Issuu on Google+

Rua Felipe Schmidt, 785 • Centro • CEP: 88010 002 • Florianópolis - SC

I N F O R M AT I V O D O S E R V I Ç O S O C I A L D O C O M É R C I O

ANO 06 | Nº 70 | Dezembro | 2016

CRECHE É O NOVO SERVIÇO DO SESC A 1ª Creche do Sesc em Santa Catarina está de portas abertas em Palhoça, um espaço onde o cuidar e o educar caminham juntos. A partir de 2017, as cidades de Curitibanos, Florianópolis (Estreito) e Jaraguá do Sul passarão a contar com esta importante opção na Educação.

Página 2

Página 4

Página 5

Mesa Brasil

Fábrica de Gaiteiros

Brincando nas Férias

Para celebrar os resultados alcançados em 2016 e prestar uma merecida homenagem aos integrantes da rede de solidariedade formada pelo Mesa Brasil, o Sesc realizou o evento “Encontro de Parceiros” em quatro cidades onde o programa tem sedes.

O Sesc e o músico gaúcho Renato Borghetti lançaram no Centro Cultural Vidal Ramos em Lages a primeira “Fábrica de Gaiteiros” de Santa Catarina. O projeto social é voltado à educação musical de crianças e jovens, através do ensino do acordeão diatônico.

“Mundo de Papelão” é o tema da edição de verão do projeto Brincando nas Férias, que oferece atividades lúdicas e educativas para as crianças durante o recesso escolas. As inscrições estão abertas nas Unidades do Sesc no Estado.


Acontece

19 - 27.1 .2016

19 - 27.11.2016

“Mundo de Papelão” no 19 - 27.11.2016 Brincando nas Férias

Para aproveitar as férias, o Sesc em Santa Catarina preparou Desafio KM Move Entre os dias 19 e Move 27 de novembro, o Sesc e as demais Desafio KM atividades especial para as crianças de 3 a 12 anos, em suas Unidades, Atividaderealizaram que estimulamais a prática caminhada e corrida nas esteiras e nos Grupos instituições e parceiros Movedores de 4demil Atividade que estimula a prática dede caminhada e corrida esteiras e nosSesc. Grupos A distância percorrida é registrada Corrida dasnas Unidades durante com maistoda umaaedição do projeto Brincando nas Férias. Durante os de Corrida das Unidades Sesc. A distância percorrida é registrada durante toda a Semana MOVE. atividades físico-esportivas gratuitas, abrangendo em 26 Semana MOVE. meses de dezembro e janeiro, as atividades focadas no tema “Mundo de estados brasileiros, mais o Distrito Federal, em espaços públicos Papelão” aguardam o público infantil. Brincadeiras de criação de objetos, e Unidades do Sesc. Em Santa Catarina, a programação foi brinquedos e brincadeiras com um elemento acessível e que possibilita o desenvolvida em 28 unidades e contou com aulões de ginástica, desenvolvimento da criatividade e autonomia das crianças. Cada Unidade aulas abertas na iniciação esportiva, o desafio Km Move nas criará seu “mundo de papelão”. Academias Sesc, festival de mini-esportes para pais e filhos e a “A ideia é que as crianças ao longo dos dias do projeto inspirem-se e grande ação Arena Caravana Move Brasil em Florianópolis. compartilhem o que aprenderam com as suas famílias e possam realizar A Arena contou com a Unidade Móvel Caravana Move Brasil, em casa o que aprenderam, disseminando o conhecimento”, comenta um caminhão que há dois anos promove o esporte educacional e a Renate Damian, gerente de Lazer do Sesc em Santa Catarina. Entre as prática de atividade física por todo o estado. ações propostas estão pequenos e grandes jogos, brincadeiras cantadas, A boa notícia é que mesmo com o encerramento da Campanha oficinas lúdicas, palestras e exposições educativas, teatro, dança, cinema, Campanha MOVE Brasil, que desde 2012 trabalha para aumentar esportes e jogos cooperativos, jogos de tabuleiro e desafios, brincadeiras o número de brasileiros praticantes de atividades físicas e, por temáticas, contação de histórias, gincana, caçadas, passeios, entre outras. consequência, reduzir o sedentarismo, a Semana MOVE será Mais informações no site do Sesc.   mantida, tornando-se um evento anual dentro do calendário esportivo nacional.

Amigo da Cultura A Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) homenageou seus grandes parceiros no dia 3 de novembro, durante a cerimônia de abertura da 5ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB). Novamente em 2016, o Sesc foi agraciado com o título de “Amigo da Cultura”, pelos relevantes serviços prestados à cultura blumenauense e pela extensa parceria com a FCBlu.

Desafio KM Move

Novo cardápio de domingo

Agora todo domingo um cardápio especial espera os clientes nos Restaurantes Sesc em Santa Catarina. No primeiro domingo, é dia de Festival de Massas, no segundo é a vez da Comida Caseira, no terceiro será Festival da Costela, e no quarto e último domingo de cada mês, o tradicional Sabores do Brasil, que celebra a miscigenação da culinária brasileira. O valor do quilo do Buffet varia de acordo com o local e crianças até dez anos, acompanhadas dos pais não pagam o almoço. Mais informações: http://ww2.sesc-sc.com.br/servico/171

Inscrições

Estão abertas até 15 de janeiro de 2017 as inscrições para a Mostra Sesc de Cinema 2016/2017 no site www.sesc.com.br/mostradecinema. A mostra avaliará obras audiovisuais já prontas, curtas e longas-metragens de produtores nacionais. A seleção dos trabalhos é dividida em duas fases: a primeira vai exibir os filmes selecionados de cada estado e definir aqueles que concorrerão na segunda etapa de seleção, para participar da Mostra Nacional, que será composta por 30 filmes, sendo dois longas-metragens e quatro curtas-metragens de cada região do país. Como prêmio, os indicados para a segunda fase assinam um contrato de licenciamento para exibição pública nos projetos do Sesc, em âmbito estadual e os escolhidos para a Mostra Nacional assinam um contrato de licenciamento para exibição pública em todo o Brasil, ampliando sua visibilidade nacionalmente. Além de escolher os melhores trabalhos, a Mostra Sesc de Cinema vai eleger os destaques por categoria: melhor roteiro, filme, direção de fotografia, desenho de som, direção de arte, direção de elenco, montagem, atriz e ator.

Ativ dade que estimula a prática de caminhada e cor ida nas esteiras e nos Grupos de Cor ida das Unidades Sesc. A distância percor ida é registrada durante toda a 05


Editorial

O final do ano está aí! Agora é a hora de celebrar as festas, avaliar os aprendizados e conquistas dos últimos 12 meses, e planejar as metas e ações para 2017. Chegamos aos últimos dias do ano com ótimas notícias, que compartilhamos com você nesta edição do Boletim Informativo. Entre elas, a tão esperada Creche, uma importante ampliação da nossa Educação Infantil. Estreamos em Palhoça, mas ano que vem levaremos este serviço para outras cidades, conforme a matéria publicada. Também merece destaque a recém lançada “Fábrica de Gaiteiros”, em Lages, que trouxemos para o Estado em uma parceria inédita com o músico gaúcho Renato Borghetti. Por meio deste lindo projeto social, vamos oportunizar a crianças e jovens, que aprendam a tocar a gaita-ponto, gratuitamente. Esse também é o momento de agradecer a todos que estão do nosso lado. E para fortalecer ainda mais nossos laços com a rede de solidariedade que formamos com o Mesa Brasil Sesc, realizamos o “Encontro de Parceiros”, em cidades onde o programa tem sedes. Com isso, prestamos homenagens e celebramos os bons resultados. Aproveitamos este espaço, para desejar um Feliz Natal e um próspero Ano Novo, repleto de Alegria, Paz, Amor, Sucesso e Felicidade! Desejamos uma boa leitura!

Institucional

Mesa Brasil presta homenagens e celebra resultados

As parcerias são a base de sustentação do programa Mesa Brasil Sesc, que há 13 anos atua no combate à fome e ao desperdício de alimentos em Santa Catarina. E para prestar uma merecida homenagem aos integrantes desta rede de solidariedade, formada por diversos segmentos sociais como empresas, organizações não governamentais, voluntários e instituições sociais beneficiadas, o Sesc realiza o evento “Encontro de Parceiros”. As cerimônias aconteceram no mês de novembro em Lages [foto], Chapecó e Blumenau e, em dezembro, acontece em Joinville, cidades onde o programa tem sedes. O “Encontro de Parceiros” é também o momento de celebrar os resultados alcançados em 2016. No Estado, até este mês, o programa arrecadou e distribuiu 1.762.559 quilos de alimentos, contribuindo para a complementação de 20 milhões de refeições, a partir das doações disponibilizadas por 318 parceiros e entregues a 325 instituições sociais atendidas mensalmente, em todas as regiões. Considerada a mais abrangente ação de segurança alimentar e nutricional no país, o Mesa Brasil Sesc atua como “ponte”, entre empresas doadoras de alimentos excedentes e entidades sociais que precisam destes para suas refeições. O Programa também utiliza o alimento como instrumento de transformação, por meio de ações educativas nas áreas de segurança alimentar, nutrição e assistência social. A rede é integrada por 87 unidades em todo o Brasil. Em Santa Catarina as sedes estão instaladas em Blumenau, Chapecó, Joinville, Florianópolis e Lages. “A alimentação é direito fundamental de todo e qualquer cidadão. E a rede de solidariedade formada pelo Mesa Brasil, vem garantindo a refeição de muitas pessoas e evitando que alimentos ainda próprios para o consumo sejam descartados. Agradecemos às empresas parceiras, cujo repasse periódico de donativos contribui para a inclusão social e a cidadania das comunidades atendidas”, declara Giseli Mara Schena, gerente de Assistência do Sesc.

Roberto Anastácio Martins Diretor Regional do Sesc/SC

Informativo mensal do Serviço Social do Comércio de Santa Catarina Ano 06 - Nº 70 - Dezembro/2016 Rua Felipe Schmidt, 785 Centro - Florianópolis/SC CEP: 88010 002 Fone: 0800 645 5454

Unidade Sesc em Brusque

Presidente da Federação do Comércio e dos Conselhos Regionais do Sesc/Senac/SC: Bruno Breithaupt Diretor Regional do Sesc/SC: Roberto Anastácio Martins Edição e Produção: Assessoria de Comunicação e Marketing Sesc/SC Assessora de Comunicação e Marketing: Adriana Cadore Borborema Gusmão Textos: Sarah Goulart MTB: 13.570JP Alessandra Carvalho MTB: 01.838JP Projeto Gráfico: Competence Tiragem: 2.450 exemplares Distribuição gratuita e dirigida

02

Depoimento

Jociele Gomes participa do “Cidadão do Bem”

A frequentadora do Sesc Comunidade em Palhoça, marcou presença no “Cidadão do Bem” na Unidade e foi uma das 24.482 pessoas atendidas pelo projeto no Estado. A ação aconteceu simultaneamente em 25 cidades catarinenses, em uma realização do Sesc com 210 parceiros, que ofereceram gratuitamente serviços básicos e essenciais para a população, como orientações de confecção de documentos, orientações jurídicas e de crédito, saúde preventiva, atividades recreativas e culturais. “Aproveitei para fazer a minha inscrição no casamento coletivo. Finalmente vou realizar este sonho e oficializar a união de 15 anos com o meu companheiro. Juntos temos quatro filhas, de 3 a 14 anos, que são beneficiadas por esta quadra comunitária do Sesc em Palhoça, que dinamiza o bairro e traz eventos como este, que promove a cidadania. Enquanto elas estão aqui praticando esporte, não estão na rua expostas aos perigos e más influências”.


1ª Creche do Sesc no Estado está de portas abertas em Palhoça

Garantir a qualidade na Educação Infantil, e ainda fazer com que as famílias tenham tranquilidade e segurança para trabalhar, sabendo que seus filhos estão sendo bem cuidados em uma creche com padrão de qualidade são alguns dos objetivos do novo serviço que o Sesc em Santa Catarina passa a oferecer em Palhoça. As vagas são destinadas a crianças de quatro meses a 3 anos, em tempo integral, de segunda a sexta-feira. Durante esse período, a criança passa pela rotina da creche, que conta com dois lanches e duas refeições, higiene e descanso, além de atividades pedagógicas e recreativas. O serviço funciona 10 horas por dia, desde o segundo semestre no Sesc em Palhoça. Para efetuar a matrícula, os interessados devem procurar o espaço Relacionamento com Clientes do Sesc. A partir de 2017, as cidades de Curitibanos, Florianópolis (Estreito) e Jaraguá do Sul passarão a contar com esta importante opção na Educação, e atende prioritariamente filhos de comerciários, com valores diferenciados, e disponível para a comunidade se houver vaga. Para a Sesc, os investimentos em Educação Infantil significam o futuro, o compromisso que temos com a Educação, com a formação dos filhos dos comerciários, com a construção de um mundo melhor”, salienta Eduardo Makowiecki Júnior, Diretor de Programação Social do Sesc em Santa Catarina. A Creche é um universo promotor da construção de uma rede de cuidados que abrange toda a família. Desenvolve um papel importante com as crianças de acolhimento e educação, conseguindo transpassar o sentido da vida e do sentimento, mostrando um mundo de novas experiências, o que possibilita a ampliação de horizontes. Um espaço seguro e de aprendizado. Quem é mãe sabe como é difícil retornar ao trabalho, no fim da licença-maternidade e principalmente escolher o local adequado para o seu filho. Bate aquele frio na barriga, afinal o seu precioso bebezinho ficará sob os cuidados de outras pessoas. Claro, se pudessem, as mamães ficariam grudadas nos filhos o tempo todo. Mas não tem jeito, a vida moderna impõe que voltem ao trabalho, mais cedo ou mais tarde. Desta questão Taynara Schmitt Zimermann, analista contábil e mãe do pequeno Theo Zimermann Endo, 1 ano e 11 meses, entende bem. “Precisava de um local para ele ficar em segurança. Já conhecia os serviços que o Sesc oferecia em Educação e outras áreas e quando

03

soube que iria ter uma creche, aqui tão perto de casa, não tive dúvida em ficar na fila para conseguir uma vaga neste lugar, que ele em tão pouco tempo aprendeu a amar. Estou muito satisfeita com a Creche, com as professoras, este local é maravilhoso, estou literalmente encantada”, comenta. “A Creche é um espaço de muita importância para as famílias, no entanto deve ser considerado como um local ainda mais significativo para o desenvolvimento emocional, social e intelectual da criança, que nessa fase recebe os estímulos necessários ao seu desenvolvimento e decisivos para sua vida educacional” afirma Valdemir Klamt, gerente de Educação do Sesc em Santa Catarina. É importante que os pais dediquem um tempo para pesquisar e assim decidir com segurança. “O lugar ideal tem de oferecer segurança física, refletir os valores e anseios nos quais a família acredita. Onde o cuidar e o educar caminhem juntos e, claro, a criança tem o prazer em estar”, finaliza. Na Creche Sesc as crianças possuem uma alimentação saudável com acompanhamento de nutricionista, uma variedade de alimentos, de acordo com sua faixa etária e as especificações individuais de cada criança respeitando o sistema imunológico em desenvolvimento. “Com um cardápio adaptado para cada faixa etária, preparado em ambiente seguro com oferta de alimentos nutritivos, o objetivo é trabalhar com qualidade, promovendo a saúde das crianças e despertando o interesse por hábitos saudáveis em relação aos alimentos”, declara Jéssica da Luz Pereira Pucci, gerente de Saúde do Sesc em Santa Catarina.


Sesc e Renato Borghetti lançam “Fábrica de Gaiteiros” em Lages Mais de 400 pessoas prestigiaram o lançamento da “Fábrica de Gaiteiros”, no Centro Cultural Vidal Ramos – Sesc, em Lages, na noite de 22 de novembro. O projeto social chega ao Estado, em uma parceria entre o Sesc em Santa Catarina e o Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música. A programação contou com show dos alunos da Barra do Ribeiro (RS) com participação especial de Renato Borghetti e dos instrutores de música do Sesc, entre outras atrações. O evento marcou a celebração do aniversário de 250 anos de Lages. Idealizado pelo músico gaúcho Renato Borghetti, o projeto é voltado à educação musical de crianças e jovens, através do ensino do acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na região Sul do Brasil como gaita de oito baixos. A “Fábrica de Gaiteiros” está implantada nos municípios gaúchos de Barra do Ribeiro, Porto Alegre, Guaíba, Tapes, São Gabriel, Bagé e Butiá, com a participação de mais de 200 alunos. Desde o anúncio de que Lages (SC) seria a primeira cidade fora do Rio Grande do Sul a receber o projeto, feito durante a entrega da restauração do Colégio Rosa e abertura do Centro Cultural Vidal Ramos - Sesc, a expectativa da comunidade é grande. “Lages tem um traço da sua identidade cultural ligado ao tradicionalismo gaúcho e à sonoridade da gaita. Diante disso, nossa parceria com Renato Borghetti vem como um grande diferencial para a cidade e para o Estado, com forte viés educativo, que trará aos jovens participantes uma nova dimensão da música e da cidadania”, declara Roberto Anastácio Martins, Diretor Regional do Sesc em Santa Catarina. A “Fábrica de Gaiteiros” em Lages atenderá crianças e adolescentes, de 7 a 15 anos, que vão aprender a tocar gaita-ponto, instrumento que projetou

Borghetti para o Brasil e exterior. As aulas serão gratuitas, individuais, uma vez por semana, no Centro Cultural Vidal Ramos – Sesc e devem iniciar em dezembro. Foram oferecidas 35 bolsas de estudos, conforme Edital do Programa de Comprometimento de Gratuidade (PCG), disponível no site sesc-sc.com.br. As vagas são destinadas a preferencialmente dependentes de comerciários que estejam estudando em escola pública e tenham renda familiar de até três salários mínimos. O instrumento será disponibilizado ao aluno, que também poderá levar para estudar em casa. As gaitas que são cedidas aos alunos são confeccionadas pelo projeto de Renato Borghetti, com madeira certificada de eucalipto, proveniente de plantios renováveis. “Assim como acontece no Rio Grande do Sul, tenho certeza que esse projeto será muito positivo para Santa Catarina, pois tem um envolvimento muito grande da comunidade e dos familiares dos alunos, de uma forma bonita e emocionante. Agradeço ao Sesc por acreditar nessa ideia e oportunizar que a Fábrica de Gaiteiros ultrapasse as fronteiras. Essa parceira nos traz a tranquilidade de sabermos que estamos no caminho certo”, salienta Renato Borghetti. O Centro Cultural Vidal Ramos – Sesc está localizado na Rua Vidal Ramos Júnior 152, centro, Lages. O espaço administrado pelo Sesc em Santa Catarina conta com cafeteria, duas galerias de arte, central Relacionamento com Clientes, salas para aulas de artes, dança, música, teatro e para cursos de literatura, cinema com viabilidade de múltiplo uso, e uma biblioteca especializada em artes e história da cidade e região, com espaço para visualização de documentários e audiovisuais do acervo do CineSesc e audição de diferentes grupos musicais catarinenses e de referência na música brasileira.

Catarinenses na Escola Sesc de Ensino Médio Oito estudantes catarinenses vão fazer as malas para integrarem o grupo de alunos aprovados na Escola Sesc de Ensino Médio (Esem) 2017, localizada no Rio de Janeiro, a partir do ano que vem, com bolsa integral para os três anos do Ensino Médio. São eles: Alison Quintino dos Santos (Itajaí), Laura Battisti (São Miguel do Oeste), Lóren Rech Bittencourt (Joaçaba), Luca Martins Rodrigues Mendonça (Urubici), Mauri Dutra dos Santos Junior (Lages), Nathan Costa de Souza (Balneário Camboriú), Vitória Povala Theisen (São Miguel do Oeste) e Yasmim Talissa dos Reis (Jaraguá do Sul). O projeto da Esem foi idealizado pelo Sesc em 2008, segundo os moldes das escolas de tempo integral dos países desenvolvidos. Para conquistar uma vaga na Esem, é necessário passar por um processo seletivo, que inclui uma prova objetiva com questões de múltipla escolha, envolvendo conhecimentos de matemática, língua portuguesa, ciências, história e geografia e uma prova de redação, além de entrevista.

04

A Esem é uma escola residência destinada aos jovens de ambos os sexos, que residem em uma comunidade escolar voltada para o desenvolvimento do conhecimento de excelência. A bolsa integral cobre as despesas com instrução, material didático-pedagógico e hospedagem com alimentação.


Onde Estamos

Rematrículas: de 28 de novembro a 17 de dezembro. Informações: espaço Relacionamento com Clientes.

Acompanhe as informações do Boletim no blog sesc-sc.com/blog

@sescsc

/SescSC


Boletim Informativo Dezembro 2016