55º Aniversário Prémios Pfizer

Page 94

1º Prémio Pfizer de Investigação «Aumento da Distensibilidade Miocárdica pela Endotelina-1 em Situações de Sobrecarga: Implicações para a Dilatação Ventricular na Insuficiência cardíaca». Adelino F. Leite-Moreira, Carla Pedrosa, Carmen Brás-Silva e Amândio Rocha-Sousa (Faculdade de Medicina do Porto - Serviço de Fisiologia).

Prémio Pfizer para Jovens Investigadores «Estudo Imuno-Histoquímico da Angiogénese e Invasão em Astrocitomas -Fenótipos Angiogénicos e Invasivos em Astrocitomas» Sónia Luísa Pimentel e Filipe Glória e Silva (Faculdade de Medicina de Lisboa - Instituto de Histologia e Embriologia).

J. Adelino Leite Moreira (premiado em 1998, 2000, 2002, 2003 e 2007)

No serviço que lidero concorremos a vários prémios tendo sido nos Prémios Pfizer onde obtivemos a primeira distinção. Tal deveu-se ao facto de que o primeiro trabalho que reconhecemos capacidade competitiva para concorrer a um galardão, nos tivesse levado a optar pelos Prémios Pfizer, tendo em conta o elevado prestígio que lhe reconhecíamos e que mantemos, dada a sua longevidade e pelo conjunto de personalidades ilustres, nomeadamente da Universidade do Porto, que foram distinguidas ao longo da sua existência. Fomos inicialmente vencedores na categoria de jovens investigadores e depois repetimos a candidatura noutras categorias, tendo triunfado

2000

umas vezes e outras não. Esta opção revela o prestígio reconhecido ao troféu e a mais-valia que ele representa. Sessão solene na sede da SCML em 24/11/00: Mesa de Honra – da esquerda para a direita – João Ribeiro da Silva (antigo Presidente da SCML e representante da Academia Portuguesa de Medicina), João Lobo Antunes (Presidente da SCML), Luís Magalhães (Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia), António Neves (Director de Business Development & Public Affairs da Pfizer) e Fernando Leal da Costa (Secretário Geral da SCML).

O contributo principal da primeira distinção em 1998 foi o ter servido de tónico, uma motivação adicional, não apenas pelo facto de quem o atribuía mas também pelo facto de ter sido o primeiro que, de certa maneira, criou o “vício” pela investigação. Paralelamente, outros dois aspectos relevantes foram a visibilidade que ele permitia aos vencedores, o que era de sobremaneira importante para quem iniciava os primeiros passos na carreira, e a sua dimensão económica. Na verdade, apesar do financiamento em investigação científica ter crescido, ele não se revelava suficiente para as necessidades pelo que, decidimos internamente por consenso, utilizar as verbas auferidas com os prémios para efectuar investimentos no serviço, em especial em equipamento e material e/ou novas investigações, e nesse sentido, os montantes ganhos através dos Prémios Pfizer foram muito úteis nos reinvestimentos operados. Os restantes trabalhos foram feitos na área cardiovascular. O primeiro (2000) In-

2000

Início do funcionamento do curso de medicina na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho. 090


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.