__MAIN_TEXT__

Page 1

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA

ENCONTRO DE YOGA

Bauru

PROGRAMAÇÃO

Novembro | 2019


Os empregados com registro em carteira profissional, os estagiários, os temporários, os desempregados há até 12 meses, e as pessoas que se aposentaram enquanto trabalhavam em empresas do ramo do comércio de bens, serviços e turismo, podem credenciar-se no Sesc. CREDENCIAL PLENA • TITULAR Empregados e desempregados: documento de identidade, CPF, carteira profissional atualizada (no caso dos desempregados, carteira profissional com o último registro, comprovando estar desempregado por até 12 meses) e foto 3x4*. Estagiários: termo de compromisso ou carteira de trabalho em que conste o número do CNPJ da empresa, documento de identidade, CPF e foto 3x4*. Temporários: carteira profissional atualizada, documento de identidade, CPF, contrato de trabalho ou holerite e foto 3x4*. Aposentados: documento de identidade, CPF, carteira profissional que comprove aposentadoria quando trabalhava em empresa do comércio de bens, serviços e turismo, além de comprovante do órgão de Previdência Social contendo essas informações e foto 3x4*. Titular falecido: o dependente, cujo trabalhador, estagiário, temporário ou aposentado do comércio de bens, serviços e turismo é falecido, poderá requerer sua Credencial Plena. Além dos documentos citados na lista de titular e dependentes, deverão apresentar também a certidão de óbito. • DEPENDENTES Cônjuge: documento de identidade, CPF, certidão de casamento, ou de nascimento de filhos em comum, ou, ainda, declaração de união estável e foto 3x4*. Para os casos de união estável, a certidão deve mencionar os nomes do casal, os números dos documentos de identidade e assinatura de ambos. Filhos, enteados, netos e tutelados (até 21 anos): certidão de nascimento ou documento de identidade, CPF e foto 3x4*. Para os netos, além desses documentos, apresentar também

documento que comprove o parentesco com o titular. E para os tutelados, comprovante de tutela. Filhos, enteados e netos (entre 22 e 24 anos): documento de identidade, CPF, foto 3x4* e comprovante de matrícula ou pagamento recente de mensalidade em ensino superior, profissionalizante, pós-graduação (lato sensu, stricto sensu ou residência médica), preparatório para o ensino superior ou educação de jovens e adultos (EJA). Pais e padrastos: documento de identidade, CPF e foto 3x4*. Para os padrastos e madrastas, é necessário apresentar documento que comprove união com o pai ou mãe do titular. Avós: documento de identidade, CPF, documento que comprove o parentesco com o titular e foto 3x4*. A INSCRIÇÃO É GRATUITA, VÁLIDA POR ATÉ 2 ANOS EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL E PODERÁ SER FEITA PELO TITULAR OU DEPENDENTES MAIORES DE 18 ANOS EM QUALQUER UNIDADE DO SESC.

CREDENCIAL ATIVIDADES A emissão da Credencial Atividades é gratuita, individual e permite o acesso às atividades, desde que haja disponibilidade de vagas, sem estabelecer vínculos associativos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais - Documento de identidade, CPF e foto 3x4*. *A foto poderá ser tirada gratuitamente no ato do credenciamento. Em caso de perda ou extravio da credencial será cobrada uma taxa de R$20 para a emissão da segunda via.


esporte e atividade física

6

crianças

30

cinema e vídeo

14

jovens

33

música

17

idosos

34

artes visuais

20

literatura

36

tecnologias e artes

24

saúde

37

circo

26

alimentação

38

dança

27

turismo

39

ações para a cidadania

28

Legendas Trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciados no Sesc e dependentes (Credencial Plena) Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante Credencial Atividades

Classificação Indicativa Livre para todos os públicos Não recomendado para menores de 10 anos Não recomendado para menores de 12 anos Não recomendado para menores de 14 anos Não recomendado para menores de 16 anos Não recomendado para menores de 18 anos

Unidade Aberta nos feriados: Dia 2, sábado (Finados) e Dia 15, sexta (Proclamação da República). Os locais das atividades podem sofrer alterações em caso de mau tempo. Venda de ingressos Para as atividades que acontecem na primeira semana do mês, a venda ocorre na última semana do mês anterior. Para as atividades das demais semanas, a venda de ingressos acontece na primeira semana do mês vigente. Internet Na internet, todas as terças, as vendas começam a partir das 14h pelo portal sescsp.org.br Bilheterias Nas Unidades do Sesc do Estado de São Paulo, todas as quartas, as vendas começam a partir das 17h30.Em caso de feriado as vendas terão início no dia útil posterior Espetáculos infantis Venda e retirada de ingressos a partir das 10h do dia do espetáculo, na Central de Atendimento.


LANÇAMENTO – edição 2020

BATE-PAPO COM AMELINHA TELES E PATRICIA BORGES Os movimentos coletivos de mulheres e a criação de novos imaginários sociais. EXIBIÇÃO E LANÇAMENTO DO WEB DOC “Nós Tantas Outras” (Brasil, 2019) SESC AVENIDA PAULISTA GRATUITO 7 DE NOVEMBRO ÀS 19H30

PARTICIPE DA EDIÇÃO 2020! INSCRIÇÃO DE TRABALHOS Seleção de iniciativas sociais, acadêmicas ou artísticas de coletivos de mulheres. DE 8/NOV A 20/DEZ DE 2019 FORMULÁRIO E REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO: sescsp.org.br/nostantasoutras


Para se (re) encontrar...

editorial

Acalmar o corpo, os pensamentos e o espírito. Perceber o que nos rodeia, as sensações não só tangíveis, mas as mais íntimas que nos completam. Alguns chamam este processo de intuição, outros de autoconhecimento. Seja o nome que tiver, a busca pelo encontro com o que há de mais genuíno e essencial em cada um de nós dá o tom de algumas programações de novembro do Sesc Bauru, que explora em suas atividades as relações necessárias para entendermos nós mesmos, o outro e as sociabilidades. Compreender trajetórias, memórias e antepassados. Como uma reverência às matrizes africanas e sua trajetória de luta e força, a comunidade de Santa Luzia do Maruanum (AP) apresenta seu Marabaixo, expressão sociocultural que mistura dança, música e cantos em roda que recordam seus ancestrais. Nos deparamos com as áfricas também no encontro de capoeira angola e regional, além da dança dos orixás, que traz a mitologia e cultura iorubá. Equilibrar a relação com a natureza. A programação de esportes e atividades físicas propõe um encontro de yoga, meditação e respiração que convida o público a ampliar as formas de conexão por meio de vivências e práticas terapêuticas. Reconhecer a importância da fala e da escuta. É na relação da voz com o outro que a palavra ganha sentido: pela compreensão de seu poder, pelo poeta Sérgio Vaz, que participa da 9ª edição da Semana Municipal do Hip Hop de Bauru; pelo projeto “Boca, pra que te quero?”, que apresenta os recursos vocais como forma de ampliar o diálogo; pelo convite ao encontro entre as culturas do Brasil e Portugal a partir de expressões, brincadeiras e objetos da exposição Perambular. Conhecer culturas e formas de expressão. É na fusão da imagem com o som que as narrativas e estéticas se constroem. A 43ª Mostra Internacional em São Paulo traz uma seleção de filmes contemporâneos que expõem diferentes vivências e contextos socioculturais. Na música, a cantora Céu apresenta suas influências sonoras e na programação infantil, o destaque fica para as ações que integram o 9º Boneco Gira Boneco - Festival Internacional de Teatro de Bonecos. Permita-se ao encontro e aproveite a programação!


6

Encontro de Yoga, Meditação e Respiração O mundo possui um fluxo natural, que se pode observar nos movimentos das ondas do mar ou no voar dos pássaros, assim como cada corpo possui um ritmo biológico e energético específico. A prática de yoga e meditação nos conecta com nossa natureza e ajusta a frequência por meio de movimentos e pela respiração. O som e a música são grandes aliados para a realização de ásanas, estabelecendo ritmo e ajudando na concentração. XXDe 15 a 17, sexta a domingo. Grátis.

Foto: Kelly Santos

esporte e atividade física


Foto: Divulgação

ESPAÇO SOM E EQUILÍBRIO Ambiente de conexões, vivências, oficinas, relaxamento e meditação. XXDas 10h às 18h. Sala de Expressão Corporal. Inscrições no horário e local da atividade.

7

VIVÊNCIA CHÁ E TAO: CERIMÔNIA DO CHÁ Com Ágata Guedes, acupunturista e especialista em medicina chinesa. Inspirada na cerimônia do chá, a atividade convida para meditar e desfrutar de um momento de tranquilidade, tendo acesso a conceitos filosóficos e estéticos desta arte tradicional chinesa. XXDia 15, sexta, 10h30, 12h30, 13h30 e 15h30. 25 vagas por horário. Nos demais horários o espaço fica aberto para tirar dúvidas sobre a cerimônia.

OFICINAS AROMATERAPIA Com João Maciel, naturólogo e diretor do Instituto Shanti. Vivências terapêuticas utilizando óleos essenciais. XXDia 16,sábado. XX10h30 - Automassagem com óleos essenciais XX12h30 - Óleos essenciais para a saúde mental XX13h30 - Reflexoterapia aromática XX15h30 - Óleos essenciais para yoga e meditação 30 vagas por horário.Nos demais horários o espaço fica aberto para plantão de dúvidas sobre aromaterapia.

CONSTRUINDO UM JAPAMALA

CONSTRUINDO UM CHOCALHO DE AGUAÍ

Com Rafaela Delamagna, artesã, e Fran Bodoni, sócio-proprietária da Casa Índigo. Japamala é um instrumento de meditação, de oração e de conexão com a fonte Divina. Nesta atividade, o participante constrói seu próprio japamala e conhece um pouco mais sobre sua utilização. XXDia 17, domingo, 14h, 15h, 16h e 17h. 20 vagas por horário.

Com educadores do Sesc. Usados nos rituais de cura e dança indígenas, os chocalhos feitos da semente de aguaí produzem vibrações que reequilibram o ambiente e o corpo. O participante cria seu chocalho e experimenta seus fins terapêuticos. XXDia 17, domingo, das 14h às 18h.


Foto: Laura Camargo

ESPAÇO PAPOS E PRÁTICAS

8

120 vagas por dia. Inscrições na Central de Atendimento. X Credenciamento e acolhimento de 15 a 17, sexta a domingo, a partir das 9h30. Recomenda-se trazer sua esteira. Ginásio.

VIVÊNCIA ORIGENS DO HATHA YOGA Com Julio Mizuno, proprietário e instrutor de yoga do instituto Sankalpa. Apresentação teórico-prática das evoluções do yoga ao longo dos séculos até culminar no modelo focado, principalmente, em técnicas de postura, respiração e relaxamento. X Dia 15, sexta, 10h.

AULA ABERTA DANÇA CIRCULAR COM MANTRAS Com Giancarlo Tóla, educador em atividades fisicoesportivas do Sesc. Vivência de Danças Circulares meditativas, harmonizando o movimento corporal com a fluidez dos Mantras tradicionais indianos. X Dia 15, sexta, 11h30.

VIVÊNCIA CIESTA COM MANTRAS Com Fran Bodoni, sócioproprietária da Casa Índigo. Apresentação e ensinamento desse meio de comunicação espiritual com intenção de elevar a consciência e conseguir proteção por meio do entoar de mantras. X Dia 15, sexta, 14h.

AULAS ABERTAS ANAHATA FLOW O RITMO DO CORAÇÃO Com Jeniffer Brandani, sócioproprietária e instrutora de yoga do Instituto Sankalpa. Com foco no Anahata Chakra, que se localiza no centro do peito, essa aula de Hatha Yoga é conduzida pelo ritmo do coração a partir de pranayamas e ásanas voltados para a percepção deste centro energético, onde habita o verdadeiro Eu. X Dia 15, sexta, 14h30.

YOGA EM DUPLA Com Adeline Garcioni e Izabela Piazzi, educadoras em atividades fisicoesportivas do Sesc. Concentração, respiração e equilíbrio são premissas da prática do Yoga. A proposta

é expandir para além do autoconhecimento, pois as posturas são realizadas em duplas, exigindo uma percepção do outro. X Dia 15, sexta, 15h30.

FILOSOFIA DO YOGA NO DIA A DIA Com Audrey Finazi, instrutora na Casa do Yoga. Prática do yoga com batepapo sobre a filosofia milenar, autoconhecimento, serenidade e bem-estar. X Dia 16, sábado, 10h.

YOGA COM SITAR Com Zé Paulo, músico e Audrey Finazi, instrutora da Casa do Yoga. Prática de yoga acompanhado de músicas indianas ao vivo, auxiliando no estado de concentração e meditação. X Dia 16, sábado, 11h30.


Com Fernanda Vasconcelos, professora de yoga no Instituto Shanti. Experimentação de cantos devocionais do yoga que despertam emoções e elevam a vibração dos participantes trazendo à tona a paz, a harmonia e a felicidade. X Dia 16, sábado, 14h.

Foto: Divulgação

AULA ABERTA CIESTA COM KÍRTAN

9

VIVÊNCIA YOGA SOM Com Anaí Floret Barbieri, do Instituto Shanti. Nascida da junção entre o Yoga Visceral e a Terapia do Som e Vibração, essa prática conduz o participante à auto-observação facilitando liberação de tensões físicas, mentais e energéticas que impedem o funcionamento pleno do corpo. X Dia 16, sábado, 14h30.

MÚSICA PEDRA BRANCA Show “Religare” X Dia 16, sábado, 16h. Informações na Pagina 19.

VIVÊNCIAS DO TAPETE AO DIA A DIA: PRECEITOS ÉTICOS DO YOGA Com Caroline Guerra, professora de yoga na Casa Índigo. Apresentação teóricoprática, abordando os preceitos éticos do Hatha Yoga, correlacionando-os com o cotidiano. X Dia 17, domingo, 10h

.

YOGA COM PIANO

SONS DO YOGA

Com Makiko Yoneda, pianista e Audrey Finazi, instrutora na Casa do Yoga. A combinação do som do piano com a yoga instiga a exploração das emoções e a descoberta de um novo universo interno. Com esse projeto, a artista busca, por meio da sua música, uma experiência harmoniosa e de inspiração, além do encontro entre a natureza humana e o exercício físico. X Dia 17, domingo, 11h30.

Com Fernanda Vasconcelos, João Paulo Martins, João Maciel e Rosa Simões, integrantes do projeto Sons do Shanti. Nessa vivência, os participantes aprendem a entoar cânticos com objetivo de introspecção, controle de emoções e bem-estar. X Dia 17, domingo, 14h.


Cursos Regulares INSCRIÇÕES MEDIANTE DISPONIBILIDADE DE VAGAS NA CENTRAL DE ATENDIMENTO E APRESENTAÇÃO DA CREDENCIAL DO SESC VÁLIDA.

10

Menores de 15 anos: autorização do responsável legal + Atestado Médico. A partir de 15 anos: Atestado Médico. Obs: Desconto de 50% para maiores de 60 anos nos cursos iniciados das 13h30 às 17h30.

PROGRAMA DE GINÁSTICA MULTIFUNCIONAL

Mensalidades R$ 38,00

R$ 83,00

Modalidade Ginástica Multifuncional

Faixa Etária

3ª e 5ª

4ª e 6ª

Sábado

Local

a partir de 12 anos

13h30 - 21h20

15h - 21h20

9h45 - 15h

Espaço GMF

PROGRAMA DE ATIVIDADES AQUÁTICAS

Mensalidades (Para as atividades com frequência de 2 vezes por semana) R$ 28,00 R$ 62,00 Grátis até 16 anos. Modalidade

Hidroginástica

Faixa Etária

a partir de 12 anos

3ª e 5ª

14h, 15h e 18h30

3 a 6 anos

4ª e 6ª

Local

14h, 16h30 e 18h30

18h30

6 a 12 anos

17h e 18h30

17h30

acima de 12 anos

16h e 19h30

15h30 e 19h30

Práticas Aquáticas

Parque Aquático


Programa Sesc de Esportes Grátis. Inscrições na Central de Atendimento. 3ª e 5ª Esporte Criança 3 a 6 anos

18h30 às 19h20

Esporte Criança 6 a 10 anos

14h às 16h50

Esporte Jovem 10 e 13 anos

4ª e 6ª

Domingo

11

16h às 18h20 Voleibol

Basquete

18h30 às 19h50

18h30 às 19h50

Futebol

18h30 às 19h50

Esporte Jovem 13 a 16 anos

Karatê 17h às 18h20

Handebol 18h30 às 19h50 Basquete 20h às 21h20

Esporte Adulto 16 a 59 anos

Voleibol

Corrida e Caminhada

20h às 21h20

20h às 21h20 Karatê

Corrida e Caminhada 8h às 10h Exceto último domingo do mês

20h às 21h20 Esporte para Idosos

Ginástica para Todos 15h às 16h20 Esportes 16h30 às 17h50

GINÁSIO EM MANUTENÇÃO.

Recreação Esportiva Orientada* Ginásio e Quadras. Grátis. Para participar é necessário Credencial Plena ou Atividades, guardar pertences nos armários e providenciar cadeado de boa procedência. Sábado, Domingo e Feriado Basquete - Das 14h às 15h45

Vôlei - Das 16h às 18h15

Ginásio, acima de 14 anos

Ginásio, acima de 14 anos

Futebol Soçaite - Das 15h às 18h15

Futsal - Das 15h às 16h30

Campo, acima de 14 anos

Quadra, acima de 14 anos

*As atividades podem sofrer alterações.


Foto: Laura Camargo

12

VIVÊNCIA CLUBE DO PEDAL Com instrutores em atividades fisicoesportivas do Sesc. Pedalada mista de aproximadamente 25 km, para interessados em ter a bicicleta como prática regular de atividade física, lazer ou meio de transporte. XXDia 24, domingo, 8h Ponto de encontro: Praça de Entrada. 40 vagas. Inscrições pelo portal sescsp.org.br/bauru Necessário bicicleta revisada, capacete, garrafa de água. Grátis.

.

NA GINGA DA CAPOEIRA A capoeira é uma manifestação cultural de origem africana que mistura jogo, luta e dança. O projeto busca aproximar o público com elementos dessa manifestação que foi registrada como patrimônio cultural imaterial da humanidade e tem relevância histórica, social e educativa.

VIVÊNCIA CAPOEIRANDO: ANGOLA E REGIONAL Com Mestre Terra, da Academia de Capoeira Meninos da Bahia e Contramestre Tico, grupo Angoleiros do Sertão. Roda de capoeiristas que, ao som de palmas e música embaladas pelo instrumento berimbau, jogam e gingam a capoeira, mostrando alternadamente suas duas vertentes: angola e regional. XXDia 2 (feriado), sábado, das 15h às 16h. Convivência. Grátis.

CURSO TRIATLO Com educadores em atividades fisicoesportivas do Sesc. Iniciação à modalidade que reúne natação, ciclismo e corrida por meio de exercícios educativos e técnicos. XXAté o dia 24, domingos, das 10h às 12h. Ponto de Encontro: Hall do Espaço de Brincar. 20 vagas. Inscrições na Central de Atendimento. Necessário Credencial Plena, exame clínico e dermatológico válidos. Grátis.

TORNEIOS E CAMPEONATOS FESTIVAL DE XADREZ Com Liga do Exandrista. Encontro para os participantes colocarem em prática seu conhecimento e estratégia de jogo. XXDia 3, domingo, das 11h às 17h30. Ginásio. 250 vagas. Categorias: até 12 anos e acima de 13 anos. Inscrições pelo e-mail superligadexadrez@gmail.com Grátis.

INSPIRE-SE AULAS ABERTAS

Inscrições no horário e local da atividade. Grátis.

CORPO E POSTURA Com educadores em atividades fisicoesportivas do Sesc. XXAté 28/12, sábados, 10h, exceto 16/11. Sala de Expressão Corporal.

YOGA FLOW Com Audrey Finazi, instrutora na Casa do Yoga. Prática que sincroniza a respiração e o movimento através de posturas do yoga, produzindo fluxo constante de energia que promove o desbloqueio das potencialidades individuais. XXAté o dia 24, domingos, 10h, exceto dia 17. Ginásio. Recomenda-se trazer sua esteira.


Yoga

verbete

A” ou “O” yoga, surgiu na Índia há mais de cinco mil anos e hoje está presente em todo o mundo. Seu nome deriva do sânscrito “Yuj” que significa unir, atar, juntar e pode ser considerado um conceito ou uma filosofia com o objetivo de “juntar” o corpo e a mente, promovendo harmonização entre ambos e levando a reintegração do ser. Sobre este “ser”, as escrituras Upanishads de origem Shruti hindus, por exemplo, trazem a “Parábola da Carruagem” que retrata o ser humano como sendo uma carruagem que é guiada por cinco cavalos. Os cavalos são nossos sentidos, enquanto a carruagem representa nosso corpo e o cocheiro personifica nossa mente que controla a força dos sentidos para irmos na direção que o nosso espírito, o passageiro deseja. Se deixarmos os cavalos descontrolados eles podem ir por caminhos que não nos interessam, e assim, o corpo sofrerá na viagem. O indivíduo na busca pelo autoconhecimento, do real conhecimento deste ser de forma integrada, utiliza-se de diversas filosofias, práticas corporais holísticas, tradicionais e energéticas, que quando praticadas com regularidade conferem vários benefícios físicos, emocionais e mentais, como o fortalecimento da autoestima, o alívio de dores, o combate à ansiedade, ao estresse, a traumas e às enfermidades psicossomáticas, além de ser um instigador da criatividade, longevidade e atuar na melhora da saúde e bem-estar. Nesta perspectiva, o Sesc Bauru promove, três dias de Encontro de Yoga, Meditação e Respiração com o tema “Ritmos internos e externos”, com o objetivo de difundir a prática de Yoga e afins, para que os participantes possam vivenciar essa arte milenar.

Saiba mais: Sites: yoga.pro.br/a-parabola-do-ser-e-a-carruagem/ awebic.com/cultura/yoga/


Foto: Divulgação

cinema

14

43ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SP Circulação de destaques da Mostra que apresentam um panorama do cinema contemporâneo mundial em suas tendências, temáticas, narrativas e estéticas. XXDe 12/11 a 6/12. Auditório. 165 lugares.

VALORES POR SESSÃO Grátis

R$6,00 R$12,00

VENDA NAS UNIDADES:

Dia 1, sexta, a partir das 17h30, nas Centrais de Atendimento das unidades do Sesc. Ingressos limitados a 4 por pessoa.

SINÔNIMOS Dir.: Nadav Lapid / França, Israel, Alemanha / 2019, 123 min. Yoav, um jovem israelense, chega em Paris esperando que a França e os franceses o salvem da loucura de seu país. Determinado a extinguir suas origens e se tornar francês, ele abandona a língua hebraica e se esforça de todas as maneiras para encontrar uma nova identidade. Vencedor do Urso de Ouro e do Prêmio da Crítica no Festival de Berlim. XXDia 12, terça, 19h30.

DE QUEM É O SUTIÃ? Dir.: Veit Helmer / Alemanha / 2018 / 90 min. O maquinista Nurlan está fazendo sua última viagem antes de se aposentar. No caminho, o trem esbarra

em um varal e derruba um sutiã azul. Temendo dias solitários, Nurlan embarca em uma jornada: encontrar a dona da peça íntima. Assim, ele conhece várias mulheres e pede para que elas experimentem o sutiã —para a fúria de uma porção de maridos. XXDia 15 (feriado), sexta, 17h.

O FILME DE BRUNO ALEIXO Dir.: João Moreira, Pedro Santo / Portugal / 2019 / 92 min. Personagem cômico e famoso no YouTube, o português Bruno Aleixo ganha seu próprio filme. Na trama, Bruno decide escrever uma autobiografia. Ele se reúne com amigos, para que eles lhe deem ideias para o texto. XXDia 19, terça, 19h30.


Foto: Divulgação

VIVER PARA CANTAR Dir.: Johnny Ma / China, França/ 2019 / 100 min. Zhao Li administra uma pequena trupe de ópera de Sichuan, que vive e se apresenta em um velho teatro nos arredores de Chengdu, na China. Quando recebe a notícia da demolição do lugar, ela esconde o fato de todos, temendo que isso signifique o fim da companhia: além da destruição física do espaço, é a vida de sua “família” que está em jogo. Enquanto procura um novo teatro para o grupo, a ópera e seus personagens fantásticos lentamente começam a infiltrar-se em sua realidade. XXDia 21, quinta, 19h30.

15

O ÚLTIMO AMOR DE CASANOVA Dir.: Benoît Jacquot / França / 2019 / 98 min. Londres, século 18. Casanova, famoso por seu gosto pelo prazer e pelos jogos, chega à capital inglesa após ser exilado de Paris. Sem conhecer a cidade, o libertino encontra uma jovem prostituta, Marianne de Charpillon. A moça o atrai a tal ponto que ele passa a ignorar as outras mulheres. O lendário sedutor está pronto para fazer qualquer coisa para conquistá-la, mas Charpillon sempre escapa com desculpas. Ela, então, o desafia: “Você só me terá se parar de me desejar!”. XXDia 22, sexta, 19h30.

TECHNOBOSS Dir.: João Nicolau / Portugal, França / 2019 / 112 min. Luís Rovisco, sexagenário divorciado, espera em breve interromper as suas funções de diretor comercial da empresa SegurVale Sistemas Integrados de Controle de Circulação. Espera sentado, a maior parte das vezes ao volante e cantando sobre o que acontece à sua frente. De resposta pronta e sorriso fácil, é senhor de uma

bagagem que o permite escapar de forma sempre elegante às armadilhas que a tecnologia, os colegas e um misterioso patrão ausente parecem lhe impor pelo caminho. Nem a morte de Napoleão (um gato) nem uma persistente dor no joelho ou uma disputa familiar o fazem desanimar: não há mal que uma canção não vença. Mas diante de Lucinda, a recepcionista do Hotel Almadrava, a música é outra. XXDia 26, terça, 19h30.


PAPICHA

pelos talibãs. Apaixonados, apesar da violência e miséria diárias, Mohsen e Zunaira não desistem de acreditar no futuro. Mas um ato sem sentido de Mohsen marcará suas vidas para sempre. Baseado na ficção do escritor Yasmina Khadra. XXDia 29, sexta, 19h30.

EM DEZEMBRO DEUS É MULHER E SEU NOME É PETUNIA

OS OLHOS DE KABUL

Dir.: Teona Strugar Mitevska / Macedônia, Bélgica, Eslovênia, Croácia, França / 2019 / 100 min. XXDia 3/12, terça, 19h30.

Dir.: Eléa Gobbé-Mévellec, Zabou Breitman / França / 2018 / 80 min. Em 1998, Cabul é uma cidade em ruínas e ocupada

Dir.: Miroslav Terzic / Sérvia / 2019 / 97 min. XXDia 6/12, sexta, 19h30.

ENCONTRO PRODUTORES AUDIOVISUAIS Ponto de articulação entre realizadores de cinema e vídeo de Bauru e região. Encontros que discutem a viabilização de projetos, financiamento, desenvolvimento, distribuição e mapeamento da produção audiovisual regional. Um espaço para compartilhar experiências, processos e olhares. XXDias 9 e 23, sábados, das 15h às 17h. Espaço de Tecnologias e Artes. 30 vagas. Grátis.

CICATRIZES

TERROR NO BOSQUE CINEPIANO TONY BERCHMANS: EXIBIÇÃO DE NOSFERATU

Foto: Chico Mitre

16

Dir.: Mounia Meddour / França, Argélia, Bélgica, Catar / 2019 / 106 min. Nedjema é uma jovem estudante de moda que vive na Argélia dos anos 1990, quando o país está tomado pela guerra civil. Ela se recusa a deixar que o conflito a impeça de levar uma vida normal. E, quando os radicais começam a praticar censura, a menina decide lutar por liberdade e independência ao planejar um desfile de moda. XXDia 28, quinta, 19h30.

Com Tony Berchmans. Como um resgate das trilhas sonoras interpretadas ao vivo, tão comuns no período do cinema mudo, Tony Berchmans improvisa temas, mesclando clássicos e originais, em sincronia com a ação do filme. Nesta apresentação, é exibido o filme Nosferatu, de 1922, do diretor alemão F. W. Murnau. XXDia 29, sexta, 21h. Bosque. 80 vagas. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento. Grátis.


Foto: Divulgação

Foto: Fabio Audi

música

17

Céu Show “APKÁ!” Considerada uma das cantoras mais importantes e premiadas de sua geração, Céu apresenta o show de lançamento de seu quinto álbum, “Apká!”. A cantora assina a produção musical do espetáculo juntamente com os músicos Hervé Salters e Pupillo, mesmos produtores de “Tropix”. No repertório, além de novas canções, sucessos de sua obra que une o retrô e o moderno ao pop e à tropicalidade. XXDia 23, sábado, 20h30. Ginásio. R$9,00 R$15,00 R$30,00 Venda Online: Dia 5, terça, a partir das 14h, pelo portal sescsp.org.br/bauru Venda Nas Unidades: Dia 6, quarta, a partir das 17h30, nas Centrais de Atendimento do Sesc. Ingressos limitados a 4 por pessoa.


Foto: Divulgação

18

AUTORIAS Músicos e bandas apresentam seus repertórios autorais ou releituras não convencionais de composições já existentes. XXQuartas, 20h30. Convivência. Grátis.

BK’ Show “Gigantes” Abebe Bikila - aka BK’ - é um dos integrantes do selo musical Pirâmide Perdida e do coletivo Bloco 7. Seu trabalho possui um arsenal de sentidos, caminhos e histórias a serem absorvidos. Uma artilharia de rimas, poesia e musicalidade com visões do dia a dia e narrativas das ruas que despertam uma identificação natural de quem convive em uma realidade construída entre “Castelos & Ruínas”. XXDia 6 Essa atividade integra a Semana do Hip-Hop de Bauru.

MONKEY JHAYAM

FANTA KONATÊ

Show “Afrochoque” Passeando pelo reggae, dancehall e afrobeat, o cantor e compositor apresenta seu novo show com versões para músicas mais antigas de seu repertório, e canções de seus últimos dois álbuns: “The Rolê of Monkey Man” e “Fortalecendo a Cultura”. XXDia 13

Show “Música e Dança da África Oeste e Diáspora” Uma voz que apresenta a musicalidade das tradições africanas, herdeira do Império de Mali (séc. XIII), e que se destaca em meio às multidões. Danças que expressam a alegria e a vitalidade de um povo que se reúne diariamente para celebrar a vida. Instrumentos ancestrais e contemporâneos que preservam a identidade africana do ensemble de Djembês e Dununs, tambores da etnia Malinkê (Guiné/ Mali), e expandem do jazz do oeste africano às culturas populares do Brasil. XXDia 27

BIA FERREIRA Show “Um Chamado” No Dia da Consciência Negra, a cantora, compositora, multi-instrumentista e ativista mineira, que conceitua sua arte como MMP (música de mulher preta), apresenta o show de seu álbum de estreia, com canções já conhecidas do público, como “Cota não é esmola”, “Não precisa ser Amélia” e “De dentro do AP”, e novas músicas, como “Brilha minha guia” e “Sharamanayas”. XXDia 20


As bandas sinfônicas de Bauru e Itaberá se unem sob a regência do Maestro Marcelo Jardim para concertos memoráveis com seus 80 músicos. XXDia 1,sexta, 20h30. XDia X 2, sábado (feriado), 16h. Ginásio. 400 lugares por concerto. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento. Grátis.

MÚSICA PARA TODOS Todos os sábados, músicas para todos os ouvidos. O projeto apresenta intérpretes e interpretações populares da música nacional e estrangeira. XXSábados, 16h. Convivência. Grátis.

ROSELI MARTINS Show “Athame Invisível” Nascida no 31 de outubro das Bruxas, Iaras e Sacis, a cantautora diz carregar consigo um athame invisível que direciona energia para sua obra. Conhecida por suas letras fortes e poéticas bem construída. Traz canções inéditas, novas parcerias e músicas conhecidas nas vozes de nomes como Maria Alcina, Rubi Waf, Gigi Trujillo, Laura Finocchiaro, Ione Papas, entre outros. XXDia 9

Foto: Marcos Rotta

CONCERTO GRUPOS DE REFERÊNCIA DO PROJETO GURI DE ITABERÁ E BAURU - BANDAS SINFÔNICAS CONVIDAM MARCELO JARDIM

19

PEDRA BRANCA

CHICO MENDES

Show “Religare” A banda apresenta um repertório baseado em toda sua carreira, com foco nas músicas do mais recente disco, intitulado “Religare”, fruto da pesquisa etnomusicológica do grupo entre os universos da world music contemporânea, do jazz e da música eletrônica. XXDia 16

Show “Misturas de Sambas Chico Mendes & Dona Ivone Lara” Às vésperas do Dia do Samba, o compositor e cantor baiano Chico Mendes mistura os seus sambas aos de Dona Ivone Lara. No repertório, canções como “Sonho Meu”, “Foram me Chamar”, “Ojuobá de Xangô” e “O Brilho das Orquídeas”. XXDia 30

DJ NATE MONACO Reforçando a presença de mulheres na construção de uma boa trilha sonora para a vida, a DJ Nate Monaco traz para as pistas muita música brasileira, funk, groove e soul, entre outros ritmos. XXDia 23

TOADAS PEDRO E PEDRINHO Formada por pai e filho nos anos 90 em Piracicaba, a dupla tem como sua principal marca a divulgação da tradicional música sertaneja de raiz., que ganha um tempero especial no dueto formado pelas vozes de Pedro Correa da Silva (Pedro) e Pedro Samuel Canto Correa da Silva (Pedrinho). XXDia 17, domingo, 11h. Convivência. Grátis.


20

Exposição Perambular A partir de espaços e elementos que trazem o que perambula nas geografias atlânticas, brasileiras e lusitanas, a poesia dos escritores Selma Maria e José Santos é representada por meio de brincadeiras com palavras, poemas, quadrinhas, vídeos e sons. Ao longo de quase dez anos de pesquisa sobre a cultura portuguesa continental e de suas ilhas, foram encontradas aproximações e diferenças. Valeu a pena? “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena” já dizia o poeta Fernando Pessoa. Área de Exposições. Grátis.

VISITAÇÃO XXAté 15/12, terça a sexta, das 8h às 12h (somente para grupos agendados) e das 13h15 às 21h30. XXSábados, domingos e feriados, das 9h45 às 18h. Agendamento de grupos pelo e-mail: agendamento@bauru.sescsp.org.br

Foto: Davison Alvares

artes visuais


EXPERIMENTOS LÚDICOS

PIÃO COM ORIGAMI MODULAR

Inscrições no horário e local da atividade. As crianças devem estar acompanhadas de um adulto responsável durante toda a atividade. Grátis.

Com Diego Pessoa, educador de Tecnologias e Artes do Sesc. Aprenda a fazer um brinquedo colorido utilizando três peças diferentes de dobradura. XXDe 17/11 a 15/12, domingos, das 14h às 16h. Exceto dias 24/11 e 8/12. Espaço de Tecnologias e Artes.

ATELIÊS PERAMBULANDO: OFICINAS ARTÍSTICAS Com educadores da exposição. O público é convidado a expressar suas vivências por meio de diversas práticas artísticas inspiradas por trocas, histórias, caminhos e memórias. XXDe 2 a 30, sábados, domingos e feriado, das 10h às 12h; das 14h30 às 16h e das 17h às 18h, exceto dia 9. Hall de Entrada. A partir de 6 anos.

PLANADORES CIRCULARES Com Diego Pessoa, educador de Tecnologias e Artes do Sesc. Nessa atividade, as crianças aprendem a transformar canudos e tiras de papel em planadores voadores, que usam a física para voar com leveza e facilidade. XXDia 3, domingo, das 14h às 16h. Espaço de Tecnologias e Artes. A partir de 7 anos.

MAPAS DO TESOURO Com Bruno Müller, educador de Tecnologias e Artes do Sesc. Nesse ateliê, são criados mapas do tesouro como nas clássicas histórias de piratas, cheios de perigos e aventuras. XXDias 27/10 e 10/11, domingos, das 14h às 16h. Espaço de Tecnologias e Artes. A partir de 7 anos.

INTERVENÇÕES BOLSA DE HISTÓRIAS Com Cia. Lado B. Um artista contador de histórias aborda pessoas e entrega uma bolsa para que seja escolhido um objeto e, a partir desse item escolhido, uma história é narrada. São crônicas, contos, histórias engraçadas, curiosas, de superação, de autores brasileiros e estrangeiros. XXDia 15 (feriado), sexta, das 14h às 15h. Área de Exposições. Grátis.

DE PESSOA PARA PESSOA Com Cia. Lado B. Trechos do poeta português Fernando Pessoa são recitados em um convite para quem quiser mergulhar no universo do autor lusitano por meio de sua vida e poesia, aproximando-se da obra complexa e deliciosa de Pessoa e seus heterônimos. XXDias 16 e 17, sábado e domingo, das 14h às 15h. Área de Exposições. Grátis.

CURSOS TECELAGEM CRIATIVA Com Natalia Nogueira, artesã do coletivo Fabro. A técnica de entrelaçar fios é uma arte milenar que utiliza fibras vegetais e animais e que possibilita infinitas criações de tramas. Nesta atividade, a cultura portuguesa da tecelagem manual pode ser revisitada a partir da confecção de uma mini tecelagem que explora diversos materiais e texturas. XXDe 19/11 a 10/12, terças, das 13h30 às 15h30. Sala de Múltiplo Uso 4. 20 vagas. Atividade Sequencial. Inscrições na Central de Atendimento. Grátis. A partir de 8 anos.

BONECAS BORDADAS Com Natalia Nogueira, artesã do coletivo Fabro. Em Nazaré, vila portuguesa, a arte de confeccionar bonecas e bordar suas roupas é uma tradição local que resgata os vínculos e técnicas manuais. Como forma de enfatizar a importância das trocas de saberes e das práticas artesanais, os participantes podem elaborar bonecas de pano com roupas costuradas e bordadas à mão, de forma a revisitar suas memórias e afetos. XXDe 7 a 28, quintas, das 19h às 21h30. Sala de Múltiplo Uso 4. 20 vagas. Atividade Sequencial. Inscrições na Central de Atendimento. Grátis.

21


Foto:Carol Vidal

LIMIAR 22

Nem dança, nem teatro, nem artes visuais. Corpos a testar limites, indo do encontro ao desencontro das formas conhecidas de expressão, compondo possibilidades outras: performance.

CURSO INTERSEÇÕES: PERFORMANCE COMO DANÇA Com Tales Frey, performer e Camila Soares, artista do corpo e do movimento. As explorações do movimento pela dança e pela performance se entrecruzam nesse curso, em conversas e atividades práticas que visam discutir as potenciais relações entre as ações de performance e os conceitos de coreografia. Convida-se os participantes a experimentarem as duas linguagens em suas interseções: como artes plásticas em movimento estruturadas a partir do corpo do performer. XXDe 20 a 22, quarta a sexta, das 14h às 17h30. Sala de Múltiplo Uso 3. 15 vagas. Atividade Sequencial. Inscrição na Central de Atendimento. Grátis.

PERFORMANCE O CORPO NUNCA EXISTE EM SI MESMO Com Tales Frey e performers convidados. Poses simples e aleatórias executadas por corpos desprovidos de identidade em tempos curtos e controlados. É desta maneira que cinco performers utilizam as suas massas corpóreas ora para remeterem à dança, ora para lembrarem a escultura. Em alusão à escultura surrealista

de Man Ray, “Objeto a ser Destruído” (1923), além de leituras pautadas em narrativas e efeitos imprevisíveis, há uma clara proposta de observação ritmada da obra. Concepção: Tales Frey. Performers convidados: Andre Perosa, Fernanda Moraes, Paola Frey e Yuri Penha. Duração: 120 min. XXDia 22, sexta, 19h. Convivência. Grátis.


MOVIMENTO COMUM: DANÇA E PERFORMANCE ENTRE O BRASIL E PORTUGAL Conversa performática sobre a produção e circulação de performance e dança em Portugal e no Brasil. Os dois artistas convidados têm participado, há alguns anos, de projetos e residências artísticas bem como apresentado suas criações em eventos nesses dois países. Desse encontro surge uma conversa sobre os dois contextos das artes do corpo e suas inspirações por artistas que possuem a língua portuguesa como um território em comum. XXDia 21, quinta, das 19h às 21h30. Convivência. Grátis.

Foto: Thiago Righi

Essa atividade integra a programação da exposição “Perambular”.

INTERVENÇÃO BICHO

OBJETOS PERFORMATIVOS CONJUNTO SENSÍVEL

Com Camila Soares, artista do corpo e do movimento. A partir de práticas de escuta e de movimento, este trabalho de dança foi farejado e concebido no Beco do Jasmim, em Lisboa, onde o BICHO aninhou-se e dançou pela primeira vez. Desde então, estar com o BICHO em locais diferentes significa um constante estudo das relações com o entorno, da possibilidade de incorporar arquiteturas e afetos, e de mover-me entre as memórias das ruas de Lisboa e os novos espaços em que habito. BICHO não é uma figura humana, tampouco animal. É a materialidade do encontro.

Com Tales Frey, performer. Ativação do objeto criado a partir de um problema basilar do pensamento político que consiste em propor garantias de vivências harmônicas em uma unidade comum, considerando as variadas singularidades, as dessemelhantes subjetividades.

PENETRAS Com Tales Frey, performer. Ativação de um indumento especial para ser vestido por três pessoas ao mesmo tempo onde uma única possui livre acesso, enquanto as outras duas entram como “penetras”.

23


24

Encontros, oficinas e Ateliês Temáticos Espaços horizontais de aprendizado e criação, reunindo realizadores, pesquisadores, curiosos e estudantes em um processo livre de troca e produção de conhecimento. Inscrições no horário e local da atividade. Grátis.

ATELIÊ EXPLORAÇÕES SONORAS E VISUAIS Com Diego Pessoa, educador de Tecnologias e Artes do Sesc. Espaço aberto para troca de ideias e realização de experimentações nas áreas da imagem e do som. Com ênfase na gambiarra e no faça-você-mesmo são criados e explorados instrumentos musicais, técnicas de projeção e iluminação, efeitos visuais e sonoros. Os encontros abrangem de conceitos básicos de eletrônica e construção de baixo custo a Jam sessions audiovisuais passando por momentos de troca de referências e criação de samples. XXDias 2, 16 e 30/11 e 14/12, sábados, das 14h30 às 17h30. Espaço de Tecnologias e Artes. 15 vagas.

Foto: @freepik

tecnologias e artes


Com Tatiany Leite, jornalista, professora e youtuber do canal Vá Ler um Livro. Produzir histórias, hoje, envolve o contato direto, a formação e participação de comunidades. A oficina discute estratégias de produção e divulgação de conteúdo, especialmente em plataformas de vídeo. XXDia 5, terça, das 19h às 22h. Espaço de Tecnologias e Artes. 10 vagas.

Foto: NeONBRAND

OFICINAS ESCREVENDO HISTÓRIAS: PRODUÇÃO DE CONTEÚDO E MÍDIAS DIGITAIS

25

ESCREVENDO HISTÓRIAS: PODCASTS - GRAVAÇÃO E EDIÇÃO Com AJ Oliveira, escritor, podcaster e editor em Os 12 Trabalhos do Escritor, Livro ao Vivo e Pergunte às Damas. Partindo do podcast como forma de contar histórias, a oficina levanta conceitos básicos de gravação de áudio e edição de audiodrama usando o software livre Audacity. XXDia 19, terça, das 19h às 22h. Espaço de Tecnologias e Artes. 10 vagas.

SKETCH Com mediação do GAS Grupo de Artes Sequenciais. Encontros abertos a todos interessados em ilustração, incluindo iniciantes. Uma atividade para estimular os estudos e a troca de experiências. XXDia 26, terça, das 14h às 17h. Salas de Múltiplo Uso 2 e 3. 30 vagas.

ENCONTROS PRODUTORES AUDIOVISUAIS Ponto de articulação entre realizadores de cinema e vídeo de Bauru e região. Em encontros mensais que discutem a viabilização de projetos, financiamento, desenvolvimento, distribuição, leituras coletivas de obras e mapeamento da produção audiovisual regional. Um espaço para compartilhar experiências, processos e olhares. XXDia 9 e 23, sábados, das 15h às 17h. Espaço de Tecnologias e Artes. 30 vagas.

GLITCH Encontro mensal para artistas digitais, criadores e desenvolvedores de jogos apresentarem seus games e ideias aos participantes que jogam, trocam experiências e críticas dos trabalhos expostos. XXDia 26, terça, das 19h às 21h30. Espaço de Tecnologias e Artes. 30 vagas.

NAVEGAÇÃO LIVRE XXTerças, das 18h às 19h. XXQuartas, das 18h às 21h. XXQuintas, das 17h30 às 18h30. Espaço de Tecnologias e Artes. Inscrições no horário e local da atividade. Grátis.


Foto: Avelino Fernandes

circo

26

Quem Faz Rir o Palhaço? Irrespeitável público, lá vem ele! Aquele que confunde nossas certezas, o fulano que vive por mera insistência, o beltrano que se veste do avesso, o ciclano que bagunça até os dias da semana, tá vindo! Aí está o extravio, um corpo-desvio a desandar territórios. A inconveniência, irritação, o contraditório, a desproporção está aí, persistente, entre nós, em espetáculos, cursos e oficinas. Aguentemos a teimosia.

ESPETÁCULO DESPAUTÉRIO Com Cia Suno. A vida rotineira de três palhaços fora do picadeiro, mesmo nas ações diárias mais banais eles não conseguem parar de representar. Presos ao pequeno universo criado por eles mesmos, os três criam diversas situações insólitas para escapar do cotidiano repetitivo. Entre, melancolia e alegria, entre a realidade e a ficção nasce o humor onírico deste espetáculo.

Direção: Helena Figueira Elenco: Duba Becker, Helena Figueira e Fernando Proença Duração: 55 min. XXDia 14, quinta, 20h30. Auditório. 165 lugares. R$ 5,00 R$8,50 R$17,00 VENDA ONLINE: Dia 5, terça, a partir das 14h, pelo portal sescsp.org.br/bauru VENDA NAS UNIDADES: Dia 6, quarta, a partir das 17h30, nas Centrais de Atendimento das unidades do Sesc. Ingressos limitados a 4 por pessoa.

INTERVENÇÃO ESPARRAMA MEMÓRIA Com Grupo Esparrama. Cortejo cênico-musical no qual os palhaços e musicistas andam pelo mundo carregando um grande “guardados de memória” e, com muita música, graça e poesia, procuram por pessoas que queiram trocar experiências. Elenco: Kleber Brianez, Ligia Campos e Rani Guerra. Musicistas: Gabi Zanola e Laruama Alves. Diretor e produtor: Iarlei Rangel. Duração: 50 min. XXDias 30/11 e 1/12 , sábado e domingo, 15h. Convivência. Grátis.


Foto: Jaakko Marujo

dança

27

OFICINA BREAKING

NA ROTA DA DANÇA

Com Bboy Luan San, dançarino. Dançarino de breaking há 17 anos, Luan Santos é natural de Bauru, já viajou por mais de 26 países levando sua dança. Nessa oficina, são apresentados teorias, práticas, técnicas, exercícios e forma de execução. XXDia 9, sábado, 10h30. Sala de Expressão Corporal. 20 vagas. Inscrições no horário e local da atividade. Grátis.

Cada dança carrega em seus intérpretes os traçados dos lugares de suas origens, de suas histórias. É no corpo que revisitamos as cartografias que ligam o passado ao futuro e as tradições ao contemporâneo. Dançar marca localidades, extrapola territorialidades e mistura a arte às práticas corporais.

Essa atividade integra a Semana do Hip-Hop de Bauru.

AULA ABERTA DANÇA DOS ORIXÁS Com Lisie Alves, professora dança afro e maculelê e integrante do Coletivo Mãos Negras (Presidente Prudente) e Angoleiros do Sertão. As aulas trazem os movimentos corporais que fazem referência às forças das naturezas como água, terra, fogo e ar e às histórias dos deuses e deusas iorubanos. XXAté o dia 30, sábados, 10h30. Convivência. Grátis.


Foto: Matheus Jose Maria

ações para a cidadania

28

PERCURSOS DA TRADIÇÃO

ENCONTRO MARABAIXO

O ciclo Percursos da Tradição - Encontros, trocas e aprendizados com a Cultura Popular Tradicional, que acontece bimestralmente em diversas unidades do Sesc na capital, interior e litoral de São Paulo, consiste em encontros, apresentações vivências e bate-papos com diferentes grupos de cultura tradicional, de várias regiões do país, inseridos em contextos sociais diversos, com intuito de ampliar a circulação e apreciação de outras narrativas, a convivência e o protagonismo destas comunidades.

Com o grupo Santa Luzia do Maruanum (AP). Apresentação e roda de conversa sobre o Marabaixo, uma expressão sociocultural que remonta a resistência e construção das identidades da população negra escravizada na região norte do Brasil, mais especificamente no estado do Amapá. Os corpos dos mortos nos chamados “navios negreiros” eram arremessados na água junto a cantigas de lamento. Nesse bailado de louvação à ancestralidade negra “mar acima” e “mar abaixo” nasce o nome. O Marabaixo é composto por

uma performance dançada, musicada e cantada feita em roda para lembrar os feitos e acontecimentos, alegres ou tristes, de seus antepassados. O público é convidado pela Comunidade de Santa Luzia do Maruanum a vivenciar e a ouvir as histórias desse conhecimento que é transmitido de geração em geração pela oralidade e prática de seus integrantes. XXDia 3, domingo, das 16h30 às 18h30. Convivência. Grátis.


OFICINA ESCRITA DE PROJETOS PARA PROGRAMA DE ESTÍMULO À CULTURA DE BAURU

Foto: Projeto Labsol

Com Paulo Eduardo Tonon, produtor e membro do Conselho de Política Cultural de Bauru. Orientação para a escrita do zero e/ou a adaptação de projetos para captação de recursos por meio do Programa de Estímulo à Cultura de Bauru. A atividade é voltada para produtores e artistas do município que atuem como pessoa física. XXDias 2 e 9, sábados, das 14h às 17h. Sala de Múltiplo Uso 3. 20 vagas. Atividade sequencial. Inscrições na Central de Atendimento. Grátis.

NÓS: CRIAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA Mostra de iniciativas sociais voltadas à inclusão produtiva, à geração de renda e ao desenvolvimento comunitário.

OFICINAS CONFECÇÃO DE CABEÇAS DE FIGURINOS PARA ESPETÁCULOS TEATRAIS Com Claudio Roberto Y Goya e Thiago Fernandes Costa e Silva, integrantes do Projeto Labsol. O Labsol é um laboratório de design solidário que tem como objetivo otimizar e revitalizar a produção artesanal por meio do conceito de ecodesign, preocupando-se com sua qualificação, tendo em vista a autossustentabilidade das

comunidades produtoras. Nesta atividade, os participantes criam “cabeças” que compõem figurinos utilizados em espetáculos teatrais ou carnavalescos a partir do uso de papelão. As peças são decoradas com materiais diversos. XXDias 12 e 13, terça e quarta, das 14h30 às 17h30. Sala de Múltiplo Uso 4. 20 vagas. Atividade sequencial. Inscrições na Central de Atendimento. Grátis.

CONFECÇÃO DE ARTEFATOS E UTENSÍLIOS A PARTIR DO REUSO DE LONA VINÍLICA Com Claudio Roberto Y Goya e Yumi Rucker Suzuki, integrantes do Projeto Labsol. Nesta oficina, a lona vinílica é reutilizada para criação de artefatos e utensílios. Por ser um material composto, a lona vinílica não possui reciclagem. Por isso, a intenção é mostrar que é possível criar peças úteis e decorativas, prolongando a vida útil desse material e diminuindo seu impacto ambiental. XXDia 14, quinta, das 14h30 às 17h30. Sala de Múltiplo Uso 4. 20 vagas. Inscrições na Central de Atendimento. Grátis.

29


Foto: Divulgação

crianças

30

Cênicas para Família

Auditório. 165 lugares. R$2,00 R$4,00 Grátis para Credencial Plena e crianças até 12 anos. Venda e retirada de ingressos a partir das 10h do dia do espetáculo, na Central de Atendimento.

CIRCO SOS UMA AUTOPEÇA

TEATRO O TAMBOR AFRICANO

Com Conforto & Cia. Heitor e Conforto partem numa grande aventura com seu lindo e potente carro querendo conhecer o mundo e suas maravilhas, e aproveitando para espalhar um pouco de amor e arte por onde passam. Eles enchem o tanque, calibram os pneus, arrumam as malas e fazem todos os preparativos, sempre com muita alegria, imaginação e... pé na tábua! Direção: Henrique Caponero. Elenco: Kayê Conforto e Henrique Caponero. Duração: 50 min. XDia X 10, domingo, 16h.

Com A Peste Cia Urbana de Teatro. Dois andarilhos viajam pelo Universo conhecendo histórias dos planetas que visitam, com a ajuda de bonecos e de um tapete mágico, voando de um lado a outro como em um sonho. Quando chegam ao planeta Terra, visitam o continente africano. De um país a outro, ludicamente, começam a aprender os ensinamentos dos Griots. Texto e Direção: Pamela Duncan. Elenco: Bia Martarello e Arnaldo Ramalho. Duração: 50 min. XDia X 17, domingo, 16h.

TEATRO ELISA E OS CISNES SELVAGENS Com Cia. Teatro Por um Triz. Duas mulheres obrigadas a mudar do lugar onde vivem, enquanto separam caixas e livros, mergulham na história de Elisa, uma menina forte e persistente, que tem que salvar seus irmãos de uma maldição: migrar do seu país e encarar o preconceito de um povo que não a aceita por ser diferente. Texto: Márcia Nunes e Péricles Raggio. Direção: Péricles Raggio. Elenco: Andreza Domingues e Márcia Nunes. Duração: 55 min. XDia X 24, domingo, 16h. Este espetáculo integra a programação do 9º Boneco Gira Boneco - Festival Internacional de Teatro de Bonecos.


Seleção de curtas-metragens que priorizam a diversidade cultural e o desenvolvimento sociocultural de crianças e adolescentes. XDia X 3, domingo,16h. Auditório. 165 lugares Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento. Grátis. A partir de 4 anos.

EXIBIÇÕES: ORMIE Dir.: Rob Sivestri / Canadá / 2010 / 3min. Ormie é um porco, em todos os sentidos da palavra. Ormie vê biscoitos. Ormie quer biscoitos. Mas estão fora de seu alcance... Ou não? Veremos as tentativas de Ormie para conseguir o doce sabor de sua obsessão.

RODAS, BAND-AIDS E PIRULITOS Dir.: María Medel / Espanha / 2010 / 4min. Hugo está feliz brincando com seu triciclo. Até que conhece Carol. A partir daí, faz qualquer coisa para impressioná-la.

KOSTYA Dir.: Anton Dyakov / Rússia / 2012 / 5min44. No cemitério onde o esqueleto de Kostya chega

Foto: Divulgação

2ª MOSTRA ITINERANTE DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA NUEVA MIRADA - PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE

ao mundo, como uma criança feliz, Kostya vai em busca de seu incerto futuro que, claro, promete ser brilhante.

LUMI Dir.: Martin Piana / Argentina / 2009 / 3min. Lumi vê o mundo pela primeira vez. Olha para o céu e se comove diante das estrelas. Nesse instante, tudo escurece e aparece GriGro, um estranho ser que cresce imensamente com a ausência de luz.

A AULA DE NATAÇÃO Dir.: Danny de Vent / Bélgica, Países Baixos / 2008 / 9min10. A mãe leva Jonas, com quatro anos de idade, para sua primeira aula de natação. É um mundo novo para ele, que está assustado e quer ir para casa. Em uma tentativa de escapar, cai na piscina e graças aos flutuadores, Jonas não afunda, mas tem que sair de lá sozinho.

31

GRANDE PRÊMIO Dir.: Marc Riba, Anna Solanas / Espanha / 2011 / 8min. Céu claro. Automóveis na linha de largada. Blas, Ivan e Heitor ocupam seus postos. Vai começar! Preparar, apontar...

CORRIDA Dir.: Jãnis Cimermanis / Letônia / 2012 / 7min. Uma corrida de touros na Praça de Touros de Madri, na capital espanhola, cujo toureiro não tem o mesmo êxito que costuma ter e se vê obrigado a correr pela sua vida.

O PRÍNCIPE RATO Dir.: Albert Radl / Alemanha / 2011 / 14min30. Um conto de fada tipíco: um castelo, uma princesa, um príncipe, um dragão, romance e emoção. Mas há um final inesperado e uma mensagem pouco comum sobre os pequenos heróis e os grandes desejos.


ESPAÇO DE BRINCAR

SONS&CENAS PARA BEBÊS

Com Alcina da Palavra. Kizombinha acontece em uma roda e uma contação de história é o fio condutor para essa vivência, que conta também com alguns passos e músicas de tradição oral da capoeira e instrumentos de percussão. A história traz referências da ancestralidade do povo negro de forma lúdica, trazendo a natureza e os animais para a imaginação. XDia X 15 (feriado), sexta, 14h30. Convivência. Grátis.

Mais que um espaço físico destinado a brincadeiras, o Programa Espaço de Brincar se desenvolve a partir de conceitos de educação nãoformal, lazer, convivência e cultura do brincar com foco nas crianças de 0 a 6 anos. XTerça X a sexta, das 15h às 20h. XXSábados, domingos e feriados, das 9h45 às 18h. Capacidade máxima de atendimento: 25 pessoas. As crianças devem estar acompanhadas de um adulto responsável. Grátis. Até 6 anos.

ESPETÁCULO PUPILA D´ÁGUA

DANÇA COR-AÇÃO

MEDIAÇÃO DE LEITURA ARTES E ARTIMANHAS: MEDIAÇÕES PERAMBULANTES

32

Com Núcleo Pé de Zamba. O espetáculo parte da beleza e da alegria causadas pela presença das sete cores do arco-íris, nas manifestações populares brasileiras, propondo um jogo de leituras imediatas e descobertas inesperadas de como essas cores podem agir cognitivamente nos participantes, oferecendo inusitados caminhos de conexões e estabelecendo possibilidades diferentes do brincar. Elenco: Andrea Soares, Adilson Fernandes, Flávio Rubens, Kanzelumuka, Jô Pereira, Leandro Medina, Raphael Gomes, Wellington Campos. Direção Geral: Andrea Soares. Direção Musical: Leandro Medina. Duração: 60 min. XDia X 15 (feriado), sexta, 16h. Convivência. Grátis.

Com Paula Brait e Raquel Milreu, educadoras do Sesc. Por meio de histórias que exploram o lado lúdico das palavras, os pequenos são convidados a perambular pelo instigante mundo da linguagem literária. XDe X 2 a 30, quartas, das 16h às 18h e sábados, das 14h às 16h. Espaço de Brincar. Grátis. Até 6 anos.

Com La Casa Incierta. Uma composição com várias camadas ou níveis de aproximação do universo da emoção da primeira infância. Momentos como nascimento, a decisão heroica de assumir o destino, ou a intensidade de se viver, entrelaçam-se sutilmente com uma estória simples, narrada por meio de um poema, de um gesto ou de um alento. Intérpretes: Clarice Cardell e Fernanda Cabral. Composição musical: Queyi e Fernanda Cabral. Duração: 30 min. XXDia 10, domingo, 10h30 e 11h30. Sala de Expressão Corporal. 40 lugares por sessão para bebês de até 3 anos acompanhados de um adulto responsável durante toda a atividade. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento. Grátis.

Foto: Bel Matos

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA KIZOMBINHA


Foto: Ivson

33

ENCONTRO JUVS

COVIL

ENCONTRO SARAU DI VERSO

Com educadores do Sesc. Programa destinado ao encontro de jovens acima de 12 anos com atividades diversas como bate-papos, vivências, oficinas, exibição de filmes, práticas esportivas e mostras artísticas. O planejamento e o conteúdo das atividades são construídos conjuntamente com os participantes buscando estimular a sociabilização, a autonomia, o respeito às diversidades e a ampliação do repertório cultural. XXQuartas e sextas, das 15h às 18h. Sala de Múltiplo Uso 3. 25 vagas. Inscrições na Central de Atendimento. Grátis. De 12 a 19 anos.

Espaço para jogar, criar e descobrir jogos de tabuleiro clássicos e contemporâneos.

Com Sérgio Vaz, poeta e agitador cultural. Mediação de Renato Bueno (RapNobre), poeta e arte-educador. O Sarau Diverso recebe o poeta e agitador cultural Sérgio Vaz para falar sobre sua trajetória como idealizador da Semana de Arte Moderna da Periferia e fundador da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia). Na sequência, o palco é aberto a todos que queiram somar com sua arte e sua mensagem. XXDia 8, sexta, das 19h às 21h. Convivência. Inscrições no horário e local da atividade. Grátis.

VIVÊNCIA JOGOS DE TABULEIRO Com educadores do Sesc. Espaço aberto de jogos de tabuleiro contemporâneos, para idades variadas, com temas amplos e abrangentes de diversas complexidades. XXDe 2 a 30, sábados e domingos, das 15h às 18h. Hall do Espaço de Brincar. 20 vagas. Inscrições no local e horário da atividade Grátis.

Essa atividade integra a Semana do Hip-Hop de Bauru.

Foto: Laura Camargo

jovens


Foto: Laura Camargo

idosos

34

TRABALHO SOCIAL COM IDOSOS Programa do Sesc São Paulo voltado ao cidadão acima de 60 anos, que oferece atividades artísticas, físicas e sociais, com o intuito de refletir sobre o envelhecimento, desenvolver novas habilidades e estimular a integração com as demais gerações. As atividades são agrupadas em três eixos: Arte e Expressão, Corpo e Movimento e Sociedade e Cidadania.

ARTE E EXPRESSÃO OFICINA ATELIÊ DA VOZ Com Renata Gelamo, arteeducadora, Fonoaudióloga, e fundadora do Ateliê da Voz. O contato com a voz do outro e com as possibilidades de uso dos recursos vocais permite que o indivíduo reconheça a sua voz. O objetivo é desenvolver um trabalho sensível de escuta e de voz. XXDe 5 a 8, terça a sexta, das 13h30 às 15h30. Sala de Múltiplo Uso 2. 30 vagas. Atividade Sequencial. Grátis. A partir de 60 anos. Esta atividade integra a programação do projeto Boca, pra que te quero?

CORPO E MOVIMENTO OFICINA A DANÇA DA NATUREZA Com Lúcia Oliveira, bailarina e terapeuta corporal especializada em pilates, método Bertazzo e danças circulares. Os quatro elementos da natureza (terra, fogo, água e ar) inspiram os encontros que, além de abordar diferentes técnicas e expressões corporais, convidam à dança. XXDe 22/11 a 20/12, sextas, das 14h às 16h. Sala de Expressão Corporal. 15 vagas. Atividade Sequencial. Inscrições na Central de Atendimento. Grátis. A partir de 60 anos.

SOCIEDADE E CIDADANIA OFICINA EXPLORANDO O SMARTPHONE Com Bruno Müller, educador de Tecnologias e Artes do Sesc. Espaço para troca de informações sobre o uso dos smartphones. XXDias 7 e 14, quintas, das 14h às 16h. Espaço de Tecnologias e Artes. 15 vagas. Inscrições no horário e local da atividade. Grátis. A partir de 60 anos. Os participantes devem ter smartphones Android com acesso à internet.

REUNIÃO PONTO DE ENCONTRO Com Equipe Sesc. Os participantes do programa TSI debatem as atividades previstas na programação mensal para reflexão e construção coletiva de ações futuras. XXDia 28, quinta, 14h. Auditório. 165 lugares. Grátis. A partir de 60 anos.


No ano em que celebra 30 anos, a mostra apresenta obras de 17 artistas jovens brasileiros Curadoria Ana Roman e Marcelo Amorim

AtĂŠ 26 de janeiro de 2020

Sesc RibeirĂŁo Preto sescsp.org.br/ribeirao


36

Cidades Literárias Com João Correia Filho, jornalista e escritor. O curso propõe a redescoberta do espaço urbano a partir da literatura. A Lisboa de Fernando Pessoa, a Paris de Baudelaire, a São Paulo de Mário de Andrade, a Buenos Aires de Júlio Cortázar e a Sevilha de João Cabral de Melo Neto são alguns dos exemplos que o jornalista e escritor João Correia Filho utiliza para apresentar ferramentas de interpretação da urbanidade poética e das múltiplas leituras de mundo a partir do universo literário. Os participantes têm contato com a obra de escritores bauruenses e traçam roteiros poéticos (e imaginários) pela cidade de Bauru. XDe X 21/11 a 5/12, quintas, das 19h às 21h30. XDia X 7/12, sábado, das 14h às 18h. Sala de Múltiplo Uso 3. 15 vagas. Atividade sequencial. Inscrições na Central de Atendimento a partir do dia 13. Grátis.

Foto: João Correia Filho

literatura


Foto: Tarita de Souza

sáude

37

BOCA, PRA QUE TE QUERO? Projeto que aborda as funções da boca para além dos cuidados com os fatores biológicos a ela relacionados. Embasado nos conceitos de bucalidade e autonomia, considera o aspecto social de boca e dentes nas relações humanas, com o objetivo de despertar o interesse para o autocuidado e, consequentemente, para a própria saúde.

OFICINA ATELIÊ DA VOZ Com Renata Gelamo, arte-educadora, produtora cultural, graduada em Fonoaudiologia, mestre em Estudos Linguísticos, doutora em Artes (Unesp) e fundadora do Ateliê da Voz.

Espaço de experimentação, criação e de cuidado com a voz própria por meio das experiências com as narrativas. É um espaço para falar de si e para o diálogo; para trabalhos corporais, técnicos e fisiológicos da voz, a percepção de ajustes corporais e vocais, a escuta de si e do outro. O objetivo do Ateliê de Voz é desenvolver um trabalho sensível de escuta e de voz, fazendo com que cada participante possa entrar em contato com a sua voz própria. XXDias 5 a 8, terça a sexta, das 19h às 21h30. Salas de Múltiplo Uso 2 e 3. 30 vagas. Atividade Sequencial. Inscrições na Central de Atendimento. Grátis.

BATE-PAPO CNV - COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA Com Diálogos Corajosos. Alteridade e empatia aproximam-se quando pensamos nas relações com o outro. O bate-papo sobre comunicação nãoviolenta colabora para a construção de diálogos saudáveis e harmoniosos entre as pessoas, pois aprendemos a cuidar das palavras que emitimos. XXDia 7, quinta, 19h. Sala de Múltiplo Uso 2. 50 vagas. Inscrições na Central de Atendimento. Grátis.


Foto: Laura Camargo

alimentação

38

MESA BRASIL O Programa de Segurança Alimentar e nutricional é uma iniciativa de ação social que tem como objetivo, minimizar simultaneamente o desperdício de alimentos e a insegurança alimentar e nutricional por meio da colheita urbana e de ações educativas. Conta com a participação de 62 empresas doadoras de gêneros alimentícios e 101 instituições receptoras que atendem, semanalmente, 16.575 pessoas de Bauru e região. *

ENCONTRO ANUAL MESA BRASIL Encontro entre parceiros doadores e representantes das instituições sociais receptoras para um momento de interação e agradecimento. X Dia 22, sexta, 15h. Ginásio. Grátis.

COMIDA DE VERDADE: SABERES DA MESA PALESTRA APROVEITE TODO O POTENCIAL DO ALIMENTO O uso de partes não convencionais dos alimentos como cascas, talos, folhas e sementes, promove economia e uma alimentação com mais fibras, vitaminas, minerais e menos impacto ambiental. O segredo é escolher variedades de frutas, verduras e legumes da safra. X Dia 29, sexta, 15h. Salas de Múltiplo Uso 2 e 3. 50 vagas por encontro (35 para o Programa Mesa Brasil e 15 para o público em geral). Inscrições pelos telefones (14) 3235 1797 ou (14) 3235 1794. Grátis.


PROGRAMAÇÃO

39

DEZEMBRO/2019 A FEVEREIRO/2020

DIA 7/12 DE 11 A 16/2

Foto: Camila Nicoletti

Foto: Laura Camargo

O Sesc reserva o primeiro dia de vendas e inscrições do Turismo Social ao seu público prioritário, os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes, que tenham CREDENCIAL PLENA vigente. Os demais interessados poderão se inscrever para vagas remanescentes nos dias posteriores. No momento da inscrição é obrigatória a apresentação dos documentos pessoais (RG/CPF).

PROCESSOS EM BAMBU: DO CULTIVO À CONSTRUÇÃO – BAURU (SP) O bambu é utilizado na criação de objetos, produtos e construções arquitetônicas. O passeio prevê a visita à área agrícola do Projeto Bambu (UNESP) e à área comunitária do assentamento rural Horto de Aimorés para conhecer o bambuzal e os processos do beneficiamento do colmo de bambu. Vagas limitadas. Informações e vendas na Central de Atendimento a partir do dia 7.

JOIA ARQUITETÔNICA – PARATY (RJ)

Patrimônio histórico nacional, a bela cidade de Paraty preserva até hoje seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos. O casario e as igrejas em estilo colonial cujas paredes são enfeitadas com misteriosos símbolos maçônicos nos levam a compreender como era a vida no Brasil dos séculos XVII e XVIII. Caminhada pelo Centro Histórico de Paraty. Inclui meia pensão e hospedagem na Pousada Villa Harmonia. Vagas limitadas e distribuídas de acordo com as acomodações disponibilizadas. Informações e vendas na Central de Atendimento a partir do dia 4/12.


AGENDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

5

6

7

TECNOLOGIAS E ARTES Oficinas - Escrevendo Histórias: Produção de conteúdo e mídias digitais pág. 25

MÚSICA BK’ pág. 18

IDOSOS Oficina - Explorando o Smartphone pág. 34

12

13

14

CINEMA E VÍDEO 43a Mostra Internacional de SP Sinônimos pág. 14

MÚSICA Monkey Jhayam pág.18

CIRCO Despautério pág. 26 AÇÕES PARA CIDADANIA Confecção de Artefatos e Utensílios a partir do Reuso de Lona Vinílica pág. 29

19

CINEMA E VÍDEO 43a Mostra Internacional de SP O filme de Bruno Aleixo pág. 14

20

21

MÚSICA Bia Ferreira pág.18

CINEMA E VÍDEO 43a Mostra Internacional de SP Viver para Cantar pág. 15

27

28

TECNOLOGIAS E ARTES Escrevendo Histórias: Podcasts Gravação e Edição pág. 25

26

CINEMA E VÍDEO 43a Mostra Internacional de SP Technoboss pág. 15

MÚSICA Fanta Konatê pág.18

CINEMA E VÍDEO 43a Mostra Internacional de SP Papicha pág. 16


SEXTA

SÁBADO

DOMINGO

1

2

3

MÚSICA Bandas Sinfônicas Convidam Marcelo Jardim pág. 19

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Capoeirando: Angola e Regional pág. 12

CRIANÇAS 2a Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada - para a Infância e Juventude pág. 31

8

9

10

JOVENS Sarau Di Verso pág. 33

MÚSICA Roseli Martins pág. 19

CRIANÇAS Circo - SOS Uma Autopeça pág. 30

DANÇA Oficina - Breaking pág. 27

15

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Vivência - Chá e Tao: Cerimônia do chá pág. 7

16

MÚSICA Pedra Branca pág. 19

CINEMA E VÍDEO 43a Mostra Internacional de SP O Último Amor de Casanova pág. 15

23

MÚSICA Céu pág. 17

ARTES VISUAIS Limiar - O Corpo Nunca Existe em Si Mesmo pág. 22

29

CINEMA E VÍDEO 43a Mostra Internacional de SP Os Olhos de Kabul pág. 16

MÚSICA Toadas - Pedro e Pedrinho pág. 19 CRIANÇAS Teatro - O Tambor Africano pág. 30

CRIANÇAS Espetáculo - Cor-Ação pág. 32

22

17

30

MÚSICA Chico Mendes pág. 19

24

CRIANÇAS Teatro - Elisa e Os Cisnes Selvagens pág. 30


informações e horários

42

Sesc Bauru Terça a sexta, das 13h às 22h. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h30. CENTRAL DE ATENDIMENTO E BILHETERIA Tel.: 14 3235.1750 Terça a sexta, das 13h15 às 21h45. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h15.

PARQUE AQUÁTICO E VESTIÁRIOS Terça a sexta, das 13h15 às 21h15; sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h ou conforme a programação.

LOJA SESC Tel.: 14 3235.1810 Terça a sexta, das 13h15 às 21h45. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h15. Venda de CD’s, DVD’s, livros, camisetas e souvenirs.

Necessário Credencial do Sesc atualizada e exame médico dermatológico. A utilização dos armários dos vestiários é livre, sendo obrigatório o uso do cadeado, que poderá ser adquirido nos caixas da Unidade. Menores de 12 anos só têm acesso ao parque aquático acompanhados por um adulto.

CAMPO, QUADRAS, ESPAÇO DE MÚLTIPLO USO E ESPAÇO DE LEITURA Terça a sexta, das 13h15 às 21h45. Sábados, domingos e feriados, das 9h45 às 18h15. Necessário Credencial Sesc. Atividades recreativas esportivas conforme tabela de Recreação. Informações na Central de Atendimento. GINÁSIO Terça a sexta, das 13h15 às 21h45. Sábados, domingos e feriados, das 9h45 às 18h15. Necessário Credencial Sesc. Atividades recreativas esportivas conforme tabela de Recreação. Informações na Central de Atendimento. COMEDORIA Terça a sexta, das 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h30 ou conforme a programação. BRIGADA DE INCÊNDIO Para sua segurança o Sesc Bauru possui Brigada de Incêndio treinada com equipamentos de segurança e extintores de acordo com a legislação vigente.

O Sesc Bauru possui acesso à internet via WiFi. Para conectar-se, escolha a rede Sesc WiFi e realize cadastro de login e senha no primeiro acesso.

Exame Dermatológico Horários (sujeito à alteração) Terças: 17h30 às 21h. Quartas: 14h às 17h30. Sábados, Domingos e Feriados: 11h às 14h30. Valores: R$ 10,00 - Trabalhador do

comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependente

(Credencial Plena). R$ 18,00 - Credencial Atividades GRÁTIS - Crianças e jovens de 0 a 16 anos. O exame dermatológico é obrigatório para o acesso às parque aquático e deve ser renovado a cada seis meses. Para a realização do exame médico dermatológico, utilize: trajes de banho. Os exames podem ser feitos pelo Sesc ou por outro médico. Nestes casos, deverá ser apresentado na Central de Atendimento para validação: um atestado com carimbo e assinatura do médico, comprovan do a liberação para o uso do parque aquático.

Exame Clínico

Horários: Consulte a Central de Atendimento.

ODONTOLOGIA Tel.: 14 3235.1798 Terça a sexta, Manhã: das 7h30 às 12h20; Tarde: das 12h50 às 17h10; Noite: das 17h20 às 21h40. Sábados: 9h30 às 18h, (exceto feriados). Exclusivo para trabalhadores no comércio de bens, serviços e turismo, matriculados no Sesc e dependentes. (Credencial Plena). RELACIONAMENTO COM EMPRESAS Visa promover o bem-estar social, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento cultural dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, e seus dependentes. Informações pelo telefone: 3235.1751

Ingressos

Venda de ingressos para os espetáculos que acontecem nas diversas Unidades do Sesc em São Paulo, na capital, interior e litoral. É imprescindível a apresentação de documento na entrada dos espetáculos, nos casos de ingressos com o desconto previsto: credencial plena do Sesc; carteirinha de estudantes (UNES, UBES) ou carteirinha estudantil do ano ou semestre em vigor, comprovante de matrícula ou de pagamento de mensalidade e documento de identidade, caso acima de 60 anos; professores da rede pública com a apresentação de comprovante. A não apresentação acarretará o pagamento da diferença. Não fazemos reserva de ingressos. FORMAS DE PAGAMENTO Dinheiro e Cartões com chip: Visa, Visa Electron, Mastercard, Mastercard Eletronic, Maestro e Redeshop.


anĂşncio


9 772358 616004

ISSN 2358-6168

sescsp.org.br/bauru

50

Sesc Bauru Av. Aureliano Cardia, 6-71 CEP 17013-411 TEL.: (14) 3235.1750

Apoio

Profile for Sesc Bauru

NOVEMBRO 2019 . SESC BAURU  

Programação cultural, esportiva e turismo social do Sesc Bauru.

NOVEMBRO 2019 . SESC BAURU  

Programação cultural, esportiva e turismo social do Sesc Bauru.

Advertisement