Page 1

DANÇA

Foto: Nanah D Luize

VIVÊNCIA - DANÇA MODERNA

Piracicaba

PROGRAMAÇÃO

Abril | 2016


INFORMAÇÕES Trabalhador do Comércio de Bens, Serviços e Turismo com registro na carteira profissional pode credenciar-se no Sesc. CREDENCIAL PLENA • trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho assinada em empresas que pagam a contribuição para manter o Sesc, documento de identidade, CPF e foto 3x4*. • aposentados do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho, carta de concessão, extrato trimestral do INSS, documento de identidade, CPF e foto 3x4*. • pensionistas de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho do cônjuge falecido, extrato trimestral do INSS, certidão de óbito, documento de identidade, CPF e foto 3x4*. • desempregados do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho com o último registro, comprovando estar desempregado há menos de 12 meses, documento de identidade, CPF e foto 3x4*. • dependentes cônjuge: documento de identidade, CPF, foto 3x4*, certidão de casamento, ou certidão de nascimento de filho havido em comum, ou ainda declaração de união estável mencionando nomes do casal e documentos de ambos. Neste caso, deverão constar ainda os nomes e documentos de identidade de duas testemunhas maiores de 18 anos. As quatro pessoas deverão assinar a declaração e reconhecer firma. filhos até 21 anos: certidão de nascimento ou outro documento de identidade, CPF e foto 3x4*. filhos até 24 anos: documento de identidade, foto 3x4*, comprovante de matrícula em curso regular de qualquer grau, declaração de imposto de renda do titular ou outro documento que comprove ser dependente economicamente dos pais. tutelados até 21 anos: certidão de nascimento ou outro documento de identidade, CPF e comprovante de tutela e foto 3x4*. pais do titular, padrasto ou madrasta: documento de identidade, CPF e foto 3x4*. Padrasto ou madrasta, apresentar certidão de casamento ou declaração de união. A inscrição é gratuita e tem validade em todo território nacional

CREDENCIAL ATIVIDADES A emissão da Credencial Atividades é gratuita e individual, permite o acesso às atividades, desde que haja disponibilidade de vagas, sem estabelecer vínculos associativos. • Documento de Identidade, CPF e foto 3x4*. *A foto poderá ser tirada gratuitamente no ato do credenciamento.


especial

4

jovens

21

literatura

7

crianças

23

música

8

intergerações

26

artes visuais

12

idosos

27

tecnologias e artes

14

artes manuais

28

cinema e vídeo

16

meio ambiente

29

Trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes (Credencial Plena)

ações para a cidadania

18

saúde

31

Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante

dança

19

esporte e atividade física

33

circo

20

turismo

36

Legendas

Credencial atividades

Classificação Indicativa Livre para todos os públicos Não recomendado para menores de 10 anos Não recomendado para menores de 12 anos Não recomendado para menores de 14 anos Não recomendado para menores de 16 anos Não recomendado para menores de 18 anos

Horário Especial Dia 21, quinta - das 9h15 às 18h15 Venda de ingressos Apenas para as atividades da semana seguinte, de terça a domingo Internet Na internet, todas as terças, as vendas começam a partir das 15h pelo portal sescsp.org.br Bilheterias Nas unidades do Sesc do Estado de São Paulo, todas as quartas, as vendas começam a partir das 17h30. Em caso de feriado as vendas terão início no dia útil posterior


Conectando lugares, circulando ideias. MÚSICA, DANÇA, TEATRO, CINEMA, CIRCO, LITERATURA E ARTES VISUAIS

12 ROTEIROS 114 CIDADES 67 TRABALHOS ARTÍSTICOS + de 600 HORAS DE PROGRAMAÇÃO

De 1º a 24 de abril / 2016 Consulte a programação e participe!

sescsp.org.br/circuitosescdeartes

APOIO

PREFEITURA MUNICIPAL

REALIZAÇÃO


editorial Abril, descobriu Uma democracia ainda em construção, o Brasil comemora em 22 de abril, 516 anos de seu descobrimento. Um feito para ser não só lembrado, mas também exercitado. Afinal, as possibilidades de novas descobertas (e redescobertas) acontecem todos os dias. Em abril, a programação do Sesc desembarca desse jeito, descobrindo e redescobrindo “coisas”. Coisas do mundo, do lugar, do ouvir, do olhar; do brincar. O Circuito Indie Festival traz uma programação com 8 filmes independentes de diversas nacionalidades para quem quiser conhecer discursos cinematográficos diferentes. Tem filme da Romênia (O Tesouro), Áustria (Shirley – Visões da Realidade), Geórgia (A Ilha do Milharal), França (O Cheiro da Gente), Suécia (Eu Sou Ingrid Bergman), Tailândia (Cemitério do Esplendor) e também americano (Tangerine), todos elogiados por público e crítica. A cantora Maria Gadú, dia 8, apresenta seu mais novo disco; o cantor Kiko Zambianchi, dia 23, toca antigos sucessos e revela recentes composições e o projeto Lugar Onde o Vinil Toca redescobre o disco de vinil como objeto de culto à boa música. Os ateliês no último final de semana do mês se abrem para “marinheiros” curiosos em conhecer a produção de arte visual da cidade, no 5º. Rio das Artes, que nesta edição chega incrementado por apresentações de teatro, dança, circo, música e literatura. E para quem quiser saber mais sobre as navegações da web, o projeto Os Bits e o Direito trava interessantes debates sobre direitos e deveres dos internautas na hora de consumir e produzir arte, produtos ou entretenimento na internet. A importância do cuidado com a saúde é relembrada em uma série de atividades em homenagem ao Dia Mundial da Saúde, algo caro ao casal, Amanda Justi e Maxuell Mancini, que dentro do projeto Grandes Aventuras relatam viagem rejuvenescedora para a região do Alto Caparaó, com um fusca 72. Mas é com o Encontro: A Importância do Brincar que o Sesc pretende “pisar” em continente pouco explorado. Por meio de palestras, oficinas e cafés brincantes, promove ricos diálogos a educadores e pais que querem saber mais sobre os benefícios das brincadeiras e jogos lúdicos para o desenvolvimento integral das crianças. Um tema de extrema relevância, já que serão elas - as crianças - lá na frente, que descobrirão um novo Brasil.


Ilustração: Estúdio Kiwi

especial

6 ENCONTRO: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR Que processos educativos são construídos entre as crianças envolvidas em cantigas de rodas animadas? Esta e outras questões e suas possíveis respostas serão discutidas neste encontro, a partir da crença de que o corpo brincante é o maior protagonista e instrumento de aproximação do mundo infantil, para o desenvolvimento integral das crianças, mas também de todos os seres humanos, como espaço de encontro e fruição. Seu objetivo é desvendar a importância das brincadeiras e jogos no resgate de genuínos princípios e valores humanos responsáveis pela construção e transformação da cultura, sobretudo da cultura lúdica, que ainda habita as memórias de crianças e adultos. XXDe 27 a 30, quarta a sábado. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento ou pelo portal sescsp.org.br.

ABERTURA ASPECTOS DA LUDICIDADE Diálogo sobre saberes e conhecimentos acerca da importância do brincar e de processos educativos na infância de modo geral. Com Anete Abramowicz, professora de Pedagogia da UFSCar, doutora em Sociologia da Infância pela Universidade Paris Descartes (FRA) e especialista na área de educação para a infância e Lucilene Silva, representante em São Paulo da Casa das 5 Pedrinhas, fundada pela pesquisadora Lydia Hortélio, coordenadora da OCA Escola Cultural, responsável pela redação e partitura do livro Brincadeiras para Crianças de Todo o Mundo. XXDia 27, quarta, 19h30. Teatro.

MESA A BRINCADEIRA, O CORPO E O LÚDICO O diálogo discute o corpo em movimento e suas funções psíquicas. No mesmo sentido, trará algumas reflexões sobre a importância do brincar para a construção lúdica das crianças, ressaltando as potencialidades para o desenvolvimento humano. Com Fernando Donizete Alves, graduado em Educação Física, mestre em Ciências da Motricidade e doutor em Educação Escolar pela UNESP. Atualmente é Professor da UFSCar e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Física Infantil e Raquel Franzim, pedagoga e representante do Instituto Alana, organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, voltada a projetos que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. XXDia 28, quinta, 14h. Teatro.


OFICINAS JOGOS E BRINCADEIRAS VIRTUAIS E TECNOLÓGICAS Vivências de jogos virtuais e as possibilidades de transformá-los na prática corporal, seguido de rodas de conversas sobre o assunto. Com Gustavo Nogueira, animador cultural do Sesc, graduado em educação física pela UNICAMP. Seus estudos acadêmicos abordam a área de Game Studies, com ênfase em Linguagem e Tecnologia. XXDia 28, quinta, 16h30. Teatro.

JOGOS E BRINCADEIRAS O CORPO E A EDUCAÇÃO INFANTIL Discussão e compreensão de jogos e brincadeiras criadas pelas próprias crianças no momento de brincar livre ofertado pelo Programa Curumim do Sesc. Com Gabriela Dias Sartori, mestre em Educação, com Licenciatura em Educação Física pela UFSCar. XXDia 28, quinta, 16h30. Ginásio.

PROCESSOS EDUCATIVOS DE CRIANÇAS CURUMINS EM MOMENTOS DE BRINCADEIRAS Os jogos simbólicos na primeira infância e o lúdico como estratégia para desencadear o brincar com e entre crianças pequenas, além das brincadeiras de rodas e cantigas. Com Priscila Candeloro, pedagoga graduada pela UNICAMP, pesquisadora de brinquedos populares e instrutora infanto-juvenil do Sesc. Atividade dirigida a educadores que trabalham com crianças de 0 a 6 anos. XXDia 28, quinta, 16h30. Praça.

OFICINA CONSTRUÇÃO DE “CAIXINHA-FALANTE” Hélio Leites, professor sem classe nenhuma, que enquanto constrói narra histórias, cria poemas e busca caminhos de reutilização de materiais. XXDia 28, quinta, 16h30. Comedoria. Foto: Divulgação

CAFÉ COM “LEITES” Um café brincante com o artista-poeta-performancecontador de causos, Hélio Leites, que constrói universos lúdicos com coisas que ele “limpa” do mundo. XXDia 28, quinta, 16h. Ginásio.

SHOW MUSICAL BRINCANDO COM O BATUCANTANTE A cada música uma nova brincadeira, estimulando a musicalidade e a expressividade das crianças. No repertório, uma seleção de canções do Batucantante como Ginástica Pra Cantar, O Grilo, A Bicicleta e adaptações da cultura popular como Dois Mosquitos e Na Loja do Mestre André (versão adaptada com percussão corporal), entre outras. XXDia 28, quinta, 20h. Comedoria.

7


Foto: Dreidy Mara de Almeida

8

MESA POR DENTRO DA BRINCADEIRA – POR QUE BRINCAR, DO QUE BRINCAR E COMO BRINCAR Discussão da importância em se fazer um resgate do memorial lúdico infantil, bem como de suscitar entendimentos sobre os tempos e espaços destinados às brincadeiras, com Adriana Klisys, diretora da Caleidoscópio Brincadeira e Arte, autora dos livros Quer Jogar? ; Ciência, Arte e Jogo; Bem-vindo, mundo! Criança, cultura e formação de educadores; Brincar e Ler para Viver e colunista do jornal O Estadinho de S. Paulo e Aline Sommerhalder, pedagoga, mestre em Ciências da Motricidade pela UNESP, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSCar e pesquisadora da área de Educação, com ênfase em Práticas Pedagógicas e Metodologias Lúdicas na Educação Básica. XXDia 29, sexta, 14h. Teatro.

CAFÉ BRINCANTE O arte-educador e percussionista corporal, Cristian Félix recepciona o público para um café diferente. XXDia 29, sexta, 16h. Comedoria.

OFICINAS RESGATE DOS TEMPOS E ESPAÇOS DE BRINCAR NA INFÂNCIA Vivências de experiências lúdicas no ‘tempo de ser criança’. Construção e discussão coletiva de jogos e brincadeiras vivenciadas na infância dos participantes. Com Aline Sommerhalder. XXDia 29, sexta, 16h30. Ginásio.

REPERTÓRIO DE POSSÍVEIS JOGOS E BRINCADEIRAS Possibilidades de jogos e brincadeiras, ampliando o repertório lúdico de estudantes, professores e pais. Organização de tempos, espaços e instrumentos para as brincadeiras. Com Adriana Klisys. XXDia 29, sexta, 16h30. Teatro.

BRINCAR: DIREITO DE TODOS O Espaço PIPA – entidade sem fins lucrativos, promove o desenvolvimento, a garantia de direitos e a inclusão social de pessoas com síndrome de down e aborda o ato de brincar como elemento fundamental no processo de construção da identidade de uma criança, um direito previsto em lei. Nesta oficina nebate sobre as concepções de deficiência, os princípios do brincar inclusivo e pensar em práticas que permitam que todos brinquem juntos, independente das características de cada um. XXDia 29, sexta, 16h30. Comedoria.

BRINCADEIRAS MUSICALIZADAS O arte-educador e percussionista corporal Cristian Félix, ensina para educadores como o corpo pode se transformar em um grande brinquedo sonoro. XXDia 29, sexta, 16h30. Varanda do Ginásio.


LANÇAMENTO DE LIVRO PROGRAMA CURUMIM: MEMÓRIAS, COTIDIANO E REPRESENTAÇÕES Organizado pelas pedagogas Margareth Brandini Park e Renata Sieiro Fernandes, ambas doutoras pela UNICAMP, o livro relata o bem sucedido programa de educação não formal, que acontece desde 1987 nas unidades do Sesc atendendo a crianças de 7 a 12 anos, oferecendo oportunidades, espaços e tempo para brincar, criar, conviver, se expressar, se movimentar e desenvolver suas potencialidades. No bate-papo, Margareth conta toda a trajetória de preparação do estudo, além de conversar com os participantes sobre as expectativas e colaboração do material à área da educação não formal. XXDia 29, sexta, 19h30. Teatro.

Acalantos, rodas de verso, brinquedos e brincadeiras populares e ritmadas. Com proposta de vivenciar, difundir e valorizar o brincar tradicional da cultura infantil. Uma possibilidade de troca de saberes entre gerações que brincam e aprendem juntas. Com Dreyde Mara. XXDia 30, sábado, 10h. Praça.

BRINCADEIRA DE POETA Os atores Roma Sarcedo, Rodrigo Polla e Márcio Abegão encarnam “A Turma”, peça teatral baseada na poesia de Manoel de Barros, para convidar crianças e adultos a brincarem de poesia e escreverem sobre a sua própria turma. XXDia 30, sábado, 14h30. Comedoria.

NA RUA DA JULIA Foto: Dreidy Mara de Almeida

DIA 30

VIVÊNCIA NA RUA DA JULIA

literatura

9

POSSO LER? Mediadores promovem a leitura de livros para pais e filhos utilizando livros do acervo da Sala de Leitura. XXSábados, 14h. Sala de Leitura. Grátis.


10

Maria Gadú Considerada uma das grandes revelações da MPB, Gadú lançou seu primeiro álbum em 2009. Entre os anos de 2010 e 2013, a artista gravou CD e DVD Ao Vivo, fez parceria com o cantor Caetano Veloso, gravou seu segundo álbum Mais uma página e lançou um disco de duetos intitulado Nós. Agora, após quatro anos sem lançar um disco de estúdio, Maria Gadú volta aos palcos com o seu terceiro álbum Guelã. O disco une musicalidade e lirismo em suas dez faixas e conta com letras mais intimistas. No show, além do novo repertório, o público confere uma compilação dos maiores sucessos da artista. XXDia 8, sexta, 20h30. Ginásio. Ingressos: R$ 20,00 R$ 10,00 R$ 6,00. Venda online a partir de 29/3, 15h. Venda nas unidades a partir de 30/3, 17h30. Compra limitada a 4 ingressos por pessoa. Menores de 16 anos somente acompanhados do responsável legal (pai ou mãe).

Foto: Divulgação

música


AS MELODIAS DE SÁBADO À NOITE KIKO ZAMBIANCHI

Foto: Divulgação

Com mais de 30 anos de carreira, o cantor e compositor apresenta seu trabalho autoral e acústico, gravado em CD e DVD em 2013. A obra do músico ficou registrada também pela interpretação de outros artistas, como Marina, Zizi Possi e Capital Inicial. No repertório da apresentação, sucessos como Rolam as Pedras, Primeiros Erros e Eu te Amo Você, ao lado de algumas canções inéditas. XXDia 23, sábado, 20h. Comedoria. Grátis. Retirada de ingressos a partir do dia 16/4. Limitado a 2 ingressos por pessoa. A entrada de menores de 16 anos será permitida apenas se acompanhados do responsável legal (pai ou mãe).

LUGAR ONDE O VINIL TOCA Espaço para os amantes do vinil se encontrarem, apresentarem suas coleções e debaterem os rumos de uma paixão que não para de crescer e recuperar sua influência no universo musical.

FEIRA DE VINIL Expositores da cidade, região e capital compartilham as raridades de seus acervos de discos de vinil. XXDia 21, quinta, 10h às 17h. Comedoria. Grátis.

WORKSHOP MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DE VITROLAS E AFINS Conduzida por Marcelo Ribeiro, a atividade aborda temas como conservação e manutenção de equipamentos de áudio, como toca discos, tape decks e amplificadores. Neste tópico serão comentados os procedimentos para o correto manuseio, limpeza e manutenções que podem ser realizadas pelos proprietários. Também serão abordadas questões sobre a conservação e manuseio de discos de vinil e fitas cassete. XXDia 21, quinta, 14h. Teatro. Grátis.

SHOW E LANÇAMENTO DE VINIL THE MULLET MONSTER MAFIA O show marca o lançamento do novo disco da banda piracicabana, que é formada por Ed Lobo Lopez (guitarra), Emiliano Ramirez (bateria) e Marcondez Verniz (baixo). Batizado de To Mega Surf, o novo registro do grupo será lançado em vinil. A banda teve o álbum de estreia lançado em 2009 e desde então apresenta uma surf music diferenciada. XXDia 21, quinta, 16h. Teatro. Grátis. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.

11


12

Na perspectiva da sensibilização musical, o projeto traz semanalmente alunos e professores da Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle” (Empem) para executarem novos sons. A proposta visa despertar a curiosidade do público em relação aos instrumentos musicais e possibilitar um contato direto com os mesmos. Ao final das apresentações, os músicos permanecem à disposição do público para a experimentação monitorada dos instrumentos. Dia 2 – Piano Dia 9 – Violão e Piano Dia 16 – Violino e Piano Dia 23 – Viola Clássica e Piano Dia 30 – Flauta Doce e Piano XXSábados, 13h30. Comedoria. Grátis.

MODULA SONS RODRIGO NASSIF QUARTETO Vencedor do prêmio Açorianos em 2009, na categoria Melhor Intérprete Instrumental, Rodrigo Nassif apresenta seu estilo, que vem sendo classificado como jazzmilonga, mesclando influências regionais como o chamamé, o tangomilonga e a valsa, com várias outras vertentes da música instrumental. Nesse projeto, conta com novos talentos da cena regional, Carlos Ezael, no segundo violão, Leandro Schirmer, na bateria e Samuel Cibils, no contrabaixo. XXDia 7, quinta, 20h. Comedoria. Grátis.

LOURENZO SURFER JOE Artista italiano apaixonado pela surf music, organizador de um dos maiores festivais de surf music do mundo, realizado todos os anos durante o verão na cidade litorânea de Livorno (ITA). O músico vem ao Brasil pela primeira vez para divulgar seu novo álbum e terá como banda suporte os músicos do grupo Dead Rocks. XXDia 14, quinta, 20h. Comedoria. Grátis.

Foto: Divulgação

O INFINITO UNIVERSO DOS SONS


Dos clássicos da Motown aos novos rumos da black music atual, a banda apresenta um show que percorre a trajetória da música negra – influência inestimável no pop mundial, mostrando suas diversas vertentes. O repertório dançante reúne clássicos da soul music, do funk, da disco music, do rhythm’n’blues contemporâneo e da black music nacional. XXDia 3, domingo, 16h. Comedoria. Grátis.

VIVIANI GODOY De volta ao Brasil, depois de 23 anos de sucesso internacional, a cantora apresenta seu novo projeto Samba Cor de Rosa, que traz um repertório de sambas de raiz com canções inéditas de Moacyr Luz, Agenor de Oliveira, Paulinho Lemos e releituras de sambas pouco explorados. Além do vocal, a formação do grupo conta com duas percussões, violão de sete cordas, cavaquinho e baixo elétrico. XXDia 10, domingo, 16h. Comedoria. Grátis.

CAIBROROCK.A

ANINHA BARROS

Com a proposta de reunir músicos por meio da internet, para que compartilhem experiências e aperfeiçoem seus trabalhos, o projeto Músicos Conect@dos viu desabrochar trabalhos musicais de qualidade, entre eles a banda de rock piracicabana CaibroRock.A, que estreia seu repertório autoral com influência do rock norte-americano como Rolling Stones, ZZ Top, Johnny Cash e Pearl Jam. XXDia 17, domingo, 16h. Comedoria. Grátis.

Lançado em 2015, o CD Requinte de Aninha Barros inclui composições de Wanderley Monteiro, Noel Rosa, além dos piracicabanos Deco Romani e Gustavo Henrique. Neste show, a cantora é acompanhada pelo grupo piracicabano Samba d’Aninha, numa formação clássica e muito vibrante de samba raiz. XXDia 1/5, domingo, 16h. Comedoria. Grátis.

ESPECIAL BOLEROS CAMBIO LATINO Trio idealizado em 2012 pelo percussionista Ilker Ezaki, ao lado do pianista cubano Hanser Ferrer e do baixista e cantor Sandro Oliveira, surgiu com a proposta de tocar os mais tradicionais ritmos de Cuba, como a salsa, a habanera, o cháchá-chá e, neste show, especialmente, o bolero. XXDia 24, domingo, 16h. Comedoria. Grátis. Foto: Isabel C. Carrilho Martins

SOM DE DOMINGO SOUL FINE

13


Foto: Acervo Sesc

artes visuais

14

EXPOSIÇÃO GRAVADO A mostra traça um panorama da gravura contemporânea brasileira, com recorte focado em suas principais técnicas e desdobramentos. Composta por 48 trabalhos do Acervo Sesc de Arte Brasileira realizados a partir da década de 1970, a mostra pretende observar como a arte contemporânea brasileira problematizou as articulações entre forma e conteúdo. XXAté 26 de junho. XXTerça a sexta, 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 18h. Área de Exposição. Grátis. Para agendar visita monitorada de grupos: agendamento@ piracicaba.sescsp.org.br.

ENTRE PAREDES

OFICINA DE AQUARELA

A parede da Comedoria se transforma em lugar destinado às artes plásticas e abre espaço para diferentes técnicas e estilos. A cada dois meses um artista é convidado para mostrar um pouco do seu trabalho.

Com registros desde a idade média - embora se saiba que o surgimento ocorreu há mais de 2000 anos - a técnica de aquarela se caracteriza pelo emprego de pigmentos dissolvidos em água sobre papel especial. XXDe 6 a 27, quartas, 19h30. Sala do Curumim. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento ou pelo e-mail inscricao@piracicaba. sescsp.org.br, informando nome do curso, do participante, idade, telefone e número da credencial plena (se possuir). Caso haja mais interessados do que vagas, os credenciados na categoria plena terão prioridade no atendimento.

ACREDITE NA HUMANIDADE Com traços gestuais e intuitivos, a artista Renata Egreja procura criar um universo orgânico, lúdico e colorido. XXAté 29/5. XXTerça a sexta, 13h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 9h15 às 18h. Comedoria. Grátis.


CURSO DE HISTÓRIA DA ARTE ARTE BRASILEIRA

Foto: Paulo Munhoz

O curso aborda o conteúdo e principais acontecimentos responsáveis pela formação da identidade cultural do país, desde a chegada da Família Real Portuguesa em 1808, que proporcionou aos artistas chegarem ao século XX com uma postura ativa e crítica, buscando afirmar uma arte autêntica brasileira. XXDe 12/4 a 28/6, terças, 19h30. Sala do Curumim. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento ou pelo e-mail inscricao@piracicaba. sescsp.org.br, informando nome do curso, do participante, idade, telefone e número da credencial plena (se possuir). Caso haja mais interessados do que vagas, os credenciados na categoria plena terão prioridade no atendimento.

RIO DAS ARTES 2016

ESPAÇOS PÚBLICOS

Circuito de ateliês e exposições realizado desde 2010 abre-se nessa nova edição para outras linguagens artísticas. Em vários pontos às margens do Rio Piracicaba diversas apresentações gratuitas de circo, teatro, música, literatura e dança convidam o público a circular pelos ateliês e desfrutar da arte produzida por mais de 100 artistas locais. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Piracicaba, SEMAC, SETUR e Jornal de Piracicaba.

Calçadão da Beira Rio, Casa do Povoador, Engenho Central, Largo dos Pescadores, Museu Prudente de Moraes, Parque da Rua do Porto, Biblioteca Municipal, Casa do Artesão, Parque do Mirante, Casarão do Turismo e Elevador Turístico Alto do Mirante. XXDias 30/4, sábado, 10h às 20h e 1/5, domingo, 10h às 17h.

ESPAÇOS CULTURAIS Capela Monte Alegre, Bar Ponto Final, Colombina Café e Sesc. XXDias 30/4, sábado, 10h às 20h e 1/5, domingo, 10h às 17h.

ATELIÊS Sala Florença, Espaço Alquimia Urbana, Ateliê São Nikolao de Mira, Ateliê Entalhe Arte, Celeiro da Arte, Engenho da Arte, Espaço Cultural Ditinha Pennezzi, Espaço Cultural Bloco da Ema, Espaço Viveiros, Estúdio Aragem, Ateliê Morelato, Vila Feito à Mão. XXDias 30/4, sábado, 10h às 20h e 1/5, domingo, 10h às 17h.

TURISMO RIO DAS ARTES Passeios pelos locais participantes do projeto com acompanhamento de guia e especialista. XXDias 30/4, sábado e 1/5, domingo, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h (apenas dia 30). Saída em frente ao Sesc. Grátis. Inscrições no local. É necessário portar documento de identidade. Crianças somente acompanhadas dos responsáveis.

15


Foto: Pixabay

tecnologias e artes

16 Espaço criado para ampliar o fomento à cultura por meio de processos educativos e intervenções artísticas que se utilizam de um conceito expandido da relação entre tecnologia, cultura e arte contemporânea.

OS BITS E O DIREITO Bit (simplificação para dígito binário, Binarydigit em inglês) é um termo computacional que representa a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida. Neste projeto, abre-se espaço para a apresentação e o debate sobre o Direito frente aos desafios e às oportunidades contemporâneas, fortemente pautadas no uso constante dos bits.

DIREITO AUTORAL NAS REDES SOCIAIS

DIREITO DA CULTURA E ENTRETENIMENTO

Com a popularização das redes sociais, o espaço virtual tornou-se um dos principais difusores de material artístico e intelectual. Entretanto, as normas jurídicas não acompanharam tal movimento na mesma velocidade. Afinal, quais são os cuidados a serem tomados ao fazer uso de material artístico alheio nas redes sociais e quais são as consequências jurídicas pelo uso indevido? Com Frederico Cosentino de Camargo, advogado. XXDia 19, terça, 19h30. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis.

Diante das constantes transformações do cenário artístico no país, faz-se necessária a compreensão das questões legais e das possibilidades que delas decorrem. O conhecimento dos aspectos legais da cultura permite a garantia de sua difusão e acessibilidade. Com Caroline Maniero de Godoy, advogada. XXDia 20, quarta, 19h30. Espaço de Tecnologia e Artes. Grátis.

CRIMES DIGITAIS Metade das pessoas que utilizam a internet já foi vítima de algum crime virtual. Nesse encontro, são apresentados os principais procedimentos para se defender destes crimes e as principais legislações que regem o mundo virtual. Com Talitha Camargo, advogada. XXDia 26, terça, 19h30. Espaço de Tecnologia e Artes. Grátis.


DIREITO DO CONSUMIDOR DIGITAL

RELAÇÕES HUMANAS E AS REDES SOCIAIS

OFICINA BIXO DE PANO

Atualmente, a maioria dos internautas realiza compras via internet. Tal contexto impulsionou a legislação consumerista e os profissionais do comércio eletrônico a acompanharem essas mudanças. Nesse encontro, são discutidos os principais problemas enfrentados nessa nova relação de consumo. Com Débora Garcia Pedrolli, advogada. XXDia 27, quarta, 19h30. Espaço de Tecnologia e Artes. Grátis.

O desenvolvimento tecnológico e o acesso às redes sociais alteraram substancialmente os nossos padrões de sociabilidade. Formadas com o intuito de estreitar os laços entre pessoas de diversos lugares simultaneamente, estas ferramentas podem desencadear o esvaziamento das relações próximas. Nesse encontro, é apresentada a linha evolutiva de tais redes, debatendo seu impacto e suas perspectivas. Com Maurício Pinheiro, educador de Tecnologias e Artes. XXDia 13, quarta, 19h30. Espaço de Tecnologia e Artes. Grátis.

O participante é convidado a desenhar um boneco de sua imaginação ou lembrança e recria-lo em forma de boneco de pano, utilizando uma variedade de tecidos, botões e outros acessórios. Com o Coletivo Unsquepensa Arte. XXDias 17/4 e 1/5, domingos, 14h. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Não recomendado para menores de 8 anos. Inscrições na Central de Atendimento ou pelo e-mail inscricao@piracicaba. sescsp.org.br, informando nome do curso, do participante, idade, telefone e número da credencial plena (se possuir). Caso haja mais interessados do que vagas, os credenciados na categoria plena terão prioridade no atendimento

OLHAR FOTOGRÁFICO De forma simples e didática são apresentados os princípios da composição fotográfica. Entre os temas abordados, estão seleção de um ponto de vista, variação das tomadas, captação do momento, perspectiva, escolha do plano de fundo, dentre outros. Com Danilo Chequito e Leandro Palauro, fotógrafos. XXDia 12, terça, 19h30. Espaço de Tecnologia e Artes. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento ou pelo e-mail inscricao@piracicaba. sescsp.org.br, informando nome do curso, do participante, idade, telefone e número da credencial plena (se possuir).

LABARCADE O surgimento dos emuladores - softwares que conseguem rodar jogos de videogames antigos permitiu aos títulos criados há 30, 35 anos, serem executados mesmo sem os equipamentos originais. Nesses encontros, é apresentado o modo pelo qual tais sistemas, unidos a hardware livre e de baixo custo, além de técnicas de marcenaria, deram origem a um fliperama para jogos antigos. Com Pedro Rodrigues, cientista da computação. XXDias 14 e 28, quintas, 19h30. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis.

NAVEGAÇÃO LIVRE Horário dedicado à navegação livre na rede mundial de computadores. XXTerças a sextas, das 17h30 às 19h. XXSábados e domingos, das 12h às 14h.

PLUGADOS Atividade orientada para a terceira idade navegar na internet e conhecer vários recursos da plataforma virtual. XXTerças, 16h30. XXSextas, 15h30 e 16h30. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Inscrições no local.

17


Fotos: Divulgação

cinema e vídeo

18

Circuito Indie Festival Oito filmes vindos dos mais importantes festivais do circuito internacional independente fazem itinerância no Sesc. O Indie Festival é um espaço de ressonância do cinema contemporâneo, do intercâmbio de ideias, estilos e modos diversos do fazer cinematográfico. O Festival propõe que o espectador descubra novos diretores, conheça filmografias e mantenha vivo o seu interesse pelo cinema.

TANGERINE EUA, 2015, 88’ Dir: Sean Baker Elenco: Kitana Kiki Rodriguez, Mya Taylor e Karren Karagulian. Sin-Dee Rella, transexual e prostituta, retorna da prisão e descobre, por sua melhor amiga Alexandra, e também trans, que está sendo traída pelo namorado e agenciador Chester. Sin-Dee parte então em busca de Chester e sua amante, a cisgênero Dinah. Sean Baker filma, munido apenas de um celular, uma comédia-dramática natalina e revela uma Los Angeles diversa e melancólica. XXDia 3, domingo, 17h30. Teatro. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

SHIRLEY – VISÕES DA REALIDADE (Shirley: Visions of Reality) AUT, 2013, 92’ Dir: Gustav Deutsch Elenco: Stephanie Cummings, Cristoph Bach e Florentín Groll. As clássicas pinturas de Edward Hopper ganham vida através do incrível trabalho visual do cineasta Gustav Deutsch e do diretor de fotografia Jerzy Palacz. Uma jornada pelos Estados Unidos do século 20, vista através dos olhos de uma mulher que deseja fazer a diferença e das cores de um pintor icônico. XXDia 5, terça, 20h. Comedoria. Grátis.

A ILHA DO MILHARAL (Simindis kundzuli) GEO, DEU, FRA, CZE, KAZ, HUN, 2014, 100’ Dir: George Ovashvili Elenco: Ilyas Salman, Marian Buturishvili e Irakli Samushia. Um camponês e sua neta cuidam de uma plantação de milho em uma ilha no curso do rio Inguri, divisa entre os países em conflito, Geórgia e Abkhazia. A passagem do tempo, que desgasta e constrói as ilhas da região, marca o amadurecimento da jovem e a obstinação do velho camponês. Duas vidas submetidas às forças da natureza e da guerra civil. XXDia 10, domingo, 17h30. Teatro. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.


O TESOURO

O CHEIRO DA GENTE

EU SOU INGRID BERGMAN

(Comoara) ROM, FRA, 2015, 89’ Dir: Corneliu Porumboiu Elenco: Cuzin Toma, Adrian Purcarescu, Corneliu Cozmei Em Bucareste, Costi é um jovem pai de família. A noite, gosta de fazer o seu filho, de seis anos, dormir lendo as aventuras de Robin Hood. Um dia, o vizinho vai até seu apartamento e lhe confidencia que tem certeza que há um tesouro enterrado no jardim da antiga casa dos seus avós. Ele propõe a Costi lhe emprestar um dinheiro para alugar um detector de metais, acompanhar na busca durante um dia e dividir o tesouro. XXDia 12, terça, 20h. Teatro. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

(The Smell of Us) FRA, 2014, 88’ Dir: Larry Clark Elenco: Lukas Ionesco, Diane Rouxel, Theo Cholbi O fotógrafo e artista Larry Clark acompanha momentos da vida de um grupo de seis jovens parisienses, seus encontros entre o Museu de Arte Moderna e o Palais de Tokyo e suas festas repletas de sexo, drogas e rock‘n’roll. Vinte anos após realizar Kids, Larry Clark volta a fazer um filme sobre a juventude e seus sentimentos de incompreensão e solidão. XXDia 17, domingo, 17h30. Teatro. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

(Jag är Ingrid) SWE, 2015, 114’ Dir: Stig Bjorkman Elenco: Ingrid Bergman, Isabella Rossellini, Ingrid Rossellini, Roberto Rossellini Um documentário intimista sobre a vida de uma das mais premiadas atrizes da história do cinema, três vezes vencedora e oito vezes indicada ao Oscar, Ingrid Bergman. O filme apresenta um material inédito como entrevistas, cartas, diários e muitas imagens realizadas por Ingrid durante toda a sua vida, revelando aspectos de sua vida familiar e amorosa e suas relações com os filhos e companheiros. XXDia 19, terça, 20h. Teatro. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

19


20

(Rak ti Khon Kaen) THA, GBR, DEU, FRA, MYS, 2015, 122’ Dir: Apichatpong Weerasethakul Elenco: Jenjira Pongpas Widner, Banlop Lomnoi e Jarinpattra Rueangram. Soldados com uma misteriosa doença são transferidos para um hospital instalado em uma antiga escola. Jenjira tornase voluntária para tratar de Itt, um belo soldado que ninguém vem visitar. Lá, ela faz amizade com a jovem médium Keng que utiliza seus poderes para ajudar os parentes a se comunicarem com os homens adormecidos. XXDia 24, domingo, 17h30. Teatro. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

CALA A BOCA, PHILIP (Listen Up Philip) EUA, 2014, 109’ Dir: Alex Ross Perry Elenco: Jason Schwartzman, Elisabeth Moss, Jonathan Pryce. Philip é um prodígio literário pairando por Nova York, prestes a lançar seu segundo livro. Ele está entediado e desesperado para sair da rotina que tomou conta de seu relacionamento com a fotógrafa Ashley. XXDia 26, terça, 20h. Teatro. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

EDUCARE Ação educativa realizada em parceria com entidades ligadas à instrução e formação, que buscam capacitar seus docentes com novos conhecimentos, técnicas e ferramentas teórico-práticas.

EDUCAÇÃO FÍSICA EXERCÍCIO PLENO Projeto com conteúdos direcionados aos educadores físicos e esportivos, com foco na didática do esporte educacional. Parceria com a Diretoria de Ensino de Piracicaba e Instituto Esporte Educação. XXDia 5, terça, 8h. Ginásio. Grátis.

PALESTRA CIÊNCIA DO CUIDADO Promoção de saúde integral associada a estratégias educativas, para ampliar o conhecimento, a percepção e o repertório de ações. Aspectos saudáveis e iatrogênicos do cotidiano, de modo a potencializar atitudes afetivas e prazerosas na prática de ensino-aprendizagem, instrumentalização para o desenvolvimento de ações éticas e estéticas de valorização do cuidado coletivo. Com Thamara Fernandes, terapeuta e membro da rede colaborativa Universidade Popular de Arte e Ciência. XXDia 26, terça, 13h. Teatro. Grátis.

Foto: Acervo Sesc

ações para cidadania

CEMITÉRIO DO ESPLENDOR


Foto: Nanah D. Luize

dança

21

ENCONTRO DE DANÇAS URBANAS Aulas para ensinar os movimentos básicos de FreestyleDance (L.A), Waacking, e Krump, além de apresentações de grupos da cidade e região de diversos estilos de danças urbanas, encerrando com batalhas shows em que um dançarino desafia um oponente para uma dança.

WORKSHOPS FREESTYLEDANCE (L.A) Com Nany Dance. XXDia 24, domingo, 10h30. Sala de Expressão Corporal. Grátis.

WAACKING Com Camila de Paula. XXDia 24, domingo, 11h30. Sala de Expressão Corporal. Grátis.

KRUMP Com Mayckon Rosa. XXDia 24, domingo, 12h30. Sala de Expressão Corporal. Grátis.

APRESENTAÇÕES E BATALHAS SHOWS XXDia 24, domingo, 14h. Teatro. Grátis.

CORPO EM COMPASSO VIVÊNCIA DANÇA MODERNA Aulas com objetivo de introduzir tópicos desenvolvidos dentro da filosofia do Tanztheater (movimento de dança que ocorreu na Alemanha nos anos 30). Serão abordados princípios técnicos da dança como a exploração do corpo no espaço, o fator peso, fluência, tempo, movimentos articulares, espirais e dinâmicas corporais diversas. Com Luiza Banov. XXDe 2 a 30, sábados, 10h. Sala de Expressão Corporal. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento ou pelo e-mail inscricao@piracicaba. sescsp.org.br, informando nome da oficina, do participante, idade, telefone e número da Credencial Sesc (se possuir).

EM MAIO ESPETÁCULO AOS QUE AQUI ESTIVERAM... Com Núcleo DéDaLoS Espetáculo inspirado na história e em protagonistas da Dança Teatral Alemã. O trabalho sintetiza o entendimento dessa história e suas influências no corpo de uma intérprete contemporânea brasileira. XXDia 4/5, quarta, 20h. Teatro. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

LANÇAMENTO DE LIVRO DANÇA TEATRAL: REFLEXÕES SOBRE A POÉTICA DO MOVIMENTO E SEUS ENTRELAÇOS Após o espetáculo a dançarina Luiza Banov realizará o lançamento de seu livro, obra que buscou sintetizar as experiências da pesquisa acadêmica em um corpo cênico. XXDia 4/5, quarta, 21h. Teatro. Grátis.


Foto: Divulgação

circo

22

Picadeiro Apresentações mensais de artistas e companhias nacionais e estrangeiras, oferecendo programação que explora as diversas tendências e escolas da arte circense, como o tradicional circo de variedades, o circo experimental, a palhaçaria e o circo/teatro.

DIÁBOLO CLASIC METAL

JERÔNIMO SHOW

Cia Hermanos Infoncundibles (ESP) Os irmãos Jose Alberto e Daniel Foncubierta Campano, oriundos de Sevilha/ESP, apresentam show de malabarismos com o diabolô, brinquedo de origem chinesa. No número, a dupla toca violão, no ritmo flamenco e brinca com a relação entre irmãos, que ora podem ser opostos, ora complementares. Tudo com muito humor e técnicas circenses, englobando diferentes vertentes de malabarismo. XXDia 6, quarta, 20h. Comedoria. Grátis.

O palhaço preparou para o seu respeitável público um espetáculo no qual demonstra todo seu talento, habilidade, graça, destreza, audácia, beleza e elegância! Bem, talvez ele nem tenha tantas qualidades assim, mas esta excêntrica figura realmente acredita que é um showman, então o melhor a fazer é embarcar com Jerônimo nesta aventura artística. XXDia 13, quarta, 20h. Comedoria. Grátis.


Foto: Igor Serra

jovens

23

CIRCO DA TARDE II Oficina para desenvolver e divertir pessoas de todas as idades que queiram aprender técnicas em aparelhos de circo como mini-tramp, malabares, perna de pau, monociclo, aéreos, acrobacias e outros, mostrando a importância do circo enquanto parte relevante da cultura e como instrumento para a melhora da qualidade de vida de nossa sociedade. Com Plínio Augusto Soares, ator e professor circense. XXDomingos, 14h. Praça do Sesc. Grátis.

ANIVERSÁRIO DA BATALHA CENTRAL Em comemoração aos sete anos de existência da Batalha Central na Praça José Bonifácio, o Movimento promove um final de semana com as tradicionais disputas de rimas, oficinas, workshops e apresentações musicais.

INFINITY CLASS O MC paulistano Marcello Gugu fala sobre o projeto Infinity Class: Redefinindo a história sob a ótica do hip-hop, apresentando este movimento e suas ferramentas de inclusão social. XXDia 22, sexta, 19h. Teatro. Grátis.

AFROW & FRACTAL A dupla de MC’s piracicabanos que foi revelada na Batalha Central mostra ao público seus novos trabalhos musicais. XXDia 22, sexta, 20h45. Teatro. Grátis.

POCKET SHOW MARCELLO GUGU Com músicas da mixtape Até que Enfim Gugu, o MC faz uma mostra da sua produção musical com sons característicos do rap e textos falados ao invés de cantados. XXDia 22, sexta, 21h. Teatro. Grátis.


OFICINA GRAFITTI

BATALHAS DA BATALHA CENTRAL

Conheça o mundo dos DJ’s e do hip-hop e aprenda técnicas básicas e dicas para comandar as pick-ups em toca-discos. Com o DJ e produtor musical, Duh. XXDia 23, sábado, 13h. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência.

Com caligrafias estetizadas e motivos alusivos ao cotidiano das ruas, a atividade desenvolve desenhos relacionados às batalhas de MCs. Com Adilson Morais, orientador na Casa do Hip Hop. XXDia 23, sábado, 15h. Beco do Ginásio. Grátis. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência.

Artistas de Piracicaba e região encontram-se para apresentar seus raps, poesias e afins, além de participar de batalhas temáticas. No final, os MC’s Underson Leitty & Rhenan Duarte mostram um pouco do novo trabalho, Tímidos & Ousados. XXDia 23, sábado, 16h30. Parque Lúdico. Grátis.

OFICINA BEATS Descubra o universo das batidas do Hip-Hop e os caminhos possíveis para se tornar um beatmaker ou produtor de rap no Brasil. Com DJ Nato PK, produtor cultural. XXDia 23, sábado, 14h30. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência.

Foto: Pixabay

24

OFICINA DJ


Foto: Gil Grossi

criança

25

Artes para Crianças CENA CRIANÇA

REFUGO URBANO

Espetáculos infantis, que proporcionam contato da criança com as mais variadas expressões da arte para a criação de repertório artístico e crítico.

Trupe Dunavô Claudius é organizado, comedido e cuidadoso. Pamplona é vibrante, emocional e guarda consigo um universo único debaixo de seus sacos plásticos e papelões. Eles não se conhecem ainda. Porém juntos, descobrirão o que há de mágico na trágica crueza das ruas. A trupe apresentanos uma história de sentimentos, humanidade, sonhos, amor... e palhaços! XXDia 9, sábado, 16h. Teatro. Grátis. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.

NINHOS Com Balangandança Cia. No vai, vem, voa, salta e corre, as brincadeiras de crianças confundem-se com movimentos de animais de diferentes espécies. Nesta dança, os ninhos são espaços para voos, passeios e descobertas e também para recolhimento, aconchego e segurança, onde são fortalecidas as relações mais sutis, íntimas e subjetivas, estabelecidas com as crianças. XXDia 2, sábado, 16h. Praça do Sesc. Grátis.

AS TRÊS PENAS DO RABO DO GRIFO Ana Luisa Lacombe Produções Artísticas Era uma vez João, um rapaz tolo e bom, que consegue salvar a vida da princesa dando-lhe uma maçã que cura sua doença. Mas o rei não quer entregar a mão da filha para um joão-ninguém. Impõe tarefas ao menino que, com a ajuda de um anãozinho, vai conseguindo cumprir. A última e mais difícil é conseguir três penas do rabo de um monstro terrível devorador de gente. Será que João vai conseguir cumprir todas as tarefas e casar com a princesa? XXDia 16, sábado, 16h. Teatro. Grátis. Recomendado para crianças a partir de 7 anos. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.


COLCHA DE HISTÓRIAS Apresentação de narração de histórias tradicionais, contos de sabedoria e de autores judeus. As histórias são narradas e acompanhadas de canções tocadas no ukelele. Com Ana Luísa Lacombe Produções Artísticas.

VIRALATAS – O MUSICAL Cia. Teatro Viradalata Fifi costuma passear na badalada Rua Oscar Freire. Embora cercada de todo “luxo” se sente sempre muito sozinha...Esse cenário estável se transforma depois que seus novos amigos vira-latas colocam Fifi em uma grande enrascada e sua dona resolve devolvê-la ao Pet Shop. XXDia 30, sábado, 16h. Teatro. Grátis. Recomendado para crianças a partir de 2 anos. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.

HISTÓRIAS DE ÁRVORES Três contos tradicionais cheios de sabedoria e magia: um ancião dá uma lição no imperador Adriano enquanto planta uma figueira, na segunda história uma árvore que dá sabedoria e na última uma macieira descobre seus dons. XXDia 3, domingo, 11h. Teatro. Grátis.

HISTÓRIAS DENTRO DE CASA Será que o mundo é perigoso como dizem os adultos? É o que vão descobrir uma diabinha e um grilo que moravam atrás do forno. Na segunda história a alegria de abrir a janela para um periquito e resgatá-lo do frio. De quem será este pássaro fujão? XXDia 10, domingo, 11h. Comedoria. Grátis.

CONTOS DA TRADIÇÃO JUDAICA Histórias cheias de sabedoria. Napoleão salvo por um sapateiro judeu, uma história divertida e inusitada. Um amigo desiste de trabalhar sua terra sempre seca e árida. Mas o vizinho que passa a cuidar dela faz a terra brotar... A quem ela pertence? XXDia 17, domingo, 11h. Comedoria. Grátis.

COISA DE CRIANÇA O autor Ilan Brenman, nascido em Israel, escreve muitas histórias inspiradas em suas filhas. Nessas histórias as crianças aprontam cada uma... brincam de teatro, imitam uma à outra, disputam pai e mãe, mas no final sempre fazem as pazes! XXDia 24, domingo, 11h. Comedoria. Grátis.

Foto: Lannon Bastos de Carvalho

26

FÁBULAS DE ESOPO Ana Luisa Lacombe Produções Artísticas Uma contadora de histórias cheia de invencionices caminha pelo mundo recolhendo histórias e contando causos usando como personagens as coisas que acha pelo caminho. As fábulas narradas são: Queixa do Pavão, O Leão e o Mosquito e O Ratinho do Campo e O Ratinho da Cidade. XXDia 23, sábado, 16h. Teatro. Grátis. Recomendado para crianças a partir de 6 anos. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.


SESSÃO RECREIO O MENINO E O MUNDO BRA, 2013, 85’ Dir: Alê Abreu Vozes: Vinicius Garcia, Felipe Zilse, Alê Abreu, Participação especial: Emicida, Naná Vasconcelos, Barbatuques e GEM- Grupo Experimental de Música. Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança. Indicado ao Oscar 2016 de melhor animação. XXDia 10, domingo, 14h. Teatro. Grátis. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.

CURUMIM

NOME MONSTRO

Programa destinado a crianças de 7 a 12 anos, que frequentam a escola no período da manhã, com atendimento prioritário para os dependentes dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo. O objetivo da iniciativa é estimular a aprendizagem e troca de conhecimentos de forma lúdica, com atividades integradas nas áreas de expressão corporal, artes, relações sociais, meio ambiente, ciências e tecnologia. XXTerça a sexta, 13h30 às 17h30. Grátis. Inscrições ao longo do ano, de acordo com a disponibilidade de vagas. Informações na Central de Atendimento.

Crie monstrinhos divertidos com o seu nome. XXDia 3, domingo, 14h. Sala do Curumim. Grátis. Crianças menores de 7 anos devem estar acompanhadas de um responsável.

ESPAÇO BRINCAR Local onde crianças até 6 anos, acompanhadas por um adulto responsável, conduzem e desenvolvem suas brincadeiras sendo estimuladas pelos elementos e objetos presentes no espaço. XXSábados, 11h. Sala de Leitura. Grátis.

ESPAÇO LÚDICO Brinque com jogos, brinquedos, livros, fantasias e sucatas. XXSábados, domingos e feriados, 14h.

IOIÔ Com habilidade, deixe cair e subir diversas vezes este brinquedo. XXDia 10, domingo, 14h. Sala do Curumim. Grátis. Crianças menores de 7 anos devem estar acompanhadas de um responsável.

MANDALA Num círculo de papel reciclado, crie e desenhe diferentes figuras. XXDia 17, domingo, 14h. Sala do Curumim. Grátis. Crianças menores de 7 anos devem estar acompanhadas de um responsável.

JOGO DO MICO Monte pares com as cartas e não fique com o mico na mão. XXDia 21, quinta, 14h. Sala do Curumim. Grátis. Crianças menores de 7 anos devem estar acompanhadas de um responsável.

PINTURA COM BARREIRA Pinte sobre diversas linhas e veja o resultado. XXDia 24, domingo, 14h. Sala do Curumim. Grátis. Crianças menores de 7 anos devem estar acompanhadas de um responsável.

27


Foto: Del Rodrigues

intergerações

28

Ações socioculturais e educativas que proporcionam a sociabilização, o convívio e fomentam, por meio da apreciação, da prática e da reflexão, o interesse do público de diferentes faixas etárias, nas linguagens artísticas culturais e de lazer.

GRANDES AVENTURAS Projeto que compartilha experiências vividas em diferentes fronteiras, culturas, saberes e sabores por meio de relatos pessoais, causos, fotos, vídeos e oficinas.

ALTO CAPARAÓ – PICO DA BANDEIRA O sonho de conhecer o terceiro maior pico do Brasil leva um casal e um fusca ano 72, para uma viagem inesquecível a mais de 50 cidades, com 3.226 quilômetros de estradas paulistas, mineiras e cariocas. Amanda Justi e Maxuell Mancini relatam essa viagem cheia de encantamento, descobertas e conhecimento. XXDia 29, sexta, 18h30. Comedoria. Grátis.

CLUBE DO XADREZ E DAMAS Aprendizado e prática aos jogos de estratégias e táticas que estimulam a memória, autocontrole, criatividade, espírito de decisão e o raciocínio lógico. Com Mário Soares. XXSábados e domingos, 13h. Comedoria. Grátis.

INTERATIV#DADES CONHECIMENTOS CONECTANDO GERAÇÕES Compartilhamento de saberes, tecnologias, mídias sociais entre pessoas de diferentes faixas etárias. Módulo – Idosos e Adolescentes.

OFICINA OLHAR FOTOGRÁFICO Percepção do “ver e enxergar”, noções básicas da linguagem, enquadramento, luz, cor, forma e volume. Com Carlos Mendes, fotógrafo. Traga sua câmera, para o exercício prático. XXDias 7, 14 e 28, quintas, 14h. XXDias 21 e 23, quinta e sábado, 10h. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis.


Foto: Divulgação

idosos

29

TRABALHO SOCIAL COM IDOSOS

ARTE E EXPRESSÃO

Programa de educação não formal, desenvolvido pelo Sesc SP desde 1963, que tem por objetivo a inclusão e a valorização social da pessoa idosa. Por meio de atividades socioculturais e educativas, voltadas ao cidadão acima de 60 anos, o programa quer promover a sociabilização, a reflexão sobre o envelhecimento, o desenvolvimento de novas habilidades e a integração com as demais gerações, entre outros objetivos. As atividades são agrupadas em três conjuntos: Arte e Expressão, Corpo e Movimento e Sociedade e Cidadania.

O rio como cenário e inspiração, as manifestações artísticas e culturais, oficinas manuais e culinárias próprias do homem do campo, são referências para exercício de valorização da memória e o diálogo constante entre o antigo e o novo. Encontros regados a contação de causos, exibição de filmes, lançamentos de livros, shows musicais e danças típicas.

SARAU SERTANEJO

CAIM E AMIGOS A dupla sertaneja, formada com os primos Caim e Abel, intérpretes de grandes sucessos, destaques em vários festivais de rádios, a partir de 1967. O show reúne os amigos para homenagear o parceiro com as músicas Santa Luzia, Natureza, Laço do Boi Soberano entre outras. XXDia 3, domingo, 10h. Comedoria. Grátis.

DESENHOS DE CARVÃO Reflexão e autoconhecimento, com a técnica que utiliza o contraste luz e escuridão, baseada na metodologia “Collot D’ Herboi”. Com Raquel Schramm, terapeuta artística. XXDia 13, quarta, 14h. Comedoria. Grátis.


30

Técnica de amarração utilizando nós, originária no período da escravidão, em que as mães negras utilizavam as tiras das próprias vestes para confeccionar as bonecas abayomis para distrair os filhos. Com Aniete Abreu, artesã e pesquisadora da cultura popular afrobrasileira. XXDia 23, sábado, 14h. XXDia 27, quarta, 14h. Comedoria. Grátis.

SOCIEDADE E CIDADANIA ESTATUTO DO IDOSO LEITURA COMENTADA Reflexão, troca de experiências sobre questões relacionadas ao envelhecimento seus direitos e deveres, aspectos e abordagens individuais e compartilhadas. Com Dra. Luana Bruzasco, advogada. XXDia 20, quarta, 14h. Teatro. Grátis.

CORPO E MOVIMENTO EXPERIMENTASONS VOZ E CORPO Musicalidade à flor da pele. Qual a idade para se expressar? Cantigas, oralidade e jogos cênicos, estimulam a sensibilidade e a coordenação motora em exercício livre e criativo. Com Christian Félix, arteeducador. XXTerças, 14h. Teatro. Grátis.

Oficinas de artesanato solidário que propõem o desenvolvimento dos indivíduos e grupos a partir de seus interesses, conhecimentos e valorização de suas ideias e habilidades manuais.

PONTOS E PESPONTOS Pesponto, aquela costura fundamental para o acabamento e beleza das peças, muito usado para auxiliar e garantir uma costura retinha e bonita. O pesponto pode ser somente funcional, mas também podemos usá-lo como opção decorativa. No quesito funcionalidade é utilizado para segurar a margem das costuras e nos recortes. Uma peça de utilidade será confeccionada neste mês. Com Lucia Bortoletto. XXQuintas, 14h Varanda da Área de Exposições. Grátis. Exclusivo para pessoas acima de 60 anos. XXSábados, 14h. Varanda da Área de Exposições. Grátis. Retirada de senhas no Primeiro Atendimento a partir das 13h.

Foto: Divulgação

artes manuais

ABAYOMIS E TURBANTES


Foto: Divulgação

meio ambiente

31

Diálogos Sustentáveis Debates sobre temas de cunho ambiental e sustentável dentro de uma perspectiva nacional. Em parceria com USP/Esalq, Assessoria de Comunicação (ACOM) TV USP Piracicaba.

RESÍDUOS SÓLIDOS, SOCIEDADE, MEIO AMBIENTE E SAÚDE Apesar do crescente número de tecnologias e instituições que atuam a favor da reciclagem de materiais, os resíduos sólidos ainda são comumente descartados de maneira inadequada e superam a capacidade de decomposição do ambiente natural. Quais as consequências desse acúmulo para a sociedade e para o meio ambiente? Com a Profa. Dra. Adriana Nolasco, do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP, Profa. Dra. Ana Maria de Meira, do Programa USP Recicla – ESALQ/USP e Profa. Dra. Karina Pavão Patrício, do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UNESP/Botucatu. Mediação: Fabiano Pereira, da Assessoria de Comunicação (Acom) - TV USP Piracicaba. XXDia 8, sexta, 19h30. Teatro. Grátis.


32

II FEIRA DA SUSTENTABILIDADE COMPARTILHANDO NOVAS LEITURAS E INSPIRAÇÕES Evento colaborativo para promover divulgação, reflexão e troca de experiências sobre ações, ideias e práticas sustentáveis. Apoio Sesc. XXDias 14 e 15, quinta e sexta, 9h às 19h. XXDia 16, sábado, 9h às 17h. Casa do Marquês - Av. Comendador Pedro Morganti, 4970 - Monte Alegre. Grátis.

A IMPORTÂNCIA DOS GEOPARQUES NO BRASIL

ARTESANATO COM FIBRA DE BANANEIRA

Conceito formulado pela UNESCO, geoparque é uma área protegida, com limites definidos, provida de patrimônio geológico de valor científico, histórico e cultural que, em cooperação com seus habitantes, visa promover estratégias de desenvolvimento sustentável por meio do turismo e educação ambiental. Com o Prof. Dr. Artur Agostinho de Abreu e Sá (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Portugal), Profa. Dra. Luciana Cordeiro de Souza Fernandes (UNICAMP), Profa. Ma. Thaís de Oliveira Guimarães (Universidade Federal de Pernambuco) e Francisco Carlos Castro Lahóz (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). XXDia 6, quarta, 19h30. Teatro. Grátis.

Partes da bananeira podem ser utilizadas, como é o caso das fibras do pseudocaule, que podem servir de matéria-prima para trabalhos artesanais e geração de renda. Aprenda algumas técnicas para remoção e manipulação dessas fibras. Com Oswaldo Adílio Braz Junior. XXDe 12 a 26, terças, 19h. XXDia 14, quinta, 19h. Sala do Curumim. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento ou pelo e-mail inscricao@piracicaba. sescsp.org.br, informando nome do curso, do participante, idade, telefone e número da credencial plena (se possuir). Caso haja mais interessados do que vagas, os credenciados na categoria plena terão prioridade no atendimento.

Foto: Thais Guimarães

MEIO AMBIENTE INTEIRO A convivência do ser humano com o ambiente onde vive. Ela acontece em rede e tem seus componentes interligados e interagindo entre si, de forma a manter o equilíbrio de todo o conjunto. Cada elemento tem sua importância e qualquer alteração em algum deles pode desencadear um desequilíbrio em todo o sistema.

OFICINA BALANÇO DOS SONHOS Utilizando técnicas de nós e amarrações semelhantes às usadas em mandalas, bem como reaproveitando câmaras de pneus usados, aprenda a produzir balanços dos sonhos. Com Dirlei Vitti e Meg Alice. XXDias 23 e 30, sábados, 14h. Praça do Sesc. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento ou pelo e-mail inscricao@piracicaba. sescsp.org.br, informando nome do curso, do participante, idade, telefone e número da credencial plena (se possuir). Caso haja mais interessados do que vagas, os credenciados na categoria plena terão prioridade no atendimento.


Foto: Pixabay

saúde

Dia Mundial da Saúde

33

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, data indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), iniciativas que promovem a manutenção da saúde e propõem uma reflexão com atividades educativas e culturais em busca de possibilidades para a melhoria da qualidade de vida.

PALESTRA NOVO GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA

HÁBITOS CONTEMPORÂNEOS, ALIMENTOS NATURAIS E DIABETES

Alimentação adequada e saudável, sugerida no novo guia, os 10 passos que norteiam esta ação. Orientação de Ana Paula Vioto Ferraz e Márcia Cardoso, nutricionistas do CPAN - Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição de Piracicaba. XXDias 6, quarta, 14h e 16, sábado, 9h30. Comedoria e Teatro. Grátis.

Diabetes é uma doença crônica que interfere na produção da insulina. Os hábitos contemporâneos influenciam no desenvolvimento dessa patologia. Com a Profa. Dra. Denise Giácomo da Motta, nutricionista doutora em saúde pública. XXDia 28, quinta, 19h30. Teatro. Grátis.

DIA MUNDIAL DA DOENÇA DE PARKINSON A Organização Mundial da Saúde instituiu o dia 11 de abril para lembrar e conscientizar sobre esta doença degenerativa do sistema neurológico. Em parceria com a Colibri – Associação Brasil Parkinson.

SARAU INTERATIVO ORALIDADE E CANTO Expressão artística com diferentes linguagens, diálogo da arte e conscientização compartilhada entre os parkinsonianos, familiares e convidados. Participação do Coral Tremendas Vozes, Associação Parkinson de Piracicaba, Araraquara e Santos. XXDia 2, sábado, 9h30. Teatro. Grátis.

PROJETO GESTAR, PARIR E CUIDAR CONSCIENTE PILATES – MÃES E BEBÊS Exercícios em ambiente tranquilo e aconchegante fortalece a postura, musculatura e o vínculo afetivo mãe e filho. Com Vivian Trivelin, educadora corporal. XXDia 17, domingo, 10h30. Sala de Expressão Corporal. Grátis.


Foto: Divulgação

esporte e atividade física

35

BAILA COMIGO - BOLERO

DIA DO DESAFIO

CLUBE DO PEDAL

Aulas abertas de bolero, um ritmo cubano que mescla raízes espanholas com influências locais de vários países hispano-americanos, sendo o México seu principal difusor. As aulas desta dança envolvente serão ministradas pelos professores Priscila Lafrata e Netto Gobeth. XXDomingos, 14h. Sala de Expressão Corporal. Grátis.

Lançamento regional da 22ª edição do Dia do Desafio, movimento comunitário, no Brasil coordenado pelo Sesc, em parceria com poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando com o objetivo de mobilizar o maior número de pessoas a praticar atividades físicas. Bate-papo com Mauricio Lima, ex-jogador de voleibol brasileiro, bicampeão olímpico em Barcelona 92 e Atenas 2004 e relatos de experiências da Secretaria Municipal de Limeira. XXDia 12, terça, 10h. Teatro. Grátis.

Percurso de aproximadamente 15 km em trechos urbanos com acompanhamento de técnicos do Sesc. XXDia 5, terça, 19h30. XXDia 17, domingo, 8h30 Saída em frente à unidade. Grátis. Inscrições antecipadas na Sala de Ginástica Multifuncional. Menores de 18 anos precisam apresentar autorização dos pais ou responsável. Obrigatório o uso de capacete.


FESTIVAL DE PRÁTICAS AQUÁTICAS 36

Vivência de maratona lúdica para as famílias dos alunos inscritos nas práticas aquáticas. XXDia 23, sábado, 9h30. Necessário credencial e exame dermatológico válidos.

CORPO E EXPRESSÃO ESPAÇO EXPERIMENTAÇÃO Oportunidade para conhecer diferentes práticas corporais oferecidas no Programa de Ginástica Multifuncional.

MANHÃ ATIVA Práticas corporais que favorecem o despertar. Um início de dia com disposição e energia.

YOGA XXDia 3, domingo, 9h30. Sala de Expressão Corporal. Grátis.

MASSAGEM PODAL XXDia 10, domingo, 9h30. Sala de Expressão Corporal. Grátis.

CAMINHADA MEDITATIVA XXDia 24, domingo, 9h30. Sala de Expressão Corporal. Grátis.

CICLOSESC XXDia 2, sábado, 14h30. Sala de Expressão Corporal. Grátis.

ABDOMINAL E CÁRDIO XXDia 9, sábado, 14h30. Sala de Expressão Corporal. Grátis.

CIRCUITO JUMP E STEP XXDia 16, sábado, 14h30. Sala de Expressão Corporal. Grátis.

CIRCUITO DE MULTICAPACIDADES XXDia 23, sábado, 14h30. Sala de Expressão Corporal. Grátis.

EQUILÍBRIO E CORE XXDia 30, sábado, 14h30. Sala de Expressão Corporal. Grátis.

ESPORTE CRIANÇA 6 A 10 ANOS XXTerças e quintas, 14h30. XXSábados, 9h30.

ESPORTE JOVEM VOLEIBOL 13 A 15 ANOS XXTerças e quintas, 14h30.

ESPORTE JOVEM 11 E 12 ANOS XXQuartas e sextas, 14h30.

ESPORTE ADULTO CLUBE DO FUTSAL 16 A 59 ANOS XXQuartas e sextas, 18h30.

DANÇAS CIRCULARES XXDia 1/5, domingo, 9h30. Sala de Expressão Corporal. Grátis.

ESPORTE ADULTO CLUBE DA CORRIDA E CAMINHADA

PROGRAMA SESC DE ESPORTES

XXQuartas e sextas, 18h30.

O Programa busca promover a educação por meio do esporte e para o esporte. Brincar, aprender, competir, jogar e divertir estão sempre presentes no universo dos esportes e são explorados nas muitas atividades que estimulam a melhoria da qualidade de vida e o aprendizado de novas habilidades e expressões corporais.

ESPORTE ADULTO BADMINTON

ESPORTE CRIANÇA 3 E 4 ANOS XXTerças e quintas, 18h30.

ESPORTE CRIANÇA 5 E 6 ANOS XXTerças e quintas, 19h30.

XXQuintas, 18h30.

ESPORTE PARA IDOSOS VOLEIBOL ADAPTADO A PARTIR DE 60 ANOS XXTerças e quintas, 16h30.

ESPORTE PARA IDOSOS QUIMBOL XXTerças e quintas, 17h30. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento, mediante apresentação de atestado médico de aptidão física (solicitado a um médico pessoal).


Ginástica Multifuncional (GMF) Integra as capacidades físicas: força muscular, resistência aeróbica, velocidade, coordenação e flexibilidade. Visa desenvolver autonomia na realização de tarefas e atividades do cotidiano. Modalidade

3ª e 5ª

4ª e 6ª

ou

GMF - 13h30 às 15h30 14h30 - 15h30 - 16h30

GMF - 15h30 às 17h30 AULAS EM GRUPO GMF - 17h30 às 19h30 17h30 - 18h30 - 19h30

GMF - 19h30 às 21h30 Sábado

9h30 às 17h30

Domingo

9h30 às 13h30

Exclusivo para matriculados na GMF.

Foto: Bolly Vieira

SALA DE EXPRESSÃO CORPORAL

R$ 28,00 R$62,00 3ª e 5ª

Lian Gong

17h30

Atenção: Matrícula mediante apresentação de atestado médico de aptidão física (solicitado a um médico pessoal).

20h30

Para credenciados a partir de 60 anos: desconto de 50% nas mensalidades no período da tarde. Traga sua toalha e cadeado.

Yoga

4ª e 6ª

GRÁTIS

Modalidade

16h30 e 18h30

PRÁTICAS AQUÁTICAS

HIDROGINÁSTICA

XX5 e 6 anos: sábados, 10h30. XX6 a 12 anos: sábados, 9h30. R$ 26,00 R$ 12,00 XXA partir de 12 anos: quartas e sextas, 18h30. R$ 38,00 R$ 17,00 Necessário Credencial Sesc e exame médico válidos.

XXTerças e quintas, 19h30. R$ 38,00 R$ 17,00 Necessário Credencial Sesc e exame médico válidos.

37


PROGRAMAÇÃO

38

MAIO / JUNHO

INSCRIÇÕES

Na Central de Atendimento mediante CPF e RG dos participantes. Para menores de idade é necessário RG ou Certidão de Nascimento. Parcelas mínimas de R$30,00. Consulte as condições de parcelamento na Central de Atendimento. Sesc Bertioga – Faça sua inscrição para estadia com transporte particular pelo portal sescsp.org.br.

1, 15 e 26/5

30/4 e 1/5

*valores referência por pessoa em apartamento duplo

RIO DAS ARTES

Saída do Sesc Piracicaba, ver horários de saída na página 13. Passeios pelos locais participantes do projeto Rio das Artes com acompanhamento de guia e especialista. Grátis. 25 vagas inscrições no momento do embarque. Inscrições no local mediante apresentação de documento de identificação com foto. Crianças somente acompanhadas dos responsáveis.

UM DIA ENTRE A SERRA E O MAR Sesc Bertioga/ SP

Saída às 5h do Sesc Piracicaba Um dos maiores centros de férias do país que oferece ginásio de esportes, quadras de tênis, campos de futebol, sala de leitura, parque e brinquedo aquático, salas de ginástica, de jogos e de vídeo, cinema, viveiro de plantas, lago para pesca, espaço do corpo, restaurante, café e lanchonete e variada programação. Almoço incluso. R$ 90,00 R$ 155,00

15/5

40 vagas

CONCERTO MATINAL NA SALA SÃO PAULO Saída às 7h30 do Sesc Piracicaba

Participação no concerto matinal na Sala São Paulo, uma ação conjunta da Osesp e orquestras parceiras para democratizar a música sinfônica de qualidade. Com visita guiada pelo edifício da estrada de ferro Sorocabana, tombado como patrimônio histórico. Incluso: almoço, guia especializado, seguro de acidentes pessoais, transporte e lanche de bordo. R$ 60,00 R$ 90,00 40 vagas


Descobrindo os Arredores de Piracicaba

12/6

Diversos passeios pelos nossos arredores, que buscam estimular e fomentar o desenvolvimento regional do turismo nas cidades da região. A proposta aos participantes é de cercar-se da simplicidade das pequenas cidades e seus moradores, sentir sua acolhida, trocar experiências e saberes, percorrer os caminhos da história, respirar e sentir o ar puro do campo e saborear os prazeres da cozinha regional.

ABARCANDO NA FAZENDA DOS TURCOS Laranjal Paulista/SP

Saída às 7h30 do Sesc Piracicaba Datada entre o final do século XVIII e início do século XIX a fazenda propõe uma visita monitorada pela história, arquitetura, objetos e ferramentas da época em fatos que constituem a nossa história. Uma caminhada leve acompanhada por um biólogo até uma mata fechada, explorando sua diversidade, ouvindo o canto dos passados e o som da mata. Incluso café da manhã e almoço rural, transporte, seguro de acidentes pessoais, ingresso na fazenda, guia credenciado e monitoria especializada. R$ 60,00 R$ 90,00 40 vagas

8 a 13/5

CALDAS NOVAS/GO Saída às 7h

As propriedades medicinais atribuídas às termas, que atraem mais de um milhão de visitantes por ano, fazem de Caldas Novas o maior polo turístico do Estado de Goiás. O Sesc Caldas Novas dispõe de mais de 258 mil m² de beleza natural, num lugar privilegiado, com infraestrutura moderna e com piscinas termais, quadras poliesportivas e muito mais. Hospedagem no Sesc Caldas Novas com pensão completa. R$ 700,00 ou R$ 91,00 + 7 x R$ 87,00 R$ 1.050,00 ou R$ 140,00 + 7 x 130,00

10 a 15/5

3 a 10/6

40 vagas

LÁ DO SUL - OS CAMINHOS URBANOS E AS TRADIÇÕES RURAIS Curitiba/PR e Lages/SC Saída às 7h

Uma viagem inesquecível é proposta deste roteiro. Conhecer pontos turísticos da cidade conhecida como Capital Ecológica, voltar ao passado com uma viagem de trem pela Serra do Mar e ainda conhecer as tradições do lageano, que mantém as rodas de chimarrão e os causos contados ao redor do fogo de chão e ainda conhecer as cidades mais frias do Brasil, Urubici e São Joaquim. Hospedagens no Hotel Nacional Inn em Curitiba e no Sesc Pousada Rural de Lages. Todas as refeições e ingressos inclusos.

HISTÓRIA, ARTE E FESTA JUNINA NO SUL DE MINAS

Caxambu, São Lourenço, São Thomé das Letras e Baependi-MG Saída às 7h

Um final de semana inesquecível pelo sul de Minas Gerais. Gastronomia típica, diversas fontes de água mineral, cidades com suas artes, seus atrativos e suas peculiaridades naturais, históricas, culturais e religiosas Hospedagem no Hotel União, em Caxambu, com pensão completa e ingressos inclusos.


AGENDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

5

6

7

CINEMA Shirley - Visões da Realidade, 20h

ARTES VISUAIS Oficina de Aquarela, 19h30

MÚSICA Rodrigo Nassif Quarteto, 20h

CIRCO Diábolo Clasic Metal, 20h

12

TEATRO Imersão: O Filho, 13h CINEMA O Tesouro, 20h

19

TECNOLOGIAS E ARTES Direito Autoral nas Redes Sociais, 19h30 CINEMA Eu sou Ingrid Bergman, 20h

13

TECNOLOGIAS E ARTES Relações Humanas e as Redes Sociais, 19h30 CIRCO Jerônimo Show, 20h

20

IDOSOS Estatuto do Idoso - Leitura Comentada, 14h

14

TECNOLOGIAS E ARTES LabArcade, 19h30 MÚSICA Lourenzo Surfer Joe, 20h

21

MÚSICA The Mullet Monster Mafia, 16h

TECNOLOGIAS E ARTES Direito da Cultura e Entretenimento, 19h30

26

27

28

CINEMA Cala a boca, Philip, 20h

TECNOLOGIAS E ARTES Direito do Consumidor Digital, 19h30

SAÚDE Hábitos Contemporâneos, Alimentos Naturais e Diabetes, 19h30

TECNOLOGIAS E ARTES Crimes Digitais, 19h30

ESPECIAL Encontro A Importância do Brincar, 19h30

TECNOLOGIAS E ARTES LabArcade, 19h30


SEXTA

SÁBADO

DOMINGO

1

2

3

ARTES VISUAIS Gravado, 13h15

CENA CRIANÇA Ninhos, 16h

CINEMA Tangerine, 17h30

8

9

10

CENA CRIANÇA Refugo Urbano, 16h

CINEMA A Ilha do Milharal, 17h30

16

17

CINEMA & PSICANÁLISE Divertida mente, 19h

MEIO AMBIENTE Resíduos Sólidos, Sociedade e Meio Ambiente, 19h30 MÚSICA Maria Gadú, 20h30

15

MEIO AMBIENTE Artesanato com Fibra de Bananeira, 19h

DANÇA Vivência Dança Moderna, 10h

ESPORTE E ATIVIDADES FÍSICAS Abdominal e Cárdio, 14h30

SAÚDE Palestra Novo Guia Alimentar para a População Brasileira, 9h30 CENA CRIANÇA As Três Penas do Rabo do Grifo, 16h

22

JOVENS Aniversário da Batalha Central, 19h

29

INTERGERAÇÕES Alto Caparaó - Pico da Bandeira, 18h30

IDOSOS Show Caim e amigos, 10h

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS Histórias Dentro de Casa, 11h

MÚSICA CaibroRock.A, 16h CINEMA O Cheiro da Gente, 17h30

23

24

MÚSICA Kiko Zambianchi, 20h

MÚSICA Cambio Latino, 16h

ESPORTE E ATIVIDADES FÍSICAS Encontro de Aikido, 9h30

30

ARTES VISUAIS Rio das Artes, 10h CENA CRIANÇA Viralatas - O Musical, 16h

DANÇA Encontro de Danças Urbanas, 10h30


Sesc Piracicaba Terça a sexta, 13h às 22h Sábados, domingos e feriados, 9h15 às 18h15 Para a utilização das piscinas, quadras, ginásio e/ou retirada de material esportivo/ recreativo e internet livre, é obrigatória a apresentação da credencial Sesc atualizada. CENTRAL DE ATENDIMENTO BILHETERIA LOJA SESC Tel.: 19 3437-9292 De terça a sexta, 13h15 às 21h30 Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 17h45 Para atividades com cobrança de ingressos é necessária a apresentação da credencial Sesc atualizada ou documento comprobatório para pagamento com desconto na entrada das atividades. ESPAÇO DE TECNOLOGIAS E ARTES SALA DE LEITURA Tel.: 19 3437-9335 Terça a sexta, das 13h15 às 21h45. Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 18h. Vide programação de Cultura Digital do mês. CLÍNICA ODONTOLÓGICA De terça a sexta, 8h às 22h Sábados, 9h15 às 18h15 Exclusivo para trabalhadores nas áreas de comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes credenciados, com agendamento prévio. COMEDORIA De terça a sexta, 13h15 às 21h30 Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 17h45.

GINÁSIO DE EVENTOS Tel.: 19 3437-9278 / 3437-9279 De terça a sexta, 13h15 às 2 1h30 Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 17h45. PISCINA Terça a sexta, 13h15 às 21h30 Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 17h45. EXAME MÉDICO Terça a sexta, das 17h40 às 20h20. Exceto dias 8 (das 17h40 às 20h) e 22 (não haverá atendimento) Sábados, domingos e feriado, dias 2, 3, 16, 17, 21 e 30, das 10h10 às 13h50. Taxa: R$ 10,00 R$ 20,00 Obrigatório para todas as idades. Crianças até 11 anos são isentas do pagamento da taxa. Validade de 180 dias. Necessário traje de banho. O Sesc aceita exames dermatológicos realizados por outros médicos. O atestado deverá estar legível e conter data de realização, carimbo com o número do CRM e assinatura do profissional responsável. Cadastro mediante a apresentação do documento original na Central de Atendimento. O acesso às atividades é limitado à capacidade de lotação dos espaços. Programação sujeita a alterações. BRIGADA DE INCÊNDIO Para sua segurança o Sesc Piracicaba possui Brigada de Incêndio treinada com equipamentos de segurança e extintores de acordo com a legislação vigente.


UNIDADES DO SESC

Sesc Belenzinho Tel: (11) 2076-9700 Sesc Bom Retiro Tel: (11) 3332-3600 Sesc Campo Limpo Tel: (11) 5510-2700 Sesc Carmo Tel: (11) 3111-7000 CineSesc Tel: (11) 3087-0500 Sesc Consolação Tel: (11) 3234-3000 Sesc Florêncio de Abreu Tel: (11) 3329-2800 Sesc Interlagos Tel: (11) 5662-9500 Sesc Ipiranga Tel: (11) 3340-2000 Sesc Itaquera Tel: (11) 2523-9200 Sesc Osasco Tel: (11) 3184-0900 Sesc Pinheiros Tel: (11) 3095-9400 Sesc Pompeia Tel: (11) 3871-7700 Sesc Santana Tel: (11) 2971-8700 Sesc Santo Amaro Tel: (11) 5541-4000 Sesc Santo André Tel: (11) 4469-1200 Sesc São Caetano Tel: (11) 4223-8800 Sesc Vila Mariana Tel: (11) 5080-3000

sescsp.org.br/faleconosco

Apoio

Sesc Araraquara Tel: (16) 3301-7500 Sesc Bauru Tel: (14) 3235-1750 Sesc Birigui Tel: (18) 3642-7040 Polo Avançado do Sesc em Araçatuba Tel: (18) 3608-5400 Sesc Campinas Tel: (19) 3737-1500 Sesc Catanduva Tel: (17) 3524-9200 Sesc Jundiaí Tel: (11) 4583-4900 Sesc Piracicaba Tel: (19) 3437-9292 Sesc Ribeirão Preto Tel: (16) 3977-4477 Sesc Rio Preto Tel: (17) 3216-9300 Sesc São Carlos Tel: (16) 3373-2333 Sesc São José dos Campos Tel: (12) 3904-2000 Sesc Sorocaba Tel: (15) 3332-9933 Sesc Taubaté Tel: (12) 3634-4000 Sesc Thermas de Presidente Prudente Tel: (18) 3226-0400 LITORAL Sesc Bertioga Tel: (13) 3319-7700 Sesc Santos Tel: (13) 3278-9800 SescTV Tel: (11) 2076-3550

sescsp.org.br

Centro de Pesquisa e Formação Tel: (11) 3254-5600

INTERIOR

Piracicaba Rua Ipiranga, 155 CEP 13400-480 TEL.: (19) 3437.9292

CAPITAL E GRANDE SÃO PAULO

Programação Abril 2016  

Caderno de Programação Sesc Piracicaba Abril 2016