Page 1

Recife, 24 de dezembro de 2011

Edição especial - Natal cooperativista

Cooperar é para todos. E sempre é tempo de começar. Que 2012 seja um ano repleto de vivências cooperativistas. Feliz natal e um próspero ano novo! Esses são os votos de todos os que fazem o Sistema OCBSescoop/PE.

SISTEMA

E que venha 2012! - p.02 Cooperjovem em Pernambuco: muitos motivos para comemorar - p.03

Entrevista: Ana Maria Pereira - aluna do MBA em Gestaõ de Cooperativas - p.04


E que venha 2012!

A

s perspectivas para o cooperativismo têm se mostrado muito positivas. Não à toa, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu 2012 como o ano internacional das cooperativas. Muitas são as parcerias, as ações, os eventos, os planos que juntos somam resultados passíveis de um reconhecimento como esse. Pernambuco se prepara para as oportunidades que estão por vir. Associados fazem cursos de qualidade no atendimento, preparam-se com o estudo de outros idiomas, especializam-se em diversas áreas. E o Sescoop/PE atua nesse contexto, viabilizando os meios para suprir demandas de capacitação e outras que sejam necessárias ao bom funcionamento das cooperativas. No Ramo Transporte, por exemplo, as perspectivas são muito positivas, como aponta o superintendente da Coopetrans, André Lira: “Com o advento da exortação da ONU sobre a década de redução de acidentes de trânsito e os eventos da Copa do Mundo de futebol e copa das confederações que serão realizados no Brasil, o setor de transporte terá grandes investimentos. Em Pernambuco, um dos estados que irão sediar os eventos, os investimentos estão acontecendo com um nível muito bom em comparação com o que fora investido em dez anos.” Sobre as recentes mudanças que devem ser feitas no sentido de organizar o transporte no interior do Estado, ele complementa: “Excelente será para o segmento cooperativista, pois com a criação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), que dará prioridade à criação de cooperativas de Transporte, o ramo saltará de pequenas para grandes e muitas cooperativas de Transporte irão possibilitar sustentabilidade para os municípios do interior com um transporte de melhor qualidade, preço justo e maior segurança”, afirmou.

No Ramo Trabalho, as expectativas também não diferem. No âmbito da qualificação de pessoas, as oportunidades estão crescendo acompanhando as exigências do mercado em expansão. O resultado obtido pela Cooperativa Agrícola de Assistência Técnica e Serviços (Cooates), por exemplo, ilustra essa realidade. A sociedade atua também fora de Pernambuco e foi em Alagoas, em um dos cursos realizados, do qual saíram 100 pessoas capacitadas, que a cooperativa recebeu, no último dia 16/12, uma homenagem do governo de Alagoas. Ela foi considerada uma das cinco organizações que se destacaram no trabalho realizado em parceria com o governo daquele Estado em 2011. O presidente da Cooates, José Cláudio da Silva, recebeu das mãos do governador, Antônio Vilela, em Maceió, a homenagem e resumiu, em algumas palavras o caminho do sucesso.“Temos buscado sempre o caminho da sustentabilidade focando a diversificação, pois assim garantimos um leque maior de oportunidades”, afirmou. Seja no Ramo Agropecuário, que em breve irá contar com a Cooperativa Central Mineira de Laticínios (Cemil), em Caruaru, recebendo o leite produzido pelas cooperativas locais, seja no Ramo Crédito, que se expande, a cada ano, oferecendo produtos cada vez mais elaborados, ou no Ramo Saúde, que cresce a exemplo da Unimed Recife, com a inauguração, este ano, de seu Hospital III, é fato, o cooperativismo pernambucano está crescendo, acompanhando as tendências do País e do mundo. Então, que venha 2012!


Cooperjovem em Pernambuco: muitos motivos para comemorar Foto: à esquerda: Pedro Martins, primeiro lugar no Prêmio Nacional de Redação Cooperjovem, na categoria I; à direita, o vencedor junto a coordenadora do Programa Cooperjovem em Pernambuco, Madalena Nascimento, e ao presidente do Sistema OCB/Sescoop nacional, Márcio Lopes de Freitas.

Um exemplo de cooperação

O ano de 2011 foi repleto de resultados positivos para as escolas parceiras do Programa Cooperjovem em Pernambuco. Os trabalhos desenvolvidos pelos mais de 300 professores da rede pública de ensino de escolas dos municípios de Afogados da Ingazeira, Ingazeira, Jatobá, São José do Egito, Pesqueira e Santa Cruz do Capibaribe mostraram que a educação com base cooperativista traz mudanças significativas não apenas para a comunidade escolar, mas para toda a sociedade na área de conscientização ambiental, inclusão social, combate ao bullying, dentre tantas outras. As comemorações pelo Dia Internacional do Cooperativismo nas escolas inovaram com a realização de gincanas municipais, com oficinas e trabalhos em grupo, a exemplo da experiência já bem sucedida da gincana estadual, realizada em Carpina no ano passado. Professores engajaram-se realizando o planejamento de todos os detalhes do evento e cada cidade mostrou as suas peculiaridades na divulgação e nas atividades realizadas. Pernambuco também foi destaque nacional no 5º Prêmio de Redação Cooperjovem, promovido pelo Sescoop nacional, que contou com milhares de textos sobre o cooperativismo, produzidos por alunos que fazem parte do Programa Cooperjovem em todo o País. Nas duas categorias, o Estado obteve classificação, ficando em 1º lugar na categoria I com o trabalho Cooperando para um mundo melhor, preservando o meio ambiente, do aluno Pedro Gilberto Martins dos Santos Silva, da Escola Municipal Bonfim, São José do Egito; na categoria II, com o trabalho Vamos lá cooperados, a aluna Maria Eduarda Xavier Marques, da escola Aristaque José de Veras, do município de Ingazeira, conquistou o segundo lugar nacional.

As duas crianças da foto acima têm muito em comum. Estudam na mesma de turma, têm 10 anos e mantêm contato com o cooperativismo diariamente nas atividades realizadas em sala de aula. Mas um evento ocorrido em dezembro deste ano, protagonizado por eles, mostraria o quão longe o cooperativismo pode ir, renovando as esperanças de que é possível buscar uma sociedade mais justa e feliz. A prefeitura de Pesqueira possui um projeto itinerante no qual escolas são visitadas e eventos são promovidos a exemplo de concursos de incentivo à educação com entrega de prêmios. A escola Maria Aliete de Freitas Macedo, do distrito de Papagaio, foi escolhida para uma dessas visitas e, na oportunidade, foi realizado um concurso de redação. O vencedor ganharia um computador da prefeitura. A aluna Ana Beatriz Silva de Macedo escreveu um texto e participou do concurso fazendo uma proposta inusitada ao seu colega de turma, Everton Ribeiro Rodrigues. Ela prometeu que se ganhasse o computador, ela o daria a ele. O mais surpreendente é que ela não apenas ganhou o prêmio como também fez questão de chamar o colega para recebê-lo no momento da entrega. No seu discurso de agradecimento, a estudante explicou que em sua casa já havia dois computadores enquanto o colega não tinha nenhum. Na oportunidade, muitas pessoas se emocionaram com o gesto, perguntando umas às outras quem seria capaz de fazer o mesmo com tanta determinação e consciência cooperativa. A escola Maria Aliete de Freitas é parceira do Cooperjovem em Pernambuco e a coordenadora do Programa no município e técnica da secretaria de Educação de Pesqueira, Cícera de Fátima, afirmou que uma ação como essa reflete os valores cooperativistas trabalhados pelos professores em sala de aula, nos quais juntos é possível crescer muito mais. A atitude da estudante mostra que cooperação não tem idade e a grandiosidade das ações existem quando realmente acreditamos em algo.


Entrevista Ana Maria Pereira

A

prender é mudar posturas”. Com esta frase do filósofo grego Platão, a aluna do primeiro MBA em Gestão de Cooperativas de Pernambuco, Ana Maria Pereira, explica seu constante investimento no aperfeiçoamento profissional. Formada em Relações Públicas, atualmente é funcionária da OCB/PE e está se preparando para mais uma etapa da pós-graduação, que encerra em julho de 2012. Confira abaixo a entrevista concedida por ela ao Ação Cooperativista. 1-Qual a importância desse curso para sua formação?

Extrema importância, pois estou aplicando meus conhecimentos no meu trabalho diário, no contato com as cooperativas, estou tendo uma compreensão acerca da filosofia e prática cooperativista e a cada dia reafirmando minha opção em ser e viver o cooperativismo. 2 - O que contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal no processo? Como nosso grupo é extremamente heterogêneo, as experiências de cada um contribuem significativamente para nossa formação. A cada encontro, nos deparamos com as diferentes realidades dos diversos ramos e buscamos soluções a partir dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula. 3 - Qual o recado que você daria para os alunos da próxima turma, cujo projeto já foi aprovado? O MBA será um “plus na vida profissional daquele que tiver consciência do seu papel no mundo do cooperativismo e do quanto pode modificar as diversas realidades à sua volta, uma oportunidade imperdível, porém o resultado positivo será fruto de um trabalho conjunto.

NOVA TURMA

O CURSO ŸO

MBA em Gestão de Cooperativas oferecido pelo Sescoop/PE possui 12 módulos. A primeira turma conclui a especialização com um TCC. Confira abaixo os nove módulos que foram vistos agora.

Ÿ Economia e Mercado ŸGestão de Pessoas ŸLiderança e Motivação ŸDireito Tributário Aplicado

às Cooperativas e Legislação Cooperativa

ŸPlanejamento Estratégico ŸG e s t ã o E s t r a t é g i c a

de

Cooperativas

ŸLogística ŸNegociação ŸMarketing

O Sescoop/PE irá abrir outra turma de especialização na área de cooperativismo em 2012. A continuidade da iniciativa pioneira no Estado foi baseada em projeto aprovado na 22ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional do Sescoop. O curso atende aos objetivos do planejamento estratégico do Sescoop/PE, elaborado para 2012 e 2013, que busca promover maior investimento para qualificar aqueles que serão responsáveis pela gestão das cooperativas.


Novidades CURSOS

PRÊMIO

PÓSGRADUAÇÃO

Em 2012, as inscrições para os cursos do Sescoop/PE poderão ser feitas também pelo portal www.pernambucocooperativo.coop.br

Retrospectiva Confira abaixo as fotos de alguns momentos marcantes do Sistema OCB-Sescoop/PE de 2011.

O resultado da 1ª edição do Prêmio de Jornalismo Cooperativista acontecerá até 30 de abril de 2012.

O Sescoop/PE realizará mais um curso de pós-graduação. Confira as informações a partir de fevereiro no nosso portal.

O Sistema OCB/PE e o Sescoop/PE realizaram seus planejamentos estratégicos para até 2014 e 2013 respectivamente.

O presidente do Sistema OCB-Sescoop/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira foi eleito p r e s i d e n t e d a Fecoop/NE.

Centenas de associados e funcionários de c o o p e r a t i v a s participaram de cursos promovidos pelo Sescoop/PE

Cada um dos seis municípios parceiros do Programa Cooperjovem realizaram gincanas cooperativistas.

O Dia Internacional do Cooperativismo foi comemorado com uma série de eventos que iniciaram em julho e encerraram no dia 19 de agosto de 2011 com o lançamento do 1º Prêmio de Jornalismo Cooperativista e com a palestra do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. SISTEMA

AÇÃO COOPERATIVISTA 2011 Vanessa Souza - Analista de Comunicação do Sescoop/PE (DRT 4798) Rua Manoel Joaquim de Almeida, 165, Iputinga Recife-PE Fone: + 55(81) 3032-8300/ 9675-3399

Boletim Especial 2012 - Sistema OCB-Sescoop/PE  

Informações sobre o cooperativismo pernambucano.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you