Page 1

BOLETIM

DE CORREDORES especial maratona de equipes • agosto 2013 •


índice 2

3 4 7 18 20 21 23 24 26

apresentação Maratona de equipes: um evento tecendo relações humanas

maratona de equipes Coletividade e inclusão em uma prova para a requalificação de espaços urbanos.

no percurso Além do espaço de trânsito existe história e cultura pelo Centro.

bom retiro de corredores - brc Um conjunto de atividades para estimular a prática de atividade física com autonomia.

semana brc Programação para atletas, esportistas e todos que queiram uma vida mais saudável.

dicas Saiba como a alimentação e a roupa podem contribuir com seu desempenho.

circuito sesc de corridas Provas diferenciadas com objetivos em comum.

corre corre Experiências de quem mudou a vida com a prática da corrida.

opinião do leitor Conte-nos o que achou e participe da próxima edição.

BOM RETIRO DE CORREDORES - Nº1


A corrida tem como traço particularmente marcante a forma democrática de ser praticada, além de ser um agente motivador que leva o indivíduo a conhecer seus limites em busca de um objetivo fundamental: a saúde. Do atleta, visando performance competitiva, ao praticante, que objetiva qualidade de vida e lazer, da criança ao idoso, a prática da corrida cresce cada vez mais no nosso País em importância e números de adeptos.

Maratona de equipes: um evento tecendo relações humanas

A ampliação da prática da corrida, e consequentemente, do aumento significativo dos investimentos e da qualidade dos eventos realizados em São Paulo (tanto na Capital como Interior) traz também para o Sesc a responsabilidade de aprimorar o seu papel como Instituição promotora. Hoje o Circuito Sesc de Corridas conta com mais de 15 provas no Estado, estimulando cada vez mais a prática desta atividade, e proporcionando a convivência harmoniosa entre as diferentes pessoas que buscam o bem-estar e a qualidade de suas vidas. A Maratona de Equipes do Sesc Bom Retiro faz parte deste Circuito, o que simboliza a ação da Entidade em direção a este crescente movimento e aliando-se aos interesses da sociedade pela requalificação e manutenção da vitalidade dos espaços urbanos da região central da Capital.

apresentação

Fazem parte das ações físico-esportivas do Sesc as atividades permanentes de ginástica e os cursos esportivos, assim como a organização de torneios e campeonatos, realização de campanhas de sensibilização e incentivo à prática de atividades físicas e a formação de clubes de interesse em uma determinada atividade, como a Caminhada e a Corrida.

3

Isto posto, e utilizando-se de uma metáfora muita próxima ao bairro, a Maratona de Equipes do Sesc Bom Retiro, quer proporcionar ao corredor, e também à todas as pessoas que moram e circulam nesta região, a oportunidade de alinhavar bons laços sociais de convívio e respeito à diversidade, neste importante tecido urbano da nossa cidade, e que no futuro essas linhas garantam uma costura forte e permanente, para que assim não haja o esgarçamento social das nossas relações humanas. Sesc Bom Retiro

Nº1 - BOM RETIRO DE CORREDORES


ólon

R. S

R Ne wton o

R. J

R da a Graç

R Gua

rani

4

4

R. Lu

bavitc

h

R

Oficina Cultural Oswald de Andrade R. Trê s Rios

o

Pint

rreia

va . Sil

R. Co

Clique aqui e veja o vídeo do percurso http://youtu.be/6dm4YDCWF08

elo

uli

R. J

o

eiçã

nc o Co

de M

lino Pau osé

maratona

Prad

oré

am R. M

5 Museu da Energia

nn

osé

Al

R. J

ma

th . No

lino

Pau

Al. Al

Parque da Luz

d

lan

Liceu Coração de Jesus

3 leve

1

ete . Gl

R. C

o

uen

oB

Din

Largada/Chegada

Júlio Prestes 2 Sala São Paulo

R. Mauá

Luz

Dúvidas sobre a Maratona? Clique no nosso FAQ http://bit.ly/FAQ_MARATONA

BOM RETIRO DE CORREDORES - Nº1


COLETIVA E INCLUSIVA O corredor fará seu trajeto individualmente, mas o resultado agregará a participação da equipe, a competitividade terá um caráter inclusivo. As equipes serão divididas nas categorias: feminina, masculina, mista e cadeirantes. Os atletas cadeirantes participarão em equipes com pessoas sem restrições físicas, e serão parte importante da competição, seu tempo será somado ao dos demais e contribuirá com a classificação de sua equipe. Com algumas características específicas o corredor com deficiência física tem adaptações que podem ajudá-lo na prática. Cadeirantes

podem correr com cadeira esportiva ou handcycle. Diferente da cadeira de rodas comum, a esportiva é mais leve e rígida para que o atleta tenha um melhor desempenho sem que danifique a cadeira. Já o handcycle é parecido com uma bicicleta, mas a diferença é que o atleta fica deitado e pedala com as mãos. Deficientes visuais precisam de um guia para acompanhá-los durante o trajeto, eles necessitam ficar unidos pelos pulsos, este acompanhamento é uma medida de segurança comum em corridas de rua.

REQUALIFICAÇÃO DO CENTRO A região central faz parte do trajeto diário de muitas pessoas. No Bom Retiro , além de residências, existem muitas empresas localizadas em prédios que ganham cada vez mais espaço, mas antes de ser um centro comercial o bairro já abrigava imóveis históricos do século XIX e XX e, mais recentemente, diversos equipamentos culturais. Muitas construções já foram tombadas pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo) por fazerem parte do patrimônio histórico do país. Quem passa por essa região, muitas vezes, não percebe os imóveis com características arquitetônicas históricas. Muitas edificações refletem o estilo europeu, implantado na troca de construções de taipa (barro) por tijolos, na busca de criar uma imagem moderna e civilizada. A Rua Santa Ifigênia apresenta arquitetura voltada para o Classicismo, com ornamentação carregada e imóveis alinhados aos limites dos lotes, em seus balcões

maratona

Correr uma maratona pode parecer exclusivo para atletas profissionais, mas quando uma equipe se une em um objetivo o que parecia estar tão distante fica mais próximo. Em agosto, na Maratona de Equipes Sesc Bom Retiro, equipes de quatro ou oito pessoas correrão por um percurso de 5.275 metros, passando pelos principais pontos turísticos do bairro, somarão 42.200 metros percorridos. Serão duas largadas, às 7h25 as equipes com cadeirantes e às 7h30 o pelotão geral. Cada um no seu ritmo e unidos por um objetivo em comum, cuidar da saúde com diversão e integração. As provas do Circuito Sesc de Corridas costumam ser diferenciadas, indo além da atividade física e, agregam elementos lúdicos, educativos e culturais. Inovação é a consequência dos objetivos principais traçados na construção das provas, como este formato de maratona que prioriza a inclusão e a coletividade.

5

Nº1 - BOM RETIRO DE CORREDORES


maratona 6

apresentam balaústres (pequenos pilares) feitos de ferro forjado com motivos art-nouveau. Algumas avenidas foram construídas ou modificadas, como a Rio Branco, alargada por decreto em 1944, a Ipiranga, inaugurada em 1941 e a Duque de Caxias, concluída em 1961. Mas as quadras internas mantiveram sua estrutura original. Edifícios do Centro foram convertidos em equipamentos culturais a partir do final dos anos 90, dentre eles surgiu a Pinacoteca do Estado e a Sala São Paulo, num projeto de

requalificação. Porém o bairro ainda é inserido na rotina de muitas pessoas como um espaço de trânsito. Realizar eventos públicos nestes locais pode contribuir com o despertar de um outro olhar sobre a região. A Maratona de Equipes Sesc Bom Retiro vem para promover a prática de uma atividade física e a reflexão sobre os valores históricos e culturais da região, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida e a requalificação de importantes pontos históricos do centro.

Regulamento integral da prova: http://bit.ly/regula_maratona

FIQUE LIGADO • Não esqueça que a retirada de kits será no sábado 24/8 das 10h30 às 17h30. Aproveite para participar da programação da Semana Bom Retiro de Corredores (leia mais na pag 20). • Prefira o transporte público, evite transtornos com o bloqueio das ruas. • Consulte o Manual do Atleta e o Regulamento para evitar imprevistos. • A unidade estará aberta a partir das 6h30. • A comedoria terá um cardápio especial para o café da manhã, mas evite exageros. • Além do guarda volumes no Museu da Energia você poderá utilizar os armários da unidade, não esqueça do cadeado. • Antes de iniciar a prova confira onde estão localizados os sanitários químicos, o posto médico, as tendas de guarda-volumes e a MARATONA DE EQUIPES - SESC BOM RETIRO Grupo Gestor Coordenação Executiva: Silvia Mayeda Comunicação: Vânia Vassalo Direção da Prova: Cristiano Pires Logística: Demário Alves Programação: Gildeneide Silva Gerência Milton Soares de Souza Adjunta Meilin Maria Werneck da Silva Coordenações: Alessandra Garcia, Claudia Campos , Daniela Natal, Débora Cravo, Ivoneide Almeida, Marcela Weege, Simone Fonseca.

BOM RETIRO DE CORREDORES - Nº1

entrega de kits lanche e medalhas. Você pode precisar destes serviços. • Prepare-se para a largada, às 7h25 serão os cadeirantes e às 7h30 o pelotão geral. • Dê preferência ao consumo dos alimentos do kit, eles foram selecionados por especialistas para ajudar na recuperação e manutenção do seu corpo. Confira se o kit contém todos os seus itens. • Aproveite as atrações artísticas e massagem pós prova que serão oferecidas aos atletas no Museu da Energia e na Praça de Convivência do Sesc Bom Retiro. • Antes de ir embora consulte seu resultado, assim terá um motivo a mais para continuar a treinar e se esforçar para superar seus resultados nas próximas provas.

Equipe Administrativo: Carlos Evandro Lima, Catia Penha, Elaine de Paula, Fabio de Lima, Reinaldo Veras, Simone Souza Lima, Valéria Anastácio. Equipe Alimentação: Ana Carolina Silva, Aparecida Silva Pinto, Deise Santos, Francisco Lima, Maciel Alves, Maittê Tavares, Patricia Jesus, Ricardo de Camargo, Sergio Mota. Equipe Comunicação:Alessandra Garcia, Claudia Santos, Eloá Cipriano, Geraldo Ramos Jr, Jucileide de Oliveira, Juliana Neves, Jussara Vilaça, Tânia Gonçalves, Vânia Vassalo. Equipe Infraestrutura:Marcelo Hoffmann, Ricardo Barbosa, Sandro Capistrano. Equipe Serviços: Cristiano de Souza, Demário Alves, Fábio Moriel, Fátima Lisboa, Flávio Cavalcante, Karina Cavalcanti,

Lidiane Mafra, Marili dos Reis, Monica Santos, Rafael Minsoni, Roberto Pereira, Tania Tomiko. Equipe Programação: Alexandro Oliveira, Alline Veneroso, Ana Paula Simões, Cassia Regina , Cristiano Pires, Daniel de Paula, Denis Ferreira, Eduardo da Silva, Gildeneide Silva, Isabel Olivaes, Jefferson de Almeida, Lara Dias, Liliane Cunha, Luciana Stigliano, Marcia Kato, Mauricio Nunes, Natalia de Carvalho, Roberto Pedroza, Sandra Satie, Silvia Mayeda, Tiago Santiago.


no percurso

PONTOS TURÍSTICOS DO CENTRO COLÉGIO SALESIANO LICEU CORAÇÃO DE JESUS Conhecido simplesmente como Liceu, é uma instituição de ensino salesiana, fundada em 1885 por salesianos enviados por Dom Bosco. Seus primeiros alunos eram filhos de escravos libertos e de imigrantes italianos. Em 1924 com a Revolta Paulista (considerada o maior conflito bélico já ocorrido na cidade), uma bomba explodiu em suas mediações durante o bombardeio ao Palácio dos Campos Elísios (sede do Governo em 1915). Muitos jovens morreram e as marcas de balas permaneceram no entorno por muitos anos.

Fonte: Wikipédia e site oficial

Foto: Divulgação

Endereço: Alameda Dino Bueno, 285 Campos Elíseos - 01217-000 - São Paulo - SP Atendimento: segunda a sexta das 7h às 11h30 e das 13h às 17h Mais Informações: (11) 3221-3622 www.liceudesaopaulo.com.br

7

Nº1 - BOM RETIRO DE CORREDORES


pontos turísticos

SANTUÁRIO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS IInaugurado em 17 de novembro de 1901 o Santuário tem uma arquitetura que remete ao final do século XIX. Com seus 62 metros de altura a Torre, de estilo romano em forma basilical, era em 1922 um dos três pontos mais altos da cidade de São Paulo. Marcando o início da renovação da arte sacra na capital paulista é o mais antigo templo de estilo clássicorenascentista da cidade. Apesar de ter sido inaugurado em 1901, somente em 1940, Don José Gaspar de Afonseca e Silva, arcebispo na época, erigiu canonicamente a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

8

Endereço: Largo Coração de Jesus, 154 Campos Elíseos - 01215-020 - São Paulo Atendimento: segunda a sexta das 7h às 12h e das 14h às 17h; sábados das 8h às 10h. Mais informações: Tel/fax.: 3331-0162 www.santuariosagradocoracao.com.br scj@salesianos.com.br Fonte: site oficial

BOM RETIRO DE CORREDORES - Nº1

Foto: Divulgação

Clique aqui (bit.ly/panoramica_liceu) e veja “A maior Photographia do Mundo” feita em 1922 no topo da torre da Paróquia.


pontos turísticos

ESTAÇÃO JÚLIO PRESTES A Histórica estação ferroviária inaugurada em 1872, pela Estrada de Ferro Sorocabana, era chamada de Estação São Paulo, na época transportava sacos de grãos de café. A localização, ao lado da Estação da Luz, facilitava o baldeamento do café para a São Paulo Railway, única ferrovia que fazia o trajeto da capital ao porto de Santos. Foi expandida com o projeto de Cristiano Stockler das Neves no estilo francês de Luís XVI. Sua plataforma foi construída com estrutura metálica do hangar do Zepelim (galpão da Força Aérea Brasileira) no Rio de Janeiro. Em 1951 teve seu nome alterado homenageando o ex-presidente Júlio Prestes, passado algum tempo foi abandonada e em seguida restaurada pelo Governo do Estado. O espaço de 930 metros, onde existia um jardim clássico francês, deu lugar para a atual Sala São Paulo.

Fonte: Wikipedia

Foto: Divulgação

Endereço: Praça Júlio Prestes, s/nº - Campos Elíseos -01218-020 - São Paulo-SP Funcionamento: todos os dias (inclusive feriados) das 4h às 24h Mais informações: 0800 055 0121 www.cptm.sp.gov.br

9

Nº1 - BOM RETIRO DE CORREDORES


no percurso

SALA SÃO PAULO Sede da Orquestra Sinfônica de São Paulo e casa de concerto, faz parte do Complexo Cultural Júlio Prestes, criado desde 1997 quando as áreas do edifício já eram locadas para a realização de festas e eventos institucionais. Nelson Dupré foi o arquiteto responsável pelo seu restauro e readequação. Inaugurada em 1999, com a apresentação da sinfonia A Ressurreição, de Gustav Mahler, foi tombada como patrimônio histórico pelo Condephaat. Situada no centro da cidade contribui com a revitalização da região central.

Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 01218 020 - Campos Elísesos- São Paulo-SP Funcionamento (bilheteria): segunda a sexta das 10h às 18h ou até o início do concerto; sábado (quando houver apresentação) das 10h às 16h30 ou até o início do concerto; domingo e feriado (quando houver apresentação) desde duas horas antes do concerto. Informações: (11) 3367 9500 www.osesp.art.br Fonte: site oficial

BOM RETIRO DE CORREDORES - Nº1

Foto: Stefan Shimeling

10


PINACOTECA DO ESTADO

no percurso

Com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade, foi fundada em 1905 pelo Governo do Estado. Formada com a transferência de 26 obras do antigo Museu do Estado atual Museu Paulista da Universidade de São Paulo, tem hoje um acervo de cerca de nove mil obras, realiza cerca de 30 exposições e recebe aproximadamente 500 mil visitantes a cada ano. O Memorial da Resistência é uma instituição vinculada à Pinacoteca que se dedica à preservação de memórias da resistência e da repressão políticas de 1889 até hoje, com a musealização do edifício que foi sede do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo, durante o período de 1940 a 1983. A Estação Pinacoteca incorpora o edifício do Largo General Osório que abrigava armazéns e escritórios da Estrada de Ferro Sorocabana. Um espaço para mostras que recebe parte do programa de exposições temporárias da Pinacoteca do Estado.

11

Endereços: Pinacoteca do Estado - Praça da Luz, 2 - São Paulo, SP (Estação Luz do Metrô) Estação Pinacoteca – Largo General Osório, 66 - São Paulo, SP Memorial da Resistência – Largo General Osório, 66 - São Paulo, SP Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 17h30 com permanência até as 18h; quintas até as 22h. Mais informações: (11) 3324-1000 ouvidoria@cultura.sp.gov.br www.pinacoteca.org.br Fonte: site oficial.

Foto: Divulgação

Confira o passeio “O que devo guardar..”dia 24/08 - bit.ly/turismo_social

Nº1 - BOM RETIRO DE CORREDORES


no percurso

ESTAÇÃO DA LUZ

12

Ocupando 7,5 mil metros quadrados do Jardim da Luz a estação foi aberta ao público em 1º de março de 1901, onde estão as estruturas trazidas da Inglaterra que copiam o Big Ben e a abadia de Westminter. Empresários, intelectuais, políticos, diplomatas e reis eram recepcionados em seu saguão e passavam por lá ao se despedirem além de ser a porta de entrada para imigrantes. Oficialmente conhecida como São Paulo Railway Station, durou até o fim da Segunda Guerra Mundial, quando o transporte ferroviário foi substituído por aviões, ônibus e carros. Em 1946, o prédio da Luz foi parcialmente destruído por um incêndio e passou por uma reconstrução. Em 1982 o complexo arquitetônico foi tombado pelo Condephaat Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico.

Fonte: site oficial

BOM RETIRO DE CORREDORES - Nº1

Foto: Yugo

Endereço: Praça da Luz, 1 - Bom Retiro 01120-010 - São Paulo (Estação Luz do Metrô). Funcionamento: todos os dias (inclusive feriados) das 4h às 24h Mais informações: 0800-55-0121 www.estacaodaluz.org.br


PARQUE DA LUZ

Fonte: site oficial

13

Foto: Leo Burgos

Endereço: Praça da Luz, s/nº - Bom Retiro – São Paulo Funcionamento: de terça a domingo das 9h às 18h (abre às 5h para atividades físicas)  Mais informações: (11) 3227-3545 www.prefeitura.sp.gov.br

no percurso

Considerado o mais antigo parque público do município, foi criado originalmente como Horto Botânico e posteriormente, em 1825, foi aberto como Jardim Público da Luz. Das 165 vegetações registradas em seus bosques e jardins 10 estão ameaçadas de extinção. Foram identificadas 73 espécies de animais, das quais 67 são aves. Periquitos, maracanãs e papagaios fazem algazarra, além de pombas silvestres e beija-flores. Tombado como patrimônio histórico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat) em 1981, abriga uma população de bicho-preguiça, herança do primeiro jardim zoológico paulistano, do século XIX. Possui coreto, playground, espelhos d’água, gruta com cascata, aquário subterrâneo, equipamento de ginástica, pista de cooper, paraciclo, sanitários, mirante, ponto de bonde, lagos, chafariz, esculturas, museu e Bosque da Leitura.

Nº1 - BOM RETIRO DE CORREDORES


no percurso

RUA JOSÉ PAULINO Com a inauguração da Estação da Luz, o fluxo de imigrantes que chegavam do Porto de Santos fez da região um local de grande movimento. Pela proximidade com a estação alguns imigrantes, perceberam que a rua poderia gerar boas oportunidades para o comércio. Árabes, Judeus, Armênios, Gregos e Italianos ocuparam seus espaços nesta rua, onde fundaram o Sport Club Corinthians. Começaram a surgir as primeiras confecções e lojas de teares, por volta do início do século XX, quando era conhecida como Rua dos Imigrantes. A presença de coreanos contribuiu com o caráter fashion do ramo principal, que fez da rua um dos principais centros de moda do país.

Endereço: Rua José Paulino – São Paulo Entidade Oficial dos Lojistas do Bom Retiro Bom Retiro na Moda - Rua José Paulino, 226 Bloco D Salas 301/ 303/ 305 – Bom Retiro CEP: 01120-000 - São Paulo - SP Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 18h; sábados, das 8h às 13h (podendo variar de acordo os horários das lojas). Mais informações: 3361-9984/ 3361-4152 info@cdlbomretiro.org.br www.cdlbomretiro.org.br Fonte: Veja SP, Abril e Wikipédia

BOM RETIRO DE CORREDORES - Nº1

Foto: Divulgação

14


COLÉGIO DE SANTA INÊS

Fonte: site oficial

15

Foto: Divulgação

Endereço: Rua Três Rios, 362 Bom Retiro – Metrô Tiradentes - São Paulo – SP CEP: 01123-000 Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 16h30 Mais informações: (11) 3331-9055 faleconosco@colegiodesantaines.com.br www.colegiodesantaines.com.br

no percurso

No início do século XX meninos e meninas estudavam em escolas separadas, com isso as irmãs salesianas, que atuavam com educação para meninas, perceberam a necessidade de ampliar seu atendimento para São Paulo. Em 21 de janeiro de 1907, data da celebração da festa de Santa Inês, chegaram ao Bom Retiro, com isso o colégio ganhou o nome da jovem mártir romana. Inicialmente oferecia cursos do jardim de infância, as quatro classes da escola elementar da época e o “Oratório Festivo”, um curso de educação não formal. Passou a oferecer educação infantil, e fundamental. Teve reconhecimento do curso de magistério em 1927, e foi considerada a primeira escola normal livre particular na cidade.

Nº1 - BOM RETIRO DE CORREDORES


no percurso

OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

16

A primeira oficina a ser criada pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, com inauguração em 1986 tinha o nome de Oficinas Culturais Três Rios, no bairro do Bom Retiro. Foi rebatizada em 1990, ano do centenário de nascimento do escritor modernista, Oswald de Andrade, um dos mais importantes representantes da literatura brasileira como romancista, poeta, dramaturgo, ensaísta e jornalista. Desde o início trabalha com a formação de recursos humanos para a cultura, com atividades para jovens profissionais nas mais diversas áreas, tais como, artes plásticas, cinema, dança, design, fotografia, história em quadrinhos, literatura, música, rádio, teatro e vídeo. Foi pioneira na implantação da nova metodologia de formação cultural, que concretiza propostas de programações no formato de cursos, oficinas, workshops, seminários e núcleos de produção.

Endereço: Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro Cep: 01123-001 - São Paulo – SP Funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 22h e sábado das 10h às 18h Inscrições: Segunda a sexta-feira das 9h às 20h Sábados das 10h às 17h30 Mais Informações: (11) 3222-2662 / 3221-4704 oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br

BOM RETIRO DE CORREDORES - Nº1

Foto: Divulgação

Texto: João Batista de Campos


MUSEU DA ENERGIA DE SÃO PAULO

no percurso

Localizado no bairro de Campos Elíseos, próximo da Luz e do Bom Retiro, o museu funciona desde junho de 2005, como um espaço aberto para o conhecimento e a discussão sobre história da energia, o desenvolvimento do setor energético e seus impactos. Com exposições temporárias e ações educativas, busca contribuir com a história da ciência e tecnologia estimulando a conscientização para o consumo racional de energia, o prazer pela ciência, história e valorização do patrimônio do setor energético. O edifício possui uma história peculiar, foi residência de Henrique Santos Dumont (irmão do aviador Alberto Santos Dumont), passou por diversas ocupações em cerca de 120 anos de história, entre 1983 e 2001 foi ocupado por moradores de rua, até que passou às mãos da Secretaria de Estado da Cultura, que o cedeu à Fundação Energia e Saneamento e foi restaurado.

17

Endereço: Alameda Cleveland, 601 Campos Elísios - SP - Brasil Visitação: 3ª a sábado (inclusive feriados) das 10h às 17h - entrada gratuita Mais Informações: (11) 3333 5600, ramal 211 saopaulo@museudaenergia.org.br www.energiaesaneamento.org.br

Foto: Divulgação

Texto: João Batista de Campos

Nº1 - BOM RETIRO DE CORREDORES


bom retiro de corredores 18

BOM RETIRO DE CORREDORES

CORRIDA

Clube da Corrida e da Caminhada

Um dos objetivos do clube da corrida, além de contribuir à prática regular de exercícios

Esse é um programa de atividades físicas

físicos, é oferecer aos seus praticantes

desenvolvido pela Equipe de Educadores Físicos

informações técnicas sobre treinamento

do Sesc Bom Retiro, para oferecer orientação à

(posição ideal de braços, cabeça e passada

prática específica de corridas e caminhadas aos

durante a corrida). As orientações feitas pelos

frequentadores matriculados. Promover a saúde e bem - estar usando a caminhada e corrida é a contribuição que o Sesc pode dar para a melhoria na qualidade de vida. No período de Junho a Dezembro de 2013, acompanhados por educadores físicos, os alunos terão treinos específicos nos mesmos

Educadores Físicos do Sesc visam melhorar os aspectos musculares, cardiorrespiratórios, intensidade e frequência na prática da atividade física, incentivando no aluno a superação e socialização. A ideia é que o Clube da Corrida seja um encontro de amantes do

locais onde são realizados os circuitos de rua

esporte, condicione fisicamente e estimule os

singular. O elevado Costa e Silva (o Minhocão,

atletas.

Bloqueado aos domingos é uma opção de lazer no entorno) será um percurso dos alunos.

BENEFÍCIOS

Serão dois domingos das 8h às 10h com

Melhora o humor

corridas, caminhadas, dicas diversas e

A corrida aumenta os níveis de um

encontros programados. Aos sábados,

neurotransmissor chamado dopamina, que

10h15 às 11h15, no ginásio de esportes da

dá sensação de prazer. Também aumenta os

unidade acontecerão aulas trabalhando a

níveis de serotonina no cérebro, provocando

psicomotricidade (sincronia entre movimento

bem-estar. Por isso, pode ser considerada uma

e pensamento durante o exercício),

importante aliada na diminuição do estresse.

fortalecimento muscular e o condicionamento físico. A disponibilidade será de 40 vagas

Acelera o metabolismo

divididas em dois grupos, 20 para a caminhada

A produção e secreção de hormônios

e 20 para a corrida.

tireoidianos (T3 e T4), responsáveis por

Além de desenvolver integração e cooperação,

controlar o metabolismo energético, aumenta

um dos objetivos do Clube da Corrida e da

com a corrida, o que a torna extremamente

Caminhada é fazer com que o aluno pratique

benéfica para quem busca o controle do

atividade física regularmente. Outra meta é

metabolismo e o aumento da eficiência do

incentivar e orientar quem já caminha e deseja

gasto energético.

correr a fazer parte do Clube da Corrida.

BOM RETIRO DE CORREDORES - Nº1


O impacto do corpo no solo aumenta a resistência dos ossos. É importante, entretanto, tomar cuidado com o calçado que é utilizado e com a forma da passada. Busque sempre orientação para não prejudicar as articulações.

CAMINHADA O Clube da Caminhada tem como objetivo proporcionar a prática de atividade física contínua. Além disso, o aluno cuida da saúde e se previne contra sintomas de doenças que podem se agravar pela falta de exercícios físicos. A caminhada realizada com frequência e de forma adequada auxilia na redução do estresse, tensão e ansiedade. Contribui também para a melhora da autoestima, reduz as chances de depressão, colabora com a circulação sanguínea e ajuda no fortalecimento do músculo cardíaco. É uma excelente oportunidade de conhecer pessoas e ter a orientação profissional da Equipe de Educadores Físicos do Sesc.“ Uma pessoa que não faz exercícios e começa a caminhar com regularidade, depois de uma semana, já sente melhorias na

BENEFÍCIOS Ajuda a perder peso “Caminhar emagrece. Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas. Esse hábito aliado a uma alimentação adequada leva a perda de peso, sem dúvida. Além disso, caminhar acelera o metabolismo porque estimula o aumento da circulação sanguínea, respiração e atividade muscular”, afirma a educadora. Diminui a sonolência A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um aumento na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono à noite. “Como o corpo inteiro passa a gastar energia durante uma caminhada, o nosso organismo adormece mais rapidamente no final do dia. Por isso, poucas pessoas que caminham frequentemente têm insônia e, consequentemente, não tem sonolência no dia seguinte”, completa Gildeneide.

bom retiro de corredores

Colabora no fortalecimento da estrutura óssea.

19

condição física”, explica a Educadora Física do Sesc Gildeneide da Silva Santos. A caminhada é uma atividade física democrática, pode ser feita por quase todas as idades, em locais e horários diferentes do dia. O Clube da Caminhada oferece informações que permitem aos alunos maior autonomia durante o exercício físico com

Auxilia na circulação Caminhar durante aproximadamente 40 minutos ajuda na redução da pressão arterial. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.

dicas de saúde, respiração, e postura.

Nº1 - BOM RETIRO DE CORREDORES


semana brc

PROGAMAÇÃO SEMANA BOM RETIRO DE CORREDORES

20

No período que antecede a prova, entre os dias 20 e 25 de Agosto a Unidade Bom Retiro terá uma programação intensa que incluirá testes de Bioimpedância, Avaliação Postural, Nutrição Esportiva, Teste da Pisada, Pilates para Corredores entre outros. Confira a programação:

AULA DE REEDUCAÇÃO POSTURAL Dia 20/08, às 10h30 e às18h. Ginásio. BIOIMPEDÂNCIA Dia 20/08, das 11h30 às 17h30. Praça de Convivência. Dia 24/08, das 11h30 às 17h30. Ginásio. AVALIAÇÃO POSTURAL Dia 20/08, das 11h30 às 17h30. Praça de Convivência. Dia 24/08, das 11h30 às 17h30. Ginásio. EXERCÍCIOS FUNCIONAIS PARA CORREDORES Dia 21/08, às 10h30 e 18h. Ginásio NUTRIÇÃO ESPORTIVA Dia 21/08, das 11h30 às 17h30. Praça de Convivência. Dia 24/08, das 11h30 às 17h30. Ginásio. OFICINA CULINÁRIA - BARRA DE CEREAL CASEIRA Dia 21/08, das 11h às 15h. Praça de Convivência. ANSIEDADE E SAÚDE Dia 21/08, das 11h30 às 17h30. Praça de Convivência. Dia 24/08, das 11h30 às 17h30.Ginásio. PILATES PARA CORREDORES Dia 22/08, às 10h30 e às 18h. Ginásio. TESTE DA PISADA Dia 22/08, das 11h30 às 17h30. Praça de Convivência. Dia 24/08, das 11h30 às 17h30. Ginásio. BANDAGEM TERAPEUTICA Dia 22/08, das 11h30 às 17h30. Praça de Convivência. Dia 24/08, das 10h30 às 16h30. Ginásio. YOGA PARA CORREDORES Dia 23/08, às 10h30 e às 18h. Ginásio.

BOM RETIRO DE CORREDORES - Nº1

REFLEXOLOGIA Dia 23/08, das 11h30 às 17h30. Praça de Convivência. Dia 24/08, das 11h30 às 17h30. Ginásio. AULA DE TAI CHI Dia 24/08, às 10h30. Praça. RETIRADA DOS KITS CORRIDA Dia 24/08.Das 10h30 as 17h30.Ginásio. OFICINA CULINÁRIA - ISOTÔNICO CASEIRO Dia 24/08, das 10h30 às 16h30. Ginásio. CIRCUITO FUNCIONAL Dia 24/08, das 12h30 às 16h30. Sala de Ginástica Multifuncional. MINI PALESTRA: PROGRESSÃO DE 5KM PARA 10KM Dia 24/08, às 12h. Ginásio. PALESTRA: SAÚDE BUCAL E CORRIDA Dia 24/08, às 13h. Ginásio. PALESTRA COM MIGUEL SARKIS Dia 24/08, às 14h30. Ginásio. Programação Gratuita. Não indicado para menores de 12 anos. * Atividades que requerem a retirada de senha com os instrutores na GMF, com 30 minutos de antecedência.

MARATONA DE EQUIPES - 25/08. A partir de 6h30 Não indicado para menores de 16 anos. 7h10 as 7h20 - Aquecimento 7h25- Largada Cadeirante 7h30- Largada Pelotão Geral 8h - Espaço Corredor. Museu da Energia. 8h20- Grupos de Danças de Outros Países. Praça de Convivência. 8h50 - Bateria de Escola de Samba. Praça de Convivência. 9h- Premiação. Praça de Convivência.


Foto: Arquivo Pessoal

Para os corredores, o frio não é só um inimigo por instigar em alguns a preguiça, o sono ou até mesmo a gula. Nessa época o organismo fica lento sofre ao praticar esporte. É aí que entra a importância do aquecimento. O corpo fica preguiçoso, ele trabalha menos para manter a gordura como fonte de calor. Segundo o Educador Físico do Sesc e Especialista em Treinamento Desportivo, Cristiano Pires, “o importante é não parar de treinar porque com a influência do metabolismo em baixa temos uma diminuição da frequência cardíaca, pressão arterial, além do encurtamento de músculos e tendões com menor lubrificação nas articulações”. Algumas técnicas empregadas por Cristiano, ao treinar exposto às baixas temperaturas, são optar por exercitar-se em lugares fechados nos treinos de força e velocidade; e para trabalhos de resistência ao ar livre usar agasalho. Fazer aquecimento por um período maior, hidratação, proteção labial e ficar atento às mudanças de temperatura retirando o agasalho quando houver elevação da temperatura corporal também são dicas importantes. O educador completa:

“Sou uma pessoa muito ativa, que treina com uma frequência cardíaca baixa(característica genética), em torno de 160 BPM, em um treino de 5km para 22 minutos. O que parece ser um fator positivo vem prejudicando meus treinos em dias de baixas temperaturas. Isso porque, colocar meu corpo para funcionar de maneira ideal com esse tipo de clima tem sido muito difícil, preciso fazer muita força que acarreta uma desorganização corporal precoce(perda de ritmo e postura), e aumenta a minha absorção de oxigênio de maneira exagerada e descontrolada, com isso tenho a sensação que as minhas vias aéreas não conseguem aquecer e umidificar todo o ar gelado que entra, causando uma tosse momentânea, atrapalhando o meu treino e em alguns momentos tenho até que parar”.

O QUE USAR

dicas

CORRA! O FRIO CHEGOU

21

No inverno as temperaturas frias pedem cuidados específicos: • Touca, luva, camisa de manga comprida e calças específicas para corrida. Nos dias de frio mais intenso vale até mesmo jaqueta para corrida com material leve que protege o corredor. A bermuda térmica é uma opção que previne contra assaduras adquiridas durante o treino; • É recomendável o uso de óculos de corrida contra poeira, vento e raios solares; • Não esqueça o filtro solar. Ele é importante mesmo nos horários em que o sol não está tão forte, previne contra a radiação ultravioleta, o envelhecimento precoce da pele, manchas e lesões; • Hidratação antes, durante e depois da corrida.

Nº1 - BOM RETIRO DE CORREDORES


O QUE COMER?

dicas

Confira algumas dicas de alimentação com a nutricionista Débora Cravo, coordenadora de Alimentação do Sesc Bom Retiro.

22

Em provas de longa duração e alta intensidade, como as maratonas, uma alimentação adequada antes, durante e depois da corrida é essencial para manter o estoque de energia (glicogênio) nas concentrações adequadas, melhorando o desempenho no decorrer de toda a prova. Além disso, uma hidratação é muito importante para manter a temperatura corporal adequada, possibilitando que o rendimento seja mantido.

ANTES DA PROVA Antes de iniciar a prova, é essencial que os estoques de glicogênio estejam na quantidade certa, garantindo energia para o inicio da prova. Para isso, o consumo de carboidratos é fundamental, uma vez que sua principal função é fornecer energia para o corpo. Além disso, o tipo de carboidrato consumido interfere no fornecimento de energia. Desta forma, carboidratos complexos que são absorvidos pelo organismo de forma mais lenta e fornecem energia por um período mais longo, são os mais indicados para serem consumidos antes da corrida. Assim, se a corrida acontecer no período matinal, o ideal é que sejam consumidos durante o café da manhã alimentos como aveia, trigo, pães integrais e outros cereais.

DURANTE A PROVA Durante a prova, é muito importante que o estoque de glicogênio seja mantido, evitando a perda de massa muscular e garantindo

BOM RETIRO DE CORREDORES - Nº1

energia para o término da corrida. Para isso, o carboidrato entra mais uma vez como peça fundamental no fornecimento de energia. O ideal é que sejam consumidos alimentos de fácil ingestão, para que não interfiram no desempenho do corredor. Assim, em esportes com longa duração recomenda-se o consumo de isotônicos, que fornecem carboidratos na proporção adequada para manter o glicogênio durante todo o período da prova, evitando hipoglicemia e fadiga. Além disso, os isotônicos também garantem hidratação, o que é essencial para um bom rendimento.

APÓS A PROVA Após o término da prova, o consumo de carboidratos combinado com as proteínas garantem que a massa muscular seja preservada e o glicogênio seja reposto. Neste momento, o tipo de carboidratos também interfere no fornecimento de energia, sendo necessário um consumo de alimentos de absorção rápida. Desta forma, carboidratos simples, como sucos de frutas, pão branco e arroz associados as proteínas como queijo branco, requeijão ou um iogurte são os mais indicados.


circuito sesc

CIRCUITO SESC DE CORRIDA Desde sua formação, em 2005, o Circuito Sesc de Corridas que reúne diversos segmentos da população e incentiva a prática esportiva, cresce sem parar. Em todas as unidades do Sesc, seja para correr ou caminhar, o participante tem a possibilidade de praticar as modalidades de forma prazerosa. A estrutura e as características das provas do Circuito Sesc são diferenciadas. A meia maratona de revezamento é a única na cidade de São Paulo que foi transformada em modalidade coletiva, em Interlagos, os participantes percorrem o trajeto se deparando com vários tipos de pisos diferentes e na unidade Bertioga, a corrida é na areia e no Sesc Bom Retiro o percurso conduz o corredor aos diversos pontos culturais do centro.

23 PRÓXIMAS ETAPAS DO CIRCUITO 2013 O que vem por aí ! 14.09 Corrida Noturna Sesc Consolação 29.09 Aniversário da cidade - Sesc Prudente 20.10 Prova do Comerciário - Sesc Santos 26.10 Corrida do Comerciário - Sesc Araraquara Mais informações sobre o Circuito Sesc de Corrida através do site: http://ww2.sescsp.org.br/sesc/hotsites/ corrida_rua/

Nº1 - BOM RETIRO DE CORREDORES


corre-corre

COM O PÉ ACELERADO

24

“Quem me conhecia antes, não imaginava que a corrida viraria meu programa de final de semana. A atividade mais próxima de um exercício físico que eu praticava era pular corda, quando criança. Com a inauguração do Sesc Bom Retiro próximo de casa me inscrevi no curso de Ginástica Multifuncional, um dia a professora Lara me convidou para a Caminhada e Corrida Rústica no Sesc Interlagos, resolvi participar. Chegando lá, comecei a correr, mas a Lara alertou que o ideal é iniciar com a caminhada, eu pensava que era só chegar lá e correr. Procurei orientação, participei de uma palestra no Sesc Bom Retiro com a Gil e o Cris, meus professores, que deram informações e um treino com os primeiros passos para a corrida, caminhava 10 minutos, corria 2 e ia aumentando. Numa caminhada promovida pela unidade, conheci o grupo Família Buscapé, eles aceleraram meu pé. Na primeira corrida que participei tive medo, mas lembrei das

BOM RETIRO DE CORREDORES - Nº1

recomendações do Cris ‘você precisa concluir, não importa o tempo’ e da Gil ‘não pode parar durante a corrida, só se você se sentir mal’, então consegui concluir em 38 minutos. Além de fortalecer os músculos, minhas crises de bruxismo (rangido ou apertar dos dentes durante o sono) praticamente sumiram, eu usava aparelho, hoje não preciso mais, acredito que com a corrida o corpo relaxa a noite. Agora participo de provas quase todos os finais de semana e curto bastante, ganhei novos amigos e me sinto empolgada a cada nova prova. Durante as provas diminuo meu ritmo para acompanhar e orientar os iniciantes. Vivenciei experiências emocionantes, quando participei de uma corrida na Vila Maria e conheci uma mãe que corria com sua filha deficiente física e mental, ela vibrava com a mãe na cadeira.

Eu tinha bruxismo, usava aparelho para dormir, hoje não preciso mais. Ainda existe preconceito com corridas de rua, muitos acham que é desorganizado, não tem guarda volumes, água. Eu também pensava isso, mas agora vejo que não é assim. Por isso deixo uma mensagem para quem ainda tem dificuldades: dê o primeiro passo, movimente-se.” Maria Aparecida Dantas da Silva, 38 anos. É comerciária, Assistente Administrativo Corre desde março de 2013, treina duas vezes por semana na GMF do Sesc Bom Retiro e participa de corridas de 5km quase todos os finais de semana


porque tinha descida, curva... fiquei ofegante, não sabia controlar a respiração, mas me “Nunca fui sedentário, desde criança praticava senti bem, conclui a prova em 50 minutos. atividades físicas na escola, cresci praticando Busquei orientações em revistas e com meus esportes. Quando tive fascite plantar (lesão professores, treino e participo de diversas no tecido da planta do pé) e fiquei parado por provas. Ouço elogios, melhorei a alimentação, um período, então comprei uma revista sobre parei de beber, emagreci, melhorei o sono e o corridas, que despertou meu interesse pela humor, mas quando conto minha rotina os coprática. mentários mudam. Quando fiz meia maratona acordei às 4h30, meus amigos estranharam, dizem que esta hora estão na balada. Incen-

A corrida é para todas as idades e sexos, é um esporte bem democrático

Moro no Bom Retiro e sempre acompanhei os atletas da Corrida de São Silvestre quando passavam em frente ao meu prédio. Em uma das edições percebi que um voluntário da organização demorava muito para distribuir água aos atletas e resolvi ajudar. Eu trabalhei como voluntário sem querer. Até que, por coincidência, um amigo meu pegou um copo de minhas mãos. Naquele momento percebi que também podia correr como ele. Fui convidado a participar das corridas, durante um dos meus treinos na Ginástica Multifuncional do Sesc Bom Retiro e fiz a inscrição para a Corrida Rústica do Sesc Interlagos, mas como praticava esportes não imaginava que teria dificuldades. Foi um sufoco fazer aquela prova, era cascalho, areia, vários tipos de pisos, pedra, folha e eu com medo de cair,

tivo minhas sobrinhas, mas as novas tecnologias fazem as crianças ficarem em casa. Não fazem brincadeiras de rua, pega-pega, elas cansam fácil, não sabem mais correr. Na última São Silvestre me diverti muito, vejo aquelas pessoas fantasiadas de surfista prateado, chaves, Elvis Presley. E todos podem participar desta festa, a corrida é um esporte aberto para todos, é bem democrático.”

corre-corre

UMA FESTA DEMOCRÁTICA

25

Paulo Cesar Yamaguishi, 50 anos É comerciário, comprador de hortifrutigranjeiro na Ceagesp. Corre desde novembro de 2011, treina de 3 a 4 vezes por semana.

Nº1 - BOM RETIRO DE CORREDORES


“O Sesc Bom Retiro acertou na mosca: realmente existem muitas coisas boas no Centro de São Paulo. Correr em meio aos pontos turísticos da Maratona de Equipe é muito legal. O percurso é novo para os corredores, porém tem base histórica. Passar por monumentos e prédios antigos como o Liceu Sagrado Coração de Jesus, Estação da Luz e Júlio Prestes emociona muito. Aliás esta corrida me fez lembrar do tempo do qual cheguei em São Paulo, em 1973. Eu morei na Alameda Dino Bueno. Isto me emocionou muito. Parabéns Sesc por mais essa iniciativa para nós corredores”

leitor

José Calheiros da Silveira – Membro do Clube da Corrida do Sesc Interlagos

26

“A ideia de realizar uma maratona de equipes na região do Bom Retiro para valorizar e estimular o esporte foi excelente. Acredito ser o percurso mais bonito e único do Circuito Sesc de Corrida. Faz 11 anos que corro após uma grave fratura jogando futebol, o Sesc foi o lugar onde fiz toda minha reabilitação. Graças aos excelentes professores, corro Meia Maratona em 01h38min. A corrida para mim é uma filosofia de vida! Corro porque sorrio, respiro, vivo... e sou feliz...” Ailton Árias – Membro do Clube da Corrida do Sesc Bom Retiro “Sou corredor, e há 5 anos participo de provas de rua de 5Km e 10Km. Já corri de cerca de 50 provas diferentes. Gosto de correr pelos diversos benefícios a saúde, além de melhorar a concentração, exercitar a disciplina e diminuir a tensão e o estresse. Todas as provas e eventos que participei no Sesc são provas diferenciadas, seja: pelo circuito proposto, pelo modelo diferente, pelas temáticas do evento e pela organização do mesmo, este último sendo o ponto forte de todas as ações desta Instituição. Além de tudo isso, o Sesc propicia encontros de grupos para corrida, aperfeiçoamento, treinamento e motivação. Além de se exercitar, podemos conhecer pessoas, fazer amigos e se divertir muito, melhorando o animo e o prazer pela corrida.”

“Sempre era convidada a participar do Circuito Sesc de Corrida e Caminhada, mas não ia. Até que um dia aceitei o convite e participei da Caminhada no Sesc Belenzinho (2012), e gostei bastante. Achava impossível conseguir correr 5 Km ou mais. Com o incentivo dos professores comecei a treinar. Minha primeira corrida foi a Corrida Noturna do Sesc Consolação. Para a minha surpresa terminei a corrida em um bom tempo (34”48”’), era uma principiante. Foi emocionante! Fui convidada por colega que faz Ginástica Multifuncional no Sesc comigo a participar de uma corrida no Centro Histórico, depois veio a Corrida Noturna do Sesc Sorocaba, a Corrida na Praia (10 Km) do Sesc Bertioga e muitas outras... . Até agora já foram 10 provas em 2013. Correr virou uma paixão! Joyce Melguiso Toth – Corredora e Membro do Clube de Corrida no Sesc Bom Retiro “Correr pelas ruas do Bom Retiro tem a ver com um entendimento diferente sobre essa região de São Paulo: quais as suas caras, como as ruas se conectam, quais os espaços escondidos por trás dos espaços que se mostram... Mas também tem a ver com um determinado ritmo. Quando andamos, as paisagens se sucedem vagarosamente; quando estamos de carro ou de ônibus, tudo passa muito rápido - mas a corrida permite compreender as transições entre as várias feições urbanas num ritmo intermediário. Lojas, casarões, pessoas, calçamentos, coisas esquecidas, tudo se mistura enquanto corremos. No final, resta um cansaço prazeroso e uma impressão confusa que guarda o ontem e o hoje.” João Paulo L. Guadanucci – Corredor e Gerência de Estudos e Desenvolvimento SESC São Paulo

Mande suas dicas e sugestões de pauta para o e-mail: bomretirodecorredores@bomretiro.sescsp.org.br

Thaddeus Sampaio – Corredor de rua há 5 anos Gerente de Sistemas

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO Administração Regional no Estado de São Paulo PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL Abram Szajman DIRETOR DO DEPARTAMENTO REGIONAL Danilo Santos de Miranda SUPERINTENDENTES Técnico-Social Joel Naimayer Padula

BOM RETIRO DE CORREDORES - Nº1

GERENTES Desenvolvimento Físico-Esportivo – Maria Luiza Dias Sesc Bom Retiro Milton Soares de Souza Adjunta Meilin Maria Werneck da Silva EQUIPE SESC BOM RETIRO Coordenadores Alessandra Neves Garcia,Claudia Cassia de Campos , Daniela Lacerda Natal, Débora Cravo, Ivoneide Oliveira Almeida, Marcela Weege, Simone Cristina Fonseca.

Boletim Bom Retiro de Corredores - nº1 - Agosto/13 Idealização: Claudia Cássia Campos, Cristiano Pires, Demário Alves, Gildeneide Santos, Milton Soares da Silva, Silvia Mayeda, Vânia Vassalo Projeto Gráfico, Edição de Arte e Coordenação Editorial: Claudia Santos Redação, Edição de Textos e Pauta: Eloá Cipriano, Jucileide de Oliveira Colaboradores: Cristiano Pires, Débora Cravo, Gildeneide Silva, João Batista Campos Revisão: Geraldo Ramos Jr. Edição de Vídeo: Romy Arita (estagiária)


MUSEU DA IMIGRAÇÃO

dica cultural

Ao desembarcar no Brasil, os imigrantes trouxeram muito mais do que o anseio de refazer suas vidas trabalhando nas lavouras de café no início da indústria paulista. Nos séculos XIX e XX, os representantes de mais de 70 nacionalidades e etnias chegaram com o sonho de “fazer a América” e acabaram por contribuir expressivamente na história do herdou sobrenomes, sotaques, costumes, comidas e vestimentas. Sediado no edifício da antiga Hospedaria do Brás, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo – instituição da Secretaria de Estado da Cultura – tem a proposta de estimular a reflexão sobre o processo migratório no Brasil a partir da história das 2,5 milhões de pessoas que passaram pela Hospedaria de Imigrantes entre os anos de 1887 e 1978. Contudo, a história da migração humana não deve ser encarada como uma questão relacionada exclusivamente ao passado; há a necessidade de tratar sobre deslocamentos mais recentes. A parceria entre o Museu da

Foto: Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo

país e na cultura brasileira. Deles, o Brasil

Dentro dos eventos da Semana “Bom Retiro de Corredores” o Museu da Imigração apresenta os grupos: • GRUPO ZORBÁS • GRUPO FOLCLÓRICO E CULTURAL KANTURA BOLIVIA • GRUPO FOLCLÓRICO TIROL

27

Dia 25/08 a partir das 8h15 na Praça de Convivência do Sesc Bom Retiro.

Imigração e o Sesc Bom Retiro propõe uma aproximação com a forte presença imigrante que caracteriza o bairro sede desta unidade. É no contato com a história dos locais de memória e dessas pessoas - que vieram de terras distantes - que entendemos a contribuição para a formação do que hoje

Atualmente o prédio encontra-se em restauração. Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 03164-300 - Mooca - São Paulo - SP Tel.: (11) 3311-7700/2692-1866 / 2692-9218 E-mail: museudaimigracao@ museudaimigracao.org.br www.museudaimigracao.org.br

chamamos de identidade paulista.

Nº1 - BOM RETIRO DE CORREDORES


manual de uso e aplicação

manual de uso e aplica

manual de uso e aplicação

BRC1 - Guia do atleta 2013  

Bom Retiro de Corredores - nº1 Especial Maratona de Equipes Sesc Bom Retiro

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you