Page 1


Cinema

T

emos mais de 80 filmes de diferentes gêneros e origens disponíveis para exibição em salas climatizadas e equipadas. Basta escolher e agendar a sessão!


a caixa Paraguai, 2014, Suspense, 1h45min | Direção: Juan Carlos Maneglia Classificação indicativa: 14 anos O carreteiro Victor passa as horas vagas imaginando uma vida de fama e admirando a televisão da loja de DVD's do mercado. O jovem enfrenta um mundo competitivo e precisa batalhar para conseguir os seus pequenos trabalhos, carregando as compras dos clientes. Certo dia, ele recebe uma proposta diferente: carregar 7 caixas, com um conteúdo desconhecido, para ganhar uma nota rasgada de cem dólares.

a alma da gente Brasil, 2013, Documentário, 1h20min | Direção: Helena Solberg Classificação indicativa: livre Em 2002, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo coordenou um projeto de dança com adolescentes moradores da Favela da Maré, levando à apresentação do espetáculo "Dança das Marés". O documentário mostra a rotina de treinos e a interação entre os participantes, revelando os sonhos destes jovens para o futuro. Dez anos mais tarde, em 2012, os diretores procuraram os dançarinos para compreender o impacto deste evento em suas vidas, e para ver se conseguiram conquistar os desejos de infância.

a ameaça que veio do espaço Estados Unidos, 1953, Terror/Suspense, 1h21min | Direção: Jack Arnold Classificação indicativa: 14 anos Mostra clássicos - scifi John Putnam e sua namorada Ellen vivem em uma pequena cidade dos Estados Unidos. Certa noite, enquanto espiavam as estrelas através de um telescópio, veem uma grande bola de fogo caindo perto de sua casa. Ao investigar o que era, John acaba se deparando com uma nave alienígena e tenta alertar o povo de sua cidade, mas até que eles acreditem pode ser tarde demais.

a caça Dinamarca/Suécia, 2013, Drama, 1h51min | Direção: Thomas Vinterberg Classificação indicativa: 14 anos Lucas (Mads Mikkelsen) trabalha em uma creche. Simpático e amigo de todos, ele tenta reconstruir a vida após um divórcio complicado, no qual perdeu a guarda do filho. Tudo corre bem até que, um dia, a pequena Klara (Annika Wedderkopp), de apenas cinco anos, diz à diretora da creche que Lucas lhe mostrou suas partes íntimas. Klara na verdade não tem noção do que está dizendo, apenas quer se vingar por se sentir rejeitada em uma paixão infantil que nutre por Lucas. A acusação logo faz com que ele seja afastado do trabalho e, mesmo sem que haja algum tipo de comprovação, seja perseguido pelos habitantes da cidade em que vive.


a estrada perdida França, 1997, Fantasia, 2h8min | Direção: David Lynch Classificação indicativa: 18 anos Fred Madison (Bill Pullman) é um saxofonista de jazz vanguardista que é casado com Renee (Patricia Arquette). Fred suspeita que Renee pode ser infiel a ele, mas percebe que tem coisas maiores para se preocupar quando alguns vídeos aparecem na porta da sua casa, provando que alguém está observado a casa por fora e por dentro (um vídeo mostra ele e Renee dormindo). Quando Renee é encontrada morta, Fred é preso e condenado por homicídio em primeiro grau. Entretanto em uma manhã não está mais em sua cela e se transformou aparentemente em Pete Drayton (Balthazar Getty), um jovem mecânico de automóveis que é libertado mas tolamente se envolve com a mulher de Dick Laurent (Robert Loggia), um gangster, chamada Alice Wakefield (Patricia Arquette), uma loira bem sensual que é exatamente igual a Renee.

a flauta mágica Ópera, 2h30min | Direção: Robert Carsen Classificação indicativa: Mostra "ópera na tela" Versão fílmica da ópera homônima repleta de simbolismos maçônicos de Mozart. A Rainha da Noite (Birgit Nordin) oferece sua filha, Pamina (Irma Urrila), a Tamino (Josef Köstlinger), um andarilho encontrado na floresta pelo servo da rainha, Papageno (Håkan Hagegård). Porém, para isso, Tamino precisa trazê-la de volta de seu pai e sacerdote que só pratica o bem, Sarastro (Ulrik Cold), alegando que ele a sequestrou. Ambicionando o poder de Sarastro, a Rainha da Noite oferece uma flauta mágica a Tamino e sinos mágicos a Papageno, enviando os dois em uma jornada de amor e autoconhecimento.

a grande beleza Itália, 2013, Comédia, 2h21min | Direção: Paolo Sorrentino Classificação indicativa: 14 anos Em Roma, durante o verão, o escritor Jap Gambardella (Toni Servillo) reflete sobre sua vida. Ele tem 65 anos de idade, e desde o grande sucesso do romance "O Aparelho Humano", escrito décadas atrás, ele não concluiu nenhum outro livro. Desde então, a vida de Jep se passa entre as festas da alta sociedade, os luxos e privilégios de sua fama. Quando se lembra de um amor inocente da sua juventude, Jep cria forças para mudar sua vida, e talvez voltar a escrever.

a história da eternidade Brasil, 2015, Drama, 120min. | Direção: Camilo Cavalcante Classificação indicativa: 16 anos Alfonsina (Débora Ingrid) tem 15 anos e sonha conhecer o mar. Querência (Marcélia Cartaxo) está na faixa dos 40. Das Dores (Zezita Matos) já no fim da vida, recebe o neto após um passado turbulento. No sertão compartilham sobrenome e muitos sentimentos. Amam e desejam ardentemente.


a noiva do czar Ópera, 2h32min | Direção: Andy Sommer Classificação indicativa: 12 anos | Mostra "ópera na tela" Gryaznoy, um nobre da corte do Czar Ivan, quer casar-se com Marfa, filha de Vasily Sobakin, de Novgrod, já prometida a Ivan Likov, um jovem nobre. Gryaznoy pede uma poção do amor à sua amante, Lyubasha, que lhe entrega uma droga que fará com que sua rival perca a beleza. O Czar Ivan procura uma esposa e escolhe Marfa, que adoece. Likov e Lyubasha são mortos por Gryaznoy.

À SOMBRA DO VULCÃO México/Estados Unidos, 1984, Drama, 112min. | Direção: John Huston Classificação indicativa: Cuernavaca, México, 1938. Geoffrey Firmin (Albert Finney), um ex-cônsul britânico, torna-se alcoólatra após separar-se de Yvonne Firmin (Jacqueline Bisset) e resolve permanecer morando no México com seu meio-irmão, Hugh Firmin (Anthony Andrews), o pivô da separação. Geoffrey sempre aguarda a volta da mulher e, no Dia de Finados, ela retorna repentinamente, com a finalidade de reatar seu casamento. Entretanto, as marcas da separação eram maiores do que ela imaginava.

aBRAÇO DA MARÉ RN, 2013, documentário, 16'10" | Direção: Victor Ciriaco Classificação indicativa: livre (Mostra Sesc de Cinema Potiguar) O dia a dia de quem mora em um centro urbano é sempre atribulado no meio disso tudo, cinco pessoas vivem na mais pura sintonia entre a natureza e a cidade. O filme trás para a tela a história de vida de uma família que vive às margens do Rio Potengi.

aiDA Ópera, 2h38min. | Classificação indicativa: 12 anos | Mostra "ópera na tela» Radamés reprime a revolta da Etiópia e é premiado com a mão de Amnéris, filha do Faraó. Mas ele e Aída, escrava etíope, se amam. Aída consegue para o pai Amonasro, rei etíope prisioneiro, os planos militares. Amnéris descobre e, enciumada, revela a suposta traição. Radamés é condenado à morte e Aida escolhe morrer com seu amor.


aINDA NÃO LHE FIZ UMA CANÇA DE AMOR RN, 2015, ficção, 15'48" | Direção: Henrique Arruda Classificação indicativa: 12 anos (Mostra Sesc de Cinema Potiguar) Greg e Alessandro estão no quarto, se olhando. O Sentimento de culpa e nostalgia daquele momento até pode marcar para sempre a vida dos dois, mas é apenas uma passagem para permitir que o amor caminhe livremente entre eles. Eles se olham, eles se amam. Eles se sentem, independente dos fatos nunca reveladas ou das canções escritas.

aMAR BEBER E CANTAR França, 2014, Comédia/Drama, 1h48min | Direção: Alain Resnais Classificação indicativa: 12 anos Um grupo de teatro amador está ensaiando uma nova peça, quando uma notícia triste abala a todos: George, amigo próximo da trupe, está doente. De acordo com os médicos, ele tem no máximo seis meses de vida. Enquanto as mulheres do grupo começam a relembrar a antiga paixão pelo mulherengo George, os homens têm uma ideia inusitada: e se o amigo doente fosse chamado para interpretar um dos personagens da peça?

aS FÉRIAS DO PEQUENO NICOLAU França, 2014, comédia, 97 min. | Direção: Laurent Tirard Classificação Indicativa: 10 anos Termina o ano letivo. Nicolau (Mathéo Boisselier), seus pais e a avó viajam para o litoral com o objetivo de aproveitar ao máximo o verão. Na praia o menino faz novos amigos e conhece uma garota, Isabelle (Erja Malatier), que ele acredita ser sua futura esposa.

asterix o domínio dos deuses França/Bélgica, 2016, Animação, 1h26min. | Direção: Louis Clichy, Alexandre Astier Classificação indicativa: Livre O imperador romano Júlio César sempre quis derrotar os irredutíveis gauleses, mas jamais teve sucesso em seus planos de conquista. Até que, um dia, ele resolve mudar de estratégia. Ao invés de atacá-los, passa a oferecer os prazeres da civilização aos gauleses. Desta forma, Júlio César ordena a construção da Terra dos Deuses ao redor da vila gaulesa, de forma a impressioná-los e, assim, convencê-los a se unir ao império romano. Só que a dupla Asterix e Obelix não está nem um pouco disposta a cooperar com os planos de César.


atila marcel França, 2014, Comédia, 1h42min. | Direção: Sylvain Chomet Classificação indicativa: 12 anos Paul (Guillaume Gouix) tem mais de trinta anos de idade, e leva uma vida pacífica, sempre em casa, tocando piano e observando as tias em suas aulas de dança. Sua história é marcada pela perda dos pais, quando tinha apenas dois anos de idade. Desde esse trauma, o rapaz nunca mais falou... Sua vida de poucos acontecimentos se transforma quando ele conhece a extravagante vizinha do quarto andar, que usa suas técnicas para ajudar Paul a investigar o passado e superar seus problemas.

AZUL PROFUNDO Grécia, 2012, Drama/Suspense, 1h27min. | Direção: Ari Bafalouka Classificação indicativa: 14 anos Dimitri (Sotiris Patras) é um nadador profissional, que está prestes a assinar um importante contrato com um patrocinador. Ele dedica a vida aos treinos, até um dia conhecer a militante ambiental Elsa (Youlika Skafida), que deseja melhorar sua capacidade respiratória. Logo Dimitri passa a lhe dar aulas e não demora muito para que eles engatem o namoro. Entretanto, um ano depois eles enfrentam problemas no relacionamento devido à dedicação dela às atividades de proteção ambiental, mesmo que para tanto passe por cima de sua própria saúde.

BRANCO SAI PRETO FICA Brasil, 2015, Drama, 1h33min. | Direção: Adirley Queirós Classificação indicativa: 12 anos Tiros em um baile de black music na periferia de Brasília ferem dois homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.

CAMINHO PARA O NADA Estados Unidos, 2010, Policial/Romance, 2h01min. | Direção: Monte Hellman Classificação indicativa: 16 anos Tygh Runyan (Mitchell Haven) é um jovem cineasta que resolve rodar um filme baseado na história de um crime real, ocorrido no interior dos Estados Unidos, onde um político e sua amante aparentam ter cometido suicídio. Para interpretar a amante é contratada uma mulher misteriosa (Shannyn Sossamon), bastante parecida com a pessoa na qual sua personagem é inspirada. Aos poucos Tygh é envolvido cada vez mais pelo ocorrido, desenvolvendo uma obsessão pelo caso e por sua protagonista.


CASA GRANDE Brasil, 2015, Drama, 1h54min. | Direção: Fellipe Barbosa Classificação indicativa: 12 anos Sônia (Suzana Pires) e Hugo (Marcello Novaes) são da alta burguesia carioca e levam uma vida bastante confortável. Aos poucos vão à falência, mas ninguém sabe de seus problemas financeiros, nem mesmo o filho Jean (Thales Cavalcanti), que faz de tudo para se desvencilhar dos pais superprotetores. Para se manter, o casal corta despesas e ele, que só se preocupava com garotas e vestibular, enfrenta pela primeira vez a realidade.

CAVERNA DOS SONHOS ESQUECIDOS França/Estados Unidos/Canadá/Reino Unido/Alemanha, 2011, Documentário/Histórico, 1h30min. | Direção: Werner Herzog Classificação indicativa: Livre Com um acesso sem precedentes e superando desafios técnicos consideráveis, Werner Herzog capturou em 3D o interior da Caverna Chauvet, no sul da França, onde foram descobertos centenas desenhos rupestres em 1994. O diretor revela um mundo subterrâneo impressionante, com pinturas que têm em média 32 mil anos de idade.

CHARLES CHAPLIN - CURTAS EUA, 1914, comédia, 94min. Classificação indicativa: livre Carlitos faceiro | A maleta fatal O amor cruel | Carlitos e o relógio Carlitos repórter | Carlitos no hotel Que farra! | Dia de estréia Carlitos garçom do café

CINZAS RN, 2016, experimental, 13min45. | Direção: Gustavo Guedes Classificação indicativa: 10 anos | Mostra Sesc de cinema potiguar As maiores crises estão no âmbito planetário


Cinzas do passado redux Hong Kong/China, 2008, drama, 1h38min. | Direção: Wong Kar-Wai Classificação indicativa: 12 anos Feng Ou-Yang (Leslie Cheung) abandonou sua casa quando a mulher que amava preferiu se casar com seu irmão mais velho. Ele é um agente, uma pessoa procurada quando alguém deseja eliminar uma pessoa. Sua função é fazer a ligação de seus clientes com espadachins habilidosos, que possam cumprir a execução. A mágoa do passado faz com que torne-se cínico e impiedoso, mas os encontros costumeiros com clientes, amigos e inimigos fazem com que tome consciência de sua solidão.

Club sandwich México, 2015, Drama, 1h22min. | Direção: Fernando Eimbcke Classificação indicativa: 12 anos Paloma cria sozinha o seu filho Héctor, de 15 anos de idade. Os dois viajam para um pequeno resort vazio, por causa da baixa temporada, e passam os dias entediados, entre o quarto e a piscina. Quando uma garota da idade de Héctor chega no lugar, o adolescente se interessa por ela. Paloma começa a perceber que seu garotinho está se tornando um adulto.

Contos da noite França, 2013, Animação, 1h24min. | Direção: Michel Ocelot Classificação indicativa: livre Todas as noites, uma garota, um garoto e um senhor idoso se encontram em um pequeno cinema, que aparenta estar abandonado. Lá dentro, os três criam histórias, escrevem, desenham, vestem fantasias... Eles criam diversas histórias mágicas passadas em uma noite onde tudo é possível.

Cordelíricas nordestinas RN, 2013, documentário, 20min. | Direção: Alexandre Santos e Bruna Mara Wanderley Classificação indicativa: livre | Mostra Sesc de cinema potiguar

Introduzida no Brasil pelos portugueses a literatura de cordel continua viva e faz parte da identidade cultural do nordeste brasileiro. Descrito, recitado, cantado ou encenado, o cordel é apresentado em suas diversas formas de expressão. A obra faz um passeio poético pela literatura de cordel, desde as suas raízes ibéricas até os dias atuais em um caminho respeito de versos, poéticas e sentimentos. E aa guiar esse passeio, nada melhor do que as vozes e pensamento de quem produz e valoriza o Cordel no nordeste do Brasil.


eles vivem Estados Unidos, 1988, Ficção Científica, 94min. | Direção: John Carpenter Classificação indicativa: 14 anos | Mostra clássicos - scifi John Nada (Roddy Piper) é um trabalhador braçal que chega a Los Angeles e encontra trabalho numa fábrica. Durante uma inusitada operação repressiva, a polícia destrói um quarteirão inteiro do bairro miserável em que vive. Na confusão Nada encontra óculos escuros aparentemente comuns, porém ao usá-los consegue enxergar horrendas criaturas alienígenas disfarçadas de seres humanos, bem como as mensagens subliminares que elas transmitem através da mídia em geral. Nada percebe que os invasores já estão controlando o planeta e, juntamente com seu companheiro de trabalho Frank (Keith David), decide se engajar no movimento de resistência, que é perseguido como subversivo pela polícia.

ELES VOLTAM Brasil, 2014, Drama, 1h40min. | Direção: Marcelo Lordello Classificação indicativa: 14 anos Cris (Maria Luíza Tavares) e Peu (Georgio Kokkosi), seu irmão mais velho, são deixados na beira de uma estrada pelos próprios pais. Os irmãos foram castigados por brigar constantemente durante uma viagem à praia. Após algumas horas, percebendo que os pais não retornaram, Peu parte em busca de um posto de gasolina. Cris permanece no local por um dia inteiro e, sem notícias dos pais ou do irmão, decide percorrer ela mesma o caminho de volta para casa.

EM TORNO DO SOL RN, 2016, ficção científica, 11min. | Direção: Vlamir Cruz e Júlio Castro Classificação indicativa: livre | Mostra Sesc de cinema potiguar Em 1989 uma intensa tempestade solar causou um histórico blackout que assolou o EUA e o Canadá. Tempos depois o aumento das interferências solares tornou os equipamentos eletrônicos itens obsoletos. O uso de eletricidade é raro.

ERA UMA VEZ EM NOVA YORK Estados Unidos, 2014, Drama/Romance, 1h53min. | Direção: James Gray Classificação indicativa: 14 anos Em 1921, as irmãs polonesas Magda (Angela Sarafyan) e Ewa Cybulski (Marion Cotillard) partem em direção a Nova Iorque, em busca de uma vida melhor. Mas, assim que chegam, Magda fica doente e Ewa, sem ter a quem recorrer, acaba nas mãos do cafetão Bruno (Joaquin Phoenix), que a explora em uma rede de prostituição. A chegada de Orlando (Jeremy Renner), mágico e primo de Bruno, mostra um novo amor e um novo caminho para Ewa, mas o ciúme do cafetão acaba provocando uma tragédia.


eSTAMOS TODOS BEM França/Itália, 1990, Drama/Comédia, 122 min. | Direção: Giuseppe Tornatore Classificação indicativa: 14 anos Itália. Matteo Scuro (Marcello Mastroianni) vive sozinho na Sicília. Ele aguarda a vinda de seus filhos no verão, mas todos acabam desmarcando a viagem em cima da hora. Matteo resolve então visitar cada um deles, algo que jamais tinha feito. Nesta viagem ele parte para as cidades de Nápoles, Roma, Milão, Florença e Turim, sendo que em cada uma delas vive um de seus filhos.

FORTALEZA ESCONDIDA Japão, 1960, Ação, 2h18min. | Direção: Akira Kurosawa Classificação indicativa: 14 anos Durante o Japão do século XVI, a caminho de casa, um poderoso homem escolta uma bela princesa fugitiva em meio ao território inimigo. Em sua viagem cruzam dois medrosos fazendeiros, que estão tentando retornar para casa depois de fugirem da Guerra Feudal.

FUGA NO SÉCULO 23 Estados Unidos, 1976, Aventura/Ficção Científica, 119min. Direção: Michael Anderson Classificação indicativa: 14 anos | Mostra clássicos - scifi A vida não poderia ser mais perfeita no século 23. Todos tem direito ao bom e o melhor. Porém, não podem ultrapassar a idade de 30 anos. Logan (Michael York) é a pessoa responsável por repreender os que não cumprem a regra. Até o dia em que ele atinge a idade permitida, decidindo por fugir.

GIRIMUNHO Espanha, 2012, Drama, 1h20min | Direção: Clarissa Campolina / Helvécio Marins Jr. Classificação indicativa: 10 anos Esta é a história de duas mulheres que observam os redemoinhos no rio, em pleno sertão mineiro. Uma delas perdeu o marido, e sofre em silêncio, tendo apenas as novidades dos netos como consolação. A outra carrega consigo um tambor, e marca o ambiente com seus sons.


HELI México, 2014, Drama, 1h45min. | Direção: Amat Escalante Classificação indicativa: 18 anos Guanajuato, México. Estela (Andrea Vergara) é uma garota de 12 anos que está namorando às escondidas com Beto (Juan Eduardo Palacios), um jovem recruta. Ele a pressiona para que tenham relações sexuais, mas ela sempre recusa a iniciativa. Um dia, Beto esconde na caixa d'água da casa de Estela alguns pacotes com cocaína, que deveriam ter sido queimados pelo exército. Sua ideia é vender a droga e, com o dinheiro, deixar a cidade e se casar com Estela. Entretanto, os planos vão por água abaixo quando os militares que desviaram a droga descobrem quem roubou os pacotes.

HIPÓCRATES França, 2015, Comédia Dramática, 1h42min. | Direção: Thomas Lilti Classificação indicativa: 12 anos Benjamin (Vincent Lacoste) é residente no mesmo hospital que seu pai (Jacques Gamblin) trabalha. Um dia, ao ser chamado no plantão, ele atende um paciente regular, apelidado de Tsunami (Thierry Levaret). Como não havia como fazer um exame devido ao aparelho necessário estar quebrado, Benjamin apenas receita um analgésico. No dia seguinte, ao chegar ao hospital, descobre que o paciente morreu. Devastado pela notícia, ele é protegido pelo pai, que divulga a todos que o filho havia feito o tal exame. Esta situação atinge em cheio a autoconfiança de Benjamin, especialmente quando precisa lidar com outro residente, Abdel (Reda Kaleb), que veio de outro país e mora em um alojamento no próprio hospital.

HISTÓRIAS ABERTAS RN, 2015, doc, 34'01" | Direção: Carito Cavalcanti Classificação indicativa: livre Desde 2013 o diretor Carito Cavalcanti veio fazendo de forma homeopática e aleatória o filme "Histórias abertas". As histórias foram aparecendo e ele registrando-as, quase ao acaso, de forma espontânea. Alguma coisa levou Às histórias ou alguma coisa levou as histórias até ele. As histórias se abrem, em fragmentos diversos, em uma colagem de subjetividades. Ao estarem juntas dessa forma, as histórias mostram a vida que pulsa ao nosso redor.

HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO Brasil, 2014, Drama, 1h36min. | Direção: Daniel Ribeiro Classificação indicativa: 12 anos

Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel (Fabio Audi) chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.


Hollywood no cerrado Brasil, 2011, documentário, 85 min. | Direção: Armando Bulcão, Tânia Montoro Classificação Indicativa: livre O documentário traz a luz a relação que se estabelece entre os meios de comunicação (especialmente o cinema) e a cultura no velho centro oeste. Para narrar singularidades da ocupação do centro oeste brasileiro conta com astros famosos do cinema internacional como Joan Lowell (atriz de filmes de Chaplin - Em busca do Ouro. O filme narra a pré historia de Brasília - a saga em direção a "terra prometida" prossegue congregando árabes, americanos, europeus, sertanejos que convivem em paz fecundando o sonho fantástico de Dom Bosco.

Ida Polônia, 2014, Drama, 1h22min. | Direção: Pawel Pawlikowsi Classificação indicativa: 14 anos A jovem noviça Anna (Agata Trzebuchowska) está pronta para prestar seus votos e se tornar freira, só que antes disso, por insistência da Madre Superiora (Halina Skoczynska), vai visitar a única familiar restante: tia Wanda (Agata Kulesza), uma mulher cínica e mundana, defensora do Partido Comunista, que revela segredos sobre o seu passado. O nome real de Anna é Ida, e sua família era judia, capturada e morta pelos nazistas. Após essa revelação, as duas resolvem partir em uma jornada de autoconhecimento, para descobrir o real desfecho da história da família e onde cada uma delas pertence na sociedade.

JORNADA AO OESTE França/Taiwan, 2015, Experimental, 56min | Direção: Tsai Ming-liang Classificação indicativa: Livre Um monge (Lee Kang-sheng) vestido de vermelho caminha pelas ruas e praças da cidade num ritmo coordenado e lento. Tudo ao seu redor mostra a vida agitada dos moradores, que o ignoram a princípio. Mas quando um homem decide imitar seus passos penitenciais, o monge ganha um discípulo. Primeiro vemos o sofrimento no rosto dele, mas depois de um tempo observamos que ele parece ter encontrado um significado para sua vida.

JOSÉ BEZERRA RN, 2015, doc, 12'23" | Direção: Pedro Medeiros Classificação indicativa: livre | Mostra Sesc de Cinema Potiguar Um mergulho no profundo sertão potiguar pela trilha do fotógrafo em busca do humano oculto na mata.


kaká werá os índios de cabral Brasil, 1998, documentário, 38min. | Direção: Diléia Frate Classificação Indicativa: livre O documentário trata da decadência da cultura indígena diante do mundo capitalista e fala da contribuição que os índios podem dar à chamada cultura civilizada.

la sapienza França/Itália, 2015, Drama, 1h44min. | Direção: Eugène Green Classificação indicativa: 12 anos Alexandre Schmid (Fabrizio Rongione) é um brilhante arquiteto que, atormentado pela sua falta de inspiração, resolve embarcar em uma viagem de renovação, através dos estudos da arquitetura do lendário Francesco Borromini. Sua esposa, Aliénor (Christelle Prot), decide acompanhá-lo, e quando os dois encontram o casal de irmãos Goffredo (Ludovico Succio) e Lavinia (Arianna Nastro), os quatro começam a viver uma série de experiências que irão mudar suas vidas.

lulu, nua e crua França, Comédia dramática, 1h27min. | Direção: Solveig Anspach Classificação indicativa: 12 anos Após uma entrevista de emprego mal sucedida, Lulu (Karin Viard) decide não voltar para casa, deixando o marido e os filhos à sua espera. Ela não tem nada planejado e se dá alguns dias de liberdade, aproveitando plenamente o que vier em seu caminho. Neste caminho, ela acaba encontrando pessoas que também estão na beira do mundo e alguém que perdeu de vista há muito tempo: ela mesma.

LUNCHBOX Índia, 2014, Romance, 1h2min. | Direção: Ritesh Batra Classificação indicativa: 12 anos O Mumbai Dabbawallahs é um serviço de entrega de comida bastante conhecido em Mumbai, na Índia. Um dia, um erro na entrega faz com que uma pacata dona de casa conheça um homem que está na fase final de sua vida. Juntos eles criam um mundo de fantasia a partir de mensagens trocadas através das embalagens usadas pelo Mumbai Dabbawallahs.


MEU AMIGO TOTORO Japão, 1988, Animação, 86min. | Direção: Hayao Miyazaki Classificação indicativa: livre Duas meninas se mudam com seu pai para o interior do Japão, com o objetivo de ficar perto da mãe (que está internada em um hospital). Lá, elas viverão muitas aventuras ao lado do espírito protetor da floresta Totoro, que na verdade chama-se Tor?ru (do inglês troll), mas a caçula Mei não consegue pronunciar este nome. Ele vive próximo da nova casa, em uma cânfora gigante. Inicialmente, apenas Mei pode vê-lo, depois a mais velha Satsuki também tem sua chance de o encontrar.

MISS VIOLENCE Grécia, 2014, Drama, 1h38min. | Direção: Alexandro Avranas Classificação indicativa: 18 anos Aggeliki (Chloe Bolota) no seu aniversário de 11 anos se joga da varanda de casa com um sorriso no rosto. Sua família alega que não foi suicídio, mas sim um acidente e parece conformada com a morte da menina tentando, de todas as formas, continuar com suas vidas, perfeitamente organizadas. Em busca de respostas, promotores começam uma investigação para saber se foi, ou não

MOMMY Canadá, 2014, Drama, 2h18min. | Direção: Xavier Dolan Classificação indicativa: 16 anos Canadá, 2015. Diane Després (Anne Dorval) é surpreendida com a notícia de que seu filho, Steve (Antoine-Olivier Pilon), foi expulso do reformatório onde vive por ter incendiado a cafeteria local e, com isso, provocado queimaduras de terceiro grau em um garoto. Os dois voltam a morar juntos, mas Diane enfrenta dificuldades devido à hiperatividade de Steve, que muitas vezes o torna agressivo. Os dois apenas conseguem encontrar um certo equilíbrio quando a vizinha Kyla (Suzanne Clément) entra na vida de ambos.

NAUSECAÃ DO VALE DO VENTO Japão, Longa-metragem, 116min. | Direção: Hayao Miyazaki Classificação indicativa: 12 anos Após a destruição da maior parte da Terra pelo homem em um episódio conhecido como "Sete Dias de Fogo", os sobreviventes vivem em pequenas comunidades espalhadas pelo globo. Uma dessas comunidades é o Vale do Vento, onde a princesa Nausicaa está estudando - ao invés de combater como todos - a Floresta Tóxica, dominada por insetos gigantes e plantas tóxicas, que vem tomando conta das últimas cidades que restam.


NÓS SOMOS AS MELHORES Suécia/Dinamarca, 2014, Comédia/Drama Musical, 1h42min Direção: Lukas Moodysson | Classificação indicativa: 12 anos Bobo (Mira Barkhammar) e Klara (Mira Grosin) têm 12 anos e são amigas inseparáveis. Elas são fãs de punk e sentem-se deslocadas na escola e em suas famílias, já que todos dizem que o punk morreu. Um dia, como provocação a um grupo de garotos, elas resolvem montar uma banda. Não demora muito para que convidem para o grupo Hedvig (Liv LeMoyne), devido ao seu talento no violão. Entretanto, Hedvig é cristã e nada tem a ver com o estilo punk de ser, tendo que ser iniciada no movimento por Bobo e Klara.

NOSTALGIA DA LUZ França/Chile/Espanha/Alemanha/Estados Unidos, 2015, Documentário/Drama, 1h30min. | Direção: Patricio Guzmán Classificação indicativa: 12 anos No deserto de Atacama, astrônomos de todo o mundo se reúnem para observar as estrelas. Nessa região do Chile, a três mil metros de altitude, o calor do sol mantém intactos restos humanos. Ao mesmo tempo em que os astrônomos pesquisam as galáxias em busca de vida extraterrestre, mulheres procuram seus parentes na terra do deserto.

NOTURNOS RN, 2012, poesia/experimental, 03min54 Direção: Carito Cavalcanti e Joca Soares Classificação indicativa: livre | Mostra Sesc de cinema potiguar A câmera representa a poesia de Nina Rizzi que faz um passeio pela noite da cidade de Natal, se reconhecendo na força e dramaticidade das mulheres do filme.

O ARTISTA E A MODELO Espanha, 2014, Drama, 1h45 min. | Direção: Fernando Trueba Classificação indicativa: 14 anos Marc Cros é um cultuado escultor que já está aposentado há tempos. Aos 80 anos, ele vive com sua esposa Léa em um vilarejo no interior da França, próximo da fronteira da Espanha. Em pleno verão de 1943, vê sua esposa oferecer abrigo a uma espanhola fugitiva do regime de Franco. A jovem, então, passa a viver no ateliê de Cros. Pouco a pouco, ele recupera sua vontade de trabalhar novamente e passa a usar a jovem como modelo.


O BARBEIRO DE SEVILHA Ópera, 2h35min. | Direção: Damiano Michieletto Classificação indicativa: 12 anos | Mostra "ópera na tela» O Conde Almaviva corteja Rosina com a ajuda de Fígaro, barbeiro e factótum de Sevilha. Dr. Bartolo, o tutor de Rosina, quer a fortuna de sua "protegida" e a vigia. Fígaro inventa diversos estratagemas para aproximar Rosina do Conde e frustrar os planos do Dr. Bartolo.

O BATISMO Polônia, 2014, Drama, 1h26min. | Direção: Marcin Wrona Classificação indicativa: 16 anos Varsóvia, Polônia. Após deixar o mundo do crime, Michal (Wojciech Zielinski) consegue recomeçar do zero e levar uma vida honesta. Ele é casado com a bela Magda (Natalia Rybicka), acabou de ser pai e agora cuida dos negócios de sua própria empresa. Porém, Michal se vê assombrado por seu passado clandestino. A máfia o jurou de morte às vésperas do batizado de seu filho e ele terá de se proteger antes que seja tarde demais.

o congresso futurista Israel, 2014, Animação, 2h3min. | Direção: Ari Folman Classificação indicativa: 12 anos Uma atriz em fim de carreira (Robin Wright) decide aceitar uma proposta ousada, mas muito bem paga, para ter melhores condições de cuidar de seu filho, portador de deficiência física. Segundo o acordo, ela deve colaborar com uma empresa que vai fazer uma versão digital de sua imagem, criando assim uma atriz virtual idêntica à ela mesma. Enquanto a empresa pode utilizar essa imagem virtual para os fins que desejar, a atriz real será proibida de atuar até o resto de sua vida. Aos poucos, ela começa a perceber as consequências catastróficas da atitude que tomou.

O conto da princesa kaguya Japão, 2015, Animação / Drama / Fantasia, 2h17min. | Direção: Isao Takahata Classificação indicativa: Livre Esta animação é baseada no conto popular japonês "O corte do bambu". Kaguya era um minúsculo bebê quando foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, ela se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por 5 nobres, dentre eles, o próprio Imperador. Mas nenhum deles é o que ela realmente quer. A moça envia seus pretendentes em tarefas aparentemente impossíveis para tentar evitar o casamento com um estranho que não ama. Mas Kaguya terá que enfrentar seu destino e punição por suas escolhas.


O homem da lua França/Irlanda/Alemanha, 2012, Animação, 1h35min Direção: Stephan Schesch, Sarah Clara Weber Classificação indicativa: Livre O Homem da Lua vive sozinho neste grande satélite. Um dia, entediado, ele decide visitar a Terra, e para isso se agarra em um cometa. Quando chega ao novo planeta, ele se encanta com as belezas naturais, mas logo descobre que não existe apenas bondade neste local. O Presidente do Mundo, certo de que o Homem da Lua é um invasor, decide afujentá-lo. Para se salvar, ele deverá contar com a ajuda dos amigos e das crianças.

O LOBO ATRÁS DA PORTA Brasil, 2014, Drama, 1h40min. | Direção: Fernando Coimbra Classificação indicativa: 16 anos O desaparecimento de uma criança faz com que seus pais, Bernardo (Milhem Cortaz) e Sylvia (Fabiula Nascimento), vão até uma delegacia. O caso fica a cargo do delegado (Juliano Cazarré), que resolve interrogá-los separadamente. Logo descobre que Bernardo mantinha uma amante, Rosa (Leandra Leal), que é levada à delegacia para averiguações. A partir de depoimentos do trio, o delegado descobre uma rede de mentiras, amor, vingança e ciúmes envolvendo o trio.

o médico alemão França, 2014, Drama, 1h33min. | Direção: Lucia Puenzo Classificação indicativa: 12 anos Enquanto atravessa a região desértica da Patagônia, em 1960, uma família argentina conhece um médico alemão que aceita ajudá-los. Chegando em Bariloche, ela torna-se hóspede da hospedaria familiar. Todos gostam dos bons modos e conhecimentos científicos deste homem, que se mostra muito preocupado com Lilith, garotinha com um pequeno problema de crescimento. Mas todos ignoram que este homem é Josef Mengele, cientista nazista que realizou experimentos com humanos no campo de concentração de Auschwitz.

O menino do dente de ouro RN, 2014, ficção, 14'42" | Direção: Rodrigo Sena Classificação indicativa: 10 anos | Mostra Sesc de Cinema Potiguar Na ida para o colégio, Wesley, 12 anos, acaba se envolvendo em uma trama perigosa e lucrativa. Abordando o limiar da inocência de uma criança e o despertar para a juventude, apresentando atalhos e oportunidades na vida de um jovem de periferia.


O menino e o mundo Brasil, 2014, Animação, 1h25min. | Direção: Alê Abreu Classificação indicativa: livre Um garoto mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, no entanto, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.

O mundo dos pequeninos Japão, 2012, Animação/Aventura/Fantasia, 1h34min | Direção: Hiromasa Yonebayashi Classificação indicativa: Livre Nos subúrbios de Tóquio, sob o assoalho de uma casa velha, Arrietty (Saoirse Ronan) vive em seu minúsculo mundo com a família, fazendo de tudo para manter em segredo a existência de todos. Sobrevivendo como pequenos ladrões, eles conhecem as regras para que nunca sejam percebidos pelos verdadeiros - e grandes - donos da casa. Para isso, procuram manter a desconfiança deles em cima dos gatos e ratos e tomam todos os cuidados possíveis para evitar de serem vistos. Contudo, quando um jovem rapaz se hospeda na casa, a pequenina Arietty acredita que poderá manter uma amizade com ele, apesar da diferença dos tamanhos.

o PLANETA DOS VAMPIROS Itália/Espanha, 1965, Ficção Científica/Fantasia, 1h28min. | Direção: Mario Bava Classificação indicativa: 14 anos | Mostra clássicos - scifi Em um futuro não muito distante, uma missão de investigação de um misterioso planeta chamado Aura, lança duas naves no espaço, Argos e Galliot. Ao chegarem na superfície do planeta desconhecido, a tripulação começa a lutar uns contra os outros sem entenderem motivo. Os impulsos agressivos passam e eles decidem procurar pela nave Argos porém, quando a encontram, descobrem que toda a tripulação morreu lutando entre si. Eles descobrem que o estranho planeta é habitado por seres alienígenas sedentos por sangue, que desejam fugir do seu mundo.

O PLANETA PROIBIDO Estados Unidos, 1956, Ficção Científica/Ação/Aventura, 1h39min Direção: Fred M. Wilcox | Classificação indicativa: 14 anos | Mostra clássicos - scifi Uma expedição liderada pelo Comandante John J. Adams (Leslie Nielsen) viaja rumo a um planeta distante para descobrir o que aconteceu com os cientistas que foram para lá iniciar uma colônia. Apenas um é encontrado: o arrogante Dr. Morbius (Walter Pidgeon), que vive em companhia da filha, Altaira (Anne Francis), e de um prestativo robô.


O PRINCÍPIO E O FIM Brasil, 2005, Documentário, 1h50min. | Direção: Eduardo Coutinho Classificação indicativa: livre Sem pesquisa prévia, sem personagens, locações nem temas definidos, uma equipe de cinema chega ao sertão da Paraíba em busca de pessoas que tenham histórias para contar. No município de São João do Rio do Peixe a equipe descobre o Sítio Araçás, uma comunidade rural onde vivem 86 famílias, a maioria ligada por laços de parentesco. Graças à mediação de uma jovem de Araçás, os moradores - na maioria idosos - contam sua vida, marcada pelo catolicismo popular, pela hierarquia, pelo senso de família e de honra.

O RAPTO NO HARÉM Ópera, 3h01min. | Direção: Zabou Breitman Classificação indicativa: 12 anos | Mostra "ópera na tela" Belmonte procura a esposa Konstanze e a criada Blonde, aprisionadas pelo Paxá. Com a ajuda de Pedrillo, Belmonte se passa por arquiteto para entrar no palácio guardado por Osmin. Belmonte e Pedrillo são capturados ao tentarem raptar Konstanze do serralho, mas o Paxá oferece clemência. Tudo termina com os casais navegando para longe. Um grande desgosto para

o SEGREDO DAS ÁGUAS França/Espanha/Japão, 2015, Romance/Drama, 2h00min Direção: Naomi Kawase | Classificação indicativa: 14 anos A história acontece na ilha japonesa de Amami Oshima. Uma noite, Kaito (Nijirô Murakami) descobre um cadáver flutuando no mar. Sua namorada Kyoko (Jun Yoshinaga) vai tentar ajudá-lo a entender essa misteriosa descoberta. Juntos, os jovens, de apenas 16 anos, vão tentar entender a natureza cíclica da vida, amor e morte.

O SOM AO REDOR Brasil, 2013, Drama, 2h11min. | Direção: Kleber Mendonça Filho Classificação indicativa: 14 anos A presença de uma milícia em uma rua de classe média na zona sul do Recife muda a vida dos moradores do local. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranquilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de extrema tensão. Ao mesmo tempo, casada e mãe de duas crianças, Bia (Maeve Jinkings) tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho.


O SONHO DE WADJDA Arábia Saudita/Alemanha, 2013, Drama, 1h37min Direção: Haifaa Al Mansour | Classificação indicativa: Livre Wadjda tem dez anos de idade, e mora no subúrbio de Riade, a capital da Arábia Saudita. Ela é uma garota teimosa e cheia de vida, que gosta de brincar com os garotos. Um dia, após uma disputa com o amigo Abdullah, ela vê uma bela bicicleta verde à venda. Wadjda gostaria de comprar a bicicleta, para superar o colega em uma corrida, mas na sociedade conservadora onde vivem, garotas não podem dirigir carros ou bicicletas. Ela decide então fazer de tudo para conseguir o dinheiro sozinha.

O VÔO SILENCIADO DO JUCURUTU RN, 2007, doc, 55' | Direção: Paulo Laguardia Classificação indicativa: livre | Mostra Sesc de Cinema Potiguar O documentário conta a história de Jussara Queiroz, cineasta potiguar, de Jucurutu, com uma vasta obra e filmes premiados no Brasil e na Europa. Com um viés social, Jussara retratou uma parte da história do Nordeste, depois de se formar em cinema em Niterói. Sua obra, contudo, era praticamente desconhecida até mesmo aqui no RN. O documentário resgata sua obra e conta sua rica história, interrompida de forma abrupta quando estava no auge da carreira, sendo considerada, na época o Glauber Rocha de saias.

oLIVER SHERMAN Canadá, 2012, Drama/Suspense, 1h22min Direção: Ryan Redford | Classificação indicativa: 14 anos A história gira em torno de Sherman Oliver (Garret Dillahunt), um militar veterano que se sente sozinho e desconectado do mundo. Determinado dia, ele decide iniciar a procura pelo soldado que salvou sua vida durante a guerra, Franklin (Donal Logue). Eles não se viam desde então. Agora, Franklin vive em uma pacata cidade rural, casado, com dois filhos e com um emprego seguro. Escrito e dirigido por Ryan Redford.

Onde fica a casa do meu amigo Irã, 1987, 90min. | Direção: Abbas Kiarostami Classificação indicativa: livre Em "Onde fica a casa do meu amigo", o garoto Ahmad, ao fazer seu dever de casa, percebe que pegou o caderno de seu amigo por engano. Sabendo que o professor exige que as tarefas sejam feitas no caderno, escapa das vistas de sua mãe e parte em busca do colega. Ele vai até uma vila nos arredores com o intuito de encontrá-lo para devolver o caderno. Chegando lá, encontra-se com diversos moradores e vivencia o dia-a-dia de cada um num ritmo lento e extremamente real. A vila fica no alto das montanhas e já foi utilizada em outros dois filmes de Kiarostami. Com essa história, o diretor deu início a uma trilogia que mostra a vida dos moradores de um vilarejo simples e pacato do Irã, retratando como estes se recuperam de um terremoto devastador. Onde Fica a Casa do Meu Amigo? (1987) é o primeiro da série.


Operação plástica com flávio freitas RN, 2011, documentário, 10'51" | Direção: Carito Cavalcanti e Joca Soares Classificação indicativa: livre | (Mostra Sesc de Cinema Potiguar) A aventura solitária e bela do artista plástico Flávio Freitas no seu cotidiano de trabalho. O Artista em seu ateliê. O Artista na intimidade. O pensamento do artista: o processo criativo, o desenho de observação, a disciplina diária, criar e vender, a história do ateliê da Ribeira, a espiritualidade

Os capuleto e os montéquio Ópera, 2h35min. | Direção: Arnaud Bernard Classificação indicativa: 12 anos | Mostra "ópera na tela" A ópera foi baseada na peça de Luigi Scevola, e não na obra de Shakespeare. Romeo quer selar a paz casando-se com Julieta. Mas Capellio, seu pai, quer vingar seu filho. Por apoiar a guerra, o aliado Tebaldo, se casará com Julieta. Uma poção faz Julieta parecer morta. Romeo duela com Tebaldo, mas uma música anuncia o funeral da amada. Romeo toma o veneno. Julieta acorda, vê seu amado agonizando e se envenena também. Os dois morrem abraçados.

os malditos EUA, 1963, ficção científica, 95min. | Direção: Joseph Losey Classificação indicativa: 14 anos | Mostra clássicos - scifi Um turista americano, o jovem líder de uma gangue e sua problemática irmã acabam presos num complexo secreto que faz experiências com crianças. Produzido pela Hammer, o filme é um fascinante parábola de Losey sobre a paranoia atômica.

Os sete samurais Japão, 2008, Ação, 3h. | Direção: Akira Kurosawa Classificação indicativa: 10 anos

No século XVI, os poderosos samurais de outrora estavam com os dias contados desprezados pelos seus aristocráticos senhores (samurais sem mestre eram chamados de "ronin"). Kambei (Takashi Shimura), um guerreiro veterano sem dinheiro, chega em uma aldeia saqueada repetidamente por ladrões assassinos. Os moradores do vilarejo pedem sua ajuda, fazendo com que Kambei recrute seis outros ronins, ensinando os habitantes e como defender em troca de comida. Os aldeões dão boas-vindas aos guerreiros. Katsushiro (Ko Kimura) se apaixona por uma das mulheres locais, os outros ronins mantenham distância dos camponeses. O último dos guerreiros que chega é Kikuchio (Toshiro Mifune), que finge estar qualificado mas na realidade é o filho de um camponês que almeja aceitação.


Oslo, 31 de agosto Noruega, 2014, Drama, 1h36min. | Direção: Joachim Trier Classificação indicativa: 16 anos Anders (Anders Danielsen Lie) é está se recuperando do vício em drogas numa clínica de reabilitação em Oslo. No dia 30 de agosto ele ganha a permissão para sair da casa de tratamento, visitar seu amigo Thomas (Hans Olav Brenner) e ir em uma entrevista de emprego no centro da cidade. Durante seu dia e noite na cidade, Anders será confrontado com seus erros do passado e irá refletir sobre sua própria existência.

pais e filhos Japão, 2013, Drama, 2h01min. | Direção: Hirokazu Koreeda Classificação indicativa: 14 anos Esta é a história de um grande homem de negócios, obcecado pelo dinheiro e pelo sucesso. Sua vida sofre uma grande transformação quando ele descobre que está criando o filho de outro homem há seis anos, já que seu filho biológico foi trocado por engano na maternidade

PEDRO RN, 2015, documentário, 2min33. | Direção: Pedro Borges Classificação indicativa: 12 anos | Mostra Sesc de Cinema Potiguar Pedro á um autodocumentário que busca relativizar os papéis de narrador, protagonista e diretor com a intenção de fazer experimentações no campo do cinema, ultrapassando os limites entre o gênero ficcional documental. O resultado é uma narrativa híbrida que gira em torno da própria história do protagonista apresentando uma narração subjetiva e dramatizada que mistura elementos informativos da vida do personagem com sua percepções acerca dele mesmo.

PEGALEVE RN, 2009, ficção, 06'40" | Direção: Paulo Henrique Borges Classificação indicativa: 12 anos Inspirados em fatos reais, "Pegaleve" aborda a história da tentativa desesperada de um rapaz em reconquistar o amor perdido, após ter sido rejeitado por sua amada, valendo-se para tanto de vingança, coação e agressividade.


PELO MALO Venezuela, 2014, Drama, 1h33min. | Direção: Mariana Rondón Classificação indicativa: 14 anos Junior (Samuel Lange Zambrano), um menino de nove anos de idade, sonha em alisar o cabelo para ficar mais parecido com sua imagem fantasiosa de um cantor de cabelos compridos. Sua mãe Marta (Samantha Castillo) luta para sustentar a família após a morte do marido e, ao mesmo tempo, tenta evitar o jeito diferente do filho.

pLANETA SOLITÁRIO EUA, 2014, Suspense, 1h 53min. | Direção: Julia Loktev Classificação indicativa: 14 anos Alex (Gael García Bernal) e Nica (Hani Furstenberg) formam um jovem casal apaixonado. Eles pretendem se casar, e alguns meses antes da cerimônia os dois fazem uma viagem pelas montanhas, com a ajuda de um guia. Mas eles se envolvem em um acidente violento com três moradores locais, transformando completamente a relação entre os dois.

POEIRA DE BATON NO PLANALTO CENTRAL Brasil, 2010, documentário, 58 min. | Direção: Tânia Fontenele, Tania Quaresma Classificação Indicativa: livre O documentário apresenta a saga da construção de Brasília contada por 50 mulheres que chegaram entre 1956 e 1960. Uma nova e feminina forma de recuperar a história dos primórdios de Brasília. Tempos de poeira e entusiasmo para contribuir para o sonho de JK, Niemeyer e Lucio Costa.

PRINCESA MONOKE Japão, 1999, Drama, 2h14min. | Direção: Hayao Miyazaki Classificação indicativa: 12 anos A aldeia de Ashitaka é invadida por um estranho demônio, e quem resolve enfrentá-lo é o corajoso príncipe. Ele luta com o bicho e consegue matá-lo, mas antes fica com o braço ferido e é contaminado por uma maldição. Ele irá se corroer pelo ódio até se tornar um demônio igual ao outro e morrer, a não ser que ele vá atrás da cura na floresta proibida. É aí que começa a jornada de Ashitaka, que vai enfrentar animais fantásticos, princesas amaldiçoadas e os mistérios da natureza. O príncipe vai conhecer também os homens que querem destruir a floresta e a pequena San, ou Princesa Mononoke.


QUANDO MEUS PAIS NÃO ESTÃO EM CASA QUANDO MEUS PAIS NÃO ESTÃO EM CASA Singapura, 2015, Drama, 1h39min Direção: Anthony Chen Classificação indicativa: 12 anos Singapura, 1997. A rotina da família Lim é modificada com a chegada de Terry, empregada doméstica que foi para a cidade sonhando com uma vida melhor. Encarregada de cuidar do filho do casal, ela desenvolve uma relação íntima com o menino.

RAP PRESENTA RN, 2015, doc, 15' | Direção: Wallace Yuri e Luara Schamó Classificação indicativa: livre Para celebrar a grande festa do Hip Hop, a Zona Norte de Natal/RN, recebeu a primeira edição do Festival RAP presenta que ousou reunir representantes do grafiti, artes plásticas, Break (dança de rua) e o rap em suas mais diversas expressões. Neste registro, Mc's e bandas dialogam sobre desafios, conquistas e expectativas dentro de cena do Hip Hop Potiguar.

RASHOMON Japão, 1951, Drama, 1h28min. | Direção: Akira Kurosawa Classificação indicativa: 14 anos Japão, século XI. Durante uma forte tempestade, um lenhador (Takashi Shimura), um sacerdote (Minoru Chiaki) e um camponês (Kichijiro Ueda) procuram refúgio nas ruínas de pedra do Portão de Rashomon. O sacerdote diz os detalhes de um julgamento que testemunhou, envolvendo o estupro de Masako (Machiko Kyô) e o assassinato do marido dela, Takehiro (Masayuki Mori), um samurai. Em flashback é mostrado o julgamento do bandido Tajomaru (Toshirô Mifune), onde acontecem quatro testemunhos, inclusive de Takehiro através de um médium. Cada um é uma "verdade", que entra em conflito com os outros.

ROMANCE DO VAQUEIRO VOADOR Brasil, 2007, documentário, 73 min. | Direção: Manfredo Caldas Classificação Indicativa: livre Trata-se de um documentário poético sobre a recriação do universo mítico do nordestino, ao vivenciar a nova diáspora, no papel de candango, protagonizando o lado trágico da epopéia da construção da nova capital do Brasil.


SANJURO SANJURO Japão, 2014, Ação, 1h36min Direção: Akira Kurosawa Classificação indicativa: 16 anos Um grupo de jovens idealistas , determinados a limpar a cidade deles da corrupção, são auxiliados por um samurai cínico e desalinhado, que não se encaixa no conceito de um nobre guerreiro para os jovens.

SÊO INÁCIO (OU O CINEMA IMAGINÁRIO) SRN, 2014, documentário, 13'29" | Direção: Helio Ronyvon Classificação indicativa: livre O que é a memória de alguém que viveu e já viu muitas vidas nas telas? "Sêo Inácio (ou o cinema do imaginário)" conta um pouco da vida do cinéfilo Inácio Magalhães de Sena, que já assistiu mais de 20 mil filmes e alia sua sabedoria a uma vivacidade intensa

SÉRPICO Itália, Drama, 2h10min. | Direção: Sidney Lumet Classificação indicativa: 14 anos Na Nova York dos anos 70, Serpico (Al Pacino) é um policial jovem e idealista que, ao contrário de muitos de seus colegas, se nega a aceitar dinheiro oriundo da extorsão de criminosos locais. Com isso, ele passa a enfrentar a resistência de seus superiores em aceitar seus métodos pouco ortodoxos de combate ao crime e, mais, deixa clara a sua indignação diante da corrupção generalizada entre seus colegas da polícia, passando a colocar a própria vida em risco.

SOM DO MORRO RN, 2015, documentário, 11min. | Direção: Diana Coelho e Hélio Honyvon Classificação indicativa: 12 anos | Mostra Sesc de Cinema Potiguar Em Mãe Luiza, periferia da cidade do Natal, os sons do cotidiano se misturam às batidas do funk, nos levando a imergir em um universo de sonhos, reconhecimento e preconceito vivenciados pela juventude local. Som do morro acompanha a preparação de um baile na comunidade e nos apresenta Kevinho e Gil Bala, dois amigos que tiveram suas vidas cruzadas ao compartilharem o sonho de serem MCs, além de nos mostrar o funk como ferramenta de expressão desses jovens.


SUDOESTE Brasil, 2012, Drama, 2h8min. | Direção: Eduardo Nunes Classificação indicativa: 14 anos Em uma cidade pacata e anônima, durante um dia apenas, Clarice (Simone Spoladore) vê sua vida se desenrolar de maneira circular, da morte ao nascimento, e depois à velhice mais um vez. Ela observa as pessoas ao seu redor, que não envelhecem, e que não entendem sua existência. Esta mulher deve compreender a importância de temas fundamentais como a vida, a morte, a maternidade e a violência.

SUPER NADA Brasil, 2013, Comédia, 1h34min. | Direção: Rubens Rewald Classificação indicativa: 16 anos São Paulo. Guto (Marat Descartes) é um artista de rua e aspirante a ator que sonha em um dia ser reconhecido pelo seu trabalho. Dedicado, ele pratica, se prepara e participa de todas as audições que pode, na espera de que um dia a sorte chegue. Ele admira Zeca (Jair Rodrigues), um comediante que trabalha na TV e é idolatrado por muita gente, apesar de estar com a carreira decadente. Os dois se encontram quando Guto é convidado para uma audição no programa, mas o relacionamento com o ídolo não é bem como Guto esperava.

TATUAGEM Brasil, 2013, Drama, 1h50min. | Direção: Hilton Lacerda Classificação indicativa: 16 anos Recife, 1978. Clécio Wanderley (Irandhir Santos) é o líder da trupe teatral Chão de Estrelas, que realiza shows repletos de deboche e com cenas de nudez. Um dia, Paulete recebe a visita de seu cunhado, o jovem Fininha (Jesuíta Barbosa), que é militar. Encantado com o universo criado pelo Chão de Estrelas, ele logo é seduzido por Clécio. Não demora muito para que eles engatem um tórrido relacionamento, que o coloca em uma situação dúbia: ao mesmo tempo em que convive cada vez mais com os integrantes da trupe, ele precisa lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura.

TERRA FIRME França/Itália, 2013, Drama, 1h28min. | Direção: Emanuele Crialese Classificação indicativa: 14 anos Sicília, Itália. A família Purcillo vive em uma ilha remota, onde a maior fonte de trabalho é o turismo. Ernesto (Mimmo Cuticchio), o patriarca da família, ainda mantém seu barco de pesca, mais por razões sentimentais do que pela renda que consegue obter através dele. Já Nino (Beppe Fiorello) desistiu de vez da pescaria e agora se dedica a entreter turistas. Um dia, Ernesto e o neto Filippo (Filippo Pucillo) estão no mar e, ao perceberem que um barco naufragou, ajudam algumas pessoas. O problema é que o barco estava repleto de imigrantes ilegais e ajudá-los, mesmo nestas condições, é considerado crime. Vivendo entre o medo de serem flagrados e a necessidade de prestar ajudar, a família Purcello passa a abrigar em sua própria casa dois dos imigrantes: Sara (Timnit T.) e seu filho.


TORORÓ Brasil, 2008, documentário, 16 min. | Direção: Celso Brandão Classificação indicativa: Livre Rodado em 2008, o documentário acompanha alguns dias na vida de Tororó do Rojão, músico popular maceioense que faleceu no dia 07 de julho de 2011, deixando como legado sua ousadia, criatividade e as composições bem humoradas.

TRAVIATA É NÓS Ópera, 1h52min. | Direção: Philippe Béziat Classificação indicativa: 12 anos | Mostra "ópera na tela» Violetta é a mais famosa e sofisticada cortesã de Paris e apaixona-se por Alfredo, que já a amava. Temendo a reação do pai do rapaz - e da sociedade parisiense - mudam-se para o campo. Procurada por Giorgio Germont, pai de Alfredo, ela se afasta de seu amado e parte. Alfredo se sente traído e tem raiva. O pai, arrependido, revela a verdade, mas quando Alfredo retorna Violetta está gravemente doente e morre em seus braços.

TRÊS VEZES MARIA RN, 2014, drama, 20min. | Direção: Márcia Lohss Classificação indicativa: 16 anos | Mostra Sesc de Cinema Potiguar Maria Dolores que todos chamam de Dorinha, Maria Aparecida que é conhecida por Cida e Maria Apolônia, a fogosa Paloma, vivem e trabalham no Cabaré do Onório em Santo Antônio do Salto da Onça, uma cidade do interior do Rio Grande do Norte. Após a morte da cafetina, dona do cabaré, Onório se vê no desafio de administrar o prostíbulo herdado que vive um momento difícil. Na noite da reinauguração do cabaré, as Marias terão que tirar força da amizade entre elas, para suportar a dor neste lugar onde não há espaço para lágrimas.

TRONO MANCHADO DE SANGUE Japão, 1961, Drama, 1h50min. | Direção: Akira Kurosawa Classificação indicativa: 14 anos Japão. Yoshiteru Miki (Akira Kubo) e Taketori Washizu (Toshirô Mifune) são os comandantes do primeiro e do segundo castelo de um reino local, cuja sede fica no Castelo das Teias de Aranha. Após defenderem seu senhor em batalha, eles estão retornando para casa quando encontram um espírito que prediz o futuro de ambos. Ele diz que Washizu em breve assumirá o trono e que o filho de Miki, Yoshaki (Minoru Chiaki), o sucederá. Ao retornar para casa, Washizu comenta a predição com a esposa, lady Asaji (Isuzu Yamada). Ela acredita no que o espírito disse e incentiva o marido a agir quando o atual rei chega em seu castelo, para passar a noite.


últimas conversas Brasil, 2015, Documentário, 1h25min. | Direção: Eduardo Coutinho Classificação indicativa: 12 anos O cineasta Eduardo Coutinho entrevista diversos estudantes do ensino médio público no Rio de Janeiro, perguntando sobre a suas vidas atuais e expectativas para o futuro.

uma lição de vida Reino Unido, 2014, Drama, 2h. | Direção: Justin Chadwick Classificação indicativa: 14 anos Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Kimani Maruge (Oliver Litondo), um queniano de 84 anos que está determinado a aproveitar sua última chance de ir à escola. Desta forma, para aprender a ler e escrever, ele terá que se juntar a crianças de seis anos de idade.

uma viagem extraordinária França/Canadá, 2014, aventura, 1h45min. | Direção: Jean-Pierre Jeunet Classificação indicativa: 10 anos Aos doze anos de idade, T.S. Spivet é um garoto superdotado, apaixonado por cartografia. Quando ele ganha um prêmio científico prestigioso, o garoto decide abandonar sua família em Montana para atravessar sozinho aos Estados Unidos, até chegar a Washington. O único problema é que o júri não sabe que o vencedor ainda é uma criança.

viver é fácil com os olhos fechados Espanha, 2015, Comédia Dramática, 1h48min. | Direção: David Trueba Classificação indicativa: 14 anos Em plena década de 60, Antonio (Javier Cámara), um modesto professor de inglês, é fã incondicional dos Beatles e sonha em conhecer seu ídolo, John Lennon. Para encontrar o seu "herói", o professor viaja até Almeria e no meio do caminho esbarra com dois jovens: Belén (Natalia de Molina) e Juanjo (Francesc Colomer), um garoto de dezesseis que está fugindo do pai


vivi RN, 2016, comédia, 14min32. | Direção: Catarina Doolan e Júlio castro Classificação indicativa: 12 anos | Mostra Sesc de Cinema Potiguar Em meio a tentativas frustradas de tirar a própria vida, Vivi encontra um motivo para continuar vivendo.

yojimbo Japão, 1963, Drama, 1h50min. | Direção: Akira Kurosawa Classificação indicativa: 16 anos No Japão do século XIX, Sanjuro (Toshirô Mifune), um samurai errante, entra em uma pequena cidade rural. Ao descobrir pelo estalajadeiro que a cidade é dividida em duas gangues, Sanjoro coloca os dois lados em confronto, mas quando Unosuke (Tatsuya Nakadai), filho de um dos bandidos, chega à cidade com um revólver os esforços de Sanjuro ficam difíceis e ele sai da cidade. Porém, ao descobrir que Unosuke sequestrou o estalajadeiro, o samurai retorna a cidade para confrontá-lo.


Biblioteca

Q

uer um acervo literário diferenciado e plural? Nas n o s s a s u n i d a d e s , disponibilizamos bibliotecas com consulta e empréstimo gratuito. Tudo isso com o auxílio de equipes capacitadas a indicar e falar sobre as obras literárias.


DESTAQUES ACERVOS DA BIBLIOTECA LITERATURA INFANTIL: CLÁSSICOS

Sinopse O Menino do Rio Doce - Ziraldo Neste livro, Ziraldo narra a história do menino que tinha certeza de que havia nascido no dia em que viu o rio, na sua memória não havia nada antes daquele dia.

Sítio do Pica-pau Amarelo - Monteiro Lobato No Sítio do Pica-Pau Amarelo as crianças descobrem um ninho de joãode-barro na paineira grande. Durante vários dias os meninos se divertem, acompanhando de longe o trabalho dos passarinhos.

As aventuras de Pinóquio - Carlo Collodi Pinóquio é o boneco de madeira mais conhecido do mundo. Esse boneco passa a viver como uma criança comum, embora viva com diferenças que precisam ser superadas para que alcance seu sonho: tornar-se um menino de verdade.

Rosa Maria no castelo encantado - Erico Verissimo No castelo de um mágico, Rosa Maria descobre a floresta encantada e os heróis da literatura infantil.


LITERATURA INFANTIL: DIDÁTICOS

Meu corpo é especial - Cynthia Geisen Ler este livro e conversar com as crianças vai demonstrar o quanto você se importa com elas e assegurará que elas tenham condições de perceber se estão correndo perigo ou sofrendo algum tipo de violência.

Cascudinho o menino feliz - Cristine Rosado E Diógenes Lima Luís da Câmara Cascudo é considerado até hoje o maior folclorista do país, e sua obra se constitui uma contribuição preciosa à cultura nacional. Neste livro, os autores traduzem a obra de Cascudo para uma linguagem acessível às crianças, para ensiná-los sobre o folclore brasileiro.

Mãe África - Celso Sisto Uma rica coletânea de histórias africanas feita com base em ampla pesquisa, com o objetivo de ressaltar a diversidade de etnias do continente africano. Amizade - Cristina Klein Livro integrante da coleção Descobrindo Valores, este volume aborda alguns dos principais valores que ajudam a criar laços de amizade e fortalecer atitudes positivas de convivência e compreensão entre as pessoas.


LITERATURA INFANTIL: TEENS Mensagem para você - Ana Maria Machado Zé Miguel, Mateus, Fabiana e Guilherme deviam estar felizes: o trabalho de história sobre o Egito foi escolhido o melhor da classe. Mas na verdade, eles estão com a pulga atrás da orelha. Ninguém do grupo pesquisou a importância intelectual da rainha Nefertiti. Como então isso foi parar no texto? Vulgar, o vicking, e a excursão escolar assustadora - Odin BarbaRuiva Vulgar mal pode esperar pela excursão escolar para aprender tudo sobre caçar, explorar e ter aventuras. Porém, após uma caminhada muito cansativa, e uma porção de surpresa de lesmas tostadas, Vulgar não se mostra mais tão empolgado. Está ficando escuro, e ele está um pouco assustado. Há Trolls naquelas colinas... Querido diário otário, vol.1 - Jim Benton No primeiro livro da série, Jamie Kelly consegue, por meio de estratégias mirabolantes, ler a ficha disciplinar da sua maior inimiga, a linda e loira Angelina. Mas a ficha acaba sumindo! Quem será o culpado? Fedido, o beagle vingativo, ou o priminho Dudu?

Fala sério, amiga! - Thalita Rebouças Chegou a vez de saber como a divertida Malu lida com suas amigas. Com humor e leveza, a jovem revela situações que envolvem apelidos bizarros e namorados chatinhos.


LITERATURA ADULTA - BIOGRAFIA Getúlio: Dos anos de formação à conquista do poder - Lira Neto Neste livro, o autor reconstitui a trajetória pessoal e politica de Getúlio Vargas. Lira Neto se debruçou em documentos para ajudar a decifrar a 'esfinge Getúlio', e mostrar como foi possível que convivessem no mesmo individuo o revolucionário, o ditador, o reformador social e o demagogo. Doze anos de escravidão - Solomon Northup Narra a história real de Solomon Northup, negro americano nascido livre que, por conta de uma proposta de emprego, abandona a segurança do Norte e acaba sendo sequestrado e vendido como escravo. Durante os doze anos que se seguiram ele foi submetido a trabalhos forçados em diversas fazendas da Louisiana no Século XIX. Eu sou Malala - Malala Yousafzai Quando o Talibã tomou controle do Vale do Swat, uma menina levantou a voz. Malala recusou-se a permanecer em silêncio e lutou por seu direito à educação. Luta que quase lhe custou a vida.

Marighella - Mário Magalhães A vida de Carlos Marighella foi tão frenética quanto surpreendente. Militante comunista desde a juventude, deputado federal constituinte e fundador do maior grupo armado de oposição à ditadura militar, a Ação Libertadora Nacional, esse ativista de Salvador era também um profícuo poeta, homem irreverente e brincalhão.


TEATRO Auto da compadecida - Ariano Suassuna Ariano Suassuna foi um escritor paraibano, defensor da cultura da sua região. E com o Auto da Compadecida, ele lançou o Movimento Armorial, que tem como foco o desenvolvimento das formas de expressão populares tradicionais nordestinas. Antologia do teatro anarquista - Maria Thereza Vargas O livro traz informações preciosas sobre as atividades dramaturgas voltadas para plateias formadas quase que exclusivamente por trabalhadores. É uma significativa amostra da dramaturgia feita por operários simpáticos ao anarquismo.

Melhor teatro - Artur Azevedo O nome de Artur Azevedo entre 1873 e 1908, foi o eixo em torno do qual girou o teatro brasileiro. Como autor, frequentou de preferência o gênero cômico, que percorreu de alto a baixo.

Cinco tempos em cinco textos - Marcelo Enrique Flecha Marcelo Flecha produz textos que atendem os mais exigentes leitores da dramaturgia. Sobretudo no presente momento quando deixamos de lado a escrita metafórica, que num passado recente, era condição para as peças serem encenadas.


POESIA O livro do desassossego - Fernando Pessoa O narrador principal das centenas de fragmentos que compõem este livro é o "semi-heteronimo" Bernardo Soares. Ajudante de guardalivros em Lisboa, ele escreve sua 'autobiografia' sem factos', sem encadeamento narrativo claro e sem uma noção de tempo definida.

Raymundo Curupyra, o caypora - Glauco Mattoso Raymundo é um sujeito extremamente azarado, assombrado pela urucubaca, por isso vive se metendo nas piores confusões, como ser sequestrado e torturado. Sempre ao seu lado está seu amigo Craque, que usa um certo poeta cego como escravo sexual. Mulheres Fascinantes - Penélope Lsteak O livro reúne uma antologia poética onde o fascínio pelas mulheres é o tema central. Ser mulher é ser tudo condensado em delicados frascos de poesia, ser mulher é ter uma alma sensível, um espírito incansável, uma essência maravilhosa. Nova antologia poética - Vinicius de Moraes Vinícius de Moraes foi um grande poeta: um dos maiores que já tivemos. Ele não está entre os grandes escritores que publicam apenas algumas poucas páginas extraordinárias; ao contrário, encontra-se entre os raros que publicam muitas páginas extraordinárias. Melhores poemas - Paulo Leminski Essa obra reúne uma seleção feita por Fred Góes e Álvaro Marins dos melhores poemas do famoso escritor Paulo Leminski, que abriu as portas da linguagem para os novos poetas dos anos 70.


Antologia poética - Manuel Bandeira Retrato da trajetória poética de Manuel Bandeira, organizada pelo próprio autor em 1961, reúne poemas de vários de seus livros. Bandeira é um dos mais conhecidos poetas brasileiros, inspirou os modernistas com seus versos livres sem abandonar, entretanto, as cadências tradicionais. A rosa do povo - Carlos Drummond de Andrade Um poeta de alma e ofício. Assim era Carlos Drummond de Andrade, mineiro nascido em 1902. Entendia que poesia é um negócio de grande responsabilidade, e não considerava honesto rotular-se de poeta quem apenas verseje por dor de cotovelo.

A cor do invisível - Mario Quintana Neste livro, Quintana mais uma vez exercitava a força poética do seu olhar de menino, potência reveladora do lírico que aborda o mundo como quem o vê pela primeira vez. Reúne poemas novos e antigos, até então inéditos.

FICÇÃO: LITERATURA FANTÁSTICA 1356 - Bernard Cornwell 1356 foi um dos anos mais terríveis e intensos da Idade Média. Menos de uma década depois de a peste negra devastar a Europa, todos os grande reinos enfrentam conflitos dentro e fora de suas fronteiras. E o maior deles é sem dúvida a Guerra dos Cem Anos, com a tensão entre Inglaterra e França atingindo um ponto insustentável. É esse o cenário da nova aventura de Thomas Hookton, o arqueiro inglês tornado cavaleiro


1984 - George Orwell Winston vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. A cabana - William P. Young Durante uma viagem de fim de semana, a filha mais nova de Mack Allen Phillips é raptada e evidências de que ela foi brutalmente assassinada são encontradas numa cabana abandonada. Quatro anos depois, Mack recebe um estranho bilhete, convidando-o a voltar á cabana onde aconteceu a tragédia. A pirâmide vermelha - Rick Riordan Desde a morte da mãe, seis anos atrás, Carter Kane tem viajado o mundo com o pai, o brilhante egiptólogo Dr. Julius Kane. Na noite de Natal, Julius leva seus filhos ao British Museum, onde assistem a evocação de um personagem misterioso, e o sumiço do Dr. Julius. As aventuras de Robert Langdon - Dan Brown Dan Brown é um dos autores de livros de suspense mais popular da atualidade. Seus livros O Símbolo Perdido, O Código da Vinci, Anjos e Demônios, Fortaleza Digital e Ponto de Impacto já venderam 160 milhões de exemplares no mundo. Contos de imaginação e mistério - Edgar Alan Poe Contos de imaginação e mistério apresenta 22 histórias de suspense, repletas de cenários lúgubres, clima sobrenatural e de horror. Reúne "os assassinatos da Rua Morgue" (sobre o mistério do brutal assassinato de duas mulheres em Paris, investigado e solucionado pelo detetive


Divergente - Veronica Roth A sociedade se divide em cinco facções dedicadas ao cultivo de uma virtude. Aos dezesseis anos, numa grande cerimônia de iniciação, os jovens são submetidos a um teste de aptidão e devem escolher a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas.

Cidade dos ossos - Cassandra Clare Após testemunhar um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras, Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão no mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. Fundação - Isaac Asimov A série da Fundação, escrita por Isaac Asimov, é uma obra de Ficção Científica que descreve em detalhes a história de um futuro distante e de como o destino de seus habitantes é influenciado por uma instituição chamada Fundação Enciclopédica. É considera por muitos como a melhor série de ficção científica de todos os tempos. Maze Runner - James Dashner Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue se lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Millennium - Stieg Larsson e David Lagercrantz A Série Millennium é uma série composta de três volumes escritos pelo jornalista sueco Stieg Larsson, e um quarto volume pelo também sueco David Lagercrantz. A série foi adaptada para o cinema pela companhia sueca Yellow Bird, e foi adaptada em uma versão hollywoodiana dirigida por David Fincher sob o título A garota com tatuagem de Dragão


O cavaleiro dos sete reinos - George R.R. Martin As aventuras desse livro se passam noventa anos antes do início do primeiro livro de As Crônicas do Gelo e Fogo, que dão origem à aclamada série televisiva Game of Thrones. O livro mostra o auge da dinastia Targaryen, quando os Sete Reinos de Westeros atravessavam um tempo de relativa paz. O dia em que Sherlock Holmes morreu - Arthur Conan Doyle Os 17 contos dessa edição ilustrada contemplam todas as fases da carreira de Holmes: a descoberta de seus dons, nos tempos de faculdade, até a aposentadoria. O guia do mochileiro das galáxias - Douglas Adams Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado. O senhor dos anéis - J.R.R. Tolkien A saga começa como sequência de um livro anterior de Tolkien, O Hobbit, e logo se desenvolve numa história muito maior. Foi escrito entre 1937 e 1949, com muitas partes criadas durante a Segunda Guerra Mundial. A enorme e permanente popularidade de O Senhor dos Anéis levou a numerosas referências na cultura popular, à criação de muitas sociedades de fãs da obra de Tolkien. O tigre de Sharpe - Bernard Cornwell O tigre de Sharpe inicia a prestigiosa série As aventuras de Sharpe, sucesso literário em todo o mundo. Sharpe é um jovem recruta a serviço da realeza britânica e integrante da expedição para derrubar o impiedoso sultão Tipu, no poder com a ajuda dos aliados franceses.


Ordem dos arqueiros - John Flanagan Durante a vida inteira, o pequeno e frágil Will sonhou em ser um forte e bravo guerreiro, como o pai, que ele nunca conheceu. Por isso, ficou arrasado quando não conseguiu entrar para a Escola de Guerra. A partir daí, sua vida tomou um rumo inesperado Realidades adaptadas - Philip K. Dick O livro reúne sete contos do escritor estadunidense Philip K. Dick que inspiraram grandes filmes do cinema, como O Vingador do Futuro, Screamers - assassinos cibernéticos, Impostor, Minority Report - A Nova lei, O Pagamento, O Vidente, e Os Agentes do Destino. Renascença - Oliver Bowden Traído pelas famílias que governam as cidades-estados italianas, um jovem embarca em uma jornada épica em busca de vingança. Para erradicar a corrupção e restaurar a honra da família, ele aprenderá a Arte dos Assassinos.

Tripulação de esqueletos - Stepnhen King Publicado originalmente em 1986, o livro revela o talento de King como criador de enredos aterrorizantes e envolventes. Os contos transitam pelo mais puro horror na forma de criaturas abomináveis, passando por um terror psicológico de gelar o sangue. Tanto os fãs de longa data do escritor quanto os novos leitores irão deliciar-se com as histórias de suspense e terror desta coletânea.


ROMANCE: CHIK-LIT

Uma carta de amor - Nicholas Sparks Teresa, convencida pela chefe de que precisa de um tempo para si, resolve passar férias em Cape Cod. Durante a semana de folga, depois de terminar sua corrida matinal na praia, encontra uma garrafa arrolhada com uma folha de papel enrolada dentro.

O único final feliz para uma história de amor é um acidente - J.P. Cuenca O autor arma um conto de amor surpreendente, em que a vida fragmentada da megalópole, o voyeurismo onipresente e a perversão humana são vilões que ameaçam qualquer chance de afeto. Este romance se passa na cidade de Tóquio, e é centrado na figura de Shunsuke Okuda. Conquistador inveterado, ele cria uma identidade para cada namorada que conhece nos bares do distrito de Kabukicho. Porém, sua rotina é abalada pelo aparecimento de Lulana, uma garçonete por quem fica obcecado. Presentes da vida - Emily Giffin Qualquer mulher que carrega as cicatrizes de uma amizade desfeita irá apreciar esta joia literária que abrange todos os temas emocionais possíveis, de rejeição e traição até autoconhecimento e gravidez.

Três semanas em Paris - Barbara Taylor Bradford No ano de suas formaturas na Escola de Artes Decorativas em Paris, quatro amigas tornaram-se grandes desafetos. Sete anos mais tarde, elas são forçadas a voltar à antiga escola para celebrar o aniversário de sua querida tutora e precisam lidar com suas diferenças.


Joias - Danielle Steel O livro conta a história de uma mulher de 75 anos que resolve fazer um acerto de contas com o passado. Na véspera de seu aniversário, a duquesa Sarah Whitfeld recorda os acontecimentos que marcaram sua vida. A garota que você deixou para trás - Jojo Moyes Na França, em 1916, Sophie precisava manter a família em segurança enquanto seu marido, Édouard, luta no front da Primeira Guerra. Quando ela é obrigada a colaborar com os oficiais alemães, sua casa se torna foco de terríveis conflitos. Álbum de casamento - Nora Roberts Primeiro livro da série Quarteto de Noivas, Álbum de Casamento conta uma linda história de amor, amizade e família. E daqueles momentos imprevisíveis que transformam uma imagem bonita numa verdadeira obra de arte.

O lugar de uma mulher - Barbara Delinsky Claire é uma autêntica mulher dos anos noventa. Para ela, o sucesso nem sempre vem sem cobrar um preço, Claire tornou-se a principal provedora da família, aliviando a forte pressão sobre a empresa de investimentos de seu marido, em dificuldade financeira.


ROMANCE: CLÁSSICOS BRASILEIROS Clara dos anjos - Lima Barreto Clara dos Anjos narra as desventuras de uma adolescente pobre e mulata seduzida por um malandro branco. Os subúrbios do Rio de Janeiro no início dos anos 1920 desempenham papel central num enredo de conexões históricas e sociológicas que converte o triste fim da protagonista numa crítica feroz da alegada "democracia racial" brasileira.

O guarani - José de Alencar O guarani granjeou enorme popularidade ao ser lançado em folhetim ainda em 1857. O romance conta a história de amor entre o índio Peri e a mola branca Ceci, tendo como cenário o Brasil do século XVII.

Memórias póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis Obra inaugural do Realismo e do romance psicológico na literatura do Brasil. Apresenta uma mudança radical na estrutura e na temática da prosa do país de então. O protagonista empreende uma desapaixonada e penetrante análise dos eventos, pessoas e ações que povoaram sua existência.

Capitães de areia - Jorge Amado Capitães de areia é talvez o romance mais influente de Jorge Amado. Clássico absoluto dos livros sobre a infância abandonada, assombrou e encantou várias gerações de leitores e permanece hoje tão atual quanto na época em que foi escrito.


São Bernardo - Graciliano Ramos Paulo Honório, um homem simples que, movido pela ambição sem limites, acaba por se transformar num grande fazendeiro do sertão alagoano e se casa com Madalena para conseguir um herdeiro. Incapaz de entender a ótica humanitária pela qual a mulher vê o mundo, ele tenta anulá-la com seu autoritarismo.

Perto do coração selvagem - Clarice Lispector A vida de Joana é contada desde a infância até a idade adulta por meio de uma mistura temporal entre o passado e o presente. A infância junto ao pai, a mudança para a casa da tia, a ida para o internato, a descoberta da puberdade, o professor ensinando-lhe a viver, o casamento com Otávio. Todos esses fatos são narrados na história, porém o que fica em primeiro plano é a geografia interior de Joana, que parece estar sempre em busca de uma revelação.

O continente vol. 1 - Érico Veríssimo 'O Continente' abre uma das mais famosas sagas da literatura brasileira, 'O tempo e o vento'. A história percorre um século e meio da história do Rio Grande do Sul e do Brasil, acompanhando a formação da família Terra Cambará.

Ave, palavra - João Guimarães Rosa Reunindo contos, poesias, notas de viagem, trechos de diários, reportagens poéticas, meditações, e ainda poemas dramáticos e reflexões filosóficas, este volume apresenta a medida da versatilidade de Guimarães Rosa.


ROMANCE: CLÁSSICOS UNIVERSAIS O grande Gatsby - Scott Fitzgerald Daisy é uma bela jovem de Louisiana e Gatsby é um jovem oficial da marinha sem qualquer riqueza, ambos se apaixonam. Porém enquanto Gatsby cumpre seu dever como oficial na Primeira Guerra, Daisy se casa com o bruto e intolerante, mas milionário Tom Buchanan. Após o término da Guerra, Gatsby se dedica inteiramente

Os melhores contos de H.P. Lovecraft - H.P. Lovecraft Nessa coletânea, são apresentados os maiores clássicos do horror de Lovecraft, reunidos pela primeira vez em português. Contém, dentre outros contos, "O chamado de Cthulhu", "Nas montanhas da loucura", "A cor que caiu do espaço", "A sombra de Innsmouth", "Um sussurro nas trevas", "A sombra vinda do tempo", O horror de Dunwich", e "O caso de Charles Dexter Ward".

Grandes esperanças - Charles Dickens Nesta obra-prima da literatura, é contada a historia de Pip, um órfão de família humilde e criado rigidamente pela irmã num lar simples e disfuncional que, ao receber uma herança, renega a família e os amigos por se envergonhar da própria origem. A sua vida começa a mudar com o inesperado convite para que passe a visitar Miss Havisham, uma mulher rica da aldeia, e seja companhia de sua filha adotiva, Estella. Chamado selvagem - Jack London Buck era um esplêndido cruzamento de São-Bernardo com Collie escocês que levava uma vida boa na Califórnia do Sul, até ser sequestrado e vendido para servir de cão de trenó num dos locais mais frios do mundo, a região de Yukon, no noroeste do Canadá.


Ulysses - James Joyce Inspirado na Odisseia de Homero, Ulysses é ambientado em Dublin, e narra as aventuras de Leopold Bloom e Stephen Dedalus ao longo do dia 16 de junho de 1904. Tal como Ulisses homerético, Bloom precisa superar numerosos obstáculos e tentações até retornar a sua casa.

Drácula - Bram Stroker A versão original do vampiro mais famoso da literatura surpreenderá até mesmo os admiradores mais fervorosos ao contar a história desse aristocrata sisudo e muitas vezes repulsivo. Quando um agente imobiliário ajuda um conde a comprar uma propriedade em Londres, não poderia imaginar o mal que estava levando ao Ocidente. Na partida de xadrez que se segue, entre esse nobre perturbador e um determinado grupo de adversários, o que está em jogo vai além da luta entre a vida e a morte.

Vinte mil léguas submarinas - Jules Verne Nessa obra-prima da ficção científica, o francês Jules Verne expressa seu amor pelo mar na façanha do submarino Nautilus, que atravessa as profundezas oceânicas para descobrir, com maravilhamento, toda a riqueza da fauna e da flora sob as águas

Os três mosqueteiros - Alexandre Dumas Os três mosqueteiros é o volume inicial de uma trilogia escrita por Dumas com base em importantes fatos históricos do Século XVII na França. Esse livro foi adaptado para várias obra cinematográficas e teatrais.


CRONICAS

A riqueza do mundo - Lya Luft Neste livro, a autora procura falar daquilo que as pessoas conquistaram ou o que lhes foi concedido - os delírios da arte, as aventuras da ciência, os campos lavrados, os mares e os céus. Ela aborda também o que as pessoas desperdiçam ou matam.

A graça das coisas - Martha Medeiros Reverenciando a tradição da crônica brasileira, a autora fala cara a cara com o leitor, mostrando que não estamos sozinhos nas nossas neuroses diárias. Martha Medeiros é colunista dos jornais O Globo e Zero Hora e autora de vários best-sellers.

As melhores crônicas de Humberto de Campos - Humberto de Campos A crônica seria a mais alta expressão da sua atividade literária. Podese afirmar hoje, sem exageros indefensáveis, que ele deu nova dimensão ao gênero, eliminando as últimas reservas dos que negam a essa forma de expressão foros de literatura e de arte.

Em algum lugar do paraíso - Luis Fernando Verissimo Das nossas fantasias sobre o primeiro homem até a angústia sobre a passagem incontornável do tempo, Verissimo nos faz rir com seu humor refinado e uma tremenda elegância narrativa. É o paraíso: o talento de um dos mais respeitados escritores brasileiros em crônicas.


SOCIOLOGIA

Amor líquido - Zygmunt Bauman A modernidade líquida em que vivemos traz consigo uma misteriosa fragilidade dos laços humanos - um amor líquido. A insegurança inspirada por essa condição estimula desejos conflitantes de estreitar esses laços e ao mesmo tempo mantê-los frouxos.

Sociologia - Cristina Costa Neste livro, a autora analisa crítica e historicamente o pensamento sociológico a partir de uma perspectiva contemporânea e de temas, como globalização, tecnologias e minorias.

Nordeste - Gilberto Freyre Podemos considerar Nordeste como um livro em que o autor dá uma ideia mais geral da civilização açucareira e da sociedade patriarcal. Enfatiza a importância das relações entre a natureza e a sociedade, mostrando como o homem e o meio natural se interinfluenciam.

O livro da sociologia - Vários autores Escrito por professores e estudiosos de maneira simples e acessível. Nele, há biografias e citações de grandes pensadores, linhas do tempo com os principais acontecimentos de cada período, diagramas que simplificam teorias complexas e ilustrações espirituosas que desafiam nosso entendimento sobre o tema.


ADMINISTRAÇÃO

Vida e carreira: um equilíbrio possível? - Mario Cortella e Pedro Mandelli Os autores defendem que o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional não se trata de nenhuma espécie de delírio. Ao contrário, lembram ao leitor de que nem mesmo é possível separar "vida pessoal" de "vida profissional", e que esses dois elementos compõem o cotidiano de cada um de nós.

Perguntas e respostas para a gestão de sua carreira - Flávio Emílio Cavalcanti Neste livro, o autor elucida dúvidas e apresenta orientações para uma vida profissional bem-sucedida. Com o objetivo de colaborar com os profissionais que, por vezes, se deparam com questionamentos tão comuns e pertinentes a sua carreira profissional, a obra reúne as mais sagazes, oportunas e intrigantes perguntas feitas pelos leitores do seu premiado blog Drops de Carreira.

A bíblia da inovação - Fernando Bes e Philip Kotler A Bíblia da Inovação foi desenvolvida com o propósito de unificar todas as teorias contemporâneas e suas práticas com foco na reinvenção dos processos e na criação de mercados inteiramente novos, que atendam as necessidades de clientes inexplorados.


PEDAGOGIA Recursos humanos - Idalberto Chiavenato Administrar pessoas é uma responsabilidade administrativa e gerencial. Assim, qualquer que seja a área funcional escolhida, o administrador precisa necessariamente ganhar uma visão sobre como lidar com assuntos relacionados com pessoas. A era da curadoria: o que importa é saber o que importa - Mário Cortella e Gilberto Dimenstein. Os autores debatem neste livro a ideia de curadoria do conhecimento, tendo como fundamento a premissa de que diante do acesso cada vez maior à tecnologia e à informação, surge a necessidade de saber selecionar, no meio do caos informacional que nos rodeia, aquilo que, de fato, tem relevância e credibilidade. Pedagogia da esperança - Paulo Freire Em Pedagogia da Esperança, o autor defende que a educação deve ter como base o diálogo que possibilita a conscientização com objetivo de formar cidadãos da práxis progressista, transformadores da ordem social, econômica e política justa. Leitura literária na escola - Renata de Souza e Berta Feba As autoras quebram os protocolos tradicionais e apontam para outras alternativas de interação entre textos e leitores. De certo modo, há uma recuperação da relação original do ser humano com a arte.

Alfabetização de jovens e adultos - Suzana Schwartz Especialistas no tema de alfabetização na EJA, a autora traz consigo uma vasta e variada bagagem de experiências, inclusive como docente. Suzana nos contempla com uma obra de caráter teóricoprático, em linguagem acessível e repleta de orientações para o trabalho cotidiano de professores no EJA.


DIDÁTICOS Enem Nota Máxima - Vários autores A coleção Enem Nota Máxima é um projeto diferenciado e inovador de estudo, dividido em 10 volumes e organizados por área do conhecimento.

Espanhol para leigos - Susana Wald Seu guia de sobrevivência, com palavras e expressões do dia a dia.O renomado método Berlitz® com um toque divertido e amistoso. O guia ajuda você a começar a falar Espanhol - de modo rápido e fácil.

Inglês para leigos - Gail Brenner Aprenda a ter conversas casuais em Inglês, a compreender a gramática para melhorar sua pronúncia e compreender a conjugação dos verbos, além de usar frases e expressões populares e explorar um país de língua inglesa.

O livro ilustrado de língua brasileira de sinais - Ciranda Cultural Este livro enfoca o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) através de campos semânticos de forma visual e elucidativa, tendo como objetivo diminuir a barreira de comunicação entre ouvintes e surdos.


EXAMES E CONCURSOS

Como passar na OAB - Wander Garcia Contém todas as questões do Exame Unificado da OAB, incluindo questões de Filosofia do Direito e Ética Hermenêutica. O coordenador deste livro é um dos maiores especialistas em Exame de Ordem do país.

A gramática para concursos públicos - Fernando Pestana Este livro descreve a estrutura da língua portuguesa e mostra essa descrição refletida em questões objetivas formuladas por bancas examinadoras de todo o país.

Informática para concursos - Renato da Costa Utilizando uma linguagem didática e objetiva, o autor esclarece, de modo esmiuçado, os principais assuntos de informática para concursos cobrados pelas principais bancas examinadoras, com exercícios comentados em todos os capítulos.

Matemática e lógica para concursos - José Luiz de Morais Reúne toda a teoria necessária e muito cobrada em concursos, para ajudar você a se preparar melhor nos estudos. Nessa obra, você encontrará o que realmente vai precisar estudar, de forma objetiva, didática e clara.


Artes visuais

E

m Natal, temos ainda as exposições da Galeria Sesc. Agende uma visita guiada e tenha acesso a obras visuais de diferentes artistas potiguares, com estilos que vão do desenho à escultura, passando pelo grafite e pela videoarte.


PELO PESCOÇO DE DANIEL TORRES

EXPOSIÇÃO 08/03 A 19/04


Desenho PELO PESCOÇO foi pensada a partir do desejo desvelado pelas exibições de uma matéria televisionada sobre o caso de duas mulheres mortas, ambas pelo pescoço no Estado do RN. Tocado por esses acontecimentos, Daniel Torres aprofundou um pesquisa sobre o crescente índice de violência contra a mulher em nosso Estado, e num arranjo poético, que envolve o feminino, desenvolveu uma série de desenhos que possuem como mote e ponto de partida o pescoço feminino. Desse lugar, chega-se à imagem da girafa enquanto metáfora - uma vez que esses mamíferos, atualmente, estão na lista dos animais ameaçados de extinção. Permitindo-se a invadir o universo do imaginário, do surreal, o artista nos revela imagens de um corpo feminino antropozoomórfico, estranho, metamorfoseado, quiçá, erótico. Natural de Ceará-Mirim, Daniel Torres é artista plástico e produtor cultural, graduando no Curso de Tecnologia em Produção Cultural pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN. É membro do Grupo Teatro Carmin e produz o Grupo NAMMU dança. Ilustrou as capas do livro: Ceará-Mirim, a baronesa do vale, de Vera Barreto, 2013 Capa Revista Living For Edição de Lançamento, Natal-RN/Brasil em 2012. Já participou de algumas exposições coletivas. Pelo Pescoço é a sua 4ª exposição individual.


REFUGO, DE ELISA ELSIE FOTOGRAFIA

EXPOSIÇÃO 14/06 A19/07


Fotografia REFUGO é um projeto fotográfico resultado de um trabalho desenvolvido primeiramente em Natal, no bairro de Ponta Negra e num segundo momento, no Brooklyn, Nova Iorque. Além da relação afetiva com o primeiro bairro, a coleta do lixo e sua ressignificação também representam um retorno às memórias de infância, época na qual havia a curiosa rotina de resgatar restos de lixo da vizinha costureira. Os retalhos descartados eram a matéria prima para um mar de ideias. O segundo bairro foi selecionado por ter sido moradia da artista durante uma residência artística em fotografia realizada na cidade de Nova Iorque. A curiosidade de descobrir o que o outro considera lixo motivou inicialmente a realização do projeto, a partir daí histórias e suposições foram criadas para cada conjunto de lixo coletado. Em REFUGO, a coleta perpassa a curiosidade e a possibilidade de recriar histórias/notas mentais sobre os moradores das residências fotografadas. Elisa Elsie é artista visual e Bacharel em Comunicação Social Habilitação Radialismo [UFRN]. Natal | RN. Colaboradora da Revista Brouhaha, Natal | RN de junho de 2007 a dezembro de 2008, repórter de texto e de fotografia do Jornal Tribuna do Norte Natal | RN. De abril 2008 a outubro de 2010. Fez Residência Artística em Fotografia na School of Visual Arts [SVA], Nova Iorque | NY em 2013. É sócia do Duas Estúdio - Centro Cultural de Fotografia - Natal | RN. Realizou exposições em Natal (RN), Salvador (BA), Paraty (RJ), Porto Alegre (RS) e NY (EUA).


OLHAR MAIS ATENTO, Do Coletivo Urban Sketcher Natal Desenho

EXPOSIÇÃO 03/05 A 31/05


Desenho OLHAR MAIS ATENTO do coletivo Urban Sketchers Natal (André Alves, Jota Clewton, Petterson Dantas e Rafael Oliveira). A exposição "OLHAR MAIS ATENTO", produzida pelo grupo de Desenhistas Urbanos (Urban Sketchers) é composta por desenhos de locação (produzidos in loco) apresentados sob diferentes suportes. Em um primeiro momento, a exposição satisfaz curiosidades, apresentando cenários urbanos que o público reconhecerá, ou tentará identificar, já que a maioria dos desenhos foi produzida em cidades do Rio Grande do Norte. Em segundo plano, a exposição estimula uma reflexão sobre a imagem da cidade do próprio visitante. Os principais temas principais abordados na exposição - viagem, cidade e memória - abrem possibilidades de interação com o público. A exposição é um convite a viajar e redescobrir lugares. O grupo existe em Natal desde 2012 e formado principalmente por alunos, ex-alunos e professores da UFRN, coordenado pelos arquitetos André Alves, Jota Clewton, Petterson Dantas e Rafael Oliveira. Desde então, o grupo realiza sistematicamente visitas a lugares de valor ambiental ou cultural do Rio Grande do Norte, ou cuja existência esteja sendo ameaçada com o objetivo de conhecer e documentar as cidades. O desenvolvimento dessas atividades segue os princípios do movimento denominado Urban Sketchers criado em 2008 pelo jornalista espanhol Gabriel Campanario e consolidado em diversos países como uma comunidade de correspondentes (pintores, arquitetos, jornalistas, educadores, entre outros) interessados em produzir e compartilhar na web seus desenhos feitos ao ar livre.


CAIXA DE LÁPIS de Assis Costa

EXPOSIÇÃO 03/05 A 31/05


Pintura CAIXA DE LÁPIS de Assis Costa, a proposta da exposição "CAIXA DE LÁPIS" é explorar a dimensão plural da arte, atentando para a diversidade que compõe a sua produção artística, múltiplas perspectivas estéticas, temáticas e formas de expressão elaboradas pelo artista há mais de 25 anos. Com temáticas diversas como Dom Quixote e Sancho Pança, São Francisco de Assis, a paisagem física e cultural do sertão seridoense, e cria a partir de sua pintura uma identidade regional para esse espaço, retratando aspectos da cultura popular como Boi de reis, Forrós e São João. De forma a incentivar a fruição cultural em todas as esferas do social, consiste, sobretudo em uma exposição que carrega em si o sentido democrático, demonstrando as diversas tendências de um artista, dos vários estilos que compõe a história da arte numa proposta particular, de apropriação desses gêneros artísticos, que inquieta o pensamento que busca uma identidade única e homogênea, com isso há na verdade a desconstrução desse ideal que procura "encaixar" em formas estilísticas uma rica produção visual. Assis Costa vive na cidade de Currais Novos/RN é natural de Currais Novos, RN. Possui uma carreira artística que orbita nos vários universos artísticos, além das artes plásticas, escultura, quadrinhos, música e literatura, tendo a pintura como principal atividade. Fez a Produção e coordenação artísticas em diversos Eventos Culturais e artísticos ("Natal Luz", e "Chocofest" em Gramado/RS, do Desfile Temático "Estrela de Natal", em Natal/RN) dentre outros. Realizou exposições coletivas e individuais em Natal (RN), Currais Novos (RN) e em Bento Gonçalves (RS) Recebeu o Prêmio Chico Santeiro de Arte Popular 2014 - 1º Lugar Categoria pintura.


ARREMEDOS, de Natã Ferreira | Vídeo-performance Fotografia |Instalação | Arte gráfica

EXPOSIÇÃO 20/09 A 25/10


Vídeo-performance Fotografia |Instalação Arte gráfica A exposição ARREMEDOS constrói um espaço, para que o público entre literalmente "no interior do cubo branco" (texto de Brian O'Doherty). Ao entrar no cubo branco, o público, será parte da obra, e ali poderá vivenciar os processos do artista e a relação com o mundo trocando com a sua vida privada e coletiva. Esse espaço não é um recorte figurativo e imaginário, mas a materialidade de ações e experimentação das relações humanas, vistas pelo prisma identitário do artista. A exposição "Arremedos" desloca o lugar da arte para a ação, através da vídeo-performance e da instalação que convoca o público a ativar a obra gerando possibilidades de diálogos, como identidade, religião e política, também conceitos da arte contemporânea como site specificity, arte no campo expandido (de Miwon Kwon) e de Escultura Social (de Joseph Beuys).

- Vídeo-performance, fotografia, Instalação, Artegráfica. Natã Ferreira é natural de São Paulo. Artista visual, produtor cultural e performer. Graduando em Artes Visuais Licenciatura -Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi Artista residente e Cocriador do Espaço "CaZulo AmarElo" - na Vila de Ponta Negra, com exposições e eventos culturais independentes voltados a comunidade e interessados em cultura e arte. Arremedos é sua primeira exposição individual.


DUNA: A BUSCA DE UM SI A QUE PERTENCE, de Marina do Vale

EXPOSIÇÃO 08/11 a 15/12


Fotografia, vídeos e instalação DUNA: A BUSCA DE UM SI A QUE PERTENCER de Mariana do Vale P r o j e t o D U N A : A BUSCA DE UM SI A QUE PERTENCER surge de uma inquietação constante em reconhecer e esmiuçar o vínculo entre corpo e espaço. Que corpo é esse que habita esse lugar? E, por outro, que lugar é esse que constitui esse corpo? A presente proposta reúne diferentes suportes como vídeo, fotografia, objeto e instalação para tratar dos temas corpo, espaço, memória e pertencimento. Estabelecendo um diálogo fluido entre o macro e o micro, Duna incessantemente busca o pertencimento como experiência. Seja na areia - que neste trabalho é adotada como material para pensar a origem geológica que autentica o espaço - seja na própria pele invólucro que encerra em si todo o nosso conteúdo legítimo e é testemunha incontestável das violações de limites físicos. Graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, Brasil. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Bela Artes - universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mariana do Vale é artista visual e se dedica à produção artística tendo a fotografia e a videoperformance como principais suportes. Através do Duas Estúdio - espaço cultural - atua na cena cultural do Rio Grande do Norte, mantendo uma escola de fotografia, um estúdio fotográfico, uma galeria de arte e uma produtora cultural. Realizou exposições em Natal (RN) Rio de Janeiro (RJ), San José, (Costa Rica), Madri (Espanha), Cidade do México (México) e NY (EUA). www.marianadovale.com


Um universo cultural espera por você. Agende uma visita! PARA AGENDAR, ENTRE EM CONTATO COM PELO MENOS 30 DIAS DE ANTECEDÊNCIA COM UMA DAS UNIDADES SESC + INFORMAÇÕES: CULTURASESCRN@GMAIL.COM

Unidades disponíveis: "Sesc Cidade Alta (Natal): (84) 3133-0360 "Sesc Macaíba: (84) 3271-1433 "Sesc Ler Nova Cruz: (84) 3281-4078 "Ser Ler São P. do Potengi: (84) 3251-2798 "Sesc Caicó: (84) 3421-2337

Para o issuu  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you