revista Observatório #20

Page 168

OBSERVATÓRIO ITAÚ CULTURAL

168

ALÉM DE GOVERNAR O PAÍS, A COLIGAÇÃO DA ESQUERDA RADICAL, SYRIZA, PARTIDO DE ESQUERDA DA GRÉCIA, TAMBÉM GOVERNA ALGUNS MUNICÍPIOS E REGIÕES. ELES ESTÃO IMPLEMENTANDO ALGUMA ABORDAGEM DOS COMMONS URBANOS, CULTURA LIVRE E CULTURA COPYLEFT?

Quando a Syriza ganhou algumas prefeituras nas eleições regionais de maio de 2014, houve grande expectativa em relação aos novos prefeitos de esquerda, especialmente em algumas áreas de Atenas, onde o governo regional da Ática também foi conquistado pela candidata da Syriza, Elena Dourou. Foi só em setembro de 2015 que os eleitos assumiram oficialmente o governo das prefeituras e, infelizmente, não aconteceu muita coisa até as eleições nacionais de janeiro de 2015, já que o partido estava cuidando da preparação para as eleições. De janeiro a julho, a

Syriza foi absorvida pelas negociações com a Troika, depois vieram o referendo e o terceiro memorando em agosto, e a seguir mais uma vez eleições em setembro. Em razão desses acontecimentos, e com certeza também do fato de a Syriza ter ignorado o resultado do referendo e implementado novas medidas de austeridade, os movimentos sociais deixaram de confiar muito na Syriza. Além disso, a própria Syriza perdeu a maioria de seus filiados que participavam de movimentos sociais de base, precisamente as pessoas que podiam introduzir conceitos como commons urbanos, cultura livre e a cultura copyleft na agenda política do partido. Que eu saiba, os municípios da Syriza em Atenas não fizeram esforço algum para abordar esses tópicos. Ao contrário, há o caso dos ocupantes da Villa Zografou,1 em Atenas, que o prefeito local, da Syriza, quer expulsar.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.