Issuu on Google+

2

201


O processo de aprendizagem leitora e, conseqüentemente, a formação de um leitor, é uma tarefa complexa e que exige a criação de hábitos de leitura como condição fundamental, quer para emergência da competência leitora e instrumento facilitador da aprendizagem do código, quer para o desenvolvimento de competências específicas mais complexas que levam à compreensão e à análise critica do escrito como porta de acesso à informação e ao conhecimento. Partindo dessa premissa, o SESC Mato Grosso, enquanto promotor e fomentador do livro e da leitura, realiza ações de mediação para práticas leitoras que contribuam para formação de leitores competentes, autônomos e capazes criticamente de avaliar o texto e construir hipóteses interpretativas sobre o mesmo. Atento à importância de apresentar os resultados desse trabalho que é processual e de refletir sobre o processo, lançando novos olhares que possam contribuir para o melhoramento do mesmo, o SESC Mato Grosso realizará, no período de 24 a 27 de abril de 2012, a Semana SESC de Leitura e Literatura. A programação conta com mesa redonda, palestras, oficinas, espetáculos, sessões de narração de histórias, exibição de filmes com temática literária e bate-papos. Vale ressaltar que a Semana SESC de Leitura e Literatura vem fortalecer as ações educativas do SESC na modalidade literatura, abrindo as suas atividades com um projeto que mobilizará uma multiplicidade de olhares, com o objetivo maior de potencializar práticas de formação de leitores, assentando sua realização como um ponto de partida para o processo criativo de todo o exercício de 2012. SESC Mato Grosso 2

201


OFICINA PARA O PÚBLICO ESCOLAR

OFICINA PARA O PÚBLICO ESCOLAR

HQ MANUAL DE INSTRUÇÃO

LIVRO ABERTO CONTO CERTO

Com Augusto Figliaggi (SP)

Com Vinícius Rangel (MT) Usar o livro ilustrado como suporte para ler e contar histórias é o intuito dessa oficina, que proporcionará às crianças exercícios lúdicos de contação.

Data: 25, 26 e 27/04 Horário: 14h às 17h Local: Laboratório da Palavra Inscrições: Agendamento Escolar

Data: 24/04 - 14h às 17h 25, 26 e 27/04 - 09h às 12h Local: Banco de Textos Inscrições: Agendamento Escolar

As HQs, além de despertarem o interesse pela leitura, também desenvolvem a aptidão artística e a criatividade. É pensando em compreender melhor essa linguagem que esta oficina foi criada. Seu objetivo é analisar de que forma a oralidade é representada no texto escrito e observar como os elementos visuais presentes nas histórias colaboram para sua compreensão.


OFICINA PARA O PÚBLICO ESCOLAR

OFICINA PARA O PÚBLICO ADULTO

A CRITICA COMO ESCRITA CRIATIVA OU DO CRICRI AO CRÍTICO

HUMOR E HISTÓRIAS Com Elaine Guarani (SP)

Com Frederico Barbosa (SP) A oficina pretende desenvolver, de maneira lúdica, as habilidades corporais e vocais cômicas para serem utilizadas na contação de histórias. Isto será feito a partir da investigação de recursos de papel (cenários, adereços e desenhos), técnicas corporais cênicas e utilização do potencial vocal para a elaboração dos personagens.

Data: 24/04 - 14h às 17h 25, 26 e 27/04 - 09h às 12h Local: Laboratório da Palavra Inscrições: Agendamento Escolar

A grande questão discutida nesta oficina é o que caracteriza a postura crítica diante de uma obra de arte. Trabalhando as diferentes formas de abordagem possíveis à produção artística, sintetizadas em paráfrase, comentário, interpretação e análise, os participantes serão levados a ler detalhadamente a própria crítica e produzir textos a partir da leitura de obras que lhes serão apresentadas.

Data: 24 a 27/04 Horário: 14h às 17h Local: Salão Social Inscrições Gratuitas


OFICINA PARA O PÚBLICO ADULTO

TECENDO CONTOS: O CONTAR HISTÓRIAS E A LITERATURA NA SALA DE AULA Com Giba Pedroza (SP) “Conte histórias, leia histórias em voz alta, dê livros bons para as crianças lerem sozinhas. O futuro agradece. O seu, o delas, o da humanidade’’ (Ana Maria Machado). Em vista deste pressuposto, a oficina tem a pretensão de despertar o contador de histórias que vive adormecido dentro de nós, para que comece a semear a vida com a magia das histórias.

Data: 26 e 27/04 Horário: 18h às 22h Local: Laboratório da Palavra Inscrições Gratuitas

COM A PALAVRA O ESCRITOR Os autores se encontrarão com alunos de ensino fundamental para conversar sobre suas obras e processo criativo.

ROGER MELLO E MARIANA MASSARANI (RJ) Data: 24/04 Horário: 15h40 Local: Teatro Entrada Franca

GIBA PEDROZA (SP) Data: 26/04 Horário: 15h40 Local: Teatro Entrada Franca


MESA REDONDA

LIVRO ILUSTRADO: PALAVRA E IMAGEM EM DEBATE Com Roger Mello (RJ) e Mariana Massarani (RJ) Por muitos anos, a ilustração sempre se posicionava em segundo plano, era como um apoio para o texto. Hoje ela deixou de ser coadjuvante para dividir a contação da história com o escritor. Nessa perspectiva, a palestra se propõe a debater a importância de valorizar o contato com o livro e a contribuição da imagem no processo educacional.

Data: 24/04 Horário: 19h30 Local: Teatro Entrada Franca

MESA REDONDA

A GENTIL ARTE DE NÃO GOSTAR Com Frederico Barbosa (SP) e Franceli Mello (MT) Nesta palestra, o crítico e poeta Frederico Barbosa apresenta algumas questões fundamentais sobre a prática da crítica literária. Serão discutidas questões gerais, como a distinção entre crítica e teoria literária; as sutilezas do julgamento de valor; a necessidade de se discutir a fundo como se forma o “gosto” e a eterna confusão entre crítica e classificação. Em seguida é proposto o método da expansão indagadora em contraponto ao método do aparente esclarecimento redutor. A professora Franceli Mello discorre sobre a crítica teatral praticada por Machado de Assis no início de sua carreira, quando o autor se engajou no projeto político-cultural que visava à modernização da sociedade brasileira com vistas à inserção no “mundo civilizado”. Data: 25/04 Horário: 19h30 Local: Teatro Entrada Franca


ESPETÁCULO

PALAVRAS COMPARTILHADAS

FORRÓ DE HISTÓRIAS

Em "Palavras Compartilhadas" a artista Rosana Ricalde realiza a ousadia de fazer uso da liberdade entre arte e criação (desconstrução) de linguagem. Em sua obra, a estrutura vocabular é extremamente exposta, ciente de sua visualidade onde a reconstrução das palavras trafega da forma literária para a forma visual. Ao apropriar-se de textos teóricos ou poéticos, a artista apresenta uma nova leitura de linguagem, remetendo-nos ao poder da palavra ao longo dos tempos. O percurso de Rosana Ricalde, repleto de processos particulares e universais, é também ligado às vanguardas da arte conceitual, aos movimentos artísticos do século XX, como o Dadaísmo, a Poesia Concreta e o Surrealismo numa flagrante confluência de elementos contemporâneos.

Data: 27/04 Horário: 19h às 21h Local: Banco de Textos Entrada Franca

Com Cia Porrada de Teatro (MT) A batida do pandeiro, o rebuliço do triângulo e o chacoalhar do caxixi avisam que o Forró de Histórias vai começar. Os encantos de cada personagem, o cenário de cada história e as macaquices do enredo nos preparam para a magia do contar. Os sapos pululam, o leão e o ratinho se entrelaçam, a onça e o macaco se atracam e a cigarra e a formiga se abraçam. É o som do forró, é o canto do coco, é a voz do contador, prontos para “forrozear”.

Data: 24/04 às 14h 25/04 às 09h Local: Teatro Entrada Franca


ESPETÁCULO

ESPETÁCULO

TRÊS BOM HUMOR: EVA FURNARI, TATIANA BELINKY E SILVIA ORTHOF Com Giba Pedroza (SP) Um passeio pela obra de três verdadeiros pilares da literatura infantil brasileira, trazendo todo o bom humor, a inteligência e a sagacidade de Tatiana Belinky, Silvia Orthof e Eva Furnari. O espetáculo consiste em divertidos e curtos contos, poemas, limeriques, trava-línguas e outros brinquedos com palavras que foram criados por estas autoras, as quais souberam como poucos respeitar e valorizar o imaginário e a criatividade infantil.

Data: 26/04 Horário: 09h Local: Teatro Entrada Franca

ESSES VIAJANTES E SUAS HISTORIETAS DE PAPEL Com Cia Arte Negus (SP) Cabeça e Magreta são dois viajantes. Andaram por vários locais do Brasil: desde pequeníssimas vilas no meio do nada até cidades cheias de cimento e asfalto. Durante essas andanças, descobriram que o encanto desses lugares está nas pessoas que encontraram em cada um deles. Além disso, perceberam algo ainda mais sutil: elas são feitas de histórias, o que as torna fascinantes. A partir de então, estão sempre dispostos a tirar de suas malas alguns destes causos, pois sabem que eles podem servir de matéria-prima para que outros indivíduos construam a si próprios. Data: 25, 26 e 27/04 Horário: 14h Local: Teatro Entrada Franca


ESPETÁCULO

ESPETÁCULO

ANDARILHOS DAS ESTRELAS Com Cia Tibanaré (MT) Andarilhos das Estrelas é uma intervenção em forma de cortejo, composta por três “ledores” de poesia e um músico. Os personagens vagueiam por espaços urbanos, levando a poesia e a música às pessoas que encontram pelo caminho. A fim de despertar nelas a sensibilidade escondida por trás dos artefatos e tecnologias do cotidiano, valem-se de cantigas de roda, dança e poesias da Literatura Brasileira e Regional.

Data: 26/04 Horário: 20h Local: Jardim Entrada Franca

ZÔO-ILÓGICO Com Cia Truks (SP) Data: 27/04 Horário: 20h Local: Teatro Entrada Franca Zôo-Ilógico traz para os palcos uma idéia aparentemente simples, mas de fundamental importância para as crianças: o estímulo ao processo criativo e à invenção. Durante a peça, desfilam pela cena mais de uma dezena de divertidas e inusitadas criaturas animadas, que são imaginadas e ganham vida a partir de simples objetos do cotidiano. Tudo começa quando pai e filho resolvem fazer um piquenique no Zoológico. Ao encontrarem as portas do parque fechadas, não se intimidarão em criar, com certo non-sense, o seu zoológico particular, em que bichos serão feitos de pratos, panos, garrafas, talheres e tudo o mais que estiver ao alcance de suas mãos. As nada comuns criaturas viverão situações cômicas ou poéticas. Estará criado o Zôo-ilógico, possível na imaginação de todos. E aberto, sempre!


Jan Moura Analista em Marketing

Aroldo Pagels Lima Verde Gestor de Comunicação e Marketing

Evelise Lopes Parron Analista em Programas Sociais

Cristina Maria Silva Coordenadora de Cultura

Rita de Cássia Ferreira Gerente SESC Arsenal

Rafael Gorla Gerente SESC Arsenal

Moysés Feres Zarour Diretor Financeiro

Jean Jackes do Carmo Diretor Administrativo

João Batista de Oliveira Lemos Diretor de Planejamento

Flávia Chaves Fehlberg Diretora de Programas Sociais

Marcos Amorim da Silva Diretor Regional SESC Mato Grosso

Pedro Nadaf Presidente do Sistema Fecomércio/SESC/SENAC

SISTEMA FECOMÉRCIO SESC/SENAC-MT


Você tem seu jeito de usar a internet. O SESC também.

sesc-mt.blogspot.com twitter.com/sescmt facebook.com/sescmt

Para as oficinas abertas ao público: Inscrições na Secretaria do SESC Arsenal a partir de 03/04. Para palestras e apresentações noturnas: Distribuição de senhas uma hora antes do inicio da atividade.

youtube.com/sescmatogrosso

Para agendar grupos escolares: Entrar em contato através dos telefones: (65) 3616-6922 (65) 3616-6901

pinterest.com/sescmt vimeo.com/sescmt flickr.com/photos/sescmt gplus.to/sescmt linkedin.com/company/sesc-mt issuu.com/sescmatogrosso

www.sescmatogrosso.com.br


SEMANA SESC DE LEITURA E LITERATURA 2012