Issuu on Google+


ORDENAÇÃO

São Judas acontece...

Aniversário do Pe. Brandão

A Comunidade do Santuário destacou, dia 3 de julho, os 30 anos de Ordenação Presbiteral do Pe. Antônio Brandão. Missa em homenagem aos aniversariantes do mês foi celebrada no São Judas.

Reunião | CPAE O Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos do Santuário São Judas Tadeu se reuniu, dia 12 de julho, para avaliar a caminhada da Comunidade. Foram tratados, entre outros assuntos, os resultados dos investimentos feitos recentemente. A Festa do Padroeiro, agendada para os dias 27, 28 e 29 de outubro, também mereceu a atenção do grupo.

Recebendo o carinho de muitos amigos, alguns deles vindos da cidade de Mirassol, o Vigário Paroquial do Santuário agradeceu a Deus o dom recebido e a possibilidade de servir.

O casal Terezinha e Fernando, com o apoio da Pastoral da Liturgia, fez o relato histórico da vida e das obras empreendidas pelo Pe. Brandão. “Ele é – realmente – um homem de Deus”, disse a paroquiana.

Formação | CPP Líderes de grupos, pastorais e movimentos participaram de encontro sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2011 – 2015). Pe. Luiz Caputo, ao acolher os presentes, falou da importância do documento e de como ele deverá nortear as ações da Comunidade. O estudo, dirigido pelo jornalista André Botelho, aconteceu dia 13 de julho

VIA S


Serviço Social realiza Colônia de Férias

São Judas acontece...

SERVIÇO SOCIAL SÃO JUDAS TADEU VOZ AMIGOS DO SÃO JUDAS

Faça parte dessa realidade: Ajude o São Judas a profissionalizar adolescentes! Os adolescentes do São Judas aproveitaram, durante o mês de julho, as atividades programadas para a Colônia de Férias. As oficinas da Entidade estiveram abertas para acolher os jovens.

Alambrado O campo de futebol do São Judas passou a contar com alambrado especialmente projetado para a área. O dispositivo evitará, por exemplo, que bolas caiam no condomínio existente ao lado da Entidade. O Serviço Social, que em 2012 celebrará seus 50 anos, segue se preparando para o grande jubileu. Ganham todos: comunidade e adolescentes!

PÁG. 05

Cadastre-se e receba em casa, todos os meses, um boleto. Na rede bancária, pela Internet ou em uma Casa Lotérica você doa a quantia que desejar. É fácil, rápido e sem complicação! Informe-se e fala parte: 17. 3215.9200 (Delvair) bergamasco@saojudasrp.org.br

Cadastro de Amigos do São Judas Nome________________________________________________________________________ E-mail_______________________________________________________________________ Data de nascimento______________________ CPF_________________________________ Endereço____________________________________________________________________ Bairro_________________________________________ CEP__________________________ Cidade________________________________________ Estado________________________

Além dos jogos e brincadeiras, os educandos puderam aprender técnicas artesanais. Atividades nas oficinas profissionalizantes também possibilitaram o intercâmbio de experiências.

Telefone________________________________ Celular_______________________________

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO Serviço Social e Paróquia São Judas Tadeu HORÁRIOS

A Colônia de Férias, realizada todos os anos, faz com que o atendimento do Serviço Social seja contínuo. Os adolescentes, que seguem em ações recreativas até o dia 29 de julho, retomam as atividades no início de agosto.

Comunicação Seguindo com a informatização de seus departamentos, o Serviço Social implantou novos E-mails. Os endereços contam, agora, com extensão que faz menção ao São Judas. Reunidos no Salão Pe. Ângelo, dia 15 de julho, funcionários receberam instruções sobre como operacionalizar o sistema.

Terça-feira a partir das 17h Siomara

Quarta-feira a partir das 17h Humberto

Quinta | Sexta-feira a partir das 17h Kely

INFORMAÇÕES | 17. 3215.9200 (Vanessa) | Preços sociais


SANTUÁRIO SÃO JUDAS TADEU VOZ

VOZ SANTUÁRIO SÃO JUDAS TADEU PÁG. 06

Paroquianos do São Judas participam do Beraká

A Renovação Carismática organizadores do evento. Católica da Diocese de São José do O bispo de São José do Rio Rio Preto realizou o 16º. Beraká. O Preto, dom Paulo Mendes Peixoto, evento, que teve início no sábado, 9 aproveitou o encontro para falar de julho, seguiu com pregações e sobre os perigos do shows de bandas no domingo, distanciamento das pessoas dia 10. Mais de 40 mil da realidade de fé. O Grupo GRUPO pessoas passaram pelo de Oração São Judas Recinto de Exposições. Tadeu, que participou DE ORAÇÃO Realizado do evento, ficou Todas as segundas-feiras pela primeira vez em responsável pela 20h - Santuário 1996, o Beraká já é Livraria da Casa de São Judas Tadeu considerado um dos Maria. “O Beraká é um maiores eventos católicos momento em que a gente se do interior do Estado. “Vemos encontra com Deus. Estar aqui aqui pessoas transformadas. São é como estar em um verdadeiro esses testemunhos de conversão vale de bênçãos. Me sinto em um que nos animam”, disse Celso pedacinho do céu”, explicou Marcela Henrique Silveira, coordenador local Camargo, que já participa do evento da Renovação Carismática e um dos há 10 anos.

Aquele móvel que não serve para você, vale muito para nós! Nós buscamos a oferta (móveis, eletrodomésticos e roupas) no seu endereço. Ligue e faça sua doação.

17. 3215-9200 (Graciela | Michele)

Dias 6 e 7 de Agosto | Missa pelos aniversariantes do mês 01 - Dulcinéia Braz de Matos 02 - Amélio Abra José Afonso Imbá Edite de Souza 03 - Ricardo Victorini Martinez 04 - Miriam Carmem Assafras Santos Rosa Diana Biato Estravini Erika Gertrudes Malacoste Ardito Gardini 05 - Maria Tereza Pompeu Pinheiro 06 - Daniela Maciel Cavina Sirlene Calore Linda Barbeiro Gonçalves 07 - Clarivaldo Squizato Rogério Bonalumi 08 - Guiomar Galbo Pachione Vinicius Aparecido Galindo Maria Isabel Didoné Gomes Terezinha Salomão Agostinho 10 - Domingo Donizeti Santanielo Walter de Alcantara Filho Jesuel Inácio de Oliveira Maria Dalva Pereira da Silva 11 - Carlos Moioli Mara Baffi Ferreira

13 - José Carlos Tosqui Marisa Aparecida Pavezi das Neves 14 - Vilar Debortoli 15 - Ademir Santos G. Malumbres Bruno Buosi Cleudir Antonio de Marchi Guilhermino Bonfim de Farias 16 - Vera Lucia Molina Pagotto Adriana Nardim de Oliveira 17 - Emília Melegati Magri Darci Donizete Francischini da Silva Maria de Lourdes F. Teixeira Athiê Lahoz Romero Alberto Nonato Junior 18 - Roberta Furlaneto Barone 19 - Elyseo Margarido Edina Goes Ruiz Garcia Helena Izabel das Neves Baracioli 20 - Maria de Lourdes G. Arruda Orlando Dani Silvia Elena Chianezzi Magri Lourdes Jorvalina de Oliveira 21 - Tereza Lourdes S. de Souza Aparecida Baroni 23 - João Rodrigues Dias

PÁG. 07

Rosa Ferreira Mechi Daniela Aparecida Baracioli Lemos Aparecida R. Zilio 24 - Settuka Assa Armando Carmona Gonçalves 25 - Neide Aparecida Macri da Costa 26 - Izolina Rosa Trindade Maria Isabel dos Santos Aparecido da Luz Aparecido Ruiz Garcia 27 - Araci da Silva Síferi Nilceu Ravazzi Telma Terezinha R. B. Alexandre 28 - Horácio Ramires Moia Osvaldo Martins Maria Rodrigues dos Santos Fabiano Barcelos Silveira Marcelo Zilio 29 - Antonia Roco Vargas Elvira Vinchi Nicoletti 30 - Adriana Cristina Craice Padoan Alberto Soares de Souza 31 - Luiz Fernando Nossa Bergamasco Santa Carregaro Zilli

O dízimo é bíblico? Sem dúvida alguma, nada melhor do que entender que o dízimo é de origem bíblica. Só podemos compreender um Dízimo que tenha embasamento na Palavra de Deus. Assim entendido, desfazem-se todas as dúvidas sobre essa forma de contribuição. Muitos se confundem quanto à diferença entre dízimo, oferta e esmola. O Dizimista – e o cristão em geral – deve estar atento à diferença que existe entre essas expressões. Uma não supõe a outra. Ao contrário, uma exclui a outra. Dízimo. É a décima parte* que ofereço a Deus e, em nosso caso, à Igreja. O dízimo é uma forma estipulada e educativa para levar o povo a se lembrar concretamente de Deus na época das colheitas e das crias dos rebanhos. “Há quem dá generosamente, e sua riqueza aumenta ainda mais; e há quem acumula injustamente, e acaba na miséria. Quem é generoso progride na vida, e quem dá de beber jamais passará sede”. (Provérbios 11,24-26).

Oferta. Ato de oferecer (-se); A oferta também deve ser feita a partir de um trabalho de conscientização. Oferta não é qualquer coisa que ofereço a Deus, à Igreja. Devemos fazer a oferta de acordo com o impulso do coração. O livro do Êxodo (22,29a) diz: “Não tardarás a oferecer-me as primícias de tua colheita e de tua vindima”. Esmola. No dicionário encontramos assim registrado o significado da palavra esmola: “o que se dá aos necessitados, por caridade ou filantropia; óbolo, espórtula. Auxílio, amparo; benefício. Donativo em dinheiro, que se faz ao padre durante a celebração na missa.”*. Jesus, ao desmascarar a hipocrisia dos fariseus, assim se refere às esmolas: “Quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que fez a direita” (Mt 6,3). PASTORAL DO DÍZIMO


VOZ PÁG. 08

ORDENAÇÃO DIACONAL Sexta-feira, 25 de fevereiro, em Missa celebrada na Catedral, a Diocese de São José do Rio Preto ganhou 5 novos Diáconos. Dom Paulo Mendes Peixoto, que aniversariou naquela data, presidiu a ordenação. O diaconato, primeiro grau do sacramento da Ordem, foi mais uma etapa na preparação daqueles que, a partir de 26 de agosto, poderão ouvir confissões e celebrar Missas. “O padre precisa levar o povo a um encontro com Jesus Cristo. Isso passará pelo exemplo que darei”, projetou o seminarista Diego Rodrigues Lopes, 26, natural de São Paulo. Além dele, Rafael Henrique dos Santos, 25, nascido em Macaubal; Luis Antonio Giovanelli Nascimento, 25 anos, de Tanabi; Sérgio Gomes Machado, 41, de Maringá (PR) e Silvio Donizete Delfino, 39 anos, natural de Cosmorama, também estão concluindo seus estudos no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em Rio Preto. “Para vivenciar com retidão o serviço diaconal na Igreja e a radicalidade do amor a Deus é necessário que se tenha um coração aberto”, disse Sérgio.

Ordenação Presbiteral

Sexta-feira, 26 de agosto de 2011 | 20h | Catedral de São José O despertar da minha vocação se deu aos nove anos com o início da catequese e da minha participação na Igreja de Macaubal. Tudo começou com o ingresso no grupo dos coroinhas, depois nos vicentinos, no apostolado da oração, grupo de jovens até eu terminar os estudos e ingressar no Seminário Propedêutico da nossa diocese. Além do trabalho na minha comunidade, sempre recebi o apoio do querido amigo e pai Pe. Márcio. Ele sempre esteve presente na minha vida; me ajudando a discernir os caminhos do Senhor para, assim, melhor servir. Rafael Henrique dos Santos, 25 anos, nascido em Macaubal (SP)

Em minha comunidade de origem, por contar com muitas capelas rurais, acontecia - com freqüência - do padre não chegar em tempo para celebrar a Santa Missa, e as vezes nem chegava mesmo. A demanda de fiéis era grande para um único operário do Senhor. Eu estava bem engajado na comunidade, mas quando o padre faltava eu nada podia fazer. Foi onde comecei a pensar: "Só tem um jeito de eu poder ajudar...se eu for um padre!". Foi assim que comecei a despertar ao chamado de Cristo; para servir à Igreja pelo Sacramento da Ordem. Luis Antonio Giovanelli Nascimento, 25 anos, nascido em Ecatu (Distrito de Tanabi - SP)

Como foi o despertar da sua vocação?

VOZ PÁG. 09

Primeiramente Deus me chamou a ser monge. Sem conhecer monges e sem saber onde havia mosteiro eu me senti chamado à vida contemplativa e ativa. Meu pároco dizia que ela não existia, porque os monges eram só contemplativos. Com isso, se passaram um ano e meio. Eu me mantive firme na escuta do chamado. Sempre dizia para minha família que um dia Deus iria me levar pra viver para Ele, mas eu não sabia quando e nem para onde. Até que conhecemos os Monges Cistercienses, dos quais D. Orani era o superior. Permaneci por 10 anos. Passado este tempo, senti que era hora de sair. Como já tinha votos perpétuos foi preciso esperar a dispensa vir de Roma. Chegando a dispensa dos votos eu deixei de ser monge. E Deus começou a me chamar a ser padre. Mesmo sentindo o chamado eu permaneci um ano rezando e discernindo melhor o que era a vontade do Pai. Não restando mais o que questionar, ingressei no seminário dessa Diocese para os estudos preparatórios.

Quando participei de encontro de Jovens, tive a oportunidade de conhecer um padre que era monge cisterciense do mosteiro de São Bernardo de São José do Rio Pardo. Como eu não tinha o hábito de participar da comunidade cristã católica (por vir de uma família espírita) tive (naquele encontro) a chance de conhecer essa ordem religiosa e fazer uma experiência vocacional de um mês. Depois desse despertar, voltei para casa e procurei me envolver nas coisas da Igreja. A partir desse envolvimento, despertei minha vocação olhando a realidade dos que mais sofrem e querendo ajudá-los de alguma forma. Vi na vocação sacerdotal uma forma de concretizar o que disse Jesus: dar pão a quem tem fome, bebida a quem tem sede, visitar os doentes, dar vista aos cegos...

Sérgio Gomes Machado, 41 anos, nascido em Maringá- (PR)

Diego Rodrigues Lopes, 26 anos, nascido em São Paulo (SP)

Silvio Donizete Delfino, 39 anos, natural de Cosmorama

Tinha apenas dezesseis anos quando senti o chamado de Deus, através do clamor do povo, que queria sacerdotes para as suas comunidades. Fui responder a este chamado aos 31 anos, após ter cuidado de meus pais.


VOZ SANTUÁRIO SÃO JUDAS TADEU PÁG. 10

SANTUÁRIO SÃO JUDAS TADEU VOZ

AGENDA AGOSTO

rça 02 | Te nião eu 20h - R P P C

Liturgia da Palavra | Agosto 0

4|Q DIA DO uinta PADRE 7h - M

Exposiçã issa com o do S 19h - Bê antíssimo nção Santíssim do o

bado 06 | Sá cio da iní 9h - Re uese Cateq

DOMINGO

SEGUNDA STO. AFONSO MARIA DE LIGÓRIO Nm 11,4-15 Sl 80 Mt 14,13-21 Exultai no Senhor, nossa força.

07 09 | Te 19h30 rça Ação d - Missa eG Anivers raças Pe. Bra ário ndão

mingo 14 | Do emana da da S Abertura Dia dos Pais | Família o Grupo de íci In h 0 1 rança s r e P eve egionário u Sara L 14h30 -

18 | Q 20h - C uinta elebr na Red ação 20h - M e iss Setor 4 a

inta 11 | Qu 20h ão Adoraç Setor 5

13 | Sá b 14h - E ado n contro Coorden adores R e Ministr e os da Pa de lavra

XIX DOM. COMUM 1Rs 19,9.11-13 Sl 84 Rm 9,1-5 Mt 14,22-33 Mostrai-nos, ó Senhor vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei!

14

16 | Te 20h - R rça eu Pastora nião ld Dízimo o

bado 27 | Sá o Pais uniã 9h - Re quisandos te de Ca contro de n 14h - E o | Liturgia ã ç a Form

arta 17 | Qu 20h lia a Famí d a s is M

30 | Te rç 19h30 a Reuniã o CPA E

TERÇA

01

XX DOM. COMUM Is 56,1.6-7 Sl 66 Rm 11,13-15.29-32 Mt 15,21-28 Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor!

21 ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA Ap 11,19;12,1.3-6.10 Sl 44 1Cor 15,20-27 Lc 1,39-56 À vossa direita se encontra a rainha.

28 XXII DOM. COMUM Jr 20,7-9 Sl 62 Rm 12,1-2 Mt 16,21-27 A minh'alma tem sede de vós como a terra sedenta, ó meu Deus!

QUARTA

02 STO. EUSÉBIO DE VERCELLI, S. PEDRO JULIANO EYMARD Nm 12,1-13 Sl 50 Mt 14,22-36 Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!

08 S. DOMINGOS Dt 10,12-22 Sl 146 Mt 17,22-27 Glorifica o Senhor, Jerusalém!

09 STA. TERESA BENEDITA DA CRUZ Dt 31,1-8 Cânt.: Dt 32,3-4.7-9.12 Mt 18,1-5.10.12-14 A porção do Senhor é o seu povo.

15 Jz 2,11-19 Sl 105 Mt 19,16-22 Lembrai-vos de nós ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!

22 N. S. RAINHA Is 9,1-6 Sl 112 Lc 1,26-38 Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!

29 MARTÍRIO DE S. JOÃO BATISTA Jr 1,17-19 Sl 70 Mc 6,17-29 Minha boca anunciará vossa justiça.

16 STO. ESTÊVÃO DA HUNGRIA Jz 6,11-24 Sl 84 Mt 19,23-30 O Senhor anunciará a paz para o seu povo.

23 STA. ROSA DE LIMA 2Cor 10,17-11,2 Sl 148 Mt 13,44-46 Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!

30 1Ts 5,1-6.9-11 Sl 26 Lc 4,31-37 Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver, na terra dos viventes.

QUINTA

Nm 13,1-3.25;14,1.2630.34-35 Sl 105 Mt 15,21-28 Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!

S. JOÃO MARIA VIANNEY Nm 20,1-13 Sl 94 Mt 16,13-23 Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os corações como em Meriba.

11

10 S. LOURENÇO 2Cor 9,6-10 Sl 111 Jo 12,24-26 Feliz o homem caridoso e prestativo.

STA. CLARA Js 3,7-10.11.13-17 Sl 113 Mt 18,21-19,1 Aleluia, Aleluia, Aleluia.

18

17 Jz 9,6-15 Sl 20 Mt 20,1-16 Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra.

Jz 11,29-39 Sl 39 Mt 22,1-14 Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

25

24 S. BARTOLOMEU Ap 21,9-14 Sl 148 Jo 1,15-51 Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso reino glorioso!

S. LUÍS REI DE FRANÇA, S. JOSÉ DE CALAZANS 1Ts 3,7-13 Sl 89 Mt 24,42-51 Saciai-nos de manhã com vosso amor!

31 S. RAIMUNDO NONATO Cl 1,1-8 Sl 51 Lc 4,38-44 Confio na clemência do meu Deus, agora e sempre!

“Um bom pastor; um pastor segundo o coração de Deus, é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma Paróquia e um dos dons mais preciosos da misericórdia divina”.

Colaboradores Renaldo Augusto Vieira Bruno Henrique Santos Cidinha Bueno Pe. Luiz Caputo Juliana C. L. Alcântara Tiragem: 1850 exemplares

SEXTA

04

03

São João Maria Vianney

PÁG. 11

SÁBADO

05 DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DE SANTA MARIA MAIOR Dt 4,32-40 Sl 76 Mt 16,24-28 Penso em vossas maravilhas, ó Senhor!

12 STA. JOANA FRANCISCA CHANTAL Js 24,1-13 Sl 135 Mt 19,3-12 Eterna é a sua misericórdia!

19 S. JOÃO EUDES Rt 1,1.3-6.14b-16.22 Sl 145 Mt 22,34-40 Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

26 1Ts 4,1-8 Sl 96 Mt 25,1-13 Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

06 TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR! Dn 7,9-10.13-14 Sl 96 2Pd 1,16-19 Mt 17,1-9 Deus é rei, é o altíssimo, muito acima do universo.

13 S. PONCIANO E STO. HIPÓLITO Js 24,14-29 Sl 15 Mt 19,13-15 O Senhor é a porção da minha herança!

20 S. BERNARDO Rt 2,1-3.8-11;4,13-17 Sl 127 Mt 23,1-12 Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.

27 1Ts 4,9-12 Sl 97 Mt 25,14-30 O Senhor julgará as nações com justiça.


VOZ SANTUÁRIO SÃO JUDAS TADEU PÁG. 12

“IR. HENRIQUE VAI NOS DEIXAR”

SACRAMENTOS

14/06/2011 - Marculino Contiero 17/06/2011 - Iracema Pandori da Cruz 17/06/2011 - Vitória Maria Mioranci 22/06/2011 - Dalva Ap. Migliorança Gonçalves 08/07/2011 - Nestor Rissi 12/07/2011 - Marlene Vilanova Heguedusch

ORAÇÃO A SÃO JUDAS São Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Cristo, eu vos saúdo e louvo pela fidelidade e amor com que cumpriste vossa missão. Chamado e enviado por Jesus, sois uma das doze colunas que sustentam a verdadeira Igreja fundada por Cristo. Inúmeras pessoas imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração, encontram o caminho para o Pai, abrem o coração aos irmãos e descobrem forças para vencer o pecado e superar todo o mal. Quero imitar-vos, comprometendo-me com Cristo e com sua Igreja por uma decidida conversão a Deus e ao próximo, especialmente o mais pobre. E assim convertido, assumirei a Missão de viver e anunciar o Evangelho como membro ativo de minha comunidade. Espero, então, alcançar de Deus a graça que imploro, confiando na vossa poderosa intercessão. Amém.

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA Quinta-feira, 18 de Agosto | 20h Setor 1 Setor 2 Setor 3 Casa: João e Regina Casa Ademar e Zara Santos Casa: Dacio e Guiomar Rua da Imprensa, 785 R. Antonio Carlos Montanhes, 502 Rua Luiz Nunes Ferreira, 64 Mansur Daud Parque Celeste Mansur Daud Setor 5 Salão de Festa do Condomínio Rio Leste Vila Elvira

Cidinha Bueno VOZ

Setor 6 Casa: Sérgio e Letícia Rua André Carrazone, 224 Jardim Estrela

Setor 7 Res. Celmo e Adriana Cond. Világgio São Judas Casa 38 - Jd. Roseiral

MISSA | SETOR 4 Quinta-feira, 18 de Agosto | 20h Residência de Nelio e Vanderleia - Rua Valparaiso, 127 - Jardim Roseiral

PÁG. 13

pensar muito e algumas reuniões, decidiu-se por “Irmão Henrique vai nos deixar”. Quando escolher a diretora da escola primária tendo em Pe. Ângelo escreveu essa frase no jornalzinho vista, já estar familiarizada com a Obra, já dirigir “Calor Humano”, órgão de comunicação do cerca de duzentos alunos e oito professores e, Serviço Social, em novembro de 1974, soou como sobretudo já conhecer a filosofia do Serviço um grande desafio e um enorme problema para a Social. Obra. Já havia algum tempo que a Direção Geral Na ocasião a diretora responsável pela dos Combonianos desejava que Ir. Henrique escola primária, era eu. Coube então a mim, tivesse uma responsabilidade de maior vulto nos assumir a direção da Escola Artesanal. Confesso trabalhos da Igreja, nos quais a Congregação que tive muito medo, sabia do tamanho da estivesse envolvida. responsabilidade e do volume de trabalho que Para o Serviço Social São Judas Tadeu, isso iria acarretar. Mas confiei, em primeiro lugar era uma honra saber que o seu Diretor da Escola em Deus, depois nos funcionários Artesanal fora escolhido para ser e mestres, que muito me o educador dos futuros irmãos ajudariam e depois na minha missionários. Por outro lado era perseverança e no amor que eu uma triste separação e grande tinha na Obra. sacrifício para a organização. No início, foi difícil, o receio de Onde encontrar uma pessoa para errar, o medo de ofender e a substituí-lo? Ir. Henrique era um consciência de que em algum artista nato, um educador momento poderia decepcionar completo, um ser humano Onde encontrar uma Pe. Ângelo. Mas aos poucos maravilhoso. Para os meninos era o pai, o irmão, o mestre, o pessoa para substituí-lo? fomos nos firmando, aumentando Ir. Henrique era um nossa segurança e ganhando amigo. C o m i n ú m e r a s artista nato, um educador credibilidade junto aos mestres. Claro que muita gente nos ajudou atividades dentro da Obra, era o completo, um nessa caminhada, dona Isabel vice-diretor do Serviço Social, o ser humano maravilhoso. Assumpção, dona Elza Bauchs, Diretor da Escola Artesanal, o nossa secretária, as assistentes orientador das oficinas de sociais, Mária Márcio, Tânia e Ercília e Pe. Ângelo Marcenaria, o coordenador da Cidade Mirim, o que, diariamente conversava conosco, corrigindo diretor do Grupo Escoteiro, o mestre e regente da ou incentivando nosso trabalho. Durante seis Banda Musical, o responsável pelo coral de anos, permaneci na Obra como Diretora de meninos e meninas da Paróquia, o amigo e ambas escolas. confidente de Pe. Ângelo. Mas sua saída era uma Mas há sempre um momento em que realidade e era necessário substituí-lo sim. Pe. nossa vida nos leva para outras estradas. Eu Ângelo reconheceu a dificuldade em fazê-lo, mas havia prestado um concurso para diretor da a Escola Artesanal precisava de uma nova escola estadual e chegara a hora de assumir meu Direção, afinal eram cerca de onze oficinas, oito cargo. Deixei a direção das escolas e deixei ali setores ocupacionais, quatrocentos meninos e também meu coração. Nunca deixarei de dizer vinte mestres. que tudo o que sei, tudo o que aprendi, tudo o que Ir. Henrique partira em dezembro de me tornou mais gente e humana, devo ao Serviço 1974, o ano escolar de 1975, já iria começar, não Social São Judas Tadeu. havia muito tempo para esperar. Depois de


VOZ PROJETO JUVENTUDE PÁG. 14

Encontro define comissão para o Setor Juventude

O assessor nacional do Setor Juventude da CNBB, Pe. Carlos Sávio da Costa Ribeiro, foi recebido na Diocese de São José do Rio Preto, dia 17 de julho, para encontro de formação com representantes de Comunidades, Regiões Pastorais e Movimentos locais. Mais de 130 lideranças jovens se reuniram na Paróquia São João Batista e Santuário das Almas para refletir sobre a evangelização da juventude, a partir do documento 85 editado pela Conferência dos Bispos do Brasil. O Santuário São Judas Tadeu enviou grupo que ficou responsável pela acolhida durante o evento.

Madri 2011 Projetando a presença de mais de 15 mil jovens brasileiros, Pe. Sávio disse que a participação do país na Jornada Mundial da Juventude, que acontece na Espanha, é a maior de todos os tempos. O assessor da CNBB falou da expectativa pela realização do encontro no Brasil. “Dia 21 de agosto o Papa Bento XVI anunciará a sede da próxima Jornada”, completou. Juventude | São Judas Domingo, 14 de agosto, às 10h, a Comunidade do Santuário dará início aos encontros do Grupo de Perseverança. Poderão participar todos os jovens que foram crismados nos últimos anos. Informações: 17. 3215.9201 (Dalva).

www.servicosocialsaojudas.org.br www.redesantuariosaojudas.blogspot.com ACESSE


VOZ DIGITAL