Page 1

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA MULHER ESPORTISTA

Campinas

PROGRAMAÇÃO

Abril | 2019


esporte e atividade física

4

6

teatro

33

saúde

14

dança

34

ações para a cidadania

18

crianças

35

artes visuais

20

idosos

38

tecnologias e artes

22

jovens

39

cinema e vídeo

24

circo

40

literatura

28

meio ambiente

41

música

30

turismo

42

Legendas Trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante Credencial Atividades e Demais Interessados

Classificação Indicativa Livre para todos os públicos Não recomendado para menores de 10 anos Não recomendado para menores de 12 anos Não recomendado para menores de 14 anos Não recomendado para menores de 16 anos Não recomendado para menores de 18 anos Não é permitida a entrada de menores de 18 anos, mesmo acompanhados dos pais 60+ Indicado para maiores de 60 anos

No dia 19/04 o Sesc estará fechado. Venda de ingressos Para as atividades que acontecem na primeira semana do mês, a venda ocorre na última semana do mês anterior. Para as atividades das demais semanas, a venda de ingressos acontece na primeira semana do mês vigente. Internet Na internet, todas as terças, as vendas começam a partir das 14h pelo portal sescsp.org.br. Bilheterias Nas unidades do Sesc do Estado de São Paulo, todas as quartas, as vendas começam a partir das 17h30. Em caso de feriado as vendas terão início no dia útil posterior.


Empregados com registro em carteira profissional, estagiários, desempregados há até 12 meses, e pessoas que se aposentaram enquanto trabalhavam em empresas do ramo do comércio de bens, serviços e turismo, podem credenciar-se no Sesc. CREDENCIAL PLENA • TITULAR 5 empregados e desempregados: documento de identidade, CPF, carteira profissional atualizada (no caso dos desempregados, carteira profissional com o último registro, comprovando estar desempregado por até 12 meses) e foto 3x4*. estagiários: termo de compromisso ou carteira de trabalho, documento de identidade, CPF e foto 3x4*. aposentados: documento de identidade, CPF, carteira profissional que comprove aposentadoria quando trabalhava em empresa do comércio de bens, serviços e turismo, além de comprovante do órgão de Previdência Social contendo essas informações e foto 3x4*. titular falecido: o dependente cujo trabalhador, estagiário ou aposentado do comércio de bens, serviços e turismo é falecido, poderá requerer sua Credencial Plena. Além dos documentos citados na lista de titular e dependentes, deverão apresentar também a certidão de óbito. • DEPENDENTES cônjuge: documento de identidade, CPF, certidão de casamento, ou de nascimento de filhos em comum, ou, ainda, declaração de união estável e foto 3x4*. Para os casos de união estável, a certidão deve mencionar os nomes do casal, os números dos documentos de identidade e assinatura de ambos. filhos, enteados, netos e tutelados (até 21 anos): certidão de nascimento ou documento de identidade, CPF e foto 3x4*. Para os netos, além desses documentos, apresentar também documento que comprove o parentesco com o titular. E para os tutelados, comprovante de tutela. filhos, enteados e netos (entre 22 e 24 anos): documento de identidade, CPF, foto 3x4* e comprovante de matrícula ou pagamento recente de mensalidade em ensino superior, profissionalizante, pós-graduação (lato sensu, stricto sensu ou residência médica), preparatório para o ensino superior ou educação de jovens e adultos (EJA). pais e padrastos: documento de identidade, CPF e foto 3x4*. Para os padrastos e madrastas, é necessário apresentar documento que comprove união com o pai ou mãe do titular. avós: documento de identidade, CPF, documento que comprove o parentesco com o titular e foto 3x4*. A INSCRIÇÃO É GRATUITA, VÁLIDA POR ATÉ 2 ANOS EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL E PODERÁ SER FEITA PELO TITULAR OU DEPENDENTES MAIORES DE 18 ANOS EM QUALQUER UNIDADE DO SESC.

CREDENCIAL ATIVIDADES A emissão da Credencial Atividades é gratuita, individual e permite o acesso às atividades, desde que haja disponibilidade de vagas, sem estabelecer vínculos associativos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais - Documento de identidade, CPF e foto 3x4*. *A foto poderá ser tirada gratuitamente no ato do credenciamento. Em caso de perda ou extravio da credencial será cobrada uma taxa de R$20 para a emissão da segunda via.


6


editorial Mulher Esportista Em um dado período da história, as mulheres foram afastadas da prática esportiva por discursos preconceituosos, como, por exemplo, pela alegação de que não possuíam condições físicas para as atividades e que se tornavam masculinizadas. Esse pensamento se manteve até o século XX, momento em que algumas mulheres foram fundamentais para a inclusão feminina nos Jogos Olímpicos.  No entanto, mesmo com todos esses anos de luta, a participação feminina em atividades físicas no Brasil ainda é 40% menor do que a realizada por homens, segundo o relatório "Movimento é Vida", do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Por isso, neste mês, o Sesc Campinas realiza o Mulher Esportista.  A partir do Esporte Para Todos, ideia de que o esporte deve ser democrático, o projeto propõe uma série de atividades que convida equipes e atletas a evidenciarem e fortaleceram o protagonismo feminino no esporte por meio de competições, aulas que refletem sobre o papel da mulher enquanto profissional e atividades de condicionamento físico durante a maternidade.

7


Foto: Satiro

esporte e atividade física

8

Mulher Esportista Incentivo e promoção do protagonismo feminino na prática esportiva por meio da realização de oficinas, aulas especiais e competições esportivas.

TORNEIO DE FUTSAL FEMININO

TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY FEMININO

TORNEIO DE VÔLEI DE AREIA

Competição destinada às mulheres apaixonadas por futsal. Para participar as equipes precisam se inscrever até dia 3/4 com no mínimo 8 e no máximo 15 atletas. XXDe 5/4 a 3/5, sextas (exceto dia 19, feriado) das 20h30 às 22h. Ginásio. Grátis. Inscrições limitadas através do e-mail torneios@campinas.sescsp.org.br

Venha jogar, competir e mostrar a paixão pelo futebol. Para participar as equipes precisam se inscrever até dia 3/4 com no mínimo 8 e no máximo 15 atletas. XXDe 9 a 30, terças a quintas, das 19h50 às 22h. Minicampo. Grátis. Inscrições limitadas através do e-mail torneios@campinas.sescsp.org.br

Competição para duplas femininas. Para participar as duplas precisam se inscrever até dia 3/4. XXDe 9 a 30, terças, quintas e sextas, das 20h às 22h. Quadra de Areia. Grátis. Inscrições limitadas através do e-mail torneios@campinas.sescsp.org.br


TORNEIO DE VOLEIBOL Competição que promove o protagonismo feminino no voleibol, voltada para equipes que tenham entre 8 e 12 jogadoras. Inscrições até 3/4. XXDe 10/4 a 8/5, quartas (exceto 1º/5, feriado), das 20h30 às 22h. Ginásio. Grátis. Inscrições limitadas através do e-mail torneios@campinas.sescsp.org.br

CROSSMINTON Com a educadora Marina Ortiz. Aula aberta de Crossminton, um esporte de raquetes que combina elementos de diferentes modalidades como o badminton, squash e o tênis, mas sem a presença de uma rede dividindo o campo. Participe desta modalidade que a cada dia ganha mais adeptos. XXDias 6 e 20, sábados, das 15h30 às 16h30. Quadra de Areia. Grátis.

MAMÃE ATIVA Com as educadoras Suzelei Bettin e Fernanda Reimberg. Direcionada para mulheres acompanhadas por bebês e crianças de 6 meses a 3 anos. Aulas que trabalham as capacidades físicas (força e resistência), proporcionando autonomia nas atividades diárias e momentos de integração com a criança. XXDias 6 e 20, sábados, das 9h30 às 10h30 Sala de Múltiplo Uso 2. Grátis. Inscrições limitadas no balcão da GMF a partir das 9h no dia da atividade.

DANÇA CIRCULAR COM O BEBÊ

NADANDO COM JOANNA MARANHÃO

Com a educadora Suzelei Bettin. Atividade que apresenta danças circulares de maneira adaptada para que as mães possam dançar com seus bebês no colo ou no sling. Danças que podem ser tradicionais, meditativas ou festivas que proporcionam o autoconhecimento e estreitamento de vínculos e de compartilhamento de experiências entre as participantes. XXDias 7 e 21, domingos, das 11h às 11h30. Sala de Múltiplo Uso 2. Grátis. Inscrições limitadas na Ilha de Atendimento a partir das 10h30.

A ex-atleta, referência nas provas do nado Medley, participa de uma aula especial para compartilhar sua experiência e falar sobre a importância do protagonismo feminino na prática esportiva. XXDia 27, sábado, das 13h30 às 15h30. Piscina. Grátis. Inscrições limitadas na Central de Atendimento entre os dias 2 e 5 para alunos matriculados nos cursos de práticas aquáticas. Após essa data, mediante disponibilidade de vagas, inscrições para demais interessados. Necessário exame dermatológico válido, credencial plena ou estar matriculado na recreação aquática.

BEACH TÊNIS

COMPETIÇÃO DE NATAÇÃO

Com a tácnica Sandra Sorpreso. O objetivo do jogo é devolver a bola recebida para o adversário sem deixar que toque o chão, como no frescobol. A modalidade está presente no Brasil desde 2008, ano em que passou a ser praticada nas praias do Rio de Janeiro. XXDias 7,14 e 21 domingos, das 9h30 às 11h30. Quadra de Areia. Grátis.

Provas de natação destinada a mulheres com mais de 12 anos de idade. Para participar é necessário possuir exame dermatológico válido, credencial plena ou ser matriculado na recreação aquática. XXDia 28, domingo, das 7h às 9h30. Piscina. Grátis. A inscrição deverá ser realizada com instrutores durante as aulas de práticas aquáticas ou através do e-mail torneios@campinas. sescsp.org.br

9


AMPLIAR

rodas de conversa e oficina, além de apresentar a rede Bike Anjo e seus pilares de atuação. XXDia 7, domingo, das 10h às 18h. Sala de Atividades 4. Grátis.

THE NAAM 5 Com Tati Malhado. Prática aeróbica e energizante que aumenta a frequência vibracional em 5 minutos de atividade. XXDias 6, 13, 20 e 27, sábados, das 15h às 16h30. Sala Corpo e Arte. Grátis. Inscrições limitadas na Ilha de Atendimento a partir das 13h.

DESPERTAR "INSPIRADOR" Vivências ou aulas abertas que despertam o corpo para as práticas corporais saudáveis. A cada semana uma modalidade diferente. Domingos, às 10h. Grátis. XXDia 7 - Yoga e os cinco elementos da natureza. XXDia 14 - Danças Circulares dos Florais de Bach. Espaço Arena. XXDia 21 - Hatha Yoga: Yoga do Sol e da Lua. XXDia 28 - Asthanga Vinyasa Yoga. Jardim do Galpão.

Campanha mundial de incentivo a pratica regular de esportes e atividades físicas realizadas em parceria com diversas instituições nacionais e internacionais.

FORMAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PARA A LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE Convite aos Prefeitos, Secretários de esportes, assessores e público em geral para o pré-lançamento do Dia do Desafio com uma formação para preparar pessoas interessadas em planejar, desenvolver e submeter projetos esportivos para a lei de incentivo ao esporte com a consultora Silvana Echer. A PARTIR DO DIA 3

ENCONTRO LOCAL BIKE ANJO O ELBA é um evento aberto e gratuito para reunir pessoas da região de Campinas que simpatizam com a causa da bicicleta e trabalham juntos em prol da mobilidade ativa. É um dia de aprendizado e compartilhamentos, com

Necessário trazer notebook próprio. XXDia 17, quarta, das 9h às 18h. Mezanino Galpão. Grátis. Inscrições limitadas pelo e-mail esportivo@campinas.sescsp.org.br

DIA SEM ELEVADOR DIA DO DESAFIO

Foto: Maira Ramos

10

Oportunidade de vivenciar práticas corporais diferenciadas para ampliação do conhecimento e do gesto motor.

THE NAAM 5

Com os instrutores de atividades físicas do Sesc. O DiaSemElevador / NoElevatorsDay é uma iniciativa mundial realizada na Europa desde 2015, com o objetivo de motivar as pessoas a utilizarem escadas e rampas ao invés de elevadores e assim acrescentar um hábito importante para uma vida saudável. Nessa ação, além do incentivo ao uso das escadas, também serão apresentados os benefícios de se atingir a marca de 10.000 passos por dia. XXDia 24, quarta, das 10h às 11h e das 14h às 15h. Parceria com Programa de Relacionamento com Empresas. Grátis.


Recreação Esportiva

Apenas Credencial Plena

Credencial Plena ou Atividades

12

Os horários e locais podem ser alterados conforme necessidade. Para participar das recreações verifique a necessidade de apresentar ou não as credenciais plena ou atividades (conforme legenda). A entrega da credencial deve ser feita no ponto esportivo (para atividades livres) e no local (para atividades orientadas).

modalidade

data

local

atividade

Futebol Soçaite Masculino (a partir de 18 anos)

Terças, das 18h às 19h. Sextas, das 18h30 às 21h30

Minicampo

Livre

Futebol Soçaite Masculino (a partir de 15 anos)

Domingos e feriados, das 9h30 às 13h30

Minicampo

Orientada

Futebol Soçaite Master (a partir de 50 anos)

Quartas e sextas, das 8h às 10h

Minicampo

Livre

Futsal Feminino (a partir de 15 anos)

Sábados, das 11h30 às 13h30

Ginásio

Orientada

Futsal Masculino (a partir de 15 anos)

Sábados, das 13h30 às 15h30

Ginásio

Orientada

Jogos de mesa e de salão * (para todas as idades)

Terças a sextas, das 8h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h

Corredor Esportivo

Livre

Terças, das 20h30 às 21h45

Ginásio

Livre

Domingos e feriados, das 15h30 às 18h

Ginásio

Orientada

Domingos e feriados, das 9h30 às 11h30

Quadra de Areia

Livre

Vôlei Master (a partir de 60 anos)

Quartas e sextas, das 10h às 11h

Ginásio

Livre

Recreação para Família (para todas as idades)

Sábados, das 17 às 18h

Galpão GMF

Orientada

Pula Família (a partir de 6 anos)

Domingos e feriados, das 17h às 18h

Galpão GMF

Orientada

Não é necessária apresentar Credencial Necessário exame dermatológico válido

Vôlei (a partir de 15 anos)

* Exceto para Tênis de Mesa e Futebol de Botão, que é necessária a apresentação da credencial.


modalidade

data

local

atividade

Domingos e feriados, das 11h30 às 13h30

Ginásio

Orientada

Quintas, das 20h30 às 21h45

Ginásio

Livre

Floorball (a partir de 11 anos)

Domingos e feriados, das 13h30 às 15h30

Ginásio

Orientada

Badminton (a partir de 11 anos)

Domingos e feriados, das 13h30 às 15h30

Ginásio

Orientada

Vila Esportiva (a partir de 11 anos)

Sabados, domingos e feriados, das 15h às 16h30

Quadra de Areia

Orientada

Esportes de Campo (a partir de 11 anos)

Sábados, domingos e feriados, das 16h30 às 18h

Minicampo

Orientada

Quartas e sextas, das 11h às 12h

Sala Corpo e Arte

Orientada

Sábados, das 15h30 às 17h

Galpão GMF

Orientada

Dança Circular (a partir de 15 anos)

Domingos e feriados, das 15h30 às 17h

Galpão GMF

Orientada

Hidro Recreativa (a partir de 15 anos)

Sábados, domingos e feriados, às 12h e às 15h30

Piscina

Orientada

Terças e quintas, das 9h às 10h50; das 12h às 14h50; das 17h00 às 17h50 e das 19h às 21h30 Quartas e sextas, das 7h às 7h50; das 9h às 10h50; das 12h às 14h50 e das 19h às 19h50.

Piscina

Livre

Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 10h30

Piscina

Livre

Sábados, domingos e feriados, às 16h

Piscina

Orientada

Basquete (a partir de 15 anos)

Dança de Salão (a partir de 15 anos)

Raia Livre

Recreação Aquática para Todos

13


Cursos Regulares

R$ 38,00

R$ 86,00

14

Inscrições: na Central de Atendimento, mediante disponibilidade de vagas e entrega do atestado médico de aptidão física (original). Esse atestado fica arquivado no Sesc e possui validade de 1 ano, sendo necessário renová-lo sempre que expirar. Atendimento prioritário para Credencial Plena. Para acompanhamento sobre disponibilidade de vagas, acesse o link: http://bit.ly/sescnovasvagas. Faltas: para alunos matriculados em cursos regulares que acontecem 2 vezes por semana, serão permitidas no máximo 3 faltas não justificadas durante o mês. Para cursos que acontecem 1 vez por semana, o limite é de 1 falta no mês. Os alunos que ultrapassarem o limite de faltas não justificadas, poderão ter a inscrição no curso cancelada. As faltas devem ser justificadas junto ao professor, no horário de aula. Pagamento: o não pagamento do boleto do curso em que está inscrito implica na perda da vaga. Evite atrasos ou esquecimentos, pague seu boleto online ou no seu banco. Cadastre-se na Loja Sesc ou na Central de Atendimento para receber seu boleto por e-mail. Se necessário a 2ª via, solicite-a através do e-mail boletos@campinas.sescsp.org.br Desconto para idosos: pessoas com mais de 60 anos que se matricularem em cursos entre às 9h e às 17h terão desconto de 50% na mensalidade.

R$ 54,00

R$ 124,00

R$ 33,00

R$ 74,00

R$ 23,00

R$ 52,00

Transferência de horários e turmas: procure a Central de Atendimento para verificar a disponibilidade de vagas. modalidade

faixa etária

3ª e 5ª

4ª e 6ª

Ginástica Multifuncional

a partir de 12 anos

7h às 12h 12h às 17h 17h às 21h45

7h às 12h 12h às 17h 17h às 21h45

Tai Chi Chuan

a partir de 12 anos

Yoga

a partir de 12 anos

Hidroginástica

a partir de 12 anos

Práticas Aquáticas

sábado

domingo

7h às 15h

10h

7h, 8h, 9h, 15h e 19h

7h, 8h, 9h, 15h, 16h, 19h e 20h

Das 10h às 11h30

7h, 8h, 9h, 10h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 13h, 14h, 15h, 11h, 12h, 14h, 15h 16h e 19h e 20h

De 3 a 6 anos

8h e 15h

16h

10h

De 6 a 12 anos

16h

8h, 15h e 17h

11h

a partir de 12 anos

7h, 11h, 18h e 20h30

11h, 17h, 18h, 19h e 20h


Programa Sesc de Esportes* - Cursos Gratuitos modalidade

faixa etária

horário

local

3 a 6 anos

Terças e quintas, das 10h às 10h50

Sala Corpo e Arte

3 a 6 anos

Quartas e sextas, das 17h às 17h50

Sala Corpo e Arte

3 a 6 anos

Terças e quintas, das 16h às 16h50

Sala Corpo e Arte

6 a 10 anos

Terças e quintas, das 9h às 11h30

Ginásio

6 a 10 anos

Quartas e sextas, das 16h às 18h30

Ginásio

Multimodalidades

10 e 13 anos

Terças e quintas, das 18h às 20h

Ginásio e Quadra de Areia

Vôlei Misto

13 a 16 anos

Quartas e sextas, das 17h30 às 18h50

Ginásio

Futebol Soçaite

13 a 16 anos

Quartas e sextas, das 17h às 18h30

Minicampo

Esporte Criança

Esporte Jovem

A partir de 16 anos Quartas e sextas, das 19h às 20h30

Ginásio e Quadra de Areia

Ginástica para Todos

A partir de 16 anos

Quartas e sextas, 17h às 17h50

Sala Corpo e Arte

Iniciação ao Vôlei

A partir de 16 anos

Terças e quintas, das 19h às 20h30

Ginásio

A partir de 16 anos

Quartas e sextas, das 7h às 7h50

Minicampo

Multimodalidades Esporte Adulto

A partir de 16 anos Quartas e sextas, das 19h às 19h50 Clube da Corrida

Clubes

Clube do Futsal Feminino

Minicampo e Quadra de Areia

A partir de 16 anos

Terças e quintas, das 7h às 7h50

Minicampo

A partir de 16 anos

Terças e quintas, das 19h às 19h50

Minicampo

A partir de 16 anos

Sábados, das 9h30 às 11h30

Ginásio

A partir de 16 anos

Quartas e sextas, das 7h às 9h

Ginásio

A partir de 16 anos

Sábados, das 15h30 às 18h

Ginásio

A partir de 16 anos

Domingos, das 9h30 às 11h30

Ginásio

A partir de 60 anos

Quartas e sextas, das 9h às 9h50

Ginásio

Clube do Vôlei Misto

Clube do Handebol Esporte para Idosos

*Programa que busca a educação pelo Esporte e para o Esporte. Brincar, aprender, competir, jogar e divertir estão presentes nas aulas e estimulam o conhecimento, o aprendizado e a prática de diversas modalidades do universo Esportivo.

15


Foto: Chun

saúde

16

Inspira - Ações para Uma Vida Saudável O projeto, que acontece em abril em todas as unidades do Sesc São Paulo, promove a saúde e inspira públicos de todas as idades a desenvolver hábitos saudáveis. INSPIRAÇÕES PARA UMA SAÚDE INTEGRAL Com Nelson Filice de Barros do Lapacis (Lab. de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde) da Unicamp e Thiago Leão, professor de Yoga e neto do precursor do Yoga no Brasil - Professor Hermógenes. O bate papo inspira e promove reflexões sobre o cuidado integral da saúde. XXDia 3, quarta, das 19h30 às 21h. Teatro. Grátis. Retirada de ingressos na Ilha de Atendimento a partir das 17h30.

SAÚDE & INSPIRAÇÕES

SUCHÁ

Espaço com sons, cores e aromas que proporciona o acolhimento a si próprio estimulando momentos de conexão com seu corpo e sua saúde, visando um olhar individual e coletivo para os cuidados amplos para uma vida mais ativa, mais saudável e quem sabe mais feliz. Permita-se experimentar, vivenciar, conhecer e se reconhecer nesse processo de cuidar e cuidado. XXDe 3 a 14, terça a sexta, das 7h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. Espaço Arena. Grátis.

Alguma vez você já misturou suco com chá? Que tal experimentar as propriedades das frutas e das plantas cuidando do que ingere? Confira algumas opções em nossa cafeteria. XXDe 3 a 14, terça a sexta, das 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. Cafeteria da Unidade. Confira os valores no caixa.


PRÁTICAS INTEGRATIVAS

ARTETERAPIA PINTURA MEDITATIVA Com Marcia Puntel, arte educadora, aromaterapeuta e professora de Yoga. Atividade milenar terapêutica expressiva e artística que atua no consciente e inconsciente dos participantes. Pode ser um canal expressivo corporal e artístico, englobando a pintura, trazendo benefícios para a saúde, autoconhecimento e autocuidado. XXDias 3 e 5, quarta e sexta, das 10h30 às 13h Espaço Arena. Grátis.

17

Foto: Natt Fejfar

Com os educadores de atividades físicas. Oportunidade de experimentar algumas das muitas práticas integrativas (Lian Gong, Tai Chi Chuan, Yoga, Danças Circulares) e algumas técnicas para autoconhecimento e cuidado com a saúde de forma integral. XXDe 3 a 12, terça a sexta, às 9h e 16h. Espaço Arena. Grátis.

AYURYOGA Com Renata Perez Von Poser, educadora, professora de yoga e idealizadora da Brincayoga. Aprender um pouco sobre os fundamentos da ayurveda aplicados no yoga, com sequências para cada dosha (biotipo). Automassagem, pranayamas, mantras com harmônio e meditação. XXDia 4, quinta, das 17h30 às 19h. Sala Corpo e Arte. Grátis. Inscrições limitadas na Ilha de Atendimento a partir das 15h30.

SHANTALA Com Cristina Balzano. Técnica de massagem de origem indiana, trazida para o Ocidente pelo obstetra francês Frédérick Leboyer. Esta massagem pode ser aplicada pelos pais ou familiares em seus bebês,

a partir de um mês de vida, para fortalecer o vínculo na família. XXDia 6, sábado, das 10h30 às 11h30. Espaço Arena. Grátis. Inscrições limitadas na Ilha de Atendimento a partir das 9h30.

FITOTERAPIA

Com Carlos A. Mateoli, professor, pós-graduado em Acupuntura e Fitoterapia - Casa da Terra Cursos/SP. Oportunidade de conhecer o universo das plantas medicinais e seus usos em diferentes formas, unindo tradição e ciência para uma prática responsável e segura. XXDia 7, domingo, das 10h30 às 12h30 e das 15h30 às 17h30. Espaço Arena. Grátis.


18

BRINCAYOGA PARA ADULTOS

AROMATERAPIA E AUTOCONHECIMENTO

Com a professora de yoga Renata Von Poser. Vivência lúdica das posturas do yoga, com músicas, cirandas e dinâmicas de grupo para fortalecer os vínculos afetivos através de técnicas de respiração, relaxamento, massagem e meditação. XXDias 9 e 11, terças e quintas, das 17h30 às 19h. Sala Corpo e Arte. Grátis.

Com Marcia Puntel, arteterapeuta, aromaterapeuta e professora de Yoga. Prática terapêutica secular que utiliza propriedades dos óleos essenciais para recuperar o equilíbrio e a harmonia do organismo visando à promoção da saúde integral. XXDias 10 e 12, quarta e sexta, das 10h30 às 13h. Espaço Arena. Grátis.

GESTAÇÃO INTEGRAL

SAÚDE & ESPIRITUALIDADE RIBEIRÃO PIRES (SP)

Foto: Andreia Dorta

Com Ana Cristina Mateoli, doula e psicoterapeuta. Como viver de maneira saudável, feliz e segura essa jornada rumo ao nascimento dos filhos e seus primeiros anos? Neste bate papo, discussão sobre caminhos englobando as perspectivas fisiológicas, psicológicas e sociais. XXDia 6, sábado, das 15h às 17h30. Espaço Arena. Grátis. Inscrições limitadas na Ilha de Atendimento a partir das 13h.

Ver página 42. XXDia 14, domingo, das 6h30 às 19h. Passeio de 1 dia.

DESPERTAR "INSPIRADOR" Aulas abertas que despertam o corpo para as práticas corporais saudáveis. A cada semana uma modalidade diferente. XXDomingos, às 10h. XXDia 7 - Yoga e os cinco elementos da natureza. XXDia 14 - Danças Circulares dos Florais de Bach. Espaço Arena. Grátis.

SABORES DA MESA Oficinas bimestrais que contemplam temas relacionados à saúde e alimentação, seguidos de oficina de culinária e degustação para interessados na temática. Em 2019, o tema central será o Pão, abordando e reforçando a importância desse alimento tão presente ao redor do mundo, porém com modos de fazer e comer tão específicos.

PENEIREI FARINHA: PÃO! A SUA HISTÓRIA AO REDOR DO MUNDO Nosso comum alimento diário o pão engloba inúmeros sabores, saberes e histórias. Colocamos então esse alimento na mesa a fim de compartilhar suas diversas receitas das inúmeras culturas no mundo. Quem quer pão? XXDia 25, quinta, das 19h às 20h30. Área de Convivência. Grátis. Inscrições limitadas na Ilha de Atendimento a partir das 17h.


verbete Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS): Desde 2006, em nosso país, foi estabelecida no Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) é o nome adotado pelo Ministério da Saúde brasileiro para o que a Organização Mundial de Saúde chama de Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa. No Brasil há 29 tratamentos disponíveis aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre muitas outras modalidades, são consideradas PICS hoje disponíveis no SUS: arteterapia, fitoterapia, homeopatia, medicina tradicional chinesa/acupuntura, medicina antroposófica, ayurveda, biodança, danças circulares, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa, yoga. O interesse por essas práticas aumentou nos últimos anos. Uma das principais razões é o desenvolvimento de um olhar mais ampliado para a saúde conectado a uma preocupação em buscar o autoconhecimento. Além disso, as PICS priorizam a qualidade de vida e são utilizadas tanto para tratar doenças já existentes, quanto para atuarem na prevenção de doenças, promoção e manutenção da saúde. Compreender os modos de desenvolvimento e atuação de cada PIC, bem como o seu potencial terapêutico, é uma essencial atitude para todos nós no sentido de apurar o olhar para as trilhas de um cuidar e cuidado com a saúde de forma emancipatória.

19


Foto: Bruno Jorge

ações para a cidadania

20

Abril Indígena No Brasil, vivem atualmente 305 povos indígenas, falantes de 274 línguas. As atividades da ação em rede Abril Indígena, apresenta uma amostragem de um universo muito mais amplo, constituindo um convite para que o público se aproxime da temática. Apoio: Virada Sustentável Campinas 2019. Pautada nos 17 ODS da ONU a Virada Sustentável é um movimento que integra diferentes iniciativas com um objetivo comum de melhorar a sociedade e o meio ambiente (viradasustentavel.org.br).

PIRIPKURA

ENCONTRO COM A DÉ RADÁ

(Brasil; 2018; 82 min; Direção: Renata Terra, Mariana Oliva, Bruno Jorge). Filme e debate sobre a presença dos povos indígenas em isolamento no Brasil, a diversidade de suas realidades e os problemas enfrentados para a proteção de seus territórios e a garantia de seus direitos no contexto atual. Exibição e bate-papo com a diretora Renata Terra e mediação com Karen Shiratori. XXDia 11, quinta, às 19h. Teatro. Grátis. Retirada de ingressos a partir das 17h no dia da atividade.

Com indígenas Kariri-Xocó. Dé Radá é Mãe Terra no idioma dos Kariri-Xocó. O cacique Pawanã e o Grupo Sabuká apresentam danças, cantos, bate-papo, pintura corporal e seus significados, valorizando a memória e o contexto atual dos povos originários brasileiros. XXDia 13, sábado, das 14h30 às 17h30. Espaço Arena. Grátis.

COMO AS TERRAS INDÍGENAS PROTEGEM A BIODIVERSIDADE? Com Joana Cabral de Oliveira, Pedro Delane e Karen Shiratori. Provoca reflexões sobre como funciona a demarcação das terras indígenas e a importância de sua proteção para a conservação, a partir da experiência premiada de uma Terra Indígena de São Paulo. XXDia 14, domingo, das 15h às 17h. Jardim do Galpão. Grátis.


CONHECENDO A ALDEIA SÍTIO DO SOL Ver página 42. XXDia 28, domingo, das 8h às 17h30.

PERCURSOS DA TRADIÇÃO Apresentações de grupos, de várias regiões do país e inseridos em contextos sociais diversos, com o intuito de ampliar a circulação e apreciação de outras narrativas, a convivência e o protagonismo das comunidades de cultura popular.

MOÇAMBIQUE ESTRELA GUIA Cortejo de ritmos e dança ligado à ancestralidade africana. Com grande influência de Moçambique e Gana, o ritmo é o Moçambique: manifestação popular no movimento de resistência que representa a cultura afro-brasileira no congado mineiro. XXDia 21, domingo, das 14h às 16h. Jardim do Galpão. Grátis.

Sesc Santos e no CBCISS (Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais), tem por objetivo promover um espaço para reflexão, trocar experiências e fomentar um diálogo entre pesquisadores, profissionais, estudantes e interessados. Palestrante: Alessandra Negrão Elias Martins, advogada colaborativa, especialista em Direito Civil e Processual Civil, Mestre em Gerontologia Social, mediadora judicial e extrajudicial e facilitadora de diálogos. Docente e palestrante em Cursos de Mediação. Presidente da Comissão de Justiça Restaurativa da 125 ª Subseção da OAB de Santana - São Paulo, SP.  XXDia 25, quinta, das 14h às 17h. Sala de Atividades 5. Grátis.

MESA BRASIL Programa de segurança alimentar e nutricional que colhe e distribui alimentos fora dos padrões, mas ainda próprios para consumo. Integra Sesc, empresas, instituições sociais e voluntários, com o intuito de reduzir o desperdício de alimentos através do forte componente educativo. Seja parceiro! Entre em contato pelo número 3737-1553 ou acesse o site sescsp.org.br/mesabrasil.

21

DADOS DE FEVEREIRO: Quilos arrecadados: 22.632 Doadores do mês: 27 Instituições atendidas: 48 Pessoas atendidas: 10.560

MEDIAÇÃO FAMILIAR CONTEXTO IDOSOS O Encontro Mundo do Conhecimento e a Sociedade: Desafios e Possibilidades, que já acontece no Centro de Pesquisa e Formação, no

Foto: Acervo Sesc Campinas

ENCONTROS SERVIÇO SOCIAL


artes visuais

Foto: Lizandra Perobelli

22

33ª BIENAL DE SÃO PAULO "AFINIDADES AFETIVAS" ITINERÂNCIA Um recorte com nova configuração da mostra que ocorreu no Pavilhão da Bienal de São Paulo em 2018, apresenta obras dos artistas: Alejandro Cesarco, Antonio Ballester Moreno, Ben Rivers, Benjamín Palencia, Claudia Fontes, Denise Milan, Feliciano Centurión, Katrín Sigurdardóttir, Ladislas Starewitch, Matt Mullican, Oliver Laric e Vânia Mignone. Curador: Jacopo Crivelli Visconti. XXAté 16/6, terças a sextas, das 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Galpão Multiuso. Grátis.

VISITA MEDIADA Visita mediada à exposição 33ª Bienal de São Paulo "Afinidades Afetivas” Itinerância, com equipe de educadores. As visitas atendem a grupos de até 40 pessoas e podem ser agendadas através do e-mail agendamento@campinas. sescsp.org.br. XXAté 16/6, terças a sextas, das 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Galpão Multiuso. Grátis.

MARCENARIA CRIATIVA BANCO EM MDF COM MARCHETARIA Com Daniel Frasson, marceneiro. Apresentação de técnicas básicas de marcenaria como cortar, furar, lixar, e parafusar durante a construção de um banco em MDF revestido com lâminas de madeira naturais e compostas, empregando a técnica de marchetaria. XXDias 9, 16, 23 e 30/4, 7, 14 e 21/5, terças, das 18h30 às 21h30. Espaço de Tecnologias e Artes. R$20,00 R$10,00 R$6,00. Inscrições limitadas na Central de Atendimento a partir do dia 2 para credencial plena e dia 5 para demais interessados.


CENOGRAFIA INTERATIVA COM VÍDEO MAPEADO

Foto: Decwilde

Com Dek Wilde, artista visual. O curso propõe o contato com softwares utilizados para criar projeções de vídeo mapeado. Na sequência, utilizando placas de papelão, os participantes serão convidados a construírem uma instalação que servirá de base para projeção e mapeamento de vídeos com interatividade. XXDias 17, 24 e 25, quartas e quinta, das 18h30 às 21h30. XXDia 18, quinta, das 19h30 às 21h30. Espaço de Tecnologias e Artes. R$20,00 R$10,00 R$6,00. Inscrições limitadas na Central de Atendimento a partir do dia 2 para credencial plena e dia 5 para demais interessados.

GALÁXIA PIXOGRÁFICA Intervenção de pintura mural com raíz na tipografia da pixação paulistana, organizada em uma composição que remete à imagem de uma galáxia de palavras. Ação interativa que abre espaço para que o público possa contribuir com suas palavras, somando ideias e ideais à obra. XXDias 27 e 28, sábado e domingo das 11h às 17h. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis.

ENCONTRO PAULISTA DE MUSEUS ITINERANTE O EPMi é uma ação que percorrerá ao longo do ano, seis macrorregiões paulistas para debater assuntos relacionados a infraestrutura, segurança, gestão e governança de museus. Realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari Organização Social de Cultura. XXDia 23, terça às 9h. Teatro. XXDia 24, quarta às 9h30. Sala de Atividades 4 e 5. Grátis. Inscrições limitadas através do portal https://cem.sisemsp.org.br

23


Foto: Fernanda Tosta

tecnologias e artes

24

Construção de Caixa de Ferramentas Com Fernanda Tosta, designer e criadora do método Marcenaria Sociocriativa. Construção de um objeto útil para transporte e organização de ferramentas manuais, utilizando madeira de pinus pré-selecionada. A atividade demostra como podemos construir com madeiras que encontramos com facilidade no mercado. XXDias 6 e 7, sábado e domingo, das 14h às 18h.

CURSOS Espaço de Tecnologias e Artes. R$ 10,00 R$ 5,00 R$ 3,00. Inscrições limitadas na Central de Atendimento a partir do dia 2 para credencial plena e dia 5 para demais interessados.

MANUTENÇÃO E USO DE IMPRESSORAS 3D Com Laure Stelmastchuk, cientista. A qualidade de peças produzidas por impressão 3D depende

em grande parte da calibração da máquina e do 3D digital. Apresentação de técnicas de impressão e modelagem 3D, análise de modelos disponíveis em bases de dados e estratégias que aumentam a chance de sucesso na produção de peças. XXDias 9, 10, 11, 16, 17 e 18, terças a quintas, das 10h às 13h.

BORDADINHOS LUMINOSOS PARA CRIANÇAS Com Célia Cassiano, educadora de Tecnologias e Artes. Nessa atividade faremos bordados em tecidos usando linha comum e linha condutiva para um circuito simples que será iluminado com LED. XXDias 9 e 16, terças, das 14h30 às 17h30.


CRIAÇÃO DE LUMINÁRIA NA CNC Com Célia Cassiano, educadora de Tecnologias e Artes. Curso de introdução à CNC router. Os participantes aprendem a utilizar um software de desenho vetorial para criar um projeto de luminária em madeira, que será usinada e montada. XXDias 10, 17/4, 8, 15, 22 e 29/5, quartas, das 14h30 às 17h30.

FORMAS E SONHOS BORDADOS Com Zina Leal, estilista e artista plástica. Atividade para aprender técnicas do bordado livre, máquina ou com uso do bastidor, no qual se prende e se estica o tecido. Iniciarão com pontos básicos do quilt livre, seguidos de exercícios de criatividade, visando à criação de bordados livres. XXDias 11, 18, 25/4, 2, 9, 16, 23 e 30/5, quintas, das 14h30 às 17h30.

OFICINAS FAMÍLIA MAKER – CONSTRUÇÃO DE BONECO ALPINISTA Com Sergio Segal, educador de Tecnologias e Artes. A atividade ensina passo a passo como construir um boneco de madeira autômato que escala uma corda a partir de um mecanismo simples. XXDias 13 e 14, sábado e domingo, das 10h às 12h. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Para crianças a partir de 6 anos acompanhadas de um responsável adulto. Inscrições limitadas no local a partir das 9h30.

BORDADINHOS EM MADEIRA PARA CRIANÇAS Com Célia Cassiano, educadora de Tecnologias e Artes. Bordados de ponto cruz sobre plaquinhas de madeira. XXDias 20 e 21, sábado e domingo, das 14h30 às 17h30. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Para crianças a partir de 10 anos acompanhadas de um responsável adulto. Inscrições limitadas no local a partir das 14h.

25

Com Natalia Calamari e Rodrigo Mafra. Produção autoral artística para produção de carimbos que são usados para estampas a partir da tecnologia de produção em série do corte a laser. XXDias 23, 30/4, 7 e 14/5, terças, das 14h às 17h. Espaço de Tecnologias e Artes. R$10,00 R$5,00 R$3,00.

Foto: Natália Calamari e Rodrigo Mafra

CRIAÇÃO DE ESTAMPAS COM CARIMBOS CORTADOS A LASER


Foto: Cena do filme Acossado

cinema e vídeo

26

Circuito Indie Festival Seleção de filmes de diferentes países, temáticas e estéticas que foram exibidos do INDIE Festival 2018. Circulação do cinema independente contemporâneo mundial, que propõe modos diversos do fazer cinematográfico. Teatro. Grátis. Retirada de ingressos na Ilha de Atendimento no dia da atividade.

ANTES QUE TUDO DESAPAREÇA (Sanpo suru shinryakusha | Japão | 2017 | 129 min | Direção: Kiyoshi Kurosawa). Três alienígenas viajam para a Terra em uma missão de reconhecimento para preparar uma invasão em massa. Os visitantes tomam posse dos habitantes do planeta e colocam em jogo a essência psicológica e espiritual de toda a humanidade. XXDia 9, terça, às 19h30.

TESNOTA

ACOSSADO

(Rússia | 2017 | 118 min | Direção: Kantemir Balagov). A história do sequestro de um casal no dia em que comemoram o seu noivado em uma comunidade judaica no norte do Cáucaso, na Rússia. Questão: como a família conseguirá o dinheiro para salvar o irmão mais novo? XXDia 10, quarta, às 19h30.

(À bout de souffle | França | 1960 | 90 min, Direção: Jean Luc Godard). "Acossado" é um marco da Nouvelle Vague Francesa, em que o famoso diretor francês conta também com a participação de François Truffaut no roteiro. O filme traz a história de um criminoso e foragido que rouba um carro, mata um policial e vai para Paris conhecer uma linda garota americana e tenta persuadi-la a fugir com ele para a Itália. XXDia 13, sábado, às 15h.


27

YARA (Líbano/Iraque/França | 2018 | 101 min | Direção: Abbas Fahdel). Uma jovem que mora com a avó em uma fazenda no Vale de Qadisha, ao norte do Líbano, conhece um jovem caminhante e descobre um amor de verão entre dias lindos e quentes, cuidando das cabras, alimentando as galinhas, lavando roupa e tomando sol. XXDia 16, terça, às 19h30.

A PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM (The Graduate | EUA | 1967 | 105 min | Direção: Mike Nichols). Após se formar na faculdade, Benjamin Braddock retorna para casa. Indeciso quanto ao seu futuro, ele acaba sendo seduzido por uma amiga de seus pais. A relação se complica ainda mais quando o rapaz se vê forçado pelos pais a ter um encontro com a filha dela. XXDia 20, sábado, às 15h.

ASAKO I E II (Netemo Sametemo. Japão/ França | 2018 | 119 min | Direção: Ryusuke Hamaguchi). Dois anos após se mudar de cidade, Asako encontra o duplo perfeito de seu ex-namorado. O filme se baseia em um livro da escritora japonesa Tomoka Shibasaki, para traçar a trajetória de um amor, ou, mais rigorosamente, dois amores, encontrados, perdidos, deslocados e recuperados. XXDia 17, quarta, às19h30.

TORRE: UM DIA BRILHANTE (Wieza. Jasny dzien | Polônia | 2017 |106 min | Direção: Jagoda Szelc). Um encontro de parentes para uma celebração religiosa desencadeia mudanças na família de Nina e sua mãe, Mula, que passa a se incomodar com a visita de sua irmã, que permaneceu ausente nos últimos seis anos. Entretanto, há uma razão para o seu retorno de Kaja. XXDia 30, terça, às 19h30.

O PARQUE (Le Parc | França | 2016 | 71 min | Direção: Damien Manivel). Verão. Um garoto e uma garota têm seu primeiro encontro num parque. A princípio tímidos e inseguros, logo se descobrem, aproximamse e, enquanto passeiam, acabam se apaixonando. Mas, à medida que o sol se põe, vai chegando a hora da separação... Começa, então, uma noite escura. XXDia 1º/5, quarta às 15h


Cena do filme A História de Zahy

28

CURTA SURPRESA MITOLOGIAS Exibições de curtasmetragens que antecedem as sessões regulares de cinema. Neste mês seis curtas abordam narrativas associadas a mitos que se referem às humanidades, às origens do universo e à relação entre fenômenos ou personagens sobrenaturais e a realidade. Teatro. Grátis. Retirada de ingressos na Ilha de Atendimento no dia da atividade.

A HISTÓRIA DE ZAHY (Belém/PA,2017, 8 min. Direção: Otoniel Oliveira). A animação conta a história da criação da lua, segundo a sociedade indígena TembéTenetehara, e é narrado na língua Tupi-tenetehara. Zahy é um valente guerreiro que decide fazer algo proibido na aldeia. Se for descoberto, terá de enfrentar consequências irreversíveis. XXDia 10, quarta, às 19h15.

FANTASIA DE ÍNDIO ROMANA (Palmas | 2017 | 25 min | Doc | Direção: Helen Lopes). Segundo Mãe Romana, como é conhecida no Tocantins, sua missão consiste em preparar a Terra para o grande eixo final. Ela é vista pela população como um misto de profetisa e louca, religiosa e artista, vivendo no limite de uma experiência mística com as divindades que a orientam. XXDia 9, terça, às 19h.

(Recife/PE, 2017, 17 min. Direção: Manuela Andrade). Desde criança, ouvia minha mãe falar da minha ascendência indígena. Há duas décadas meu tio materno foi ao encontro dos xukurus à procura de rastros desse passado, resolvi dar continuidade a essa busca. XXDia 16, terça, às 19h.

ORUN AYÊ (Salvador/BA, 2015, 12 min. Direção: Jamile Coelho e Cintia Maria). Òrun Áiyé

mostra a jornada de Oxalá para cumprir a sua missão, a criação do mundo. A animação é narrada pela figura do griot que conduzirá a descoberta de sua neta à memória viva que é o continente africano. XXDia 17, quarta, às 19h.

PARQUE PESADELO (Curitiba/PR, 2015, 14 min. Direção: Direção Aly Muritiba, Francisco Gusso e Pedro Giongo). As flores brancas nas costas do menino começaram a escurecer. Na guerra para salvar as lendas, Jurupari está prestes a desaparecer. XXDia 30, terça, às 19h.

METEMPSICOSE (Rio Branco/AC, 2017, 3 min. Direção: Ítalo Rocha e Marcelo Zuza). Em mundo devastado pelas mãos do homem, o guardião usa de seus encantamentos para manter a última fonte de vida no planeta. XXDia 1º/5, quarta, às 15h.


Foto: Fernando Bisan

29

CURSO O ROTEIRO DA PALAVRA - ADAPTAÇÕES DA LITERATURA PARA O CINEMA Ver página 28. XXDe 11/4 a 23/5, quintas, das 19h às 21h30. Sala de Atividades 4. Grátis. Inscrições limitadas na Central de Atendimento do Galpão no dia da atividade a partir das 17h30.

AULA ABERTA CINEMA X LITERATURA Com Ismail Xavier. O professor, teórico do cinema e autor de diversos livros sobre a sétima arte realiza uma aula aberta sobre a questão da narrativa nas aproximações entre o cinema e literatura. XXDia 4/5, sábado, às 15h. Teatro. Grátis. Retirada de ingressos a partir das 13h no dia da atividade.

SESSÃO DE CURADORIA COMPARTILHADA Dinâmica coletiva de diálogo, escolha e exibição de filmes a partir das opções dos participantes, que visa ampliar o repertório individual e fortalecer o encontro presencial em torno da sétima arte. A cada mês, o Sesc indica uma lista de opções dentro de uma temática específica para a votação online e exibe os dois filmes mais votados. Foto: Fernando Bisan

CINEMA X LITERATURA De abril a junho, o Sesc realiza uma série de atividades que relacionam as duas linguagens - do cinema e da literatura, abordando as aproximações, adaptações e procedimentos em torno das narrativas fílmicas e literárias.

CLÁSSICOS NA LITERATURA (E NO CINEMA) A Sessão de Curadoria Compartilhada inaugura uma série de atividades voltadas à relação do Cinema e Literatura. A lista dos filmes candidatos é feita em cima de títulos clássicos do cinema mundial que foram adaptações de livros escritos no fim do século XIX e início do século XX. Dentre as opções estão filmes noir, dramas, ficções científicas, terror e suspense, que já estão em domínio público no Brasil. A votação deve ser feita até o dia 22/4 pelo link bit.ly/cinemasesccampinas. 18h: exibição do segundo filme mais votado. 20h: exibição do filme vencedor. XXDia 7/5, terça, das 18h às 22h. Teatro. Grátis. Retirada de ingressos na Ilha de Atendimento no dia da atividade.


literatura

Foto: maxpixel.net

30

O Roteiro da Palavra Com Marne Lúcio Guedes, escritor e roteirista. Atividade que propõe a prática de adaptação de excertos e contos literários curtos em roteiros para a produção cinematográfica. A cada um dos seis encontros, será utilizado um conto para abordar um aspecto específico das técnicas de produção de roteiros. XXQuintas, das 19h às 21h30. Sala de Atividades 4. Grátis. Inscrições limitadas na Central de Atendimento do Galpão no dia da atividade a partir das 17h30.

"A CASA TOMADA", DE JÚLIO CORTÁZAR

"UM CINTURÃO", DE GRACILIANO RAMOS

A partir da leitura do conto publicado em 1946 pelo escritor argentino, o encontro discute as principais diferenças entre as linguagens literária e cinematográfica e apresenta parâmetros para a definição do argumento e o universo fílmico (cor, atmosfera, ritmo, locações e musicalidade). XXDia 11/4.

O conto do escritor brasileiro, publicado em 1945, traz parâmetros para exercícios que abordam a questão da estrutura em três atos, a temática e o narrador na elaboração do roteiro. XXDia 18/4.

"LINDA, UMA HISTÓRIA HORRÍVEL", DE CAIO FERNANDO ABREU O conto de 1988 do escritor gaúcho serve para a realização de exercícios que vislumbram as

diferentes possibilidades de tempos narrativos a serem empregados em um roteiro. XXDia 25/4.

"HELL´S ANGELS", DE MARCIA DENSER Apresentação e discussão de algumas das principais técnicas narrativas utilizadas em um roteiro como as cenas de virada e de preparação, a cena clímax, técnicas do arauto e do estranhamento a partir da referência do conto da escritora paulistana. XXDia 2/5.


O conto é usado como referência para um exercício de apresentação das técnicas de construção, composição e apresentação do personagem, além da discussão sobre a teoria do arquétipo. XXDia 16/5.

"A MÃO QUE AFAGA", DE MARNE LÚCIO GUEDES O escritor e roteirista Marne Guedes exercita junto aos participantes os diferentes aspectos da elaboração de roteiros adaptados a partir da leitura de seu conto. XXDia 23/5.

RODA LITERÁRIA Clube literário semanal que promove encontros, troca de textos e rodas de conversa. A cada mês um leitor-escritor ou pesquisador é convidado a compartilhar suas impressões de um ou mais livros sugerido pelo Sesc.

MERGULHO NAS MIL E UMA NOITES Com Ana Luísa Lacombe. Contação de histórias seguida de rodas de leitura coletiva e diálogo sobre contos do Livro das Mil e Uma Noites, mostrando algumas das várias facetas desta obra cheia de símbolos e mistérios. XXDias 7, 14, 21 e 28, domingos, das 16h às 18h. Espaço Arena. Grátis.

BAÚ DE HISTÓRIAS Contações que potencializam história falada, o exercício da escuta, do imaginário e da tradição oral. XXSábados, às 15h. Jardim do Galpão. Grátis.

NAFTALI, O CONTADOR DE HISTÓRIAS Com Ana Luísa Lacombe. Algumas histórias e a trajetória de Naftali, um menino que sempre gostou de livros e que esperava ansiosamente por um rei que lhe trazia livros. Quando cresceu, Naftali construiu sua carroça para visitar pequenas aldeias narrando e lendo para quem quisesse ouvir. Baseado no conto de Isaac Bashevis Singer. XXDia 6.

CONTOS DE LUGARES DISTANTES Com Giuliano Tierno. Contação de histórias tiradas do livro do escritor australiano Shaun Tan, que reúne paisagens, ficção científica e fantasia. O fantástico e a vida comum convivem lado a lado, procurando dar a impressão A PARTIR DO DIA 7

Foto: Babylon Arts

"A FELICIDADE CLANDESTINA", DE CLARICE LISPECTOR

de que algo mágico pode acontecer a qualquer momento. XXDia 13.

CURSO A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS Com Giuliano Tierno e participação de Yohanna Ciotti. Pensar e experimentar o fenômeno da narração oral no contexto urbano, compreendendo a retomada da arte do conto nas cidades a partir do século XX. A proposta do curso parte de experimentações de linguagens que englobem o conto tradicional, os contos contemporâneos e as histórias de vida como materiais principais do trabalho. XXDias 6, 13 e 20, sábados, das 10h30 às 13h30. Inscrições limitadas na Central de Atendimento do Galpão no dia da atividade a partir das 9h30. XXDia 27, sábado, das 14h às 17h, sarau de narrações. Sala de Atividades 4. Grátis. Inscrições limitadas na Central de Atendimento do Galpão no dia da atividade a partir das 12h.

MERGULHO NAS MIL E UMA NOITES

31


Foto: Marcelo Camelo

música

32

Wado - Precariado Inspirado pelo samba, o músico apresenta seu décimo álbum que passeia por sonoridades eletrônicas e experimentais, compondo um pop contemporâneo. XXDia 11, quinta, às 20h30. Jardim do Galpão. Grátis. Sem assentos na plateia.

ORQUESTRA DE CHORO CAMPINEIRA O grupo apresenta o álbum "OCC Visita Laércio de Freitas". Com Gustavo de Medeiros, guitarra e bandolim; Ramon Del Pino, baixo; Edu Guimarães, sanfona; Edmar Pereira, sax; Esther Alves, flauta transversal; Klesley Brandão, trompete; João Casimiro, bateria; Eduardo Pereira, cavaco e Adriel Job, pandeiro e direção. Participação especial de Laércio de Freitas, piano. XXDia 4, quinta, às 20h. Teatro. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00. Informações sobre a venda de ingressos na página de índice.

COSTUME BLUE Costume Blue aplica o verbo customizar ao que faz: dá cara própria ao blues e combina-o a outros gêneros, como o rock e a canção brasileira. Com Marcelo Bulhões, guitarra e voz; Celso Blues Ferreira, contrabaixo; Rodney, guitarra; Ricardo Marins, teclados e Cristiano Araújo, bateria. XXDia 6, sábado, às 16h30. Jardim do Galpão. Grátis. Sem assentos na plateia.

SILVAN GALVÃO RITMOS AMAZÔNICOS O músico apresenta trabalho conectado à cultura popular, em especial da região amazônica como o carimbó. Com Silvan Galvão, voz, percussão e banjo; Edmarcio Paixão, guitarra e violão; Klau - baixo; Adriano Caneta, sax e Buzaca Correa e Sidney Lima, percussão. XXDia 13, sábado, às 16h30. Jardim do Galpão. Grátis. Sem assentos na plateia.


MICHAEL PIPOQUINHA O baixista cearense apresenta composições jazzísticas inéditas do seu terceiro álbum. Com Sandro Haick, guitarra; Josué Lopes, sax; Felipe Silveira, teclado e Alex Buck, bateria. XXDia 18, quinta, às 20h30. Teatro. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00. Informações sobre a venda de ingressos na página de índice.

PASSOCA - BREVE HISTÓRIA DA MÚSICA CAIPIRA Passoca interpreta clássicos do mundo da viola como Raul Torres, João Pacífico, Alvarenga & Ranchinho, Teddy Vieira entre outros, intercalando as composições com "causos" e fatos que formam a história da música caipira. XXDia 14, domingo, às 10h. Área de Convivência. Grátis. Com assentos limitados na plateia.

CRISTOVÃO BASTOS HOMENAGEM AOS MESTRES DO CHORO O pianista, compositor e arranjador apresenta clássicos do gênero. Com Maurício Carrilho, violão;

Eduardo Neves, sax e flauta; Marcus Thadeu, percussão e Jamil Jones, contrabaixo. XXDia 25, quinta, às 20h30. Teatro. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00. Informações sobre a venda de ingressos na página de índice.

MACIEL SALU – LIBERDADE O compositor, cantor e rabequeiro Maciel Salú apresenta seu quinto álbum solo. Liberdade traz a união do discurso engajado à musicalidade potente e contemporânea do músico pernambucano. XXDia 1º/5, quarta, às 16h30. Jardim do Galpão. Grátis. Sem assentos na plateia.

Foto: Gal Oppido

ACORDA VIOLA Músicas e causos que trazem ao público momentos para ouvir, respirar e sentir a cultura caipira.

33


Foto: Fabio Stamato

34

SAMBA NA SOMBRA

ABACAXEPA

A Sibipiruna, árvore nativa do Brasil, localizada no jardim do Galpão, oferece sua sombra e acolhe o grupo Firma O Ponto para uma roda de samba.

O grupo apresenta trabalho autoral influenciado pelo tropicalismo. Com Bruna Alimonda, Carol Cavesso e Rodrigo Mancusi, vocais; Fernando Sheila, baixo; Juliano Veríssimo, bateria; Ivan Santarém, guitarra e Vinícius Furquim, teclado e voz. XXDia 20, sábado, às 16h30. Jardim do Galpão. Grátis. Sem assentos na plateia.

FIRMA O PONTO O grupo de Sorocaba faz reverência aos Orixás com arranjos que unem toques tradicionais do Candomblé e Umbanda aos acordes rebuscados do samba. No repertório, Roque Ferreira, Pixinguinha, Toninho Gerais, Martinho da Vila, Clara Nunes, Ruy Maurity, Tincoãs entre outros. XXDia 28, domingo, às 16h. Jardim do Galpão. Grátis. Sem assentos na plateia.

LAURE BRIARD – CORAÇÃO LOUCO Aclamada por críticos e com um estilo batizado de "Yeyé Psicodélico", a francesa Laure Briard começou na música em 2005. Acompanhada de músicos do Hierofante Púrpura e pela baterista Larissa Comforto, Laure apresenta Coração Louco, trabalho gravado no Brasil e cantado em português. XXDia 2/5, quinta, às 20h30. Jardim do Galpão. Grátis. Sem assentos na plateia.


Foto: Divulgação Espetáculo Terrenal

teatro

35

Terrenal - Pequeno Mistério Ácrata Com Celso Frateschi, Sérgio Siviero, Dagoberto Feliz e Demian Pinto. Caim é dono de um sítio, produtor de pimentões e Abel é um vagabundo que sobrevive vendendo isca viva aos pescadores da região. Dois irmãos em peleja que compartilham um mesmo terreno baldio dividido e que jamais poderão construir uma morada comum. XXDia 12, sexta, às 20h. Teatro. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00. Informações sobre a venda de ingressos na página de índice.

DA CENA LOCAL

DESTINO

O projeto traz aos palcos estreias e repertórios de artistas e companhias de artes cênicas de Campinas e região. Apresenta ao público um panorama atual das artes cênicas da cena local, com trabalhos que se destacam por sua relevância artística e concepções estéticas. Neste mês, o Barracão Teatro apresenta a peça Destino e a vivência A Fala do Corpo - Atuação com Máscaras Teatrais.

Estreia do grupo Barracão Teatro. A história é uma viagem a um único destino, inevitável, através de paisagens que retratam fragmentos da vida de pessoas que cruzam seus caminhos. Com máscaras inteiras expressivas, criadas para este espetáculo sem palavras, diferentes realidades são apresentadas. XXDia 5, sexta, às 20h. Teatro. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00. Informações sobre a venda de ingressos na página de índice.

A FALA DO CORPO ATUAÇÃO COM MÁSCARAS TEATRAIS Com Ésio Magalhães e Tiche Vianna do Barracão Teatro. Através da experimentação prática de diversos tipos de máscaras, a vivência trabalhará o universo das máscaras teatrais. O participante deverá trazer objetos e figurinos para improvisações. XXDias 06 e 07, sábado e domingo às14h. Sala de Múltiplo Uso 2. R$ 20,00 R$ 10,00 R$ 6,00. Informações sobre a venda de ingressos na página de índice.


36

CORPO SOLTO

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

Com Grupo Sala MUDA. Encontro aberto aos públicos, para livre improvisação e criação em dança e música. A cada edição, a experiência conta com artistas convidadas (os), que orientam as dinâmicas daquela noite. XXDia 24, quarta, às 20h. Área de Convivência. Grátis.

Com Ayumi Hanada. Compartilhamento de jogos e procedimentos corporais encontrados e sistematizados pela artista ao longo de cinco meses de pesquisa acerca de qualidades de movimento relacionadas à poética de "fluxo". Necessária alguma experiência em técnicas de dança. XXDias 16, 17, 18, 23, 24 e 25, terças a quintas, das 19h às 21h30. Sala de Múltiplo Uso 2. Grátis. Inscrições limitadas na Central de Atendimento a partir do dia 2 para credencial plena e dia 5 para demais interessados.

ESTUDOS SINGULARES

Foto: Guilherme Nardi

Com Grupo Sala MUDA. Espetáculo criado a partir de pesquisas em improvisação em dança e música. Com influências como o hip hop, freestyle, dança contemporânea, ritmos africanos e jazz, o grupo revela poeticamente ao público suas negociações músico-corporais ou corpomusicais, para a conquista de uma criação coletiva. XXDia 10, quarta, às 20h. Espaço Arena. Grátis.

FLUXO EM REDES #EXPERIMENTO 01 Espetáculo criado a partir de pesquisas em improvisação em dança e música. Com influências como o hip hop freestyle e dança contemporânea, ritmos africanos e o jazz, o grupo revela poeticamente ao público suas negociações músicocorporais ou corpo-musicais, para a conquista de uma criação coletiva.

ESPETÁCULOS Primeiro trabalho solo e independente da artista Ayumi Hanada. Surge a partir das sensações da artista que se encontra em transição - saída da universidade e dos grupos e trabalhos ligados a ela e a descoberta do mundo profissional, dos trabalhos autorais, das formas de ser e fazer dança no mercado e tantas outras descobertas presentes nesse período da vida. XXDia 26, sexta, às 20h. Sala de Múltiplo Uso 2. Grátis. Retirada de ingressos limitados na Ilha de Atendimento a partir das 18h. XXDia 27, sábado, às 14h. Espaço Arena. Grátis.

Foto: Guilherme Nardi

dança


Foto: Juliana Hilal

crianças

37

RESPIRAÇÃO, CRIANÇA E ELEMENTOS Com Rogério Barros, ator, autor do livro "O Menino Que Queria Ser Bombeiro" e praticante de Yoga. O elemento ar pode ser um aliado na busca pela atenção e percepção do agora. Quando a criança percebe o poder da respiração ela aprende a lidar melhor com emoções e pode se tornar mais empática e feliz. XXDias 7, 14, 21 e 28, domingos, às 11h30. Sala Corpo e Arte. Grátis. Para crianças de 6 a 12 anos acompanhadas por um responsável adulto. Inscrições limitadas na Ilha de Atendimento a partir das 9h30.

BRINQUEDO DO MÊS Com as educadoras do Espaço de Brincar. Vivência de construção de objetos lúdicos. Após a confecção, o objeto fica para ser brincado por todos. XXDia 4, quinta, das 15h30 às 16h30. Espaço de Brincar. Grátis. Para crianças de 0 a 6 anos acompanhadas por seus responsáveis. Inscrições limitadas no local a partir das 15h.

TERRA Com Grupo Sobrevento. Espetáculo para bebês que tem por mote os objetos e a memória que todo ser humano, mesmo bebê, tem. Memórias guardadas, enterradas, desenterradas, escondidas, reveladas, dançam em um círculo de terra escura e úmida que abriga uma atriz em cena,

acompanhada de dois músicos, que tocam violão e violoncelo. XXDia 6, sábado, às 11h. Teatro. 40 lugares. Cada ingresso vale para 1 criança e 1 adulto. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00. Para crianças de 0 a 3 anos acompanhada de 1 responsável adulto.

BRINCARES Vivência com elementos da cultura da infância. Piaba, corda de bater, bambolê, elástico, amarelinha e muito mais. Para bebês e crianças até 06 anos acompanhadas pelos responsáveis. Com educadoras do Espaço de Brincar. XXDia 18, quinta, às 10h30. Espaço de Brincar. Grátis Para crianças de 0 a 6 anos acompanhadas por seus responsáveis. Inscrições limitadas no local a partir das 10h.


INVENCIONICES

DANÇANDO COM A TERRA Com Cia. Tugudum. Oficina de improvisação em dança para crianças que utiliza argila como estímulo, procura aguçar os sentidos e promover uma percepção mais ampla do corpo em movimento.

Foto: Helio Carvalho

38

Experimente diferentes materiais e ferramentas do cotidiano como caixas, potes, fios e alicates para inventar objetos lúdicos. Ao final, cada participante leva sua invenção. Com educadora do Espaço de Brincar. XXDia 24, quarta, às 15h30. Espaço de Brincar. Grátis. Para crianças de 0 a 6 anos acompanhadas por seus responsáveis. Inscrições limitadas no local a partir das 15h.

XXDias 13 e 27, sábados, às 10h30. Sala de Múltiplo Uso 2. Grátis. Para crianças entre 0 e 3 anos acompanhadas de um responsável adulto. Inscrições limitadas no local a partir das 10h.

PSIU, VEM BRINCAR! Com Cia. Tugudum. Nesta oficina, as crianças são convidadas a explorar o universo lúdico da dança utilizando caixas de papelão de variados tamanhos para criar brincadeiras de dançar. XXDias 20/4 e 4/5, sábados, das 10h30 às 12h. Sala de Múltiplo Uso 2. Grátis. Para crianças entre 0 e 3 anos acompanhadas de um responsável adulto. Inscrições limitadas no local a partir das 10h.

CURUMIM Programa de educação não formal para crianças de 7 a 12 anos que proporciona, através de atividades lúdicas, a convivência, expressão e exercício do senso crítico, da autonomia e da ética. XXTurmas: terças e quintas ou quartas e sextas, das 14h às 18h. Grátis. De 7 a 12 anos. Conheça o blog: curumimcampinas.blogspot.com.br. Vagas disponíveis e limitadas. Pré-inscrições para todos os interessados entre os dias 2 e 5 na Central de Atendimento da unidade.

ESPAÇO DE BRINCAR Programa que valoriza o ato de brincar, oferecendo espaço apropriado para a troca e o encontro entre gerações, a convivência com outras crianças, entre elas mesmas e seus responsáveis. Neste mês continuamos mergulhando no universo das cores, da diversidade, da alegria e das inúmeras possibilidades do brincar junto. XXDe terça a sexta, das 9h às 20h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h30. Espaço de Brincar. Grátis. Para crianças de 0 a 6 anos acompanhadas por seus responsáveis. Para agendamento de grupos, enviar e-mail para: brincar@campinas.sescsp.org.br


PEQUENO ESPECTADOR

A MENINA E O TEMPO

Programação de espetáculos que provocam o contato da criança com as artes cênicas. As apresentações primam pela diversidade de formatos, construindo e ampliando o repertório do espectador. XXDomingos, às 16h. Teatro. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00. Ingressos à venda somente nas bilheterias das unidades. Confira as datas de vendas na página de índice. Crianças com até 12 anos não pagam ingressos, sendo cobrados somente dos acompanhantes.

Com Trupe Pé de Histórias. Nina tem tantos compromissos que nunca sobra tempo para fazer aquilo que mais gosta: brincar. No fim de semana, ela e seu pai se perdem em seus smartphones, abrindo uma fenda no tempo. Para encontrar o pai e aproveitar o tempo perdido, ela conta com a ajuda da tartaruga Antígona, a libélula Efêmera e a siri Siri. XXDia 14.

UMBIGO

Com a Cia. Truks. Um ator, equipado com lápis de cor, tintas e papéis de cores e texturas variadas, monta cenários e desenha situações enquanto

Foto: Claudio Roberto

Com a Cia. Tertúlia de Acontecimentos. Aderbal mora com sua mãe, Suzana. Um dia faz uma descoberta muito estranha em seu próprio corpo: ele não tem umbigo. Depois de muitas perguntas sem respostas ele parte sozinho na aventura de descobrir o que as pessoas vão pensar por ele agora ser diferente. XXDia 7.

E SE AS HISTÓRIAS FOSSEM DIFERENTES?

desenrola duas histórias diferentes. Os desenhos são lançados em um telão no qual surgem figuras bonecos de sombras - a interagir com essas imagens. XXDia 21.

DALÍ, DAQUI OU DE LÁ? Com Cia. Druw. Daqui vem o olho, dali vem a imagem, de lá vem o sonho com uma mensagem. Da onde vem o sonho e a imaginação? Espetáculo infantojuvenil que busca inspiração nos procedimentos do movimento surrealista com imagens poéticas, humor, sonho e imaginação em uma composição lúdica e poética utilizando elementos das obras dos pintores Magritte, Salvador Dalí e Frida Kallo. XXDia 28.

39


idosos

XXDias 3, 10, 17 e 24, quartas, das 13h às 16h. Sala de Atividades 4. Grátis. Inscrições limitadas na Central de Atendimento a partir do dia 2 para todos os interessados.

CORPO E MOVIMENTO 40

TRABALHO SOCIAL COM IDOSOS Programa do Sesc São Paulo, voltado ao cidadão acima de 60 anos, que oferece atividades artísticas, físicas e sociais, com o intuito de refletir sobre o envelhecimento, desenvolver novas habilidades e estimular a integração com as demais gerações. As atividades são agrupadas em três conjuntos: Arte e Expressão, Corpo e Movimento e Sociedade e Cidadania.

SOCIEDADE E CIDADANIA

VEM DANÇAR! Com Carolina Polezzi, professora de dança. Atividade social e divertida que oportuniza a expressão e a consciência corporal através dos ritmos carnavalescos paulistas e cariocas, voltada as especificidades e potencialidades processo de envelhecimento saudável. XXDias 5, 12, 26 sextas, das 15h às 17h. Área de Convivência. Grátis. Inscrições limitadas na Central de Atendimento a partir do dia 2 para todos os interessados.

ARTE E EXPRESSÃO CANTO CORAL Com Cesar Kalau, professor. O curso oferece dinâmicas que ampliam a consciência musical, a coordenação

Foto: Juliana Hilal

ARTE SOLIDÁRIA Espaço para voluntários ensinarem como fazer a confecção de colchas em crochê e enxovais de bebê. O produto final é doado para instituições cadastradas no Programa Mesa Brasil. Traga uma agulha de crochê nº 4 e uma tesoura.

motora, a integração social e a criatividade. O repertório é construído de forma coletiva. XXDias 4, 11, 18 e 25, quintas, das 10h às 12h. Sala de Atividades 4. Grátis. A partir de 30 anos. Inscrições limitadas na Central de Atendimento a partir do dia 2 para todos os interessados.

ENCONTRO DE VIOLA CAIPIRA Com Ighor Aguila, professor de viola. Os encontros oferecem prática musical coletiva da cultura caipira de raiz, troca de experiências e construção do repertório para o projeto das "100 Violas” a ser realizada em maio. Necessário trazer o próprio instrumento. XXDias 6, 13, 20 e 27, sábados. Turma 1: das 10h às 12h para pessoas que sabem tocar o instrumento. Turma 2: das 13h30 às 15h30 para iniciantes, das 10h às 12h. Mezanino Galpão. Grátis. Inscrições limitadas na Central de Atendimento a partir do dia 2 para credencial plena e dia 5 para demais interessados.


Foto: Tobias Rezende

jovens

41

Fabriqueta Audiovisual FABRIQUETA AUDIVISUAL Com Tobias Rezende, videomaker e produtor. Durante a oficina os participantes criam pequenas esquetes, tomam contato com a linguagem audiovisual, com a história do cinema e experimentam técnicas de efeitos especiais, stoptrick e stopmotion. XXDia 13, sábado, das 13h às 17h Sala de Múltiplo Uso 2. Grátis. Inscrições limitadas na Ilha de Atendimento com 2 horas de antecedência.

O TEATRO E A ESTRUTURA DA CONSCIÊNCIA Com orientação da atriz e diretora Juliana Calligaris. Conteúdo artístico, estético e político que aborda o caráter social e afetivo do indivíduo por meio de exercícios práticos embasados em mitos, símbolos e signos relacionados ao cotidiano do jovem. XXAté 12/6 (exceto dia 1º/5), quartas, das 14h às 16h30. Sala de Múltiplo Uso 2. Grátis. Inscrições limitadas no local da atividade a partir das 13h30.

PAPO GERAL Programação gratuita para adolescentes de 13 a 17 anos onde rolam oficinas, vivências e experimentações em diferentes áreas. O objetivo dos encontros é promover a integração e a convivência. Neste mês os jovens conhecerão as etapas de uma produção cinematográfica para criarem um curta-metragem do roteiro até a edição. XXTerças e quintas, das 14h30 às 17h30. Ponto de encontro: Sala de Múltiplo Uso 2. Grátis. De 13 a 17 anos. Acesse o grupo facebook.com/ groups/papogeralcampinas e conheça mais sobre o programa.


Foto: Gisele Cerqueira

circo

42

A Estreia Com Circo Caramba. Termina a apresentação da Banda Incrível Som. Os músicos deixaram o palco e "entra em cena" Jerônimo, funcionário da banda, encarregado pela desmontagem. O palhaço inicia seu espetáculo, no qual cada número é uma homenagem a um gênero musical, passando pelo samba, rock, frevo, reggae, música clássica e até circense. XXDia 26, sexta, às 20h. XXDia 27, sábado, às 16h30. Teatro. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00. Informações sobre a venda de ingressos na página de índice.

NO POCKET UM ESPETÁCULO PARA TODOS OS BOLSOS Com Coletivo Nopok. Espetáculo que utiliza as charlas clássicas, a música, a dança e a comédia física na criação de gags e cenas

cômicas. O fio condutor da sua dramaturgia é a relação direta dos artistas com o público, sendo este um importante elemento no jogo estabelecido. XXDia 20, sábado, às 14h. Espaço Arena. Grátis.


Foto: Fernando Bisan

meio ambiente

43

Botânica e Fotografia: (Re) Descobrindo o Sesc Campinas Com Helder Rigonatto (biólogo), Ricardo Lima (fotógrafo) e Ricardo Testa (paisagista). Você conhece o Jequitibá Rosa, o Manacá da Serra, o Palmito Juçara, a Embaúba, a Sipibiruna? Um convite para conhecer e fotografar as plantas nativas, as espécies ornamentais e exóticas da Unidade do Sesc Campinas e do entorno. Traga sua máquina fotográfica, analógica ou digital. XXDias 6, 13 e 20, sábados, das 15h às 18h. Ponto de encontro: Jardim da Unidade. Grátis. Inscrições limitadas na Central de Atendimento.


44

ABRIL A JULHO

CAMPINANDO...

Resgatar a história do cuidado em Campinas através do contato com instituições públicas e privadas consideradas excelência no trato de pacientes. O passeio reconhece e identifica hospitais históricos como: Santa Casa de Misericórdia, Casa de Saúde, Beneficência Portuguesa, Vera Cruz, Penido Burnier. O roteiro inclui Unicamp, Boldrini e o antigo Hospício Cândido Ferreira no Distrito de Sousas para conhecer e analisar a trajetória da psiquiatria em Campinas em suas diferentes fases. Credencial Plena: R$ 40,00 Não Credenciado: R$ 60,00

14/4

Foto: Acervo Sesc

Vendas liberadas a partir do dia 04/04 na Central de Atendimento. Vagas remanescentes a partir do dia 05/04. Atenção: a venda para terceiros está vinculada apenas aos familiares do responsável pela compra.

SAÚDE & ESPIRITUALIDADE RIBEIRÃO PIRES (SP)

O passeio nos dá a oportunidade de conhecer os ensinamentos básicos messiânicos explorando a espiritualidade e consciência de atos e escolhas. Na visita a Torre Miroku - Luz do Oriente, vamos conferir a réplica do Templo de Nara do Japão. O acesso se dá por uma embarcação chamada de "Kouryu", representada pelo Dragão oriental que conduz os visitantes pelas águas tranquilas da Represa Billing. O roteiro integra a programação “Inspira”. Credencial Plena: R$ 136,00 Não Credenciado: R$ 204,00

28/4

Foto: Acervo Sesc

Vendas liberadas na Central de Atendimento, mediante disponibilidade de vatgas.

CONHECENDO A ALDEIA SÍTIO DO SOL CABREÚVA (SP)

O Sítio do Sol possui um espaço temático – réplica de uma aldeia indígena – que proporciona o contato direto com a cultura indígena, através das narrativas, dos costumes, da medicina e da gastronomia. Roteiro integra a programação “Abril Indígena”. Credencial Plena: R$ 115,00 Não Credenciado: R$ 173,00 Vendas liberadas na Central de Atendimento, mediante disponibilidade de vagas.

Foto: Acervo Sesc

CAMPINANDO... NA HISTÓRIA DO CUIDADO E DA SAÚDE – CAMPINAS (SP)

27/4

O projeto é uma proposta de (re)conhecimento de Campinas, que têm uma história permeada por transformações importantes para a cidade e o país. Passeios e vivências vêm ao encontro da memória, dos patrimônios materiais e imateriais, das áreas naturais e rurais e dos personagens que Campinas abriga, além da tecnologia, da ciência e das artes produzidas no município.


12/5

Foto: Acervo Sesc

GUARAREMA EM TRÊS PULINHOS GUARAREMA (SP)

Guararema, bela cidade do Vale do Paraíba, foi referência para viajantes que se aventuravam no trajeto de São Paulo ao Rio de Janeiro. De lá para cá a cidade se desenvolveu, mas não perdeu a tranquilidade por causa dos belos parques e paisagens. No roteiro, visita à Igreja Nossa Senhora da Escada, que abriga a famosa imagem de São Longuinho – o santo das “coisas perdidas” – passeio de trem, entre outras atrações. Credencial Plena: R$ 150,00 Não Credenciado: R$ 225,00

25/5

Foto: Acervo Fazenda Sta. Maria

Inscrição dia 05/04 na Loja Sesc, apenas para matriculados como Credencial Plena.

SÃO CARLOS DO BORROMEU, DO CAFÉ E DOS IMIGRANTES SÃO CARLOS (SP)

Passeio que resgata a história de São Carlos, do café, a força e o sonho dos imigrantes, com o objetivo de conhecer para valorizar e preservar. Apresentação musical de choro e visita a Fazenda Santa Maria do Monjolinho. Credencial Plena: R$ 148,00 Não Credenciado: R$ 222,00

12 a 20/6

Foto: Acervo Sesc

Inscrição dia 10/04 na Loja Sesc, apenas para matriculados como Credencial Plena.

CAMINHOS DO SUL – CURITIBA (PR) / GRAMADO (RS) / CAXIAS DO SUL (RS)

De uma forma peculiar, os habitantes do Sul preservam a sua memória e cultura. A ida de diferentes povos europeus para as serras gaúchas foi um dos fatores que mais influenciaram os seus hábitos. Destaque para o contato com pequenos produtores e comunidades de descendentes dos imigrantes. Passagem por belas paisagens naturais com arquitetura e gastronomia típicas. Hospedagens: Curitiba – Hotel Nacional Inn / Gramado – Sesc Gramado / Caxias do Sul – Hotel Samuara. Credencial Plena: R$ 2.785,00 Não Credenciado: R$ 4.178,00

19 a 23/6

Foto: Acervo Sesc

Inscrição dia 11/04 na Loja Sesc, apenas para matriculados como Credencial Plena.

PETRÓPOLIS (RJ) – CIDADE IMPERIAL

Antiga sede da residência da família real brasileira, Petrópolis é um museu ao ar livre localizada no estado do Rio de Janeiro. Seus prédios e paisagens históricas são bem conservados e recontam boa parte da história do Brasil. A Cidade Imperial surgiu quando Dom Pedro I descobriu as belezas da região serrana, emoldurada pela Mata Atlântica e decidiu construir ali o seu palácio. Neste roteiro, conheça suas charretes, construções históricas, ruas de pedras largas e bastante arborizadas, que dão um ar de charme, nostalgia e romantismo ao município. Hospedagem no Sesc Nogueira. Informações e preços na Central de Atendimento. Inscrição dia 12/4 na Loja Sesc, apenas para matriculados como Credencial Plena.

FIQUE ATENTO ÀS PRÓXIMAS SAÍDAS: Lages (SC) 26 a 31/7.

ATENÇÃO: As inscrições para os sorteios são realizadas na Loja Sesc, das 9h às 20h, para matriculados como Credencial Plena. SORTEIO: realizados às 20h após as inscrições (exceto Bertioga). Os contemplados serão avisados, não sendo necessária a participação presencial no sorteio. As vagas remanescentes serão disponibilizadas no dia seguinte ao sorteio para os demais interessados. EXCURSÕES: valores por pessoa em apartamento duplo.

45


AGENDA QUARTA

QUINTA Foto: Bruno Jorge

Foto: Guilherme Nardi

Foto: Lizandra Perobel

TERÇA

Dia 2

Dia 3

Dia 4

Artes Visuais Itinerância 33ª Bienal de São Paulo - Afinidades Afetivas pág. 20 Jovens Papo Geral pág. 39

Jovens O Teatro e a Estrutura da Consciência pág. 39 Saúde Inspiração para uma Saúde Integral pág. 14

Saúde Ayuryoga pág.15 Música Orquestra de Choro Campineira pág. 30

Dia9

Dia 10

Dia 11

Cinema e Vídeo Romana pág. 26 Antes que Tudo Desapareça pág. 24

Cinema e Vídeo A História de Zahy pág. 26 Tesnota pág. 24 Dança Estudos Singulares pág. 34

Ações para Cidadania Piripkura pág. 18 Música Wado – Precariado pág. 30

Dia 16

Dia 17

Dia 18

Cinema e Vídeo Fantasia de índio pág. 26 Yara pág. 25

Cinema e Vídeo Orun Aiyê pág. 26 Assako I e II pág. 25

Saúde Suchá pág. 14 Música Michael Pipoquinha pág. 31

Dia 23

Dia 24

Dia 25

Artes Visuais Encontro Paulista de Museus Itinerante pág. 21 Tecnologias e Artes Criação de Estampas com Carimbos Cortados a Laser pág. 23

Tecnologias e Artes Cenografia Interativa com Vídeo Mapeado pág. 21 Dança Corpo Solto pág. 34

Literatura O Roteiro da Palavra – Linda, uma História Horrível pág. 28 Música Cristovão Bastos – Homenagem aos Mestres do Choro pág. 31

Dia 30 Cinema e Vídeo Parque Pesadelo pág. 26 Torre: Um dia Brilhante pág. 25


DOMINGO Foto: Claudio Roberto

SÁBADO Foto: Satiro

Foto: Divulgação Espetáculo Terrenal

SEXTA

Dia 5

Dia 6

Idosos Vem Dançar pág. 38 Teatro Destino pág. 33

Crianças Terra pág. 35 Música Costume Blue pág. 30

Esporte e Atividade Física Dança Circular com o Bebê pág. 7 Teatro A Fala do Corpo – Atuação com Máscaras Teatrais pág. 33 Crianças Umbigo pág. 37

Dia 12

Dia 13

Dia 14

Ações para Cidadania Encontro com a De Radá pág. 18 Música Silvan Galvão – Ritmos Amazônicos pág. 30

Música Passoca – Breve História da Música Caipira pág. 31 Crianças A Menina e o Tempo pág. 37

Dia 19

Dia 20

Dia 21

Unidade fechada

Circo No Pocket – Um Espetáculo para Todos os Bolsos pág. 40 Música Abacaxepa pág. 32

Ações para Cidadania Moçambique Estrela Guia pág. 19 Crianças E se as Histórias Fossem Diferentes? pág. 37

Dia 26

Dia 27

Dia 28

Circo A Estreia pág. 40 Dança Fluxo em Redes #experimento01 – Espetáculo pág. 34

Crianças Dançando com a Terra pág. 36 Esporte e Atividade Física Nadando com Joana Maranhão pág. 7

Crianças Dali, Daqui ou De Lá ? pág. 37 Música Firma o Ponto pág. 32 Literatura Mergulho nas Mil e Uma Noites pág. 29

Saúde Aromaterapia e Autoconhecimento pág. 16 Teatro Terrenal – Pequeno Mistério Ácrata pág. 33

Dia 7


informações e horários

Sesc Campinas Terças a sextas, das 7h às 22h Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h CENTRAL DE ATENDIMENTO Tel.: 19 3737-1500 Matrícula, inscrições em atividades, informações, ingressos e Turismo Social. Terças a sextas, das 8h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. LOJA SESC Tel.: 19 3737-1500 Terças a sextas, das 8h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. Venda de CD’s, DVD’s, livros, camisetas e souvenirs. RELACIONAMENTO EMPRESA Tel.: 19 3737-1526 Nossa equipe vai até sua empresa para credenciar os funcionários, apresentar as formas de utilização do Sesc, além de propor ações conjuntas nas áreas fisicoesportivas, artísticas e socioeducativas. relacionamentoempresa@campinas.sescsp.org.br

GALPÃO MULTIUSO Rua Dom José I, 333 Terças a sextas, das 7h às 22h. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. GALPÃO GINÁSTICA MULTIFUNCIONAL Terças a sextas, das 7h às 21h45. Sábados, domingos e feriados, das 7h às 15h. Necessária apresentação do cartão de matrícula válido e inscrição no curso, além de cadeado para guardar seus pertences no armário. ODONTOLOGIA Tel.: 19 3737-1558 Expediente recepção: terça à sexta, das 7h30 às 19h e das 20 às 22h; sábados, das 9h30 às 18h. Expediente clínico: terça à sexta, das 7h20 às 21h30; sábados, das 9h30 às 16h30. Exclusivo para trabalhadores no comércio de bens, turismo e serviços matriculados e dependentes. Atendimento mediante inscrição no processo seletivo, realizado através do portal sescsp.org.br. Vagas limitadas.

COMEDORIA Restaurante: terças a sextas, das 11h às 14h30. Sábados, domingos e feriados das 11h às 15h ou até atingir a capacidade máxima de atendimento: 800 refeições/dia. Cafeteria Unidade: salgados, doces, sanduíches, bebidas, sorvete e café. Horários: terças a sextas, das 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. Cafeteria Galpão: salgados, doces, bebidas, sorvete e café. Horário: terças a sextas, das 8h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h. QUADRA / MINICAMPO / GINÁSIO Tel.: 19 3737-1500 Terças a sextas, das 8h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. Com apresentação da credencial plena. Atividades recreativas esportivas conforme tabela de Recreação. Informações no Balcão de Atendimento Esportivo. BIBLIOTECA Tel.: 19 3737-1519 Biblioteca e sala de leitura. Terças a sextas, das 8h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. biblioteca@campinas.sescsp.org.br PISCINA Terças a sextas, das 7h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. Para frequentar a piscina é necessário apresentar a credencial plena do Sesc, exame dermatológico atualizados e traje de banho adequado (maiô, biquíni, sunga ou sungão). O uso de touca é indicado para natação. ESPAÇO DE BRINCAR Terças a sextas, das 9h às 20h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h30. Para crianças de 0 a 6 anos acompanhadas por seus responsáveis.

PARACICLO Dois bicicletários com capacidade para acomodar um total de 60 bicicletas. Entrada da Unidade e entrada do Galpão. BRIGADA DE INCÊNDIO Para sua segurança o Sesc Campinas possui Brigada de Incêndio treinada com equipamentos de segurança e extintores de acordo com a legislação vigente. ESTACIONAMENTOS NOS ARREDORES DO SESC Fique atento e confira os horários de funcionamento nos estabelecimentos. Em frente ao Sesc: consulte valores no local. Não é necessário carimbar o tíquete. Rodoviária: valor de R$ 5,00 por 3 horas, com pagamento em dinheiro e cartão de débito. LINHAS DE ÔNIBUS MUNICIPAIS QUE PASSAM PELO PONTO DE PARADA SESC (Acesso ao Terminal Rodoviário e ao Sesc Campinas).

2.21 – Terminal Central (sentido bairro) 2.30 Parque das Resedás / Jd. Ipaussurama 2.40 Shopping Dom Pedro / Jd. Garcia 2.44 Shopping Dom Pedro 2.51 PQ. Fazendinha (sentido bairro) 2.53 Swift / Vl. Boa Vista 2.60 Nova Aparecida 2.61 Padre Anchieta I (inclusivo) 2.64 Vila Padre Anchieta 2.71 Cambuí / Jd. Pacaembú 2.73 Terminal Mercado / Jd. Eulina 3.31 Terminal Barão Geraldo / Rodoviária 3.41 Jd. São Gabriel 4.03 Jd. Nova Europa 5.02 Circular Centro /Centro Rótula


Profile for sesccampinas

Sesc Campinas - Caderno de Programação - Abril 2019  

Tudo que acontece em abril no Sesc Campinas está aqui!

Sesc Campinas - Caderno de Programação - Abril 2019  

Tudo que acontece em abril no Sesc Campinas está aqui!

Advertisement