Page 44

Plano de negócios

Objetivos do plano: Explanação das intenções que estiveram por trás da elaboração do plano (angariação de capitais próprios ou obtenção de empréstimos, atração de pessoas qualificadas ou garantia do interesse de futuros parceiros), de forma clara.

Conceito de negócio: Definição clara e breve do negócio, onde seja o que vai ser vendido e a quem, bem como qual a razão de o negócio possuir uma vantagem competitiva.

Dados financeiros: Apresentação dos pontos mais importantes desta área, incluindo vendas, lucros, cash flows ou taxas de retorno do investimento.

Necessidades financeira: Quantificação, em termos financeiros, dos montantes necessários para assegurar a execução do plano de negócios.

Situação atual da empresa no mercado: Descrição breve da posição da empresa no mercado (se é líder ou seguidor ou se atua num nicho de mercado, qual a quota de mercado atual, entre outras).

Expectativas de crescimento: Demonstração do potencial de crescimento da empresa e da estratégia definida para o assegurar.

Realizações importantes: Enumeração de todos os detalhes e desenvolvimentos que poderão ser importantes para o sucesso da empresa, tais como patentes, ótima localização das instalações, contratos importantes, resultados de estudos de mercado eventualmente conduzidos, etc.

Apresentação da empresa Nesta secção do plano deverá constar uma breve descrição da empresa e da sua atividade. A leitura desta secção pressupõe um desconhecimento quase total da empresa, dos seus máximos responsáveis e dos seus objetivos. Assim, os principais elementos a figurar deverão ser o nome do negócio (incluindo o formato jurídico) e dos sócios, o historial da empresa e os objetivos fundamentais que pautam a sua ação (taxa de crescimento, prazo para entrada em bolsa, conquista de certa quota de mercado, etc).

43

Empreendedorismo  
Empreendedorismo  

Manual de Empreendedorismo

Advertisement