Issuu on Google+

Alan Marques Nasceu em Brasília, no ano de 1971. Cursou Administração na AEUDF, Jornalismo no UniCEUB e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou nos jornais O Globo e Jornal de Brasília e desde setembro de 1997 fotografa para a Folha de S.Paulo.

Como repórter-fotográfico, cobriu: as viagens nacionais e internacionais dos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva; a “Marcha dos 100 mil” feita pelo MST; greves nacionais; investigações das comissões parlamentares dos casos PC Farias e dos Anões do Orçamento; mensalão; votações importantes no Congresso Nacional, como a reforma da Previdência e a reeleição de FHC; a campanha para a Presidência da República de 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010.

Premiações: finalista do prêmio Esso de Jornalismo 2012; terceiro lugar no prêmio Internacional 7th Black & White Spider Award, em Londres; ganhou o prêmio Folha de S.Paulo, em 2009; recebeu menção honrosa do Prêmio João Primo de Fotografia, em 2007; menção honrosa no prêmio internacional 14º Concurso Latino-americano de Fotografia Documental “LOS TRABAJOS Y LOS DÍAS”, em Medelín, Colômbia, com a série “Terra, água e talvez ouro” sobre mineiros brasileiros que trabalham na fronteira do Brasil, Venezuela e Suriname; ganhou os prêmios de Jornalismo e de Fotografia da Agência Brasileira de Segurança (ABS), em 2005, com a foto “Sem segurança em frente ao Congresso Nacional”.

Exposições coletivas: “80 Anos da Folha”; "Folhapress na Copa do Mundo", mostra sobre a Copa do Mundo de futebol de 1998, realizada em 2002; “Niemeyer 100 anos”, que comemorou o centenário do arquiteto Oscar Niemeyer, em Portugal; "Por que eu fotografo?" no Museu da República em Brasília, em 2004.

Possui fotos publicadas no livro do MST de fotografia “Acesso à terra no Brasil” feita pela Harvard University. Faz parte dos fotojornalistas que compõem o livro "Olhavê" organizado por Alexandre Belém. Tem artigos publicados no jornal Folha de S.Paulo e Revista Folha.

Em 2008, publicou o livro “Caçadores de Luz - história do fotojornalismo" e, em 2011, lançou seu segundo livro "Nunca Antes - Uma Viagem em 88 fotos pela Era Lula", que


teve fotos da publicação exibidas na mostra que leva o mesmo nome do livro, em janeiro de 2011, no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República em Brasília. Seu último livro publicado foi "Bon Bagay - A luta no Haiti após terremoto".

©Alan Marques


Currículo Alan Marques