Issuu on Google+

LIVRO DE MEMORIZAÇÃO DAS ESCRITURAS


CONTEÚDO 1. O propósito deste livro de memorização 2. Por que memorizar as Escrituras? 3. Como memorizar e reter? 4. Sistema de avaliação SEÇÃO I

Explicação sobre a salvação

Tarefa para o aluno 1. Os melhores textos para despertar interesse em assuntos espirituais. 2. O novo nascimento é o único meio de ser admitido na família de Deus. 3. Aqueles que experimentam o novo nascimento recebem a segurança definitiva. 4. Segurança baseada na realidade da ressurreição de Cristo. 5. A escravidão do homem. 6. A reação do pecado na natureza humana. 7. Conseqüências do pecado. 8. O grande desejo de Deus. 9. O supremo sacrifico de Deus.. 10. Resultado do sacrifício de Deus. 11. Responsabilidade dos pecadores. 12. Responsabilidade de novos convertidos. SEÇÃO II

A solução de problemas difíceis

Tarefa para o aluno 1. Sou demasiadamente pecador.


2. Preciso melhorar para depois me tronar crente. 3. Tenho medo de não permanecer firme. 4. A vida cristã é dura e difícil. 5. Tenho medo de ser ridicularizado. 6. Posso perder meus amigos e companheiros. 7. Posso perder meu emprego e posição. 8. Precisaria desistir de muitas coisas. 9. Existem muitos hipócritas na igreja. 10. Não posso perdoar algumas pessoas. 11. Não posso entender a Bíblia. 12. Não sinto nada. SEÇÃO III Evidência de inspiração divina Tarefa do aluno 1. As escrituras reivindicam inspiração. 2. A biografia de Cristo pré-escrita. 3. Detalhes proféticos da morte de Cristo. 4. A precisão cientifica das escrituras. 5. O cumprimento das Escritura sobre Israel. 6. A inspiração divina evidenciada pelo poder da palavra de Deus. 7. Coisas recebidas em orações respondidas, conforme as promessas das Escrituras. 8. A inspiração divina é evidente pelo fato de que as Escrituras corrige aqueles que caem nas armadilhas do erro. 9. O engano de ser salvo por ser membro da igreja. 10. O engano de pensar que Deus é bom demais para condenar alguém.


11. O engano daqueles que crêem que há muitos caminhos para o céu. 12. Uma advertência para aqueles interessados apenas neste mundo, e que não pensam no mundo vindouro. -Um plano que funciona -Como levar toda a sua congregação afazer o curso: “OCAMINHO DOURADO PARA GANHAR ALMAS” -Por que memorizar as Escrituras. O PROPÓSITO DESTE LIVRO DE MEMORIZAÇÃO O propósito desde livro de memorização é especificadamente ajudar a desenvolver ganhadores de almas. Naturalmente vai ajudar também os crentes a terem um amadurecimento espiritual. A maior arma do ganhador de almas é a sua destreza em apontar o versículo necessário das Escrituras, quando surge a necessidade. Não há problema na raça humana que não possa ser resolvido pelas Escrituras Sagradas. A Bíblia ensina enfaticamente, com toda clareza, que as almas perdidas se queimam no inferno através de infindáveis eras da eternidade, a menos que sejam alcançadas aqui pela mensagem do Evangelho. O homem é uma criatura caída da Graça de Deus. O Evangelho são as Boas-novas de que o homem pode ser redimido de sua condição de perdido e ter a certeza de um belo e abençoado lar no céu. Ao realizar tão notável tarefa – ganhar perdidos-, o ganhador de almas deve poder falar os versículoschave das Escrituras para responder a quaisquer problemas difíceis. Deve também saber manejar habilmente o plano da salvação. A memorização dos versículos complicados neste livro proporcionará ao potencial ganhador de almas, o conhecimento necessário para desempenhar esta obrigação sagrada.


POR QUE MEMORIZAR AS ESCRITURAS? São muitas razões para a memorização das Escrituras. Os maiores gigantes espirituais desta dispensão têm considerado de vital importância memorizar grandes partes da Bíblia, a fim de tornar seus ministérios mais eficientes. Uma das principais razões pelas quais devemos memorizar as Escrituras nos é dada por Paulo, quando escreveu, por divina inspiração, exortando o jovem Timóteo a estudar a Palavra de Deus (II Timóteo 2:15). Da mesma forma, ninguém será muito frutífero sem a aprovação de Deus. COMO MEMORIZAR E RETER: Você tem em mãos um novo e fácil método de memorizar as Escrituras, que funciona psicologicamente no subconsciente. È um método de memorização pela leitura. Se as instruções abaixo forem estritamente obedecidas, com oração, você nunca esquecerá o versículo memorizado nem a sua localização. Deve haver um tempo para fixá-lo, diariamente,para essa tarefa. Verifique os procedimentos: 1. Leia, em voz alta, os cinco versículos determinados, separadamente. Cinco vezes pela manhã e cinco vezes á noite, preferivelmente á hora de deitar. 2. Repita esse procedimento durante sete dias. 3. Cada vez que ler um versículo da Escritura, repita antes o livro, o capitulo e o versículo (você está memorizando a localização juntamente com o texto). 4. O pensamento-chave antes do versículo deve ser memorizado. 5. Após completar doze tarefas, ou seja, doze grupos de cinco versículos, deve haver quatro semanas de revisão de casa uma das doze tarefas, uma por ida, antes de iniciar as doze tarefas da próxima seção. SISTEMA DE AVALIAÇÃO


O curso de memorização deve ser eficientemente organizado, a fim de conservar aqueles que começam o curso. Em primeiro lugar, o pastor deve pregar uma convincente mensagem evangelística, para desafiar a congregação a se inscrever no curso de memorização. Aqueles que aceitarem o desafio deverão assinar uma ficha, confirmando o seu compromisso. As pessoas dignas de maior confiança desse grupo, devem ser selecionadas como instrutores. Para se dispender menos tempo, os instrutores não devem ter mais do que três alunos. Estes deverão recitar os versículos de cada tarefa semanalmente ao seu instrutor, que colocará um sinal de verificação ao lado de cada versículo, conforme modelo: A vida é breve ( ) Tiago 4:14 “Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.” ______________________________ Assinatura do Instrutor Quando o curso estiver completado, deve haver um exercício de avaliação. Deverá ser dado um diploma a cada um que completar o curso. Isso ajudará a diminuir as desistências. Se o curso de memorização das Escrituras for considerado um dos mais importantes aspectos numa igreja fortemente evangelística, onde haja apropriada ênfase no valor da evangelização, as almas estarão se rendendo continuamente e as águas batismais estarão em crescente movimento.


SEÇÃO UM Explicação sobre a salvação “Portanto ide, ensinai...” (Mateus 28:19)


TAREFA N.° 1 OS MELHORES TEXTOS PARA DESPERTAR INTERESSE EM ASSUNTOS ESPIRITUAIS A vida é breve ( ) Tiago 4:14 “Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.” A vida é incerta ( ) Provérbios 27:1 “Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará.” A morte é certa ( ) Hebreus 9:27 “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo” Cristo pode voltar a qualquer momento ( ) Mateus 24:44 “Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.” Não há escape para os que adiam a salvação ( ) Hebreus 2:3 “Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foinos depois confirmada pelos que a ouviram;”

__________________________________ Assinatura do instrutor


TAREFA N.° 2 O NOVO NASCIMENTO É O ÚNICO MEIO DE SER ADMITIDO NA FAMÍLIA DE DEUS Os perdidos são: CEGOS e não podem VER ( ) João 3:3 “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” IGNORANTES e não podem ENTENDER ( ) João 3:4 “Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?” DESAMPARADOS e não podem ENTRAR ( ) João 3:5 “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” PECADORES e o primeiro nascimento é REJEITADO ( ) João 3:6 “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.” DEPRAVADOS e o novo nascimento é INDIPENSÁVEL ( ) João 3:7 “Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.” ____________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.° 3 O NOVO NASCIMENTO RECEBE A SEGURANÇA DEFINITIVA Testemunho interior ( ) Romanos 8:16 “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” Segurança pelo Espírito Santo ( ) I João 4:13 “Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito.” Segurança novo amor para com os crentes ( ) I João 4:14 “E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.” Segurança pela vida ( ) II Corítios 5:17 “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” Segurança da Fé ( ) I João 5:13 “Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.”

________________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.°4 RESSUREIÇÃO EM CRISTO O túmulo vazio ( ) Mateus 28:6 “Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia.” Segundo as escrituras ( ) I Coríntios 15:4 “E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.” Visto por Pedro e depois pelos doze apóstolos ( ) I Coríntios 15:5 “E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze.” Quinhentas testemunhas ( ) I Coríntios 15:6 “Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também.” Sua ascensão ( ) Atos 1:9 “E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.”

______________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.°5 A ESCRAVIDÃO DO HOMEM Concebido em pecado ( ) Salmos 51:5 “Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.” Escravizado pelo pecado ( ) Romanos 3:9 “Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;” Corrompido pelo pecado ( ) Romanos 3:10 “Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.” Entendimento obscurecido ( ) Romanos 3:11 “Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.” A lei de Deus exige culpado de pecado ( ) Romanos 3:19 “Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.”

______________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.° 6 A REAÇÃO DO PECADO NA NATUREZA HUMANA O coração do Homem ( ) Marcos 7:21 “Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios,” Muitos males ( ) Marcos 7:22 “Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.” Corrompe o homem ( ) Marcos 7:22 “Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.” Homem é inútil ( ) Romanos 3:12 “Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.” Homem é inimigo de Deus ( ) Colossenses 1:21 “A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou”

_________________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.°7 CONSEQÜÊNCIAS DO PECADO Morte física e espiritual ( ) Romanos 5:12 “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” Lugar de morte eterna ( ) Romanos 6:23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Lugar onde não há misericórdia ( ) Lucas 16:24 “E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.” Lugar de tormento ( ) Apocalipse 21:8 “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” Lugar de punição eterna ( ) Mateus 25:46 “E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.” ___________________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.° 8 O GRANDE DESEJO DE DEUS Que ninguém pereça ( ) II Pedro 3:9 “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” Que ninguém seja condenado ( ) João 3:17 “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” Deus chama o homem ( ) Gênesis 3:9 “E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?” Ele o procura ( ) Lucas 19:10 “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” Ele o ama ( ) I João 4:10 “Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.”

___________________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.° 9 O SUPREMO SACRIFICIO DE DEUS Pela Sua morte na cruz, Seu Filho Carregou nossos pecados ( ) I Pedro 2:24 “Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. Fez-se nosso substituto ( ) I Pedro 3:18 “Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;” Fez-se nosso sacrifício ( ) Isaias 53:5 “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” Fez-se como oferta pelo pecado ( ) II Coríntios 5:21 “Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” Fez-se nosso redentor ( ) Gálatas 3:13 “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;” ___________________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.° 10 RESULTADO DO SACRIFICIO DE DEUS O homem agora pode ser: Remido ( ) Efésios 1:7 “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,” Reconciliado ( ) Colossenses 1:20 “E que, havendo por Ele feito a paz pelo sangue da Sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.” Justo ( ) Romanos 5:19 “Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.” Perdoado ( ) Atos 13:38 “Seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados.” Justificado ( ) Atos 13:39 “E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê.” ________________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.° 11 RESPONSABILIDADE DOS PECADORES Arrepender-se ( ) Atos 17:30 “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;” Receber ( ) João 1:12 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;” Crer ( ) João 3:36 “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.” Confessar ( ) Romanos 10:9 “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Invocar ( ) Romanos 10:13 “Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.” _________________________________ Assinatura do Instrutor TAREFA N.°12 DEVERES DO NOVO CRENTE


Identificar-se com o Senhor pelo batismo ( ) Romanos 6:4 “De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” Contar aos outros as bênçãos do Senhor ( ) Marcos 5:19 “Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o SENHOR te fez, e como teve misericórdia de ti.” Adorar na Casa do Senhor no Dia do Senhor ( ) Hebreus 10:25 “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” Trazer o dizimo ( ) Malaquias 3:10ª “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.” Estudar para receber aprovação do Senhor ( ) II Timóteo 2:15 “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” __________________________________ Assinatura do Instrutor


SEÇÃO DOIS A solução dos problemas difíceis “Estais sempre preparados para responder” (I Pedro 3:15)


TAREFA N;°1 SOU DEMASIADAMENTE PECADOR ( ) Isaías 1:18 “Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.” ( ) I Timóteo 1:15 “Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.” ( ) Romanos 5:6 “Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.” ( ) Romanos 5:7 “Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.” ( ) Romanos 5:8 “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”

___________________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.°2 PRECISO MELHORAR PARA DEPOIS TORNAR-ME UM CRENTE ( ) Lucas 5:31 “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos;” ( ) Lucas 5:32 “Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.” ( ) Lucas 18:10 “Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.” ( ) Lucas 18:11 “O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.” ( ) Lucas 18:12 “Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.”

_________________________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.° 3 TENHO MEDO DE NÃO PERMANECER FIRME ( ) João 10:28 “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.” ( ) João 10:29 “Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.” ( ) Romanos 14:4 “Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio SENHOR ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.” ( ) II Timóteo 1:12 “Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.” ( ) I Pedro 1:5 “Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo,”

_____________________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.° 4 A VIDA CRISTÃ É DURA E DEFÍCIL ( ) Provérbios 13:15 “O bom entendimento favorece, mas o caminho dos prevaricadores é áspero.” ( ) Provérbios 3:17 “Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas de paz.” ( ) Mateus 11:30 “Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” ( ) Isaias 41:10 “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” ( ) Isaias 41:11 “Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão.”

_____________________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.° 5 TENHO MEDO DE SER RIDICULARIZADO ( ) Provérbios 29:25 “O temor do homem armará laços, mas o que confia no SENHOR será posto em alto retiro.” ( ) Marcos 3:38 “Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.” ( ) Apocalipse 21:8 “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” ( ) Lucas 12:4 “E digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer.” ( ) Lucas 12:5 “Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei.” _______________________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.°6 POSSO PERDER MEUS AMIGOS E COMPANHEIROS ( ) Provérbios 13:20 “O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído.” ( ) Tiago 4:4 “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” ( ) Salmo 1:1 “BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” ( ) Salmo 1:2 “Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.” ( ) I João 1:3 “O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.”

_______________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.° 7 POSSO PERDER MEU EMPREGO E MINHA POSIÇÃO ( ) Marcos 8:36 “Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?” ( ) Mateus 6:33 “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” ( ) Filipenses 4:19 “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” ( ) Salmo 37:35 “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” ( )Salmo 84:11 “Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.”

_______________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.° 8 PRECISARIA DESISTIR DE MUITAS COISAS Sem descanso ( )Isaías 57:20 “Mas os ímpios são como o mar bravo, porque não se pode aquietar, e as suas águas lançam de si lama e lodo.” Sem paz ( ) Isaías 57:21 “Não há paz para os ímpios, diz o meu Deus” Sem alegria ( )Apocalipse “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;” Paz ( ) João 14:27 “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” Abundância ( ) Salmo 34:10 “Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao SENHOR bem nenhum faltará.” __________________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.° 9 EXISTEM MUITOS HIPÓCRITAS NA IGREJA Você não deve julgar ( ) Mateus 7:1 “NÃO julgueis, para que não sejais julgados.” Não que tentam julgar são indispensáveis ( ) Romanos 2:1 “PORTANTO, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.” O julgamento de Deus é segundo a verdade ( ) Romanos 2:2 “E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem.” Aqueles que julgam fazem o mesmo ( ) Romanos 2:3 “E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?” Você é responsável apenas por si próprio ( ) Romanos 14:12 “De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.” _____________________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.° 10 NÃO POSSO PERDOAR ALGUMAS PESSOAS Você deve ( ) Mateus 18:34 “E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia.” Você pode ( ) Filipenses 4:13 “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” Você será atormentado se não perdoar ( ) Mateus 18:34 “E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia.” O Pai celeste exercerá o julgamento ( ) Mateus 18:35 “Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.” Podemos, quando o poder de Deus opera em nós ( ) Efésios 3:20 “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,” _____________________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.°11 NÃO POSSO ENTENDER A BÍBLIA Um livro fechado para todos, antes da conversão ( ) Romanos 3:11 “Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.” É discernido espiritualmente ( ) I Coríntios 2:14 “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” Loucura para o não salvo ( ) I Coríntios 1:18 “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.” A mente carnal em inimizade com Deus ( ) Romanos 8:7 “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.” As escrituras de Deus são estranhas para o perdido ( ) Oséias 8:12 “Escrevi-lhe as grandezas da minha lei, porém essas são estimadas como coisa estranha.”

__________________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.° 12 NÃO SINTO NADA Justificado pela fé ( ) Romanos 5:1 “TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;” Justificados por sua Graça ( ) Romanos 3:24 “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.” Justificados por Seu sangue ( ) Romanos 5:9 “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” Justificado por crer (nunca pelos sentimentos) ( ) João 5:24 “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” Justificado no nome do Senhor Jesus ( ) I Coríntios 6:11“E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.” ____________________________________ Assinatura do Instrutor


SEÇÃO TRÊS Evidência da inspiração divina “E Paulo, ... disputou com eles sobre as Escrituras, ... e, este Jesus, que vos anuncio. Dizia ele, é o Cristo. E alguns deles creram.” (Atos 17:2-4)


TAREFA N.°1 AS ESCRITURAS REIVINDICAM INSPIRAÇÃO ( ) II Timóteo 3:16 “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;” ( ) II Timóteo 3:17 “Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” ( ) I Pedro 1:10 “Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada,” ( ) I Pedro 1:11 “Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.” ( ) II Pedro 1:21 “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.”

____________________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.° 2 A BIOGRAFIA DE CRISTO PRÉ-ESCRITA O Nascimento (742 a.C.) ( ) Isaías 7:14 “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.”(Cumprida em Mateus 1:23) Seu lugar de nascimento (710 a.C.) ( ) Miquéias 5:2 “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” Rejeitado por Seu próprio povo(712 a.C.) ( ) Isaías 53:3 “Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.” Vendido por trinta moedas de prata ( ) Zacarias 11:12 “Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata.”(Cumprida em Mateus 26:14-16) Mãos e pés perfurados (1.000 a.C.) ( ) Salmo 22:16 “Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés.” ____________________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.° 3 DETALHES PROFÉTICOS DA MORTE DE CRISTO Igualando a um rico em Sua morte (712 a.C.) ( ) Isaías 53:9 “E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.”(Cumprida em Mateus 27:57-60) Espancado e cuspido (700 a.C.) ( ) Isaías 50:6 “As minhas costas ofereci aos que me feriam, e a minha face aos que me arrancavam os cabelos; não escondi a minha face dos que me afrontavam e me cuspiam.”(Cumprida em Mateus 26:67) Mudo em Sua própria defesa (712 a.C.) ( ) Isaías 53:7 “Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.” ( Cumprida em Mateus 27:12-14 ) Condenado em base em falso testemunho ( 1.000 a.C.) ( ) Salmo 35:11 “Falsas testemunhas se levantaram; depuseram contra mim coisas que eu não sabia.” (Cumprida em Mateus 26:59) Seu corpo ressuscitou (1.000 a.C.) ( ) Salmo 16:10 “Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.”(Cumprida em Atos 2:27-32) ____________________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.°4 A PRECISÃO CIENTIFICA DAS ESCRITURAS A Terra é um globo (740 a.C.) ( ) Isaías 40:22 “Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar;” A Terra se sustenta no espaço sobre nada ( 1.600 a.C) ( ) Jó 26:7 “O norte estende sobre o vazio; e suspende a terra sobre o nada.” Noite sobre uma parte do globo quando Cristo voltar ( ) Lucas 17:34 “Digo-vos que naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e outro será deixado.” O Dia sobre quando Cristo voltar ( ) Lucas 17:36 “Dois estarão no campo; um será tomado, o outro será deixado.” Cristo sustenta a Terra em sua órbita ( ) Colossenses 1:17 “E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” ____________________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.° 5 O CUMPRIMENTO DAS ESCRITURAS SOBRE ISRAEL Reunidos em sua própria terra ( 587 a.C.) ( ) Ezequiel 36:24 “E vos tomarei dentre os gentios, e vos congregarei de todas as terras, e vos trarei para a vossa terra.” ( Cumprida em 1948 ) Reunidos em incredulidade ( ) Romanos 11:25 “Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.” Reunidos após serem levados cativos por todas as nações (70d.C. até 1948 d.C.) ( ) Lucas 21:24 “E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem.” A restauração será permanente ( ) Amós 9:15 “E plantá-los-ei na sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz o SENHOR teu Deus.” A restauração será espiritual ( ) Romanos 11:26 “E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades.” ____________________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.° 6 A INSPIRAÇÃO DIVINA EVIDENCIADA PELO PODER DA PALAVRA DE DEUS Poder para convencer do pecado ( ) Atos 2:37 “E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?” Poder para produzir fé ( ) Romanos 10:17 “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” Poder para dar sabedoria ( ) Salmo 19:7 “A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices.” Poder para produzir alegria ( ) Jeremias 15:16 “Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR Deus dos Exércitos.” Poder para produzir paz ( ) Salmo 85:8 Escutarei o que Deus, o SENHOR, falar; porque falará de paz ao seu povo, e aos santos, para que não voltem à loucura.”

__________________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.°7 COISAS RECEBIDAS EM ORAÇÕS RESPONDIDAS, CONFORME AS PROMESSAS DAS ESCRITURAS Salvação ( ) Jeremias 29:13 “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.” Salvação ( ) Jeremias 33:3 “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.” Qualquer coisa ( ) Mateus 18:19 “Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.” Todas as coisas ( ) Mateus 21:22 “E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.” Boas coisas ( ) Lucas 11:13 “Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” ___________________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.° 8 A inspiração divina é evidente pelo fato de que a Escrita corrige aqueles que caem nas armadilhas do erro. A. O ENGANO DE SER SALVO VIVENDO UMA VIDA JUSTA ( ) Mateus 5:20 “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.” ( ) Lucas 16:15 “E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação.” ( ) Gálatas 3:10 “Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.” ( ) Efésios 2:8 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” ( ) Efésios 2:9 “Não vem das obras, para que ninguém se glorie;”

____________________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.° 9 B. O ENGANO DE SER SALVO POR SER MEMBRO DA IGREJA ( ) Tito 1:16 “Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.” ( ) Atos 4:12 “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” ( ) João 10:9 “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.” ( ) João 14:6 “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” ( ) Hebreus 12:14 “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;”

____________________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.°10 C.

O ENGANO DE QUE DEUS É BOM DEMAIS PARA CONDENAR ALGUÉM

( ) Salmos 9:17 “Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus.” ( ) II Tessalonicenses 1:7 “E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder,” ( ) II Tessalonicenses 1:8 “Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;” ( ) II Tessalonicenses 1:9 “Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder,” ( ) Apocalipse 20:10 “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.” ____________________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.° 11 D. O ENGANO DAQUELES QUE CRÊEM QUE HÁ MUITOS CAMINHOS PARA O CÉU ( ) Provérbios 12:15 “O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio.” ( ) Provérbios 14:12 “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.” ( ) Provérbios 30:12 “O temor do homem armará laços, mas o que confia no SENHOR será posto em alto retiro.” ( ) Mateus 7:13 “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;” ( ) Mateus 7:14 “E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.”

____________________________________ Assinatura do Instrutor


TAREFA N.°12 E. UMA ADVERTÊNCIA PARA AQUELES INTERESSADOS APENAS NESTE MUNDO, EQUE NÃO PENSAM NO MUNDO VINDOURO ( )Lucas 12:15 “E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.” ( ) Lucas 12:19 “E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.” ( ) Lucas 12:20 “Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” ( ) Lucas 12:21 “Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.” ( ) Lucas 16:25 “Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.”

____________________________________ Assinatura do Instrutor


UM PLANO QUE FUNCIONA Um plano que funciona, pela qual o pecador, religioso ou não, raramente fica na defensiva. O plano o enquadra rapidamente sem ofendê-lo. 1. Qual é a sua experiência religiosa? 2. Você tem freqüentado alguma igreja desde que mora nesta vizinhança? ( Em caso positivo:) Isto revela que você tem profundo interesse em coisas espirituais. 3. Você já fez um estudo definitivo de um grande ensinamento da Bíblia, chamado o Novo Nascimento? (geralmente não). Permita-me mostrá-lo a você. I. É A CHAVE PARA A VIDA ETERNA 1. João 3:3, “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” 2. João 3:6, “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.” 3. João 3:7, “Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.” II. TEMOS DOIS NASCIMENTOS EM CONSIDERAÇÃO – POR QUE OPRIMEIRO FOI REJEITADO? 1. Nenhum proveiro há nele – João 6:63, “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.”


2. Nenhum bem nele – Romanos 7:18, “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.” 3. Não pode agradar a Deus – Romanos 8:8 “Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.”

III. UM RETRATO DESTA NATUREZA CARNAL (que quadro repulsivo) 1. Gálatas 5:19, “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia(indecência),” 2. Gálatas 5:20, “Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias(contendas), emulações(invejas), iras, pelejas(facções), dissensões(divisões), heresias,” 3. Gálatas 5:21, “Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” IV. ONDE ESSA NATUREZA SE ORIGINOU (em Adão – a natureza justa vem como resultado do sacrifício de Cristo.) 1. Romanos 5:19, “Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.” V. ESSA NATUREZA É INIMIGA DE DEUS 1. Colossenses 1:21, “A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou”


2. Romanos 3:19, “Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.” VI. SE UMA PESSOA MORRESSE NESTA CONDIÇÃO, RECEBERIA O SALÁRIO DO PECADO 1. Romanos 6:23, “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” 2. Apocalipse 20:14, “E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.” 3. Apocalipse 20:15, “E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” VII. DEUS NÃO DESEJA QUE NINGUEM PEREÇA 1. II Pedro 3:9, “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” VIII. SALVO PELA FÉ 1. Efésios 2:8, “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” 2. Efésios 2:9, “Não vem das obras, para que ninguém se glorie” IX. CRISTO PAGOU O DÉBITO DO NOSSO PECADO


1. Romanos 5:8, “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” 2. I Pedro 3:18, “Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;” X. ELES RESSUSCITOU NO TERCEIRO DIA 1. I Coríntios 15:4, “E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.” 2. I Coríntios 15:5, “E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze.” 3. I Coríntios 15:6, “Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também.” XI. LEGALMENTE, O DÉBITO DO PECADO NÃO PODE SER DEBITADO EM NOSSA CONTA SE ACEITARMOS SEUS TERMOS SÃO: 1. ARREPENDIMENTO. “Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, 2. FÉ - e fé em nosso Senhor Jesus Cristo” (Atos 20:21) XII. A SALVAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE 1. João 1:12 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;”


2. Romanos 10:9 “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Logo que você ler este versículo para o não salvo, convido-o a baixar a cabeça e repetir esta oração, uma frase de cada vez:

ORAÇÃO Ó Deus, eu te confesso que sou um pecador perdido. Creio que Jesus morreu por mim na cruz. Pela fé, eu O recebo como meu Salvador,meu Senhor e Mestre. Perdoa todos os meus pecados e dá-me a certeza de que Tu me recebeste como um dos teus filhos. Em nome de Jesus – Amém.


“COMO LEVAR TODA A SUA CONGREGAÇÃO A FAZER O CURSO O CAMINHO PARA GANHAR ALMAS” 1. Planeje uma assembléia geral onde todos os membros estejam presentes, desde os adolescentes até os adultos. 2. Anuncie a assembléia durante duas semanas. Desperte o interesse da congregação. Você irá apresentar um programa garantindo sucesso, alegria e sabedoria. Assegure-os de que você tem um novo e fácil método psicológico de memorização que funciona no subconsciente da pessoa.Quem souber contar até10 poderá completar o curso. 3. Enfatize que você tem um curso envolvendo apenas 10 minutos diários,durante 36 emanas, em casa; que os equipará com o equivalente a quase um ano de seminário. Serão memorizados 178 versículos, dominados 36 assuntos, e esboçadas 112 chaves para ganhar almas. 4. Pregue a mensagem esboçada em “POR QUE MEMORIZAR AS ESCRITURAS” – Prepare-se bem, Eléia os livros com boas ilustrações para enfatizar os seus pontos. 5. Quando você concluir a mensagem,convide a erguerem as mãos os que se comprometem a fazer o curso.Não deixe que fiquem com cabeças abaixadas,todos devem estar olhando. Aqueles que levantam suas mãos encorajam os outros a fazer o mesmo. 6. Os nomes das pessoas que se comprometerem devem ser colocados em mapas e em livros de chamada, uma semana após o compromisso feito. 7. Deve ser selecionado um supervisor para orientar um grupo de 12 pessoas.No grupo ele delega autoriza a 4 instrutores (cada um responsável por 2 alunos). Os alunos não permanecerão se este regulamento não for seguido. 8. Um bonito diploma será outorgado aqueles quem completarem o curso.


“POR QUE MEMORIZAR AS ESCRITURAS” Texto: Provérbios 3:3-4, “Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração.E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.” INTRODUÇÃO: Bem no fundo do coração de cada pessoa normal, nascida na raça humana, há três desejos: um desejo de ser feliz; um desejo de ser sábio; e um desejo deter sucesso.Qualquer pessoa que se compromete e obedecer o que se contém em Salmo 1:2-3; Josué 1:8; Tiago 1:5 e Salmo 37:4 alcançara isso em sua vida. Deixe-nos das a você algumas razões pelas quais devemos memorizar as Sagradas Escrituras. I. É UM MANDAMENTO DE DEUS Deteuronômio 6:6-7 Nós devemos obedecê-lO porque: 1. Ele é nosso Criador – João 1:3,10 A. Nos somos ovelhas do seu pasto (Salmo 100:3) B. Nosso sopro de vida está em Suas mãos ( Daniel 5:23) 2. Ele é nosso Remidor A. Nós somos sua possessão comprada(I Coríntios 6:19-20; I Pedro 1:18). B. Nós não somos de nós mesmos.


II. É PROMETIDA SABEDORIA ÁQUELES QUE MEMORIZAM. “Bom entendimento aos olhos de Deus e dos homens.” (Provérbios 3:4) 1. Sabedoria celestial é muito melhor que riquezas terrenas. A. Salomão fez esta descoberta (Provérbios 3:13-18) a. Os caminhos dela são agradáveis ( versículo 17) b. Suas veredas são de paz ( versículo 17 – Tiago 3:17) III. SUCESSO. Josué 1:8; Salmo 1:3 1. Moody levantava-se ás 4:00 horas da manhã para meditar nas Escrituras. 2. Diz-se que Spurgeon reservava 3 horas por dia somente para as Escrituras. 3. Dr. Van Impe é um dos mais famosos homens de sucesso que vivem hoje. Ele tem todo o Novo Testamento gravado de memória. IV. ORAÇÕES RESPONDIDAS João 15:7 1. O pecado ( Salmo 119:11) 2. Satanás ( I João 2:12; Mateus 4:3-10) 3. Mulheres estranhas (Provérbios 6:21-33) 4. Doutrinas estranhas (Efésios 4:14; II João 9:11) V. ALMAS SÃO SALVAS PELA PALAVRA DE DEUS Tiago 1:18,21: I Pedro 1:23


“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mateus 28:18-20

Layout - SergioValentin.com


Livreto dourado