Page 1


04• CIRCUITO SESC DE ARTES 06 • FESTIVAL SESC MELHORES FILMES 08 • ARTES PLÁSTICAS 10 • MÚSICA 13 • DANÇA 14 • TEATRO 15 • ARTEMÍDIA 15 • JOVEM 16 • CRIANÇA 18 • TERCEIRA IDADE 19 • TURISMO SOCIAL 20 • SAÚDE E ALIMENTAÇÃO 21 • ESPORTE 29 • SERVIÇOS

imagens: A Pele Que Habito (Festival SESC Melhores Filmes) • Mostra Bressonianas • Ceumar (Circuito SESC de Artes) • Volver (Sonora) • Sergio Gandini (Sonora)

Horário de funcionamento: Terça a sexta: 13h às 22h. Sábados, domingos e feriados: 9h30 às 19h. feriados: FECHADO: 6, SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO. ABERTO: 7, SÁBADO e 8, DOMINGO (Páscoa). 21, sábado (tirandentes). Legendas:

l Trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado e dependentes n Usuário inscrito e dependentes, estudantes, menores de 18 anos, professores da rede pública municipal, estadual e federal, maiores de 60 anos u Inteira


Cerca de 230 artistas e 52 atividades divididas em 7 roteiros simultâneos e gratuitos que passam por 88 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo entre 17 de abril e 06 de maio. Praças, parques, teatros e outros espaços serão ocupados como ponto de encontro de gerações, com o intuito de quebrar a rotina no cotidiano das cidades.

PROGRAMAÇÃO:

ROTEIRO:

a PARTIR DAS 15H. todas as atividades são gratuitas.

18/4 SANTA FÉ DO SUL

Praça Salles Filho (Palco Principal)

19/4 JALES

Praça João Mariano de Freitas Av. João Amadeu - Centro

20/4 FERNANDÓPOLIS

Praça Joaquim Antonio Pereira (Praça da Matriz) - Centro

21/4 VOTUPORANGA Praça São Bento Rua Ivaí, s/n - Centro

Música

22/4 MIRASSOL

Praça Doutor Anísio José Moreira, s/n Centro

Ceumar (MG)

A cantora, violonista e compositora faz uma retrospectiva de sua carreira.


Literatura

Chuva de Poesias Teatro Por Um Triz (SP).

Intervenção em que os atores cantam e abordam o público com guarda-chuvas, com poemas pendurados. O público é estimulado a escolher um deles para ser declamado.

Teatro

A Saga de Jorge

Grande Cia. Brasileira de Mystérios e Novidades (RJ)

O espetáculo é baseado na versão alagoana da Folia de Reis O Guerreiro contado em forma de folguedo. Direção e concepção: Ligia Veiga. Artes Visuais

Bordar São Paulo: São Paulo Fio a Fio Beth Ziani (SP).

Oficinas em que o bordado é apresentado como uma linguagem artística, tendo como fio condutor a memória local, literatura, história de vida, entre outros.

Vídeo

Curtas de Animação Curadoria: Thomas Larson.

Exibição de curtas-metragens brasileiros de animação. • Primogênito Complexo Direção: Tomás Creus e Lavinia Chianelo.

Um filho primogênito e seu irmãozinho recémnascido ilustram a eterna luta entre o velho e o novo. • Chifre de Camaleão Circo

La Mutante Varieté Pambazos Bros (SP).

O espetáculo é composto por números cômicos e integrado por figuras bizarras do reino animal e vegetal. Com técnicas de clown, malabarismo, dança e improvisação.

Direção: Marão.

Cotidiano autêntico de um quintal onde convivem um camaleão e um bebê. • Um lugar comum Direção: Jonas Brandão.

Marina e o desajeitado Zezé se conhecem e juntos plantam uma árvore, que torna-se o símbolo de sua amizade.


O Palhaço

4 A 26. TEATRO. lGRÁTIS nR$2,00 uR$4,00

(O Palhaço) Direção: Selton Mello, Brasil, 2011, 90 min. Com: Selton Mello, Paulo José, Giselle Motta, Larissa Manoela.

Benjamin trabalha no circo Esperança junto com seu pai Valdemar. Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da platéia. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e assim, volta e meia, pensa em abandonar Lola, a mulher que cospe fogo, os irmãos Lorotta, dona Zaíra e o resto dos amigos da trupe. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho, a sua identidade. Quando chega a hora da partida, a tristeza visita os amigos da diversão e de concreto mesmo, só a certeza de que o mundo dá voltas, redondo como o picadeiro.

abertura

GIRIMUNHO

Inédito. Direção: Helvecio Marins Jr. e Clarissa Campolina. BRASIL, 2011. 90 MIN. Com: Bastu, Maria do Boi, Preta, Branca, Batatinha, Miltinho.

No sertão mineiro, onde o tempo parece andar ao ritmo do rio, duas senhoras acompanham o girar do redemoinho. Bastú acaba de perder o marido Feliciano e sem choro busca abrigo nos sinais do dia a dia e em suas lembranças. Mas é na liberdade dos sonhos e nas novidades trazidas pelos netos que ela faz sua própria transformação. Maria carrega em seu tambor a alegria e força de seu povo. Seu batuque ecoa os sons de outros lugares e marca a presença daquilo que não pode morrer. 4. QUARTA. 19H30.

14. SÁBADO. 16h.

Trabalhar Cansa

Direção: Marco Dutra, Juliana Rojas, Brasil, 2011, 99 min. Com: Helena Albergaria, Marat Descartes, Naloana Lima, Gilda Nomacce.

Helena, dona-de-casa, está realizando um antigo sonho: abrir um pequeno negócio. Ela aluga um estabelecimento abandonado e inicia a montagem de um mini mercado. Quando Otávio, seu marido, perde subitamente o cargo como executivo em uma grande corretora, tem início um processo de desestabilização da família. Ao mesmo tempo, Helena enfrenta problemas no mercado: produtos desaparecem e um estranho odor impregna o local. A mancha na parede cresce a cada dia, ganhando um aspecto assustador. O ambiente do mercado parece tomar vida, num clima de perturbação constante que afeta o comportamento das pessoas presentes, principalmente de Helena e sua família. 5. QUINTA. 20h.

Melancolia (Melancholia)

Direção: Lars Von Trier, Alemanha, Dinamarca, França, Itália, Suécia, 2011, 130 min. Com: Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland, Charlotte Rampling.

Um planeta chamado Melancolia está prestes a colidir com a Terra, o que resultaria em sua destruição por completo. Neste contexto Justine está prestes a se casar com Michael. Ela recebe a ajuda de sua irmã, Claire, que juntamente com seu marido John realiza uma festa suntuosa para a comemoração, em meio à depressão de Justine. 12. QUINTA. 20h.


O Mágico (L´illusioniste)

Direção: Sylvain Chomet, França,Inglaterra, 2010, 90 min. Com: Jean-Claude Donda, Eilidh Rankin, Duncan MacNeil, Raymond Mearns.

A Pele que habito

(La piel que habito) Direção: Pedro Almodóvar, Espanha, 2011, 120min. Com: Antonio Banderas, Elena Anaya, Marisa Paredes, Jan Cornet.

Adaptação do romance “Mygale”, de Thierry Jonquet. Drama de vingança e terror, conta a história de um cirurgião plástico que, após a morte trágica da esposa num incêndio, tenta fabricar uma pele perfeita capaz de resistir à dor e a queimaduras, em meio à vingança pela morte de sua única filha, uma jovem com deficiências cognitivas”. 14. SÁBADO. 19h.

Cisne Negro

(Black Swan) Direção: Darren Aronofsky, EUA, 2010, 108min. Com: Natalie Portman, Mila Kunis, Winona Ryder, Vincent Cassel.

Nina é uma bailarina cuja vida é consumida pela dança. Ela vive com sua mãe, a bailarina aposentada Erica, que apóia totalmente as prentensões profissionais da filha. Ambiciosa, Nina pretende conseguir o papel principal na montagem do clássico “O Lago dos Cisnes”. É quando o diretor Thomas Leroy decide substituir sua estrela Beth MacIntyre e colocar Nina em seu lugar. Mas eis que surge na companhia de dança a jovem Lily, que também impressiona Leroy. Para o diretor, Nina representa perfeitamente a inocência e a graça do Cisne Branco, enquanto Lily tem a astúcia e a sensualidade do Cisne Negro. A rivalidade entre elas se estabelece, numa relação que está no limiar do amor e do ódio. 15. DOMINGO. 19h.

A história de um artista que está em decadência, cuja fase de glória está sendo roubada por estrelas emergentes do rock. Forçado a aceitar tarefas cada vez mais obscuras, como se apresentar em bares falidos e festas no jardim, ele conhece uma jovem fã que muda sua vida para sempre. 19. QUINTA. 20H.

A Árvore da Vida (The tree of life)

Direção: Terrence Malick, EUA, 2011, 138 min. Com: Brad Pitt, Sean Penn, Jéssica Chastain, Fiona Shaw.

A relação conflituosa entre pai e filho de uma família comum, ao longo dos séculos, desde o Big Bang até o fim dos tempos, em uma fabulosa viagem pela história da vida e seus mistérios, culminando na busca pelo amor altruísta e o perdão. 20. SEXTA. 20h.

O Garoto da Bicicleta

(Le Gamin au Vélo) Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne, Bélgica, França, Itália, 2011, 87min. Com: Thomas Doret, Cécile de France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione.

Cyril Catoul tem 11 anos de idade e um objetivo: encontrar o pai, que o deixou em um orfanato. Ele conhece Samantha, a administradora de um salão de cabeleireiro, que permite que o garoto passe os fins de semana com ela. Entretanto, Cyril não consegue reconhecer o carinho com o qual é tratado por Samantha, graças à raiva que sente por ter sido abandonado pelo pai. 21. sábado. 19h.

tio Boonmee que Pode Recordar Suas Vidas Passadas

(Loong Boonmee Raleuk Chat) Direção: Apichatpong Weerasethakul, Alemanha, Espanha, França, Holanda, Inglaterra,Tailândia, 2010, 114 min. Com: Thanapat Saisaymar, Sakda Kaewbuadee, Jenjira Pongpas.

Sofrendo de insuficiência renal, Tio Boonmee resolveu passar os últimos dias de sua vida recolhido em uma casa perto da floresta e ao lado de entes queridos. Durante um jantar com a família, o espírito de sua esposa falecida aparece para ajudá-lo em sua jornada final. A eles se junta Boonsong, filho de Boonmee que retorna após muito tempo metamorfoseado em outra forma de existência. Juntos, eles percorrerão o interior de uma caverna misteriosa, onde Boonmee nasceu em sua primeira vida. 22. DOMINGO. 19h.

Capitães da Areia

Direção: Cecília Amado, Guy Gonçalves, Brasil, 2011. 96 min. Com: Jean Luís Amorim, Ana Graciela, Robério Lima, Paulo Abade.

Na capital baiana Salvador, nos anos de 1930, menores abandonados que vivem nas ruas enfrentam toda sorte de dificuldades. Conhecidos como “capitães da areia”, são liderados pelo jovem Pedro Bala, praticando crimes como roubo e estupro. Adaptação para cinema do romance escrito por Jorge Amado. 26. QUINTA. 20h.


ARTES PLÁSTICAS

XXVII BIENAL DE ARTES FOTOGRÁFICAS EM PRETO E BRANCO A XXVII Bienal de Artes Fotográficas em Preto e Branco, é uma realização do Fotoclube de Rio Preto, da Confederação Brasileira de Fotografia, da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Desenvolvimento e de Cultura, com o apoio cultural do SESC, e conta com 150 fotos de fotógrafos de todo o Brasil, em diferentes formatos e temáticas, todas em preto e branco. O objetivo é incentivar a arte fotográfica e divulgar a produção nacional.

FOTO: Marcelo Buainain

29/4 a 27/5. Terça a sexta. 13h15 às 21h45. Sábados, domingos e feriados. 9h45 às 18h45. Área de Convivência. GRÁTIS.

mostra

BRESSONIANAS

Integrando a programação da XXVII Bienal de Artes Fotográficas em Preto e Branco, o SESC Rio Preto realiza a Mostra Bressonianas, com obras fotográficas do Acervo SESC de Arte Brasileira. São imagens de fotógrafos brasileiros que têm em suas obras a influência do fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson, entre eles: Cristiano Mascaro (SP), Flávio Damm (RJ), Carlos Moreira (SP), Orlando Azevedo (Curitiba), Juan Esteves (SP), Marcelo Buainain (Natal – RN) e Tuca Vieira (SP). 29/04 a 27/05. Terça a sexta. 13h15 às 21h45. Sábados, domingos e feriados. 9h45 às 18h45. Corredor de acesso à Odontologia. GRÁTIS.

8


Atividades que proporcionam sensações, estimulam a construção do conhecimento e a capacidade de realizar a apreciação artística e a interpretação dos diversos tipos de artes plásticas.

paste up

EXERCÍCIO DO OLHAR

Vagas limitadas. Inscrições e lista de materiais na Central de Atendimento. A PARTIR DE 16 ANOS.

Atividades que proporcionam a ampliação do conhecimento técnico e artístico e a sensibilização dos participantes. Este mês:

DESENHO PASTE-UP

EXPRESSÕES

Vagas limitadas. material incluso. Inscrições na Central de Atendimento. a partir de 16 anos.

Programa que incentiva o conhecimento e a prática de diversas técnicas de produção das artes plásticas, visuais e artesanais. Este mês:

Com Vladimir Munhoz, artista plástico. A partir de 16 anos.

Recriação de uma imagem realista utilizando-se apenas tons de cores sem gradação de luz. O efeito final remete às imagens montadas em quebra-cabeças (puzzle), onde cada peça nesse caso, seria de uma única cor. Baseado no Pop Art. Quintas. 19h30 às 21h30. Sala de Expressão Artística. l3,00 nR$6,00 uR$12,00

ENTRELAÇAR

VAGAS LIMITADAS. Inscrições e lista de materiais na Central de Atendimento. A PARTIR DE 16 ANOS.

ESCULTURA

Com Vladimir Munhoz, artista plástico.

Pasta de papel Esculturas tridimensionais em pasta de papel. Curso intensivo em 6 aulas. 14/4 a 26/5. Sábados. 16h30 às 18h30. No feriado de 21 de abril não haverá aula. Sala de Expressão Artística. l5,00 nR$10,00 uR$20,00

PAPIETAGEM

Produção artesanal de fios, tramas e tecelagem. Este mês:

Com Luciana Moreira Lopes, artista plástica.

BÁSICO EM MACRAMÊ

Técnica artesanal em que se utiliza papel recortado e cola para dar forma a uma escultura ou objeto.

Com Amanda Farinha Dias, artesã.

Neste mês: Tecelagem manual dos pontos gravata, nó duplo e festoné. Turma 1: Terças, dias 10, 17 e 24, das 19h30 às 21h30. Turma 2: Sextas, dias 13, 20 e 27, das 16h30 às 18h30. Sala de Expressão Artística. l3,00 nR$6,00 uR$12,00

Painel

11, 18 e 25. Quartas. 19h30 às 21h30. Sala de Expressão Artística. l3,00 nR$6,00 uR$12,00

9

LITERATURA

OFICINAS / CURSOS


música

SONORA Apresentações de estilos diversos, com o objetivo de aproximar o público da cena musical independente. quartas. 21h30. Lanchonete. Grátis.

volver

Motocircus

Com 8 anos de estrada, a banda catanduvense apresenta no show o seu novo CD Requiem For The Rockets, que traz composições próprias e versões revisitadas dos clássicos do Rock’n’roll e Blues. Dia 4.

sONORA + workshop de contrabaixo e composição Com a banda Motocircus.

Sergio Gandini

O uruguaio Sérgio Gandini, músico e compositor, traz no repertório canções que evidenciam as raízes da América Latina, desde Paraguai, Chile, Porto Rico, Cuba, Colômbia, Argentina e Uruguai.

4. QUARTA. 19H. lanchonete.

DIA 18.

Volver Greg Wilson Trio

Cantor e guitarrista do Blues Etílicos, traz em seu show uma mistura de suas principais influências que vão do rock sulista norte americano de Allman Brothers e Lynird Skynird até o blues de Chicago de Muddy Waters, além de composições próprias que ficaram conhecidas do público através dos shows com o Blues Etílicos por todo o Brasil. Dia 11.

10

Com a intenção de fazer o que gosta, a banda Volver seguiu na contramão da cena local. Com cara de ‘rock gaúcho’, Volver abria o caminho para, além do manguebit, resgatar o clássico pop local e nordestino, que marcou o rock da região nos anos setenta. Formada por Bruno Souto (vocal e guitarras), Fernando Barreto (baixo e vocais) e Kleber Croccia (guitarra e vocais), a banda apresenta show de prélançamento do CD ‘Próxima Estação’. DIA 25.


MÚSICA

TARDES MUSICAIS Intervenções musicais com músicos de Rio Preto e região que interpretam clássicos e sucessos conhecidos do grande público e mostram também seus trabalhos autorais. domingos. 17h. Lanchonete. Grátis.

drico e zema

Blues Custom

Saculejo

O grupo riopretense formado por Fabinho Ribeiro (triângulo e voz), Murakami (contra baixo e vocal), Marquinho Munhoz (gaita, violão e voz), Ed Juno (acordeom) e Marcão (zabumba), apresenta um show repleto de influências de grandes nomes do forró, como Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, entre outros. DIA 1.

Moshe

A banda faz releituras de sons do universo grunge e do rock alternativo, que dominaram as paradas musicais no início dos anos 1990. No repertório, bandas como Smashing Pumpkins, Live, REM, Nirvana, Silverchair, Coldplay, The Cure, Talking Heads, Oasis, Green Day, Faith no More e Placebo. DIA 8.

Formada no ano de 2008, a banda riopretense tem como proposta tocar e divulgar o Blues e suas vertentes. Traz no show muito groove e algumas versões mais pesadas dos grandes clássicos do blues como: Muddy Waters, BB King, Budy Guy, Blues Etílicos, Irmandade do Blues e Eric Clapton. DIA 15.

Duzac

Formada pelo vocalista Zac, o baterista Diego Moita, o baixista Wellington e pelo guitarrista Fabien, a banda traz em seu repertório músicas que marcaram a década de 90, como Foo Fighters, Green Day, Red Hot Chilli Pepers, O rappa, Raimundos, Nando Reis, entre outros. DIA 22.

Drico e Zema

O duo musical apresenta um show regado à muito reggae, soul e rock. DIA 29.

11


música

SAMBADOSESC Apresentações de intérpretes e compositores que se dedicam ao resgate do mais tradicional gênero brasileiro e suas vertentes. sábados. 17h. Lanchonete. Grátis.

nêgovei

Quarteto Café

Negovéi

O grupo propõe uma junção musical de pontos em comum entre a antiga e a nova malandragem da música negra brasileira, do samba ao samba-rock, reinterpretando mestres do passado como, Jackson do Pandeiro, Bezerra da Silva, até malandros mais atuais como Seu Jorge, Diogo Nogueira, Clube do Balanço entre outros. 

Com base no choro tradicional, o Quarteto tem como marca registrada a improvisação e a irreverência com que executa o repertório de grandes chorões, como Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Ernesto Nazaret, Chiquinha Gonzaga, entre outros, e também de músicos contemporâneos como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Heraldo do Monte e Hamilton de Holanda. DIA 21.

DIA 7.

Menê Crosara

O cantor traz nesta nova apresentação, a história do samba nos seus vários momentos e vertentes, em um repertório com canções de sambistas históricos como Ataulfo Alves, Mário Lago, Bezerra da Silva, Noel Rosa, além de sambistas atuais. DIA 14.

Regina Benedetti

A cantora apresenta músicas que fazem parte do seu CD Juras, um trabalho autoral inédito, que mostra seu talento como compositora. DIA 28.

12


DANÇA

(AN)DANÇAS O programa busca aproximar a plateia da dança e estimular esta forma de arte através da apresentação de espetáculos que tragam novas referências e linguagens coreográficas, que valorizem o intercâmbio artístico e investiguem conceitos sobre infinitas possibilidades de expressão. as canções que você dançou pra mim

ESPETÁCULO

As Canções que Você Dançou pra Mim

Com Focus Cia de Dança| Rio de Janeiro – R.J. 60 min.

Dirigido e coreografado por Alex Neoral, o novo espetáculo da Focus Cia de Dança revisita grandes sucessos do músico e compositor Roberto Carlos entre as décadas de 60 e 90, como Detalhes, Outra vez, Desabafo, Cama e mesa, O Calhambeque, entre outros. Quatro casais são embalados por um pout-pourri de 72 canções que misturam e exaltam sentimentos, falam de amor e relações, exageram na musicalidade e no bom humor, trazendo à cena todo o romantismo proveniente de suas composições. 13. Sexta. 20h. teatro. gRÁTIS. Retire seu ingresso a partir das 19h. Bate-Papo

Espaço para troca de informações e impressões entre a Focus Cia. de Dança e o público presente na apresentação do espetáculo “As Canções Que Você Dançou Pra Mim”.

OFICINA

Ferramentas para muitas danças Com Focus Cia de Dança| Rio de Janeiro (RJ) Inscrições na Central de Atendimento. VAGAS LIMITADAS.

Movimentos, métodos de composição, sensações e vivências que serviram como impulsos criativos para as principais obras da Focus Cia. de Dança, coreografadas por Alex Neoral. A aula mescla preparação técnica, trabalho de frases de movimento no solo, jogos de improvisação, composições coreográficas. Possibilita que o aluno experiencie dinâmicas e sensações distintas de movimentos, podendo assim encontrar afinidades e desafiar suas dificuldades. Uma oficina para qualquer pessoa que deseja encontrar sua própria dança. Para crianças a partir de 10 anos: 13. Sexta. 13h30. Para professores e bailarinos: 14, sábado. 10h Sala de Expressão 1. Grátis.

13. sexta. após a apresentação. teatro. grátis.

13


teatro

RIO PRETO EM CENA Espaço reservado à apresentação e ao diálogo das artes cênicas produzidas em Rio Preto e região. Apoio: Associart.

tartaruga espetáculo

TARTARUGA

Com Cia. Palhaços Noturnos. 42 MINUTOS. Texto, cenografia, iluminação, sonoplastia, maquiagem, produção, divulgação e direção: Ricardo Matioli. Sonoplastia e Efeitos Sonoros: Miltinho Verderi. Figurinos: Wagner Orniz. Fotos: Ricardo Boni. Elenco: Bela Lustosa, Carol Campos, Fabiana Abranches e Harlen Felix.

Um drama familiar. Uma mãe e seus três filhos esperam o pai para a refeição diária. Durante a espera que se passa em dias-meses-anos, o pai não aparece e, assim vão se revelando e rebelando o passado, o presente e o futuro dessa família, com atos incestuosos, brigas, revelações absurdas, no ir e vir da história, recheada de símbolos e metáforas. A morte como metáfora do tempo, da sabedoria e da resistência, corresponde ao contexto de “Tartaruga”. 7. Sábado. 20h. TEATRO. l2,50 nR$5,00 uR$10,00

narrações de histórias

BEM LIDO !

Análise e interpretação das obras selecionadas para os vestibulares de universidades públicas. Este mês:

Memórias de Um Sargento de Milícias

De Manuel Antônio de Almeida.

Com Prof. Sérgio Vicente Motta, doutor em Letras, área Literatura Brasileira, pela UNESP.

O romance, escrito no período do romantismo, retrata a vida do Rio de Janeiro no início do século XIX e desenvolve pela primeira vez na literatura uma caricatura do malandro. 10. Terça. 19h30. TEATRO.

14

Roda de Histórias Com Kelly Simão.

Neste mês venha ouvir as aventuras e travessuras da turma do Sítio do Pica Pau Amarelo. Sábados. 16h. Área de Convivência. bate-papo

Encontro com Escritor: Cristovão Tezza

Estreou na área com a publicação Trapo, em 1988, livro que tornou seu nome conhecido nacionalmente. Em 2007, foi publicado seu mais premiado romance O Filho Eterno, que recebeu o Prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), Jabuti, Bravo!, entre outros. 11. quarta. 19h30. Teatro.

BATE-PAP0S NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS Atividades que tem como proposta aproximar o público da arte da literatura com a preocupação de formar conhecimento, com variedade de assuntos e abordagens, de forma lúdica e interativa. Grátis.

LITERATURA

bate-papo


Espaço aberto ao público de todas idades, com 22 computadores ligados à rede mundial, e que oferece oficinas, cursos e intervenções desenvolvidas por instrutores com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre o universo digital. Terça a sexta, 13h15 às 21h45, sábadoS, domingoS e feriadoS, 10h15 às 18h45. grátis. oficinas

aula aberta

oficina

ESCOLA NA REDE

3ª NA WEB

EASTER EGGS

Aberto para as escolas da rede pública. Oficinas, navegação dirigida, experimentações por meio da rede de internet, com a proposta de apresentar aos estudantes o universo digital e as suas possibilidades de uso. 19 e 26. Quintas. 16h. Sala de Internet Livre.

REDES SOCIAIS PARA A 3ª IDADE

Criação e utilização do Facebook, um dos maiores sites de redes sociais. 27. Sexta. 15h30. Sala de Internet Livre.

Navegação livre com orientações para dúvidas básicas sobre uso do computador. 3,10, 17 e 24. Terças. 15h30. Na Sala da Internet Livre. curso

ABC DA WEB

Atividade em andamento. Duração: 3 meses.

Orientações dirigidas voltadas para público iniciante. Módulo I: 3,10, 17 e 24. Terças. 14h30. Módulo II - 4, 11, 18 e 25. Quartas. 14h30. Módulo III - 4, 11, 18 e 25, Quartas. 15h30.

Desvenda estes curiosos mistérios escondidos em softwares, livros, filmes e vários outros lugares.

26. Quinta. 17h. Sala de Internet Livre.

oficina

BOOK VIRTUAL

Traga suas fotos e aprenda a montar um book online para compartilhar com todos os seus amigos através do site www.issuu.com. 6 e 13. Sextas. 14h. Sala de Internet Livre.

oficinaS jovem

MANGÁ - BÁSICO

Inscrições na Central de Atendimento. A partir de 12 anos. Vagas esgotadas.

Técnicas básicas para desenhar mangá.

ANIMERP Atividades dedicadas à Cultura Pop Japonesa.

3, 10, 17 e 24. Terças. 16h. Na Sala de Expressão Artística.

FANZINE

Inscrições na Central de Atendimento. A partir de 12 anos.

Técnicas para desenhar histórias em quadrinhos.

torneio

CARD GAME

Com Caio Vinicius do Nascimento.

Traga o deck de seu card game preferido e venha se divertir com mesas reservadas especialmente para jogadores de Card Games. 28. sábado. 10h. Espaço de Jogos.

21. Sábado. 15h. No Espaço Oficina 1.

15

ARTEMÍDIA

INTERNET LIVRE


CRIANÇA

TEATRO PARA CRIANÇAS A programação busca incentivar o contato do público infantil com a linguagem cênica, de forma lúdica e prazerosa, estimulando a imaginação e a criatividade das crianças. Em abril, as companhias Bubiô Dançô FicôLô e Megamini, de São Paulo (SP) apresentam seus trabalhos, baseados na linguagem circense. DOMINGOS. 15H30. TEATRO. GRÁTIS. RETIRE SEU INGRESSO A PARTIR DAS 14H30. sonhei em ser palhaço espetáculoS

Viva o Paiaço!

Sonhei em ser palhaço

Cia Megamini. Duração: 50 min.

Cia Bubiô Dançô Ficô-Lô. Duração: 60 min.

O garoto malabarista Caio (Leonardo Maciel) sempre sonhou em ser palhaço. Mas nunca encontrou alguém que ensinasse os segredos da boa palhaçada! Até que se lembrou de Tuingo (Nico Serrano), um palhaço muito esperto, divertido e atrapalhado, além de ser muito baixinho. As risadas começam quando Caio propõe ensinar malabares ao Tuingo e, em troca, deve aprender a ser Palhaço. Será que ele vai conseguir? Dia 1.

Tem Gato na Tuba Cia Megamini. Duração: 55 min.

Um cortejo carnavalesco abre o espetáculo em clima de festa. É um ambiente antigo de carnaval dos anos 50/60, com certa ingenuidade no ar. A música Tem Gato na Tuba faz as personagens lembrarem as canções e histórias do compositor João de Barro, o Braguinha. Esta trupe resolve, então, contar as histórias que antigamente fizeram sucesso na colorida coleção Disquinho. Dia 8.

Em “Viva o Paiaço!”, três tipos de cômicos competem pela atenção do público. Por meio de palhaçadas, malabarismos e truques de mágica, intensificam suas rivalidades até chegarem numa guerra. Por fim, desolados e famintos, se unem para superar esta adversidade. Dormem e, quando acordam, estão fundidos num único corpo. Dia 15.

Palavra Encantada Cia Megamini. Duração: 50 min.

Extrabão e Leon contam como surgiram as palavras e o início da linguagem oral entre os homens. Através da música, poesia e da palavra recitada e cantada o mundo da comunicação vai se expandindo e criando várias possibilidades. Viajando pelo universo das palavras e frases encantadas, não existe nada que seja proibido, ou nada que não se possa pensar ou imaginar! Dia 22.

Clássicos da Mímica Cia Megamini. Duração: 45 min.

O personagem Extrabão, uma mistura de antiherói e palhaço mímico apresenta situações clássicas utilizadas por várias gerações de mímicos, porém mesclados com elementos contemporâneos. Dia 29.

16

Programa FDE

Parceria firmada entre o SESC-SP e a FDE-Fundação para o Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo com a proposta de realizar atividades de diferentes linguagens artísticas, como teatro, dança, artes visuais, música e cinema, para os alunos do ensino público estadual de Rio Preto e região a fim de sensibilizá-los em relação ao mundo físico, psicológico, estético e cultural. Apresentação do Espetáculo “Viva o Paiaço” (Cia Megamini, de São Paulo). 17, 18, 19 e 20. 10h e 14h30. Teatro. Programação especialmente voltada ao atendimento de grupos escolares agendados de escolas do ensino público estadual de Rio Preto e região.


CRIANÇA

OFICINAS DE CRIATIVIDADE Para crianças de 7 a 12 anos. Atividades recreativas direcionadas ao público infantil com o objetivo de incentivar o aprendizado e a criatividade. GRÁTIS.

arquivo sesc

Brincadeiras Pais e Filhos

Embalagem de Páscoa

Sábados. 10h30. Ginásio de Esportes.

7 e 8. Sábado e Domingo. 14h. Sala de Expressão artística.

Malabares: Objetos de lançamento

Móbile

Brincadeiras, oficinas e vivências esportivas, circenses e recreativas, que estimulam a convivência entre pais e filhos.

Oficina de manipulação de objetos do malabarismo clássico como bolinhas, claves e argolas. 1. Domingo. 14h. Ginásio de Esportes.

Pão Integral e Requeijão Caseiro

Confecção de embalagens para a Páscoa utilizando garrafas pet, retalhos de papel, tecido e E.V.A.

Oficina de culinária de feitio de pão com ingredientes integrais e requeijão caseiro. 21 e 28. Sábados. 14h. Sala de Expressão Artística.

Malabares: bolas

Oficina de confecção e manipulação de bolas para malabarismo com materiais de baixo custo e fácil acesso.

Confecção de móbile de dobradura. 14 e 15. Sábado e Domingo. 14h. Na Sala de Expressão Artística.

29. Domingo e 01/05. Terça. 14h. No Espaço Oficina 1.

Yoté

Confecção do jogo popular africano utilizando tecidos e botões.

CRIANÇA

22. Domingo. 14h. Sala de Expressão Artística.

Fios e Tramas: puxando o fio da meada SESC CURUMIM Programa socioeducativo voltado para crianças de 7 a 12 anos. As atividades do Programa Curumim visam o desenvolvimento integral por meio de atividades lúdico-pedagógicas que valorizam a afetividade, a cooperação, a autonomia e as relações sociais, integradas ao conhecimento. GRÁTIS.

Este é tema das atividades do primeiro semestre do Programa, que pretende levar à reflexão sobre as relações entre as pessoas, os laços que nos unem e nos organizam em uma grande trama, formando uma teia de relações na qual cada um de nós precisa do outro.

espetáculo

Viva o Paiaço Com a Cia Megamini.

19 e 20. Quinta e Sexta. 14h30. No Teatro.

OFICINA

Tem Curumim Na Rede! Para inscritos no Programa Curumim. Com acompanhamento de instrutores.

Atividades lúdicas e de integração com o objetivo de aproximar as crianças das utilidades e novidades do universo digital, por meio do uso de computadores. 26 e 27. Quinta e sexta. 14h15. Sala de Internet Livre.

17


TERCEIRA IDADE

TRABALHO SOCIAL COM IDOSOS Trabalho social com Idosos é um programa do sesc de educação informal que visa à promoção da cidadania, bem-estar e desenvolvimento cultural por meio do conviver com arte, esporte, práticas corporais, reflexões sociais, dentre outras atividades. a programação é gratuita e destinada às pessoas acima de 60 anos. gráTIs.

canTo coraL

esPecIaL

cUrso

cUrso

espaço de diálogo, troca de idéias, propostas de atividades e informações relacionadas ao Trabalho social com Idosos.

dUraçÃo de Três meses.

o fazer artístico como processo da expressão individual e coletiva a partir de práticas e reflexões. este mês:

enconTro mensaL

27. sexTa. 16H30. esPaço ofIcIna 1.

abc da web Módulo i orientações básicas voltadas para público iniciante. Terças. 14H30. TÉrmIno: 24/4.

aULa aberTa

3ª na web

navegação livre com orientações para dúvidas sobre uso do computador. 3, 10, 17 e 24. Terças. 15H30. SAlA dA intErnEt liVrE.

Módulo ii nível intermediário, destinados a participantes que concluíram o módulo I ou possuam conhecimento de utilização de Internet, e-mail e editor de texto. QUarTas. 14H30. TÉrmIno: 25/04

cUrso

Passos e comPassos

atividades voltadas à expressão corporal por meio da linguagem da dança. este mês:

dança de salão VAGAS liMitAdAS. inSCriçõES nA CEntrAl dE AtEndiMEnto.

a dança de salão é uma atividade física que estimula o convívio social. com Júlio césar ribeiro alves, professor. Terças e QUInTas. 14H às 15H30 saLa de exPressÃo 2.

Módulo iii nível avançado, destinados a participantes que concluíram o módulo II ou possuam conhecimento de utilização de Internet, e-mail, editor de texto e de imagem e sites de relacionamento. QUarTas. 15H30. TÉrmIno: 25/04. inSCriçõES ABErtAS PArA MAio/Junho/Julho. Módulo 1. iníCio: 8/5. Módulo ii. iníCio: 2/5. Módulo iii. iníCio: 2/05

CorES dA VidA

arte da Papietagem MAtEriAl inCluSo. VAGAS liMitAdAS. inSCriçõES nA CEntrAl dE aTendImenTo. com LUcIana moreIra LoPes, arTIsTa PLásTIca.

a proposta dos encontros é trabalhar com a arte da papietagem (técnica artesanal em que se utiliza papel recortado e cola para dar forma a um objeto) elaborando padrões decorativos e confeccionando produtos artesanais. de 11/4 a 27/6. QUarTas. 16H30 às 18H30. SAlA dE EXPrESSão ArtíStiCA.

SESC GErAçõES cUrso

canTo coraL CoM rAPhAEl PAGliuSo, rEGEntE. inSCriçõES nA CEntrAl dE aTendImenTo.

a prática do canto coral proporciona a convivência dos participantes e promove benefícios para a saúde por meio de exercícios vocais, respiração e relaxamento. QUInTas. 15H30 às 17H. no TeaTro.

18


17/06

PROGRAMAÇÃO FAZENDA DO CAFÉ - SÃO CARLOS (SP)

ABRIL A AGOSTO

Dia17/6. Saída do SESC Rio Preto às 6h. Passeio à Fazenda Santa Maria Monjolinho, marco na história por representar e preservar a riqueza gerada pelo ciclo do café, sendo uma das poucas propriedades do país que conseguiu superar as crises, conservando suas terras desde que foi desbravada, em 1850. Café da manhã, almoço e lanche da tarde na fazenda inclusos.

24/05

R$ 154,00 à vista R$ 177,00 à vista R$ 231,00 à vista

CAMPOS DO JORDÃO (SP)

De 24/5 a 27/5. Saída do SESC Rio Preto. Hospedagem na pousada Alto D’Ouro. Visita aos principais pontos turísticos da cidade, como o Palácio Boa Vista, Museu Felicia Leirner, Auditório Cláudio Santoro, etc. Meia pensão. R$ 710,00 à vista R$ 817,00 à vista R$ 1065,00 à vista

7/06

Inscrições para sorteio: 22/2, das 14h às 15h, no SESC Rio Preto.

PANTANAL COM CHAPADA DOS GUIMARÃES

6 a 16/07. Saída do SESC Rio Preto, às 20h. Hospedagem na Estância Ecológica SESC Pantanal (em Poconé). Passeios (inclusos) a Campo Grande (hospedagem no hotel Indaiá Park) e a Cuiabá (hospedagem no Cuiabá Taiamã Hotel). Pensão Completa. R$ 1683,00 à vista R$ 1935,00 à vista R$ 2525,00 à vista

7/07

Inscrições para sorteio: 26/4, das 14h às 15h, no SESC Rio Preto. (Sorteio: 15h15).

CALDAS NOVAS (GO)

21 a 26/8. Saída do SESC Rio Preto, às 6h. Hospedagem no SESC Caldas Novas. Pensão completa.

MAIS INFORMAÇÕES PELO SITE sescsp.org.br ou pelo telefone (17) 3216-9300. 19


saúde e alimentação

MESA BRASIL O Programa Mesa Brasil é uma iniciativa de ação social e educativa que integra empresas, instituições sociais e voluntários. Criado em 1994 pelo SESC São Paulo, tem por objetivo contribuir para diminuir o desperdício de alimentos e a fome, bem como promover a melhoria da qualidade de vida de populações carentes institucionalizadas. É um programa pioneiro no combate à fome e ao desperdício de alimentos: retira onde sobra, entrega onde falta e educa quem recebe para melhor aproveitá-los.

Arrecadação em fevereiro de 2012: 15.994,85 kg de alimentos Número de empresas doadoras: 13 Número de entidades beneficiadas em São José do Rio Preto, Talhados, Schimidt e Mirassol: 36

divulgação

Aproveitamento Integral dos Alimentos e Higiene durante o Preparo instalação cenográfica Mesa Brasil

Por meio de fotos, textos e elementos cenográficos que ilustram a rotina do Programa Mesa em Rio Preto, a comunidade pode conhecer e refletir sobre a importância das ações de combate ao desperdício de alimentos, da educação para o consumo consciente e da sensibilização para o aproveitamento do alimento em sua integralidade. ATÉ 8/4. Terça a sexta, 13h às 21h45, sábadoS, domingoS e feriadoS, 10h às 18h45. ÁREA DE CONVIVÊNCIA. grátis.

Orientações sobre o valor nutricional de todos os componentes dos alimentos e as técnicas para o seu aproveitamento integral. Boas práticas e segurança no preparo das refeições. TERÇAS E QUINTAS. Para as Entidades e Doadores do Programa.

Comendo com os olhos: como preparar e servir refeições nutritivas, saborosas e atrativas

O prazer de se alimentar bem também pode ser despertado pela forma de servir os alimentos. Dicas de como elaborar e apresentar os pratos de forma mais atrativa, estimulando o consumo de diversos tipos de alimentos por pessoas de todas as idades. Entidades cadastradas: 26. Quinta. 15H30. Sala de expressão artística público em geral: 28. Sábado. 14:00h Sala de Expressão Artística.

20


esporte

ESPECIAL

dia do desafio - divulgação

Circuito SESC de Corridas

Vagas limitadas. Inscrições somente para os matriculados nos cursos físico-esportivos.

Cidade do Clima (São Carlos - SP)

A Corrida Cidade do Clima, realizada pelo SESC São Carlos, abre o calendário oficial do Circuito SESC de Corridas. É realizada nas distâncias 6km para corrida e 3km para caminhada e nesta edição terá a presença da corredora Maria Zeferina Baldaia. Saída em frente ao SESC Rio Preto às 5h. 22. Domingo. 9h.

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O SESC SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000.O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.

Lançamento Regional Dia do Desafio 2012

Ação que propõe o estreitamento de relações com prefeituras e secretarias municipais, instituições, escolas, empresas e entidades públicas, governamentais e sociais para sensibilização e mobilização em torno do Dia do Desafio e seus principais objetivos. 27. Sexta. 14h30. Teatro.

21


ESPoRTE

CURSOS ESPORTIVOS CORPO ESPORTE

ArquiVo SESC

VÔlEi

TÊNIS

lnGrátis

13 a 15 anos. oportunidade para aprender mais sobre as regras e fundamentos desse esporte praticado em quadra.

InIcIaçÃo à naTaçÃo

Terças e QUInTas. 17H30. gInásIo de esPorTes.

Terça e QUInTa. 17H30. QUadra exTerna

basQUeTe mIsTo

cLUbe do fUTeboL socIeTy

Terças e QUInTas.19H. gInásIo de esPorTes 2.

Terça e QUInTa. 18H. camPo socIeTy.

a partir de 15 anos. lnGrátis

badmInTon mIsTo a partir de 15 anos.

QUarTas e sexTas. 19H30. gInásIo de esPorTes 1.

lnGrátis

VÔlEi MiSto

a partir de 15 anos. Terças e QUInTas. 20H30. no gInásIo de esPorTes 2.

lnGrátis

TênIs mIsTo

a partir de 15 anos. Terças e QUInTas oU QUarTas e sexTas. 20H. QUadra exTerna.

lnGrátis

a partir de 15 anos.

aTÉ o mês de abrIL. a partir de 13 anos. adaptação e iniciação ao aprendizado dos nados crawl e costas.

lnGrátis

lnGrátis

QUarTas e sexTas. 19H. Terças e QUInTa. 19H. ParQUe aQUáTIco.

fUTsaL

badmInTon

lr$15,00 nr$30,00

13 a 15 anos. oportunidade para aprender mais sobre as regras e fundamentos desse esporte praticado em quadra.

cLUbe do TênIs

QUarTas e sexTas. 18H30. gInásIo de esPorTes.

Terça e QUInTa. 18H. gInásIo de esPorTes.

lnGrátis

lnGrátis

ESPortE JoVEM

basQUeTe

QUarTas e sexTas. 16H30 às 18H30. Terças e QUInTa. 16H30 às 18H30. diVErSoS ESPAçoS do SESC.

QUarTa e sexTa. 17H30. gInásIo de esPorTes 2.

a partir de 15 anos.

Terça e QUInTa. 15H30. QUarTa e sexTa. 18H. QUadra exTerna.

lnGrátis

cLUbe da corrIda a partir de 15 anos

Terça e QUInTa. 19H. diVErSoS ESPAçoS do SESC.

lnGrátis

22

13 a 15 anos. oportunidade para aprender mais sobre as regras e fundamentos desse esporte.

de 10 a 12 anos. aprendizagem de diversificadas modalidades esportivas.

lnGrátis

13 a 15 anos. oportunidade para aprender mais sobre as regras e fundamentos desse esporte.

13 a 15 anos. oportunidade para aprender mais sobre as regras e fundamentos desse esporte. lnGrátis


ArquiVo SESC

AVAliAção FunCionAl esPorTes Para Idosos

Vôlei, basquete, handebol, entre outros. no gInásIo de esPorTes 2. QUarTas e sexTas. 14H30.

Grátis.

dança de saLÃo

acima de 60 anos. aula em grupo que visa o incentivo à prática da atividade física por meio da dança e seus variados ritmos. Terça e QUInTa, 14H. saLa de exPressÃo 2.

esPorTe crIança

Inscrições na central de atendimento. experimentação de várias modalidades esportivas de maneira lúdica e descontraída. TUrma de 6 a 7 anos: Terça e QUInTa. 14H30 às 17H30. QUarTas e sexTas. 14H30 às 17H30. TUrma de 8 a 10 anos: Terça e QUInTa. 14H30 às 17H30. QUarTas e sexTas. 14H30 às 17H30. diVErSoS ESPAçoS do SESC.

realização de testes e medidas que visam avaliar o atual estado de saúde e condicionamento físico do matriculado, servindo de parâmetro de evolução através de reavaliações periódicas. Para matriculados nos cursos físicoesportivos. agendamenTo na cenTraL de aTendImenTo. horárioS ESPECíFiCoS.

lnGrátis

lnGrátis

Grátis

23

ESPoRTE

CURSOS ESPORTIVOS CORPO ESPORTE


ESPORTE

CURSOS ESPORTIVOS CORPO E EXPRESSÃO

ginástica multifuncional

Ginástica Multifuncional

A partir de 12 anos. Prescrição individualizada de exercícios aeróbios, realizados com o apoio de aparelhos e de exercícios integrados de força, equilíbrio e agilidade. Terças e quintas ou quartas e sextas. Horários: 7h / 9h / 15h30 / 17h30 / 19h30. Sábados, domingos e feriados: 9h30 às 15h. Sala de Ginástica Multifuncional.

lR$25,00 nR$50,00

Ginástica com Acessórios

A partir de 13 anos. Aula realizada em grupo, com acessórios como halteres, mini cama elástica, bolas, entre outros, para aprimorar a resistência e a força, deixando a musculatura mais definida. Terças e quintas. 9h e 19h. Sala de Expressão 1.

lR$25,00 nR$50,00

Hidroginástica

ATÉ O MÊS DE ABRIL. A partir de 15 anos. Exercícios que melhoram a capacidade aeróbia, a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral. Quarta e sexta. 16h30. parque aquático.

lR$15,00 nR$30

Alongamento e Relaxamento

A partir de 13 anos. Aula em grupo com acessórios que auxiliam o desenvolvimento corporal e postural. Quartas e sextas. 9h E 18H30 sala de Expressão 1.

lR$25,00 nR$50,00

24

GINÁSTICA POSTURAL

A partir de 13 anos. Prática que enfatiza a boa postura corporal e a posição correta da coluna vertebral, utilizando alongamentos e exercícios de fortalecimento. TERÇAS E QUINTAS. 18H. SALA DE EXPRESSÃO 2.

lR$25,00 nR$50,00

CIRCUITO DE ATIVIDADES CORPORAIS

A partir de 13 anos. Aulas destinadas ao público matriculado nos cursos físico-esportivos, utilizando acessórios diversos. QUARTAS E SEXTAS. 20H30 SALA DE EXPRESSÃO 1. lnGrátis

Yoga

A partir de 13 anos. Enfatiza a boa postura corporal, a posição correta da coluna vertebral, o controle da respiração, além de exercícios de concentração e relaxamento. Terças e quintas. 15h30 e 19h. Quartas e sextas.18h30 e às 19h30. Sala de Expressão 2.

lR$25,00 nR$50,00

Pilates de Solo em grupo

A partir de 13 anos. Os exercícios, visam tonificar e alongar a musculatura corporal, fazer um realinhamento postural, integrando corpo e mente, para que os praticantes adquiram um corpo forte, harmonioso e saudável. Terças e quintas. 16H30 E 20h. Quartas e sextas. 19h30. Sala de Expressão 1.

lR$25,00 nR$50,00

Dança de Salão A partir de 13 anos.

Terças ou quintas. 20h. Sala de Expressão 2.

lR$18,00 nR$36,00

Alongamento e Relaxamento Acima de 60 anos. Aula em grupo com acessórios que auxiliam o desenvolvimento corporal e postural. Quartas e sextas. 16h30. Sala de Expressão 1.

Grátis

Ginástica com acessórios

Acima de 60 anos. Aula realizada em grupo, com acessórios como halteres, mini cama elástica, bolas, entre outros, para aprimorar a resistência e a força, deixando a musculatura mais definida. Terças e quintas.15h30. Quartas e sextas.15h30. Sala de Expressão 1 E 2.

Grátis

Pilates de Solo em grupo

Acima de 60 anos. O método, visa tonificar e alongar a musculatura corporal, fazer um realinhamento postural, integrando corpo e mente, para que os praticantes adquiram um corpo forte, harmonioso e saudável. Quartas e sextas.15h30. Sala de Expressão 1.

Grátis


ESPORTE

AULAS ABERTAS Participe e divirta-se na programação de aulas abertas de diversas modalidades e experimente os benefícios da prática esportiva. Grátis.

capoeira

Atividade aquática realizada de forma lúdica com objetivo de interação do público participante. SábadoS E Domingos. 16h. PARQUE AQUÁTICO.

Recreação Aquática Infantil

Destinada ao público a partir dos 6 anos. Sábados E Domingos. 15h. PARQUE AQUÁTICO.

Ginástica com Acessórios

Aula em grupo com o objetivo de proporcionar experimentações de acessórios como: prancha de equilíbrio, discos, elástico entre outros. Sábados. 15h. Sala de Expressão 2.

Capoeira

A partir de 6 anos. Vivência que envolve aspectos da cultura afro-brasileira, especificamente a capoeira, mas também, abordando outras manifestações como o maculelê, o samba de roda, oficinas de ritmos, vivenciando-a de uma forma mais completa. Sábados. 10h. Ginásio de Esportes 2.

Pilates de Solo em grupo A partir de 13 anos. Vagas limitadas.

O método visa tonificar e alongar a musculatura por meio de um realinhamento postural, integrando corpo e mente, para que os praticantes adquiram corpos fortes, harmoniosos e saudáveis. Domingos. 10h30. sala de expressão 2.

Alongamento e Relaxamento

Raia Livre

Domingos. 15h. Sala de Expressão 2.

Terça a sexta. 17h30 às 21h. Sábados, domingos e feriados. 9h às 12h. Piscina semi-olímpica.

A partir dos 13 anos. Aula em grupo com acessórios que auxiliam o desenvolvimento corporal.

Espaço destinado à prática livre da natação, com acessórios (nadadeiras e flutuadores) fornecidos pelo SESC.

ação externa

ESPORTE

Hidroanimação

Arte, Esporte e Paixão

São José do Rio Preto foi fundada em EXPOSIÇÃO março de 1852. Com a chegada do trem, em 1912, o município passou a ser desenvolver economicamente e ganhar destaque no estado de São Paulo. As primeiras manifestações esportivas na cidade ocorreram no final do século dezenove e foram trazidas pelos imigrantes italianos, espanhóis e portugueses. Passados exatos 159 anos, a cidade se desenvolveu, modernizou-se e fez surgir personagens que dedicaram suas vidas ou parte dela ao desenvolvimento do esporte na cidade. A exposição “Arte, Esporte e Paixão” resgata a história de cidadãos rio-pretenses que se entregaram com paixão às manifestações esportivas e transformaram sonhos em conquistas. ATÉ 27/4. POUPATEMPO SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Segunda a sexta. 8h às 17h. sábados. 8h às 13h.

25


A partir de 1 de abril, aos sábados, domingos e feriados, o SESC funcionará das 9h30 às 19h. novos horários: • Lanchonete: das 10h às 18h45. • Odontologia: das 9h30 às 13h30 e 14h às 18h (somente aos sábados). • Central de atendimento: das 9h30 às 18h30. • Exame dermatológico: das 9h45 às 12h e 13h30 às 16h30. • Ginástica multifuncional (GMF): das 9h30 às 15h. 26


SERVIÇOS

Assessoria Técnica

Empréstimo de material

Avaliação Clínica

Exame Dermatológico

Para empresas do comércio de bens e serviços. Informações no Setor de Programação. Terça a sexta: 13h30 às 21h30. Sábados, domingos e feriados: 10h15 às 18h30.

Exame realizado por um médico com a finalidade de averiguar se uma pessoa está apta ou não à prática de exercícios físicos. Adquira seu tíquete na Central de Atendimento e agende seu horário de exame. Leve o ticket e o cartão de matrícula atualizado ao médico responsável. Terça a sexta: 14h às 18h. 20h30 às 21h. Sábados: 17h às 18h30. Na Sala Médica. R$ 20,00 (trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado e dependentes). R$ 40,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes).

BIBLIOTECA

Os matriculados no SESC agora têm à disposição um acervo de livros, incluindo obras clássicas e novos autores, para consultar e levar para casa por até 1 semana. Terça a sexta. 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados. 10h15 às 18h30. Sala de Internet Livre.

Central de Atendimento

Informações, emissão de cartão de matrícula, inscrições para cursos, venda de excursões e passeios do programa de Turismo Social e venda de ingressos para shows e espetáculos. Terça a sexta: 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados: 9h30 às 18h30.

Empréstimo de jogos, raquetes, bolas, etc. Mediante apresentação do cartão de matrícula. Terça a sexta, 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h30. Na Catraca da Piscina.

Exame de pele realizado por um médico, que tem como objetivo manter as condições de higiene e saúde, evitando riscos de contaminações cutâneas aos frequentadores do Parque Aquático. É obrigatório e deve ser renovado a cada 6 meses. Você pode realizar o seu exame na Unidade do SESC Rio Preto (confira horários e valores abaixo) ou com qualquer outro médico habilitado perante ao Conselho Regional de Medicina (CRM). O atestado médico dermatológico deverá conter a data de emissão e identificação do emissor, com assinatura, carimbo e número de registro no CRM. Adquira seu ticket nos caixas da Lanchonete ou Central de Atendimento. Dirija-se à Sala Médica trajando somente sunga, sungão, maiô, biquíni ou sunquini não transparentes. Apresente o ticket e o cartão de matrícula atualizado ao médico responsável. Terça a sexta: 18h30 às 20h15. Sábados, domingos e feriados: 9h45 às 12h e das 13h30 às 16h30. R$ 18,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes). R$ 9,00 (trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado e dependentes). Matriculados até 12 anos incompletos estão isentos da taxa de Exame Dermatológico.

Lanchonete

Oferece produtos variados com o objetivo de contribuir para uma alimentação saudável. Opções de lanches quentes e naturais, saladas e pratos. Terça a sexta: 13h15 às 21h45. Sábados, domingos e feriados: 10h às 18h45.

Mesa Brasil

Criado em 1994, o Programa Mesa Brasil SESC São Paulo é exemplo de uma ação social revestida fortemente pelo compromisso educativo. Seu principal objetivo é minimizar simultaneamente o desperdício de alimentos e a insegurança alimentar e nutricional, principalmente por meio da ação educativa. Segunda a sexta: 8h às 17h.

Locação Ginásio e Campo Society

Para práticas de futebol society, futsal, vôlei, basquete, badminton e handebol. Informações na Secretaria da Programação. Terça a sexta: 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados: 10h15 às 18h30.

Odontologia

Clínica Odontológica equipada com 4 consultórios e aparelho de Raio-X Panorâmico. Serviços de clínica geral com enfoque para prevenção das doenças bucais, tratamento restaurador, tratamento de canal, extrações simples e alguns tipos de prótese. Todos os procedimentos são executados por profissionais qualificados, seguindo os padrões de higienização e biossegurança. Atendimento exclusivo a comerciários matriculados e seus dependentes, maiores de 6 anos. Terça a sexta: 13h às 17h. 17h30 às 21h30. Sábados: 9h30 às 13h30 e 14h às 18h. Agendamentos na Central de Atendimento.

Parque Aquático

Trajes permitidos: somente sunga, sungão, maiô, biquíni ou sunquini não transparentes. Uso exclusivo para matriculados no SESC. Exame dermatológico obrigatório. É necessário um cadeado para a guarda dos pertences nos armários dos vestiários. A entrada de meninos no vestiário feminino e de meninas no vestiário masculino só é permitida para menores de 5 anos, acompanhados dos pais ou responsável maior de 18 anos. Terça a sexta: 13h15 às 21h. Sábados, domingos e feriados: 9h30 às 18h30.

27


Guia Abril 2012  

Guia de programação do SESC Rio Preto no mês de abril.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you