Issuu on Google+

Publicação do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Ceará.

Edição Especial JAN/FEV/MAR2012 | Nº15

Defendendo os interesses e consolidando conquistas Nova sede, 25 anos em grande estilo Um marco ímpar na história do Sindicato.

Quem conhece, aprova.

Conheça o que dizem os associados sobre o SESCAP-Ceará


Editorial

Expediente Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Ceará. Endereço: Rua Eduardo Sabóia, 399 Papicu | Fortaleza - CE, CEP: 60175-145 Telefone: (85) 3273.2255 - 0800 601 2013 sescapce@sescapce.org.br www.sescapce.org.br Diretoria Triênio 2010-2013 Presidente: Carlos Augusto Carvalho Mapurunga Vice-presidente: Daniel Mesquita Coêlho Diretor Administrativo: Eudes Costa de Holanda Diretor Financeiro: José de Arimatéia Queiroz Diretora de Comunicação: Viviane Maciel Vieira Diretora de Eventos: Silvia Solange Marinho Pinto Diretor de Relações Trabalhistas: João Carlos Mineiro Moreira Diretor de Regionais: Helder Viana Rocha Diretor de Tecnologia: Anderson Ximenes Prado Suplentes Luciano Peixoto Guedes Jorge Martins de Lima Francisco Otaciano Lopes Francisco de Assis Lopes de Castro Idelfonso Fernandes da Silva Wanderley de Almeida Tânia Maria Paz Limeira Francisco Helço Sales Ana Cláudia Cavalcante Araújo Conselho Fiscal - Titulares Pretextato Salvador Quaresma Gomes Euvaldo Holanda Nogueira Danyelle Sales Mapurunga Suplentes Haroldo Marques De Andrade José Teixeira De Souza Filho Nadja Helena Martins Saraiva Delegados Representantes junto a Fenacon Carlos Augusto Carvalho Mapurunga Cassius Regis Antunes Coelho Impressão: Celigráfica Tiragem: 5.000 exemplares Projeto Gráfico, diagramação, edição CQueiroz Comunicação F. (81) 3429.5846 www.cqueiroz.com.br cqpress@cqueiroz.com.br

Ponto Empresarial

25 Anos e muito a comemorar E

sta é uma edição mais do que especial, pois ela pede licença às edições tradicionais e celebra nossos 25 anos. É um quar to de século dedicado ao setor de serviços cearense e recheado de fatos, personagens e momentos inesquecíveis. Do espaço emprestado na antiga sede do CRC-CE nos idos de 1987, passando por uma sala alugada na Av. Virgílio Távora, que ainda era Av. Estados Unidos e a primeira sede própria na Av. Washington Soares, chegamos a uma nova era da vida da entidade. Foram vários presidentes, várias diretorias, para que chegássemos até aqui. Cada um, respeitadas as limitações e circunstâncias da sua época, deram a sua parcela de contribuição para que o SESCAP chegasse a ser o que é hoje, um sindicato que goza do reconhecimento e respeito dos representados, de outras entidades e de autoridades. Coube a atual diretoria, com quem divido a gestão, o privilégio e a responsabilidade de organizar as ações comemorativas destes 25 anos, que se iniciaram ainda no final de 2011. | PÁG. 3 |

Já no início de 2012 tivemos nossa identidade visual estilizada para as comemorações, lançamos o livro: A Construção de uma For taleza, aconteceu lançamento de um selo postal e a inauguração da nova sede com um jantar oferecido aos nossos associados, parceiros e autoridades. A presente edição é um misto de resgate e de retrospectiva da criação e das ações do sindicato ao longo desses anos, mas trás também uma lente apontada para o futuro, para o que se espera para os próximos 25 anos. Registro os meus agradecimentos aos anunciantes, que vem sempre acreditando nesse projeto e emprestando as suas marcas ao sucesso da revista. Espero que o conteúdo possa agradar a todos e se transforme em uma fonte de consulta para aqueles que desejarem conhecer um pouco do passado do SESCAP e queiram contribuir com o seu futuro. Boa leitura! Carlos Mapurunga Presidente do SESCAP-Ceará Edição Especial


Sumário

08 Nova sede, 25 anos em grande estilo

30

12 Entrevista

Novas instalações do SESCAP mostra o crescimento da entidade

25

Quem conhece, aprova

15 Capa

26 Quem não se comunica...

Defendendo os interesses e consolidando conquistas

05 Um sindicado, muitas vozes 20 Linha do tempo 22 Excelência no que faz 28 Conhecimento sempre focado no associado

Ponto Empresarial

| PÁG. 4 |

Edição Especial


Entrevista diretores

Um sindicato, muitas vozes

Diretor Financeiro: José de Arimateia Queiroz Contador com 32 anos de atuação e colabora com o Sindicato desde 1997.

Vice-presidente: Daniel Mesquita Coêlho Contador com 12 anos de atuação e colabora com o SESCAP-Ceará desde 2007.

O que significa fazer parte da diretoria do SESCAP-CE? RESPOSTA - Poder contribuir para uma sociedade em geral é muito prazeroso, poder lutar por todos e, na vitória, sabermos que fizemos parte daquela luta.

Especialistas afirmam que diretores financeiros impactam diretamente nos resultados das empresas. Como acontece no SESCAP? RESPOSTA - No SESCAP as decisões que impactam nos resultados são tomadas por um colegiado (reuniões de diretoria), ou seja, as decisões são compartilhadas pelos diretores o que otimiza a margem de acerto.

Como é conciliar atividade profissional e dirigente sindical? RESPOSTA - Não é fácil, depende muito do porte da sua empresa. Mesmo assim você tem que se planejar, pois sabemos que o SESCAP-Ceará tem muitos afazeres e logo, toma muito tempo, principalmente em viagens. Mas como falei, fazendo um planejamento em sua empresa e no sindicato tudo dá certo. Ponto Empresarial

Em suas mais de duas décadas, qual característica mais sólida da entidade? RESPOSTA - Sua diretoria é formada por profissionais que conhecem com profundidade o dia a dia das empresas e isto fortalece as tomadas de decisões visando a solidez da entidade.

| PÁG. 5 |

Edição Especial


Como o sindicato tem se comportado frente a missão de conectar seus associados com as mais diversas tecnologias? RESPOSTA - De forma informativa, levando não só ao associado e filiado informações relevantes a respeito do assunto, mas ao contribuinte que reflete de forma direta no contexto social, contexto esse que é uma prerrogativa do sindicato de transformar a sociedade por meio das informações e de ações que contribuam para o seu desenvolvimento. Diretor de Tecnologia: Anderson Ximenes Prado Contador com 18 anos de atuação e colabora com o Sindicato há 12 anos.

E o sindicato como entidade, está preparado para lidar com um mundo cada vez mais digital e conectado? RESPOSTA - A revolução digital é algo dinâmico que muda constantemente e o sindicato não só com o seu corpo de colaboradores, mas toda diretoria tem buscado acompanhar essas mudanças seja ela em sua área de atuação ou em áreas afins.

Diretora de Comunicação: Viviane Maciel Vieira Contadora com 12 anos de atuação e colabora com o SESCAP-Ceará desde 2010.

Como você ressalta a importância da entrada do SESCAP-CE nas redes sociais e como isso impulsiona a visibilidade do Sindicato? RESPOSTA - Entendemos que a internet virou um meio de comunicação fortemente ativo, onde existe um leque de pessoas que lá estão conversando e trocando ideias. O mundo virtual virou o mundo pessoal de milhares de internautas. O ingresso das redes sociais só veio reforçar este contexto. Quando falamos de comunicação e interação entendemos que estas devem chegar às pessoas e as pessoas estando em seus “mundos”, na internet, também é lá que devemos estar. Com o SESCAP na rede pudemos alcançar um leque de pessoas que talvez não estivéssemos alcançando com outros meios de comunicação. Como vem sendo desenvolvida a comunicação com os associados e não associados? Qual a importância desta ferramenta? RESPOSTA - Nossa comunicação vem constantemente sofrendo alteração a fim de nos adequarmos as novas realidades comportamentais. Atualmente dispomos de uma newsletter semanal, uma revista trimestral, e-mkts de divulgações de eventos e ações, e contas em redes sociais. Em nosso mandato já alteramos o cenário de todas estas ferramentas, incluindo também mudança em nossa logo e site e as mudanças ainda não pararam. Queremos até o fim do mandato finalizar nosso clube de vantagens, disponível aos associados e nos integrarmos ainda mais na tecnologia. Tudo isso visando nos tornarmos mais atrativos com ferramentas úteis aos nossos usuários. Ponto Empresarial

| PÁG. 6 |

Diretor Administrativo: Eudes Costa de Holanda Técnico em Contabilidade. Atua no ramo há 43 anos e colabora com o Sindicato desde 2003.

Qual maior desafio em administrar o SESCAP-CE? RESPOSTA - Quando trabalhamos em equipe os desafios são imperceptíveis. Qual o segredo para o desenvolvimento contínuo do Sindicato? RESPOSTA - O trabalho contínuo da diretoria e colaboradores na defesa dos interesses dos associados.

Edição Especial


Como é o relacionamento do SESCAP com os órgãos públicos? RESPOSTA - Hoje tem muita influência nos órgãos RFB, SEFAZ e SEFIN. Como sua representatividade na maioria são as empresas de serviços contábeis, estes têm grande interesse em mantermos sempre bem informados. Por outro lado nosso trabalho junto aos órgãos se faz com bastante eficiência em prol dos interesses dos associados.

Diretor de Relações Trabalhistas: João Carlos Mineiro Moreira Contador com 28 anos de atuação e colabora com o Sindicato desde 2007.

Quais as atribuições legais do Sindicato no que diz respeito a representação dos associados? RESPOSTA - O SESCAP hoje representa muito bem seus associados como falei sobre os órgãos supracitados e também por estarmos sempre levando as dificuldades e apontando soluções viáveis aos problemas dos associados.

Diretora de Eventos: Sílvia Solange Marinho Pinho Contadora com 21 anos de atuação e colabora com o Sindicato desde 2010.

O SESCAP-CE sempre demonstrou preocupação com a formação técnica dos profissionais. Qual a importância dos cursos e treinamentos que são realizados? RESPOSTA - Atualmente estamos enfrentando escassez de profissionais com conhecimento especializado, ou seja, não temos mão de obra preparada para o trabalho. E com a nova metodologia de fazer treinamentos/cursos que o SESCAP-Ceará vem implementando, focando na nossa necessidade e se preocupando exatamente com as deficiências dos profissionais, além da utilização de novas tecnologias EAD e dos cursos presenciais, tem facilitado o aprendizado rápido, mais objetivo e com um menor custo. Em uma visão geral, como você analisa os eventos promovidos ao longo desses 25 anos? RESPOSTA - Entendo que o SESCAP-Ceará vem se firmando mais fortemente a cada dia, principalmente tentando trazer temas voltados para os empresários, que é o nosso associado. Isso vem fortalecendo o Sindicado junto às entidades de classes e à sociedade, constituindo-se como um formador de opinião em várias áreas, inclusive influenciando junto aos poderes Federal, Estadual e Municipal de forma atuante e necessária. Verifica-se tal influência nas várias conquistas que o SESCAP-Ceará vem promovendo nos últimos anos, favorecendo seu associado diretamente. Hoje a empresa associada ao Sindicato tem um diferencial importante, pois antecipa-se aos problemas, prepara-se para o novo e avança no conhecimento. Ponto Empresarial

| PÁG. 7 |

Diretor de Regionais: Helder Viana Rocha Técnico de Contabilidade com 9 anos de atuação e colabora com o Sindicato há 8 anos.

Qual a imagem da entidade no meio empresarial? RESPOSTA - Atualmente vejo como entidade altamente conceituada e mais reconhecida na classe contábil e empresarial. Como você define o processo de interiorização das ações do SESCAP? RESPOSTA – Trabalho e profissionalismo vêm sendo a meta para grande sucesso hoje adquirido. Edição Especial


Nova sede, 25 anos em grande estilo F

oi assim que o SESCAP-Ceará comemorou no último dia 29 de junho de 2012, um marco ímpar na sua história, a inauguração da nova sede. O evento deu início às comemorações dos 25 anos de história do Sindicato. A inauguração teve abertura às 19h e

Ponto Empresarial

aconteceu já na nova sede, localizada na rua Eduardo Sabóia, 399, Papicu, nas proximidades do Bom Preço da Avenida Engenheiro Santana Júnior. Dando início às festividades, foi oferecido um coquetel de recepção onde os presentes puderam conversar e trocar informações acerca do acontecimento. Na oportunidade, os convidados foram

| PÁG. 8 |

conduzidos às novas instalações, conhecendo de perto a nova estrutura. Dada por encerrada a visitação, deu-se início a cerimônia de inauguração.

A Cerimônia A cerimônia foi iniciada com um belo texto de abertura, que falava sobre as

Edição Especial


bases sólidas construídas pelo homem, fazendo alusão a uma passagem do Evangelho, seguido da seguinte afirmativa acerca do SESCAP: “As coisas construídas com autenticidade marcam a essência, dando moradia a essa grande essência”, relembrando todo o trabalho já feito pela Entidade. Em seguida, foi a vez do presidente Carlos Mapurunga dar continuidade à solenidade agradecendo a presença de todos e fazendo uma passagem pelos 25 anos de história do SESCAP-Ceará, lembrando um pouco das suas conquistas, colaboradores, realizações e os antigos presidentes e diretores que passaram ao longo desse tempo. Mapurunga seguiu proferindo sobre a nova sede, mais espaçosa,

Ponto Empresarial Ponto Empresarial

funcional, moderna, com amplo estacionamento. O novo espaço conta com uma estrutura destinada para eventos do próprio SESCAP, incluindo capacitação, laboratório de práticas em serviços e salas de aula reversíveis

para um miniauditório. Mais um ponto de destaque para o local é que além de servir como mais um ponto de apoio para o setor de serviços, a pretensão

| PÁG. 9 | | PÁG. 9 |

também é oferecer cursos gratuitos de informática e alfabetização de jovens e adultos, em benefício das comunidades carentes da região. Após a palavra do presidente, foi o ponto alto da noite. Carlos Mapurunga acompanhando de Irineu Thomé, vice-presidente institucional da FENACON, que representava o presidente Valdir Pietrobom e do vice-presidente da região Nordeste, Edson Oliveira, realizaram o descerramento da placa, marcando de fato, a inauguração do novo espaço. Seguindo para a recepção do local, os presentes puderam participar da inauguração de uma galeria histórica, a Galeria de Fotos dos Presidentes que escreveram a história ao longo desses 25 anos, que encerrou a solenidade no local.

JAN/FEV/MAR 2012 Edição Especial


Dando continuidade as celebrações do dia, foi a vez de seguir para o Alice’s Buffet, para um jantar comemorativo. A recepção teve início às 21h, com um coquetel de recepção e uma música ambiente, seguindo às 22h para o cerimonial.

O Jantar Comemorativo “Princípios, Harmonia, Conquistas, Avanços, Determinação, Lutas, Profissionalismo, Foco, Soluções, Verdade, Responsabilidade, Equilíbrio e Propósito”, com essas palavras foi iniciada a cerimônia.

SESCAP-Ceará proferiu as palavras do brinde dando as boas vindas aos convidados, falando que “os 25 anos passados serão uma forte base dos 25 que virão pela frente”. Após o pronunciamento, foi exibido um vídeo sobre a história do Sindicato.

Depois da abertura, o presidente do

Destaques da noite Outros dois pontos marcaram a noite: o lançamento do selo e do livro. Os Correios lançaram um selo em homenagem ao Jubileu de Prata do Sindicato, fazendo deste momento dos 25 anos um marco eternizado entre a sociedade. A apresen-

Ponto Empresarial Ponto Empresarial

| PÁG. 10 | | PÁG. 10 |

tação do selo foi feita pelo presidente do SESCAP-Ceará acompanhado de um representante dos Correios. O lançamento do livro foi outro ponto de grande destaque na noite. Intitulado de “A Construção de uma Fortaleza”, com textos de José Mapurunga, é uma obra de homenagem à capital cearense, fazendo uma retrospectiva da Fortaleza do ano de 1649 até os dias de hoje, de povoado até se tornar uma metrópole. E atrelada a essa história, mostra também o crescimento do Sindicato em Fortaleza e a sua contribuição nesse crescimento. “O livro é mais um registro principal de uma história de muitas vitórias e lutas, uma história

JAN/FEV/MAR 2012 Edição Especial


escrita por homens e mulheres à frente de seu tempo, de um tempo que traz orgulho e gratidão”, foi citado no texto de cerimônia. Em seguida, foram citados os presidentes que passaram pela história do Sindicato. “A história dos 25 anos está presente em cada colaborador, em cada fornecedor, em cada conquistaque está escrita no esforço, no suor, no trabalho e na liderança de grades

homens. Verdadeiros visionários que à sua maneira contribuíram para que o SESCAP-Ceará seja essa grande referência de organização e serviço”, após esse pronunciamento por parte do mediador do evento, foi a vez do atual presidente, Carlos Mapurunga ser convidado para participar da foto oficial e recepcionar todos os que fizeram parte da história da Entidade. Seguindo o momento, encerraram-se as solenidades com um agradecimento e a come-

moração foi continuada com um jantar dançante comandado por Luisinho e Banda. O evento foi de muito sucesso, graças à participação de todos que contribuíram direta e indiretamente com a história da Entidade. As comemorações estão só começando, que venham mais 25 anos de conquistas e lutas pela frente, para mais 25 anos de comemorações.

A história dos 25 anos está presente em cada colaborador, em cada fornecedor, em cada conquista que está escrita no esforço, no suor, nas lágrimas e nas lideranças de grades homens.

Ponto Empresarial Ponto Empresarial

| PÁG. 11 | | PÁG. 11 |

JAN/FEV/MAR 2012 Edição Especial


Entrevista com o Presidente

Entrevista com Carlos Mapurunga Perfil do Presidente: Graduado em Contabilidade e Direito pela UNIFOR – Universidade de Fortaleza; Pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas; Sócio-Administrador da Master & Mapurunga Contábil. Integrante do Conselho consultivo do SENAC-Ceará; Membro do Subcomitê Estadual para Gestão da Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios – REDESIM; Membro do Fórum das Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará; Membro do Conselho de Representantes da FENACON.

1) Sua história no SESCAP-CE é de longa data. Como é integrar a diretoria do Sindicato como presidente em um ano tão especial? Encaro como um presente recebido pelos anos dedicados à entidade. Realmente é um ano muito especial, não somente pela data em si, mas principalmente pelas conquistas e realizações, que quis o destino, estão coincidindo com o aniversário de 25 anos. 2) Qual a maior conquista do Sindicato ao longo desses 25 anos? O reconhecimento por parte da sociedade como um Sindicato atuante, sério e comprometido com o setor de serviços e com o desenvolvimento do estado. Quando falo em sociedade me refiro aos segmentos representados pelo SESCAP, pelas outras entidades e pelas autoridades. 3) Em todo ramo de atuação existem dificuldades e obstáculos. Você poderia citar quais os principais que afetam o setor de serviços cearense?

Ponto Empresarial

Sem sombra de dúvidas é a burocracia que reina no ambiente de negócios. É oneroso e lento o processo de abertura e funcionamento de uma empresa. Isso aliado ao tratamento dado aos pequenos. Não se pode exigir e tratar uma pequena empresa da mesma forma que se trata as grandes. È necessário processos mais simples, mais ágeis e uma tributação mais simplificada. 4) Em 2011, na sua gestão, o SESCAP ganhou uma nova cara, uma nova marca. Como você poderia resumir o resultado dessa renovação perante a sociedade? O resultado é mais reconhecimento, mais legitimidade e mais representatividade. Hoje é possível falar de igual para igual com todos os segmentos de poder no nosso estado. Conquistamos o reconhecimento de autoridades, presidentes de outras entidades e até mesmo da imprensa. Isso gera benefícios para os nossos representados, pois passamos a ter uma voz mais ativa e nossas demandas coletivas tendem a repercutir de forma mais eficaz. Agora é bom lembrar que | PÁG. 12 |

tudo o que está acontecendo é fruto de conquistas de várias gestões. Todas elas tiveram a sua importância. 5) O SESCAP-CE tem um papel de destaque na economia do Ceará e vem ganhando força como um dos principais sindicatos do país. Na sua opinião, a que se deve o crescimento desta ampla visibilidade? Muito trabalho. Com a ajuda de toda a diretoria, diversificamos a nossa atuação em várias frentes, o que gerou resultados antes não alcançados, redundando em reconhecimento e mais valorização das nossas ações. 6) Qual a importância das parcerias firmadas entre SESCAP-CE e os órgãos público/entidades de classe? Nós temos várias parcerias firmadas e com propósitos diversos. Na certiEdição Especial


" Vejo o SESCAP-

-Ceará como uma entidade que tem muito a contribuir com o desenvolvimento econômico e social do estado

Reunião Subcomitê Estadual da REDESIM

ficação digital, temos com o CRC-CE, com a OAB-CE e com o SINDCONT Sobral. Em outras frentes, temos com a JUCEC, que possibilita disponibilizar para os nossos associados, consultas on line à base de dados da Junta. Esses convênios são de vital importância para nós e para nossos filiados, pois possibilitam o acesso a uma variada gama de serviços de forma personalizada. 7) Qual a participação do SESCAP no cenário nacional do Sistema FENACON/SESCAP/SESCON? Hoje somos uma referência nacional para o Sistema. Temos recebido várias visitas de outros sindicatos com o propósito de fazerem benchmarking, seja na área sindical, seja na certificação digital. Isso é muito bom, pois eleva o nome do Ceará nesse cenário nacional e nos habilita a interferir diretamenPonto Empresarial

te nos destinos do sistema como um todo. 8) No momento, qual é o foco de trabalho do SESCAP-CE? Nesse exato momento toda a nossa nova estrutura, recursos e pessoas estão mobilizados nas estratégias de atuação neste segundo semestre. Queremos marcar este período como o de impulso na nossa atuação, que a partir dessa nova era, o SESCAP possa colher os frutos daquilo que foi construído ao longo do seu primeiro quarto de século, frutos que favorecem todo o setor de serviços cearense. 9) E quais principais metas traçadas para sua gestão? Essas metas foram traçadas logo no primeiro momento do nosso mandato, quando nos reunimos e revisamos o | PÁG. 13 |

planejamento estratégico da entidade. No momento atual é, a partir da nova sede, criar uma central de serviços para atendimento aos nossos associados, que englobará JUCEC, SEFIN, SEFAZ e RFB e um programa de educação continuada para formação de recursos humanos para atender à carência de pessoal qualificado no setor de serviços. 10) Como você vê o Sindicato em um futuro próximo? Vejo o SESCAP-Ceará como uma entidade que tem muito a contribuir com o desenvolvimento econômico e social do estado, com o fortalecimento do setor de serviços e que contará cada vez mais com o apoio e o reconhecimento de seus representados e da sociedade, resultado de ações estruturais que transformem o modo de pensar e agir das pessoas, empresas e autoridades. Edição Especial

"


Ponto Empresarial

| PÁG. 14 |

Edição Especial


Matéria de Capa

Defendendo os interesses e consolidando conquistas.

O ano era 1987. Período de transformações nos mais variados âmbitos da sociedade brasileira. Na política, em meio à crise provocada pelo fracasso do Plano Cruzado, foi lançado o Plano Bresser pelo Ministério da Fazenda do Governo Sarney, em mais uma tenta-

Ponto Empresarial

tiva de conter a inflação brasileira. Na arte, o Brasil se despedia de um de seus maiores poetas e cronistas, Carlos Drummond de Andrade. Quando se fala em esporte, neste mesmo ano, o time masculino de basquete do Brasil obteve a sua histórica e inesquecível

| PÁG. 15 |

vitória que surpreendeu o mundo, na final do Panamericano de Indianópolis (EUA), contra a temida equipe dos Estados Unidos, donos da casa. Dentro deste cenário dos anos 80, nasce em Fortaleza a história do Sindi-

Edição Especial


cato das Empresas de Serviços Contábeis e Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Ceará. No começo, sua nomenclatura passou por algumas mudanças: em 26 de agosto de 1987 foi chamado de Associação Profissional das Empresas de Serviços Contábeis do Estado do Ceará. Em 1988, foi intitulado Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Ceará. Quatro anos mais tarde, seu nome passou a ser SINDSERVICE, com inclusão de outras atividades econômicas preponderantes no segmento serviços. Em 1995, a sigla do Sindicato foi novamente alterada para SESCON-CE. Em julho de 2004 assumiu a atual denominação SESCAP-Ceará. É filiado à FENACON - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento Perícias, Informações e Pesquisas, o Sindicato integra o Sistema Confederativo de Representação Sindical - SICOMÉRCIO, a que se refere o art. 8º, inciso IV da Constituição Federal.

As duas palavras caminham juntas, de mãos dadas. Um sindicato sustentável e representativo gera um círculo virtuoso: com apoio dos associados, novos serviços/produtos chegam às categorias representadas; as empresas se associam para ter acesso a estes serviços; a empresa associada percebe o papel do sindicato e participa de forma a aumentar sua representatividade. Fechando o ciclo, os sindicatos obtêm maior legitimidade e volume de serviços para suas bases. Como o ponto precípuo de suas atuações é defender o setor de serviços cearense, o SESCAP desenvolve ações de defesa, sempre objetivando o interesse comum. Entre elas estão a negociação de convenções coletivas; o combate a burocracia nos órgãos governamentais; e a atuação parlamentar na defesa dos interesses dos representados.

O binômio de atuação Este um quarto de século pode resumir-se em duas competências-chave: representatividade e sustentabilidade.

Ponto Empresarial

| PÁG. 16 |

E os benefícios às empresas associadas não param por aí. Existem produtos e serviços oferecidos pelo Sindicato como os Cursos e Palestras para atualização e crescimento profissional dos associados; Convênios e Parcerias com empresas, órgãos públicos, entidades de classe etc; centralização de atendimento ao EI, entre outros. (Veja no quadro abaixo) Com investimentos em iniciativas como capacitação, planejamento e gestão, marketing associativo e oferta de serviços, o Sindicato estará preparado para prestar bons serviços e ações que os associados esperam. Estes atrativos constroem entidade sindical forte e sustentável, como é o SESCAP-Ceará. A criação de uma identidade De acordo com especialistas, a construção eficaz de uma identidade tanto de empresas, sindicatos ou órgãos, é um importante elemento no dia a dia de qualquer entidade estando relacionado com todas as suas áreas de atuação. Este conceito pode ser entendido como o conjunto de ideias e valores transmitidos através de diversos meios, com a intenção de criar uma “personalidade” própria a si asso-

Edição Especial


ciada. Ao longo dos anos, o SESCAP construiu, pouco a pouco, sua imagem sob uma base sólida e estratégica que definiram a sua trajetória fundamentada na ética, respeito e credibilidade. Representatividade reconhecida em todo o país Com 25 anos atuando no Ceará, o SESCAP traz a solidez de um sindicato forte e proativo. E essa atuação acontece justamente no período em que o setor de serviços foi se afirmando e tornou-se a principal atividade econômica de Fortaleza. Nesse contexto, o Sindicato tornou-se a referência mais notável da representatividade do setor de serviços. Transformando as informações em números: o Ceará é formado por mais de sete mil empresas filiadas, e que atuam em cerca de 50 segmentos econômicos. Para representar e defender os interesses dessas empresas do segmento, sempre contou, ao longo de sua história, com diretorias orientadas por princípios, valores e objetivos e com

equipes de colaboradores devidamente capacitadas. Indubitavelmente, uma história de participação em ações que garantem sustentabilidade e longevidade das empresas representadas, nas esferas política, legal, comercial e, principalmente, nas esferas fiscal e tributária. Traçando metas, vencendo desafios, consolidando conquistas Em uma de suas frases, o notável economista francês Jean Fourastié, diz que “o limite ideal para o qual se encaminha a nova organização do trabalho é aquele em que este se limitaria a esta única força de ação: a iniciativa”. E foi essa força que impulsionou o Sindicato a buscar cada vez mais suas metas, ultrapassando barreiras, com ousadia. Para tanto, é necessário estar sempre atento às necessidades e aos principais debates políticos, sociais e

econômicos da região e do país, zelando pelos interesses dos associados e da sociedade como um todo. Em seu histórico o Sistema FENACON/ SESCAP/SESCON coleciona infindas lutas, conquistas e vitórias. Fortes batalhas foram travadas a favor da desburocratização e da redução da carga tributária. O êxito alcançado é devido ao foco mantido pela entidade. É sempre uma árdua jornada em prol das categorias representadas, porém demasiadamente gratificante. Cada resultado positivo, alavanca o anseio de mais vitórias. Cada dificuldade é transformada em aprendizado. Veja no quadro abaixo algumas das principais conquistas:

Conquistas - Derrubada da MP 232; - Prorrogação da entrega do SPED 2010; - Inclusão das empresas de contabilidade no Anexo 3 da Lei Geral; - Reajuste do sublimite estadual do SIMPLES para 2012.

Ponto Empresarial

| PÁG. 17 |

Edição Especial


Importantes ações estão atualmente em curso - Correção do valor do adicional do imposto de renda das pessoas jurídicas de R$ 20 mil para R$ 50 mil; - Combate à substituição tributária e a diferença de ICMS cobrado nas fronteiras; - Inclusão no SIMPLES Nacional de todas as empresas, independentemente de ramo de atividade; - Proibição de retenção de INSS maior que o valor a pagar.

Ponto Empresarial

O resultado dessas lutas são grandes conquistas para toda a sociedade e contribuem para o desenvolvimento do Ceará. Além de interações com todos os níveis governamentais e em todas as esferas de poder, o SESCAP-Ceará tem assento em várias entidades e fóruns. Podemos destacar: a Comissão de Política Tributária e Crédito da FECOMÉRCIO, no Conselho estadual do SENAC; o Fórum Estadual das microempresas e empresas de pequeno porte do Ceará; o Grupo Temático de desburocratização e políticas tributárias da CDL; o Subcomitê Estadual da REDESIM, que é a rede nacional para a simplificação do registro e da legalização de empresas e negócios; o Conselho de representantes da FENACON. Entre os desafios planejados para a nova gestão estão: o estreitamento

| PÁG. 18 |

ainda maior das relações do Sindicato com diversos órgãos públicos; intensificação do relacionamento com a mídia, ampliando sua visibilidade para a sociedade; a interiorização das ações; melhorias dos canais de comunicação com associados e filiados; e a inauguração da nova sede.

Edição Especial


O trabalho não pode parar O contínuo trabalho do Sistema FENACON/SESCAP/SESCON não para e será sempre intransigente na defesa e representação de associados e filiados, centrando a sua atividade em ações estruturais que garan-

tam sustentabilidade e longevidade às empresas integrantes dos segmentos econômicos representados, em especial do setor de serviços. Integram as bandeiras e atividades do Sistema o combate à burocracia nos órgãos governamentais, atuação parlamentar na defesa dos interesses do setor de serviços, defesa das reformas tributária e trabalhista e interlocução em nome dos representados junto aos fiscos federal, estadual e municipal. Algumas importantes ações estão atualmente em curso. São elas: correção do valor do adicional do imposto de renda das pessoas jurídicas de R$ 20 mil para R$ 50 mil, combate à substituição tributária e a diferença de ICMS cobrado nas fronteiras, Inclusão no SIMPLES Nacional de todas as empresas, independentemente de ramo de atividade, proibição de retenção de

Ponto Empresarial

| PÁG. 19 |

INSS maior que o valor a pagar e a redução e escalonamento das multas estipuladas pela RFB por atraso ou erro/omissão nas obrigações acessórias. Todas estas ações são possíveis com perseverança e empenho em prol do interesse comum. Muitas batalhas hão de surgir, mas o Sistema , que é composto por sindicatos fortes como o SESCAP-Ceará, está a postos para enfrentar as adversidades que aparecerem ao longo dos anos. Caso apareça mais “uma pedra no meio do caminho”, parafraseando o poema nosso saudoso e já citado Drummond, independente do seu tamanho, ela será transformada em uma barreira transponível. Porque para o SESCAP-Ceará, nada é impossível quando se tem união e vontade de trabalhar.

Edição Especial


Linha do tempo presidentes

A cada gestão, um líder

AMÂNDIO FERREIRA DOS SANTOS

JOSÉ MARIA MARTINS MENDES

Ponto Empresarial

PEDRO JORGE DE ABREU BRAGA

| PÁG. 20 |

PEDRO COELHO NETO

CLEODON DE BRITO SARAIVA

Edição Especial


o longo de seus 25 anos, o SESCAP-Ceará foi conduzido por verdadeiros líderes do setor de serviços cearense: os presidentes. A cada gestão, compromissos se renovaram, fortalecendo as raízes do Sindicato que são permeadas na ética, transparência e responsabilidade. Conheça a seguir, os nove presidentes que fizeram parte desta história.

A

URUBATAM AUGUSTO RIBEIRO

CASSIUS REGIS ANTUNES COELHO

PRETEXTATO SALVADOR QUARESMA GOMES DE OLIVEIRA MELLO

Ponto Empresarial

CARLOS AUGUSTO CARVALHO MAPURUNGA

| PÁG. 21 |

Edição Especial


Serviços do SESCAP-CE

Excelência no que faz P

riorizando sempre os seus associados, o SESCAP busca sempre oferecer serviços e benefícios que agreguem valor aos mesmos. Por todos esses anos vem elaborando atividades e atuando para gerar sustentabilidade às empresas e categorias que representa. Ao longo dos 25 anos, muitos destaques marcaram o SESCAP-CE. Desde o início da sua

história, já mostrava força e determinação no que queria. Em junho de 2009 foi criada a AR-SESCAP, uma autoridade de registro credenciada para efetuar a validação de certificados digitais. Desde a sua criação, o Sindicato criou uma equipe com estrutura especial para realizar os atendimentos, orientando e treinando usuários dessa tecnologia, sendo assim, a maior autoridade de registro do

Estado. E em 2011, a AR-SESCAP atinge seu recorde mensal de atendimentos, impulsionado pela conectividade social, graças ao avanço tecnológico. Hoje a certificação digital conta com seis pontos de atendimento espalhados pelo Ceará, buscando sempre prestar o melhor serviço aos seus associados. Confira abaixo:

• SESCAP (Sede) - Rua Eduardo Sabóia, 399 Papicu Inf. 0800 601 2013 • Posto CRC – Av. da Universidade, 3057 – Benfica Inf. 0800 601 2013 • Shopping Avenida – Av. Dom Luís, 300 – Aldeota (Atendimento as segundas, quartas e sextas) Inf. 0800 601 2013 • Fórum Clóvis Beviláqua - Sala do Advogado (atendimento as terças e quintas) Inf. 0800 601 2013 • Juazeiro do Norte - Rua São Pedro, 167 – Centro – Inf. (88) 3512.3192 • Sobral - Rua Floriano Peixoto, 488 - Centro - Inf. (88) 3614.2243

Em reconhecimento à fidelidade dos seus associados e do público em geral na utilização dos seus serviços, frequentemente o SESCAP realiza promoções, como sorteios, distribuição de brindes e o melhor: associados tem desconto na aquisição de certificados digitais. Realiza também parcerias para levar atendimento personalizado e comodidade a outros públicos, a exemplo das

Ponto Empresarial

realizadas com a OAB-CE, CRC-CE e SINDCONT Sobral.

Plantões de atendimento no Balcão SEBRAE e Central Fácil

Banco de Talentos

O Sindicato, em parceria com outras entidades (CRC, SEBRAE e STDS) mantém dois plantões de atendimento que oferecem gratuitamente serviços de assessoria e prestação de informações para quem deseja abrir uma empresa, se formalizarem através do EI ou até mesmo pequenos empresários que já abriram as suas empresas. O

Para os recém-formados ou os que por qualquer motivo estão fora do mercado de trabalho, foi criado o Banco de Talentos, cadastro de currículos disponível no site, que aproxima candidatos e empregadores, que são as empresas associadas ao SESCAP-Ceará.

| PÁG. 22 |

Edição Especial


Central Fácil

Primeira certificação digital

objetivo é fomentar o desenvolvimento do estado através da abertura de novos negócios e disseminar a cultura empreendedora. Os plantões funcionam na sede do SEBRAE-Ce e na Central Fácil de fortaleza. Clube de Vantagens É um clube de descontos e benefícios que são negociados com um grupo de empresas parceiras de diversos segmentos. Os benefícios são ofertados para os associados Assessoria Jurídica A entidade presta consultoria e assessoria jurídica trabalhista gratuita, para

os associados, possibilitando a análise de documentos de constituição, alteração e encerramento de empresas. Estes documentos devem ser entregues em dias estipulados pelo próprio Sindicato e o associado pode acessar o serviço por email ou telefone. Para conhecer os demais serviços, basta acessar o www.sescapce.org. br . Capacitação O Sindicato sempre ofereceu eventos de natureza técnica para seus associados, porém percebeu-se a necessidade de temas mais diversificados, fora do eixo contábil. Encontros abordando assuntos de cunho gerencial foram

crescendo, permitindo assim maior participação de profissionais de outras áreas. Anualmente, o Ambiente Empresarial, evento de grande porte promovido pelo SESCAP-Ceará, busca aprofundar temas atuais que agreguem valor ao dia a dia das empresas de serviços. Os Seminários SPED e Estadual das MPE’s conseguem reunir vários profissionais que buscam capacitação e aperfeiçoamento de modo mais intenso e dinâmico. Em tempos cibernéticos, o avanço tecnológico contribuiu bastante para a disseminação da educação continuada

Balcão SEBRAE

Regional Sobral Ponto Empresarial

| PÁG. 23 |

Edição Especial


às empresas associadas. A modalidade de curso à distância ultrapassa as barreiras geográficas, levando conhecimento para onde quer que o participante esteja. Cursos onde os profissionais poderão ter acesso através da internet, com temas específicos e pertinentes com a atualização dos interessados. Consultas à JUCEC Os associados que tiverem interesse em solicitar informações constantes para cadastro da JUCEC, devem enviar email para juliana@sescapce. org.br com cópia para debora@sescapce.org.br. Para realizar as consultas, basta informar os seguintes dados CNPJ ou NIRE. Os interessados poderão pesquisar

Ponto Empresarial

sobre situação da empresa (espelho); administradores; antecessoras/sucessoras; bloqueios; consorciadas; dados da empresa; filiais; histórico; histórico status; livros; microfilmagens; participações em outras empresas; represen-

| PÁG. 24 |

tantes legais; sócios /titular e sócios anteriores. Após solicitação, basta aguardar e o SESCAP-Ceará entrará em contato com cada solicitante.

Edição Especial


Depoimentos Associados

Quem conhece, aprova. DEPOIMENTOS Temos no SESCAP-Ceará mais que um Sindicato, temos um parceiro que sempre age de forma objetiva e direta para defender os assuntos de interesse da Classe, buscando a primazia em temas que irão influenciar a condução de nossas atividades. No SESCAP-Ceará temos a oportunidade de discutir e debater assuntos relevantes e que afetam o dia a dia dos escritórios. Nele, encontramos o apoio e a direção que muitas vezes nos falta, tornando-se assim um centro de excelência para quem deseja ter um escritório de sucesso. Parabéns ao SESCAP-Ceará por seus 25 anos. Cleinilton Alves Medeiros, Sócio-Diretor da Auditares Contadores Associados S/S

Parabéns ao SESCAP-Ceará que ao longo desses 25 anos cresceu, apareceu e tem feito grande diferença a classe empresarial. Mérito da forma proativa de atuação! Climene Porto, Sócia-Diretora da Soluções em Contabilidade

Parabenizo o presidente, Carlos Augusto Carvalho Mapurunga, e toda a equipe que faz parte do SESCAP-Ceará pelos seus 25 anos de atividade. Somos associados a este órgão que busca apoiar e trazer benefícios às categorias que representa, demonstrando compromisso e seriedade no trabalho desenvolvido. Estamos satisfeitos com a parceria estabelecida.” Francisco de Assis Diniz, Presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT)

O SESCAP-Ceará foi fundamental para que pudéssemos oferecer um serviço de certificação digital com qualidade, pontualidade e principalmente ofertando aos nossos clientes a comodidade de fazerem a sua certificação no seu próprio município (Viçosa do Ceará). Com certeza o SESCAP-Ceará continuará, nos próximos 25 anos, a ofertar bons serviços e assessoria exemplar aos seus associados. Parabéns SESCAP-Ceará! Francisco das Chagas Fontenele, Contador – Viçosa do Ceará-CE Ponto Empresarial

| PÁG. 25 |

Edição Especial


Comunicação SESCAP-CE

Quem não se comunica... ocado em estabelecer sempre um bom relacionamento com os associados e disponibilizar informação de qualidade, o SESCAP-Ceará investe em meios de comunicação que possuam grande abrangência, força e visibilidade. Com o objetivo de mostrar sua representatividade diante da sociedade e divulgar ações, cursos e outras atividades, o Sindicato busca acompanhar o processo evolutivo das mídias, proporcionando assim uma divulgação intensa sobre assuntos acerca da Entidade.

F

Identidade O conjunto gráfico que compõe a marca do SESCAP faz uso de uma tipologia forte e flexível, podendo assim, aplicar dinamismo e modernidade à marca. No ano de 2008, imprimiu-se um "S" maiúsculo, em estilo contemporâneo, deixando para trás a ideia de letras minúsculas, uma tendência ultrapassada. As cores foram mantidas, mas o logotipo passa a ter o mesmo tom marrom mais escuro da logo, trazendo o bege médio para o nome Ceará, mantendo associação com a marca antiga.

Conheça os veículos de comunicação do SESCAP-Ceará: Site Em 2011, o site do SESCAP-Ceará ganhou cara nova e ficou muito mais dinâmico e prático. O novo site do SESCAP surpreendeu seus usuários com a mudança, despertando mais interesse nos internautas.

Newsletter A Ponto de Informação é uma newsletter que leva semanalmente aos associados, notícias do cotidiano do sindicato e da categoria em primeiro plano, para que todos fiquem informados sobre as novidades do SESCAP e do mercado de serviços através de uma leitura rápida, pontual e direta. E-mails marketings O Sindicato utiliza também o envio de email marketings, para divulgação de cursos e palestras, entre eles os modelos SESCAP em Curso, SESCAP Divulga e Informe Extra.

Ponto Empresarial

| PÁG. 26 |

Revista do SESCAP-Ceará A Ponto Empresarial aborda temas em destaque no campo profissional, repassa os últimos informes acerca do SESCAP-Ceará, divulgando ações, eventos, cursos e novidades. Mostrando em maiores detalhes para os seus associados, tudo o que acontece dentro e fora da entidade.

Edição Especial


Impulsionado pela busca por inovar e melhorar a cada dia, em 2010, o Sindicato resolveu ousar e mudou as cores de sua logomarca. A moderna combinação de cores, azul e cinza, veio transmitir seriedade e uma personalidade mais corporativa à logomarca, reforçando a tônica empresarial do SESCAP. O azul escolhido tem um tom elegante e um astral jovial, de modo que aliado ao cinza (cor neutra e clássica), dá o toque de contemporaneidade e sofisticação que o Sindicato deseja. O novo estudo de cor, desenvolvido pela agência de comunicação responsável pelas campanhas do Sindicato, teve a participação direta de toda a diretoria, em especial da diretora de Comunicação, Viviane Maciel.

Ofertar benefícios e serviços que aumentem a capacitação daqueles que defende. Essas são responsabilidades do SESCAP-Ceará, que tem orgulho em fazer o que faz e mais ainda, de mostrar tudo isso para você.

Redes sociais Seguindo no ritmo da evolução digital, o SESCAP também está nas redes sócias. O Twitter é o mais novo meio de divulgação do Sindicato. Com atualizações durante todo o dia em 140 caracteres, o microblog é o meio mais rápido que o internauta tem para saber tudo sobre o setor de serviços. Atualmente o @sescapce conta com 528 seguidores. Siga-nos você também!

exatamente por isso que o SESCAP está sempre em evidência nos veículos de comunicação cearense. Sempre levando informações importantes para toda a população. Assuntos como Imposto de Renda, Declaração do Empreendedor Individual, estiveram em pauta nos principais meios tendo como o Sindicato como fonte.

SESCAP e a imprensa cearense Se for de interesse geral da sociedade, a imprensa divulga. É

Ponto Empresarial

| PÁG. 27 |

Edição Especial


Eventos SESCAP-CE

Conhecimento sempre focado no associado Em 25 anos de estrada a educação se tornou um dos alvos mais expressivos do SESCAP-Ceará, que trabalha para que a empresa associada esteja sempre caminhando junto com a evolução do mercado. Para consolidar essa ideia, em setembro de 2010, foi criada a UNISESCAP-Ceará, que funciona como braço da educação corporativa do Sindicato e tem o objetivo de segmentar e realizar ações de capacitação, ofertando cursos, seminários, palestras e eventos de alto nível para associados e público em geral. Além disso, a UNISESCAP prepara um programa de educação continuada, inicialmente voltado para o segmento contábil, a fim de suprir carência de recursos humanos com formação técnica de qualidade, fazendo com que as empresas associadas

possam enfrentar os novos desafios e exigências quanto à aquisição de novas competências e habilidades. Dentro dos tipos de eventos ofertados pelo Sindicato, estão: SESCAP em Curso Os cursos são um dos pontos principais da promoção do conhecimento dedicado aos associados. Cursos presenciais, educação à distância - EAD, seminários, palestras, capacitações somados a links para programas (à distância) da UNIFENACON. Nessa modalidade o SESCAP sempre procura oferecer temas que sejam de interesse das empresas, normalmente temas que precisam ser aprendidos e/ou revisados por todos os profissionais, tais como: IFRS aplicado às MPEs; Organização de Arquivos Contábeis e Fiscais; em versão EAD, Obrigações Acessórias – DMED, DIMOB, DIRF; no quesito seminário, Legislação, Inconsistência e Fiscalização no âmbito do Simples Nacional foi tema do regional, realizado na cidade de Sobral; e capacitações, tal como Curso de Qualificação para office-boy.

Almoço e Café-Palestra Como o próprio nome já diz, o Sindicato une uma empresa especializada em um assunto de interesse dos associados a um almoço oferecido em um hotel da Cidade de Fortaleza, num brunch arquitetado para construir o conhecimento e proporcio-

nar um momento o qual conversas e networking possam ser construídos. Seminários e Encontros temáticos Todos os anos o SESCAP realiza seu evento de maior porte, o Ambiente Empresarial, espaço onde empresas públicas e privadas, lideranças do setor de serviços, entidades de classe, contabilistas e empresários em geral trocam experiências e iniciam novos contatos, durante palestras que proporcionam aos participantes um mergulho nas diversas possibilidades do tema focado no ano. De acordo com depoimento dado pelo presidente do SESCAP-Ceará, Carlos Mapurunga, durante Ambiente Empresarial de 2011, as MPE's há muito tempo

Ponto Empresarial

| PÁG. 28 |

Edição Especial


configuram um dos focos do Sindicato e proporcionar um evento que aborda a realidade das pequenas empresas e as prepara para trilhar um caminho de grandes oportunidades era um desejo antigo da entidade. "Ver esse evento sendo realizado e poder ajudar as MPE's a se prepararem melhor para o futuro é muito gratificante. A sensação é de dever cumprido, ao mesmo tempo em que a vontade de lutar mais por esse segmento fica mais latente", afirmou Mapurunga. Neste evento, o Sindicato entrega o Prêmio Empresa Cearense de Serviços, entregue em reconhecimento ao mérito e a excelência em gestão de empresas, governos e organizações não governamentais que se destacam pela relevância das suas contribuições para o desenvolvimento socioeconômico do Estado do Ceará e das comu-

nidades onde atuam e na promoção do crescimento do setor de serviços. O AE é um evento também reconhecido pela mídia cearense, ganhando destaque nos principais meios de comunicação. Encontros Técnicos Entre os valores de um sindicato, está o de conversar com demais entidades de classe para afinar as questões de interesse. Logo, neste quesito, O SESCAP tem forte preocupação em se reunir com entidades de classe e órgãos públicos em encontros técnicos que permitam o debate de assuntos defendidos pelo sindicato. Alguns exemplos são: o Encontro Estadual da Lei Geral; Reuniões com a Receita Federal do Brasil e com a Sefaz; e o Seminário de Contabilidade Pública. Câmaras Setoriais As câmaras setoriais são órgãos de assessoria permanente da Diretoria Executiva do SESCAP, formados por associados pertencentes a um mesmo segmento de atividade econômica representada pela Entidade, essa organização objetiva o levantamento e o exame permanente de questões de interesse comum do respectivo setor, propondo à Diretoria Executiva soluções e gestões pertinentes, através de

Ponto Empresarial

| PÁG. 29 |

relatórios e pareceres conclusivos. Atualmente, seguem ativas três câmaras: Câmara Setorial de Contabilidade; Câmara Setorial de Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Câmara Setorial de Auditoria. Entre as realizações das câmaras, destaque para os Encontros de Tecnologia de Informação - TI, organizados pela Câmara Setorial de Contabilidade, que tem o objetivo de trocar experiências e informações a partir da apresentação da estrutura de TI dos empreendimentos acima citados e criar subgrupo temático sobre o assunto. Esse evento é destinado para dirigentes das empresas integrantes da Câmara acompanhados dos profissionais de TI e outros associados convidados.

Reunião do grupo Desburocratização Edição Especial


Nova Sede

Novas instalações do SESCAP mostra o crescimento da entidade ma das realizações mais importantes do aniversário de 25 anos é a inauguração da nova sede do SESCAP-CE, que agora fica localizada na Rua Eduardo Saboia, nº 399 – Papicu. Mais ampla, funcional, moderna, com arquitetura arrojada, o que permitirá um melhor atendimento aos seus associados e filiados.

U

A nova sede contará com uma estrutura completa para eventos e capacitação, incluindo laboratório de práticas em serviços, salas de aula reversíveis para miniauditório e amplo estacionamento. Este é um marco para o setor de serviços cearense e associados, empresários e público em geral já podem desfrutar dessa completa estrutura. Sempre com o foco na educação e na responsabilidade pela manutenção da cidadania, o SESCAP-Ceará também utiliza suas novas instalações para interagir com as comunidades carentes do entorno da nova sede, através de ações sociais e educativas.

Ponto Empresarial

| PÁG. 30 |

Edição Especial


Ponto Empresarial

| PÁG. 31 |

Edição Especial



Revista Ponto Empresarial