Issuu on Google+

Informativo mensal Edição 12 - Ano II

Palmas-TO, Maio/Junho de 2014

Intercâmbio cultural no Sesc Palmas Durante dez dias, os palmenses tiveram a oportunidade de conhecer parte da cultura dos estados que compõem a Amazônia Legal e do Piauí (convidado). O projeto Sesc Amazônia das Artes, que tem o intuito de estabelecer diálogo, troca e conhecimento sobre a arte produzida na região amazônica, foi realizado no mês de maio, na capital tocantinense. Esta edição do projeto trouxe duas novidades para a região: a mostra cinematográfica e uma apresentação performática, ambas com participação tocantinense. Após o evento, as instituições Associação Educacional e Beneficente Evangélica (Aebe) e Casa de Recuperação Carruagem de Fogo receberam, por meio do Mesa Brasil, os 500 quilos de alimentos não perecíveis arrecadados durante o evento.

Mostra destaca relacionamento entre irmãos As relações fraternas retratadas pelas lentes de quatro grandes diretores são tema da mostra “Cinema Entre Irmãos”, que será exibida no CineSesc. Os trabalhos de Coppola, Angelopoulos, Burman e Lindsay Anderson estarão em cartaz gratuitamente em Palmas e Gurupi, entre os dias 06 a 29 de junho. O recorte temático desta mostra apresenta como proposta um ponto de partida bastante comum na história da narrativa universal: as trajetórias e conflitos envolvendo dois irmãos. Os problemas e as soluções fraternais são um prato cheio para sagas, tragédias e comédias. Saiba mais no site www.sescto.com.br .


Colaborador ganha viagem em sorteio A cada dois meses, a Revista Sesc Brasil realiza sorteios para um destino turístico entre os colaboradores do Sesc. Muriel Teles Costa, que trabalha no Centro de Esporte e Lazer em Araguaína, foi um dos sortudos deste ano. Ele participou do sorteio de fevereiro e escolheu o mês de maio para viajar. Muriel e sua namorada, Elaine Camila Araújo de Souza, conheceram Luís Correia, no Piauí. “Sempre tive vontade de fazer uma viagem pelo Sesc. Então, quando vi que o sorteio havia sido adiado, resolvi tentar e consegui”, conta o colaborador. Parabéns, Muriel!

Sesc sedia 7ª edição do Congresso Pensar Com o tema Direito e Qualidade na Educação, a sétima edição do Congresso Pensar foi realizada no Centro de Atividades do Sesc, em Palmas, no mês de maio. O evento reúne, todos os anos, professores, educadores, coordenadores e servidores da Educação no Tocantins para debater sobre práticas de ensino no Brasil. O evento é uma realização do Jornal do Tocantins e conta com apoio do Sesc que, além de sediar o encontro, executa diversas atividades como momentos de vitalização para os congressistas.

OdontoSesc e Mesa Brasil realizam palestras em Lagoa da Confusão Higiene bucal, alimentação saudável e aproveitamento alimentar foram os principais temas de uma série de palestras realizadas no município de Lagoa da Confusão por meio do projeto OdontoSesc e do programa Mesa Brasil, em abril. Merendeiras e cozinheiras das escolas e do Hospital Municipal, além do grupo de idosos do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), participaram do encontro. As palestras foram ministradas pela cirurgiã-dentista e supervisora do OdontoSesc, Juliana Afonso, e pela nutricionista do Mesa Brasil, Waneyla Cavalcante.

No Sesc tem mais... Turismo O Turismo Social do Sesc é um programa que organiza excursões visando a cidadania, qualidade de vida e a democratização do acesso aos serviços turísticos. Os pacotes são organizados com o intuito de proporcionar o descanso e o lazer, estimulando o conhecimento histórico, cultural e social dos pontos turísticos. Conheça o Turismo Social do Sesc! Acesse: www.sescto.com.br


Alunos conquistam 17 ouros em campeonato de Karatê A cidade de Marabá (PA) recebeu 22 atletas do Sesc para o Zonal Norte Nordeste Karatê Interestilos 2014, realizado em maio. Os alunos do Centro de Esporte e Lazer, de Araguaína, foram competir e conquistaram 17 medalhas de ouro, oito de prata e cinco de bronze. Com cerca de 1.500 participantes de 16 estados diferentes, a competição foi uma seletiva para o campeonato Sul-Americano. Orientados pelo sensei Alexsandre Parotivo, os atletas competiram nas categorias de idade entre seis a 18 anos e conseguiram, ao todo, 30 premiações.

Mesa Brasil recebe mais de uma tonelada de alimentos Cerca de 40 cestas básicas foram montadas com os 1.200 quilos de alimentos não perecíveis arrecadados durante as Olimpíadas Militares do Tocantins e entregues ao programa Mesa Brasil Sesc. Os produtos foram doados a 15 instituições sociais de Palmas. Participaram da entrega o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Hugo de Carvalho, e representantes da Fundação Pró-Tocantins e das organizações de assistência social, além da supervisora do Mesa Brasil Any Mendonça e colaboradores do Sesc. As Olimpíadas Militares foram realizadas em abril, em Palmas, e contou com a participação de mil atletas.

Professores mostram pesquisa em evento científico A interdisciplinaridade na escola foi o tema geral da pesquisa apresentada por três professores do Sesc Tocantins no V Congresso Científico do Centro Universitário UnirG, em maio. O trabalho “A Interdisciplinaridade na Constituição de Ambientes na Escola”, dos colaboradores Wylker Saraiva (professor de Educação Física), Shirlene Miranda (professora de Língua Inglesa) e Márcia Perini (orientadora pedagógica) é fruto de pesquisas sobre estudos feitos na IV Semana Pedagógica do Sesc. O trabalho foi baseado em aulas da EJA Ensino Médio (Educação para Jovens e Adultos) do Centro de Atividades de Gurupi (Unidade Operacional).


Fe´rias Cultura

is

Venha conhecer o mundo do circo! Histórias, pinturas, oficinas, cinema, jogos e muito mais!

02 a 04 de julho - Gurupi 07 a 11 de julho - Palmas ~

Criancas de 06 a 12 anos Informações e valores: (63) 3212-9903 . 3212-9910 (Palmas) (63) 3301-2100 (Gurupi)

Hugo de Carvalho Presidente do Sistema Fecomércio Sesc / Senac / Instituto Fecomércio Tocantins Marco Antonio Monteiro Diretor Regional Sesc Tocantins

Festas Juninas  07 de junho, 19h30 – Unidade Paraíso do

Tocantins (antigo Sesc Ler);  13 de junho, 19h – Unidade Porto Nacional

(antigo Sesc Ler);  18 de junho, 19h – Unidade Parque

Primavera em Gurupi (antigo Sesc Ler);  27 de junho, 19h – Unidade Morada do Sol

em Araguaína (antiga Sesc Ler).

José Arcanjo Pereira Junior Gerente Administrativo Magda Floripes Ferreira Fernandes Gerente Financeira Expediente Produção: Assessoria de Comunicação Sesc Tocantins Editor Responsável: Renato Klein - Assessor de Comunicação Redação: Ana Caroline Ribeiro - Jornalista Diagramação/Design Gráfico: Janaina Freire - Publicitária Estagiários: Armando Ferreira e Jaqueline Moraes Fotos: Ana Caroline Ribeiro, Armando Ferreira, Janaina Freire, Renato Klein, Jaqueline Moraes e Arquivo


Informativo Mensal Maio/Junho