas do atletismo, também haverá oficina de construção de implementos e acessórios da modalidade, reutilizando materiais descartáveis. A formação será feita por André Caliari, treinador e professor universitário de atletismo. X Dias 1 e 2/2, sábado e domingo, 8h - Águas de São Pedro X Dias 8 e 9/2, sábado e domingo, 8h - Boituva X Dias 15 e 16/2, sábado e domingo, 8h - Piracicaba X Dias 29/2 e 1/3, sábado e domingo, 8h - Laranjal Paulista Grátis. Inscrições: nas secretarias de esportes das respectivas cidades. Águas de São Pedro - 19 3482.1710 Boituva - 15 3363.5950 Piracicaba - 19 3437.9279 Laranjal Paulista - 15 3283.1275


Programa de Ginástica Multifuncional (GMF) O Programa de Ginástica Multifuncional vai além do trabalho que é feito numa academia convencional. Baseado em seu estilo de vida, cada aluno recebe um roteiro personalizado de exercícios e também pode participar de diferentes aulas coletivas. A GMF promove o desenvolvimento de habilidades motoras e de capacidades físicas de forma equilibrada. Terça a Sexta

13h30 às 21h30

Sábado

9h30 às 16h30

Domingo

9h30 às 13h30

R$ 38,00

R$83,00

Inscrições na Central de Atendimento mediante a disponibilidade de vagas. - 12 a 14 anos: apresentar autorização (pais ou responsáveis). - 15 a 69 anos: preencher questionário PAR-Q disponibilizado pelo Sesc. - a partir de 70 anos: apresentar atestado médico de liberação para a prática de atividades físicas e/ou esportivas. Desconto de 50% no valor da mensalidade para pessoas a partir de 60 anos, nos cursos que acontecem de 3ª a 6ª feira das 13h às 18h. Traga sua toalha.

Programa de Atividades Aquáticas (exclusivo para Credencial Plena) Modalidade

Faixa Etária

Hidroginástica

acima de 12 anos

3ª e 5ª 19h30

4ª e 6ª

Sábado

Domingo R$ 17,00

16h45

Exercícios que promovem a melhora do condicionamento físico e que utilizam a resistência da água para a realização de movimentos localizados, combinados e em jogos. Aprimora a força, a resistência e a flexibilidade, além de promover qualidade de vida e estimular a autonomia na piscina. Modalidade

Faixa Etária

Práticas Aquáticas

6 a 12 anos

3ª e 5ª

4ª e 6ª

Sábado

14h30

9h30 e 10h30

Domingo Grátis R$ 17,00

Aprendizagem de atividades individuais e coletivas que promovem a prática da natação (crawl, costas, peito e borboleta) e de modalidades como nado artístico, caiaque, surfe e mergulho, para que crianças e jovens desenvolvam autonomia, tenham prazer em estar e se movimentar na água. Modalidade

Faixa Etária

Práticas Aquáticas

acima de 12 anos

3ª e 5ª 18h30 e 20h30

4ª e 6ª

Sábado

Domingo

15h30

Grátis R$ 17,00

Prática de atividades individuais e coletivas que propõe o aprendizado de diversas modalidades, como natação (crawl, costas, peito e borboleta), nado artístico, caiaque, surfe e mergulho. Promove a autonomia, o condicionamento físico, o bem-estar e o aperfeiçoamento das habilidades aquáticas. Inscrições na Central de Atendimento mediante a disponibilidade de vagas. Informações para inscrição*: - menor de 14 anos: apresentar autorização (pais ou responsáveis), dispensada a firma reconhecida (válida por 1 ano) + atestado dermatológico (válido por 6 meses). - 15 a 69 anos: preencher questionário PAR-Q disponibilizado pelo Sesc (válido por 1 ano) e apresentar atestado dermatológico (válido por 6 meses). - a partir de 70 anos: apresentar atestado médico de liberação para a prática de atividades físicas e/ou esportivas (válido por 1 ano) + atestado dermatológico (válido por 6 meses). * atendimento à Lei Estadual nº 16.724/18 e Decreto Estadual nº 13.166/79. Desconto de 50% no valor da mensalidade para pessoas a partir de 60 anos, nos cursos que acontecem de 3ª a 6ª feira das 13h às 18h. Curso gratuito para jovens de 12 a 16 anos.

11


Programa de Práticas Corporais Modalidade Yoga

12

3ª e 5ª

4ª e 6ª

16h30 e 20h30

16h30 e 18h30

R$ 30,00

R$68,00

Prática indiana com exercícios de respiração, posturas (ásanas) e movimentos que promovem a força, a flexibilidade e colaboram para o autoconhecimento, a concentração e a prática da meditação. Inscrições na Central de Atendimento mediante a disponibilidade de vagas. Informações para inscrição*: - menores de 14 anos: apresentar autorização (pais ou responsáveis), dispensada a firma reconhecida (válida por 1 ano). - 15 a 69 anos: preencher questionário PAR-Q disponibilizado pelo Sesc (válido por 1 ano). - a partir de 70 anos: apresentar atestado médico de liberação para a prática de atividades físicas e/ou esportivas (válido por 1 ano). Desconto de 50% no valor da mensalidade para pessoas a partir de 60 anos, nos cursos que acontecem de 3ª a 6ª feira das 13h às 18h.

Vôlei

19h às 20h30

Futsal

18h às 21h30 (externa)

18h às 21h30 (externa)

Quimbol

19h às 20h15

Badminton

20h às 21h30

Futsal Feminino

Basquete

18h às 21h30 (externa) 20h30 às 21h30 (interna)

Sábado

Domingo

13h30 às 17h30

13h30 às 17h30

13h30 às 17h30

9h30 às 12h30 9h30 às 12h30

20h às 21h30

9h30 às 12h30 (externa)

18h às 21h30 (externa)

9h30 às 12h30

Tênis de Mesa

13h às 21h30

13h às 21h30

9h30 às 17h30

9h30 às 17h30

Futebol de Mesa

13h às 21h30

13h às 21h30

9h30 às 17h30

9h30 às 17h30

Foto: Acervo Sesc

GRÁTIS

RECREAÇÃO

Modalidade


Passeios e viagens convidam as crianรงas e seus responsรกveis a conhecerem novos lugares e descobrirem sua prรณpria cidade com outros olhares! janeiro e julho de 2020 saiba mais: sescsp.org.br/obaferias


crianças

Foto: Danilo Sergio

14

Cena Criança Apresentação de espetáculos para crianças, tendo como objetivo estimular a criatividade, a imaginação e a educação de forma lúdica e divertida. Em janeiro, os espetáculos apresentam o caráter espontâneo, irreverente e ágil do teatro de rua.

A FARRA DO BOI BUMBÁ

NÓS

DOM CAIXOTE E O BODE

Os Ciclomáticos Cia de Teatro A história se desenvolve em torno de um rico fazendeiro que tem um boi muito bonito. Pai Chico, trabalhador da fazenda, para satisfazer a sua mulher Catirina, que está grávida e sente desejo de comer a língua do boi. O Pai Chico traz a língua do boi e a confusão está formada. Além da história do boi, a trama também traz pequenos contos do folclorista Câmara Cascudo. X Dia 4, sábado, 16h. Parque Lúdico. Grátis.

Cia Barracão Cultural Com música ao vivo, conta a história de Mel, uma menina que não consegue chorar. Um dia, de tanto segurar as mágoas, ela percebe uma série de nós em seu corpo e decide ir embora do lugar que a deixava triste. X Dia 11, sábado, 16h. Área de Exposições. Grátis.

Cia Burucutu Conta a história de Dom Quixote, figura clássica da literatura universal. No entanto, essa jornada traz situações engraçadas e muita música, que começa após a aparição de um certo Bode. A montagem se ambienta num cenário nacional, onde os personagens se embrenham no sertão nordestino, numa viagem pela cultura, pelo folclore e principalmente pelas manifestações musicais e literárias características dessa região. X Dia 18, sábado, 16h. Parque Lúdico. Grátis.


TEATRO A MEGERINHA

Foto: Erike Busoni

Cia da M.A.T.I.L.D.E. Espetáculo inspirado na obra "A Megera Domada" de William Shakespeare e adaptado para o cordel. Num lugar distante vive o rico senhor Batista, viúvo e pai de duas filhas: Catarina, a primogênita, considerada uma fera e a caçula Bianca, meiga, com muitos pretendentes e que sonha em se casar. Tradicionalmente, a filha mais velha deve se casar primeiro, mas nem pensa no assunto. Porém, o ambicioso Petrúquio se apaixona por Catarina e para casar-se com ela terá de domar a fera. A Cia. desvenda o texto escrito há mais de 400 anos e aborda assuntos tão atuais como machismo e violência contra a mulher. X Dia 25, sábado, 16h. Parque Lúdico. Grátis.

CENA NAS FÉRIAS HABIBA Cia Casa Passarinho Habiba, em árabe, quer dizer amada. Era assim como o avô de Cris Miguel a chamava quando ela era criança. Ele cantava pra ela e contava histórias da sua terra natal, o Líbano. Esse espetáculo traz essas lembranças e um pouco da cultura árabe para crianças e adultos se divertirem, além de proporcionar uma reflexão sobre coragem e a busca pelos sonhos. Com bonecos, música ao vivo e dança. X Dia 10, sexta, 14h. Área de Exposições. Grátis.

BUDA E A BALEIA Uma história que fala sobre as grandezas: física, artística, caráter e espírito. O ator Sérgio Serrano interpreta Kisucosan, o homem da bicicleta que traz seu kamishibai - teatro de papel japonês, tradição budista do séc. XII, introduzido por monges chineses no Japão, que passou a fazer parte de sua cultura sendo utilizado até hoje como ferramenta pedagógica ou entretenimento nas ruas para contar esta tradicional história de sabedoria. X Dia 17, sexta, 14h. Área de Exposições. Grátis.

15


16

Teatro de Mamulengo do Mestre Valdeck de Garanhuns O coronel Pompeu recebe em sua fazenda uma equipe estrangeira de cinema que deseja realizar um filme sobre o Boi Pintadinho e a cultura popular. O coronel permite a filmagem e manda chamar Simão, seu capataz, para coordenar o processo. Quando Simão conhece os cineastas, logo descobre que o filme é uma farsa e vai criar mil peripécias para que tudo aconteça de forma justa. X Dia 1/2, sábado, 16h. Área de Exposições. Grátis.

CALEIDOSCÓPIO Espetáculos e atividades artísticas para as crianças em diferentes linguagens que priorizam participação e expressão corporal.

LITERATURA YEMANJÁS E OXUNS Com Cia. Dona Conceição. Histórias de cada uma das quatro principais orixás (figuras da cultura iorubá): as aventuras da guerreira Iansã e como ela se torna um búfalo; como Oxum conquista a igualdade entre homens e mulheres, como Ñanã ajuda a fazer o homem com o barro de seu pântano e como Yemanjá se torna a rainha do mar. X Dia 5, domingo, 11h. Sala do Curumim. Grátis.

LITERATURA CONSELHO DE MULHER Com Cia. Dona Conceição. No começo do mundo, o senhor de tudo o que existe decidiu criar o espaço sagrado dos deuses e dividiu com eles seus poderes, reservando os mesmos direitos para mulheres e homens. Mas estes começaram a desrespeitar os poderes delas. Então Oxum, a senhora da fertilidade, intervém e faz com que o mundo fique seco e estéril. Somente quando os homens aprendem a respeitar as mulheres é que Oxum permite que as plantas e os animais voltem a nascer. X Dia 19, domingo, 11h. Sala do Curumim. Grátis.

Foto: Gustavo Souza

EM FEVEREIRO MAMULENGO NO CINEMA


Foto: Divulgação

17

LITERATURA AONDE A GENTE VAI QUANDO COMEÇA A SONHAR? Com integrantes do projeto Amanhã Gente Grande. A menina dessa história vive duas situações instigantes: numa noite vai dormir, fecha os olhos e quando abre, o dia já chegou. Já em outra noite, o tempo parece passar tão devagar que dá tempo de sonhar vários sonhos diferentes. Então ela se pergunta: "Para onde eu fui? Quem me levou?" e desperta uma vontade de desvendar o mistério: afinal, aonde a gente vai quando começa a sonhar? X Dia 26, domingo, 11h. Sala do Curumim. Grátis.

ESPAÇO EXPERIMENTAÇÕES MOTORAS - PARA CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS A atividade integra a programação do Sesc Verão. Ver página 5. X De 4/1 a 1/3, terças a domingos, 14h30 às 17h30. Ginásio. Grátis.

DESPERTANDO PARA OS SONS Com Fabíola Peron, musicoterapeuta infantil e cantora. Oportunidade de vivenciar os sons por meio do corpo, da voz, com instrumentos musicais, jogos e histórias em uma atividade livre que se constrói com a interação das crianças e adultos. X De 18/1 a 15/2, sábados, 10h15 (exceto dia 1/2) Sala de Expressão Corporal. Grátis.

ESPAÇO DE BRINCAR Destinado a crianças de 0 a 6 anos, seus adultos de referência, profissionais e demais interessados na temática da Primeira Infância. Tem como propósito maior a valorização do brincar como elemento fundamental da cultura da infância. X Terça a sexta, 13h15 às 21h45. X Sábados e domingos, 9h30 às 18h. Espaço de Brincar. Grátis.

ESPAÇO LÚDICO Especialmente planejado e destinado à valorização do brincar. Estímulo ao vínculo e ao diálogo entre gerações. X Dias 11, 18 e 25, sábados, 14h. Sala do Curumim. Grátis.

NATUREZAS DO SABER Diversas atividades que propiciam o convívio com a natureza na infância. Ver página 19. X De 7/1 a 1/3, terças a domingos. Grátis.


Foto: Acervo Sesc

18

INSCRIÇÕES CURUMIM 2020 O Curumim é um programa do Sesc São Paulo que oferece gratuitamente ações culturais, corporais e ambientais para crianças de 7 a 12 anos, com foco no seu desenvolvimento integral. Por meio de vivências, oficinas, passeios e uma variedade de atividades, este programa de educação não formal promove a convivência, a experimentação, a cooperação, a ludicidade e o protagonismo pois aposta na formação de cidadãos autônomos, éticos, solidários e cooperativos, com base na cultura do brincar. X Terça a sexta, 13h30 às 17h30. Grátis. Calendário de inscrições:

Credencial Plena

Não Credenciados

pré-inscrição *

8 a 17/1

28 a 30/1

entrevista e inscrição **

21 a 26/1

4 a 7/2

início das atividades

18/2

* Preenchimento de ficha de interesse na Central de Atendimento. ** Atendimento pela equipe de educadores e entrega dos documentos. Documentos necessários para inscrição Criança: credencial plena, foto 3x4, declaração de matrícula escolar e cópia do RG ou certidão de nascimento. Pais ou responsável: RG, CPF e Comprovante de residência.


circo

Foto: Gisele Cerqueira

19

PICADEIRO Apresentações mensais de artistas e companhias nacionais e internacionais, oferecendo uma programação que explora as diversas tendências e escolas da arte circense, o circo de variedades, o circo experimental, a palhaçaria e o circo/teatro.

PALHAÇARIA PARA PAIS & FILHOS Circo Caramba Um momento lúdico e divertido através de práticas e jogos que se relacionam com técnicas e princípios da palhaçaria. Conduzida pelo artista e professor Thiago Sales (Palhaço Jerônimo da Companhia Circo Caramba), a oficina irá propor desde jogos cênicos e de expressão corporal até o estudo e experimentação da maquiagem do palhaço. X Dia 25, sábado, 14h. Sala de Expressão Corporal. Grátis.

A BANDA DO JERÔNIMO UMA INUSITADA BANDA DE UM HOMEM SÓ Circo Caramba Um homem-banda é algo bastante excêntrico. Agora, imagine se um palhaço inventa de tocar vários instrumentos ao mesmo tempo. Esse palhaço é o Jerônimo, que utiliza instrumentos nada convencionais como violão com corpo de bacia, gaita de pente, balde de lixo, forma de pizza, buzinas, tampas de panela, campainha, entre outros. X Dia 26, domingo, 12h. Comedoria. Grátis.


20

prática corporal convida o participante a experimentar estímulos físicos diversos com movimentos de cambalhotas, estrelas e pirâmides humanas. Dia 1/2: Diabolô (ou Ioiô Chinês) e Prato Chinês Concentração, habilidade e coordenação motora são os principais elementos trabalhados nessas modalidades. Os objetos se encaixam na categoria de malabares e equilíbrio e trazem desafios aos participantes.

Dia 8/2: Equilíbrio Voltada para o trabalho de coordenação motora, equilíbrio e consciência corporal, essa atividade é desenvolvida de acordo com as habilidades do participante com o uso de perna de pau, rola-rola e pé de lata. X Dias 11 e 18/1 e 1 e 8/2, sábados, 14h às 16h. Sala de Expressão Corporal. Grátis. Inscrições: sescsp.org.br/piracicaba ou na Central de Atendimento.

Fotos: Eduardo Migliato

OFICINAS DE CIRCO A Cia Estação do Circo preparou uma série de oficinas para as famílias que querem aprender e dar os primeiros passos nas técnicas básicas da arte circense. Dia 11: Malabares Voltado para manipulação de objetos, essa modalidade explora as habilidades de coordenação motora dos participantes, utilizando bolinhas, aros e claves. Dia 18: Acrobacia Buscando o desenvolvimento das capacidades físicas individuais ou coletivas, esta


Foto: Divulgação

meio ambiente

Naturezas do saber

21

Diversas atividades que propiciam o convívio com a natureza na infância, especialmente pelo brincar livre, fomentando a autoconfiança, a capacidade criativa e o pleno desenvolvimento da criança, bem como o afeto e o respeito ao meio ambiente. Atividades mantidas mesmo em caso de chuva.

VIVÊNCIA PRAÇA VIVA

VIVÊNCIA CRIANÇA E NATUREZA

Sentir, criar e aprender sob a ótica da arte e da imaginação. Hortas, abelhas e pássaros, areias que viram praia, rios e castelos, e troncos que se transformam em cabanas, garras e labirintos. Espaço com estruturas brincantes integradas à natureza, voltado às crianças de 0 a 12 anos, acompanhadas dos pais ou responsáveis. X De 7/1 a 1/3, terça a sexta, 14h às 21h; sábados e domingos, 10h às 17h30. Praça. Grátis.

Os encontros objetivam a interação das crianças com o espaço natural, propiciando o afeto com a natureza por meio do brincar, da criação artística e imaginativa, com uso de elementos naturais. Com Dani Farto, pedagoga e professora de educação infantil. Dia 8: Colorindo com argila Diversas cores irão possibilitar aos pequenos a criatividade na produção de uma flâmula decorativa. Dia 9: Coleta divertida Gravetos, flores e folhas vão compor um aramado especial para valorizar a interação com os elementos naturais. Dia 15: Praia em Pira? A sensação de estar na areia do mar explorando conchinhas, caracóis e

castelos de areia farão parte das possibilidades brincantes. Dia 16: Pedras decorativas Ampliação do repertório de registros dos desenhos das crianças, valorizando o interesse de criação. Dia 22: Criação e sensação Colar natural, centopeia especial e bandejas sensoriais fazem parte das vivências. Dia 23: Varal para explorar Diferentes materiais irão compor um tecido pintado através das interações das crianças e suas brincadeiras. X De 8 a 23, quartas e quintas, 16h30 às 18h. Praça. Grátis. Recomendado para crianças até 6 anos acompanhadas do responsável. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas.


22

OFICINA HORTA EM CAIXOTES

VIVÊNCIA PALITEIRO

EM FEVEREIRO

Encontrados facilmente em supermercados e feiras, a reutilização de caixotes de madeira é uma boa opção para quem busca ter uma horta em pequenos espaços e se deliciar com uma mistura de aromas, sabores e sentidos. Com os educadores ambientais Samantha Kauling e João Pedro Novaes. X Dias 11 e 12, sábado e domingo, 14h30 às 16h30. Praça. Grátis. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas.

Participe da ativação do brinquedo paliteiro, um trepa-trepa vivo que por meio da construção coletiva, com elementos naturais, uso de cordas e tecidos, se transforma e se reinventa a cada momento. Com Guilherme Teixeira, artista visual e educador. X Dias 21 e 24, terça e sexta, 15h30 às 18h. Praça. Grátis. Para crianças de 7 a 12 anos acompanhadas dos responsáveis.

OFICINA CIÊNCIA NO JARDIM

OFICINA CRIAR E BRINCAR O simples e o belo se unem para propiciar momentos de criação, imaginação e divertimento na natureza, com uso de materiais reutilizáveis e elementos naturais. Com Adilson Morais, artista e educador. X Dias 18 e 19, sábado e domingo, 14h30 às 17h. Praça. Grátis. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas.

OFICINA ABELHAS NATIVAS Arte e ecologia fazem parte das vivências com abelhas nativas conduzidas pelos idealizadores do projeto Abelhas do Brasil, Adriana Tiba e Julio Pupim. Dia 25: Criação e instalação de abrigo coletivo para abelhas solitárias, mostra de serigrafia com ilustrações de abelhas em tocos de madeira, varal de desenhos e bate-papo. Dia 26: Troca de ideias sobre abelhas nativas, exposição de ninhos de abelhas solitárias e construção de ninhos em argila com elementos da natureza. X Dias 25 e 26, sábado e domingo, 14h30 às 17h. Praça. Grátis. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas.

A cada encontro uma abordagem diferente sobre o mundo natural, sob o olhar da curiosidade, da experimentação, da investigação e da interpretação ambiental. Com Luiza de Oliveira, Agente de Educação Ambiental do Sesc, e Liliane Trevisan, bióloga e educadora ambiental. X De 1/2 a 16/2, sábados e domingos, 14h30 às 17h. Praça. Grátis. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas.


especial

Foto: Gustavo Faria

23

Educare Encontros entre especialistas e educadores para debater os rumos e possibilidades da educação no Brasil.

PALESTRA SOMOS NATUREZA: O BRINCAR, O CORPO E A POTÊNCIA DOS ESPAÇOS ESCOLARES A escola é um espaço fundamental da socialização, aprendizagem e experimentação, sendo um espaço onde as crianças passam grande parte de seu tempo. Mas como é a organização deste espaço-tempo? Como as crianças vivenciam e se relacionam com a natureza quando estão na escola? Que oportunidades de aprendizagem os professores podem encontrar para além das salas de aula? A palestra

faz parte do III Seminário de Práticas de Eventos Esportivos e Brincantes Escolares da Secretaria Municipal de Educação. Com Laís Fleury, diretora do Projeto Criança e Natureza do Instituto Alana, fundadora da Fundação Vagalume e empreendedora da ASHOKA. X Dia 30, quinta, 8h às 10h. Ginásio. Grátis.

ENCONTRO REGIONAL SEMANA MUNICIPAL DO BRINCAR – O CASO DE PIRACICABA A Semana Mundial do Brincar é uma ação promovida desde 2009 pela Aliança pela Infância, um

movimento internacional por uma infância digna e saudável. Em 2018, tornou-se lei municipal em Piracicaba, e em 2019, em uma união do Sesc, da Prefeitura e da Câmara Municipal de Piracicaba envolveu mais de 35 mil crianças em diversas atividades por toda a cidade. Neste bate-papo, os diferentes participantes contam esta história inspirando outras cidades e instituições. X Dia 30, quinta, 10h15 às 12h. Área de Exposições. Grátis.


ações para cidadania

Foto: Barbara Duram

24

EM CASA, NO BRASIL Exposição interativa inserida dentro de uma casa real da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e composta pelo depoimento de pessoas em situação de refúgio que vivem no Brasil e aqui se sentem em casa. As narrativas abordam lembranças de como eram os seus lares no Afeganistão, Colômbia, Cuba, Irã, Moçambique, Nigéria, República Democrática do Congo, Síria e na Venezuela. Com mediação de migrantes e pessoas em situação de refúgio em Piracicaba. X De 14/1 a 16/2. X De terça a sexta, 13h30 às 21h30. X Sábados e domingos, 9h30 às 17h45. Praça. Grátis.

MEMÓRIAS AFETIVAS PELA ALIMENTAÇÃO O que te faz sentir em casa estando longe dela? Atividade educativo gastronômica que abraça a experiência do refugiado a partir de suas relações com o alimento, elemento que - sabemos - tem grande potencial de atingir a subjetividade e trazer memórias afetivas. Com Gabriela Brucoli, educadora gastronômica e Helio Hintze, educador e filósofo. Com degustações de pratos sugeridos por Maria Pizani (Venezuela), Kosi Kodzode (Togo), Sameh Brglah (Síria), Wadnot Errilus (Haiti) e Dolems Desouvre (Haiti). X De 15/1 a 12/2, quartas, 19h30 às 21h30. Praça. Grátis.

PALESTRA DIALOGADA Aborda questões do refúgio ligada às temáticas da alimentação como elemento da cultura, da integração social e das relações entre saúde e prazer. Com Helio Hintze, educador e filósofo. X Dia 19/2, quarta, 19h30. Área de Exposições. Grátis.


TRANSITANDO NA SEMANA DA VISIBILIDADE

TRABALHO SOCIAL COM IDOSOS

RODA DE CONVERSA VISIBILIDADE TRANS

Programa do Sesc São Paulo, voltado ao cidadão acima de 60 anos, que oferece atividades artísticas, físicas e sociais, com o intuito de refletir sobre o envelhecimento, desenvolver novas habilidades e estimular a integração com as demais gerações.

Artistas transgêneros conversam sobre a importância da visibilidade através do meio artístico. Mediação: Coletivo Transitando. X Dia 29, quarta, 19h30. Comedoria. Grátis.

SHOW JUPAT E PROJETO TRANSCRITO Foi através da música que a rapper JuPat conseguiu extravasar sua existência no período da transição de gênero, o que resultou no álbum Toda Mulher Nasce Chovendo. O show duplo terá ainda o Projeto Transcrito, composto por Tio Cris, NicoLaw e JugJonez, que traz nas batidas de rap as vivências, reflexões e realidades do mundo em que vivem, com destaque para a faixa Fogo Revolucionário. X Dia 30, quinta, 19h30. Comedoria. Grátis.

idosos

25

EM FEVEREIRO As atividades são agrupadas em três conjuntos: Arte e Expressão, Corpo e Movimento e Sociedade e Cidadania.

ARTE E EXPRESSÃO DANÇA CIRCULAR EQUILÍBRIO CORPORAL E COGNITIVO Encontro de celebração e desenvolvimento dos gestos motores, equilíbrio, agilidade, fortalece a força muscular e a postura corporal. Com Valeri Forti, educadora e focalizadora. X Dia 15, quarta, 14h. X De 21 a 29, terças e quartas, 14h. Sala de Expressão Corporal. Grátis.

OFICINA EXPRESSÃO E GESTOS CORPORAIS - PROJETO QUILOMBO Aprenda cantigas de rodas, gestos corporais característicos das manifestações mais tradicionais do nosso povo, como maculelê, samba de roda e maracatu. Com Maicon Araki, educador e pesquisador de cultura popular. X De 4 a 19/2, terças e quartas, 14h. Sala de Expressão Corporal. Grátis.


26

MODULASONS

Wanderley Monteiro Par Seria com Wanderley Monteiro O cantor e compositor Wanderley Monteiro leva ao palco alguns clássicos das grandes parcerias do nosso samba, tais como: Noel Rosa e Vadico; Wilson Moreira e Nei Lopes; João Bosco e Aldir Blanc; João Nogueira e PC Pinheiro que escreveram seus nomes na MPB. O show cumpre o papel de resgatar essas parcerias e dar continuidade ao registro de uma obra que une a juventude à tradição do samba e sabedoria dos grandes mestres. X Dia 23, quinta, 20h. Comedoria. Grátis.

FotAvanir Niko

música


Foto: Fernanda Vitoria

27

SOM DE DOMINGO

INTERVENÇÃO TROPICÁLIA

Em todos os domingos do mês, uma atração musical em formato de cortejo anima os frequentadores do Sesc na Comedoria e em outras espaços da unidade.

Músicos formados em um projeto social de educação musical na zona leste de São Paulo apresentam repertório de sucessos da época da Tropicália com músicas de Caetano Veloso, Jorge Ben Jor, Gilberto Gil e Gal Costa. Grupo formado por José André, Cristina Linhares e Jeferson Fernandes na percussão; Ricardo Martins no trombone, Andressa Lima no trompete e Thiago Krebs no saxofone alto. X Dia 19, domingo, 14h e 15h. Comedoria. Grátis.

BANDA DÉCADAS Do jazz tradicional em referência às Bandas de New Orleans dos anos 20, passando por todas as décadas, e também pela música popular brasileira, a Banda Décadas convida e acompanha personalidades da música piracicabana para um sofisticado repertório com gêneros, estilos e ritmos diferentes traduzido em um show itinerante por diversos espaços da unidade. X Dia 12, domingo, 14h e 15h. Comedoria. Grátis.

CESTO DE FLOR: CONTOS, POEMAS E MÚSICA Acompanhada de seu amigo violeiro, a florista Sol passeia com seu cesto florido de contos e poemas para os pequenos. Mafalda é atriz, dançarina, circense e diretora artística, atualmente compõem o elenco do programa Infantil Quintal da Cultura na TV Cultura com a personagem Ofélia. X Dia 26, domingo, 14h e 15h. Comedoria. Grátis.

EM FEVEREIRO PERNALTAS BRINCANTES Num grande cortejo com muito entusiasmo e alegria, a trupe de Pernaltas Brincantes canta e dança as cantigas da cultura popular. Em formato acústico, seis pernaltas músicos tocam, dançam e fazem performances. X Dia 2/2, domingo, 14h e 15h. Comedoria. Grátis.


cinema e vídeo

28

Mostra O Gordo e O Magro

Exibição de seis filmes em 16mm e um digital, curtas e longas-metragens de uma das mais famosas duplas de comediantes do cinema composta pelo Magro, o inglês Stan Laurel; e o Gordo, o americano Oliver Hardy.

LIMPA CHAMINÉS

ENTREGA A DOMICÍLIO

UM DIA PERFEITO

(Dirty Work) EUA, 1933, 19' Dir: Lloyd French Elenco: Stan Laurel, Oliver Hardy, Lucien Littlefield Stan e Ollie chegam à casa de um cientista para limpar a chaminé e se envolvem em grandes confusões.

(The music box) EUA, 1932, 29' Dir: James Parrott Elenco: Stan Laurel, Oliver Hardy O Gordo e o Magro tentam desastradamente, levar um pesado piano até uma casa localizada numa ladeira. Único filme da dupla a receber um Oscar.

(Perfect Day) EUA, 1929, 19' Dir: James Parrott Elenco: Stan Laurel, Oliver Hardy, Edgar Kennedy As dificuldades de Laurel e Hardy, suas esposas e seu tio Eddy em tentar sair para um piquenique num dia de domingo.

SOSSEGA LEÃO

(Our Relations) EUA, 1936, 73' Dir: Harry Lachman Elenco: Stan Laurel, Oliver Hardy, Alan Hale Os amigos Stan e Ollie têm algo em comum: ambos tiveram irmãos gêmeos que haviam morrido em um motim. Todos os problemas começam quando Alf e Bert, os irmãos que julgavam mortos, aparecem na cidade. X Dia 7, terça, 20h. Comedoria. Grátis.

DOIS PALERMAS EM OXFORD

(Chump at Oxford) EUA, 1940, 63' Dir: Alfred J. Goulding Elenco: Stan Laurel, Oliver Hardy, Charlie Hall Stan Laurel recebe uma bolsa de estudos para Oxford, e Oliver Hardy o acompanha. Eles são o alvo de piadas e travessuras até que Stan recebe um golpe na cabeça e se torna a reencarnação de um herói da universidade. X Dia 14, terça, 20h. Comedoria. Grátis.

DOIS CAIPIRAS LADINOS

(Way Out West) EUA, 1937, 66' Dir: James W. Horne Elenco: Stan Laurel, Oliver Hardy, James Finlayson Stan e Ollie receberam a missão de ir à oeste do país, em Brushwood Gulch, para entregar a Mary Roberts, a filha de um próspero e falecido garimpeiro, um documento que determina que ela agora é dona da mina de ouro de seu pai. X Dia 21, terça, 20h. Comedoria. Grátis.


Fotos: Reprodução

29

O GORDO E O MAGRO (Stan & Ollie) EUA, 2018, 97' Dir: Jon S. Baird Elenco: Stan Laurel, Oliver Hardy, Charley Chase Conta a história real de uma das maiores duplas de comediantes de todos os tempos, Laurel e Hardy. Os dois embarcaram em uma longa jornada em sua turnê pela Grã-Bretanha, em 1953, buscando colocar suas carreiras novamente nos holofotes, mesmo com o mundo ainda abalado pelos efeitos da Segunda Guerra Mundial. X Dia 28, terça, 20h. Comedoria. Grátis.

EM FEVEREIRO CINEPIANO COM TONY BERCHMANS O pianista Tony Berchmans executa ao vivo trilha sonora do filme:

A MARCA DO ZORRO (The Mark of Zorro) EUA, 1920, 105' Dir: Fred Niblo Elenco: Douglas Fairbanks, Claire McDowell, Jack Tornek O primeiro filme do herói mascarado completa 100 anos em 1920. Exibição em película 16mm. X Dia 4/2, terça, 20h. Comedoria. Grátis.


30

SALA SESC DE CINEMA

UMA NOITE EM 67

MOSTRA PETER SELLERS

Sempre aos domingos, o melhor do cinema produzido no mundo, filmes premiados nos principais festivais e apontados pela crítica como referência por incorporarem elementos inovadores à linguagem cinematográfica.

BRA, 2010, 85' Dir: Ricardo Calil, Renato Terra Elenco: Roberto Carlos, Gilberto Gil, Nelson Motta No teatro: aplausos, vaias, um violão quebrado, guitarras estridentes. No palco: os jovens Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo. As músicas: Roda Viva, Ponteio, Alegria, Alegria, Domingo no Parque. E só um deles sairia vencedor. O documentário é um convite para viver a final do festival da Record que mudou os rumos da MPB. X Dia 5, domingo, 17h. Teatro. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Mostra de seis filmes do ator comediante britânico Peter Sellers que serão exibidos na Comedoria do Sesc.

O RATO QUE RUGE (The Mouse that Roared) GBR, 1959, 83' Dir: Jack Arnold Elenco:Peter Sellers, Jean Seberg e William Hartnell Um pequeno país declara guerra aos Estados Unidos para se livrar de uma crise econômica, com o objetivo de receber ajuda após uma provável derrota militar. Então, um pequeno exército formado por 20 homens armados de arco e flecha pega uma barcaça, atravessa o oceano e chega à América. X Dia 12, domingo, 17h. Comedoria. Grátis.


31

A PANTERA COR-DE-ROSA

UM TIRO NO ESCURO

(The Pink Panther) GBR, 1963, 113' Dir: Jack Arnold Elenco:Peter Sellers, David Niven, Robert Wagner O Inspetor Clouseau viaja para Roma para capturar um notório ladrão de jóias conhecido como "O Fantasma", antes que ele realize o seu assalto mais ousado: roubar um diamante inestimável de uma princesa, com uma pequena imperfeição, conhecida como "A Pantera Cor-deRosa". X Dia 19, domingo, 17h. Comedoria. Grátis.

(A Shot in the Dark ) GBR, EUA, 1964, 102' Dir: Blake Edwards Elenco: Peter Sellers, Elke Sommer, George Sanders Em Paris, na mansão de Benjamin Ballon, um crime é cometido e por engano é mandado o Inspetor Jacques Clouseau, o mais atrapalhado dos detetives franceses. Enquanto as investigações avançam, novas mortes acontecem e o inspetor está disposto a investigar o caso para descobrir quem é o culpado das mortes. X Dia 26, domingo, 17h. Comedoria. Grátis.

EM FEVEREIRO DR. FANTÁSTICO (Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb) GBR, EUA, 1964, 95' Dir: Stanley Kubrick Elenco: Peter Sellers, George C. Scott, Sterling Hayden Um general americano acredita que os soviéticos estão sabotando os reservatórios de água dos Estados Unidos e resolve fazer um ataque anticomunista, bombardeando a União Soviética para se livrar dos vermelhos. Com as comunicações interrompidas, ele é o único que possui os códigos para parar as bombas e evitar o que provavelmente seria o início da Terceira Guerra Mundial. X Dia 2/2, domingo, 17h. Comedoria. Grátis.


32

Maratona de Costura Uma imersão no universo da costura com diversas modalidades de cursos, dignos de uma maratona.

CURSO REPAROS NA COSTURA

CURSO INTRODUÇÃO AO QUILTING

CURSO PASTA DE COSTURA

Na era do DIY - Faça você mesmo, aprenda pequenos consertos, troca de zíper, ajustes e a fazer barras. Com Dalva Santini, professora de costura. X De 9/1 a 13/2, quintas, 19h às 21h. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Inscrições: sescsp.org.br/ piracicaba ou na Central de Atendimento a partir de 4/1. Possui lista de material. O curso tem duração de 6 encontros.

Conheça as técnicas de quilt reto, o curvo, o decorativo e o livre, e pratique em uma máquina de costura e também manualmente, como no tempo antigo. Os participantes deverão ter conhecimentos básicos de costura. Com Adriana Frota, professora de patchwork. X De 10 a 31, sextas, 19h30 às 21h30. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Inscrições: sescsp.org.br/ piracicaba ou na Central de Atendimento a partir de 4/1. Possui lista de material. O curso tem duração de 4 encontros.

Que tal aprender a fazer uma pasta para organizar sua base de corte, régua, tesoura e tudo mais de costura? Com Adeline Soares, artesã. X De 11/1 a 1/2, sábados, 10h às 12h. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Inscrições: sescsp.org.br/ piracicaba ou na Central de Atendimento a partir de 4/1. Possui lista de material. O curso tem duração de 4 encontros.

Foto: Lucas Cersosimo

tecnologias e artes


CURSO BONECOS ARTICULADOS

CURSO BOLSA DE CORDA

Aprenda a fazer um boneco que movimenta braços e pernas. Com Terezinha e Ketley Vianna, costureiras e artesãs. X De 11/1 a 1/2, sábados, 14h às 16h. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Inscrições: sescsp.org.br/ piracicaba ou na Central de Atendimento a partir de 4/1. Possui lista de material. O curso tem duração de 4 encontros.

Aprenda a fazer uma bolsa de cordas usando a máquina de costura. Com Elizabeth Dellamatrice, artista plástica. X De 12/1 a 2/2, domingos, 14h às 16h. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Inscrições: sescsp.org.br/ piracicaba ou na Central de Atendimento a partir de 4/1. Possui lista de material. O curso tem duração de 4 encontros.

CURSO BERMUDA MASCULINA A partir de medidas do próprio corpo, aprenda a fazer uma bermuda masculina. Com Matheus Belloto, arquiteto e alfaiate. X De 12/1 a 16/2, domingos, 9h30 às 12h30. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Inscrições: sescsp.org.br/ piracicaba ou na Central de Atendimento a partir de 4/1. Possui lista de material. O curso tem duração de 6 encontros.

CURSO FOTOGRAFIA PARA NOVOS FOTÓGRAFOS O curso apresenta os conceitos iniciais da arte e linguagem fotográfica; mercados de atuação dos fotógrafos e os caminhos para profissionalização; técnicas básicas para melhor captação e as estratégias para explorar o equipamento. Com Ricardo Moraes, publicitário e especialista em fotografia social, a frente da RAL I-MAGE. X De 14/1 a 18/2, terças, 19h30 às 21h30. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Inscrições: sescsp.org.br/ piracicaba ou na Central de Atendimento a partir de 4/1. O curso tem duração de 6 encontros.

CURSO CRIAÇÃO DE MICRO E PEQUENOS NEGÓCIOS AUTÊNTICOS Crie ou organize um micro ou pequeno negócio, empresas criativas ou viabilize projetos individuais a fim de diminuir os riscos envolvidos no processo e aumentar as chances de sucesso. Com Giovanna Baccarin, mentora de empreendedores. X De 15/1 a 19/2, quartas, 19h30 às 21h30. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Inscrições: sescsp.org.br/ piracicaba ou na Central de Atendimento a partir de 4/1. O curso tem duração de 6 encontros.

INTERNET LIVRE Horário destinado à navegação livre e ao uso autônomo dos computadores. Crianças abaixo de 12 anos devem estar acompanhadas pelo responsável. X Terças a sextas, 18h às 19h. X Sábados, domingos e feriados, 13h às 14h. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. A partir de 4/1.

33


34

Aprendiz de Cientista Estudantes apresentam ao público, de forma lúdica e didática, suas experiências desenvolvidas em sala de aula.

OFICINA DOS SONHOS À CIÊNCIA

VIVÊNCIA ENERGIAS DO FUTURO

Voltada para jovens de 13 a 29 anos, a atividade aborda como a Ciência atua na solução de problemas reais da nossa sociedade. Para isso os participantes partem de seus sonhos de futuro para a construção guiada de um passo a passo investigativo utilizando o método científico. Com Filipe Salvetti Nunes, biólogo; Michelle Barreto, gestora de políticas públicas; e João Pedro Menezes, engenheiro florestal. X Dia 10 - Energia e água X Dia 17 - Saúde e biodiversidade X Sextas, 14h às 16h. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Inscrições: sescsp.org.br/piracicaba ou na Central de Atendimento.

Jovens pesquisadores apresentam formas de geração de energia renovável. Para isso, trazem nesta vivência experimentos didáticos e sensitivos que permitem ao público vislumbrar um futuro sustentável possível para a geração de energia. Com Filipe Salvetti Nunes, biólogo, e João Pedro Menezes, engenheiro florestal. X Dia 11, sábado, 14h. Hall do Teatro. Grátis.

VIVÊNCIA BIODIVERSIDADE DAS PLANTAS DA MATA ATLÂNTICA Uma experiência sensorial e didática com plantas encontradas no bioma da Mata Atlântica é proporcionada por jovens pesquisadores, que trazem para o público um pouco sobre mais de 20 espécies vegetais presentes em Piracicaba. Com Filipe Salvetti Nunes, biólogo, e Paulo Efraim Antônio, biólogo. X Dia 18, sábado, 14h. Hall do Teatro. Grátis.

Foto: Divulgação

jovens


PIRAAÇÃO

APRESENTAÇÃO DE K-POP

PAPO MUSICADO

Vivências em linguagens artísticas, tecnologias, lazer e trocas que proporcionam encontros de muita ação para pirar com a galera.

O grupo paulistano mostra um pouco de suas coreografias criadas para as músicas de K-Pop. Com D.Drop Dance. X Dia 10, sexta, 19h30. Área de Exposições. Grátis.

Você curte música? Curte rima? Então chega junto com essa galera para compartilhar ideias e experiências e, quem sabe, criar música. Não precisa saber tocar, nem cantar. O que vale é o papo musicado. X De 10 a 31, sextas, 17h30. Comedoria. Grátis.

WORKSHOP DE K-POP

Foto: Gabriela Leone

O grupo ensina coreografias criadas para músicas de K-Pop e fala sobre os elementos de danças urbanas envolvidos no trabalho. Em cada dia uma coreografia nova é abordada. Com integrantes do D.Drop Dance. X De 8 a 10, quarta a sexta, 13h30 às 16h. Sala de Expressão Corporal. Grátis. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

CURSO VIDEOCLIP.DOC - MÓDULO EDIÇÃO Para os jovens que curtem produção audiovisual, a atividade propõe a edição de um videoclipe com trechos documentais a partir de uma música original. Com o Coletivo Livre de Cinema. X De 21 a 29, terças a sextas, 14h (exceto dia 28). Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Inscrições: sescsp.org.br/piracicaba ou na Central de Atendimento.

EM FEVEREIRO BORDANERD - DO PIXEL AO PONTO CRUZ Você pensa que ponto cruz é coisa de gente antiga, que só serve pra fazer toalhinhas? Nesta oficina você vai utilizar o ponto cruz de uma forma diferente: confeccionando um quadro com personagens do universo dos videogames. Com André Machado e Willian Andrade, artistas visuais e educadores. X Dia 2/2, domingo, 14h às 17h. Sala do Curumim. Grátis. Inscrições: sescsp.org.br/piracicaba ou na Central de Atendimento.

35


literatura

Foto: Gustavo Cavajes

36

OFICINA MEDIAÇÃO DE LEITURA PARA CRIANÇAS O hábito da leitura se constrói no dia a dia, sendo o mediador um personagem de grande importância neste percurso. Na oficina, os participantes terão acesso à informações sobre mediação de leitura, por meio da exposição de relatos de experiências, ao mesmo tempo em que são apresentados teorias e conceitos do tema. Com Beto Silva, especialista em educação sócioemocional pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores; foi coordenador da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca do Ministério da Cultura, assessor do Programa Prazer em Ler do Instituto C&A, educador do Projeto Criança Fala,

Coordenador do Projeto AdoLêSer e assessor técnico da A Cor da Letra. X Dia 24, sexta, 18h30 às 22h. X Dia 25, sábado, 10h às 13h15. Sala do Curumim. Grátis. Inscrições: sescsp.org.br/piracicaba ou na Central de Atendimento.

ENCONTROS COM A LITERATURA Educadores, historiadores, artistas e demais interessados debatem textos literários de autoras e autores nacionais e estrangeiras.

A LITERATURA É UM CAMINHO CARREGADO DE LIBERDADE Com encontros mensais em toda última quarta-feira do mês, o projeto convida o público para um bate-papo sobre as obras da literatura mundial que causaram

impacto na sociedade e que demonstram que essa linguagem é o espaço permanente para o debate de ideias, sendo uma forma de resistência à barbárie do cotidiano. Com a Profa. Dra. Josiane Maria de Souza. Dia 29/1: “O Senhor das Moscas”, de William Golding (1954) Dia 19/2: “O Sol na Cabeça”, de Geovani Martins (2018) X Dias 29/1 e 19/2, quartas, 19h30. Sala do Curumim. Grátis.

POSSO LER? Mediadores promovem a leitura de livros para pais e filhos utilizando títulos do acervo da Sala de Leitura. X Sábados, 14h. Itinerante. Grátis.


PROGRAMAÇÃO FEVEREIRO E MARÇO

INSCRIÇÕES

6 a 9/2

Na Central de Atendimento mediante CPF e RG dos participantes. Para menores de idade é necessário RG ou Certidão de Nascimento. Parcelas mínimas de R$30,00. Consulte as condições de parcelamento na Central de Atendimento. Sesc Bertioga – Faça sua inscrição para estadia com transporte particular pelo portal sescsp.org.br. Consulte sobre a acessibilidade dos roteiros na Central de Atendimento.

Encantos do Sul Mineiro

Poços de Caldas (MG) - Saída às 8h Poços de Caldas é a primeira estância balneária da América do Sul. Construída sobre a cratera de um vulcão extinto, em uma região cercada de montanhas, vales, lagoas e cachoeiras, a cidade apresenta termas muito famosas, cujas águas chegam à superfície a uma temperatura de até 45°C e apresentam diversas qualidades terapêuticas. Neste roteiro, conheça Poços de Caldas e surpreenda-se com os encantos do sul mineiro. Inclui hospedagem com pensão completa, transporte, seguro e acompanhamento de guia.

2 a 6/3

40 vagas. Inscrições a partir de 8/1 às 19h.

Sesc Bertioga

Saída às 7h Um dos maiores centros de férias do país que oferece ginásio de esportes, quadras de tênis, campos de futebol, sala de leitura, parque e brinquedo aquático, salas de ginástica, de jogos e de vídeo, cinema, viveiro de plantas, lago para pesca, espaço do corpo, restaurante, café e lanchonete e variada programação. Inclui hospedagem com pensão completa, transporte, seguro e acompanhamento de guia. R$ 560,00

15 e 16/2 14 e 15/3

40 vagas. Atendimento exclusivo para credencial plena. Inscrições pelo portal sescsp.org.br de 12 a 19/1. Sorteio das vagas: 23/1 às 15h, presença não obrigatória. Prazo de pagamento: de 24 a 31/1.

Arte, Artesanato e História

Embu das Artes (SP) - Saída às 7h Cidade fundada por jesuítas, tem o seu centro histórico preservado, cultiva a fama de cidade das artes desde a década de 1960, e mantém até os dias de hoje, lojas, ateliês e a famosa feira de artes realizada aos finais de semana. Inclui transporte, seguro, almoço, ingresso e acompanhamento de guia. R$ 70,00 R$ 105,00

40 vagas. Inscrições a partir de 8/1 às 19h.


CINEMA

Itinerância da Mostra de Cinema Africano De 23/2 a 22/3

MÚSICA

Eu quero é botar meu bloco naDe rua 22 a 25


o e qu po

E E-S AR EP PR

m ve

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA

ra

íe

m

iro re ve fe

TEATRO

Chão de Pequenos Dia 28

Fabiana Murer Dia 14


AGENDA TERÇA

QUARTA

QUINTA

1

2

UNIDADE FECHADA

7

8

CRIANÇAS Espaço de Brincar, 13h15

9

CINEMA E VÍDEO Sossega Leão, 20h

ESPORTE E ATIVIDADES FÍSICAS Correndo com paraquedas, 15h e 18h30

MEIO AMBIENTE Criança e Natureza: Coleta divertida, 16h30

14

15

16

CINEMA E VÍDEO Dois Palermas em Oxford, 20h

IDOSOS Dança Circular - Equilíbrio Corporal e Cognitivo, 14h

ESPORTE E ATIVIDADES FÍSICAS Em suas marcas, pronto, valendo!, 17h TECNOLOGIAS E ARTES Reparos na costura, 19h

21

22

23

MEIO AMBIENTE Paliteiro, 15h30h CINEMA E VÍDEO Dois Caipiras Ladinos, 20h

AÇÕES PARA A CIDADANIA Memórias afetivas pela alimentação, 19h30

MÚSICA Wanderley Monteiro, 20h

28

29

30

CINEMA E VÍDEO O Gordo e o Magro, 20h

LITERATURA A Literatura é um caminho carregado de liberdade, 19h30

AÇÕES PARA CIDADANIA JuPat e Projeto Transcrito, 19h30


SEXTA

SÁBADO

DOMINGO

3

4

5

ESPORTE E ATIVIDADES FÍSICAS Sesc Verão 2020: Abertura Vanderlei Cordeiro de Lima, 18h30

ESPORTE E ATIVIDADES FÍSICAS Espaço Multi Atividades, 9h30 TEATRO A Farra do Boi Bumbá, 16h

CRIANÇAS Yemanjás e Oxuns, 11h CINEMA E VÍDEO Uma noite em 67, 17h

10

11

12

CRIANÇAS Habiba, 14h JOVENS Apresentação de K-Pop, 19h30

JOVENS Energias do Futuro, 14h CRIANÇAS Nós, 16h

MÚSICA Banda Décadas, 14h e 15h CINEMA O rato que ruge, 17h

17

18

19

JOVENS Dos sonhos à ciência, 14h

JOVENS Biodiversidade das plantas da Mata Atlântica, 14h CRIANÇAS Dom Caixote e o Bode, 16h

MÚSICA Intervenção Tropicália, 14h e 15h CINEMA E VÍDEO A Pantera Cor-de-Rosa, 17h

24

25

26

LITERATURA Mediação de leitura para crianças, 18h30

31

ESPORTE E ATIVIDADES FÍSICAS Revezamento 4 x 100m, 14h

CIRCO Palhaçaria para pais & filhos, 14h CRIANÇAS A Megerinha, 16h

MÚSICA A Banda do Jerônimo - Uma Inusitada banda de um homem só, 12h CINEMA E VÍDEO Um tiro no escuro, 17h


Sesc Piracicaba Terça a sexta, 13h às 22h Sábados, domingos e feriados, 9h15 às 18h15

Para a utilização das piscinas, quadras, ginásio e/ou retirada de material esportivo/ recreativo e internet livre, é obrigatória a apresentação da credencial Sesc atualizada. CENTRAL DE ATENDIMENTO LOJA SESC Tel.: 19 3437-9292 De terça a sexta, 13h15 às 21h30 Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 17h45 Para atividades com cobrança de ingressos é necessária a apresentação da credencial Sesc atualizada ou documento comprobatório para pagamento com desconto na entrada das atividades.

WiFi O Sesc Piracicaba possui acesso à internet via Wifi. Para conectar-se à rede Sesc Wifi cadastre seus dados pessoais no campo “Cadastrar novo usuário” na página de autenticação.

PISCINA Terça a sexta, 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 17h45. EXAME MÉDICO Terça a quinta (exceto dia 2), das 17h40 às 21h20. Sextas (dias 3, 17 e 31), das 17h40 às 21h20. Sextas (dias 10, e 24), das 13h10 às 16h50 e das 17h40 às 21h20. Sábados e domingos, das 10h10 às 13h50. Taxa: R$ 10,00 R$ 20,00 Obrigatório para todas as idades. Crianças até 16 anos são isentas do pagamento da taxa. Validade de 180 dias. Necessário traje de banho.

BILHETERIA Para as atividades que acontecem na primeira semana do mês, a venda ocorrerá na última semana do mês anterior. Para as atividades das demais semanas, a venda acontece na primeira semana do mês vigente.

O Sesc aceita exames dermatológicos realizados por outros médicos. O atestado deverá estar legível e conter data de realização, carimbo com o número do CRM e assinatura do profissional responsável. Cadastro mediante a apresentação do documento original na Central de Atendimento.

ESPAÇO DE TECNOLOGIAS E ARTES / SALA DE LEITURA / ESPAÇO DE BRINCAR Tel.: 19 3437-9335 Terça a sexta, 13h15 às 21h45. Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 18h. Vide programação de Tecnologias e Artes do mês.

O acesso às atividades é limitado à capacidade de lotação dos espaços. Programação sujeita a alterações.

CLÍNICA ODONTOLÓGICA De terça a sexta, 8h às 22h Sábados, 9h15 às 18h15 Exclusivo para trabalhadores nas áreas de comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes credenciados, com agendamento prévio. COMEDORIA De terça a sexta, 13h15 às 21h30 Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 17h45. Disponibilizamos cardápio em Braille. GINÁSIO Tel.: 19 3437-9278 / 3437-9279 De terça a sexta, 13h15 às 21h30 Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 17h45.

ESPAÇOS COM ACESSIBILIDADE FÍSICA Teatro, Ginásio, Comedoria, Espaço de Tecnologias e Artes, Sala de Leitura, Sala de Expressão Corporal, Piscinas, Odontologia, Espaço de Brincar, Sanitários e Vestiários.

BRIGADA DE INCÊNDIO Em cumprimento à instrução técnica nº 17 do Corpo de Bombeiros e o Decreto Estadual 56.819, a Brigada de Incêndio do Sesc realiza simulados semestrais de abandono, que têm como objetivo treinar as pessoas sobre como agir em situações de emergência.


Um mergulho poĂŠtico e afetivo no universo da artista

DocumentĂĄrio de Elizabete Martins Campos

Canal 128 da OiTV ou consulte a sua operadora sesctv.org.br /sesctv

10/01 | sexta | 22h


9 772358 450004

ISSN 2358-4505

sescsp.org.br

67

Piracicaba Rua Ipiranga, 155 CEP 13400-480 TEL.: (19) 3437.9292

Apoio

Profile for Sesc Piracicaba

Programação Janeiro 2020  

Caderno de programação Janeiro 2020 Sesc Piracicaba

Programação Janeiro 2020  

Caderno de programação Janeiro 2020 Sesc Piracicaba

Advertisement